• Nenhum resultado encontrado

Homem é encontrado morto dentro de carro em Jacarezinho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Homem é encontrado morto dentro de carro em Jacarezinho"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Terça-feira, 25 de janeiro de 2022 Edição 2663

Acesse a Folha na internet, folha extra.com

ACESSE-ME

Casa Lar de Wenceslau Braz promove projeto de apadrinhamento das crianças

[SAÚDE]

Jaguariaíva passa a integrar o Programa de Entrega

Descentralizada de Medicamentos

Com a inclusão do município no programa, não será mais necessário se deslocar até a Regional de Saúde de Ponta Grossa em busca de medicamentos e insumos para Farmácia Municipal

[LOGISTICA]

Governador apresenta à diretoria da TCP projetos para ampliar exportações em Paranaguá

Entre os destaques as obras de ampliação do

calado e dos terminais de exportação do porto [INCENTIVO]

Prefeitura vai abrir edital para concessão de

imóveis industriais em Ibaiti

Empresas vencedoras poderão utilizar as instalações de maneira não remunerada.

Objetivo é fomentar a geração de emprego e renda para população

[MISTÉRIO]

Homem é encontrado morto dentro

de carro em Jacarezinho

Caso foi repassado a equipe da Polícia Civil que deve instaurar um inquérito

para apurar a situação

(2)

Folha

xtra

e

EDITORA FOLHA EXTRA LTDA

CNPJ 06.163.583/0001-58 WENCESLAU BRAZ Fone: (43) 3528-3930 atendimento@folhaextra.com

CURITIBA - MERCONETI Fone: (41) 3079-4666 ricardo@merconeti.com.br

Jornalista Responsável: JUNIOR ALCEU - MTB/PR 9798 Associação dos Jornais DIÁRIOS DO INTERIOR do Paraná FILIADO A

www.folhaextra.com

Trav. Felipe Miguel de Carvalho, 33 Centro - Wenceslau Braz - PR

2

FOLHA EXTRA terça-feira, 25 de janeiro de 2022 - Edição 2663

Política e

[INCENTIVO]

A Prefeitura de Ibaiti através da Secretaria Muni- cipal de Indústria e Comér- cio vai abrir um novo edital de concorrência pública para concessão de direito real de uso não remune- rado sobre bens imóveis no Parque Industrial Libe- rato Regazzo III (Água da Limeira).  O edital deverá ser publicado no Diário Oficial do município no final do mês de fevereiro.

O contrato administrativo de concessão, de acordo com a lei, será concedido às empresas interessadas mediante Processo Licita- tório, na modalidade Con- corrência para utilização do imóvel, por um prazo de dez anos a partir do firmamento do termo de concessão de uso, podendo ser prorrogado, por igual período, desde que cumpri- das e mantidas as mesmas condições contidas na pro-

posta vencedora no proce- dimento licitatório, além da aprovação pelo Conselho Especial de Desenvolvi- mento Econômico de Ibaiti - CEDEI.

O instrumento visa tornar Ibaiti uma cidade ainda mais competitiva, com uma política de incentivo à ins- talação de novas empresas e de expansão do número de empreendimentos exis- tentes e maior geração de emprego e renda à popu- lação.

O projeto de lei de incen- tivo à instalação de novas empresas no município de Ibaiti, foi apresentado pelo prefeito Dr. Antonely Carvalho na Câmara Muni- cipal e aprovado por una- nimidade pelos vereadores em Sessão ordinária no mês de março de 2021 e sancio- nado pelo prefeito no mês de junho do mesmo ano. 

Já no mês de dezembro

de 2021, oito (08) empre- sas assinaram, o contrato administrativo de conces- são de uso para se instala- rem no Parque Industrial Liberato Regazzo I, II e III (Trevo Japira e Água da Limeira). As assinaturas dos contratos ocorreram na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e foram acompanhados pela secretária da pasta, Fernanda da Silva Graça Leal, após as empresas cadastrarem no primeiro Edital de concorrência pública ocorrido no mês de novembro daquele ano.

Com a instalação dessas oito empresas nos par- ques industriais, já para este ano de 2022, estima-se inicialmente a abertura de 136 (cento e trinta e seis) novos empregos.  Com a abertura de um novo edital de  concorrência pública para concessão de direito

real de uso dos imóveis no Parque Industrial Libe- rato Regazzo III (Água da Limeira), a estimativa é de um aumento, inicialmente, em torno de mais de 500 (quinhentos) novos empre- gos diretos no município de Ibaiti.

Para a secretária Munici- pal da Indústria e Comér- cio, Fernanda da Silva Graça Leal, a concessão de incentivos para a instala- ção de novas empresas pelo Executivo fomenta ainda mais empregos no municí- pio.  “A concessão de imó- veis no Parque Industrial, mediante Processo Licita- tório, vai beneficiar não somente as empresas que vierem a se instalar aqui, mas também aquelas que já estão instaladas e que precisam de auxílio para expandir ainda mais suas atividades”, comentou.

De acordo com o prefeito

Dr. Antonely Carvalho, Ibaiti avança cada vez mais como o município polo em desenvolvimento na região.

“As ações de incentivos para a abertura de novas empresas em Ibaiti, como estas que estamos desen- volvendo, permitem que os empresários possam ampliar suas atividades em nosso município com mais segurança econô- mica, garantindo assim, o fortalecimento do seu negó- cio e o aumento na geração de emprego e renda para a nossa população”, explicou o prefeito.

Para maiores informações, contatos por telefone ou ir até a Secretaria Municipal de Industria e Comércio de Ibaiti Rua Ver. José de Moura Bueno, 23 – (Prédio da Prefeitura) Centro, Ibaiti - PR, CEP - 84900-000, ou pelo fone (43) 3546-7450.

Assessoria

Prefeitura vai abrir edital para concessão de imóveis industriais em Ibaiti

Empresas vencedoras poderão utilizar as instalações de maneira não remunerada.

Objetivo é fomentar a geração de emprego e renda para população

(3)

3

FOLHA EXTRA terça-feira, 25 de janeiro de 2022 - Edição 2663

Política e

[LOGISTICA]

Governador apresenta à diretoria da TCP projetos para ampliar exportações em Paranaguá

Entre os destaques as obras de ampliação do calado e dos terminais de exportação do porto

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta segunda- -feira (24) com a diretoria da empresa Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) para apresentar os projetos em andamento do Governo do Estado para ampliar e modernizar a estrutura de exportações pelo Porto de Paranaguá.

Entre os destaques estão

a  ampliação do terminal de contêineres da Cotri- guaçu no pátio da Ferroeste em Cascavel (Oeste), que vai dobrar a capacidade de transporte de cargas refrigeradas pelos trilhos; o projeto da Nova Ferroeste;

e as obras de ampliação do calado e dos terminais de exportação do porto.

Ratinho Junior destacou que o Governo do Estado

investe na reestruturação de todo o Porto de Para- naguá. Isso inclui investi- mento de R$ 500 milhões na ampliação do Cais Leste, o chamado Moegão, que vai ampliar a carga e descarga de grãos transportados por vagões.

A empresa pública Portos do Paraná também deve concluir em breve as obras de  derrocagem da Pedra

de Palangana, o que vai melhorar a segurança da navegação e reduzir o tempo de espera das manobras de atracação e desatracação.

“O projeto da Nova Fer- roeste também segue a todo o vapor. Os estudos já pas- saram pelo Ibama e seguem agora para a fase final, que são as audiências públicas, para então levar a nova

ferrovia a leilão”, afirmou o governador. “Esse projeto vai aumentar a capacidade de transporte de grãos e contêineres pelos trilhos, fazendo com que o Paraná tenha o maior corredor de exportação de proteína do mundo”.

AEN

Maior corredor de exportação de proteína de frango do mundo, a TCP bateu recorde histórico na movimentação de contêine- res em 2021. Foram despa- chados no ano passado 1,1 milhão de TEUs (unidade de medida de um contêi- ner de 20 pés), sendo 186 mil TEUs de contêineres refrigerados, consolidando a empresa como a maior exportadora de cargas congeladas do Brasil.

A expectativa é melhorar ainda mais esses resulta- dos com os novos projetos em andamento no Paraná, salientou o diretor Comer- cial e Institucional da TCP, Thomas Lima. “A Portos do Paraná tem dado um suporte exemplar ao terminal de contêineres, o que nos ajuda a obter resultados acima da média a cada ano. Tivemos uma performance excelente no ano passado e devemos isso ao trabalho conjunto com a empresa pública e o bom ambiente de negócios pro- porcionado pelo Governo do Paraná”, afirmou.

“Queremos aumentar a nossa capacidade e virar referência mundial no transporte de cargas, como acontece nos grandes portos da China. Os inves-

[CONTÊINERES]

timentos do Governo do Estado em infraestrutura e a modernização que plane- jamos para o terminal vão permitir que alcancemos, até 2025, um patamar de classe mundial”, destacou

Lima.

“A atração de investimen- tos privados é importante para gerar desenvolvi- mento e empregos para a comunidade. Mas, para isso, o Governo do Estado

tem que assegurar ao mer- cado que tem boa gover- nança e boa gestão”, refor- çou o diretor-presidente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Fernando Garcia. “O Paraná tem

trabalhado para reduzir a insegurança jurídica e diminuir os custos logísti- cos, o que dá credibilidade e tem sido fundamental para atrair os investidores”.

(4)

FOLHA EXTRA terça-feira, 25 de janeiro de 2022 - Edição 2663

4

Cidades e

PIB NAS ALTURAS

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) de Maringá chegou a R$ 19,3 bilhões em 2019, sendo o quarto no ranking paranaense e o 52º no brasileiro, aumento de 4,2% em relação a 2018. Entre os destaques está o setor de Serviços. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) indica que, numa comparação direta com municípios do mesmo porte, entre 400 mil e 500 mil habitantes, Maringá também está em evidência nacional, ficando atrás somente de Jundiaí, Betim, Piracicaba e Santos.

PR NO PÓDIO

Paranaenses participaram da etapa final do Bra- sileiro de Karatê de 2021. Adiado devido à pandemia, o campeonato brasileiro teve dois atletas do Paraná que foram convocados e garantiram em suas categorias 100%

de pódio. Leonardo Danoso, de Curitiba, conquistou o segundo lugar na categoria faixa preta até 84kg e o tole- dano Marcus Henrique de Lima também o segundo lugar na categoria faixa preta até 75kg.

PRODUTO DO PARANÁ

O frigorífico paranaense Mais Fish é o primeiro empreendimento a receber a chancela Sisbi-POA (Sis- tema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), concedida por um consórcio de municípios, o Consórcio Cid Centro. Com isso, os produtos que já eram comercializados nos 30 municípios que compõem a área do Cid Centro poderão romper os limites para atender mercados em todo o território paranaense e no Brasil.

“Estamos colocando o Paraná mais uma vez à frente, é um marco”, disse o médico veterinário do Núcleo da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) em Ivaiporã, Carlos Eduardo dos Santos.

TAMO FORA

No PSDB, todos esperam a desfiliação do ex-prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel – já anunciada, e dos deputados Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa; e Paulo Litro, presidente do diretório estadual tucano. Os três já declararam apoio a Ratinho Junior.

MEL DO PNI

Capanema já tem o melado com reconhecimento de Indicação Geográfica, o que o valoriza muito no mer- cado nacional e internacional. Agora, a Associação dos Apicultores de Capanema e Região (Apic), a prefeitura, o Sebrae e a UTFPR se uniram para gerar valor na cadeia produtiva do mel, com isso o mel de Capanema, na região do Parque Nacional do Iguaçu, poderá ser o décimo pro- duto do Paraná com Indicação Geográfica.

SEM CARNAVAL

Mais uma cidade do litoral do Paraná confirmou que não realizará o carnaval de rua. Trata-se de Guaratuba, que anunciou sua decisão após reunião do Comitê de Crise da Pandemia. Segundo o prefeito Roberto Justus (DEM), o cancelamento da folia com trio elétrico e de festas em áreas públicas considera o fato de que o carnaval poderia reunir cerca de 500 mil pessoas, o que poderia provocar uma elevação ainda maior no número de casos de covid.

[SAÚDE]

Jaguariaíva passa a integrar o

Programa de Entrega Descentralizada de Medicamentos

O município de Jaguariaíva é um dos poucos do Paraná a integrar o Programa de Entrega Descentralizada de Medicamentos, ini- ciando o recebimento dos medicamentos e insumos diretamente na Farmácia da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). Com isso, não será mais preciso se deslocar até a Regional de Saúde de Ponta Grossa para o abastecimento, ganhando agilidade e eco- nomia de logística.

A descentralização é uma estratégia desenvolvida em parceria com a Secre- taria de Estado da Saúde – SESA e Consórcio Paraná Saúde. Dos 399 municípios paranaenses, pouco mais de 50 foram habilitados para o recebimento direto dos fornecedores vencedo- res das licitações.

Importante ressaltar que Jaguariaíva se sobressaiu, ficando em 3º lugar em

quesitos pertinentes, como por exemplo, número de habitantes, mas na ques- tão estrutural atingiu o 1º lugar.

Entre os pontos positivos que garantiram a habili- tação de Jaguariaíva neste sistema foi a estrutura, planejamento e capacidade para recebimento direto dos transportadores, e organização disponível na farmácia da SEMUS, de onde partem os medi- camentos para as outras farmácias nas UBS’s (Uni- dades Básicas de Saúde), informa Rogério Fraca- lossi, responsável técnico pelo setor.

Construída na gestão do prefeito Otélio Renato Baroni, que com visão de futuro, planejou um com- plexo integrado de saúde, com Secretaria de Saúde, Farmácia, Laboratório e a Clínica de Fisioterapia na Cidade Alta, a Farmácia da SEMUS se destacou

entre a estrutura de vários outros municípios, relata Fracalossi.

A atual administração tem dado continuidade aos investimentos e apoio ao serviço, primando sempre pelo abastecimento das farmácias com os medica- mentos, insumos e equipa- mentos da atenção básica em saúde. “Entendendo a importância deste setor, continuamos os investi- mentos, a modernização e revitalização de espa- ços, buscando sempre o melhor para a nossa população, com um aten- dimento humanizado e de qualidade”, pontua a prefeita Alcione.

A prefeita Alcione Lemos tem dado total apoio ao serviço, primando sempre pelo abastecimento das farmácias com os medica- mentos, insumos e equi- pamentos básicos preco- nizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Assessoria

Com a inclusão do município no programa, não será mais necessário se deslocar até a Regional de Saúde de Ponta Grossa em busca de

medicamentos e insumos para Farmácia Municipal

(5)

Radar e

FOLHA EXTRA terça-feira, 25 de janeiro de 2022 - Edição 2663

5

[MISTÉRIO]

Homem é encontrado morto dentro de carro em Jacarezinho

Caso foi repassado a equipe da Polícia Civil que deve instaurar um inquérito para apurar a situação

Um homem foi encon- trado morto dentro de um automóvel na noite deste domingo (23). A situação foi registrada no município de Jacarezinho.

De acordo com informa- ções da equipe da Polícia Militar, foi informada que o corpo de um homem havia sido encontrado dentro de um veículo na BR-153 pró- ximo a ponte do Rio Jacaré.

Diante do chamado, os agentes se dirigiram ao local informado para ave-

riguar a situação.

No local, os policiais cons- tataram que a pessoa que estava dentro do veículo não respondia aos cha- mados e aparentava estar morta. Com isso, foi acio- nada a equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que esteve no local sendo então constatado o óbito. O corpo foi identificado, prelimi- narmente, como sendo de um homem de 42 anos morador de Jacarezinho.

Segundo relatos de teste- munhas, o carro estava parado no local desde o início da manhã, mas nin- guém havia se aproximado ou percebido a presença de algum ocupante.

A equipe da Polícia Civil e IML (Instituto Médico Legal) foram acionadas para dar sequência a perí- cia e recolher o corpo do homem. Inicialmente, não foram encontrados indí- cios de violência. O caso deve ser investigado.

Da Redação

Colisão entre carros mata homem na

BR-369

Acidente aconteceu no fim da tarde do domingo no trecho da

rodovia que passa por Andirá [TRÂNSITO]

Um grave acidente de trânsito registrado no fim da tarde deste domingo (23) deixou uma pessoa ferida e outra morta na BR-369 em Andirá.

De acordo com informa- ções apuradas pelo portal de notícias NP Diário, o acidente aconteceu por volta das 17h30 no trecho da rodovia que passa pelo município de Andirá e envolveu um automóvel GM/Ônix e um GM/Celta.

Com a violência do impacto, uma mulher de 29 anos foi socorrida com ferimentos médios e encaminhada

ao hospital para receber atendimento médico. Já um homem de 54 anos não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

As equipes da Polícia Rodo- viária Federal, Corpo de Bombeiros e socorristas da concessionária respon- sável pelo trecho estiveram no local prestando atendi- mento ao acidente. Devido ao óbito, foram acionadas as equipes da Polícia Civil e IML (Instituto Médico Legal) de Jacarezinho para recolher o corpo da vítima.

O caso deve ser investigado.

Da Redação

Um suspeito se envolveu em um acidente de trân- sito registrado no início da tarde desta segunda-feira

(24) na BR-369 em Bandei- rantes. Ele foi preso com quase meia tonelada de maconha. De acordo com

informações da Polícia Rodoviária Federal, por volta das 12h00 os policiais tentaram realizar a aborda-

gem de um automóvel Ford Focus, mas o motorista desobedeceu a ordem de parada e empreendeu fuga pela BR-369. Com isso, os policiais iniciaram a perse- guição ao suspeito que, após cerca de 20 quilômetros, acabou perdendo o con- trole do veículo e capotou atingindo ainda um cami- nhão que trafegava no sen- tido contrário da rodovia.

Apesar da cinemática do

acidente, o suspeito ainda conseguiu sair do veículo e fugiu em direção a uma mata. Durante as buscas no automóvel, os policiais ainda encontraram 488 Kg de maconha que, segunda a polícia, está avaliado em mais de um milhão de reais.

Os policiais ainda realizam buscas pelo suspeito que, até o fechamento desta edição, não havia sido encontrado.

Motorista foge da polícia e capota carro com quase meia tonelada de maconha no Norte Pioneiro

Assessoria

(6)

6

FOLHA EXTRA terça-feira, 25 de janeiro de 2022 - Edição 2663

Relax e

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 4

Objeto mais valio- so de uma coleção

Adobe (?), platafor- ma para websites Engraça-

do; espiri- tuoso

Victoria Abril, atriz espanhola

Item cole- cionado

por bi- bliófilos

Necessi- dade do asfixiado

Conjunto de documen- tos sobre alguém

Amelia Earhart, aviadora dos EUA

A de Tutan- câmon foi descoberta em 1922

Miniatura exibida em imobi-

liárias

Utiliza-se no pós- banho dos

bebês Grupo

sectário como o dos fariseus Bebida mexicana consumida com limão Registro

das deci- sões da reunião

Substância que neu- traliza so- los ácidos

Preposição que indica limite

Teia;

trama Chá, em

inglês Cabeça, em inglês

Laboratório (abrev.) Rainha, em inglês

Elite Expressão

dita ao telefone

"Inside (?)", sucesso de Britney

Spears Principal verbo de ligação

Função dos escravos, para a economia do Brasil Imperial Anderson

lutador(?),

Atleta do levantamento de peso

Jogo de mesa comum em bares Crime de quem emite

cheque sem fundos Presente A "alma"

da escola de samba O con- tratado para um homicídio

A faixa onde só é permitida a circulação de ônibus

Conjunto de sinos afinados

Informação do produto farináceo voltada ao paciente de doença

celíaca

P S F

C A R R I L H Ã O

J O V I A L A I R

N O R V I L

Ç BA

T E R I A T E A

E I D H E A D

M A T A D O R E

A G R A D O O U T

L R E S F R

M U IA M S E I T A

A T A E I L A B

E Q T QU E I L

A SI

N U C A E CO S L

E AL A E T H

E TE S L I O N A T O 3/air — out — tea. 4/head. 5/queen. 12/contém glúten.

Apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (PL),  Antonia Fonte- nelle  mostrou estar alinhada à postura do presidente quando o assunto é vacinação contra a Covid- 19. Em uma live em seu canal no Youtube, a apresentadora revelou aos internautas que não tomou nenhuma dose vacina contra a doença. “Essa leve de gripe que teve e que eles deram o nome de variante Ômicron, todo mundo

que eu conheço pegou. Eu peguei.

Peguei pela terceira vez, tive a Covid-19 pela terceira vez. Uma tosse e dores de cabeça nos dois primeiros dias e depois passou. A mais leve de todas das ‘gripes’. Todo mundo pegou pela terceira vez uma gripe. Eu não tomei nenhuma dose e não tenho planos de tomar tão cedo. Não estou aconselhando nin- guém a não tomar. Estou falando de mim”, finalizou.

Antonia Fontenelle revela que não se vacinou: ‘Não tomei nenhuma dose’

BBB 22: Jade Picon chora de forma elegante e internet reage: ‘Que choro bonito’

Uma verdadeira máquina midiática, tudo que Jade Picon faz no Big Brother Brasil resulta em montagens, memes e reações da internet. E no último domingo (23) não fui muito diferente. Durante discurso de Naiara Azevedo após a formação do primeiro paredão em que a cantora faz parte, Jade se

emocionou ao ouvir as palavras da sister e deixou cair algumas lágri- mas de forma contida e elegante.

E, claro, a internet não deixou o detalhe passar despercebido.

“Eu nunca vi uma lagrima tão bonita na minha vida. Que choro bonito Jesus”, disse um seguidor.

BBB 22: Laís confessa para Linn da

Quebrada que foi a autora do torpedo com o pronome errado e se justifica

Laís, participante da “Pipoca”

do “BBB 22”, resolveu conversar com Linn da Quebrada e confes- sar que partiu dela a autoria da mensagem “Você está solteiro?

Tem alguém perguntando aqui”. O diálogo aconteceu horas depois de Tadeu Schmidt ter aberto espaço para a cantora explicar sua prefe- rência de pronome.

Laís justificou que, quando enviou

a mensagem, não queria pergun- tar o estado civil de Linn e, sim, reproduzir uma frase dita por ela quando chegou na casa. “Era você perguntando, não fui eu te per- guntando. Jamais te perguntaria daquela forma”, explicou.

Linn se mostrou compreensiva e disse que entendeu as justificati- vas, mas admitiu que ficou cha- teada em um primeiro momento.

(7)

FOLHA EXTRA terça-feira, 25 de janeiro de 2022 - Edição 2663

Editais e

Este espaço é destinado a publicação de editais públicos ou privados com a finalidade tornar público as informações a cerca dos atos e fatos ocorridos, dando transparência as ações dos órgãos públicos e das empresas. Os leitores podem acompanhar nos editais toda e qualquer medida tomada pelas prefeituras, câmaras municipais, empresas de economia mista, autarquias, entidades, associações,

instituições, empresas e outras denominações que tenham a necessidade de tornar público seus atos.

7

JUNDIAÍ DO SUL

PINHALÃO

PINHALÃO

WENCESLAU BRAZ JABOTI

RETIFICAÇÃO DO AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL N. º 05/2022 EXCLUSIVO PARA ME - EPP

(Resumo para fins de publicação)

O FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JABOTI, Estado do Paraná, torna público que fará realizar licitação, conforme segue:

1 - MODALIDADE: Pregão Presencial nº.05/2022.

TIPO DE LICITAÇÃO: Menor Preço Por Item.

2 – OBJETO: Seleção de Proposta entre os propo- nente enquadrados como Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, de acordo com o artigo 48 da Lei Complementar nº 123/2006 e alteração dada pela Lei Complementar nº 147/2014, para de Contratação de empresa treinamento esportivo para escolinha de futebol (Profissional Bacharel em educação Física com registro ao CREF) período 10 meses.

3 – VALOR MÁXIMO: R$ 16.000,00 (dezesseis mil reais).

4 - ABERTURA DOS ENVELOPES: Dia 08/02/2022 às 09:00 na Prefeitura Municipal de Jaboti.

5 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: De- partamento de Licitação, Prefeitura Municipal de Jaboti, na Praça Minas Gerais, 175, no horário das 08h00minh às 11h00min. e das 13h00minh às 16h00min. Edital completo, demais anexos, atas e contratos futuros no diário do município no site www.jaboti.pr.gov.br.

Edifício da Prefeitura Municipal de Jaboti, 24/01/2022.

Juliano Rodrigo Moreira, Pregoeiro Oficial

Portaria nº03/2022.

1

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SUL Estado do Paraná.

EXTRATO DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO Nº 004/2022 PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a Empresa LGX Clínica Médica Ltda, CNPJ Nº: 17.048.763/0001-05

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Processo Licitatório Pregão Presencial nº.022/2021, nos termos da Lei 10.520/2002 e 8.666/93 e alterações posteriores.

OBJETO: Prestação de Serviços Médicos/Consultas de Especialidade, Exames de Ultrassom e Outros Exames de Imagem com Laudo por Profissionais Especializados para Atender a Demanda do Município de acordo com a necessidade do Departamento de Saúde (Setor Requisitante) por um período estimado de 12(doze) Meses.

DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Conforme Lei Orçamentária nº. 616 de 15/10/2020, publicada no dia 16/10/2020.

Não Existe Dotação Orçamentária apropriada, consignada no Orçamento do Exercício de 2021. No entanto como se trata de Processo para início de Abertura de Licitação, recomenda-se que se dê continuidade ao Processo porque existe dotação Apropriada para a despesa pretendida consignada no exercício de 2022.

VIGÊNCIA: 12 (doze) meses, a partir da data de sua assinatura.

VALOR: R$- 376.350 (trezentos e setenta e seis mil trezentos e cinquenta reais).

DATA DA ASSINATURA: 24/01/2022 FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.

Jundiaí do Sul – PR, 24 de janeiro de 2022 Eclair Rauen

Prefeito Municipal

1

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SUL Estado do Paraná.

EXTRATO DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO Nº. 005/2022 PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a Empresa Leme & Silva Diagnósticos Médicos Ltda, CNPJ Nº: 10.422.479/0001-08.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Processo Licitatório Pregão Presencial nº.022/2021, nos termos da Lei 10.520/2002 e 8.666/93 e alterações posteriores.

OBJETO: Prestação de Serviços Médicos de Especialidade, Exames de Ultrassom e Outros Exames de Imagem com Laudo por Profissionais Especializados para Atender a Demanda do Município de acordo com a necessidade do Departamento de Saúde (Setor Requisitante) por um período estimado de 12(doze) Meses.

DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Conforme Lei Orçamentária nº. 616 de 15/10/2020, publicada no dia 16/10/2020.

Não Existe Dotação Orçamentária apropriada, consignada no Orçamento do Exercício de 2021. No entanto como se trata de Processo para início de Abertura de Licitação, recomenda-se que se dê continuidade ao Processo porque existe dotação Apropriada para a despesa pretendida consignada no exercício de 2022.

VIGÊNCIA: 12 (doze) meses, a partir da data de sua assinatura.

VALOR: R$- 58.550,00 (cinquenta e oito mil quinhentos e cinquenta reais).

DATA DA ASSINATURA: 24/01/2022 FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.

Jundiaí do Sul – PR, 24 de janeiro de 2022 Eclair Rauen

Prefeito Municipal

1

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SUL Estado do Paraná.

EXTRATO DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO Nº. 005/2022 PARTES: Município de Jundiaí do Sul e a Empresa Leme & Silva Diagnósticos Médicos Ltda, CNPJ Nº: 10.422.479/0001-08.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Processo Licitatório Pregão Presencial nº.022/2021, nos termos da Lei 10.520/2002 e 8.666/93 e alterações posteriores.

OBJETO: Prestação de Serviços Médicos de Especialidade, Exames de Ultrassom e Outros Exames de Imagem com Laudo por Profissionais Especializados para Atender a Demanda do Município de acordo com a necessidade do Departamento de Saúde (Setor Requisitante) por um período estimado de 12(doze) Meses.

DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Conforme Lei Orçamentária nº. 616 de 15/10/2020, publicada no dia 16/10/2020.

Não Existe Dotação Orçamentária apropriada, consignada no Orçamento do Exercício de 2021. No entanto como se trata de Processo para início de Abertura de Licitação, recomenda-se que se dê continuidade ao Processo porque existe dotação Apropriada para a despesa pretendida consignada no exercício de 2022.

VIGÊNCIA: 12 (doze) meses, a partir da data de sua assinatura.

VALOR: R$- 58.550,00 (cinquenta e oito mil quinhentos e cinquenta reais).

DATA DA ASSINATURA: 24/01/2022 FORO: Comarca de Ribeirão do Pinhal – Pr.

Jundiaí do Sul – PR, 24 de janeiro de 2022 Eclair Rauen

Prefeito Municipal

JUNDIAÍ DO SUL

Edital n0 06/2022 - Pregão Eletrônico. A Comissão de Pregão, da Prefeitura Municipal de Pinhalão, no exercício das atribuições que lhe confere a Portaria nº 03/2022, de 04/01/2022, torna público, para conheci- mento dos interessados que receberá até às 08:00:00 horas do dia 08/02/2022, propostas para: Objeto da Licitação: Aquisição de caminhão basculante 12m³ e trator agrícola, conforme Termo de Convênio nº 918856/2021 – MAPA. Critério de Julgamento – Menor preço por item. O recebimento será exclusivamente por meio de sistema eletrônico: www.gov.br/com- pras/pt-br. Os interessados poderão obter maiores informações e retirar o edital completo pelos sites:

www.gov.br/compras/pt-br, https://e-gov.betha.com.

br/transparencia, através do e-mail licitacaophl03@

gmail.com e no setor de licitações, localizado na Rua Geraldo Vieira, 410, Centro, Pinhalão-PR, no horário das 08:30 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas. Pi- nhalão, 24 de janeiro de 2022. Raíssa Pimentel Vilas Boas – Pregoeira.

ESTADO DO PARANÁ-PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALAO-EXTRATO CONTRATUAL

Aditivo Nº: 04 - Contrato Nº: 115/2021 -Contratante:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALAO

Contratada: K. J. R., GESTÃO, VIDA E SAÚDE LTDA -Valor: 80.000,00 (oitenta mil reais) -Vigência:

Início: 25/01/2022 Término: 25/03/2022-Licitação:

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 33/2021 -Objeto: Fica prorrogado o prazo de vigência do presente contrato, passando de 25 de janeiro de 2022 para 25 de março de 2022, ficando então alterada a cláusula segunda do referido contrato. Fica acrescido ao contrato, por conta do presente aditivo que aumenta a prestação de serviços em 2 (dois) meses, o valor de mensal de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) e o valor total de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais).

Pinhalão, 24 DE JANEIRO 2022

EDITAL N0 05/2022 - PREGÃO ELETRÔNICO – EXCLUSIVO PARA ME, EPP E MEI – REGISTRO DE PREÇO.

A Comissão de Pregão, da Prefeitura Municipal de Pinhalão, no exercício das atribuições que lhe confere a Portaria nº 03/2022, de 04/01/2022, torna público, para conhecimento dos interessados que receberá até às 08:00:00 horas do dia 08/02/2022, propostas para: Objeto da Licitação: Contratação de serviço de arbitragem para os campeonatos de futebol de campo e salão promovidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Cultura. Critério de Julgamento – Menor Preço POR ITEM. O recebimento será exclusivamente por meio de sistema eletrônico: www.gov.br/com- pras/pt-br. Os interessados poderão obter maiores informações e retirar o edital completo pelos sites:

www.gov.br/compras/pt-br, https://e-gov.betha.com.

br/transparencia, através do e-mail licitacaophl04@

PORTARIA Nº 29/2022

O Prefeito Municipal de Pinhalão, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais;

RESOLVE

NOMEAR, a senhora: SANDRA CRISTINA SOARES, portadora do RG: 4.917.971-5, PR, e do CPF: 938.770.139-53, para ocupar o cargo de ENFERMEIRA, referente ao Processo Seletivo 01/2021.

*Essa portaria tem validade retroativa desde o dia 20 de janeiro de 2022.

Edifício da Prefeitura Municipal de Pinhalão Em 21 de janeiro de 2022.

REGISTRE-SE E PUBLIQUE-SE

DIONISIO ARRAIS DE ALENCAR Prefeito Municipal

gmail.com e no setor de licitações, localizado na Rua Geraldo Vieira, 410, Centro, Pinhalão-PR, no horário das 08:30 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas. Pinhalão, 21 de janeiro de 2022. Mayara Almendanha Mota - Pregoeira

https://wenceslaubraz.pr.gov.br

Wenceslau Braz - PR Página 1 de 1

PREFEITURA MUNICIPAL DE WENCESLAU BRAZ GESTÃO 2021/2024

DECISÃO EM RECURSO ADMINISTRATIVO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 76/2021 CONCORRÊNCIA Nº 01/2021

RECORRENTE: CASA DA COMUNICAÇÃO SS LTDA RECORRIDOS: TRADE COMUNICAÇÃO E MARKETING EIRELI

DESPACHO

A vista dos elementos constantes no Processo Administrativo nº 76/2021, o qual porta a Concorrência nº 01/2021, e em especial a manifestação técnica do Presidente Substituto da Comissão Permanente de Licitação encartada aos autos, DECIDO:

a. PELO INDEFERIMENTO DO RECURSO apresentado pela empresa Casa da Comunicação SS Ltda;

b. PELO CONHECIMENTO das contrarrazões apresentada pela empresa Trade Comunicação e Marketing Eireli;

c. E por fim, por manter a CLASSIFICAÇÃO das licitantes.

Encaminhem-se os autos a Comissão de Licitação para continuidade das providências pertinentes, de acordo com a legislação que disciplina a matéria, com os princípios que regem a administração pública e com as devidas cautelas de praxe.

Comunique-se as Recorrentes da decisão tomada, bem como aos demais interessadas do certame.

Wenceslau Braz, 19 de janeiro de 2022.

ATAHYDE FERREIRA DOS SANTOS JÚNIOR Prefeito Municipal

(8)

Destaque e

FOLHA EXTRA terça-feira, 25 de janeiro de 2022 - Edição 2663

Casa Lar de Wenceslau Braz promove projeto de apadrinhamento das crianças

Ação desenvolvida em parceria com o Serviço Auxiliar da Infância e Juventude visa promover a inclusão, socialização e afetividade melhorando a vida dos pequenos

Da redação

[AMOR E CARINHO]

A Casa Lar Pousada da Criança e o Serviço Auxiliar da Infância e Juventude de Wenceslau Braz com o apoio dos órgãos públicos do muni- cípio, estão promovendo juntos uma ação voltada para o bem estar das crian- ças acolhidas na Casa Lar.

O projeto foi criado pelo Tri-

bunal de Justiça, mas hoje tem sido levado adiante pela psicóloga Tatiane Zambianco da Casa Lar Pousada da Criança e pela psicóloga do Serviço Auxi- liar da Infância e Juven- tude Larissa de Menezes M. Marchini.

O projeto se chama “Apa- drinhando carinho, res-

peito e amizade” e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das crian- ças, seja através de doações, contribuição financeira, ou apadrinhamento afetivo.

O principal é o apadrinha- mento afetivo, que pode proporcionar as crianças ou adolescentes o convívio na sociedade e a criação

de um vínculo afetivo com seus padrinhos, que podem ajudá-los a mudar suas histórias de vida.

A criação deste projeto surgiu da necessidade de que a criança acolhida possa manter seus vínculos na comunidade, realizar atividades externas, viven- ciar outras experiências e manter vínculos afetivos com outras pessoas. Assim a comunidade pode parti- cipar contribuindo para melhorias na vida dessas crianças e adolescentes.

O projeto tem três catego- rias para a comunidade cooperar, sendo o apadri- nhamento profissional ou financeiro, apadrinha- mento cultural e apadri- nhamento afetivo.

Para a categoria profissio- nal ou financeiro, os padri- nhos podem contribuir para a qualidade de vida da criança ou adolescente ofertando corte de cabelo, serviço de estética, aten- dimento em saúde, pada- ria, lanchonete, restau- rante, além de doações de matérias, vestuário, entre outros. No apadrinha- mento cultural os padri- nhos podem contribuir ofertando a participação de eventos culturais ou oferecer momentos de recriação e lazer como música, dança e oficinas.

O apadrinhamento Afetivo é o mais importante, neste os padrinhos podem pro- porcionar a as crianças e adolescentes a convivência em família e o incentivo nos estudos. Os padrinhos terão encontros semanais ou quinzenais com as crianças e adolescentes, e ainda poderão passar o

fim de semana na casa dos padrinhos, fazer passeios, e participar de eventos da família.Apadrinhar é dotar de amor as crianças que não encontraram isso na vida. Seja com carinho, afe- tividade ou simplesmente com o companheirismo, essa atitude tem um grande efeito na vida desses peque- nos que “conhecem” o abandono de perto e con- sequentemente perderam uma referência de família segura.De acordo com uma das realizadoras do pro- jeto, Tatiane Zambianco, a expectativa é que essas crianças possam receber mais gestos afetivos como carinho e amor. “Quere- mos encontrar pessoas que tenham no coração o desejo de fazer o bem e fazer a diferença na vida das pessoas. Entendemos que a infância é sagrada, e se pudermos fazer algo para melhorar a vida de uma criança ou adolescente, podemos mudar o curso de uma vida toda pela frente.

O padrinho ou madrinha precisa saber da importân- cia da sua participação na vida dessas crianças. Pre- cisam ter disponibilidade e vontade de conversar, falar sobre sentimentos e também aconselhar”, disse.

A Casa Lar de Wenceslau Braz é um abrigo que recebe crianças das cidades de Wenceslau Braz, São José da Boa Vista e San- tana do Itararé. Para ser padrinho ou madrinha de alguma criança ou ajudar a Casa Lar com doações deve-se entrar em contato com o telefone ou Whatsapp da Casa Lar (43) 35728529 e (43) 35281157.

Referências

Documentos relacionados

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

- os termos contratuais do ativo financeiro dão origem, em datas específicas, aos fluxos de caixa que são apenas pagamentos de principal e de juros sobre o valor principal em

a) Aplicação das provas objetivas. b) Divulgação dos gabaritos oficiais do Concurso Público. c) Listas de resultados do Concurso Público. Os recursos interpostos que não se

CONCLUSÕES E PROPOSTAS PARA TRABALHOS FUTUROS Nesta dissertação, foi apresentada uma avaliação do desempenho das funções de proteção aplicadas em transformadores de potência,

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

Por esta razão, objetivamos analisar a política de expansão da Igreja Católica na Bahia, na década de 1950, e sua correlação com a criação do Primeiro Bispado em Vitória