• Nenhum resultado encontrado

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

TÍTULO DA DISCIPLINA:MEMÓRIA E PATRIMÔNIO:ANTIRRACISMO E ESTÁTUAS EM DISPUTA NO ESPAÇO

PÚBLICO CONTEMPORÂNEO

MPORÂNEO

DOCENTE RESPONSÁVEL: DEPARTAMENTO:

FACULDADE:

CRÉDITOS:CARGA HORÁRIA:SEMESTRE/ANO:1º/2022

TIPO DE ATIVIDADE: TEÓRICA MODALIDADE DE ENSINO: ONLINE

DOCENTE RESPONSÁVEL:AMILCAR TORRÃO FILHO

DEPARTAMENTO:HISTÓRIA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CRÉDITOS:3 CARGA HORÁRIA:54 HORAS.1º SEM.2022 TIPO DE ATIVIDADE: TEÓRICA MODALIDADE DE ENSINO: ONLINE

I.EMENTA.

Em 2018, com a retirada de uma estátua de Cristóvão Colombo de um parque da cidade de Los Angeles, feita pelos vereadores e prefeitura da cidade por considerá-lo um genocida dos povos ameríndios, isso reabriu um debate sobre a violência da colonização da América e a legenda negra que acompanha os povos colonizadores, sobretudo os espanhóis. Um debate que se inicia no século mesmo da conquista e chega até nossos dias com toda a sua carga identitária e nacional, uma disputa entre diversos projetos coloniais e memórias enfrentadas. Com os distúrbios antirracistas de 2020 as estátuas de heróis confederados, traficantes de escravos, escravocratas e racistas em geral renovaram esse debate sobre os usos dos espaços urbanos de celebração oficial e a ocupação das ruas por manifestantes contrários ao esquecimento de determinadas memórias. A derrubada de estátuas não é novidade, como demonstram a destruição da coluna da praça Vendôme, durante a Comuna de Paris, em 1871, ou na derrubada da estátua de Saddam Hussein na Praça Firdos, em Bagdá, logo após a invasão do Iraque em 2003 pelos estadunidenses. A destruição e o vandalismo de estátuas e monumentos, como o monumento às Bandeiras de Victor Brecheret em São Paulo ou a queima da estátua do bandeirante Borba Gato no contexto de manifestações contrárias ao governo federal em 2021, coloca em confronto noções oficiais de patrimônio histórico e demandas reprimidas de memória social. A cidade é um grande espaço de memória, não apenas suporte de monumentos comemorativos, como ela própria um repositório de memórias afetivas, simbólicas, imateriais, arquitetônicas e históricas, além de uma arena de combate de narrativas sobre o passado. Este seminário pretende conceitualizar a memória coletiva e histórica e seus usos nas políticas públicas, nas práticas sociais, bem como nas resistências ao esquecimento e à exclusão social de grupos marginalizados e memórias sufocadas.

(2)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

II.OBJETIVO DO CURSO.

O objetivo dessa disciplina optativa é tratar das relações entre memória, história, monumentos e cidade contemporânea, pensando o espaço urbano como lugar de embates de memória e da própria escrita da história. Nos lugares de memória da cidade e em seus monumentos, erigidos e destruídos, se estabelece uma luta pelo domínio de uma narrativa sobre o passado produzindo, ao mesmo tempo, recordações, esquecimentos, comemorações e exclusões, que se refletem na construção do espaço urbano e de seus lugares de memória, bem como nos usos desses lugares por apropriação, negação, esquecimento e destruição.

III.CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS.

1. Apresentação do curso. Práticas de memória no espaço urbano: esquecimentos e conflitos.

2. GAGNEBIN, Jeanne-Marie. A memória dos mortais: notas para uma definição de cultura a partir de uma leitura da Odisseia; Verdade e Memória do Passado; Memória, História, Testemunho. In:

Lembrar escrever esquecer. São Paulo: 34, 2006, pp. 13-27; 39-57.

3. NORA, Pierre. Entre memória e História. A problemática dos lugares. Trad. port. Yara Aun Khoury. Projeto História. São Paulo: Educ, 10: 7-29, dez. 1993.

SEIXAS, Jacy Alves de. Comemorar entre memória e esquecimento: reflexões sobre a memória histórica. História: Questões e Debates. Curitiba: UFPR, 32: 75-95, jan./jun., 2000.

4. LACAPRA. Dominick. Historia y memoria. A la sombra del holocausto. In: Historia y memoria después de Auschwitz. Trad. Esp. Marcos Mayer. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2009, pp. 21-58.

5. ASSMAN, Aleida. Memória funcional e memória cumulativa. Dois modos de recordação; Locais.

In: Espaços de Recordação. Formas e transformações da memória cultural. Trad. port. Paulo Soethe.

Campinas: Unicamp, 2011, pp. 143-158; 317-361.

6. ROBIN, Regine. A cor do esquecimento; O novo ar dos tempos. In: A memória saturada.

Campinas: Unicamp, 2016, pp. 78-107; 169-213.

(3)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

7. HARTOG, François. Patrimônio e Presente. In: Regimes de Historicidade. Presentismo e experiências do tempo. Trad. Port. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, pp. 193-245.

8. Avaliação.

9. HUYSSEN, Andreas. Present Pasts: Media, Politics, Amnesia: The Voids of Berlin; After the War:

Berlin as Palimpsest. In: Present Pasts. Urban Palimpsests and the Politics of Memory. Stanford, CA:

Stanford University Press, 2003, pp. 11-29; 49-84.

10. MATSUDA, Matt K. Monuments: Idols of the Emperor; Numbers: The Temple of Time. In: The Memory of the Modern. Nova Iorque, Oxford: Oxford University Press, 1996, pp. 19-59.

11. HANDLER, Richard. Is “Identity” a Useful Cross-Cultural Concept?; LOWENTHAL, David.

Identity, Heritage, and History; SAVAGE, Kirk. The Politics of Memory: Black Emancipation and the Civil War Monument. In: GILLIS, John R. (org.). Commemorations. The Politics of National Identity. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1994, pp. 27-57; 127-149.

12. FREIRE, Cristina. Dois monumentos: uma fisionomia para a cidade. In: Além dos mapas. Os monumentos no imaginário urbano contemporâneo. São Paulo: Annablume, SESC, 1997, pp. 227- 301.

13. MARZO, Jorge Luis. Un pueblo autentico; La función de la imagen (I). In: La memoria administrada. El Barroco y lo Hispano. Buenos Aires, Madri: Katz, 2010, pp. 255-323.

14. ANDRADE, Luís Miguel Oliveira. Roteiro da Memória historiográfica da restauração do liberalismo ao Estado Novo. In: História e Memória. A Restauração de 1640: do liberalismo às comemorações centenárias de 1940. Coimbra: MinervaCoimbra, 2001, pp. 115-182.

(4)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

15. STREJILEVICH, Nora. La verdad del testimonio; El rescate de una práctica narrativa en América latina; Exclusión, exilio y testimonio; Las voces del exilio; Argentina: de la punición a la memoria.

In: El arte de no olvidar. Literatura testimonial en Chile, Argentina y Uruguay entre los años 80 y los 90. Buenos Aires: Catálogos, 2006, pp. 11-40; 61-100.

16. SCHNEIDER, Alberto Luiz. A luta pela memória de São Paulo (1890-1940); A luta pela memória da Capitania de São Paulo vem de antes. Frei Gaspar da Madre de Deus e Pedro Taques no século XVIII. In: Capítulos de História Intelectual. Racismo, identidades e alteridades na reflexão sobre o Brasil. São Paulo: Alameda, 2019, pp. 129-210.

17. ATENCIO, Rebecca J. Introduction: The Turn to Memory in Brazilian Culture and Politics;

Testimonies and the Amnesty Law. In: Memory’s Turn. Reckoning with Dictatorship in Brazil.

Madison, Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 2014, pp. 3-58.

18. Avaliação.

IV.ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA.

As aulas serão expositivas, com a leitura conjunta dos textos, documentos selecionados, artigos de jornais e apresentação oral pelos alunos em forma de seminários.

V.CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM

Seminários, com apresentação oral realizada pelos alunos em grupo e duas avaliações escritas.

VI.BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR.

ASSMANN, Aleida, SHORTT, Linda (orgs.). Memory and Political Change. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2012.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade. Lembranças de velhos. São Paulo: T.A. Queiroz, 1987.

BRESCIANI, Stella, NAXARA, Márcia (orgs.). Memória e (res)sentimento. Indagações sobre uma questão sensível. 2. ed. Campinas: Unicamp, 2004.

(5)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

BUTLER, Judith. Quadros de Guerra. Quando a vida é passível de luto? 2. ed. Trad. port. Sérgio Lamarão, Arnaldo Marques da Cunha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. Trad. port. Luciano Vieira Machado. São Paulo:

Estação Liberdade, Unesp, 2001.

CHUVA, Márcia Regina Romero. Os arquitetos da memória: sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil (anos 1930-1940). Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

DOMANSKA, Ewa. The Material Presence of the Past. History and Theory. 45: 337-348, oct., 2006.

FERNÁNDEZ DE ROTA Y MONTER, José Antonio (coord.). Ciudad e historia: la temporalidad de un espacio construido y vivido. Madri: Akal, Universidad Internacional de Andalucía, 2008.

FORTY, Adrian, KÜCHLER, Susanne (orgs.). The Art of Forgetting. Oxford, Nova Iorque: Berg, 2001.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas. Estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad.

port. Ana Regina Lessa, Heloísa Pezza Cintrão. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008.

GUIXÉ, Jordi (org.). De Un Valle de Lágrimas a Un Valle de Memorias. Bases para un proyecto de futuro sobre el Valle de los Caídos. GUE/NGL, EUROM, Fundació Solidaritat, Universitat de Barcelona, 2018.

HALBWACHS, Maurice. Les cadres sociaux de la mémoire. Paris: Albin Michel, 1925.

__________. A memória coletiva. Trad. port. Laurent Leon Schaffter. São Paulo: Vértice, Revista dos Tribunais, 1990.

HARTOG, François. Régimes d’Historicité. Presentisme et expériences du temps. Paris: Seuil, 2003.

JELIN, Elizabeth. Los trabajos de la memoria. Madri: Siglo Veintiuno, 2002.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. port. Irene Ferreira, Bernardo Leitão e Suzana Ferreira Borges. 5. ed. Campinas: UNICAMP, 2003.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. O Museu na Cidade X a Cidade no Museu. Para uma abordagem histórica dos museus de cidade. Revista Brasileira de História. São Paulo, 5(8/9): 197-205, set., 1984/abr., 1985.

_________. A história, cativa da memória? Para um mapeamento da memória no campo das Ciências Sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. São Paulo, 34: 9-24, 1992.

NEIMAN, Susan. Learning from the Germans. Race and the Memory of Evil. Nova Iorque: Farrar, Straus and Giroux, 2019.

(6)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

NEUMEISTER, Sebastian. La ciudad como teatro de la memoria. (Argumentos literarios de un entorno humano). Revista de Occidente. Madrid: Fundación José Ortega y Gasset. 145: 65-79, jun., 1993.

RICOEUR, Paul. A Memória, a História e o Esquecimento. Trad. port. Alain François et. al.

Campinas: Unicamp, 2007.

ROSSI, Paolo. O passado, a memória, o esquecimento. São Paulo: Editora da Unesp, 2010.

SEIXAS, Jacy Alves de. Comemorar entre memória e esquecimento: reflexões sobre a memória histórica. História: Questões e Debates. Curitiba: UFPR, 32: 75-95, jan./jun., 2000.

__________. Os tempos da memória: (des)continuidade e projeção. Uma reflexão (in)atual para a história? Projeto História. São Paulo: Educ, 24, jun., 2002.

SILVA, Helenice Rodrigues da. Rememoração”/comemoração: as utilizações sociais da memória.

Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH, 22(44): 425-438, 2002.

SPIEGEL, Gabrielle M. Memory and History: Liturgical Time and Historical Time. History and Theory. 41: 149-162, may, 2002.

STREJILEVICH, Nora. Una sola muerte numerosa. Madri: Sitara, 2018.

__________. Un día allá por el fin del mundo. Santiago, Chile, Lom Ediciones, 2019.

TARACENA ARRIOLA, Arturo. De la nostalgia por la memoria a la memoria nostálgica. La prensa yucateca y la construcción del regionalismo yucateco en el siglo XIX. Mérida: UNAM, 2010.

TORRÃO FILHO, Amilcar. A sétima porta da cidade: memória, esquecimento e ressentimento na história de São Paulo. História e Perspectivas. Uberlândia: EDUFU, 31: 127-152, jul./dez., 2004.

VIDAL-NAQUET. Pierre. Os assassinos da memória. “Um Eichmann de papel” e outros ensaios sobre o revisionismo. Trad. port. Marina Appenzeller. Campinas, São Paulo: Papirus, 1988.

VILLACAÑAS, José Luis. Imperiofilia y el populismo nacional-católico. Otra historia del imperio español. 4. ed. Madri: Lengua de Trapo, 2019.

WILKERSON, Isabel. Caste. The Origins of Our Discontents. Nova Iorque: Random House, 2020.

Referências

Documentos relacionados

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Ao fazer pesquisas referentes a história da Química, é comum encontrar como nomes de destaque quase exclusivamente nomes masculinos, ou de casais neste caso o nome de destaque

Figura 4.10 – Fluxo de CO2 para as áreas de footprint de três torres localizadas em unidades experimentais submetidas a diferentes tipos de manejo pastoril Rotativo,

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as