• Nenhum resultado encontrado

Pragas emergentes no estado do Espírito Santo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Pragas emergentes no estado do Espírito Santo"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Pragas emergentes no estado

do Espírito Santo

(4)

Dirceu Pratissoli Organizador

Pragas emergentes no estado do Espírito Santo

1ª edição

Alegre, ES UNICOPY

2015

(5)

Copyright©: Dirceu Pratissoli e-mail: dirceu.pratissoli@ufes.br Capa: José Romário de Carvalho

Editoração e Arte: José Romário de Carvalho Revisão de Linguística: Georgea Garcia Queiroz Impressão e Acabamento: UNICOPY

OBS:

- Todas as informações técnico-científicas registradas em cada capítulo são de responsabilidade de seus autores.

- Nenhuma parte desta obra poderá ser reproduzida, armazenada ou transmitida por meio eletrônico, de fotocópia, gravação ou outro, sem autorização dos autores.

1ª edição: 2015

Dados Internacionais de Catalogação-na-publicação (CIP) (Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias, Universidade Federal do

Espírito Santo, ES, Brasil) P912d Pratissoli, Dirceu, 1957 -

Pragas emergentes no estado do Espírito Santo / Dirceu Pratissoli, organizador. – Alegre, ES: UNICOPY, 2015.

140 p.: il.; 14x21cm.

Inclui bibliografia.

ISBN: 978-85-69340-00-3

1. Pragas agrícolas - Artrópodes. 2. Pragas agrícolas Aspectos biológicos. 3. Pragas agrícolas - Hábitos e Ocorrência. 4. Pragas agrícolas – Culturas. 5. Pragas agrícolas - Danos. I. TÍTULO. II. Pratissoli, Dirceu. III.

Universidade Federal do Espírito Santo.

CDU: 632

(6)

Lista de Autores

David dos Santos Martins Pesquisador – INCAPER – Sede

Débora Ferreira Melo Fragoso

Assessora Técnica – NUDEMAFI / Centro de Ciências Agrárias-Universidade Federal do Espírito Santo (CCA- UFES)

Dirceu Pratissoli

Professor / Pesquisador – NUDEMAFI / CCA-UFES

Eli Carlos Betzel

Técnico Agrícola – Gerente da Consultoria Técnica Cooperativa Agropecuária Centro Serrana “COOPEAVI”

Hugo Bolsoni Zago

Professor / Pesquisador – NUDEMAFI / CCA-UFES

Hugo José Gonçalves dos Santos Junior

Professor / Pesquisador – NUDEMAFI / CCA-UFES

João Paulo Pereira Paes

Doutorando em Proteção de plantas, Faculdade de Ciências Agrária, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho, Campus Botucatu – UNESP

José Roberto Gonçalves

Gerente de Consultoria Técnica – Cooperativa Agropecuária Centro Serrana “COOPEAVI”

(7)

José Romário de Carvalho

Doutorando em Produção Vegetal – PPGPV / CCA-UFES

José Salazar Zanúncio Junior

Pesquisador – INCAPER – Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Serrano

Leandro Pin Dalvi

Professor / Pesquisador – Depto de Produção Vegetal / CCA- UFES

Luziani Rezende Bestete

Bolsista PNPD-CAPES – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Maurício José Fornazier

Pesquisador – INCAPER – Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Serrano

Ulysses Rodrigues Vianna

Professor / Pesquisador – Depto. de Produção Vegetal / CCA-UFES

Victor Dias Pirovani

Doutorando – PPGPV / CCA-UFES

Vitor Zuim

Doutorado em Entomologia na Universidade Federal de Viçosa (UFV)

(8)

Apresentação

Esta obra é fruto dos conhecimentos sobre manejo fitossanitário de pragas no estado do Espírito Santo, sendo aprimorada ao longo dos últimos anos, pelos trabalhos do grupo NUDEMAFI - Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Manejo Fitossanitário de Pragas e Doenças, coordenado pelo Prof. Dr. Dirceu Pratissoli, que tem trabalho da vanguarda da transferência destas tecnologias, auxiliando o processo e desenvolvimento agrícola.

Assim, é necessário destacar que o livro “Pragas Emergentes no Espírito Santo” foi elaborado por um dos pesquisadores com maior conhecimento sobre o assunto que o Brasil possui. O Prof. Dr. Dirceu Pratissoli graduou-se em Agronomia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 1981, posteriormente realizou o Mestrado (1985) na Universidade Federal de Lavras, UFLA e o Doutorado (1995) na Universidade de São Paulo, USP.

Desenvolve atividades relacionadas ao controle de pragas na UFES desde 1983 e nesta instituição, destaca-se pela realização de estudos que visam o desenvolvimento de táticas de manejo fitossanitário de pragas, principalmente por meio do uso de estratégias relacionadas ao controle biológico. Dentre as contribuições, a que lhe trouxe maior reconhecimento foi o desenvolvimento do programa para o uso de parasitoides de ovos para o controle de pragas agrícolas, que tem resultado em enormes benefícios sociais, ambientais e econômicos para o país.

(9)

A sua experiência profissional, sua liderança, sua mente aguçada e rápida, sempre com foco na aplicabilidade e no futuro, são fatores marcantes que espelham sua personalidade profissional. A essa personalidade pode-se conferir o que agregou de valor para os produtores do estado do Espírito Santo, ao qual se orgulha de ter ajudado a instalar os planos de manejo de pragas e de ter ajudado o crescimento profissional de dezenas de técnicos e engenheiros a implantar tecnologia as lavouras, de forma a agregar valor à atividade agrícola.

Assim, destaca-se que a elaboração de um livro que alerta para os problemas recentes no controle de pragas no estado do Espírito Santo tem âmbito de demonstrar, sobretudo a experiência profissional deste renomado pesquisador, que se de dedica e confere a real importância que o agronegócio tem para a economia brasileira e que cada dia mais desempenha um papel de destaque no desenvolvimento do País.

Profa. Dra. Regiane Cristina Oliveira de Freitas Bueno Faculdade de Ciências Agronômicas/ Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” – FCA/UNESP, Campus Botucatu

(10)

Prefácio

Insetos vivem na Terra há aproximadamente 350 milhões de anos, sendo possível desenvolver um retrato histórico sobre a origem de insetos e plantas nas sucessivas eras geológicas através de estudos fósseis.

A evolução das plantas transformou o ambiente terrestre em um recurso muito valioso para a comunidade de herbívoros. Em ecossistemas naturais, plantas e insetos são apenas alguns dos organismos vivos que estão continuamente interagindo de uma forma complexa. Estes dois organismos estão intimamente associados já que os insetos têm várias atividades benéficas, incluindo a defesa e polinização, enquanto as plantas fornecem locais de abrigo, de oviposição e alimentação, os três principais fatores requeridos para a proliferação dos insetos.

Durante todo o processo evolutivo, os insetos evoluíram adaptando-se a quase todos os tipos de habitat, desenvolvendo características diversificadas e específicas, que interferiram na sua biologia, comportamento, fisiologia, ecologia etc. O crescimento, desenvolvimento e reprodução dos insetos passou a depender diretamente da quantidade e qualidade do alimento utilizado.

Problemas relacionados a utilização de plantas como fonte de alimento, estão relacionados a localização da planta hospedeira, exposição às variações de fatores climáticos como temperatura, ventos e chuvas.

Com a implantação de monoculturas, o homem diminuiu a competição entre os insetos, devido à

(11)

abundância de alimento e a instabilidade do número de populações e de espécies de insetos devido à baixa diversidade de espécies de plantas. Este fato propiciou que insetos procedessem a uma herbívoria continua e intensa, o que tem causado injúrias extremamente prejudiciais às plantas e com isso esses insetos são colocados em uma categoria denominada de PRAGAS.

Este livro tem por objetivo mostrar que a interação inseto-planta é um processo evolutivo, dinâmico e continuo, onde diferentes herbívoros estão causando injúrias em plantas cultivadas no estado do Espírito Santo. Em alguns dos casos aqui relatados, os ataques foram em forma de surtos, localizados em algumas regiões, porém em outros os ataques tornaram-se frequentes causando sérios prejuízos para os agricultores.

Aqui foram relacionados 19 herbívoros, sendo um ácaro, duas cigarrinhas, um percevejo, um tripés, uma esperança, uma cochonilha, quatro coleópteros e oito lepidópteros. Para cada um desses relatos foi descrito o nome científico, a ordem e família, o nome vulgar, a identificação e aspectos biológicos, os hábitos e ocorrência, além das referências consultadas.

O Organizador

(12)

Sumário

Capítulo 1 ÁCARO-DA-LICHIA ... 14 José Salazar Zanuncio Junior, Maurício José Fornazier Capítulo 2 BICHO-FURÃO ... 20

Ulysses Rodrigues Vianna

Capítulo 3 BROCA-DAS-PONTAS-DO-CITROS .... 28 Victor Dias Pirovani, Hugo Bolsoni Zago

Capítulo 4 BROCA-DO-CHUCHU ... 34 Leandro Pin Dalvi, Eli Carlos Betzel

Capítulo 5 GORGULHO-DA-RAQUIS-DO-

COQUEIRO ... 40 Dirceu Pratissoli, José Romário de Carvalho

Capítulo 6 BROCÃO ... 46 Dirceu Pratissoli, José Roberto Gonçalves

Capítulo 7 CIGARRINHAS DAS ANONÁCEAS ... 54 José Romário de Carvalho, Hugo Bolsoni Zago

Capítulo 8 COCHONILHA-ROSADA ... 60 José Romário de Carvalho, Hugo Bolsoni Zago

Capítulo 9 ESPERANÇA-DA-BANANA... 68 José Salazar Zanuncio Junior, David dos Santos Martins Capítulo 10 GORGULHO DO TOMATEIRO ... 72

Dirceu Pratissoli, Luziani Rezende Bestete

(13)

Capítulo 11 LAGARTA DA ACEROLA ... 78 Leandro Pin Dalvi

Capítulo 12 LAGARTA DAS ANONÁCEAS ... 82 Dirceu Pratissoli, José Romário de Carvalho

Capítulo 13 LAGARTA DO MORANGUEIRO ... 88 João Paulo Pereira Paes, Victor Dias Pirovani, Dirceu Pratissoli

Capítulo 14 LAGARTA DAS PARTES

REPRODUTIVAS ... 96 Vitor Zuim, Dirceu Pratissoli

Capítulo 15 LAGARTAS EXÓTICAS DO

MARACUJAZEIRO... 106 Dirceu Pratissol, José Romário de Carvalho

Capítulo 16 MOSCA-NEGRA-DOS-CITROS ... 112 Dirceu Pratissoli, Ulysses Rodrigues Vianna

Capítulo 17 PERCEVEJO DO MELÃO-DE-SÃO-

CAETANO ... 120 Débora Ferreira Melo Fragoso, Hugo José G. dos Santos Junior

Capítulo 18 TRIPES DAS FLORES ... 126 Victor Dias Pirovani, Hugo José G. dos Santos Junior Capítulo 19 LAGARTA ROSCA... 134

Dirceu Pratissoli, Hugo José G. dos Santos Junior

(14)

106

Capítulo 15

LAGARTAS EXÓTICAS DO MARACUJAZEIRO

Dirceu Pratissoli José Romário de Carvalho

Nomes científico: Azamora penicillana Walter; Azamora sororia Druce, 1899.

Ordem - Família: Lepidoptera – Pyralidae.

Identificação e Aspectos Biológicos

A. penicillana: O adulto dessa mariposa possui de 2 a 2,5 cm de envergadura, tendo uma coloração marrom- acinzentada, e suas asas anteriores possuem duas estrias esbranquiçadas que as dividem em três seções, sendo a mediana mais clara que as demais (Figuras 15A-B). A postura é feita de forma isolada tendo preferência como local de oviposição às folhas novas. As lagartas apresentam uma coloração esbranquiçada, e ao final de seu desenvolvimento larval pode atingir, em média, 2,5 cm

(15)

Pragas Emergentes no Estado do Espírito Santo

de comprimento. A fase pupal provavelmente ocorre no solo uma vez que não foi encontrada nas folhagens essa fase.

A. sororia: Os adultos dessa espécie possuem o chamado dimorfismo sexual. As mariposas fêmeas possuem uma coloração marrom-acinzentada, tendo nas asas anteriores uma mancha escura com aspecto de uma meia lua (Figura 15C). Já os machos apresentam uma coloração cinza- esverdeada, tendo nas asas anteriores uma faixa transversal verde-escura que se estende de um lado a outro da mesma (Figura 15D). Os ovos são isolados e a postura é feita nas folhas e hastes novas. As lagartas quando desenvolvidas podem medir cerca de 2,5 com de comprimento. A fase de pupa preferencialmente ocorre no solo, para onde as lagartas migram e tecem um casulo feito de sua teia, grãos de areia etc. No entanto foi encontrado pupas dentro de hastes atacadas (Figura 15J).

Hábitos e Ocorrência

A. penicillana: A forma jovem dessa espécie possui uma grande voracidade visto que destroem folhas, flores, brotações e frutos novos. Vulgarmente conhecidas por lagarta-de-teia ou lagarta-do-capote, pelo fato de pegarem as folhas novas do ponteiro, dobrá-las e uni-las com uma teia, criando assim um abrigo para as mesmas. Outro dano que ocorre é quando essas lagartas regurgitam o líquido estomacal, de aspecto esverdeado, que ao entrar em contato com o tecido da planta provocam uma fitotoxicidade o que acarreta no secamento a área afetada (Figura 15E).

No Estado do Espírito Santo, além dessas injúrias foi constatado o seu ataque em frutos, onde causavam lesões

(16)

108

na casca bem como em alguns frutos ocorria a penetração na polpa (Figuras 15E-G). Essas lesões tornavam-se porta de entradas de patógenos, ocorrendo o apodrecimento da polpa e que alguns casos havia a queda do fruto (Figuras 15H-I).

A. sororia: Neste gênero estão cadastradas cerca de 20 espécies, registradas em diversos países como Costa Rica, Nicarágua, México e Panamá. Na América do sul os relatos foram na Venezuela, Brasil, Suriname e Guiana Francesa.

A espécie em questão não possui nada de relato de sua ocorrência nem de suas injúrias e danos. No Espírito Santo ela foi encontrada em duas ocasiões, e nessas ocorrências constatamos que o ataque inicia-se na ponta das hastes, quando as lagartas recém-eclodidas penetram e iniciam a construção de uma galeria, e a medida que foram crescendo, atingiram as partes mais grossas das hastes (Figuras 15J-L). A consequência propiciou a seca e morte dessas hastes.

Literatura Consultada

BRANDÃO, A.L.S.; SÃO JOSÉ, A.R.; BOA-RETTO, M.A.C.

Pragas do maracujazeiro. In: SÃO JOSÉ, A.R.; FERREIRA, F.R.; VAZ, R.L., (ed.) A cultura do maracujá no Brasil.

Jaboticabal: FUNEP, 1991. p.136-168.

CHACON, P.; ROJAS, M. Entomofauna asociada a Passiflora mollissima, P. edulis f. flavicarpa y P. quadrangularis en el Departamento del Valle del Cauca. Turrialba, v.34, n.3, p.297- 311, 1984.

(17)

Pragas Emergentes no Estado do Espírito Santo

DE BORTOLI , S.A.; BUSOLI, A.C. Pragas. In: RUGGIERO, C.

Cultura do maracujazeiro. Ribeirão Preto: Legis Summa, 1987.

p.111-123.

FANCELLI, M. Occurrence of Azamora penicillana in wild passion fruit plants. Anais da Sociedade Entomológica do Brasil. v.22, n.2. p.389-390. 1993.

FANCELLI, M. A lagarta de teia do maracujazeiro. Cruz das Almas: Embrapa-CNPMF, 1995. 2p. (Embrapa-CNPMF.

Maracujá em Foco, 54).

SANTOS, Z.F.A.F.; COSTA, J.M. da. Pragas da cultura do

maracujá no Estado da Bahia. Salvador: EPABA, 1983. (EPABA.

Circular Técnica, 4).

SOBRINHO, R. B.; CARDOSO, J. E.; FREIRE, F. C. O. Pragas de fruteiras tropicais de importância agroindustrial. Brasília, Embrapa/CNPAT. 1998. 209p.

Genus Azamora. Disponível em: <www.zipcodezoo.com>.

Acessado em: 8 de agosto de 2014.

(18)

110

Figura 15: A e B - Caracterização do adulto da mariposa A.

penicillana; C - Caracterização da mariposa fêmea de A. sororia;

D - Caracterização da mariposa macho de A. sororia,; E e F - Danos na casca do fruto causado pela lagarta da teia.

(19)

Pragas Emergentes no Estado do Espírito Santo

Figura 15: G - Lagarta se alimentando da parte interna do fruto;

H - Parte interna do fruto destruído pelo ataque da lagarta da teia;

I - Orifício de saida da lagarta da teia do fruto; J - pupas de A.

sororia no interior de ramos; K e L - Destruição do interior dos ramos através das galerias feitas pelas lagartas de A. sororia.

Referências

Documentos relacionados

No entanto, considerando-se os baixos valores de concentração encontrados para estes parâmetros nos ensaios de FRX (ver tabela 9), o igualmente baixo

Pragas emergentes no estado do Espírito Santo / Dirceu Pratissoli, organizador.. Pragas agrícolas –

© Rafael Felipe Almeida [rafaelfelipe.almeida@hotmail.com] Agradecemos o apoio dos funcionários e colegas do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Herbário SP, aos funcionários das

As avaliações foram realizadas mensalmente no período de julho de 2010 a agosto de 2011, sendo coletadas 100 folhas por tratamento, correspondentes ao 3º e 4º pares

A avaliação foi realizada através da coletada de 100 folhas por talhão, correspondentes ao 3º e 4º pares de folhas, acondicionadas em sacos de papel e levadas aos

‘Renovar Arábica’. O trabalho constou de oito tratamentos: 1) Catucaí 2 SL, Córrego da Passagem,  altitude  de  720m;  2)  Catucaí  2  SL,  Córrego  São 

A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo - Findes, por meio da Câmara Setorial das Indústrias de Alimentos e Bebidas do Estado do Espírito Santo, que continuamente

Ronan Ferreira Figueiredo, solicitou vacância a partir de 07/01/2017, parando a contagem no nível com 537 dias e de tempo de carreira 1216 dias, está aguardando publicação.