• Nenhum resultado encontrado

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ESTÁGIO SUPERVISIONADO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

RELATO DE EXPERIÊNCIA

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA SEGUNDA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

JOANA D´ARC LOGIN :34642278800

SÃO BERNARDO DO CAMPO 2021

(2)

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA SEGUNDA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

(MANTENHA ESTE TÍTULO ALINHADO COM O DA CAPA)

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Orientador: Prof. Karin SYLVIA GRAEML

Joana Darc Correia Oliveira LOGIN 34642278800

São Bernardo do Campo 2021

(3)

Link do microvídeo: https://youtu.be/K24jIbB6kJ0

1. RELATO DE EXPERIÊNCIA

1.1 PESQUISA: CONHECENDO O PPP (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO) Texto com, no mínimo 20 linhas.

Pesquise a partir dos arquivos disponíveis na aba “manuais” sobre PPP (Projeto Político Pedagógico), e considerando as questões norteadoras descritas abaixo:

Descreva as características de um projeto político-pedagógico (PPP): apresente os elementos indispensáveis à estrutura do PPP;

Eu entendi de acordo com meus estudos que características de um projeto político - pedagógico é que ele precisa ser elaborado em conjunto de decisões

Baseado na realidade da escola e sua autonomia, envolvendo o corpo docente os alunos e a comunidade ele precisa ser um documento de característica democrática o mesmo deve ser único e cada escola precisa ter o seu, ele é um documento obrigatório por lei.

Comente sobre os objetivos de um projeto político-pedagógico (PPP);

Os seus objetivos são ajudar a construir a identidade, gerar organizações em seus projetos, fortalecer o grupo para o enfrentamento de conflitos e dificuldades da escola.

• Explique como o processo de elaboração do projeto político-pedagógico (PPP) deve ser conduzido dentro da escola;

• O mesmo deve ser conduzido de forma objetiva, focando sempre na melhoria da escola, focando nos planos de ação e dificuldade da escola ele envolve todo o corpo docente e sua comunidade

• Ele tem esse nome porque a sua elaboração considera a situação socioeconômica e cultural em que a instituição está inserida, além disso o documento pode ser referência para uma avaliação contínua.

Apresente as contribuições de um projeto político-pedagógico (PPP) atualizado para o bom andamento das atividades escolares;

• Através de estudos e pesquisas aprendi que algumas contribuições podem

ser feitas através de diagnostico, verificando a realidade atual da escola.

• Feito isso pode ser elaborado um plano de ação com uma identidade, como

valores objetivos visão de mundo tentando na medida do possível atender estudantes e família.

• Alguns princípios são, missão, valores, panorama do público atendido,

dados atualizados sobre o ensino da escola e suas dificuldades, recursos disponíveis, diretrizes pedagógicas como conteúdo método de ensino e avaliação.

• E importante traçar metas e sempre verificar o que está sendo cumprido e

o que ainda falta alcançar.

A partir da sua pesquisa, desenvolva um texto, de no mínimo 20 linhas

Os desafios contemporâneos do projeto político pedagógico.

Na minha visão através dos estudos e pesquisas realizados, vejo que existem

inúmeras dificuldades para que o PPP seja executado no dia a dia, da forma que

realmente deve ser.

(4)

Quando fui atrás de um PPP para lê as respostas que tive foi: O PPP está desatualizado, não só daqui mais de toda região devido a pandemia.

Esse documento deveria estar em um lugar visível e de fácil acesso de acordo com os estudo que fiz, mais não e isso que vejo, sou da área da educação já faz alguns anos e até o presente momento nunca fui chamada para participar de nenhum plano de ação.

O PPP nada mais é que um planejamento e acompanhamento das atividades de uma instituição de ensino, porém no cotidiano observa-se muitas dúvidas sobre o mesmo, apesar de ser um documento exigido por lei.

Ele é um documento necessário para orientar, como se trabalhar o ano letivo, ele precisa ter o caráter de um documento formal, entre tanto como já falado no texto ele deve ser de acesso a todos, como pais professores e os integrantes da comunidade escolar.

Esse documento precisa ter claro quais são os objetivos da escola, suas dificuldades de modo geral, plano de ação, visão e suas metas, pois e através dele que a escola desenvolve os métodos e a melhor maneira de que ,e como os conteúdos deverão ser ensinados.

Levando sempre em consideração a cultura a realidade e a situação econômica da escola, o mesmo deve se ter um caráter único não deixando também de ser flexível.

O PPP faz parte da LDB de 1996 “Lei de Diretrizes e Bases” o mesmo foi feito com o objetivo de incluir a comunidade e ser feito de uma forma democrática.

Não existe uma forma exata para o mesmo ser feito, porém todos devem participar, dar voz e vida ao Projeto Político Pedagógico.

Com um PPP bem estruturado contendo missão, dados sobre a aprendizagem, os recursos tecnológicos disponíveis, não se esquecendo das diretrizes pedagógicas ,estabelecendo conteúdos e métodos pedagógicos, tendo a participação do professor ,o PPP servira de mapa para os objetivos do ano.

Com algumas dessas características a escola consegue ganhar uma identidade clara tornando se mais fácil o cumprimento dos objetivos traçados.

Não posso deixar de citar também que o PPP é um documento de caráter fundamental pois é através dele que a escola planeja todas as ações a serem percorridas durante o ano.

Por fim concluo o texto citando o significado de cada palavra composta no Projeto Político Pedagógico.

Projeto porque reúne proposta de ação concreta a executar durante determinado período.

Político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos

conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na

(5)

sociedade, modificada aos rumos que ela vai seguir. Pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessário de ensino e aprendizagem.

1.2 ENTREVISTA: A REALIDADE ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA

Texto com, no mínimo 20 linhas.

Entreviste um profissional da área da educação (professor, diretor ou pedagogo) de forma remota (via e-mail, WhatsApp, entre outros).

• Nome do entrevistado: Odemir Francisco da Silva

• Função na Escola :Professor de Educação Básica II

• Nome da Escola: E.E. Maria Regina Demarchi Fanani

1. Quais são as principais estratégias educacionais adotadas pela sua escola para manutenção do processo de ensino e aprendizagem na situação de pandemia do novo Coronavírus (Covid- 19)?

As estratégias foram diversas, porém, destaco o uso do WhatsApp, Google sala de aula, Meet, e o CMSP.

Minutos antes da aula disponibilizamos o link do Meet no WhatsApp e direcionamos estudante para o google sala de aula, lecionamos normalmente por lá e disponibilizamos atividade uma vez por semana

No Google Classroom além do apoio pedagógico prestado individual via Classroom caso necessário 2. A escola faz uso de alguma ferramenta tecnológica? Qual?

Sim, Google Classroom, CMSP, e-mail institucional

3. Como você avalia os reflexos do ensino remoto no futuro do processo de ensino?

Eu acredito que será deficitário porque não e de nossa cultura educacional o ensino remoto.

Até porque estamos iniciando esse processo agora, e irá requerer formação de professores e estudantes.

A partir da entrevista construa um texto, de no mínimo 20 linhas.

Eu acredito que o ensino remoto irá fazer parte do nosso dia a dia a Pandemia veio apenas para acelerar esse processo.

Concordo que não temos essa cultura realmente mais muitas coisas estão sendo quebradas como alguns “tabus “do uso das ferramentas oferecidas pela escola Lembro que no começo da Pandemia tudo era muito escuro as perguntas eram aterrorizantes, e agora? o que vamos fazer? Como vamos lecionar para esses estudantes?

Acredito que foi muito mais difícil para a classe mais baixa pois maioria não tem

acesso a computadores, celulares, vi casos de estudantes que dividia o celular com a

mãe quando a mesma chegava do trabalho.

(6)

Também vi casos de estudantes que perdeu o ano por não ter acesso a internet, morar com pessoas que não sabiam manusear o Classroom, presenciei muitas situações triste de crianças passarem necessidade pela escola está fechada e não poder fazer sua única merenda.

Após alguns meses o governo se posicionou oferecendo algumas ajudas de custo, durante a pandemia, os alunos tiveram acesso a um vale alimentação, a um chip para uso de internet, atividades impressas foram disponibilizadas na secretaria, para a queles que não tinham condições de acesso as tecnologias disponíveis.

Professores também receberam chips e um auxílio para comprar um computador.

Porém ainda faltam muito recursos financeiros para classe mais baixa, pois temos muitos profissionais idosos que não sabem manusear as ferramentas mínimas.

Acredito que cursos deveriam ser oferecidos para os profissionais e para os estudantes, até porque o ensino híbrido fara parte do nosso século e se não nos atualizarmos iremos sofrer muito.

Do contrário da classe mais altas eles estão sempre a frente, em questão de ensino e tecnologia pois enquanto um estudante do estado tem aula uma vez por semana remotamente, os estudantes de escolas particulares têm aula todos os dias.

Enquanto a classe baixa precisa dividir o celular com a mãe, os estudantes de escola particulares têm o celular só para ele.

Não critico a classe alta, critico a desigualdade social, até porque o ensino remoto fara parte do nosso cotidiano cada vez com mais frequência, porém temos muito déficit na educação básica.

Imagine remotamente de forma hibrida, para a queles que não sabe manusear, não tem condições de pagar um curso e não consegue se atualizar por diversos motivos

?

Eu acredito que o ensino remoto veio para ser um facilitador no processo de ensino

aprendizagem, não tenho dúvidas disso, o que falta mesmo e condições financeira e

mais força de vontade dos profissionais da área da educação e dos próprios

estudantes para que essa ferramenta seja usada finalmente de uma forma correta e

principalmente de fácil acesso a todos, quando digo todos e sem divisão de classe

social, raça e muito mais.

(7)

REFERÊNCIAS

Tortura, Evandro. O papel do PPP da escola e o trabalho do professor em tempos de pandemia.

Nova Escola, 16 de fev. 2021. Disponível em: <https://O papel do PPP da escola e o trabalho do professor em tempos de pandemia (novaescola.org.br)>. Acesso em: 19 de out. 2021.

Toaldo, Ciro. Elementos Constitutivos do PPP. WEBARTIGOS, 28 de nov. 2011. Disponível em:

<https:// Elementos constitutivos do ppp (webartigos.com)>. Acesso em: 19 de out. 2021.

Lopes,Noemi.O que é o Projeto Politico Pedagogico. Nova Escola ,11,01 de Dezembro de 2010.Disponível em <https:// O que é o projeto político-pedagógico (PPP) - PPP na prática (gestaoescolar.org.br)>

(8)

ANEXO I

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO

(9)

ANEXO II

Referências

Documentos relacionados

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Controlador de alto nível (por ex.: PLC) Cabo da válvula Tubo de alimentação do ar de 4 mm Pr essão do fluido Regulador de pressão de precisão Regulador de pressão de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos