• Nenhum resultado encontrado

MARÍLIA MENDONÇA MORRE AOS 26 ANOS, EM QUEDA DE AVIÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MARÍLIA MENDONÇA MORRE AOS 26 ANOS, EM QUEDA DE AVIÃO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

www.estadaomatogrosso.com.br CAPITAL: R$ 2,00 INTERIOR: R$ 3,00 CUIABÁ, SÁBADO a SEGUNDA-FEIRA, 6 a 8 de NOVEMBRO de 2021

FUNDADO EM 2019 - Edição 590 - Concluída às 18h

Divulgação/Assessoria

Tony Winston/Agência Brasília

CONTIDO PELA CHAPE, JORGINHO GARANTE

QUE CONSEGUIRÁ PERMANÊNCIA PÁG. 6

AssCom Dourado

CONTIDO PELA CHAPE, CONTIDO PELA CHAPE,

JORGINHO GARANTE JORGINHO GARANTE

QUE CONSEGUIRÁ QUE CONSEGUIRÁ

PERMANÊNCIA

PERMANÊNCIA PÁG. 6 PÁG. 6

PÁG. 5

RÁDIOS CLANDESTINAS SÃO FECHADAS

CRISE HÍDRICA IMPULSIONA A ENERGIA SOLAR

PÁG. 3

MARÍLIA MENDONÇA MORRE AOS 26 ANOS,

EM QUEDA DE AVIÃO

SAUDADE TÁ APERTANDO O PEITO

(2)

P

G

2 - OPINIÃO

www.estadaomatogrosso.com.br

Vitória parcial

EDITORIAL

esde que a pan- demia começou, a corrida da va- cinação tem uma meta clara: cobrir pelo menos 70% da população com as duas doses. É o núme- ro ‘mágico’ que, segun- do cálculos estatísticos, consegue garantir que a proteção coletiva e im- pede que a pandemia volte a atingir o patamar de descontrole. Agora, Cuiabá faz parte do se- leto grupo de cidades que atingiu esse patamar de imunidade coletiva da população adulta, com mais de 306 mil pessoas vacinadas.

É motivo para come- morar, mas não tanto.

Ao mesmo tempo em que confi rmou o patamar de imunidade coletiva, a Prefeitura de Cuiabá afi rmou que está tendo difi culdades para avan- çar na vacinação de ado- lescentes. Cerca de 42%

do público esperado se- quer realizou o cadastro para receber a primei- ra dose do imunizante.

Além disso, 10% do pú- blico adulto também não apareceu para receber a vacina.

O problema com a va- cinação dos adolescentes é causado pelo próprio governo federal, que en- via mensagens dúbias e alimenta a desinforma- ção sobre a necessida- de de imunização para esse grupo. Isso porque o próprio Ministério da Saúde suspendeu a va- cinação de jovens dias após o início, usando uma informação fal- sa como justifi cativa: a de que não havia com- provação do benefício da vacinação para esse público. Essa alegação não resistiu ao teste da verdade e o Ministério voltou atrás dias depois, mas já estava plantado a semente da discórdia nos corações de uma le- gião de pessoas que se- gue cegamente as pala- vras do presidente.

Enganados por infor- mações falsas emitidas até mesmo por órgãos ofi ciais, os pais e res- ponsáveis desses ado- lescentes decidiram não levá-los para vacinar. A

JORNAL ESTADÃO MATO GROSSO

CUIABÁ, SÁBADO a SEGUNDA-FEIRA, 6 a 8 de NOVEMBRO de 2021

EDITORA ADJUNTA:

CÁTIA ALVES

EDITOR DE ARTE:

AQUILES A. AMORIM

Avenida Mato Grosso, nº 619 - Centro - CEP: 78005-030 – Fone: (65) 3365-1187 – E-mail: redacao@estadaomatogrosso.com.br – comercial@estadaomatogrosso.com.br COLUNISTAS SOCIAIS:

HEBERT MATTOS VALDOMIRO ARRUDA WARNER WILLON

Os artigos de opinião assinados por colaboradores e/ou articulistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste veículo.

Colabore com o debate público sobre nosso estado. Envie artigos e opiniões para:

redacao@estadaomatogrosso.com.br REPORTAGEM:

FELIPE LEONEL JEFFERSON OLIVEIRA MAK LÚCIA

PRISCILLA SILVA

AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS:

AGÊNCIA BRASIL ADMINISTRAÇÃO:

DIRETOR GERAL:

GEANDRÉ FRANK LATORRACA

EDITOR CHEFE:

GABRIEL SOARES

FUNDADOR GEANDRÉ FRANK LATORRACA

EM 2019 FOTOGRAFIA:

GILBERTO LEITE EDITOR ONLINE:

TARLEY CARVALHO

ESTAGIÁRIOS:

BRENDA CLOSS IGOR GUILHERME MATHEUS DIAS

D

Notícias falsas compartilhadas pelas redes sociais podem prejudicar a batalha contra o novo coronavírus. O Ministério da Saúde disponibiliza uma página na internet - saude.gov.br/fakenewsco- ronavirus - para destruir mitos e curas milagrosas.

Verifi que sempre! Lembre-se: combater o vírus é uma responsabilidade de todos nós.

FIQUE ATENTO!

APOIO:

reportagem do Estadão Mato Grosso conversou com vários desses pais em reportagens já publi- cadas. Seus motivos para não levar os fi lhos ao posto de vacinação são embasados em informa- ções falsas, já desmenti- das repetidas vezes por médicos e especialistas em saúde coletiva.

Infelizmente, o públi- co jovem é justamente o mais exposto às situa- ções de risco de contágio.

São pessoas que estão em idade escolar e precisam conviver diariamente com centenas de outras pessoas. E como vimos, muitas delas não estão imunizadas, o que cria um ambiente propício para a proliferação do vírus.

A vitória sobre o vírus está a um passo, depende apenas da ação indivi- dual. Diferente daqueles tempos caóticos vividos no ano passado, agora temos vacinas em quan- tidade sufi ciente. Bas- ta que cada um faça sua parte para derrotarmos de vez esse inimigo. Va- cinar-se também é um ato de solidariedade, porque não se trata ape- nas de se proteger, mas de proteger toda a nossa comunidade.

DIRETORA FINANCEIRA:

MICHELLE DORILEO DIRETOR COMERCIAL:

TIAGO DORILEO

EDITORA / SOCIAL MEDIA:

GLÁUCIA M. R. DE ALMEIDA

Saulo Niederle Pereira (*) Luís Carlos Honórios de Valois é um juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, titular da Vara de Execuções Penais. Em 2016 concluiu seu doutorado pela Universidade de São Paulo, tendo defendido sua tese “O direito penal da guerra às drogas”.

A tese foi convertida em obra homônima, atualmente em sua terceira edição, sobre a qual se opina abaixo.

A obra de Valois é um trabalho mais sócio- -histórico que jurídico. A expectativa levantada pelo título (direito penal) é quebrada pelo con- teúdo, que do comum direito penal tem muito pouco, e é exatamente nisso que reside seu grande valor.

O autor toca e foca em ponto(s) muito es- quecido(s) por estudantes e profi ssionais de direito: a(s) história(s), o(s) contexto(s) e a(s) consequência(s) da(s) lei(s).

Entre alguns dos temas tratados pelo autor, há a história por trás do desenvolvimento das leis internacionais e nacionais sobre drogas; a desinteligência política e policial no “combate”

às drogas; o(s) papel(éis) e o(s) modo(s) da(s) polícia(s); os delírios legislativos quanto ao assunto drogas; a participação do Judiciário nisso tudo; o modus operandi dos processos por crime de tráfi co de drogas; os prejuízos de toda essa loucura, que alcançam inclusive os

“soldados” dessa “guerra” (os policiais); infl a- ção legislativa; mulheres; negros; liberalismo;

comunismo; entre outros.

Valois diz tanto sem desprender-se da consciência de que muito mais poderia ser dito.

Dada a linguagem acessível, é um grande convite a todos, sem distinção, para parar, respirar e, pela primeira vez em muito tempo, refl etir verdadeiramente sobre esse nosso louco modo de se lidar com as drogas.

E, especialmente aos juristas, tal qual quem aqui escreve, é um chamado irrecusável a se refl etir quanto às ilogicidades e inconstitu- cionalidades da Lei nº 11.343/2006, nossa lei

“antidrogas”, e de nosso direito como um todo.

De certo, nós, juristas, temos como princi- pal instrumento de trabalho a lei como posta. O entendimento do que aconteceu por detrás da cortina durante sua confecção e as consequ- ências sociais do direito positivo pouco alteram nossos ofícios. O que nos vale ordinariamente é a lei como está e como ela é entendida pelos juízes e tribunais.

Quão comum, aliás, para o jurista, é pensar ou dizer: “também não concordo, mas é a lei”.

Entretanto, o papel de papagaio de normas – isto é, a posição de buscar a aplicação do direito sem quaisquer considerações quanto a seus valores, fundamentos e consequências – precisa ser rechaçado por todo e qualquer jurista.

Afi nal, se o que compete a um jurista é tão somente a repetição das normas como pos-

tas, tal profi ssional vale menos que um computador capaz de reproduzir nor-

mas jurídicas. Se o trabalho for tão somente a reprodução de normas, muito melhor um sistema eletrônico:

mais rápido, mais efi ciente e com menos erros.

Um sistema no qual simples- mente se inserem os fatos e voilà: o direito aplicável. No dia que um sistema fast-juris como esse estiver disponível, dis- pensáveis serão os papagaios.

O papel essencial do jurista humano (so- bretudo humano), pois, é outro: contextuali- zar, interpretar, fundamentar e decidir. Esse é nosso trabalho fundamental, insubstituível e, infelizmente, mui esquecido. É para essa excelente função que obras como a de Valois são valiosas.

Ela não é, portanto, uma obra útil para se identifi car o direito positivo aplicável a deter- minado caso de tráfi co de drogas. Ela é, ao revés, útil para se discutir a adequabilidade do direito positivo em si.

Também não é uma obra boa para se estudar para concursos. Nesse caso, muito melhor o uso de um desses vários sites em que se pode brincar à vontade de marcar X em milhares de casos abstratos e hipotéticos.

Ao invés disso, é uma obra útil para pra- ticarmos nossa humanidade, por meio da refl exão contextualizada e crítica quanto a o que é nosso sistema jurídico e quais são seus fundamentos, seus meios e seus (ver- dadeiros) fi ns.

Como bem diz o autor, a existência de tantos profi ssionais ou estudantes de direito sem qualquer capacidade de luta política, pois tornados acríticos, anula “a possibilidade de qualquer mudança por parte desses que deveriam ser agentes políticos e não meros burocratas copistas de textos jurídicos” (pá- gina 232).

A criticidade jurídica ou falta de humanida- de são os únicos fundamentos possíveis para recorrentes situações absurdas no mundo jurí- dico, como o recentemente noticiado fato de o Ministério Público do Rio Grande do Sul estar buscando a condenação penal de dois sujeitos pelo grande roubo de “50 fatias de queijo, 14 unidades de calabresa, nove unidades de pre- sunto e cinco unidades de bacon” do lixo dum supermercado. Para contrassensos que tais, produções como a de Valois são um remédio.

Torço pela publicação cada vez mais fre- quente de obras como a de Valois. Obras que se divorciam de um fetichismo pelo sistema jurídico posto, tido como todo lógico, coerente e “justo”.

Obras que demonstram a verdadeira irra- zoabilidade de muitas disposições que nos governam. Obras que não se contentam em repetir; obras que ousam instigar.

Por menos papagaios, por mais Valois.

SAULO NIEDERLE PEREIRA é advogado em Cuiabá/MT.

Valois e os Papagaios

Victor Maizman (*)

O Direito é aplicação da legisla- ção vigente. Por sua vez, a Justiça é o sentimento de como deve ser resolvida uma determinada ques- tão levando em consideração não apenas a letra fria da lei, mas com o senso de ser justo.

Tanto o Supremo Tribunal Federal, como também os Tribunais Estaduais e Re- gionais vêm aplicando a legislação processual vigente no sentido de modular os efeitos de uma decisão que declarou inconstitucional, quer dizer, inválida uma determinada exigên- cia tributária.

Pois bem, modular signifi ca projetar os efeitos da decisão do Poder Judiciário para o futuro, relativizando a regra geral de que as decisões que declaram a inconstitucionalida- de de uma norma tenham efeitos "para trás", isto é, desde sua edição.

Portanto, no caso do STF, a regra proces- sual permite, por maioria de dois terços de seus membros, que ao declarar a inconstitu- cionalidade de lei ou ato normativo e tendo em vista razões de segurança jurídica ou de ex- cepcional interesse social, venha a restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha efi cácia a partir de seu trânsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fi xado.

Quer dizer, o Supremo Tribunal Federal, ao mesmo tempo que declara uma norma inconstitucional, decide que tal norma inválida apenas vai deixar de gerar efeitos a partir de um determinado período.

Assim temos a hipótese de uma norma ser inválida, porém podendo gerar efeitos como válida fosse.

No campo tributário temos o exemplo em que um contribuinte paga durante cinco anos um tributo declarado inválido, porém ao mo- dular os efeitos da respectiva decisão, todos os recolhimentos efetuados não poderão ser objeto de restituição.

Chega-se a uma ilógica conclusão de que na prática o STF estará dando

com uma mão e tirando com outra!

Conforme alhures mencionado, a lei que trata do critério de modu- lação possui duas condicionantes para sua aplicação, quais sejam, a segurança jurídica de excepcional interesse social e quórum de oito Ministros para implementá-la.

A grande questão é saber se tais con- ceitos de segurança jurídica e de excepcional interesse social servem para embasar o pedi- do do Poder Público no sentido de que seja impedido o direito à devolução por parte do contribuinte que pagou a exigência tributária de forma indevida.

A principal alegação do Poder Público tem respaldo no argumento de que ao devolver o valor indevidamente exigido acarretará um rombo nos cofres, vindo a comprometer as fi nanças e as respectivas metas orçamen- tárias.

Contudo, a realidade aponta para o outro lado. Haverá irresponsabilidade fi scal se o STF modular pois, os sucessivos governos contarão com o beneplácito da Suprema Corte na eterna modulação de efeitos, sem a necessidade de devolver os recursos que indevidamente arrecadou para cobrir a irres- ponsabilidade fi scal governamental.

E ainda, não dá para tratar como seguran- ça jurídica o fato de impedir o contribuinte de postular a devolução do tributo que indevida- mente foi compelido a repassar parte de seu patrimônio ao Fisco.

De todo modo, aguarda-se que o STF acolha os argumentos dos contribuintes e ao lançar mão de todos os critérios de interpreta- ção para defi nir o que venha a ser segurança jurídica no caso concreto, faça prevalecer, antes de tudo, o conceito de Justiça!

VICTOR MAIZMAN é advogado e consul- tor jurídico tributário e Professor em Direito Tributário

Entre o Direito e a Justiça

(3)

ECONOMIA - P

G

3

www.estadaomatogrosso.com.br

JORNAL ESTADÃO MATO GROSSO

CUIABÁ, SÁBADO a SEGUNDA-FEIRA, 6 a 8 de NOVEMBRO de 2021

A geração de energia solar aumentou durante a crise hídrica deste ano e tem fomentado a criação de empregos em Mato Grosso ENERGIA FOTOVOLTAÍCA

Instalações e empregos crescem

Priscilla Silva

A geração independen- te de energia elétrica a partir de painéis solares está mais democrática e tem movimentado o mer- cado de trabalho em todo país. Só na capital mato- -grossense, Cuiabá, quase 3 mil instalações foram realizadas até agosto, com geração de quase 12 mil empregos. Com perspec- tivas de bater recordes de instalação em 2022, o se- tor pode enfrentar difi cul- dades em encontrar mão- -de-obra qualifi cada.

“Esse ano, já no mês de agosto, superamos todo ano de 2020. Se tirarmos por base mais de 3 mil instalações, só em Cuiabá, e que cada instalação em campo movimenta quatro pessoas, empregamos mais de 12 mil pessoas, só nes- te ano”, calcula Merivaldo Britto, empresário do setor em Mato Grosso.

O problema é que essa mão-de-obra está em falta e quem procura formação na área tem grandes chan- ces de contratação. “Há ne- cessidade de eletricistas es-

pecializados em instalação;

profi ssionais técnicos e de nível superior, como enge- nheiro com capacitação em energia renováveis”, cita.

Oportunidades em áre- as de apoio, como con- sultor comercial, também demandam preparação.

“Precisa ter conhecimento em inúmeros produtos que irão representar e apresen- tar ao consumidor fi nal. Ou seja, a demanda por traba- lhadores ocorre em todos os níveis, da prestação de serviços de limpeza a car- gos de gerência e direto- ria”, avisa.

Com o aumento das instalações, a falta de mão-de-obra já começa a refl etir sobre o setor

Tony Winston/Agência Brasília

A expectativa de maior consumo de energia solar para o próximo ano é base- ada na votação do Projeto de Lei (PL-5829). O texto já tem aprovação da Câmara dos Deputados e está na lis- ta de trabalhos do Senado Federal, com previsão de entrar na pauta ainda neste ano.

“É o marco legal da ge- ração distribuída, onde en- globa a fonte solar. Depois de aprovado e sancionada a lei, teremos um ano de

‘carência’ aos novo consu- midores”, avalia. Durante o período, quem aderir ao sistema solar terá a garan- tia de benefícios até 2040, como pagar menos pelo uso da rede de transmissão.

Para impulsionar ainda mais o setor solar em Mato Grosso, empresários orga- nizam o evento “Cuiabá So- lar Expo ‒ Feira de Energia Solar Fotovoltaica de Cuia- bá”. Realizado entre os dias 23 e 25 de novembro, no Centro de Eventos da Acri- mat, o evento deve tirar dúvidas dos consumidores e criar oportunidades de negócios.

“A feira vai reunir for- necedores que poderão orientar os consumidores residenciais, comerciais e da área rural a comprar e implantar o sistema foto- voltaico na sua residência, comércio ou fazenda. A adesão a energias alterna- tivas é uma tendência, é o futuro do consumo mun- dial. E Mato Grosso, por conta de seu potencial em

energia solar, deve crescer muito nesse segmento”, destaca Alcimar Moretti, organizadora do evento.

POTÊNCIA INSTALADA - Segundo a Agência Nacio- nal e Energia Elétrica (ANE- EL), a energia solar teve ou- tro patamar alcançado nos últimos dias de outubro:

superou os 4 GW de po- tência instalada em usinas de geração centralizada no país. Somados aos 7,3 GW de potência instalada de geração distribuída, a fonte solar alcançou 11,3 GW de potência instalada.

A prestação de serviços de instalação ou manuten- ção de sistema solar subiu ao mesmo tempo em que a conta de energia elétrica fi cou mais cara no Brasil.

A crise hídrica e o esvazia- mento dos reservatórios das hidrelétricas obrigaram o governo federal a instituir nova bandeira tarifárias de escassez, com custo adicio- nal de R$ 14,20 a cada 100 kWh (quilowatts-hora).

“Com isso, a alternativa de gerar sua própria ener- gia fi cou ainda mais atrati- va. As facilidades de fi nan- ciamento ofertadas pelas

instituições fi nanceiras também contribuíram para que mais pessoas insta- lassem seu sistema solar”, completa.

Esse aquecimento do setor pode ser observado em números no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Conforme a Câmara de Co- mercialização de Energia Elétrica (CCEE), só na 1ª quinzena de outubro, a pro- dução de energia a partir de usinas solares fotovol- taicas cresceu 46,6%. “Para 2022, acreditamos em nú- meros bem maiores”, prevê o engenheiro eletricista.

OPORTUNIDADES

Principais oportunida- des no mercado Solar foto- voltaico para 2022 em Mato Grosso:

-Sistema híbridos solar x gerador (Nas regiões de extração mineral);

-Sistema solar fotovol- taico on grid com uso de ba- teria em horário de ponta;

-Sistema solar fotovol- taico voltado para o setor do agronegócio;

-Prestação de serviços à pequeno produtor (coope- rativas e associações);

-Prestação de serviços em condomínios.

(65) 3901-4700 (65) 99210-0032

CENTRAL DE ATENDIMENTO

www.sabin.com.br/novembroazul

Dr. Jerolino Lopes Aquino - CRF/MT 028

Confira novo cardápio nas Unidades Jd. Cuiabá e Jd. das Américas

Desjejum de exames agora tem o tradicional bolo de queijo e

bolo de arroz Cuiabano

O nosso

(4)

P

G

4 - POLÍTICA

www.estadaomatogrosso.com.br

JORNAL ESTADÃO MATO GROSSO

CUIABÁ, SÁBADO a SEGUNDA-FEIRA, 6 a 8 de NOVEMBRO de 2021

Política de tolerância zero contra crimes ambientais de Mato Grosso é apontada como referência por outros Estados da Amazônia Legal CÚPULA DO CLIMA

MT é protagonista na preservação

Felipe Leonel

Representando Mato Grosso no painel ‘Amazônia Real’ da 26ª Conferência do Clima em Glasgow, Es- cócia, a secretária de Esta- do de Meio Ambiente, Mau- ren Lazzaretti, apresentou dados que demonstram a redução de crimes ambien- tais e queimadas ilegais no estado. O evento foi realiza- do no Pavilhão Brasil, onde Mauren sustentou que a es- tratégia de ‘tolerância zero’

adotada por Mato Grosso está dando certo.

Diante da comunida- de internacional, a secre- tária lembrou que a área preservada de Mato Gros- so soma mais de 560 mil quilômetros quadrados (km²), o que corresponde ao território de três países:

Nova Zelândia, Dinamarca e Reino Unido. Mato Gros- so tem mais de 62% de sua área preservada e abriga

os biomas Pantanal, Cerra- do e Amazônia. Esses três biomas são considerados vitais para conter o aqueci- mento do planeta.

Mauren destacou que o Estado tem trabalhado para fazer do desenvolvi- mento sustentável uma po- lítica para coordenar todas as outras ações.

“O Estado investe em tecnologia, na integração das Forças de Segurança e na cooperação entre órgãos para o enfrentamento das ilicitudes. E o resultado já se verifica em números. Redu- zimos em 20,5% o desmata- mento no estado e contri- buímos significativamente para a redução dos índices de desmatamento da Ama- zônia", afirmou a secretária.

Mauren também lem- brou o sistema de monito- ramento feito pelos saté- lites Planet, adquirido por Mato Grosso com recursos do Programa REM, que permite às autoridades mo- nitorar e identificar respon- sáveis por eventuais crimes ambientais no estado.

"Fomos notícia ano passa- do em virtude dos incêndios, principalmente no Pantanal, mas neste ano reduzimos os focos de calor em 83% no Pantanal, 52% em todo o estado, em comparação com o ano passado. Houve redu-

No painel ‘Amazônia Real’, Mauren destacou que território preservado de Mato Grosso é maior que três países

Assessoria

sido o 'estado da arte' para outros estados do ponto de vista de incremento tec- nológico para o monitora- mento e também nas alter- nativas para integrar esse aumento bem vindo da capacidade de produção, e usar esse instrumento efetivo de segurança con- tra as atividades ilegais", disse.

Taveira também desta- ca a importância da união dos Estados da Amazônia e observa que quando um estado aumenta a sua capacidade de coibir os crimes ambientais, os ou- tros que estão nas mar- gens sofrem uma maior pressão por desmata- mento.

"É importante pensar em estratégias de comba- te ao desmatamento de forma integrada, e Mato Grosso tem sido uma gran- de referência para nós", afirmou.

ção de 14% em comparação com a média dos últimos 10 anos", explica.

O protagonismo de Mato Grosso na preser- vação do meio ambiente

também foi reforçado por secretários de outros Esta- dos durante o evento. O se- cretário do Amazonas, Edu- ardo Taveira, destacou que a eficiência de Mato Grosso

no combate aos crimes am- bientais tem pressionado os demais para aumenta- rem suas capacidades.

"Acho importante des- tacar que Mato Grosso tem

Felipe Leonel

O Ministério Público de Mato Grosso ‘desistiu’

de pedir o bloqueio de R$

16 milhões do prefeito afastado Emanuel Pinhei- ro (MDB), investigado na Operação Capistrum, que apura contratação de ser- vidores temporários em troca de apoio político.

A manifestação do Minis- tério Público foi feita em petição protocolada na última quinta-feira (4).

A desistência ocorreu em razão da mudança na Lei de Improbidade Ad- ministrativa, feita através da lei nº 14.230 de 2021.

A nova lei estabeleceu que o Ministério Público teria que comprovar que

o investigado estaria ‘di- lapidando’ - vendendo ou passando para o nome de terreiros - seu próprio patrimônio para evitar o ressarcimento aos cofres públicos.

Na petição inicial, o MP havia pedido o blo- queio, mas o juiz Bruno D’Oliveira Marques afir- mou que, para autorizar o bloqueio, seria neces- sária uma ‘emenda’ na petição apontando os in- dícios de dilapidação do patrimônio, já que a alte- ração na lei era recente.

“Considerando que o Ministério Público, por hora, no exíguo prazo concedido, ainda não reu- niu elementos capazes de ajustar o pedido de indis-

ponibilidade de bens com fulcro na nova Lei, este órgão de execução se ma- nifesta no sentido de que não emendará a inicial, no que tange a pretensão cautelar de indisponibili- dade de bens”, diz trecho do documento.

Por outro lado, o MP reforça que as provas de práticas de improbidade administrativa são “con- tundentes”. Na mesma petição, o Ministério Pú- blico juntou aos autos um documento do Sindica- to dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed), onde alertou o Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre as possíveis irregu- laridades nos pagamen- tos do prêmio saúde.

NOVA LEI

Sem provas, MP desiste de bloquear R$ 16 milhões

Felipe Leonel

A desembargadora Ma- ria Aparecida Ribeiro, presidente do Tribunal de Justiça em substituição legal, negou pedido fei- to pela defesa do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e manteve o afastamento do gestor. Emanuel está afas- tado de suas funções de prefeito da Capital desde o dia 19 de outubro, após a deflagração da Operação Capistrum, que investiga a suposta contratação irre- gular de servidores tem- porários em troca de apoio político.

"Ante o exposto, indefi- ro o pedido de suspensão da liminar deferida na Ação Civil Pública n. 1031787- 89.2021.8.11.0041, em

trâmite perante a Vara Es- pecializada de Ação Civil Pública e Ação Popular da Comarca da Capital, formu- lado por Emanuel Pinhei- ro", diz o documento.

A defesa do prefeito alegou a questão da con- tratação de servidores tem- porários tem crescido nas gestões anteriores, além de que o MP deveria mostrar a "efetiva ingerência do re- querente nessas contrata- ções e pagamentos", além de demonstrar evidência de "ganho político ou de eventual troca de favores decorrente das contrata- ções/pagamentos".

Emanuel também sus- tenta que o afastamento é uma "grave lesão à ordem pública desencadeada pela decisão impugnada, que

afrontou a soberania po- pular e democrática ao ver- dadeiramente cassar, sem justificativa idônea, milha- res de votos outorgados ao requerente pela população de Cuiabá”.

A desembargadora Ma- ria Aparecida Ribeiro, por outro lado, entendeu que o afastamento não tem o condão de provocar grave lesão à ordem pública e, por isso, não justifica a de- cisão analisada. Maria Apa- recida Ribeiro ainda disse que o prefeito poderá diri- mir as questões sobre seu afastamento por meio das vias ordinárias.

Também sustentou que, mesmo com o afastamen- to, a administração pública continua em pleno funcio- namento.

OPERAÇÃO CAPISTRUM

TJ nega recurso e mantém afastamento de Emanuel

ENCERRAMENTO DE PRAZO PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE NA LOCAÇÃO DE IMÓVEL DESTINADO

À INSTALAÇÃO DA AGÊNCIA TAPURAH/MT

A Caixa Econômica Federal torna público o encerramento da sua pesquisa de mercado para compor estudos quanto à viabilidade na locação de imóvel pronto ou a construir no município de Tapurah/MT. A publicação de interesse ocorreu no Jornal Estadão do MT, Página 4, Política na data de 07/out/2021.

MINISTÉRIO DA ECONOMIA

LOCAÇÃO DE IMÓVEL DESTINADO À INSTALAÇÃO DE AGÊNCIA DA CAIXA AG MORADA DO OURO, CUIABA/MT

A Caixa Econômica Federal torna público sua pesquisa de mercado para compor estudos quanto à viabilidade na locação de imóvel pronto ou a construir, localizado da Avenida Mario Augusto Vieira até Avenida Thome Fortes, Da Avenida Mario Augusto Vieira até Avenida Tancredo Neves, da Avenida Thomé Fortes até Avenida Dr Vicente Emilio Vuolo, da Avenida Dr Vicente Emilio Vuolo até Avenida Tancredo Neves e em qualquer rua dentro do quadrilátero citado no município de CUIABA/MT. O imóvel deve possuir documentação regularizada junto aos órgãos públicos, ter idade aparente de até 10 anos, possuir área de 750 m²,aproximadamente com pé direito mínimo de 3,5m, em um único pavimento (térreo), com vão interno livre de colunas.

Deverá possuir sanitários e área de estacionamento, conforme exigências da Prefeitura local.

No caso de imóvel a construir, a construção deverá obedecer todas as normas e legislação aplicáveis. Os interessados devem encaminhar carta de manifestação de interesse na possível locação e indicação do imóvel, contendo: 1) Endereço completo do imóvel, área construída em m² e dados para contato oferta do imóvel assinada; 2) Registro Geral de Imóveis (RGI) em nome do proponente; 3) Fotos do imóvel; 4) Planta baixa com área (se houver). Os documentos devem ser enviados através do e-mail CEOGI04@CAIXA.GOV.BR e os documentos originais entregues no endereço: Rua das Marrecas, no 20 – 12o Andar – Torre 3 – Centro – Rio de Janeiro/RJ – CEP 20.031-120 ou em qualquer Agência da CAIXA, destinado à CEOGI, aos cuidados de Marcia Belem ou Euti Andreassa. Esclarecemos que a pesquisa de mercado ficará aberta ao recebimento das ofertas de imóveis até que se torne público o seu encerramento.

MINISTÉRIO DA ECONOMIA

Da redação

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) entrou com ação no Tribunal de Justiça, na quinta-feira (4), para anular o proces- so seletivo de contratação de professores e funcio- nários interinos lançado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na semana passada. Lúdio ar- gumenta que o Edital Nº 008/2021/GS/SEDUC/MT burla a realização de con- curso público para a rede estadual de Educação, bem como o concurso já reali- zado em 2017, que ainda está em vigência, além de excluir pessoas do grupo de risco para covid-19 e ter sido copiado de um edi- tal do Espírito Santo.

“O edital traz uma sé- rie de erros e ilegalidades.

Um dos grandes absurdos desse seletivo é proibir a

contratação de pessoas do grupo de risco para co- vid-19. Isso significa que uma pessoa com diabetes, por exemplo, não poderá trabalhar em uma escola estadual. Não tem sentido um seletivo como esse en- quanto centenas de interi- nos aguardam nomeação.

Além disso, a Seduc já tem a tradição de contratar in- terinos por contagem de pontos, realizada sem cus- to nenhum para o Estado e para os trabalhadores.

Com o edital, querem in- clusive cobrar pelas inscri- ções”, disse Lúdio.

Na ação popular, Lúdio pede liminar para suspen- der o edital, acabar com a restrição para contratar pessoas do grupo de risco, realizar a contratação de interinos por meio do Pro- cesso de Atribuição Seduc (contagem de pontos, sem custo para a secretaria e

para os candidatos), e no- mear os aprovados no ca- dastro de reserva e os habi- litados no concurso público realizado em 2017.

Lúdio observou que cerca de 400 pessoas ain- da aguardam nomeação do concurso da Seduc de 2017 nos cargos de profes- sor, técnico administrativo educacional e apoio ad- ministrativo educacional.

Enquanto isso, 15.701 pro- fissionais atuam na rede estadual de Educação com contratos temporários, o que corresponde a 45%

do total de 34.548 pro- fessores e funcionários da Educação de Mato Grosso, conforme informações do Portal da Transparência.

Na ação, Lúdio citou ainda que o seletivo está sendo realizado pelo Ins- tituto Selecon, empresa privada contratada por dispensa de licitação, “em

SUSPEITA DE IRREGULARIDADES

Lúdio tenta barrar processo seletivo da Seduc

detrimento da própria Se- duc que tradicionalmente realiza sem ônus o sele- tivo, e até de instituições públicas que poderiam realizá-lo, como a UNE- MAT, UFMT, IFMT, dentre outras”.

Lúdio Cabral apresen- tou também o Projeto de Decreto Legislativo nº 11/2021, na sessão de quarta-feira (3), para sus- tar os efeitos do edital, pois o seletivo discrimina pessoas do grupo de risco.

“Isso significa dizer que pessoas que se enquadrem como idosos, hiperten- sos, diabéticos, com do- ença respiratória crônica (asma), doença autoimune, gestantes, dentre outros, vacinadas ou não com imunizante da covid-19, não poderão se inscrever no processo seletivo para contratação de temporá- rios”, observou.

(5)

CIDADES - P

G

5

www.estadaomatogrosso.com.br

JORNAL ESTADÃO MATO GROSSO

CUIABÁ, SÁBADO a SEGUNDA-FEIRA, 6 a 8 de NOVEMBRO de 2021

A Campanha foi prorrogada até o dia 30 de novembro. Doses estão disponíveis nos Postos de Saúde

Mais de 40 mil adolescentes e crianças se imunizaram em MT

POLÍCIA

MULTIVACINAÇÃO

Brenda Closs*

A Campanha Nacional de Multivacinação foi pror- rogada até o dia 30 de no- vembro pelo Ministério da Saúde. Em todo o mês de outubro, foram aplicadas 4.322.305 de doses em crianças e adolescentes com idades entre 0 a 15 anos.

Desse montante, 110.827 vacinas foram aplicadas em mato-grossenses.

Segundo dados do Lo- caliza Sus e da Secretária Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), o estado já vacinou 44.864 crian- ças e adolescentes. A cam- panha de multivacinação tem o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação desse público, por isso o número de doses aplica- das é maior que o da po- pulação alvo.

As vacinas disponíveis nos Postos de Saúde da Fa- mília (PSFs) são: BCG (que é tomada nos primeiros dias de vida, evitando a tu- berculose); Hepatite A e B;

Pentavalente (que combate

uma vacina. Além dela, a poliomielite também está erradicada na maioria dos países ocidentais.

O médico infectologis- ta Luciano Correa salienta a importância de crianças e adolescentes se imuni- zarem, principalmente as que estão em idade escolar, para que se evite a dissemi- nação nas escolas.

"Tem que vacinar sim.

[A vacina] é um dos me- canismos que evita a dis- seminação de doenças no ambiente escolar. (...).

Nenhuma vacina garante 100% de eficácia. O objeti- vo delas é garantir o poder imunogênico para a gran- de maioria da população, estamos falando de saúde pública", assegurou.

Como a campanha na- cional foi prorrogada até do dia 30 de novembro, a expectativa é que mais crianças e adolescentes sejam vacinados e, conse- quentemente, a meta do PNI seja atingida.

Estagiária sob a supervi- são da editora Cátia Alves *

Mak Lucia

Uma operação da Polícia Federal deflagrada na ma- nhã desta sexta-feira, 5 de novembro, em Cuiabá, inves- tiga rádios clandestinas que estariam passando informa- ções para presos na Peni- tenciária Central do Estado (PCE). A ação é resultado de uma força-tarefa da seguran- ça pública entre as Polícias Civil, Federal e Militar. Fo- ram cumpridos dois manda- dos de busca e apreensão.

Durante as buscas, fo- ram encontrados docu-

mentos que comprovam a participação de familiares de presos, que contribuí- am para o funcionamento clandestino dessas ‘emis- soras’. Esse era o meio que os familiares manti- nham contato com os de- tentos.

As investigações apon- tam ainda que essas rádios faziam parte de esquema de facções criminosas.

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Fede- ral, a força-tarefa entre po- lícias visa combater ações criminosas no Estado.

OPERAÇÃO MENSAGEIRO

Rádios clandestinas são

fechadas em operação da PF

a difteria, tétano, coque- luche, a Haemophilus in- fluenzae B e a hepatite B);

Pneumocócica 10 valente (que previne pneumonias, meningites, otites e sinu- sites); VIP (Vacina Inativa- da Poliomielite); Rotavírus Humano (protege contra a diarreia causada pelo ro- tavírus); Meningocócica C (que previne a meningite meningocócica tipo C).

Além disso, estão dispo- níveis também as doses de reforço de alguns desses imunizantes como: VOP (Vacina Oral Poliomieli- te), febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (sa- rampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bac- teriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomaví- rus Humano).

Em Cuiabá, 16.911 va- cinas foram aplicadas em 7.188 crianças e adoles- centes. As três vacinas mais aplicadas, até o momen- to, são a meningocócica (2.443 doses); poliomielite (2.253 doses); e penta- valente (2.007 doses). O quantitativo representa 63,79%, 64,17% e 66,40%, respectivamente, da cober- tura vacinal.

Várzea Grande, segun- da cidade mais populosa do estado, as três vacinas também foram ‘campeãs’

nas cadernetas de vacina- ção do público alvo. Foram

administradas 8.966 doses em 4.013 pessoas. Polio- mielite (1.264 doses); me- ningocócica (1.239 doses);

e pentavalente (1.150 do- ses), constituindo 64,05%, 60,09% e 59,61%, respec- tivamente da cobertura vacinal.

Já em Sinop (577 km da capital), 7.913 doses foram aplicadas. Diferentemente da Região Metropolitana, o imunizante mais aplicado por lá foi o da febre amare- la, com 1.006 aplicações, o que representa 74,36% da cobertura vacinal.

Até o momento, 4.635 doses foram ministradas entre 2.206 crianças e ado- lescentes de Rondonópolis (214,6 km de Cuiabá), que recentemente passou por um surto de gripe. O muni- cípio promoveu uma cam- panha à parte para vacinar também crianças com ida- de entre zero e nove anos com o imunizante H1N1.

ERRADICAÇÃO DE DOENÇAS - O Programa Nacional de Vacinação (PNI) estipula a meta de que 90% do público alvo seja vacinado para que se atinja a imunidade co- letiva, ou efeito rebanho.

Com a meta atingida, fica mais difícil a disseminação da doença, levando a er- radicação da mesma. Isso ocorreu com a varíola, a primeira doença infeccio- sa erradicada por meio de

Mak Lucia

Gabriel Moraes Barbo- sa, 1 ano e 5 meses, morreu após uma televisão cair so- bre ele na noite desta quin- ta-feira, 4 de novembro, no município de Lucas do Rio Verde (331 km de Cuiabá).

A criança subiu em cima da rack e o objeto caiu, cau- sando vários ferimentos.

Conforme consta no boletim de ocorrência, a criança estava brincando no momento em que subiu no móvel. Os pais contaram que o menino se desequili- brou caindo no chão e a

TV de 29 polegadas (tubo) caiu sobre ele.

A mãe e outros familia- res de Gabriel, que estavam em outro cômodo da casa, o levaram para o hospital.

Já na unidade, o menino recebeu os primeiros so- corros, porém, não resistiu a gravidade dos ferimentos e faleceu.

A Polícia Civil foi acionada para fazer a li- beração do corpo. Eles também abriram uma in- vestigação e devem ir até à residência da família para verificar como o aci- dente aconteceu.

FATALIDADE

Garoto de um ano morre após TV cair sobre ele

As rádios eram mantidas pelas famílias dos detentos que usavam os locais para se comunicar com eles

Reprodução

Mak Lucia

Bandidos assaltaram uma casa no bairro Resi- dencial Coxipó na noite desta quinta-feira, 4 de no- vembro, em Cuiabá. Duran- te a ação, os três suspeitos entraram armados e amea- çaram matar os ocupantes da residência. Na fuga, um dos bandidos foi baleado e está em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Segundo o boletim de ocorrência, tudo começou quando policiais em rondas nas proximidades do bairro Pedra 90, receberam via rádio a informação de uma casa no bairro vizinho ha- via sido roubada, e que os bandidos levaram um veí- culo Renault Oroch.

Os militares avistaram o mesmo veículo indo em direção ao bairro Pedra 90, e ao perceberem a aproximação da polícia, fugiram em alta velocida- de em uma rua de chão do bairro Nova Esperança I. Ao perderem o controle do veículo, os suspeitos se embrenharam na mata e efetuaram disparos contra a guarnição. Os policias re- vidaram os disparos.

Foi acionado mais via- turas para que um cerco

policial fosse realizado no local. A polícia conseguiu imobilizar um dos crimino- sos, que acabou entregan- do os outros comparsas, informando onde cada um morava.

Durante as diligências, a PM chegou até a casa do pai de um dos suspeitos. No local, ele informou que o fi- lho havia acabado de ligar pedindo ajuda para ele ir busca-lo nas proximidades da Avenida das Torres, e que ele cometeu um assalto e precisava de ajuda.

Os militares avistaram os suspeitos que ainda es- tavam em fuga próximo do campo de futebol do Nova Esperança I, esses ao avis- tarem a guarnição começa- ram a correr de volta em di- reção a uma área de mata, sempre efetuando disparos demonstrando a intenção de ferir os policiais e de não se render à prisão.

Durante a troca de tiros, o suspeito entregue pelo pai, acabou sendo atingido duas vezes. O outro suspei- to fugiu. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi acionada e o suspeito encaminhado para o HMC.

No veículo roubado foi encontrado duas televisões e com o suspeito baleado a carteira da vítima.

ASSALTO FRUSTRADO

Assaltante é baleado ao trocar tiros com a polícia

Todas as unidades básicas de saúde estão aplicando vacinas da campanha de mutivacinação

Gustavo Duarte/ Prefeitura de Cuiabá

Da redação

70% da população aci- ma de 18 anos em Cuiabá estão imunizadas contra o covid-19. Isso significa que mais de 306 mil pessoas tomaram as duas doses ou dose única da vacina na ca- pital. Em relação à primei- ra dose, cerca de 90% da população adulta já está vacinada, o que corres- ponde a mais de 395 mil cidadãos imunizados com a primeira dose.

No caso dos adolescen- tes de 12 a 17 anos, em um mês de vacinação, já foram vacinados 58% da meta, ou seja, pouco mais

de 30 mil pessoas dentro deste público.

“Chegamos a um pa- tamar bastante esperado por nós que trabalhamos na área da saúde. Para os epidemiologistas, al- cançar 70% da popula- ção vacinada indica que o vírus terá muito mais dificuldade para se propa- gar. Desta forma, diminui drasticamente a sintoma- tologia e a facilidade de transmissão. É importan- te enfatizar que, quanto mais gente totalmente va- cinada, melhor para toda a população e pior para o vírus”, explicou Flavia Gui- marães, gerente da Vigi-

lância Epidemiológica.

Neste momento não há mais cadastros no site Va- cina Cuiabá, então os ado- lescentes de 12 a 17 anos e pessoas a partir de 18 anos que não tomaram a primei- ra dose podem fazer o ca- dastro e ir direto a um polo de vacinação, sem precisar aguardar agendamento.

“Ainda falta 42% da es- timativa de adolescentes para serem vacinados e 10% do público acima de 18 anos. Pedimos que estas pessoas procurem o quan- to antes os polos de vacina- ção para que possamos al- cançar 100% a população o quanto antes”, disse Flavia.

CONTRA A COVID

70% da população está vacinada

A campanha de imuni- zação está vacinando ain- da pessoas com a segunda dose, para aqueles que to- maram a primeira há pelo menos 56 dias, tanto de As- trazeneca quanto de Pfizer.

Também estão sendo vaci- nados com a dose de refor- ço os idosos a partir de 60 anos e os trabalhadores da saúde. Esses dois grupos precisam ter no mínimo 6 meses que tomaram a se- gunda dose para tomarem a dose de reforço. Os imu- nossuprimidos também devem buscar a dose de re- forço, mas no caso deles a vacina deve ser tomada 28 dias após a segunda dose.

(6)

P

G

6 - ESPORTES

www.estadaomatogrosso.com.br

JORNAL ESTADÃO MATO GROSSO

CUIABÁ, SÁBADO a SEGUNDA-FEIRA, 6 a 8 de NOVEMBRO de 2021

RETA FINAL

Sem tempo para lamentar ou relaxar

Da redação

O técnico Jorginho, do Cuiabá, não perdeu tempo lamentando os dois pontos perdidos no empate sem gols contra a Chapecoense na noite de quinta-feira (4), na Arena Pantanal. Nem pode. O Dourado vem em- balado em um calendário apertado de jogos e já en- caminhou nesta sexta-feira (5) os detalhes para enfren- tar o Ceará no domingo (7), na Arena Castelão.

Em entrevista coletiva virtual, Jorginho exaltou o desempenho de sua equi- pe, reconheceu os méritos do adversário e destacou os efeitos positivos de um jogo em que o Cuiabá foi superior em campo, mas não conseguiu a vitória.

“Claro, nós perdemos dois pontos em casa, mas nós somamos um ponto.

Isso é muito importante. A gente não pode imaginar o quanto esse ponto pode ser precioso lá na frente.

Não deixamos de somar. A gente tá em busca da nos- sa permanência e estamos mais próximos ainda do que no jogo passado. [...]

Faltam oito jogos. São 24 pontos e eu acredito, since- ramente, que a gente pode

somar cinco pontos nesses oito jogos”, disse o treina- dor.O calendário aperta- do já começa a cobrar seu preço do Dourado. Após perder Auremir devido a problemas musculares, o Dourado também não pode contar com Clayson na par- tida contra a Chape. Segun- do Jorginho, o jogador sen- tiu fortes dores no musculo posterior da coxa e poderia ter uma lesão ainda pior se jogasse a partida. “Ele realmente não conseguia de jeito nenhum. Se esse jogador vai, a gente perde ele durante todo esse perí- odo agora, que faltam oito jogos”.

O talento criativo de Clayson fez falta contra a Chape. Sem ele, Jorginho precisou improvisar com Felipe Marques, um joga- dor com característica de velocidade, que não encon- trada espaço para penetrar na defesa adversária. Fez boas jogadas, mas acabou sendo substituído por Dani- lo Gomes, que também não mudou muito a situação.

“Eles colocaram basi- camente nove jogadores [defesa], ficava apenas o atacante, então dificultou muito”, explicou Jorginho.

“Não foi falta de criativida- de, foi realmente falta de espaço para jogar”, emen- dou, mais à frente.

Contra o Ceará, no do- mingo, Jorginho deve en- frentar uma situação di- ferente. O técnico Tiago Nunes, que comanda o alvi- negro do Nordeste, tem um estilo de jogo mais proposi- tivo, o que deve permitir ao

Cuiabá tentou e fez 14 finalizações, mas não conseguiu furar a defesa da Chape

AssCom Dourado

MALHAÇÃO GLOBO – 17H35

Segunda-feira (8) – João fica exultante com seu namoro com Bian- ca. Karina tenta decifrar a senha do celular de Lobão. A Galera da Ribal- ta e Mari são os finalistas da Batalha Musical, e Sol e Pedro concordam em adiar a conversa com a banda. Kari- na descobre que a senha do telefone de Lobão é a data de aniversário de Gael. Jeff comemora o sucesso de Mari, e Wallace apoia Sol. Karina liga para Gael do celular de Lobão e afirma que o ama. João conta para Gael que está namorando Bianca. Karina lê uma mensagem de Ernesto para Lobão.

NOS TEMPOS DO IMPERADOR Globo – 18h15

Segunda-feira (8) – Tonico se re- volta contra Pilar e Dolores por conta do novo testamento de Eudoro. Zayla finge para Olu e Cândida que desistirá de Samuel. Luísa revela a Teresa que Nino está enganando Celestina. Hilário e Prisca tentam convencer Vitória a se casar com Quinzinho. Gastão concorda com Tonico sobre uma possível guerra com o Paraguai, e Caxias se preocupa.

Isabel e Luísa visitam Guebo. O plano de Lupita dá certo e Lota agarra Quinzi- nho. Isabel se decepciona com Gastão.

Samuel rejeita Zayla, e Tonico a confor- ta. Bernardinho flagra Quinzinho e Lota se beijando e agride o homem.

PEGA PEGA Globo – 19h15

Segunda-feira (8) – Antônia afirma a Domênico que está deixando a polí- cia porque ama Júlio. Lígia sugere que ela e Athaíde fujam do país. Sandra Helena conta a Agnaldo que acredi- ta que Aníbal esteja envolvido com a morte de Mirella. Dom pede a Tânia que fique de olho em Sabine. Maria Pia garante a Malagueta que sempre estará a seu lado. Sandra Helena pro- cura Eric para falar sobre a morte de Mirella.

RESUMO DE NOVELAS

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade

de cada emissora.

Os capítulos que vão ao ar estão sujeitos a eventuais reedições

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de

responsabilidade de cada emissora - Os capítulos que

vão ao ar estão sujeitos a eventuais reedições.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 7

Olá, em italiano

Santo (?), cidade de Caetano

(BA)

Tecido de cortinas Peças que

formam a corrente

Veia que chega ao coração

(Anat.) Virtude

fraca em (Bíblia) Tomé

Miguel Falabella,

em "Sai de Baixo"

Chutar o (?):

abandonar Falta de

sorte Elevado Remo, em

inglês

Rogério (?), ex-goleiro África do Sul (sigla)

Ceará (sigla) Tribunal eleitoral Subs-

tância extraída de algas As expressões

usadas no dia a dia

Abreviatura de túmulos Caloria (símbolo)

Circunda o tambor Livro dos judeus Jogar a

última (?):

fazer a ten- tativa final Condição

atribuída à vida Hábil;

perspicaz (fig.) Gracejos

"(?) Você", sucesso de Frejat

Pó (gíria) Máquina

de tecer O mapa

elaborado astrólogospor

O grupo de pessoas com menor renda e es- colaridade Instrumento de ma-

quiadores Adminis-

tração de materiais e recursos da empresa

Time dos EUA pelo qual jogou

Pelé Companhia

(abrev.)

Raciocínio enganoso

"Trabalho", em OIT

Brisa Erva mais comum na salada

Que pode ser adiado Noroeste

(abrev.) Amigo da Tina e da Pipa (HQ) indígenas:(?) são de- marcadas

pela Funai

C A A B

L O G I S T I C A

G A L A N T E I O S

P O R R A C E

I Q C A R T DA A

S U T I L R I

P DA

D I V A C E N I

E A O R A A R

C I A A TO L A

C O S M O S R MI A

N A A B A DE L

T E R R A S F

S RO

L O Z C CO A

N O F A L A IA C

P O S T E R AV G E L 3/oar. 4/ágar — cava — ciao. 6/cosmos.

Cuiabá atuar como gosta, com velocidade e apostan- do no contra-ataque.

Cuiabá e Ceará se en- frentam às 19h30, na Are- na Castelão. Os dois times vivem situações parecidas no Brasileirão, mas o Dou- rado está três pontos à frente do Ceará na luta con- tra o rebaixamento.

Agência Brasil

O atacante Vinícius Jú- nior, atualmente no Real Madrid, foi convocado nes- ta sexta-feira (5) pelo técni- co Tite a retornar a seleção brasileira para os próximos dois confrontos pelas Elimi- natórias Sul-Americanas da Copa do Mundo do Catar.

Ele substituirá Roberto Fir- mino, do Liverpool (Ingla- terra), cortado hoje, depois de avaliação de Rodrigo Lasmar, médico da seleção, que confirmou lesão mus- cular na coxa esquerda.

Firmino se machucou na última quarta (3), na vitória dos Reds sobre o Atlético de Madrid (2 a 0), pela Liga dos Campeões. Segundo Lasmar, “a lesão impede o atleta de participar dos trei- nos e jogos da seleção nas próximas semanas”.

Também na última quarta (3), Vinícius Júnior brilhou pelo Real, ao dar assistências nos gols da vitória por 2 a 1 sobre o Shakhtar Donetsk (Ucrâ- nia). A ausência do atacante na convocação de Tite, na última sexta (29), desenca- deou uma série de críticas.

Na ocasião, Tite chegou a

elogiar Vinícius pela boa temporada na Europa.

"Vinicius Junior, um grande jogador, com po- tencial de crescimento im- pressionante, num grande momento no clube, que concorre naqueles atletas, digamos assim, atacantes agressivos. Agudo, o ponta que vai para dentro. O de- sempenho e a oportunida- de que Raphinha e Antony tiveram, foi um momento importante para a convo- cação, com todo o respeito nessa concorrência leal que a gente procura", disse Tite durante coletiva.

O escrete canarinho, lí- der na tabela de classifica- ção das Eliminatórias, entra em campo na próxima quin- ta (11), contra a Colômbia,às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo. No dia 16 enfren- ta a Argentina, na casa dos hermanos, em San Juan.

Em 11 jogos disputados até o momento, o Brasil soma até o momento dez vitórias e um empate. Tem 31 pontos, seis a mais que a Argentina, segunda coloca- da. Na terceira posição está o Equador (17 pontos) e em quarto a Colômbia (16).

ELIMINATÓRIAS

Tite chama Vini Jr.

após corte de Firmino

Referências

Documentos relacionados

PREGÃO ELETRÔNICO N° 048/2021 REGISTRO DE PREÇOS N° 040/2021 Objeto: Pregão Eletrônico com Registro de Preço para contratação de empresa para o fornecimento de

A Prefeitura Municipal De Confresa/Mt Torna Pública, Para O Conhecimento Dos Interessados, O Resultado Do Proces- so Licitatório Na Modalidade Pregão Presencial Srp Nº

Distrital de Futebol 1ª Divisão Parque Desportivo da Gafanha da Encarnação Participação do CAPGE, Clube da Associação de Pais da Gafanha da Encarnação – Clube de Natação

Tabela 11 - Atividade antimicrobiana de filmes contendo a substância antimicrobiana produzida pelo isolado Lactobacillus curvatus LC254 ao longo de 10 dias,

Trata-se de controle prévio de regularidade quanto ao Pregão Presencial n. 01/2021, realizado pelo Município de Miranda, visando ao registro de preços para

No processo de pesquisa nas bases de dados foram considerados critérios de inclusão e exclusão nas várias dimensões, sendo estes: Participantes (população) - Pessoa adulta

[r]

EXECUTADO: COLOR PRINTS LTDA 01226017/0001-24 E ENEIDA VIEIRA COSTA DESPACHO->A EXEQÜENTE, PARA SE MANIFESTAR SOBRE A CERTIDÃO DE FL.50 E DOC. CARTÓRIO : 17.570/19