ATA DA 44ª REUNIÃO DO CONSELHO NACIONAL DOS SISTEMAS ESTADUAIS DE PESQUISA AGROPECUÁRIA CONSEPA Aos dezesseis e dezessete dias do mês de Junho do ano

Texto

(1)

ATA DA 44ª REUNIÃO DO CONSELHO NACIONAL DOS SISTEMAS ESTADUAIS DE PESQUISA AGROPECUÁRIA – CONSEPA

Aos dezesseis e dezessete dias do mês de Junho do ano de dois mil e nove, reuniram-se na sala de Reuniões do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos- CGEE, em Brasília/DF, os membros do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária – CONSEPA. Presentes o Presidente do CONSEPA e da EPAMIG Baldonedo Arthur Napoleão; Vanildo Alberto Leal Bezerra Cavalcanti (IPA-PE), Gilmar Gusmão Dadalto e Luciano Fazzola Dadalto (INCAPER-ES), Henrique Eufrásio de Santana Júnior (EMPARN-RN), Arison José Pereira (UNITINSAGRO-TO), Orlando Melo de Castro (APTA-SP), José Antônio Roldão (AGRAER-MS), Arnaldo Colozzi Filho e José Augusto Teixeira de Freitas Picheth (IAPAR-PR), Crésio Gomes de Morais e Janeth Terezinha Coelho Pacheco (SEAGRO-GO), Josival José Gomes de Almeida (DIPAP-AL), Edson Silva (EPAGRI-SC), Sílvio José Elia Galvão (PESAGRO- RJ, Norival Tiago Cabral (EMPAER-MT), Ronaldo Matzenauer (FEPAGRO- RS), José de Oliveira Costa (EMEPA-PB) e Celso Nogueira Secretário- Executivo do Consepa; para tratar dos assuntos conforme pauta. O Presidente do CONSEPA, Dr. Baldonedo, cumprimentou a todos os presentes e deu início à reunião apresentando a pauta, que foi aprovada. Em seguida apresentou a Ata da AGO do CONSEPA de 16 e 17 de Março que foi aprovada e assinada por todos. Passou-se, então, ao 1º item de pauta. O Presidente Baldonedo passou a palavra para Dra. Petula Ponciano, da Coordenadoria de Relacionamento Institucional da Embrapa, que fez uma explanação sobre como deve ser a prestação de contas dos recursos do PAC 2008 e o plano de aplicação e distribuição dos recursos do PAC 2009. Esclareceu a todos como serão os trâmites para que as OEPAS possam fazer uso das sobras de recursos através de aditivos. Sugeriu também que as OEPAS promovam ações junto a seus governadores para que estes possam dar maior apoio à Agropecuária. O Presidente Baldonedo fez uma breve intervenção destacando a necessidade dos Governos Estaduais atuarem mais na contrapartida aumentando o número de funcionários ligados à Pesquisa, e melhorando os níveis salariais. Prosseguiu-se a reunião com a manifestação de vários representantes das OEPAS quanto aos critérios usados para a distribuição dos recursos do PAC 2009. Dra. Petula informou que os critérios tiveram a participação do MCT, Ministério do Planejamento e Embrapa. O Presidente Baldonedo agradeceu a participação da Dra. Petula, destacando sua postura, esforço, responsabilidade e habilidade para encaminhar o assunto. Dando prosseguimento à reunião, o Presidente Baldonedo apresentou o fechamento dos trabalhos de PGE nas OEPAS desenvolvidos pelo CGEE em dois CDs e distribuiu-os para os representantes das OEPAS presentes. O Presidente Baldonedo declarou descontentamento quanto a não participação do CONSEPA na decisão dos critérios para divisão dos recursos do PAC 2009.

Logo a seguir passou-se a discussão de consenso para adoção de novos critérios de distribuição dos recursos do PAC 2009 para substituir os definidos pela Embrapa. Depois de se discutir exaustivamente sobre diversos aspectos,

(2)

a Assembléia chegou à conclusão de que o critério deverá ser o mesmo aplicado na divisão de 30,4 milhões do PAC 2008. Com a abstenção do Sr.

Vanildo Alberto Leal Bezerra Cavalcanti representante do IPA-PE, a Assembléia aprovou por unanimidade o critério, que deverá ser encaminhado à EMBRAPA. O Presidente Baldonedo encerra a reunião do dia. Às nove horas do dia dezessete, foi reaberta a reunião. O Presidente Baldonedo destacou que o CONSEPA é uma Entidade que tem por objetivo o fortalecimento das OEPAS com muito trabalho, seriedade, respeito e dignidade. Disse também que o diálogo é a ferramenta mais importante para se tornar o CONSEPA mais forte.

Devemos avançar nossas relações com o Governo Federal através de reuniões com seus diversos órgãos relacionados à Pesquisa Agropecuária (MCT, MDA, MAPA, EMBRAPA) para defendermos o interesse de fortalecimento das Pesquisas Agropecuárias nos Estados. Elogiou o PGE, considerando-o um trabalho sério e necessário para o fortalecimento das OEPAS. Dando prosseguimento à reunião, o Presidente Baldonedo apresentou relatório com a demonstração da situação das contribuições financeiras das OEPAS ao CONSEPA até a presente data. O Presidente Baldonedo solicitou que cada OEPA inadimplente se manifestasse. As OEPAS se manifestaram pela regularização de seus débitos tão logo recebam do CONSEPA as CNDs solicitadas anteriormente. O Secretário-Executivo do CONSEPA tomará as providências para regularizar a situação. Outro ponto de pauta questionado foi o da contratação de serviços para instalação de página do CONSEPA na internet. O Presidente Baldonedo mencionou proposta de R$ 4.000,00 (Quatro mil reais). O Prof. Arison José Pereira, representante da UNITINSAGRO-TO, achou o valor alto e fornecerá ao CONSEPA contato de nova Empresa para apresentação de proposta mais vantajosa. Dr. Baldonedo disse da necessidade de contratação de jornalista para cobrir as atividades do CONSEPA. O Presidente prosseguiu a reunião reforçando a idéia de reunião do CONSEPA nos estados como ferramenta de fortalecimento das OEPAS, oportunidade impar de mostrar para o Estado o que é o CONSEPA, sendo que os representantes da SEAGRO-GO, FEPAGRO-RS, EMPAER-MT e DIPAP-AL se candidataram para receber a reunião, que deverá acontecer na 1ª quinzena de Agosto, em seus Estados. O Presidente Baldonedo pediu aos dirigentes que formalizem proposta e encaminhem ao CONSEPA. O Presidente Baldonedo suspende a reunião para o almoço. Às 14h00m, o Presidente Baldonedo retoma os trabalhos e apresenta o Dr. Marco Antônio Viana Leite, Coordenador do Programa Nacional de Biodiesel do MDA, que apresentou palestra sobre o Programa de Biodiesel do MDA. Disse que o foco do programa é a inclusão da Agricultura familiar sendo necessário o desenvolvimento de novas tecnologias e uma melhor assistência técnica para se ter uma melhor agricultura familiar. O Presidente Baldonedo agradeceu a participação do Dr. Marco Antônio. Logo a seguir o Presidente apresentou a Sra. Vivian coordenadora do Sibrater e Sr.

José Maria do MDA para apresentação do Programa Mais Alimentos-2009, que destacaram o interesse de se trabalhar diretamente com as OEPAS. O Presidente Baldonedo agradeceu a participação da Sra. Vivian e Sr. José Maria e suspendeu a reunião solicitando aos representantes das OEPAS que se

(3)

dirigissem à sede da Embrapa para reunião com sua Diretoria. Chegando à sede da Embrapa o Presidente do CONSEPA Dr. Baldonedo e os representantes das OEPAS foram recepcionados pelos seus diretores executivos Dr. José Eugênio de França e Dra. Tatiane Deane de Abreu Sá na sala de reuniões. A Dra. Tatiane abriu a reunião cumprimentando a todos os presentes e disse que o Presidente Dr. Sílvio Crestana não tardaria a chegar.

Passou a palavra para o Presidente Baldonedo que fez um breve discurso de agradecimento a todo o corpo da Embrapa, especialmente ao seu Presidente Dr. Sílvio Crestana pelos serviços prestados. Logo a seguir chega à sala de reuniões o Presidente da Embrapa Dr. Silvio Crestana. Mais uma vez o Presidente Baldonedo agradeceu ao Dr. Sílvio Crestana em nome do CONSEPA e aproveitou a oportunidade para solicitar que a Embrapa revisse os critérios divulgados para repasse dos recursos do PAC 2009 para as OEPAS, adotando-se os critérios de 2008. O Dr. Sílvio Crestana agradeceu a todos pelo convívio ao longo dos anos que esteve à frente da Instituição e, especialmente, as palavras do Presidente do Consepa. Disse que a Embrapa estava aberta para discutir os critérios de rateio para distribuição dos recursos do PAC 2009. Logo a seguir perguntou ao Presidente Baldonedo se o CONSEPA tinha uma proposta a fazer quanto aos critérios que devessem ser utilizados pela Embrapa na distribuição dos recursos do PAC 2009. O Presidente Baldonedo disse que a proposta do CONSEPA era a de que os recursos devessem ser distribuídos de acordo com os percentuais utilizados no PAC 2008. A proposta foi prontamente aceita pelo Presidente da Embrapa que solicitou aos seus diretores que tomassem as providências cabíveis no sentido de não atrasar a liberação dos recursos. Nada mais havendo a relatar, eu, Celso Nogueira, Secretário-Executivo do Consepa, redigi a presente Ata, que lida e aprovada deverá ser assinada pelos presentes. Brasília, 17 de Junho de 2.009.

Baldonedo Arthur Napoleão

Presidente do Consepa e EPAMIG-MG

Vanildo Alberto Leal Bezerra Cavalcanti IPA-PE

Gilmar Gusmão Dadalto INCAPER-ES

Luciano Fazzola Dadalto INCAPER-ES

(4)

Henrique Eufrásio de Santana Júnior EMPARN-RN

Arison José Pereira UNITINSAGRO-TO

Orlando Melo de Castro APTA-SP

José Antônio Roldão AGRAER-MS

Arnaldo Colozzi Filho IAPAR-PR

José Augusto Teixeira de Freitas Picheth IAPAR-PR

Janeth Terezinha Coelho Pacheco SEAGRO-GO

Crésio Gomes de Morais SEAGRO-GO

Josival José Gomes de Almeida DIPAP-AL

Norival Tiago Cabral EMPAER-MT

Edson Silva EPAGRI-SC

Sílvio José Elia Galvão PESAGRO-RJ

(5)

José de Oliveira Costa EMEPA-PB

Ronaldo Matzenauer FEPAGRO-RS Celso Nogueira

SECRETÁRIO-EXECUTIVO

Imagem

Referências

temas relacionados :