• Nenhum resultado encontrado

1. O que é Latanoprost Aurovitas e para que é utilizado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "1. O que é Latanoprost Aurovitas e para que é utilizado"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Folheto informativo: Informação para o utilizador Latanoprost Aurovitas 0.05 mg/ml colírio, solução latanoprost

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contem informação importante para si.

Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou com o médico que trata a sua criança ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado apenas para si ou para a sua criança. Não deve dá-lo a outros. O medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.

Se você ou a sua criança tiver quaisquer efeitos indesejáveis, incluindo possíveis efeitos indesejáveis não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou com o médico que trata a sua criança ou farmacêutico. Ver secção 4.

O que contém este folheto:

O que é Latanoprost Aurovitas e para que é utilizado

O que precisa de saber antes de utilizar Latanoprost Aurovitas Como utilizar Latanoprost Aurovitas

Efeitos indesejáveis possíveis

Como conservar Latanoprost Aurovitas Conteúdo da embalagem e outras informações

1. O que é Latanoprost Aurovitas e para que é utilizado

Latanoprost Aurovitas pertence a um grupo de medicamentos designado por análogos das prostaglandinas. Latanoprost Aurovitas atua pelo aumento da drenagem do fluido do interior do olho para a corrente sanguínea.

O Latanoprost Aurovitas é utilizado para tratar doenças designadas como glaucoma de ângulo aberto e hipertensão ocular. Ambas as situações estão associadas a um aumento da pressão no interior do seu olho, afetando, eventualmente, a sua visão.

O Latanoprost Aurovitas é também utilizado para tratar a pressão ocular elevada e glaucoma em todos os grupos etários de crianças e bebés.

2. O que precisa de saber antes de utilizar Latanoprost Aurovitas

(2)

Latanoprost Aurovitas pode ser utilizado em homens e mulheres adultos (incluindo idosos) e em crianças desde o nascimento até aos 18 anos de idade. Latanoprost Aurovitas não foi investigado em recém-nascidos prematuros (menos de 36 semanas de gestação).

Não utilize Latanoprost Aurovitas

- se tem alergia ao latanoprost ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

- se está grávida ou a tentar engravidar - se está a amamentar

Advertências e precauções

Fale com o seu médico, com o médico que trata a sua criança ou farmacêutico antes de tomar Latanoprost Aurovitas ou antes de aplicar este medicamento à sua criança, se pensa que qualquer uma das seguintes situações se aplicam a si ou à sua criança:

- se você ou a sua criança vai ser submetido ou foi submetido a uma cirurgia aos olhos (incluindo cirurgia às cataratas)

- se você ou a sua criança sofre de problemas nos olhos (tais como dor nos olhos, irritação ou inflamação, visão turva)

- se você ou a sua criança sofre de olhos secos

- se você ou a sua criança sofre de asma grave, ou se a sua asma não está bem controlada

- se você ou a sua criança usa lentes de contacto. Pode continuar a utilizar Latanoprost Aurovitas, mas tem de seguir as instruções descritas na secção 3 para utilizadores de lentes de contacto.

- se você ou a sua criança tem ou já teve uma infeção vírica nos olhos causada pelo vírus herpes simplex (VHS)

Outros medicamentos e Latanoprost Aurovitas

Latanoprost Aurovitas pode interagir com outros medicamentos. Informe o seu médico, o médico que trata a sua criança ou farmacêutico se você ou a sua criança estiver a tomar, ou tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos.

Gravidez e Amamentação

Não utilize Latanoprost Aurovitas se estiver grávida. Informe o seu médico imediatamente se está, pensa estar grávida ou se planeia engravidar.

Amamentação

Não utilize Latanoprost Aurovitas se estiver a amamentar.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Quando utilizar Latanoprost Aurovitas poderá ficar com a visão turva por um curto espaço de tempo. Se isto lhe acontecer, não conduza ou utilize ferramentas ou máquinas até que recupere a sua correcta visão.

(3)

Latanoprost Aurovitas contém cloreto de benzalcónio

Latanoprost Aurovitas contém um conservante chamado cloreto de benzalcónio.

O cloreto de benzalcónio pode ser absorvido pelas lentes de contacto moles e pode alterar a cor das lentes de contacto. Deve remover as lentes de contacto antes da utilização deste medicamento e voltar a coloca-las 15 minutos depois.

O cloreto de benzalcónio pode também causar irritação nos olhos, especialmente se tem os olhos secos ou alterações da córnea (a camada transparente na parte da frente do olho). Se tiver uma sensação estranha no olho, picadas ou dor no olho apos utilizar este medicamento, fale com o seu médico.

Latanoprost Auropvitas contém sódio

Este medicamento contém menos do que 1 mmol (23 mg) de sódio por unidade de dose ou seja, é praticamente “isento de sódio.

3. Como utilizar Latanoprost Aurovitas

Utilize Latanoprost Aurovitas exatamente como indicado pelo seu médico ou pelo médico que trata a sua criança. Fale com o seu médico, com o médico que trata a sua criança ou farmacêutico se tiver dúvidas.

A dose habitual para adultos (incluindo idosos) e crianças é uma gota no(s) olho(s) afetado(s), uma vez ao dia. A melhor altura para fazer a administração é à noite.

Não utilize Latanoprost Aurovitas mais do que uma vez por dia, pois a eficácia do tratamento pode ser diminuída com administrações frequentes.

Utilize Latanoprost Aurovitas como indicado pelo seu médico ou pelo médico que trata a sua criança até que lhe seja dito para parar o tratamento.

Utilizadores de lentes de contacto

Se você ou a sua criança usa lentes de contacto, deverá removê-las antes de utilizar Latanoprost Aurovitas. Deverá esperar cerca de 15 minutos após a administração de Latanoprost Aurovitas antes de as recolocar.

Instruções para utilização

1. Lave as mãos e certifique-se que está em pé ou sentado numa posição confortável.

2. Desenrosque a tampa.

3. Utilize o seu dedo para puxar cuidadosamente para baixo a pálpebra inferior do olho afetado.

(4)

4. Coloque a extremidade do frasco próxima do seu olho, mas de modo a não lhe tocar.

5. Aperte o frasco suavemente de modo a que apenas uma gota caia no seu olho, depois liberte a pálpebra inferior.

6. Com um dedo, pressione o canto do olho mais próximo do nariz. Pressione durante 1 minuto, enquanto mantém o olho fechado.

7. Repita este procedimento no outro olho, se o seu médico o tiver instruído para o fazer.

8. Enrosque a tampa no frasco.

Se utilizar Latanoprost Aurovitas com outros colírios

Aguarde pelo menos 5 minutos entre a administração de Latanoprost Aurovitas e a administração de outros colírios.

Se utilizar mais Latanoprost Aurovitas do que deveria

Se colocar demasiadas gotas no seu olho, poderá sentir uma ligeira irritação ocular e os seus olhos poderão ficar vermelhos e lacrimejantes. Esta situação deve passar, mas, caso esteja preocupado, consulte o seu médico ou o médico que trata a sua criança.

Se você ou a sua criança ingerir acidentalmente Latanoprost Aurovitas, contacte o seu médico o mais rapidamente possível.

Caso se tenha esquecido de utilizar Latanoprost Aurovitas

Continue com a dose habitual à hora devida. Não aplique uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de aplicar. Caso tenha dúvidas, contacte o seu médico ou farmacêutico.

Se parar de tomar Latanoprost Aurovitas

Deve falar com o seu médico ou com o médico que trata a sua criança se pretende parar de utilizar Latanoprost Aurovitas.

4. Efeitos indesejáveis possíveis

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos indesejáveis, embora estes não se manifestam em todas as pessoas.

São efeitos indesejáveis conhecidos da utilização de Latanoprost Aurovitas os seguintes:

Muito frequentes (podem afetar mais de 1 em 10 pessoas)

- alteração gradual na cor dos olhos pelo aumento do pigmento castanho na parte colorida do olho, denominada íris. Se tem olhos com mais do que uma cor (azuis- castanhos, cinzentos-castanhos, amarelos-castanhos ou verdes-castanhos) tem maior

(5)

probabilidade de observar esta alteração do que se tiver olhos de cor única (olhos azuis, cinzentos, verdes ou castanhos). Qualquer alteração na cor dos seus olhos pode levar anos a ocorrer, embora seja geralmente observada nos primeiros 8 meses de tratamento.

A alteração da cor pode ser permanente e pode ser mais evidente caso utilize Latanoprost Aurovitas em apenas um olho. Parece não existirem problemas associados com a alteração da cor do olho. A alteração de cor não continua após a interrupção do tratamento com Latanoprost Aurovitas.

- vermelhidão no olho

- irritação no olho (sensação de queimadura, de areia nos olhos, de comichão, de picada ou sensação de um corpo estranho no olho)

- alteração gradual das pestanas do olho tratado e dos finos pelos à volta do olho tratado,

observada essencialmente em pessoas de origem Japonesa. Estas alterações incluem um aumento da cor (escurecimento), espessamento, comprimento e número de pestanas.

Frequentes (podem afetar até 1 em 10 pessoas)

- irritação ou perturbação na superfície do olho, inflamação da pálpebra (blefarite), dor nos olhos e sensibilidade à luz (fotofobia)

Pouco frequentes (podem afetar até 1 em 100 pessoas)

- pálpebras inchadas, secura ocular, inflamação ou irritação da superfície do olhos (queratite),visão turva e conjuntivite

- erupção cutânea

Raros (podem afetar até 1 em 1.000 pessoas)

- inflamação da íris, a parte colorida do olho (irite, uveíte), inchaço da retina (edema macular), sintomas de inchaço ou repuxamento/lesão da superfície do olho, inchaço à volta do olho (edema periorbital), pestanas na direção errada ou uma fila extra de pestanas

- reações cutâneas nas pálpebras, escurecimento da cor da pele das pálpebras - asma, agravamento dos sintomas da asma e falta de ar (dispneia),

Muito raros (podem afetar até 1 em 10.000 pessoas)

- Angina, agravamento da angina, dor no peito, aparência de olhos encovados (aprofundamento do sulco do olho)

(6)

Os doentes também notificaram os seguintes efeitos indesejáveis: área cheia de fluido na parte colorida do olho (quistos na íris), dores de cabeça, tonturas, sentir o batimento cardíaco (palpitações), dor muscular, dor articular e desenvolvimento de uma infeção vírica nos olhos causada pelo vírus do herpes simplex (VHS).

Os efeitos indesejáveis observados mais frequentemente em crianças, comparativamente aos adultos, são corrimento e comichão nasal e febre.

Em casos muito raros, alguns doentes com graves lesões na camada transparente da parte frontal dos olhos (a córnea) desenvolveram manchas opacas na córnea devido à acumulação de cálcio durante o tratamento.

Comunicação de efeitos indesejáveis

Se tiver quaisquer efeitos indesejáveis, incluindo possíveis efeitos indesejáveis não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderá comunicar efeitos indesejáveis diretamente ao INFARMED, I.P através dos contactos abaixo. Ao comunicar efeitos indesejáveis, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

Sítio da internet: http://www.infarmed.pt/web/infarmed/submissaoram (preferencialmente) ou através dos seguintes contactos:

Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749-004 Lisboa

Tel: +351 21 798 73 73

Linha do Medicamento: 800222444 (gratuita) E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt

5. Como conservar Latanoprost Aurovitas

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, após EXP. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Conservar o frasco na embalagem exterior para proteger da luz.

Antes da abertura do frasco:

Conservar no frigorífico (2ºC – 8ºC). Este medicamento deve ser mantido refrigerado durante o transporte desde o fabricante até à farmácia. Não é necessário mantê-lo refrigerado durante o transporte da farmácia até à sua casa.

Após a primeira abertura do frasco:

Não conservar acima dos 25ºC e utilizar em quatro semanas.

(7)

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos de que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

6. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Latanoprost Aurovitas

- A substância ativa é o latanoprost. Um ml do colírio, solução, contém 50 microgramas de latanoprost. Uma gota contém aproximadamente 1,5 microgramas de latanoprost.

- Os outros componentes são o cloreto de benzalcónio, sódio, dihidrogenofosfato mono-hidratado, fosfato de sódio dibásico, cloreto de sódio, água purificada.

Qual o aspeto de Latanoprost Aurovitas e conteúdo da embalagem

Latanoprost Aurovitas é um colírio, solução claro, incolor num frasco com conta-gotas e tampa de plástico. Cada frasco contém 2,5 ml de colírio, solução que corresponde a aproximadamente 80 gotas de solução.

Latanoprost Aurovitas está disponível em embalagens de 1, 3 e 6 frascos.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Titular da Autorização de Introdução no Mercado

Generis Farmacêutica, S.A.

Rua João de Deus, 19 2700-487 Amadora Portugal

Fabricantes

HBM Pharma s.r.o.

03680 Martin Sklabinská 30 República Eslovaca

Pharma Stulln Werkstr. 3 D-92551 Stulln Alemanha

(8)

Jadran Galenski Laboratorij d.d.

Svilno 20 Rijeka, 51000 Croácia

Este folheto foi revisto pela última vez em

Referências

Documentos relacionados

- Se tiver quaisquer efeitos indesejáveis, incluindo possíveis efeitos indesejáveis não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.. O

- Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.. Atarax 2 mg/ml xarope

O produto é de considerarse como perigoso para o ambiente e apresenta uma toxicidade para os organismos aquáticos com efeitos negativos a longo prazo para o ambiente

- Se desenvolver uma erupção na pele ou estes sintomas da pele, pare de tomar Meloxicam Sandoz, procure conselho médico urgente e diga que está a tomar este medicamento.. Crianças

Dando início à 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil - PPB, esperamos formar uma rede com as Diretorias de Ensino, de forma que possamos contar com o apoio de todos

No 8º dia após o último comprimido de DELLAX 20 e DELLAX 30 (ou seja, após os 7 dias da semana de intervalo), inicie a fita seguinte, mesmo que a hemorragia não tenha parado.

medicamentos tais como Junifen 60 mg supositórios podem estar associados a um pequeno aumento do risco de ataque cardíaco (enfarte do miocárdio) ou Acidente Vascular Cerebral

- for idoso, pois a sua dose de Zonisamida Pentafarma pode precisar de ser ajustada e pode ter uma maior probabilidade de vir a desenvolver uma reação alérgica, uma erupção