• Nenhum resultado encontrado

Relatório das Atividades de Responsabilidade Social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Relatório das Atividades de Responsabilidade Social"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

1

Relatório das Atividades de Responsabilidade Social

2020 - 2021

Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre Elaborado pelo NAE - Núcleo de Apoio ao Estudante Responsável Profª Rossana Muraro Bordin Graebin

Datado de 14 de Outubro de 2021

(2)

2 Esse documento visa relatar as ações desenvolvidas pela Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre no ano de 2021referente a Responsabilidade Social.

Responsabilidade Social

- Dia da Responsabilidade Social

Em 2021, foi realizada uma palestra de sensibilização sobre a importância do voluntariado no dia 22 de setembro, data prevista no calendário acadêmico.

O evento deve a participação de 110 pessoas, entre alunos e professores da Faculdade, sendo transmitido por Webconferência e Youtube. Foram apresentadas as ações de responsabilidade social da Faculdade, a fim de engajar os alunos a participarem e além disso, foi sugerido locais para realização de trabalho voluntário.

Seguem as telas do evento:

(3)

3 Segue também o material de divulgação do evento:

(4)

4

(5)

5

(6)

6 O tema da Responsabilidade Social, na Faculdade SENAI Porto Alegre foi abordado no dia 22 de setembro de 2020, data marcada no calendário acadêmico da Faculdade que desde 2007, ano do início de suas atividades, promove o despertar da consciência para a necessidade de ações de engajamento em prol da contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e do exercício de cidadania.

(7)

7 Para marcar o dia da responsabilidade social, 11 professores dedicaram suas aulas para mostrar aos alunos as ações realizadas na Faculdade SENAI, convidando-os para participação nessas ações e também para reflexão sobre o tema a partir do vídeo Tire as Mãos do Bolso. O vídeo exibido por webconferência.

O vídeo de sensibilização foi indicado pela Maria Inês Andreotti da Parceiros Voluntários. Essa sensibilização contou com a participação de aproximadamente 240 alunos, que despertou o interesse em participar das ações de voluntariado. Foi indicado o site da Parceiros Voluntários https://www.parceirosvoluntarios.org.br/voluntario/ para os interessados em capacitação e trabalho voluntário.

(8)

8 Tela da webconferência em uma das disciplinas dos cursos superiores no dia da Responsabilidade Social.

(9)

9 - Selo de Instituição de Ensino Superior Socialmente Responsável

Desde 2007, anualmente, a Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre recebe o Selo de Instituição de Ensino Superior Socialmente Responsável, o qual é emitido pela ABMES Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (https://abmes.org.br/). Essa associação avalia as ações realizadas pela instituição e faz o reconhecimento a partir de comprovação das ações sociais no meio acadêmico e na sociedade civil organizada.

A certificação tem como objetivo mostrar à sociedade que a instituição promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida.

A instituição, esse ano, participou da 16ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

Na 16ª edição, mesmo diante da pandemia da Covid-19, a Faculdade SENAI aderiu à Campanha da Responsabilidade Social, realizada pela ABMES, conforme faz todos os anos.

Aderindo à Campanha, a Faculdade SENAI contribui para ampliar a conscientização da sociedade sobre o importante papel desempenhado por faculdades particulares de todo o país.

A seguir, encontra-se o selo de Responsabilidade Social nas IES, reconhecendo a Faculdade SENAI como instituição socialmente responsável. O selo foi disponibilizado em 03/11/2020 e é válido pelo período de 2020 a 2021.

(10)

10 A conquista do Selo de Instituição de Ensino Superior Socialmente Responsável foi compartilhada com os estudantes e docentes da Faculdade SENAI. Segue as telas a seguir da apresentação realizada em 2019.

(11)

11 - Campanha de doação de alimentos

Desde 2007, a instituição realiza a arrecadação e doação de alimentos não perecíveis. Os alimentos são arrecadados nas campanhas de vestibular e palestras e são entregues a abrigos beneficentes, como o Monsenhor Felipe Diehl, Asilos e creches.

(12)

12 - Campanha da Tampinha Legal

Desde 2015, a instituição realiza a campanha da tampinha legal. Nesta ação, é feita a coleta de tampas de plástico (PET, shampoo, perfumaria, material de limpeza, material de higiene pessoal, embalagens diversas, tampinhas das caixas de leite e suco, entre outros) em coletores distribuídos na faculdade. As tampinhas são doadas a comunidades, evitando assim, seu descarte diretamente no meio ambiente. A doação de tampinhas em 2019 foi destinada ao Centro de Reabilitação de Porto Alegre - CEREPAL-RS.

(13)

13 - Campanha do Agasalho e Valorização do Idoso

Desde 2016, a instituição realiza a campanha do agasalho e valorização do idoso.

Nessa campanha são arrecadados agasalhos, calçados e kits de higiene. Doações 2019.

Roupas e calçados infanto-juvenis são doados ao Centro da Esperança Infanto- juvenil de Desenvolvimento Cultural, Social, Educacional e Esportivo e à ONG Renascer que atende 300 crianças e adolescentes.

Na última campanha, foram arrecadados 132 kits de higiene, 5 cobertores, 390 calças, 460 blusões, 460 casacos, 100 pares de calçados.

(14)

14 - Campanha de Doação de Máscaras

Buscando minimizar os impactos da pandemia do COVID-19 e auxiliando nas medidas de prevenção a transmissão do vírus, a instituição, juntamente com a coordenação do curso técnico de Moda, organizou a confecção de máscaras de proteção e aventais os quais foram doadas para hospitais, entidades e associações, dentre elas:

doação de 17.741 unidades para o SIMERS; 1.759 unidades de aventais para o hospital Divina Providência; 4.067 unidades de máscara para o Hospital de Pronto Socorro de Porto

(15)

15 Alegre; 100 unidades de máscaras de tecido para o Lar da Fraternidade em Canoas; 2.664 unidades de máscaras para o Sistema FIERGS e máscara de tecido para competidores da Olimpíada do Conhecimento.

Foram confeccionadas por voluntários e funcionários da instituição no período de

07/04/2020 a 29/10/2020.

(16)

16

(17)

17 Desta forma, o tema de Responsabilidade Social é mais uma vez trabalhado na Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre com ações de motivação e incentivos em prol de gerar um impacto positivo e melhorar a sociedade.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, dada a abrangência da educação financeira, por ser um tema transversal e podendo ser atrelado a todas os cursos dentro do meio acadêmico, as instituições

Sobre esses pacientes foram obtidas e analisadas as seguintes informa9oes: numero de especimes clinicos enviados para analises microbiologicas; intervalo de tempo transcorrido entre

It was possible to detect mycoplasmas in birds of different orders without a clinical respiratory sign, obtaining Mycoplasma synoviae (MS) more prevalent than

Liderança em Recreação significa instrução.. pessoas para aproveitarem o tempo livre; demonstrar como melhor proceder para obter uma prática de atividades com maior

Neste sentido ELGOZY (1976) faz lembrar que, enquanto não forem modificadas as relações das pessoas entre si, não se pode pretender que o progresso material contribua, de

O nome de um vetor dentro de parˆametro de uma func¸˜ao ´e utilizado como sendo um ponteiro para o primeiro elemento do vetor na hora de utilizar a func¸˜ao.... Dois vetores

Após o MFV do estado atual, foram elencadas as necessidades de melhorias do processo segundo a ótica do Lean Office, e chegou-se ao objetivo desse trabalho, propor melhorias em

“Opposite from text journalism, photojournalism is more technical and is not required at the university level” 6 (LIMA, 1989, p. The current situation is worse because