• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO - MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINA TURMA 2021 EDITAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PROCESSO SELETIVO - MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINA TURMA 2021 EDITAL"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM

MEDICINA

PROCESSO SELETIVO - MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINA – TURMA 2021

– EDITAL 01/2021 –

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina – Curso de Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN), no uso de suas atribuições legais e estatutárias, em conformidade com o Programa de Qualificação Institucional da UFRN, torna pública, pelo presente Edital, a abertura de Inscrições para o Processo de Seleção para o período 2021.

1. OBJETIVOS DO CURSO

a) Formar profissionais aptos a interpretar e aplicar os fundamentos teóricos e as ferramentas tecnológicas e metodológicas para promover a melhoria da educação, trabalho e inovação em Medicina;

b) Contribuir para a melhoria da formação de docentes vinculados às novas escolas abertas em cidades do interior do Rio Grande do Norte e de preceptores do Sistema Único de Saúde, priorizando a integração ensino-serviço-comunidade como diretriz para a reorientação da formação profissional;

c) Capacitar profissionais para a utilização e aplicação de tecnologias na Educação, Trabalho e Inovação na área da Saúde;

d) Formar profissionais capazes de diagnosticar, propor e avaliar soluções para problemas no Ensino e no Trabalho em Saúde;

e) Qualificar a ação de formadores no sentido de assegurar uma abordagem integral do processo saúde-doença, e nas transformações dos processos de geração de conhecimentos, ensino e aprendizagem e de prestação de serviços à população, conforme estabelecido pelas políticas públicas voltadas para a Educação Permanente dos profissionais de saúde;

(2)

f) Formar massa crítica de profissionais com qualificação para o desenvolvimento da pesquisa nos cenários do ensino e do trabalho em Saúde e geração de conhecimentos relevantes nessas áreas, a partir dos processos formativos em desenvolvimento;

g) Contribuir para a melhoria da formação de docentes do curso de Medicina vinculados o centro educacional de ensino superior de Patos LTDA, mantenedora do centro universitário de Patos – UNIFIP, priorizando a integração ensino-serviço-comunidade como diretriz para a reorientação da formação profissional;

2. PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

2.1. De forma a atender aos objetivos do curso e tendo por base a perspectiva da Educação e Trabalho interprofissional, o Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina contempla como público alvo os profissionais efetivamente envolvidos e comprometidos com as políticas de formação de profissionais de saúde fora dos grandes centros urbanos, especialmente no interior do Estado do Rio Grande do Norte, conforme estabelecido na Lei 12.871 de 22 de outubro de 2013, que instituiu o Programa Mais Médicos.

Nesse sentido o público alvo prioritário é constituído por profissionais de saúde atuando como docentes, preceptores dos serviços de saúde e gestores que, em suas atividades profissionais, estejam envolvidos com as políticas e programas voltados para a reorientação do ensino de graduação em Medicina e com a operacionalização de programas de Residência Médica e Multiprofissional, nos eixos da Educação, do Trabalho e da Inovação.

3. DAS VAGAS

3.1. Serão ofertadas um total de 28 (vinte e oito) vagas para início em 2021, destinadas a atender demandas de qualificação dos docentes de nível superior e preceptores vinculados à Escola Multicampi de Ciências Médicas – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN), distribuídas conforme os grupos abaixo:

3.1.1. GRUPO I: 4 (quatro) vagas destinadas a servidores da UFRN, atuantes na EMCM- UFRN, professores do magistério superior (efetivos, substitutos, voluntários ou temporários) ou técnicos-administrativos (efetivos). Essas vagas são ofertadas para capacitação interna de servidores efetivos ativos do quadro permanente da UFRN em atendimento à Resolução no 197/2013-CONSEPE, Art. 17, § 2o (Programa de Qualificação Institucional da UFRN- PQI).

(3)

3.1.2. GRUPO II: 8 (oito) vagas para profissionais de saúde, estabelecidos pela Resolução CNS nº 287, de 08 de outubro de 1998, dentre as categorias profissionais de Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional, que preencham os seguintes requisitos obrigatórios: a) Vínculo efetivo ou temporário com a Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte ou com as Secretarias Municipais de Saúde de Caicó, Currais Novos ou Santa Cruz/RN; b) Atuação na preceptoria e/ou gestão dos programas de Residência Multiprofissional (Atenção Básica e Saúde Materno-Infantil) ou Médicas (Medicina de Família e Comunidade ou Cirurgia ou Clínica Médica), da EMCM-UFRN, ou preceptoria da Vivência Integrada na Comunidade e/ou Internato, componentes curriculares do curso de Medicina Multicampi da EMCM-UFRN.

3.1.3. GRUPO III: 4 (quatro) vagas para egressos dos programas de Residência Multiprofissional (Atenção Básica e Saúde Materno-Infantil) e Médicas (Medicina de Família e Comunidade ou Cirurgia ou Clínica Médica), da EMCM-UFRN, sendo priorizados aqueles com vínculo efetivo ou temporário com a Secretaria Estadual e Municipal de Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

3.1.4. GRUPO IV: 8 (oito) vagas para médicos residentes do primeiro ano (R1) dos Programas de Residência Médica da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Medicina de Família e Comunidade ou Cirurgia ou Clínica Médica).

3.1.5. GRUPO V: 4 (quatro) vagas para docentes do curso de Medicina vinculados o centro educacional de ensino superior de Patos LTDA, mantenedora do centro universitário de Patos – UNIFIP.

§ 1º Todos os candidatos deverão ser portador de diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação.

§ 2º Não há obrigatoriedade de preenchimento das vagas ofertadas em cada grupo, ficando este condicionado ao desempenho dos candidatos no processo seletivo.

§ 3º Não haverá remanejamentos de vagas entre os grupos de que tratam os itens 3.1.1, 3.1.2 , 3.1.3, 3.1.4 e 3.1.5.

(4)

4. DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E DAS LINHAS DE PESQUISA

4.1. Sob a área de concentração “Educação, Trabalho e Inovação em Medicina”, o curso de Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina possui as seguintes linhas de pesquisa:

4.1.1. LINHA 1 – Determinação do processo saúde-doença: engloba investigações sobre determinantes do processo saúde-doença, entendidos aqui numa perspectiva ampliada que varia desde os clássicos determinantes de natureza biomédica até a perspectiva psicossocial, ambiental e cultural. Propõe-se a abordar o conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de saúde-doença dos indivíduos e das populações, bem como os métodos, tecnologias e processos utilizados para a promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e recuperação da saúde.

4.1.2. LINHA 2 – Educação Médica e Gestão da Clínica e do Cuidado: engloba investigações e intervenções destinadas a abordar os princípios e diretrizes contemporâneos da Educação, aplicados ao ensino da Medicina e das demais profissões da saúde, como o emprego de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, ensino por competências, avaliação de estudantes, ensino baseado na comunidade e responsabilidade social das escolas.

Adicionalmente, inclui investigações no campo da gestão da clínica e do cuidado, entendido como um conjunto de tecnologias de microgestão da clinica, destinado a prover uma atenção a saúde de qualidade sob os seguintes princípios: centrada nas pessoas, baseada em evidencias cientificas, respeitando princípios da segurança do paciente, eficiente, oportuna, ofertada de forma equitativa e humanizada, de forma a reduzir as desigualdades injustas.

5. SOLICITAÇÃO DA INSCRIÇÃO

5.1. A solicitação de inscrição será gratuita e realizada de acordo com o cronograma descrito no item 10 deste Edital. Os candidatos solicitarão inscrição e encaminharão documentos em PDF exclusivamente via internet pelo sistema eletrônico de processos seletivos da UFRN

através do SIGAA, no endereço:

http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto.

Os candidatos deverão realizar o preenchimento e envio da Ficha de solicitação de Inscrição, anexar o anteprojeto e a documentação especificada no item 5.2 deste Edital.

5.1.1. O preenchimento e o envio da Ficha de Inscrição devem ser realizados no portal acadêmico da UFRN, endereço informado no item 5.1 (caminho: Processos Seletivos / Processos Seletivos-Stricto Sensu / Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina).

(5)

5.1.2. No preenchimento da Ficha de solicitação de Inscrição, o candidato deve indicar a opção pela Linha de Pesquisa à qual se vincula o interesse, descritas no item 4.

5.1.3. As inscrições solicitadas somente serão homologadas após análise da documentação especificada no item 5.2 quanto ao atendimento dos critérios estabelecidos em cada grupo.

5.2. Documentos Necessários para solicitação de Inscrição:

a) Formulário on-line de solicitação de inscrição disponível em http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-­‐

stricto, que deve ser preenchido e encaminhado eletronicamente por meio do SIGAA;

junto com a documentação em formato digital (pdf);

b) Comprovante(s) de atendimento aos requisitos exigidos no grupo de vagas escolhido, como segue:

I. Para candidatos do grupo I, declaração funcional fornecida pelo Departamento de Administração de Pessoal - DAP da UFRN para os candidatos às vagas destinadas à servidores da UFRN (pdf).

II. Para candidatos do grupo II, comprovante de vínculo efetivo ou temporário com a instituição pública de saúde, expedida pelo setor de Recursos Humanos, e declaração de atuação na preceptoria e/ou gestão dos programas de Residência Multiprofissional e Médica da EMCM-UFRN ou preceptoria da Vivência Integrada na Comunidade e/ou Internato (obtido em www.emcm.ufrn.br), componentes curriculares do curso de Medicina Multicampi da EMCM-UFRN, expedida pela EMCM-UFRN, em formato digital (pdf).

III. Para candidatos do grupo III, diploma obtido pela conclusão dos cursos de Residências Multiprofissionais (Atenção Básica e Saúde Materno-Infantil) ou Médicas (Medicina de Família e Comunidade ou Cirurgia ou Clínica Médica) da EMCM- UFRN, em formato digital (pdf).

IV. Para candidatos do grupo IV, comprovante de matrícula em Programa de Residência Médica vinculada à EMCM-UFRN (pdf).

V. Para candidatos do grupo V, comprovante de vínculo docente do curso de Medicina com o centro educacional de ensino superior de Patos LTDA, mantenedora do centro universitário de Patos – UNIFIP (pdf).

c) Cópia de RG, em formato digital (pdf);

d) Cópia de CPF, em formato digital (pdf);

(6)

e) Anteprojeto de Mestrado (conforme Anexo II), com 10 laudas, incluindo: a) Capa com título; b) Resumo; c) Introdução; d) Justificativa; e) Objetivos; f) Metodologia; g) Resultados Esperados; h) Cronograma e Orçamento; i) Referências bibliográficas (pdf). Não pode haver identificação nominal do proponente no corpo do texto do projeto ou eu sua capa, caso contrário o candidato proponente será eliminado;

f) Currículo especificamente elaborado para este processo seletivo, incluindo apenas os itens do Anexo IV deste Edital e de pontuação do currículo do Anexo IV devidamente preenchida e com as cópias dos comprovantes que justificam a pontuação assinalada, em um arquivo ÚNICO, em formato PDF. Observe que o tamanho máximo de arquivo suportado pelo sistema é de 10MB.

5.3. O candidato com deficiência que precisar de condições diferenciadas para realizar as provas deverão:

a) Preencher o Requerimento de Atendimento Especial disponível no edital (Anexo III) e página do Programa de Pós Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em

Medicina, na sede da EMCM/UFRN, endereço:

https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?id=10129;

b) Anexar o Requerimento de Atendimento Especial e Atestados médicos na ficha de inscrição no ato da inscrição.

5.3.1. A comissão de seleção analisará cada requerimento e atenderá à solicitação de condições especiais para a realização das etapas obedecendo aos critérios de viabilidade e razoabilidade.

§ 1º Considerando que o objetivo do Programa tem foco na pesquisa aplicada e no desenvolvimento de produtos e processos relacionados com a Educação, Trabalho e Inovação em Saúde, recomenda-se que os anteprojetos visem atender/resolver/elucidar/abordar problemas reais do cotidiano dos profissionais, favorecendo a produção do conhecimento e permanência do profissional nos serviços.

Para isso, no ato da matrícula, o candidato deverá assinar declaração de que está ciente de que sua permanência no curso de Mestrado se dará enquanto mantiver o vínculo com a instituição de origem, exceto os profissionais substitutos e temporários pertencentes aos grupos I e III.

§ 2º Será indeferido o pedido de inscrição que não estiver em estrito acordo com os termos explicitados nos itens 3 e 5 do presente Edital.

§ 3º As informações prestadas no formulário de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a coordenação do programa do direito de excluir do

(7)

processo seletivo aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível e/ou fornecer dados inverídicos. A qualquer tempo, o candidato será excluído do processo seletivo, desde que verificada qualquer falsidade nas declarações ou irregularidades nos documentos apresentados.

5.4. O candidato poderá visualizar seu Resumo de solicitação de Inscrição do Processo Seletivo conforme o passo a passo:

1) https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S;

2) Ir no campo: Pós graduação> Stricto sensu;

3) Área do Candidato - Processo seletivo;

4) Clicar em buscar;

5) Aparecerá: Inscrições realizadas em Processos Seletivos – Stricto sensu;

6) Ao clicar em visualizar questionário, o candidato poderá conferir os dados e documentos inseridos no SIGAA durante sua inscrição.

6. DA SELEÇÃO

6.1 A seleção dos candidatos ao curso de Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina será realizada de acordo com o cronograma (Anexo I) deste Edital.

Serão obedecidas as seguintes etapas:

6.1.1. Etapa 1 – Homologação das Inscrições: esta etapa tem caráter eliminatório e consiste na conferência dos dados e documentos da inscrição de acordo com as instruções do item 1 e com os prazos do Cronograma do Processo Seletivo 2021 (Anexo I).   Nesta   etapa   serão   conferidos   os   documentos   requisitados   no   ato   da   solicitação   de   inscrição.  Não serão aceitas solicitações de inscrição sem a documentação requisitada, com apenas parte daqueles documentos que devem ser anexados em frente e verso com documentação incompleta ou que apresentem documentos ilegíveis, inválidos ou ilegítimos.

6.1.3. Etapa 2 – Classificatória e Eliminatória – Arguição:

a) Os candidatos serão informados da agenda de arguições e do link para tal em 22 de julho de 2021 através de notícia inserida na área do candidato pela página eletrônica do Processo Seletivo através do SIGAA em documento PDF (http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf) contendo apenas o número de inscrição do candidato, a ordem das arguições e o link para

(8)

acesso à sala virtual. Apenas o candidato será aceito em sua vez para a arguição pela banca no horário definido.

b) Cada candidato deve solicitar permissão no link até 5 minutos antes do horário marcado. O candidato que não comparecer e solicitar acesso no link será desclassificado (com tolerância máxima de 10 minutos de atraso). Se houver problemas de acesso por parte do candidato, este será eliminado do processo seletivo.

d) Esta etapa consistirá na arguição sobre o anteprojeto (sem apresentação oral) e sobre a trajetória profissional do candidato, e será realizada por banca examinadora composta por 2 (dois) professores vinculados ao programa, com duração máxima de 20 minutos.

e) O candidato será avaliado quanto: a) coerência da argumentação; b) pertinência, originalidade e viabilidade do anteprojeto, em relação à linha de pesquisa pretendida, aos objetivos do curso e aos recursos disponíveis; c) potencial para qualificação de sua atuação profissional.

f) Cada candidato receberá uma nota variando de 0,0 a 10,0 (dez vírgula zero), sendo realizada a média aritmética das notas atribuídas pelos 2 (dois) examinadores.

g) Os candidatos que obtiverem nota inferior a 5,0 (cinco vírgula zero) pontos nesta etapa serão desclassificados.

6.1.4. Etapa 3 – Análise curricular:

Para avaliação na 3ª ETAPA será considerado o currículo documentado que foi enviado na ocasião da solicitação de inscrição como requisitado em 5.2, considerando-se os pontos descritos no Anexo IV deste edital. A nota máxima atribuída na análise curricular será de 10,0 (dez) pontos. A comissão avaliadora atribuirá nota 10,0 (dez) à prova de títulos do candidato que obtiver o maior número de pontos. Os demais currículos serão pontuados proporcionalmente à nota deste candidato. O resultado da 3ª Etapa será divulgado conforme o cronograma. Todos os candidatos que foram aprovados com nota igual ou maior que 5,0 (cinco) na segunda etapa deverão ter seus currículos analisados e pontuados.

6.1.5. Etapa 4 – Resultado Final:

a) A nota final (NF) do candidato será calculada pela seguinte fórmula:

(9)

NF = NE1 × 0,8 + NE2 × 0,2

NF – Nota Final – Escala de 0,0 a 10,0

NE1 – Nota da Etapa 2 – Arguição – Escala de 0,0 a 10,0

NE2 – Nota da Etapa 3 – Análise curricular – Escala de 0,0 a 10,0

b) A classificação dos candidatos se dará em ordem decrescente das notas finais, e serão aprovados os candidatos que preencherem o número de vagas oferecidas no edital.

c) Candidatos classificados além do número de vagas disponíveis, ficarão em suplência podendo ser convocados caso haja vacância por prazo máximo de 60 dias após a matrícula.

d) Em caso de empate na nota final, os critérios de desempate seguirão a seguinte ordem: a) maior nota na segunda etapa; b) maior nota na terceira etapa; c) maior idade.

e) Na dependência da quantidade de candidatos selecionados para a Etapa 2 do processo seletivo, o prazo para liberação do resultado final da seleção poderá ser modificado.

6.2. O candidato que faltar ou chegar atrasado em qualquer uma das etapas será automaticamente desclassificado.

7. DOS RESULTADOS E RECURSOS

7.1.   O   resultado   de   cada   etapa   do   Processo   Seletivo   será   inserido   como   documento   PDF   e   informado  por  notícia  na  área  do  candidato  pela  página  eletrônica  do  Processo  Seletivo  através   do   SIGAA   (http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf)   e   estará   disponível  ainda  na  página  oficial  do  Programa  (http://www.xxxxxxxxx).  

7.2.    Aos   resultados   de   cada   uma   das   etapas   do   processo   seletivo,   caberá   recurso   devidamente   fundamentado,   no   prazo   previsto   pelo   Edital   e   registrado   no   Sistema   de   Processo  Seletivo  pelo  SIGAA.  

 7.3.  Na  hipótese  do  recurso  não  ser  analisado  e  decidido  antes  da  etapa  subsequente,   fica   assegurado   ao   candidato   a   sua   participação   na   mesma   sub   judice.   Em   caso   de  

(10)

indeferimento,  a  participação  na(s)  etapa(s)  subsequente(s)  ao  recurso  interposto  será   devidamente  cancelada.  

 7.4.   Caso   o   candidato   queira   interpor   recurso   deve   ir   ao   endereço   abaixo   e   seguir   o   caminho   >   Stricto   sensu   >   Área   do   candidato.   Observe   que   no   primeiro   acesso   o   candidato  deverá  cadastrar  uma  senha.  https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/home.jsf   7.5.  Não  serão  aceitos  pedidos  de  reconsideração  ao  recurso,  recursos  submetidos  após   a   data   definida   em   edital,   recursos   que   não   sejam   relacionados   à   etapa   corrente   do   processo  seletivo,  ou  que  não  sejam  encaminhados  pelo  sistema  eletrônico  de  processo   seletivo  da  UFRN,  o  SIGAA.  

7.6.    É  obrigação  do  candidato  acompanhar  as  publicações  referentes  a  todas  as  etapas   do  processo  seletivo  na   página   eletrônica   do   Processo   Seletivo   através   do   SIGAA,e  

na   página   eletrônica   do   programa  

(https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?id=10129).  

 

8. DO CADASTRAMENTO E MATRÍCULA

8.1. A documentação exigida para matrícula será informada em Edital de Matrícula que será divulgado junto com o resultado final do Processo Seletivo.

8.2. O certificado de proficiência em língua inglesa deverá ser apresentado na secretaria do programa até o exame de qualificação. Serão aceitos certificados de proficiência com nota maior ou igual à 7,0 (sete virgula zero) pontos e obtido nos últimos 24 meses, expedidos por Instituições Federais, ou TOEFL ou IELTS.

8.3. Para efetivação da matrícula os candidatos aprovados deverão confirmar interesse na vaga e que irão fazer o mestrado no PPgETIM até às 18 horas do dia 09 de agosto 2021 pelo e-mail ppgetim@emcm.ufrn.br indicando no assunto “Interesse em Matrícula no PPgETIM”.

O candidato aprovado ao manifestar interesse na vaga deve anexar junto à mensagem de e- mail que comprova seu interesse no curso, cópia autenticada do diploma do curso de graduação ou certificado de colação de grau. O candidato que não confirmar interesse e que irá fazer o curso, não terá sua matrícula efetuada e um suplente será convocado em seu lugar.

8.4. Os candidatos aprovados que confirmarem interesse na vaga, terão matrícula gerada e receberão contato da Secretaria administrativa do Programa e da Coordenação informando o caminho para que se matricular nos componentes curriculares, conforme calendário divulgado pelo Programa de Pós Graduação.

(11)

8.5. É obrigatória a inscrição em disciplinas no período letivo imediatamente subsequente à matrícula. Não é possível o trancamento de matrícula ou o cancelamento total das disciplinas, nas quais o aluno se inscreveu, no período imediato à aprovação.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1. Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pelo Colegiado do Programa.

INFORMAÇÕES

Secretaria do Programa de Pós-graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina - EMCM/UFRN. Escola Multicampi de Ciências Médicas. Avenida Dr. Carlindo de Souza Dantas, n 540, 2º andar, Centro, Caicó/RN - CEP: 59300-000. Horário de funcionamento:

08h00min às 12h00min e 13h00min às 17h00min). E-mail: ppgetim@emcm.ufrn.br. Fone: 84 992296587.

Profa. Dra. Liliane Pereira Braga

Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina Prof. Dr. Eudes Euler de Souza Lucena

Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina

(12)

ANEXO I

CRONOGRAMA 09.07.2021  à  18.07.2021   Inscrições  

ETAPA  1   19.07.2021   Homologação  das  inscrições  solicitadas   20.07.2021   Prazo  limite  para  interposição  de  recurso   21.07.2021   Resposta  à  recurso  interposto  nesta  etapa  

ETAPA  2  

22.07.2021   Divulgação  do  calendário  das  Arguições   26.07.2021   Resultado  da  Arguição  

27.07.2021   Prazo  limite  para  interposição  de  recurso  à  esta   etapa  

28.07.2021   Resposta  à  recurso  interposto  nesta  etapa  

ETAPA  3   29.07.2021   Análise  Curricular  

29.07.2021   Resultado  da  Análise  Curricular  

30.07.2021   Prazo  limite  para  interposição  de  recurso   02.08.2021   Resposta  à  recurso  interposto  nesta  etapa  

ETAPA  FINAL   03.08.2021   Resultado  Final  

04.08.2021   Prazo  limite  para  interposição  de  recurso   05.08.2021   Resposta  à  recurso  interposto  nesta  etapa   05.08.2021   Publicação  do  Edital  de  matrícula  

  10  à  13  de  agosto  de  2021   Matrícula  dos  candidatos  aprovados  convocados  

(13)

ANEXO II

MODELO DO ANTEPROJETO DE PESQUISA Orientação para preenchimento do ANTEPROJETO

O texto deverá ser escrito em, no máximo, 10 laudas A4, utilizando espaço duplo, fonte Times New Roman tamanho 12. Margens: 3cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita. O anteprojeto deverá ser apresentado no ato de inscrição, juntamente com os demais documentos e deverá conter, obrigatoriamente, as seguintes seções:

I. CAPA (Título do anteprojeto e indicação da Linha de Pesquisa do Programa em que o anteprojeto esteja inserido)

II. RESUMO (Versão simples, sintética e objetiva do projeto. Colocar 3 palavras chave) III. INTRODUÇÃO (Contextualização teórica sobre o tema escolhido. Descrição sucinta de autores que possam fundamentar a escolha do tema.)

IV. JUSTIFICATIVA (Justificativa da escolha do tema para pesquisa ou intervenção com base na literatura e aderência à área temática de uma das duas linhas de pesquisa do programa.)

IV. OBJETIVOS (Formulação inicial das intenções do anteprojeto)

V. METODOLOGIA (Esboço do desenho metodológico para a investigação pretendida.

Descrever os materiais e métodos necessários, explicando o passo a passo do desenvolvimento do projeto)

VI. RESULTADOS ESPERADOS (Expectativas de produtos gerados com o projeto, impacto no ensino na saúde, etc)

VII. CRONOGRAMA E ORÇAMENTO (Distribuição em até 24 meses as atividades para realização da investigação. Descrição detalhada dos insumos/materiais necessários para execução da proposta)

VIII. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Listar as fontes bibliográficas utilizadas para a redação do anteprojeto segundo as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT)

Não pode haver identificação nominal do proponente no corpo do texto do projeto ou eu sua capa, caso contrário o candidato proponente será eliminado

(14)

ANEXO III

REQUERIMENTO DE ATENDIMENTO ESPECIAL

Eu,__________________________________________________________________, CPF, ______________________, venho solicitar à Comissão de Seleção do Programa de Pós-graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina, Edital Nº_____________- PPGETIM/EMCM, atendimento diferenciado conforme descrito no documento anexado a este requerimento. Nestes termos, solicito deferimento.

Caicó/RN, _________ de _____________ de ___________

________________________________________

Assinatura do candidato

PARA  USO  DA  COMISSÃO  DE  SELEÇÃO:  (  )  DEFERIDO  (  )  INDEFERIDO     DATA:                                                    LOCAL:    

ASSINATURA  DOS  MEMBROS  DA  COMISSÃO  DE  SELEÇÃO:

 

MINISTÉRIO  DA  EDUCAÇÃO  

UNIVERSIDADE  FEDERAL  DO  RIO  GRANDE  DO  NORTE   ESCOLA  MULTICAMPI  DE  CIÊNCIAS  MÉDICAS  DO  RN  

PROGRAMA  DE  PÓS-­‐GRADUAÇÃO  EM  EDUCAÇÃO,  TRABALHO  E  INOVAÇÃO  EM   MEDICINA    

Av.  Coronel  Martiniano,  541,  Centro,  Caicó,  RN   CEP:  59300-­‐000  -­‐  Tel.:  (84)  3342-­‐2337      

http://www.posgraduacao.ufrn.br/emcm-ppgetim  

(15)

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

ANEXO IV

Itens  de  avaliação    

(16)

1  -­‐  Formação  acadêmica  –  Sem  limite  de  tempo   Máximo:  3,5  pontos  

Pontuação   do  Item  

Pontuação   Máxima  

Curso  de  Especialização  na  área  da  saúde  ou  ensino  com  carga   horária  mínima  de  360  horas  (concluído)  –  Até  2  cursos  

0,5  por   curso    

1,0  

Curso  de  Residência  na  área  da  saúde  concluído  –  Até  1  curso   0,5  por   curso  

0,5  

Cursos  na  área  da  saúde  ou  ensino  com  carga  horária  igual  ou   superior  a  100  horas  concluído  –  Até  2  cursos  

0,3  por   curso  

0,6  

Cursos  na  área  da  saúde  ou  ensino  com  carga  horária  igual  ou   superior  a  40  horas  concluído  –  Até  3  cursos  

0,2  por   curso  

0,6  

Cursos  na  área  da  saúde  ou  ensino  com  carga  horária  igual  ou   superior  a  20  horas  concluído  –  Até  4  cursos  

0,1  por   curso  

0,4  

Bolsista  (remunerado  ou  voluntário)  de  iniciação  científica,   monitoria,  PET,  extensão  e  apoio  técnico  –  Até  4  semestres  

0,1  por   semestre  

0,4  

Subtotal  –  Item  1      

2  -­‐  Atividades  profissionais  (2016  –  2021)   Máximo:  3,5  pontos  

Pontuação   do  Item  

Pontuação   Máxima  

Atividade  profissional  na  área  da  saúde  –  Até  4  anos   0,3  por  ano   1,2   Atividade  docente  (nível  universitário)  –  Até  3  semestres   0,2  por  

semestre  

0,6  

Atividade  docente  (nível  médio/técnico)  –  Até  3  semestres   0,1  por   semestre  

0,3  

Preceptoria  em  processos  formativos  –  Até  3  semestres   0,1  por   semestre  

0,3  

Orientação  de  Trabalhos  de  Conclusão  de  Curso  (graduação  e/ou   especialização).  –  Até  3  orientações  

0,2  por   trabalho  

0,6  

Participação  como  membro  efetivo  de  banca  de  Trabalhos  de   Conclusão  de  curso  de  graduação/especialização  –  Até  3   participações  

0,1  por   participação  

0,3  

Membro  de  comissão  de  avaliação  de  trabalhos  científicos  e/  ou   comissão  organizadora  de  evento  –  Até  2  eventos  

0,1  por   evento  

0,2  

Subtotal  –  Item  2      

(17)

  Observações:    

1. Somente  serão  aceitas  declarações  oficiais  emitidas  pela  Instituição  de  Ensino  Superior  com   o  nome  bolsista/monitor/  aluno  voluntário/aluno  de  iniciação  cientifica,  seja  remunerado  ou   voluntário.  

2. Serão  pontuadas  declarações  emitidas  pelos  líderes  do(s)  grupo(s)  de  pesquisa.    

3. Residência  não  pontuará  como  experiência  profissional.    

4. Será   contabilizado   como   artigo   em   periódico   apenas   produções   com   três   ou   mais   laudas.  

Editoriais,  carta  ao  editor  e  resumo  expandido  não  serão  considerados  artigos  em  periódicos.    

3  –  Produção  científica  (2016  –  2021)   Máximo:  3,0  pontos  

   

Artigo  publicado  ou  aceito  em  periódico  Qualis  CAPES  Ensino  A1   ou  A2  ou  Quartil  Q1  JCR  ou  SJR  –  Até  3  artigos  

0,25  por   artigo  

0,75  

Artigo  publicado  ou  aceito  em  periódico  Qualis  CAPES  Ensino  B1   ou  B2    –  Até  3  artigos  

0,15  por   artigo  

0,45  

Artigo  publicado  ou  aceito  em  periódico  Qualis  CAPES  Ensino  B3,   B4  ou  B5    –  Até  2  artigos  

0,1  por   artigo  

0,2  

Livro  publicado  com  ISBN  na  área  da  saúde  ou  ensino,  como  autor   principal,  organizador  ou  membro  do  comitê  técnico  de  

elaboração.  O  livro  deve  ter  corpo  editorial  e  ficha  catalográfica  –   Até  2  livros  

0,2  por  livro   0,4  

Autor  de  capítulo  de  livro  e/ou  manual  com  ISBN  na  área  da  saúde   ou  ensino  –  Até  2  capítulos  

0,15  por   capítulo  

0,3  

Trabalho  completo  (a  partir  de  5  páginas)  ou  resumo  estendido   publicado  em  anais  de  evento  local,  regional,  nacional  ou   internacional  na  área  de  saúde  e/  ou  ensino  –  Até  2  trabalhos  

0,15  por   artigo  

0,3  

Resumo  publicado  em  anais  de  eventos  local,  regional,  nacional   ou  internacional  na  área  de  saúde  e/  ou  ensino  –  Até  3  resumos  

0,1   0,3  

Apresentação  de  trabalhos  em  evento  local,  regional,  nacional  ou   internacional  na  área  de  saúde  e/  ou  ensino  –  Até  6  trabalhos  

0,05   0,3  

Subtotal  –  Item  3      

Pontuação  final  do  candidato:  1  +  2  +  3      

(18)

5. Serão   pontuadas   apenas   as   declarações   dos   artigos   aceitos   para   publicação   em   periódicos   com  data  da  publicação  e/ou  o  número  e  volume  da  futura  publicação.    

6. Será  considerado  artigo  publicado  em  periódico  com  ISSN  e/ou  nome  da  revista  cadastrado   no   Qualis   CAPES   da   área   de   Ensino   (Classificação   Quadrienio   2013-­‐2016).   Se   o   periodico   estiver  no  JCR,  SJR  E/  OU  Qualis,  pontuarar-­‐se-­‐á  na  categoria  de  maior  valor.  

7. Será  considerado  livro  o  material  científico  impresso  ou  eletrônico  que  possua  ISBN  ou  ISSN   (para   obras   seriadas),   contendo   no   mínimo   50   páginas,   publicado   por   editora   pública   ou   privada,  associação  científica,  instituição  de  pesquisa  ou  órgão  oficial,  conforme  orientação   da  CAPES.É  preciso  anexar  comprovação  desses  dados,  como  a  ficha  catalográfica,  sumário  e   primeira  página  do  capitulo.    

 

Referências

Documentos relacionados

Resumo – O objetivo deste trabalho foi avaliar a seletividade de 12 agrotóxicos usados na produção integrada de maçã, em laboratório (temperatura 25±1 o C, umidade relativa 70±10%

• Sistemas de iluminação: tipos, parâmetros e unidades de medição, equipamentos de leitura e seu princípio de funcionamento, efeitos sobre a visão, critérios

A proposta pedagógica do Ensino Médio deve ter como referência a continuidade dos estudos, o exercício da cidadania e o mundo do trabalho, considerando-se: a) a formação

A noção de vulgata que adotamos, defendida por Chervel (1990) ressalta a existência de um conjunto de conhecimentos, práticas e normas de conduta inseridos na dimensão histórica e

Assinatura do/a Diretor/a da Unidade Escolar - responsável pela entrega:.. Local de entrega/Unidade Escolar - ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO NONATO DO SACRAMENTO. Data: ,9 Glcj../

No entanto, com o avanço das tecnologias, da percepção sobre a relevância e importância desse tipo de documento e, também, com o surgimento do processo de virtualização,

- Cópia simples da Licença ou do protocolo de Funcionamento da Prefeitura (CCM) na falta deste, fazer declaração de não início de atividades, vide modelo 01 do anexo I. -

A descrição das atividades que podem vir a ser desempenhadas pelo AVISA, além de se fundamentar na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, envolvendo desde as ações