• Nenhum resultado encontrado

Aula 10. Prof. Victor Dalton Informática para Analista Ambiental IBAMA. 1 de 56 Prof. Victor Dalton Aula 10

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Aula 10. Prof. Victor Dalton Informática para Analista Ambiental IBAMA. 1 de 56 Prof. Victor Dalton Aula 10"

Copied!
56
0
0

Texto

(1)

Aula 10

Informática para Analista Ambiental IBAMA

Prof. Victor Dalton

2021

(2)

Sumário

SUMÁRIO ...2

CORREIO ELETRÔNICO (E-MAIL) ... 3

CONSIDERAÇÕES INICIAIS ... 3

PRINCIPAIS PROTOCOLOS DE EMAIL ... 4

PREENCHIMENTO DE MENSAGEM DE E-MAIL ... 5

RECEBENDO UMA MENSAGEM DE E-MAIL ... 7

WEBMAIL ... 8

PRINCIPAIS PASTAS DE EMAIL ... 12

CORPO DO EMAIL ... 12

ASSINATURAS EM E-MAILS ... 14

LISTAS DE DISCUSSÃO ... 14

FERRAMENTAS DE EMAIL ... 15

MOZILLA THUNDERBIRD ... 16

MICROSOFT OUTLOOK EXPRESS ... 25

MICROSOFT OUTLOOK 2016 ... 28

QUESTÕES COMENTADAS PELO PROFESSOR ... 34

CONSIDERAÇÕES FINAIS ...49

LISTA DE QUESTÕES ...49

GABARITO ... 55

RESUMO DIRECIONADO ... 55

Momento sinceridade: o CESPE cobra POUCO esse assunto em provas, e não é raro que provas sequer tragam questões desse assunto. Que fique CLARO: se cair na sua prova, é a sua prova, não tem o que fazer, mas é comum não aparecer.

Correio eletrônico costuma ser assim: ou você tem questões genéricas sobre fundamentos e email, e elas são

“tranquilas”, ou a banca cobra questões de ferramentas de email, e aí vira loteria. Pode ser uma questão fácil, mas pode ser também uma questão difícil, de decoreba.

Estou sendo bem sincero com você para que você tome a melhor decisão, direcionando os seus estudos.

Então vamos juntos!

(3)

Correio eletrônico (e-mail)

Considerações iniciais

O correio eletrônico é um serviço básico de comunicação em rede, para o intercâmbio de mensagens eletrônicas.

Até os dias atuais percebe-se a alusão que o e-mail faz ao serviço postal. Ícones de envelopes, Caixas de entradas (em referência à caixa de correio), enfim...

Figura 1. Ícones da ferramenta de email Microsoft Outlook: ilustração.

Para poder enviar e receber e-mails, é necessário possuir uma conta de usuário em um provedor de e-mail.

Uma conta de email válida possui o seguinte formato:

nomedacontadeusuario

@

provedordeemail.tipodedominio(.país - opcional) Exemplos:

professorvictordalton@gmail.com fulanodetal@yahoo.com.br exemplo@camara.leg.br

Ah, e lembrando que, para escrever o nome de usuário da conta de email não serão permitidos os seguintes caracteres, segundo a RFC822:

 Caracteres acentuados (é, à, õ)

 Espaços em branco

 Caracteres especiais, tais como ()<>@,;:"[]|ç%&

Outros caracteres são permitidos e bastante utilizados nos emails, desde que não estejam nem no início, nem no final, nem apareçam duas vezes consecutivas, como os hífens, pontos, sinal de soma e underlines ( - . + _).

Porém, a implementação da política de caracteres fica a critério dos provedores de email, logo, pode ser que algumas dessas regras sejam flexibilizadas.

(4)

Figura 2. A arroba é o “símbolo” do e-mail, e caracter obrigatório em uma conta de e-mail válida.

O provedor de e-mail é a empresa ou organização que oferece o serviço de e-mail. Existem muitos provedores de e-mails famosos, como o Yahoo, Outlook, Hotmail, Gmail, Uol.

Entretanto, qualquer outro tipo de organização, como empresas e órgãos públicos, também pode possuir provedor próprio de e-mail, desde que monte infraestrutura de TI para isso. Tais e-mails poderão ser restritos à Intranet/Extranet da organização, ou abertos para troca de mensagens com toda a Internet, a critério do órgão.

Para utilizar um serviço de email, um usuário deverá:

1. Ter conta de usuário cadastrada junto a um provedor de email;e

2. Utilizar uma ferramenta de email, devidamente configurada, ou um navegador web para acessar o provedor de e-mail (webmail).

Mais adiante, veremos algumas destas ferramentas de email e webmail.

Ah, e não custa lembrar que o e-mail é uma forma de comunicação assíncrona, isto é, não há necessidade de o destinatário da mensagem estar online no momento do envio da mensagem. A mensagem vai para o provedor do destinatário (este sim, online o tempo todo). Quando o destinatário acessar o seu provedor de email, aí sim, ele receberá a mensagem.

Principais protocolos de email

Na aula de conceitos básicos de Internet e redes de computadores vimos alguns dos protocolos mais comuns da Internet. Apenas revisando este conhecimento:

SMTP

O Simple Mail Transfer Protocol, ou Protocolo Simples de Transferência de Correio, é responsável apenas pelo envio de email. Utiliza a porta 25, mas no Brasil está sendo substituída pela porta 587, que impõe mecanismos de autenticação, para combater o envio de spam. Quando um provedor de e-mail encaminha a mensagem de email para o provedor de destino, é esse protocolo que é utilizado.

POP3

O Post Office Protocol Version 3, ou Protocolo de Agência de Correio, é utilizado para o recebimento de mensagens de email, transferindo a mensagem armazenada no servidor de e-mail para a máquina do usuário.

Utiliza a porta 110. Foi o principal protocolo de e-mail da era da internet discada, ainda é utilizado nos dias de hoje,

(5)

mas tem perdido espaço para o protocolo seguinte. Quando um cliente de e-mail “puxa” a mensagem que está armazenada em seu servidor de e-mail, é o protocolo POP3 que é utilizado.

IMAP

O Internet Message Access Protocol, ou Protocolo de Acesso à Mensagem da Internet, é o protocolo mais utilizado dentre os webmails modernos, que permitem que a mensagem seja lida sem transferi-la do servidor na qual se encontra. Dessa forma, você pode acessar o seu Gmail (por exemplo) da sua residência, do seu smartphone, ou de qualquer computador do mundo, e sua mensagem estará disponível para leitura. Nesse caso, a mensagem não é descarregada do provedor para o computador, uma vez que o e-mail é visualizado dentro do navegador web. Desta forma, a mensagem permanece no provedor de email. Utiliza a porta 143.

Preenchimento de mensagem de e-mail

Uma mensagem de e-mail possui os seguintes campos:

Figura 3. Para, Cc, Cco, Assunto, Anexo.

Uma mensagem precisa ir para alguém. Portanto, em um email, é obrigatório o preenchimento de ao menos um desses três campos abaixo:

(6)

Para (to): Preenchido com o destinatário da mensagem

Cc: Recebe cópia da mensagem. Em termos práticos, tem o mesmo efeito do campo Para.

Cco: Recebe cópia oculta da mensagem. Os demais destinatários não sabem que esta pessoa recebeu a mensagem.

Cc (carbon copy – cópia comum) e Cco (blind carbon copy – cópia oculta) possuem uma diferença essencial:

esconder (ou não) para quem a mensagem é enviada.

Exemplo: Quando uma mensagem é enviada a várias pessoas, inclusive você, preenchendo-se somente o campo Cc, todos sabem quem recebeu a mensagem.

Exemplo:

Remetente: Z Para: A Cc: B, C, D, E

A, B, C, D e E recebem a mensagem assim:

De: Z Para: A Cc: B, C, D, E

Desse modo, A, B, C, D e E saberão que todos eles receberam a mensagem.

Porém, pode ser conveniente para quem envia a mensagem não divulgar algum destinatário. Por exemplo, vamos supor que Z também deseje que F e G recebam a mensagem, mas não quer que os demais saibam disso.

Isto posto, Z pode preencher o campo Cco com F e G. A saber:

De: Z Para: A Cc: B, C, D, E Cco: F, G

Nesse caso, A, B, C, D e E permanecem recebendo a mensagem assim:

De: Z Para: A Cc: B, C, D, E

Mas F e G também recebem a mensagem. F vê:

De: Z Para: A Cc: B, C, D, E Cco: F

(7)

E G vê:

De: Z Para: A Cc: B, C, D, E Cco: G

Interessante é que, apesar de F e G saberem que A, B, C, D e E receberam a mensagem, nem G saberá que F recebeu cópia da mensagem, e nem F saberá que G recebeu cópia da mensagem. Afinal, a cópia oculta serve para esconder o destinatário de todos, inclusive dos outros ocultos.

Quer enviar uma mensagem para várias pessoas, e que ninguém saiba quem recebeu? Basta enviar uma mensagem preenchendo todos os destinatários no campo Cco. #ficaadica, isso é útil.

Ainda temos os demais campos no email, todos de preenchimento não obrigatório:

Assunto (subject): Título da mensagem

Anexo (attachment): Para envio de arquivos (texto, aúdio, vídeo....)

Conteúdo Corpo da mensagem

Como falado acima, nenhum desses campos é obrigatório, embora não seja razoável que uma mensagem seja enviada completamente vazia.

Por fim, cabe destacar que os provedores de email, ou mesmo as ferramentas de email, podem implementar políticas para esses campos, como alertar quando conteúdo ou assunto está vazio, proibir o envio de alguns tipos de arquivo (como executáveis), limitar o tamanho de envio do arquivo, dentre outros.

Recebendo uma mensagem de e-mail

Não se preenche o campo Remetente quando se cria um email (esse campo nem existe), uma vez que é desnecessário falar que você é você. Porém, quando se recebe um email, o campo De vem preenchido com quem lhe enviou a mensagem.

A interação com um email, além da leitura, ocorre em três procedimentos básicos, a saber:

Responder: inicia o preenchimento de um email de resposta, colocando o remetente como destinatário da mensagem. Dependendo do provedor ou da ferramenta de email, coloca um RE: ou ANS: (de answer, resposta) no início do campo Assunto, e complementando o campo com o texto original.

Responder a todos: Similar ao Responder, inclui como cópias (Cc) todos aqueles que também foram copiados na mensagem original. Naturalmente, cópias ocultas não aparecem.

Encaminhar: este procedimento transforma você em remetente da mensagem, e deixa os destinatários em aberto, partindo do princípio de que esta mensagem vai para outras pessoas, que não os destinatários da mensagem original. Dependendo do provedor ou da ferramenta de email, coloca um ENC: ou FW: (de forward, adiante) no início do campo Assunto, e complementando o campo com o texto original.

É normal, em mensagens respondidas ou encaminhadas, que um pequeno cabeçalho seja inserido no início do conteúdo da mensagem, com dados a respeito da data e hora de envio, e para quem foi a mensagem original.

É interessante observar isso, pois às vezes passamos adiante dados que não devemos. Eu sempre apago esse

(8)

cabeçalho dentro da mensagem para não revelar dados de outros destinatários. Muitas “correntes” de email servem apenas para capturar destinatários de spam desta forma.

(CESPE – PF – Polícia Federal - 2021)

O SMTP é o protocolo indicado para prover o serviço confiável de transferência de dados em formulários de dados no caso de o usuário estar trafegando em sítios da Internet, por exemplo.

____________

Comentários: O SMTP é um protocolo de envio de correio eletrônico. Transferência de dados de forma confiável em navegação web é com o HTTPS.

Item errado.

Webmail

A grande verdade é que a utilização de software de email está em declínio. Com o avanço do webmail, baseado no IMAP, cada vez menos as pessoas e empresas usam softwares de e-mails.

O webmail possibilita a utilização de um navegador de Internet como ferramenta para a visualização dos e- mails.

Efetivamente, o usuário acessa o servidor de email por meio de um domínio na Internet (gmail.com, yahoo.com, o próprio outlook.com), como se estivesse acessando qualquer outro website.

Figura 4. Provedores de email.

O webmail, ao que tudo indica, veio para ficar. Ao utilizar o webmail, ao invés do software tradicional de visualização de e-mails, o usuário percebe as seguintes vantagens:

 Acesso de qualquer computador online, exigindo apenas a existência de um navegador web;

 Espaço de armazenamento online, economizando espaço em disco;

 Diferenciais oferecidos pelos provedores, como verificação de vírus, filtro anti-spam, gerenciamento de grupos, dentre outros.

 Gratuidade (regra geral) do serviço, além de não precisar pagar pelo software de email (como o Microsoft Outlook, que é pago)

(9)

O único grande inconveniente dos webmails é confiar a sua correspondência eletrônica a um terceiro, que armazena as suas mensagens, e sabe-se lá o que eles fazem com essas informações, essa é a verdade.

Por causa desses inconvenientes, especialmente no meio corporativo, as empresas ainda preferem estabelecer seus próprios servidores de email, estabelecendo políticas internas rigorosas para proteger informações importantes.

Vamos falar um pouco do Gmail? As funcionalidades que ele possui retratam bem o que pode se esperar de um webmail atual.

Figura 5. Tela inicial do Gmail.

Esta é a tela principal do Gmail. Ao centro, vemos os e-mails da pasta na qual estamos navegando (no caso, a pasta Entrada). Emails não lidos costumam estar realçados, em negrito, bem como as pastas com e-mails não lidos costumam também estar realçadas, como a Caixa de Entrada e a pasta Spam, com 2 (duas) mensagens não lidas cada.

Não custa lembrar que é possível Marcar uma mensagem como não lida, mesmo depois de lida. É comum fazer isso para que lembremos de relê-la posteriormente. Da mesma forma, é possível marcar uma mensagem como lida, mesmo sem lê-la.

Figura 6. Procedimentos comuns com mensagens de email.

Outro recurso interessante nas ferramentas e provedores de email é possibilitar a criação de pastas ou marcadores para melhor organizar os e-mails recebidos. Assim, ao entrar na pasta ou buscar por marcadores, fica mais fácil encontrar o que se deseja.

(10)

Figura 7. Adicionando marcação.

Por fim, acho que o recurso mais interessante que podemos mostrar é a aplicação de filtros às mensagens.

Via de regra, os provedores de e-mails já possuem alguma inteligência para reconhecer mensagens de Spam (mensagens indesejadas com propagandas, ou mesmo conteúdo malicioso). Mas é possível ir além com a criação de filtros personalizados.

Figura 8. Ao pressionar o botão de “engrenagem” no Gmail, selecione a opção “Configurações”. A seguir, escolha a aba “Filtros”. Será possível visualizar os filtros existentes e criar um novo filtro. Outros serviços de email oferecem funcionalidades similares.

(11)

Figura 9. É possível filtrar e-mails em função dos diversos campos do cabeçalho e do conteúdo da mensagem.

Figura 10. São muitas as possibilidades de filtro: arquivar diretamente, já marcar como lida, aplicar um marcador, Encaminhar, dentre outros.

Nada como a prática para conhecer melhor as possibilidades de seu provedor de email. Além disso, esse conhecimento pode cair em prova.

(12)

Principais pastas de email

Todos os webmails e ferramentas de email organizam os e-mails em pastas. Embora cada solução comercial possua algumas pastas com nomes diferentes, alguns desses nomes são comuns à maioria das ferramentas.

Cada uma destas pastas possui uma finalidade específica, as quais você deve saber para fins de prova. A saber:

Caixa de Entrada

Esta é a caixa na qual chegam as mensagens para o usuário. Normalmente as mensagens ainda não lidas são exibidas em negrito, e numeradas ao lado do nome da caixa.

Itens Enviados – Nesta pasta, ficam os e-mails que já foram enviados pelo usuário.

Caixa de Saída – Na Caixa de Saída ficam os e-mails que o usuário já mandou enviar, mas que ainda não foram enviados por conta da conexão com a Internet. Normalmente, após o estabelecimento da conexão, a mensagem é enviada de imediato.

Lixeira (Itens Excluídos) – Quando o usuário apaga uma mensagem de email, esta mensagem vai para a lixeira. Cada ferramenta ou provedor possui uma política diferente para esta pasta. Alguns excluem a mensagem definitivamente após alguns dias, outros deixam a mensagem na pasta até que o usuário solicite a exclusão definitiva....

Spam – As ferramentas e provedores de email possuem algumas formas de “adivinhar” que determinada mensagem é spam. Seja pelo conteúdo, pelo assunto.... Nesses casos, é normal que a mensagem seja diretamente encaminhada para esta pasta, sem passar pela caixa de entrada. (Às vezes, algumas mensagens legítimas podem cair por engano nesta pasta)

Rascunho – Quando o usuário inicia uma mensagem, mas não conclui o seu envio, esta mensagem fica guardada nesta pasta. Serve para que o usuário, posteriormente, conclua a mensagem e a envie.

Corpo do email

Hoje em dia os emails são verdadeiras páginas web! Gifs animados, texto estiloso, imagens no corpo da mensagem... mas nem sempre isso foi assim!

O corpo de uma mensagem eletrônica pode ter o seu conteúdo preenchido com três estilos de formatação.

Cada estilo tem impacto no tamanho final da mensagem, bem como nos recursos que ela possuirá. São eles:

Formatação simples ou sem formatação – não sei se você já enviou emails na década de 90, utilizando o finado Netscape. As mensagens naquela época não tinham as firulas da geração Nutella!

Mensagem “raiz” não continha nenhuma formatação de fonte, nenhum estilo, nenhuma cor, apenas espaçamento e parágrafos. Objetos no corpo do texto, nem pensar! Para colocar qualquer objeto diferente na mensagem, ele deveria ser um arquivo anexo.

(13)

Figura 11. Sou da época do Netscape. Me respeite! :)

Rich Text – Emails com texto enriquecido já permitem diferentes estilos de fontes, cores e tamanhos variados. Ele possui quase tudo que o HTML, carecendo apenas de alguns aspectos, como a colocação de hiperlinks para outros locais da web.

HTML – O HTML é o estado da arte para os emails modernos, pois permite a elaboração de emails com praticamente todos os recursos das páginas web. Hiperlinks, imagens inline (imagens no corpo da mensagem) e todas as inovações para as páginas web podem ser inseridas no corpo de uma mansagem de email habilitada para HTML (que é o padrão atualmente).

Figura 12. Emails Nutella. O HTML é cheio de recursos.

Lembre-se: “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. O HTML trouxe o que há de melhor para os emails, mas também vieram as vulnerabilidades. Não clique em hiperlinks para emails sem ter certeza da idoneidade do remetente, para não contaminar a sua máquina! �

(14)

Assinaturas em e-mails

É muito comum, quando finalizamos um email, nos despedirmos colocando um “Atenciosamente”, um “Até mais”, ou um “Beijos”, seguido do nosso nome, não é mesmo?

Porém, existe um recurso interessante, disponível em qualquer webmail ou ferramenta de email, que é a chamada Assinatura.

Tecnicamente falando, a assinatura é um bloco de conteúdo, que será adicionado automaticamente a cada email enviado por você. Esse conteúdo pode ser puramente texto, pode ser conteúdo em formato HTML (enriquecido com recursos Web, uma vez que a própria mensagem de email pode ter recursos HTML), ou pode ser uma imagem, ou um misto desses conteúdos.

Figura 13. Configurando uma assinatura de email no Gmail.

Listas de discussão

Lista de discussão, também denominado grupo de discussão, é uma ferramenta gerenciável pela Internet que permite a um grupo de pessoas a troca de mensagens via e-mail entre todos os membros do grupo.

Os principais provedores de email costumam oferecer esse serviço. Cria-se o grupo no provedor de email, adicionam-se os membros e estes podem trocar mensagens entre si.

A lista de discussão é um endereço de e-mail para o qual um usuário envia uma mensagem. Esta mensagem é automaticamente enviada para todos os membros cadastrados nesta lista. Estas mensagens são recebidas através do e-mail de cada participante.

Os participantes podem a qualquer tempo colocar uma dúvida ou um tema na lista. A partir daí, os que puderem contribuir vão enviar seus e-mails de resposta que também serão recebidos por todos. Não é necessário instalar nenhum programa no computador para sua utilização, pois o único pré-requisito é possuir um endereço de e-mail.

(15)

Figura 14. Yahoo Grupos, Google Grupos... todos oferecem o serviço de listas de discussão.

Ferramentas de email

Existem diversas aplicações de email no mercado, e citaremos duas em especial.

Como solução profissional (e paga), a Microsoft disponibiliza o Microsoft Outlook. É ferramenta disponível nas versões mais completas do Microsoft Office, e que pode ser adquirida separadamente.

Figura 15. Microsoft Outlook.

Por seu turno, o Mozilla Thunderbird continua sendo disponibilizado (e atualizado) gratuitamente pela Mozilla, mesma empresa responsável pelo navegador Firefox. Você pode baixar facilmente na Internet, e configurar em seu computador. É aprendizado que pode garantir pontos em prova!

(16)

Hora de conhecer um pouco mais das ferramentas.

Mozilla Thunderbird

Figura 16. Mozilla Thunderbird.

O Thunderbird se apresenta como uma alternativa gratuita ao Microsoft Outlook (não confundir com o finado e gratuito Microsoft Outlook Express).

Esta é a tela inicial do Mozilla Thunderbird.

Esta tela possui três grandes divisões: à esquerda, temos o Menu de Navegação, por meio do qual o usuário navega por entre as pastas das suas contas de e-mail; já a Área de Navegação (parte maior e à direita da imagem) divide-se em duas. Acima, o usuário e as mensagens contidas na pasta selecionada no menu de navegação; abaixo, o usuário lê a mensagem eventualmente selecionada.

(17)

Conhecido o Layout do Thunderbird, vejamos os seus principais recursos, segundo a própria Mozilla.

Gerenciar múltiplas contas de emails

Com o Thunderbird você baixa ou apenas acessa seus emails do Hotmail, Gmail, Yahoo, iG, UOL, Oi Mail, iBest, Terra, BOL ou qualquer outro provedor com suporte a SMTP/POP3/IMAP.

Redes sociais - Facebook Chat, Google Talk, Twitter, IRC

As novas versões possuem suporte a bate-papo. Cadastre suas contas e converse pelo Thunderbird!

Ferramenta anti-spam

O Thunderbird oferece a ferramenta mais efetiva de detecção de spam. As ferramentas analisam seu email e identificam aqueles que provavelmente são indesejados. Você pode ter seus spans excluídos automaticamente ou pode movê-los para outra pasta, caso queira ler as mensagens

.

Mensagens do seu jeito

Visualize suas mensagens do jeito que você quiser. Escolha entre três layouts para visualização de mensagens. Personalize a barra de ferramentas. Agrupe por vários critérios. Use os modos de visualização, pastas de pesquisa ou os marcadores para achar mensagens rapidamente.

Funcionalidades ilimitadas

O Thunderbird permite que você adicione novo recursos à medida que você precisar através de

extensões

. As extensões são ferramentas poderosas que auxiliam você a criar um cliente de email de acordo com suas necessidades.

Tags

Se você usa o Gmail já sabe como as tags funcionam. Você marca uma mensagem com palavras ou frases para conseguir achá-lo com mais facilidade. É possível agrupar mensagens pelas suas tags e também usá-los como parâmetros de pastas de pesquisa e modos de visualização.

Proteção contra fraudes (anti-phishing)

O Thunderbird protege você dos emails falsos conhecidos como scams ou phishing. Eles tentam enganar você para conseguir senhas e outras informações. O Thunderbird alertará quando detectar uma mensagem ou link suspeitos.

Repleto de recursos

(18)

O Thunderbird vem com suporte POP/IMAP, leitor RSS, suporte para mensagens formatadas (HTML), localizar rápido, catálogo de endereços, controles de privacidade, filtros de mensagens (regras), ferramentas de importação, pesquisa e a capacidade de gerenciar múltiplas contas de email e newsgroup.

Sólido e seguro

O Thunderbird oferece recursos necessários a empresas, tais como S/MIME, assinaturas digitais, criptografia de mensagens, suporte a certificados e dispositivos de segurança.

Agora, vejamos os itens do menu do Thunderbird. O ideal, a partir desse momento, é que você esteja com a aplicação instalada, “futucando” aquilo que será apresentado a você.

MENU ARQUIVO

É um menu Arquivo “clássico”. Destaque para o item Off-Line, por meio do qual é possível manter a aplicação desconectada da Internet.

Ainda, perceba que Receber da Conta pode forçar a atualização das caixas de email. F5 atualiza somente a caixa selecionada, e Shift + F5 atualiza todas as caixas de email, se múltiplas caixas estiverem configuradas no navegador.

(19)

MENU EDITAR

Guia também tradicional. Interessante é ver que, se selecionada uma pasta, é possível marcá-la como Favorita.

MENU EXIBIR

Na Guia Exibir é possível exibir/ocultar algumas barras, pastas, mudar o layout, ordenação das mensagens, dentre outros... Interessante que, se selecionada uma mensagem, é possível visualizar o código-fonte dela. Uma mensagem mais rebuscada, como em HTML ou RTF, exibirá integralmente o código-fonte da mensagem.

MENU IR

(20)

O Menu IR é mais uma opção de navegação sem o mouse, permitindo que o usuário navegue pelas mensagens e pastas.

MENU MENSAGEM

O menu Mensagem traz uma série de ações que podem ser realizadas em uma mensagem. É, praticamente o mesmo menu que aparece quando clicamos com o botão direito do mouse sobre uma mensagem.

(21)

MENU EVENTOS E TAREFAS

O ThunderBird, além de mensagens de email, também gerencia eventos e tarefas, assim como os nossos smartphones. Nos eventos, é possível convidar outros usuários, bem como contar com a confirmação deles.

E no Calendário é possível visualizar a agenda do usuário, com eventos e tarefas.

MENU FERRAMENTAS

O menu Ferramentas certamente é o mais robusto e complexo do Mozilla ThunderBird.

Aqui temos o Catálogo de endereços, no qual a aplicação guarda os dados de todos os contatos do usuário;

temos o importante item Filtros de mensagens, por meio do qual o usuário pode ver os filtros existentes bem como criar os critérios para filtrar mensagens. Veja alguns desses critérios nas imagens a seguir.

(22)

Figura 17. Critérios que podem ser adotados para o filtro de mensagens.

(23)

Figura 18. Ações que podem ser tomadas para mensagens filtradas.

Ainda, é no Menu Ferramentas que se encontra o item Configurar Contas. É nele que se configuram as contas de email do Mozilla ThunderBird.

(24)

MENU AJUDA

O menu ajuda oferece informações acerca da aplicação, bem como a própria ajuda para que o usuário saiba utilizar o aplicativo.

(25)

1. (CESPE – Assembléia Legislativa/CE – Cargo 10 - 2011)

O Mozilla Thunderbird é um programa de correio eletrônico que possibilita a implementação de filtro anti- spam adaptável.

2. (CESPE – FUB – Nível Superior - 2014)

O Mozilla Thunderbird permite que o usuário exclua automaticamente mensagens indesejadas por meio da utilização de filtros, ainda que não forneça a opção de bloquear emails de um domínio específico.

_______________

1. Comentários: O Mozilla Thunderbird é o concorrente do Microsoft Outlook, e ambos servem para gerenciar e-mails. Um filtro de anti-spam adaptável é uma tecnologia que consegue detectar determinados e-mails como spam, de maneira antecipada, e evoluir essa capacidade de detecção, seja com informações que o usuário passa (como, por exemplo, clicando em uma mensagem e dizendo “isso não é spam” ou “marque isso como spam”), seja com atualizações da aplicação. E, como você deve imaginar, tal recurso hoje é indispensável a qualquer aplicação comercial.

Correto.

2. Comentários: Funcionalidade fornecida por todas as ferramentas modernas de correio eletrônico. Correto.

Você pode baixar o Thunderbird em https://www.mozilla.org/pt-BR/thunderbird/. Recomendo que você instale e pratique, pois, às vezes, as bancas fazem perguntas que só podem ser respondidas com convicção por usuários que realmente mexeram nas ferramentas.

Microsoft Outlook Express

Figura 19. Tela do Outlook Express.

O Microsoft Outlook Express é ferramenta abandonada pela Microsoft. Honestamente, acho que sua permanência nos editais de concursos reside mais no fato de copiar e colar editais do que qualquer outra coisa.

Conheçamos os seus principais recursos:

Gerir múltiplas contas de correio e de newsgroups (notícias)

É possível gerenciar várias contas de correio ou newsgroups a partir de uma só janela. Também pode-se criar vários utilizadores, ou identidades, para o mesmo computador. Cada identidade tem pastas de correio e um

(26)

catálogo de endereços próprio. A capacidade de criar várias contas e identidades facilita a distinção entre trabalho e correio pessoal e também entre utilizadores individuais.

Consultar as mensagens rápida e facilmente

Através da lista de mensagens e do painel de pré-visualização, pode ver uma lista de mensagens e ler mensagens individuais ao mesmo tempo. A lista de pastas tem pastas de correio, servidores de newsgroups e newsgroups, podendo alternar facilmente entre todos. Também pode criar novas pastas para organizar e ordenar mensagens e, em seguida, definir regras de mensagens (filtros) de modo que as mensagens recém-chegadas sejam automaticamente colocadas em uma pasta específica.

Manter o email em um servidor de maneira a poder ser visto em mais do que um computador

Se o seu fornecedor de serviços Internet utilizar um servidor de correio IMAP para a caixa de entrada, é possível ler, armazenar e organizar as suas mensagens em pastas do servidor sem as transferir para o seu computador. Desse modo, poderá ver mensagens a partir de qualquer computador que possa ser ligado a esse servidor. O Outlook Express é compatível com IMAP, POP3 e SMTP.

Utilizar o catálogo de endereços para armazenar e obter endereços de correio electrónico

Pode-se guardar nomes e endereços no catálogo de endereços respondendo a uma mensagem ou importando-os de outros programas, escrevendo-os, adicionando-os a partir de mensagens de correio eletrônico recebidas ou procurando em serviços de diretórios populares da Internet (white pages). O catálogo de endereços suporta o LDAP (Lightweight Directory Service Access Protocol) para acessar serviços de diretórios da Internet.

(27)

Figura 20. Catálogo de Endereços do Outlook Express.

Adicionar uma assinatura pessoal ou papel de carta às suas mensagens

Pode-se inserir informações essenciais em mensagens a enviar como parte da sua assinatura pessoal ou criar várias assinaturas para utilizar em diferentes situações. Para informações mais detalhadas, pode incluir um cartão de visita. Para tornar as mensagens mais atrativas, pode adicionar padrões e fundos de papel de carta ou alterar a cor e o estilo do texto.

Figura 21. Adicionando assinaturas ou papel de carta aos emails.

(CESPE – Câmara dos Deputados – Agente de Polícia Legislativa - 2014)

Ferramenta de correio eletrônico, o Outlook Express permite baixar todos os emails do usuário para a máquina local, sendo desnecessária a conexão à Internet para se acessar os e-mails que estejam na caixa de entrada.

_____________

Comentários: Você sequer precisa abrir o Outlook Express para responder essa questão. Sendo o Outlook Express compatível com o protocolo POP3, é possível configurá-lo para baixar os e-mails para a máquina local. Desta forma, não será necessário estar conectado à Internet para ler esses e-mails. Correto.

(28)

Microsoft Outlook 2016

Figura 22. Tela do Microsoft Outlook.

O Microsoft Outlook é a ferramenta profissional de email do Microsoft Office, que pode ser adquirida com a versão profissional do Microsoft Office ou na assinatura mensal do Office 365.

Vejamos seus principais recursos, em suas Guias:

GUIA ARQUIVO

A Guia Arquivo, assim como nas demais aplicações do Microsoft Office, permite que se façam os ajustes gerais à aplicação como um todo.

Destaque para o Adicionar Conta, que permite adicionar mais uma conta de email ao Outlook (no Microsoft Outlook é possível gerenciar múltiplas contas de email simultaneamente), para o Gerenciar Conta, no qual se pode

(29)

modificar as configurações da Conta de email, dentre outros, e para o Regras e Alertas, que permite a definição de políticas e Filtros para os emails (que o Outlook chama de “regras”).

GUIA PÁGINA INICIAL

A Guia Página Inicial reúne as funcionalidades mais utilizadas quando estamos lendo e-mails, ou mesmo na tela principal da aplicação. Por ser a mais importante, daremos uma atenção maior a esta guia.

O Grupo de Comandos Novo permite que, rapidamente, o usuário crie um novo email, ou outros itens, como um compromisso, reunião (compromisso em que se convida outras partes), contato ou tarefa.

Figura 23. Pressionando o botão Novos Itens.

O Grupo de Comandos Excluir permite despachar as mensagens sem utilidade para o usuário. Isso pode ser feito de diversas formas:

Ignorar (Ctrl + Del) – move as mensagens atuais e futuras da conversa diretamente para a Caixa Itens Excluídos;

Limpar (Alt + Del) – remove as conversas redundantes da conversa, pasta e/ou subpastas;

Lixo Eletrônico – além de permitir a configuração de uma política de correio eletrônico, algumas ações rápidas podem ser adotadas, como Bloquear Remetente (exclusão imediata das mensagens do remetente), Nunca Bloquear Remetente, Nunca Bloquear Domínio...

Figura 24. Pressionando o botão Lixo Eletrônico.

(30)

Além desses comandos, temos o tradicional Excluir (CTRL + D), que coloca as mensagens na Caixa Itens Excluídos, e Arquivar (BackSpace), que coloca as mensagens na Caixa Arquivo Morto.

O Grupo de Comandos Responder traz os tradicionais comandos:

Responder – CTRL + R

Responder a Todos – CTRL + SHIFT + R Encaminhar – CTRL + F

Etapas Rápidas, grupo de comandos recém-criado, serve para otimizar a vida do usuário, agilizando rotinas que ele faz com frequência.

É um grupo totalmente personalizável.

Nele, o usuário pode inserir um comando rápido para mover a mensagem para uma determinada pasta, encaminhar o email para determinado grupo ou pessoa, marcar um email como "Concluído" e já mover para determinada pasta e marcando como lido, enfim...

Figura 25. Grupo de Comando Etapas Rápidas.

No Grupo de Comandos Mover, pode-se selecionar uma pasta de destino para a mensagem de email selecionada, criar regras para a movimentação de mensagens ou encaminhar a mensagem para o aplicativo One Note.

Por seu turno, o grupo de comando Marcas permite marcar a mensagem como Lida/Não Lida, colocar em uma determinada categoria (com regra de cores) ou colocar um Sinalizador de Mensagem, que chama a atenção do usuário para a mensagem selecionada.

Figura 26. Grupo de Comando Marcas. Pressionando o botão Categorizar.

Por fim, temos o grupo de comando Localizar, que permite abrir o Catálogo de Endereços (CTRL + SHIFT + C) ou realizar pesquisas nos emails utilizando uma série de regras, se desejar.

(31)

Figura 27. Grupo de Comando Localizar. Pressionando o botão Filtrar Email.

GUIA ENVIAR/RECEBER

A Guia Enviar/Receber é autoexplicativa. Mas não relaxe aqui, pois certamente a pergunta mais feita em concursos sobre o Microsoft Outlook é “Qual a tecla de atalho para Enviar/Receber Todas as Pastas?” Grave comigo:

F9

F9 é tecla de atalho para Enviar/Receber emails. Ao pressionar esse botão, o Outlook envia todas as mensagens que, por ventura, estejam na caixa de saída e puxa as novas mensagens que estejam no servidor.

F9 é tecla de atalho para Enviar/Receber emails. Ao pressionar esse botão, o Outlook envia todas as mensagens que, por ventura, estejam na caixa de saída e puxa as novas mensagens que estejam no servidor.

F9 é tecla de atalho para Enviar/Receber emails. Ao pressionar esse botão, o Outlook envia todas as mensagens que, por ventura, estejam na caixa de saída e puxa as novas mensagens que estejam no servidor.

Não está repetido por acidente; é para você NUNCA errar isso em prova.

SHIFT + F9 inicia um envio/recebimento apenas para a pasta atual.

(32)

GUIA PASTA

A Guia Pasta possui uma série de recursos relativas às pastas de mensagens do usuário.

GUIA EXIBIR

A Guia Exibir possui uma série de políticas relativas a como o usuário visualiza as mensagens e os painéis do Outlook.

GUIA “Diga-me o que você deseja fazer”

Esta é uma caixa de pesquisa inteligente, novidade do Microsoft Office 2016, que tem por finalidade encontrar facilmente funcionalidades que o usuário por ventura queira encontrar e não saiba como.

REDIGINDO UMA MENSAGEM

Quando o usuário redige uma nova mensagem no Outlook, uma nova janela é aberta para a mensagem, trazendo consigo uma nova estrutura de menus e abas.

(33)

GUIA MENSAGEM

A Guia Mensagem seu dúvidas é a mais utilizada pelos usuários. Além de recursos clássicos da Área de Transferência(recortar/copiar/colar/pincel), recursos de formatação de texto (Texto Básico), destaque para?

Grupo de Comando Nomes: acesso ao Catálogo de Endereços, para pesquisar destinatários no catálogo, e Verificar Nomes, que confere se os nomes colocados nos destinatários estão corretos, utilizando o Catálogo como referência.

Grupo de Comando Incluir: facilita a inclusão de Anexos, cartão de visita, item do calendário e da Assinatura.

A assinatura de um email pode ser inserida ou mesmo criada neste campo, por meio da inserção de textos com estilo, imagens ou mesmo hiperlinks.

Grupo de Comando Marcas: permite a colocação de uma tag de acompanhamento (útil apenas para o remetente acompanhar a mensagem), ou de tags de “Alta Prioridade” ou “Baixa Prioridade”. Esses últimos, por sua vez, servem apenas como lembrete visual para o destinatário conhecer a importância da mensagem.

Tais marcações não aceleram o envio da mensagem, nem nada do tipo. É apenas um lembrete visual mesmo.

GUIA INSERIR

Uma Guia bem “visual”, mostra os recursos que podem ser inseridos na mensagem.

GUIA OPÇÕES

Nesta guia, o grande destaque fica no Grupo de Comando Controle, com os checkboxes:

Solicitar confirmação de Entrega: envia uma mensagem de volta ao remetente quando o servidor do destinatário consegue receber a mensagem, com sucesso. Falha quando, por algum motivo, o servidor do destinatário não recebe a mensagem (ex: caixa postal do destinatário cheia).

(34)

Solicitar confirmação de Leitura: envia uma mensagem de volta ao remetente quando o destinatário lê a mensagem. Dependendo do servidor de email, o destinatário pode receber uma mensagem, perguntando se deseja enviar a confirmação de leitura ou não.

Figura 28. Pedido de confirmação de leitura.

GUIA FORMATAR TEXTO

Uma Guia muito parecida com a Guia Página Inicial do Word, mostrando o quão rica pode ser a formatação de um Texto de email.

Perceba o Grupo de Comandos formatar, indicando a possibilidade de formatar o texto como HTML, RTF (Rich Text Format) ou deixar sem formatação.

GUIA REVISÃO

O Outlook possui muitos recursos de revisão ortográfica do Word, como o Dicionário de Sinônimos (encontra sinônimos para as palavras que o usuário desejar), Tradução de textos e seleção do Idioma para a revisão ortográfica.

(35)

Questões comentadas pelo professor

1.

(CESPE – PF – Polícia Federal - 2021)

O SMTP é o protocolo indicado para prover o serviço confiável de transferência de dados em formulários de dados no caso de o usuário estar trafegando em sítios da Internet, por exemplo.

Comentários:

O SMTP é um protocolo de envio de correio eletrônico. Transferência de dados de forma confiável em navegação web é com o HTTPS.

Errado.

2.

(CESPE – PF – Papiloscopista - 2018)

Nos softwares de email, a opção Bcc (blind carbon copy) tem como um de seus objetivos esconder os destinatários para evitar ações de spam.

Comentários:

A cópia oculta (Bcc, ou Cco em português) tem como objetivo PRINCIPAL ocultar aquele destinatário dos demais que receberam a mensagem nos campos Para ou Cc.

Contudo, veja que o Cco acaba tendo um efeito “colateral” interessante. Quando mensagens são encaminhadas, é praxe a mensagem encaminhada colocar, ao final, a mensagem original, inclusive, com os dados das pessoas que receberam a mensagem original.

Emails encaminhados por muitas vezes podem fornecer e-mails válidos a desconhecidos, que podem alimentar futuras listas de spam.

Portanto, ao utilizar o Cco, o usuário também previne (mesmo que sem querer, rs) que os destinatários das mensagens caiam em listas de spam.

Correto.

3.

(CESPE – PF – Papiloscopista - 2018)

(36)

O símbolo @ em endereços de email tem o sentido da preposição no, sendo utilizado para separar o nome do usuário do nome do provedor.

Comentários:

No Brasil, costumamos falar um endereço de email como “fulano ARROBA provedor.com.br”. Em inglês, os endereços de email são falados como “fulano AT provedor DOT com”. DOT remete a ponto (.), enquanto AT, em português, significa “em”, ou “no”.

Correto.

4.

(CESPE – TRT/7ª Região – Técnico Judiciário - 2017)

No que tange aos recursos do programa de correio eletrônico Mozilla Thunderbird, assinale a opção correta.

A) Um dos recursos relacionados à segurança da informação e muito utilizado pelos usuários do Thunderbird é o bloqueio de emails de pessoas ou domínios específicos.

B) Com o uso do referido programa de correio eletrônico, é possível enviar um email para um grupo de contatos por meio de uma lista de emails.

C) Por ser um programa robusto e intuitivo, o Thunderbird não permite o uso de atalhos de teclado para funções de pesquisa.

D) Alterar o tamanho da fonte foi a única forma encontrada pelo Thunderbird para implementar recursos de acessibilidade. No entanto, para que esse recurso funcione adequadamente, é necessário instalar alguns complementos.

Comentários:

O que a alternativa b) apresenta, enviar um email para um grupo de contato por meio de uma lista, é um bom recurso disponível em qualquer bom email do mercado.

As demais alternativas não fazem sentido. E, quanto à alternativa a), não existe a situação de BLOQUEAR emails de pessoas ou domínios. Nem as ferramentas e nem os provedores de email podem realizar bloqueios para domínios ou pessoas específicas (o bloqueio, no caso, seria IMPEDIR o email de chegar). O que estas ferramentas fazem é implementar FILTROS, de modo que o email, logo quando chegue, seja encaminhado a alguma pasta específica (tipo SPAM) ou seja imediatamente excluída.

Resposta certa, alternativa b).

5.

(CESPE – TRE/BA – Analista Judiciário - 2017)

Mensagens baixadas por meio da utilização do protocolo IMAP não são apagadas automaticamente do servidor, devido ao fato de esse protocolo disponibilizar ao usuário mecanismos adicionais para manipular as caixas de correio e suas mensagens diretamente no servidor. Para responder uma mensagem de correio eletrônico e, simultaneamente, encaminhá-la para todos os endereços de email constantes no campo Para: (ou To) e no campo Cópia: (ou Copy) no cabeçalho da mensagem recebida, o usuário deve utilizar a opção

A) encaminhar mensagem para todos os destinatários.

B) responder para todos.

(37)

C) responder para o remetente.

D) responder com cópia oculta.

E) encaminhar mensagem.

Comentários:

Questão fácil, uma vez que responder a todos é o procedimento padrão quando desejamos responder a mensagem para todas as pessoas que foram copiadas na mensagem original (exceto as cópias ocultas, naturalmente).

Resposta certa, alternativa b).

6.

(CESPE – TCE/PA – Auxiliar Técnico de Controle Externo - 2016)

Mensagens baixadas por meio da utilização do protocolo IMAP não são apagadas automaticamente do servidor, devido ao fato de esse protocolo disponibilizar ao usuário mecanismos adicionais para manipular as caixas de correio e suas mensagens diretamente no servidor.

Comentários:

O protocolo IMAP não baixa as mensagens para o computador. Na verdade, ele permite que o usuário visualize e manipule as mensagens diretamente no servidor.

Correto.

7.

(CESPE – DPU – Analista - 2016)

No Outlook, o recurso permite enviar e receber mensagens de várias contas do usuário configuradas no sistema, sendo possível também selecionar a opção de baixar apenas mensagens de determinada caixa de correio.

Comentários:

O comando Enviar/Receber (F9) atualiza todas as caixas de correio configuradas no Outlook. Também é possível, neste comando, enviar/receber somente de determinada caixa de correio (Shift + F9)

Correto.

8.

(CESPE – TCE/PA – Auxiliar Técnico de Controle Externo - 2016)

No Outlook, se a opção Com cópia oculta (Cco) estiver ativada durante a criação de uma nova mensagem de email, poderá ser efetuada a inserção de um ou mais endereços como destinatários, que receberão cópias do email com o conteúdo ocultado.

Comentários:

Enviar emails para “A” em cópia oculta (CCo) implica em os demais destinatários não saberem que “A”

recebeu o email. Isso não tem nada a ver com ocultar conteúdo de mensagem.

Errado.

(38)

9.

(CESPE – FUB – Nível Médio - 2016)

No catálogo de endereços das versões mais recentes do Mozilla Thunderbird, não se pode inserir dois usuários com o mesmo email.

Comentários:

Não existe restrição de emails no Catálogo de Endereços.

Errado.

10.

(CESPE – FUB – Conhecimentos Intermediários - 2015)

Por meio de programas de correio eletrônico denominados webmails, os usuários podem acessar suas contas a partir de computadores com acesso à Internet.

Comentários:

Por meio do navegador web.

Correto.

11.

(CESPE – TJDFT – Técnico Judiciário - 2015)

Um email recebido por meio de um computador localizado em um órgão governamental que utiliza o Outlook é considerado seguro, mesmo quando o destinatário é desconhecido e possua arquivos anexos. Isso ocorre porque instituições públicas possuem servidores com antivírus que garantem a segurança total do ambiente computacional.

Comentários:

Emails com REMETENTES desconhecidos (e não destinatários) e com arquivos anexos devem ser analisados sempre com desconfiança, e não existe garantia total de segurança por parte de órgãos públicos. Sentença sem pé nem cabeça, do início ao fim.

Errado.

12.

(CESPE – TRE/RS – Técnico - 2015)

O usuário pode instalar um aplicativo no celular que tenha acesso a Internet, sincronizá-lo com a conta de email e, em qualquer lugar, enviar e receber mensagens de correio eletrônico.

Comentários:

O que muitos usuários já fazem em seu dia-a-dia.

Correto.

13.

(CESPE – TRE/RS – Técnico - 2015)

Quando se tem instalado um programa cliente de email no computador e se acessa os emails, estes são imediatamente baixados do servidor para o computador, não podendo ser acessados a partir de outro equipamento.

(39)

Comentários:

Isso vai depender de como você configurar o seu programa cliente de email. O Thunderbird, por exemplo, utilizando o IMAP, consegue mostrar as suas mensagens deixando uma cópia no servidor de origem.

Errada.

14.

(CESPE – TRE/RS – Técnico - 2015)

Ao se anexar um arquivo de imagem, como, por exemplo, um arquivo com a extensão JPG, a uma mensagem de email, é necessário certificar-se de que o destinatário possua o programa Paint do Windows 7 para abri-lo.

Comentários:

Qualquer aplicativo que manipule imagens poderá abrir esse arquivo, e não apenas o Paint.

Errada.

15.

(CESPE – Assembléia Legislativa/CE – Cargo 10 - 2011)

O Mozilla Thunderbird é um programa de correio eletrônico que possibilita a implementação de filtro anti-spam adaptável.

Comentários:

O Mozilla Thunderbird é o concorrente do Microsoft Outlook, e ambos servem para gerenciar e-mails. Um filtro de anti-spam adaptável é uma tecnologia que consegue detectar determinados e-mails como spam, de maneira antecipada, e evoluir essa capacidade de detecção, seja com informações que o usuário passa (como, por exemplo, clicando em uma mensagem e dizendo “isso não é spam” ou “marque isso como spam”), seja com atualizações da aplicação. E, como você deve imaginar, tal recurso hoje é indispensável a qualquer aplicação comercial.

Correto.

16.

(CESPE – MPE/PI – Cargos 1 a 5 e 7 a 9 - 2011)

No Microsoft Outlook Express é possível realizar configuração para ler emails em mais de um provedor. Todavia, novas mensagens, recebidas após essa configuração, ficam necessariamente misturadas na pasta denominada caixa de entrada dos referidos servidores.

Comentários:

O usuário pode, livremente, escolher caixas de entradas separadas para cada provedor, e filtrar suas mensagens para que caiam diretamente em pastas personalizadas, sem assim o usuário desejar. Por exemplo: o usuário pode filtrar as mensagens que venham da TAM e da GOL para que caiam diretamente na pasta “Passagens Aéreas”, sem passar pela Caixa de Entrada.

Errado!

17.

(CESPE – STJ – Todos os cargos exceto 5 - 2012)

(40)

Por meio do software Microsoft Outlook pode-se acessar o serviço de correio eletrônico, mediante o uso de certificado digital, para abrir a caixa postal do usuário de um servidor remoto.

Correto.

18.

(CESPE – TELEBRÁS – Conhecimentos Básicos Nível Médio - 2013)

No Outlook Express, por meio da opção Salvar Como, as mensagens recebidas podem ser armazenadas em pastas de arquivamento localizadas na estrutura de diretórios do Windows.

Comentários:

Correto.

19.

(CESPE – MPU – Analista - 2013)

Ao se clicar a pasta , na figura acima, será apresentada a lista de todos os emails que foram enviados a partir do Outlook Express.

Comentários:

Correto.

20.

(CESPE – MPU – Analista - 2013)

Se o usuário em questão possuísse inscrição em Grupos de discussão ou Redes sociais, a opção — Responder a todos — seria habilitada.

Comentários:

(41)

A opção “Responder a Todos” fica habilitada quando algum email é selecionado. No caso, o item selecionado é a pasta “Itens Excluídos”, logo, não há o que ser respondido, e a opção não fica habilitada.

Errado!

21.

(CESPE – MPU – Analista - 2013)

O número (310) mostrado ao lado da opção indica o número de amigos que o usuário em questão possui.

Comentários:

O número entre parênteses nesta pasta indica a quantidade de mensagens não lidas na pasta.

Errado!

22.

(CESPE – Polícia Federal – Perito - 2013)

Considere que um usuário necessite utilizar diferentes dispositivos computacionais, permanentemente conectados à Internet, que utilizem diferentes clientes de email, como o Outlook Express e Mozilla Thunderbird.

Nessa situação, o usuário deverá optar pelo uso do protocolo IMAP (Internet Message Access Protocol), em detrimento do POP3 (post office protocol), pois isso permitirá a ele manter o conjunto de emails no servidor remoto ou, alternativamente, fazer o download das mensagens para o computador em uso.

Comentários:

O IMAP permite ambas as opções (download ou manter no servidor remoto), bem como o acesso por diferentes clientes de email. O POP3 não oferece a alternativa de manter as mensagens no servidor remoto.

Correto.

23.

(CESPE – CADE – Nível Médio - 2014)

O Mozilla Thunderbird permite que cada conta de email tenha o seu próprio local de arquivamento das mensagens.

Comentários:

(42)

Como um bom programa de gerenciamento de e-mails, o Thunderbird permite que o usuário configure as pastas de armazenamento de cada conta de email individualmente, se o usuário assim desejar.

Correto.

24.

(CESPE – CADE – Nível Médio - 2014)

O Mozilla Thunderbird possui recursos que permitem que uma pasta em disco seja compactada tanto de forma automática quanto de forma manual.

Comentários:

Característica também desejável em um gerenciador de e-mails.

Correto.

25.

(CESPE – Câmara dos Deputados – Agente de Polícia Legislativa - 2014)

Ferramenta de correio eletrônico, o Outlook Express permite baixar todos os emails do usuário para a máquina local, sendo desnecessária a conexão à Internet para se acessar os e-mails que estejam na caixa de entrada.

Comentários:

(43)

Se configurado para baixar os e-mails para a máquina local, por meio do protocolo POP3, não será necessário estar conectado à Internet para ler esses e-mails.

Correto.

26.

(CESPE – Câmara dos Deputados – Agente de Polícia Legislativa - 2014)

Atualmente, a criptografia é utilizada automaticamente por todos os aplicativos de email, em especial os usados via Web (ou Webmail).

Comentários:

Perceba o “todos os aplicativos” de email. Esse tipo de sentença normalmente está errado. Será que o examinador conhece todos os aplicativos de email do mundo para afirmar que todos usam criptografia?

Errado!

27.

(CESPE – TCDF – Múltiplos cargos - 2014)

Funcionalidades disponibilizadas no Mozilla Thunderbird possibilitam mover uma mensagem da caixa de entrada de uma conta para uma pasta localizada em outra conta.

Comentários:

O Thunderbird permite a movimentação das mensagens entre contas diferentes.

Correto.

28.

(CESPE – ICMBIO – Nível Superior - 2014)

O recurso do Mozilla Thunderbird que permite agrupar e ordenar mensagens é utilizado somente quando cada mensagem tiver sido marcada por um dos filtros da opção Marcadores.

Comentários:

Os recursos de agrupar e ordenar mensagens funcionam independentemente de marcação das mensagens.

Errado!

(44)

29.

(CESPE – ICMBIO – Nível Superior - 2014)

No Outlook Express, caso se envie uma mensagem com o uso do recurso CCo: a mais de um endereço eletrônico, a mensagem encaminhada permitirá a todos os recebedores ver a relação de destinatários.

Comentários

O CCo, Cópia Oculta, serve para que estes destinatários não sejam vistos pelos demais. O Cc, Cópia Comum, mostra os destinatários das mensagens uns aos outros.

Errado!

30.

(CESPE – MDIC – Agente Administrativo - 2014)

Ao utilizar o Mozilla Thunderbird como ferramenta de correio eletrônico, o usuário pode manter uma pasta Inbox compartilhada entre todas as suas contas de correio eletrônico.

Comentários:

Funcionalidade comum das principais ferramentas de correio eletrônico, é possível manter uma caixa de entrada comum para múltiplas contas de correio eletrônico.

Caixa de entrada unificada. É possível a visualização das caixas de email unificadas ou separadamente.

Correto.

31.

(CESPE – MTE – Agente Administrativo - 2014)

O Mozilla Thunderbird fornece, entre os recursos de segurança, a integração com software de antivírus.

Comentários:

Nas Opções do Thunderbird, Guia Segurança, é possível permitir a antivírus interceptem mensagens com conteúdo malicioso e coloquem em quarentena.

(45)

Correto.

32.

(CESPE – MTE – Agente Administrativo - 2014)

Por padrão, durante a inicialização do aplicativo, ocorre uma verificação automática junto ao servidor de e-mails a fim de que sejam apresentadas ao usuário as novas mensagens recebidas.

Comentários:

Toda ferramenta de correio eletrônico é pré-configurada para fazer isso. Afinal de contas, parte-se do princípio que o usuário deseja ver as novas mensagens quando abre o correio eletrônico.

Correto.

33.

(CESPE – CBM/CE – Soldado Bombeiro - 2014)

O Outlook Express é um aplicativo para computadores pessoais, portanto não é possível a configuração de mais de uma conta de correio eletrônico em um mesmo aplicativo.

Comentários:

Qualquer ferramenta moderna de correio eletrônico permite que várias contas de email sejam configuradas.

Errado!

34.

(CESPE – CBM/CE – 1º Tenente - 2014)

Em comparação ao Microsoft Outlook, o Mozilla Thunderbird tem a desvantagem de não realizar a filtragem de mensagens de spam recebidas pelo usuário desse programa de email.

Comentários:

As ferramentas modernas de correio eletrônico oferecem filtragem de spam.

Errado!

35.

(CESPE – ICMBIO – Nível Médio - 2014)

Considere-se que um servidor do ICMBio, após receber, por meio do Outlook Express, uma mensagem com o arquivo animais_extincao.doc, em anexo, tenha executado as seguintes ações: abrir o arquivo, incluir uma nova informação ao documento, salvar o arquivo e, em seguida, encaminhar a mensagem ao seu chefe imediato. Nesse caso, o chefe receberá a mensagem com o arquivo atualizado.

Comentários:

Pegadinha do CESPE! Para que o chefe receba a mensagem com o arquivo atualizado, é necessário que o usuário anexe a mensagem atualizada à mensagem encaminhada. Quando o usuário encaminha uma mensagem com anexo, é o anexo original que é encaminhado.

Errado!

36.

(CESPE – FUB – Nível Superior - 2014)

(46)

O Mozilla Thunderbird permite que o usuário exclua automaticamente mensagens indesejadas por meio da utilização de filtros, ainda que não forneça a opção de bloquear emails de um domínio específico.

Comentários:

Funcionalidade fornecida por todas as ferramentas modernas de correio eletrônico.

Correto.

37.

(CESPE – TJ/AC – Técnico em Informática - 2013)

O Mozilla Thunderbird 16 possui arquivamento de mensagem sem retirá-la da sua caixa de entrada e salvá-la em uma pasta específica.

Comentários:

Não gosto de orientar para que você chute uma questão CESPE, ainda mais porque uma questão marcada incorretamente anula um acerto seu. Mas existem recursos em aplicações que você, mesmo sem conhecer, pode imaginar se existem ou não. O Mozilla Thunderbird é um concorrente do Microsoft Outlook, e seria uma aplicação muito fraca se não possuísse um recurso simples como o citado nessa questão. Veja se o seu raciocínio pode ser útil para as questões seguintes!

Mozilla Thunderbird.

Correto.

38.

(CESPE – TJ/AC – Técnico em Informática - 2013)

(47)

No Thunderbird 16, como forma a gerenciar o consumo de banda da rede, as mensagens são configuradas nativamente sem formatação, ou seja, sem a visualização de imagens incorporadas à mensagem ou estilos de textos.

Comentários:

Que absurdo! Gerenciar consumo de banda da rede não formatando texto de email? Quantos kbytes consomem uma formatação em negrito ou em itálico de um texto de email? No mínimo, incoerente.

Errado!

39.

(CESPE – TJ/AC – Técnico em Informática - 2013)

Tanto no Outlook Express quanto no Thunderbird é possível configurar contas de emails do Gmail e do Yahoo, por exemplo, permitindo receber ou enviar mensagens por esses servidores.

Comentários:

E isso é possível não somente porque o Outlook e Thunderbird são compatíveis, mas porque o Gmail e o Yahoo também permitem a configuração de suas contas de email nessas aplicações.

Correto.

40.

(CESPE – TJ/AC – Técnico em Informática - 2013)

No MS Outlook 2010 o recurso Marcar Anti-spam ao ser criado pelo usuário em sua estação, é replicado para o servidor, sendo aplicado aos outros usuários.

Comentários:

A configuração Anti-spam valerá apenas para o usuário que a ativou.

Errado!

41.

(CESPE – TJ/AC – Técnico em Informática - 2013)

Como meio de combater a proliferação de vírus, o Mozilla Thunderbird 15 não admite que vídeos e músicas sejam anexados a emails. Caso o usuário necessite enviar esse tipo de arquivo deve primeiramente compactá-lo para então enviar o arquivo.

Comentários:

Pode-se enviar músicas e imagens por email. Talvez haja restrições quanto ao tamanho da mensagem, definidas pelo provedor do email.

Errado!

42.

(CESPE – MDIC – Analista Técnico Administrativo - 2014)

O Outlook Express pode ser configurado para solicitar ao destinatário de um email a confirmação do recebimento de uma mensagem.

Comentários:

(48)

Correto.

43.

(CESPE – Polícia Federal – Agente - 2014)

Se um usuário do Mozilla Thunderbird receber email de pessoa cujo nome esteja contido na lista de endereços desse usuário, o endereço de email do remetente não será mostrado ao destinatário.

Comentários:

Quando um usuário já existe no Catálogo de Endereços do Thunderbird, seja esse contato inserido pelo usuário ou coletado pela aplicação, o Thunderbird deixa de exibir o email do usuário, exibindo apenas seu nome.

Usuário incluso no catálogo de endereços. Perceba que o endereço de email do usuário não está sendo exibido.

Usuário não incluso no catálogo de endereços. Perceba que o endereço de email é exibido.

Correto.

44.

(CESPE – FUB – Conhecimentos Básicos - 2015)

No Mozilla Thunderbird, o recurso Bloquear Usuário, disponível no menu Editar, tem a finalidade de criar um filtro para impedir o recebimento de mensagens indesejadas e também a de realizar o bloqueio daquelas pessoas que as enviem e que não façam parte da lista de contatos do usuário.

Comentários:

Não existe o recurso “Bloquear Usuário” em ferramentas de email. Uma coisa é filtrar o email de um remetente e encaminhá-lo direto para a Lixeira, por exemplo (disponível no menu Ferramentas), mas não existe o Bloqueio de e-mails (que seria, a meu ver, impedir que o usuário envie o email).

(49)

Aplicando filtros no Thunderbird.

Errado!

Considerações finais

Terminamos nossa aula de correio eletrônico!

Sentiu os extremos? Os fundamentos são tranquilos, mas decorar ferramenta de email é complicado!

Vamos torcer pelo melhor sempre em sua prova 😊 Grande abraço,

Victor Dalton

Lista de questões

1.

(CESPE – PF – Papiloscopista - 2018)

Nos softwares de email, a opção Bcc (blind carbon copy) tem como um de seus objetivos esconder os destinatários para evitar ações de spam.

2.

(CESPE – PF – Papiloscopista - 2018)

O símbolo @ em endereços de email tem o sentido da preposição no, sendo utilizado para separar o nome do usuário do nome do provedor.

3.

(CESPE – TRT/7ª Região – Técnico Judiciário - 2017)

No que tange aos recursos do programa de correio eletrônico Mozilla Thunderbird, assinale a opção correta.

A) Um dos recursos relacionados à segurança da informação e muito utilizado pelos usuários do Thunderbird é o bloqueio de emails de pessoas ou domínios específicos.

Referências

Documentos relacionados

Embora seja uma questão difícil, por se tratar de uma prática pouco usual, é possível resolver esta questão com raciocínio. Está bem evidente que, na célula selecionada,

Tecnologia de interconexão de redes baseada no envio de pacotes; define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para a camada de

Assinale a opção que apresenta o comando que um usuário deve utilizar, no ambiente Linux, para visualizar, em um arquivo de texto (nome-arquivo), apenas as linhas que

Embora seja uma questão difícil, por se tratar de uma prática pouco usual, é possível resolver esta questão com raciocínio. Está bem evidente que, na célula selecionada,

Uma questão meio “pegadinha” da banca. Quando marcamos um arquivo como “Somente leitura”, isto significa que o arquivo não poderá ser editado, mesmo que ele

Questão um pouco confusa. Na verdade, o usuário deve reconhecer os passos para a exibição de pastas e arquivos ocultos e perceber que uma das alternativas possui um passo

(FCC – TRT/1ª Região – Analista Judiciário – Execução de Mandados - 2013) Alexus digitou a planilha abaixo no Microsoft Excel 2010 em português. Seu chefe solicitou que

para celulares, existe o aplicativo do Excel; por fim, a Microsoft disponibilzou na nuvem o Excel Online, para ser utilizado online, a partir do navegador de Internet.