• Nenhum resultado encontrado

Associação Beneficente de Amparo á Família

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Associação Beneficente de Amparo á Família"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Associação Beneficente de Amparo á Família

(2)

Perfil

(3)

A Associação Beneficente de Amparo à Família (ABENAF) é uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, que tem como objetivo oferecer cultura, lazer e solidariedade à comunidade, além de amparar e resgatar a dignidade e os valores da família.

Fundada em março de 2003, a ABENAFrealizou diversos projetos sociais com apoio de empresas, voluntários e parceiros. Em 2008 foi reconhecida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura como Cineclube, desde então, exibe filmes nacionais gratuitos no bairro.

Em 2009 foi reconhecida como Ponto de Cultura, pelo programa Cultura Viva do Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, e com isso ampliou suas ações culturais, por meio de cursos de: fotografia, audiovisual, teatro, dança e jornalismo. Em seus cursos atende mais de 180 alunos semanalmente.

A ONG conta com Núcleo Gestor, formado por profissionais de diferentes áreas que se reúnem periodicamente para traçar metas e acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos.

No primeiro semestre de 2015 a ABENAF planeja aumentar o seu publico atendido, incluindo o publico infantil com a realização de: contação de historia, teatro, cinema, brincadeiras, leitura e recreação.

Abenaf programa ainda a realização de eventos abertos como workshop, sarau, exposições e exibições de teatro e dança.

Centro Cultural / Sede Administrativa Perola do Oeste, 371 – Jd. Ana Estela – Carapicuíba/SP Contato

abenaf.org.br

abenaf.org@gmail.com (11) 2835.3579 Local dos Cursos ETEC Carapicuíba

Av. Francisco Pignatari, 650 - Vila Gustavo Corrêa - Carapicuíba

Responsável legal:

Joel Miranda de Freitas (11) 4183.1918 | 8167.1820 joel.jornalista@gmail.com

(4)

Balanço Social

(5)

Número de público atendido pela Abenaf

O nosso publico direto pode ser medido pelo número de alunos que finalizaram as oficinas da seguinte forma:

• Teatro – 46 alunos

• Fotografia – 62 alunos

• Audiovisual – 28 alunos

• Dança – 32 alunos

• Festival cultural – 416 espectadores

• Sarau - 192 espectadores

• Peça teatral – 208 espectadores

• Cineclube – 327 espectadores

Total de usuários que usufruíram das atividades de 2014: 1.311 pessoas

(6)

O perfil do público que tem freqüentado o projeto

Ponto de Cultural ABENAF - Perfil 06

O publico é formado por: A renda não pode ser quantificada, porém acreditamos

que o publico que frequenta as oficinas culturais é de predominância das classes C e D. Quanto ao publico que frequenta o Centro Cultural ainda não foi medido.

Já quanto ao perfil escolar é formado por pessoas que concluíram o ensino médio e estão cursando o nível superior ou escola técnica.

Quanto á residência 70% se declaram morar em Carapicuíba, enquanto que 20% em cidades vizinhas e 10% na capital ou em outras cidades.

69% de 16 a 30 anos 22% de 31 a 37 anos

9% de 38 a 53 anos Sendo 53% de homens e 47% de mulheres

(7)

Detalhe dos resultados alcançados pelo projeto no segundo semestre

(8)

A comunicação

da ABENAF

(9)

O Site ABENAF conta recursos para divulgação dos cursos, contato, exibição de vídeos e fotos das ações da Ong, bem como possibilitar a divulgação dos parcerios do nosso projeto.

Pelo Facebook, a ong conta com uma Fanpager com mais de 1000 fãs que interagem constantemente com as postagens realizadas frequentemente.

Mensalmente disparamos quase 10 mil email marketing para os contatos cadastrados de ex-alunos, colaboradores e simpatizantes da Ong.

O Boletim da ABENAF, feito quinzenalmente é distribuído por diversos mecanismos e entregues a formadores de opinião, lideranças municipais e para o publico interno e externo.

Os Releases da Ong são produzidos por jornalistas que encaminham e fazem intermediação com a imprensa para que sejam publicados e amplamente veiculados para aumentar ainda mais a visibilidade da ABENAF.

Todas as atividades da ABENAF são Fotografadas e postadas em redes sociais o que fortalece a imagem e dinamiza a interação com o seu publico interno e externo, além, de dar transparência para nossas ações.

Cartazes e Panfletos são feitos á medida que as ações vão acontecendo ou estão em período de divulgação, o que garante bastante pedido de entrevistas e matérias.

(10)

Curso de Fotografia

(11)

O curso de fotografia é composta por aulas teóricas e praticas. Nas aulas teóricas os alunos aprendem os conceitos básicos da fotografia e aprofundam o conhecimento sobre temas pertinentes na composição de uma boa foto.

Nas aulas práticas eles executam tudo aquilo que assimilaram na sala de aula, o professor sempre respeita a individualidade e a capacidade artística de cada aluno.

O resultado dessas oficinas é a exposição itinerante que é realizada em diversos cantos e locais, multiplicando o acesso a cultura com ações gratuitas.

As fotos selecionadas que compõe as exposições e são oriundas dos trabalhos finais dos alunos, podem ser vistas no site do ABENAF.

(12)

Curso de Dança

(13)

O curso pretende formar o Intérprete em Dança: profissional capaz de contribuir como agente transformador da realidade, ser responsável pelo próprio corpo, expressar-se e comunicar-se artisticamente.

O curso de dança resgata a autoestima, melhora a postura corporal e aumenta o condicionamento físico além de desenvolver a autoconsciência do corpo através da sensibilidade cinestésica.

Os alunos no decorrer das aulas ampliam a relação consigo próprio e com o outro através da consciência corporal.

No decorrer das aulas são escolhidas duas vertentes da dança que são ensaiadas exaustivamente com o objetivo de atingir a perfeição para apresentação em festival, eventos e mostras de danças no Estado de São Paulo.

Já no modulo 2, as alunas são inseridas na oficina de iniciação de dança do ventre com o objetivo de divulgar aperfeiçoar apresentar essa dança tão popular no oriente médio.

(14)

Curso de jornalismo

(15)

O curso de jornalismo ajuda os alunos a interpretar uma informação e traduzi-la em uma matéria de forma imparcial, informativa e de tal maneira que possibilite a comunidade local ficar informada sobre os acontecimentos que a envolvem.

A oficina prepara o aluno a entrevistar, apurar, investigar e dispor o texto de forma atrativa e cativante para que o publico final (leitor) tenha a oportunidade de discernir e apreciar os textos produzidos.

Ao final do curso, é feito um Jornal da Abenaf com textos, fotos, e entrevistas produzidos pelos próprios alunos. O curso conta ainda com uma visita a um parque gráfico e uma redação de jornal para verem o processo de criação e produção de um jornal impresso.

(16)

Curso de Audiovisual

(17)

O curso de audiovisual mostra aos alunos as noções básicas para se produzir um vídeo que pode ser um clipe, documentário, vinheta ou até um vídeo institucional.

O objetivo é fornecer ferramentas a comunidade para registrar sua própria história por meio do audiovisual para veicular em diversas plataformas.

No decorrer das atividades eles estudam a historia do cinema, as linguagens cinematográficas, som, edição e mantém contato com os equipamentos e suas funcionalidades. O resultado do curso audiovisual pode ser visto no site da Abenaf.

(18)

Curso de

Teatro

(19)

O curso de teatro, tem como missão eliminar a timidez, melhorar a autoestima e resgatar a expressão corporal. Os alunos estudam os estilos e as linguagens mais utilizadas no teatro.

No decorrer das aulas, eles escolhem e adaptam o texto que o grupo se propõe a ensaiar para realizar a apresentação final no palco do teatro municipal de Carapicuíba.

Como alguns alunos jamais assistiram a uma peça de teatro, no decorrer do curso são realizadas saídas gratuitas para peças teatrais em cartaz para que os alunos tenham contato com as artes cênicas.

No palco ao final do curso os alunos misturam a alegria de representar com o nervosismo de serem estrelas de seus atos em cena, transformando a verdade cênica em lagrimas de alegria por terem subido ao palco em alguns casos pela primeira vez em toda a sua vida.

(20)

Festival Cultural

(21)

O festival é o momento culminante das atividades, é onde os trabalhos dos alunos são expostos e apresentados á comunidade local. Vídeos, fotos, jornal, teatro e dança são os ingredientes desse dia tão esperado.

O festival ocorre sempre no final do primeiro e do segundo semestre do ano letivo com as apresentações dos trabalhos dos alunos.

O auditório do Festival lota com a presença dos familiares, amigos e simpatizantes da Abenaf que apreciam o talento, a superação e a beleza de cada ação cultural.

Com duração de aproximadamente 3 horas, os alunos ao final da apresentação recebem o certificado de conclusão do curso, após concluir a carga horária estipulada.

(22)

Sarau da ABENAF

(23)

O sarau da Abenaf envolve a apresentação de dança, poesia, literatura, música, fotografia, audiovisual, canto e muitas outras formas de arte.

O sarau tem o caráter de inovação, descontração e descoberta. È o momento de celebrar a cultura de forma despojada e simplista em sua forma de ser com a participação direta do publico.

Os convidados podem interagir mantendo o clima de confraternização, já que o sarau é o momento apropriado para as performances de artistas oriundos do próprio publico presente.

(24)

Centro Cultural ABENAF

(25)

Voluntários, parceiros e admiradores da Abenaf se uniram em um processo de construção do Centro Cultural Abenaf e sede administrativa, localizado na Rua Pérola do Oeste, no bairro Jardim Ana Estela em Carapicuíba.

A meta é funcionar o Centro Cultural, no primeiro semestre de 2015, com atividades de Capoeira, Dança, Biblioteca, Espaço de leitura, Consultoria Jurídica, Balcão de emprego, contação de história, apresentação de peças teatrais, Cineclube entre outras atividades.

No momento a Ong desenvolve diversas ações para arrecadar doações e reunir parceiros para concretizar esse sonho.

(26)

abenaf.org.br

Referências

Documentos relacionados

Assim sendo, a. tendência assumida pela pós - graduação em co- municação nos anos 60 contribuiu muito menos para melhorar e.. Ora, a comunicação de massa , após a Segunda Guerra

outra apresentação do PowerPoint, clicar em Apresentação personalizada e, em seguida, clicar na apresentação que você deseja exibir como uma apresentação

219/2015/REITORIA/IFTO de 30 de março de 2015, publicada no Diário Oficial da União de 1º de abril de 2015, no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público o

Depois, nos anos 1960-70, quando ele estava no exí- lio, nota-se em sua produção que era como se a economia fosse uma moldura muito estreita para o que ele queria pensar.. Três

Foram registrados casos de dengue na região do Curimataú Paraibano (Baraúnas, Barra de Santa Rosa, Cubati, Cuité, Damião, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira,

Diante da importância da prevalência das DAI e de suas consequências, é essencial e de extrema importância que os profissionais da saúde, em específico da atenção

Em análise realizada com dados de usuários atendidos por laboratório de análises clínicas público da cidade de Conde – PB durante o período de 2009 e 2010, contatou-se que 42,1%

O diagnóstico sorológico da hepatite B é feito com base na detecção sorológica de dois antígenos HBsAg (Antígeno de superfície do vírus da hepatite B) e HBeAg