• Nenhum resultado encontrado

Núcleo de Pós-Graduação. Pós-Graduação Lato Sensu em. Direito Previdenciário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Núcleo de Pós-Graduação. Pós-Graduação Lato Sensu em. Direito Previdenciário"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)
(2)

1. INTRODUÇÃO

O presente documento compõe um projeto institucional, que é parte de um sistema de educação integrado à sociedade.

Nesse sentido, este Projeto Pedagógico define perfis profissionais, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos didáticos, avaliação, enfim, coordena os esforços em direção a objetivos e compromissos para os cursos de pós-graduação da Escola Paulista de Direito.

2. PERFIL INSTITUCIONAL 2.1 HISTÓRICO

A Faculdade Escola Paulista de Direito, desde seu projeto original, tem como escopo oferecer um ensino superior em Direito diferenciado e interdisciplinar, abrangendo uma formação de conhecimentos que propicie a formação de novos profissionais com senso crítico, espírito científico e consciência social do Direito como importante instrumento de transformação.

A Faculdade Escola Paulista de Direito, constituída em 2004, com limite de atuação, sede e foro no Município de São Paulo, Estado de São Paulo é um estabelecimento particular de ensino superior mantido pela Instituição Escola Paulista de Ensino Superior – IEPES, entidade jurídica de direito privado, de natureza educacional, cultural e social. Em sua história, a Instituição vem desenvolvendo projetos pedagógicos e institucionais voltados para os interesses e necessidades da comunidade local e regional. Sua missão educacional é a de formar profissionais juristas aptos a servir à comunidade, guiados pelos princípios éticos e democráticos que orientam os parâmetros pedagógicos e cultural da Instituição.

Levando em consideração uma linha político-pedagógica que entende a educação como atividade ético-social, conduzida pela obrigação de formar cidadãos profissionalmente capacitados para atuar de forma contextualizada e eticamente comprometida com os valores sociais da liberdade, da igualdade e da dignidade, a Faculdade Escola Paulista de Direito tem como primazia a consolidação de um plano estratégico proposto para oferecer um ensino superior de qualidade, promovendo para a região paulistana um importante centro de conhecimento capaz de levar, de modo eficaz, o alcance de excelência do desenvolvimento socioeconômico e político do Estado de São Paulo, propiciando sempre o bem-estar e a inclusão de toda a sociedade, em equilíbrio com os objetivos constituídos no meio institucional.

Projetada inicialmente no formato de uma Instituição de Pós-Graduação em Direito, em treze anos de funcionamento nos moldes mencionados, a Faculdade Escola Paulista de Direito tornou-se referência nacional e internacional na formação de pós-graduandos.

Na Pós-Graduação Stricto Sensu, a Instituição oferece o Curso de Mestrado Acadêmico em Direito, no seguinte formato: Área de Concentração em “Soluções alternativas de controvérsias empresariais”; Linhas de Pesquisa em 1) Princípios e Mecanismos do Sistema Nacional de Soluções extrajudiciais de controvérsias e 2) Sistemas Internacionais de soluções extrajudiciais de controvérsias.

Posteriormente, despertada pelo padrão de referência alcançado pela Instituição em seu formato de Pós-

(3)

Graduação, a ampla demanda do público externo para a configuração de um programa de Graduação, tornou imprescindível que a Faculdade Escola Paulista de Direito, em sua gestão, tomasse a iniciativa por implementar o novo formato e, no ano de 2013, oficializasse a integração do programa de Graduação em Direito aos serviços disponibilizados pela Instituição.

Com a aprovação do programa realizada no ano anterior, como projeto pedagógico inicial do curso de Graduação em Direito, a Instituição gravitou seus objetivos em torno do intuito de formar profissionais capacitados para atuar nas diversas áreas jurídicas, tendo, porém, como objetivo central o de propiciar ao aluno o entrosamento com experiências de leitura, debate e pesquisa que, reunidas, concentram as habilidades e competências necessárias para uma atuação jurídica norteada pelo desenvolvimento contínuo de um senso de responsabilidade, da ética e da excelência no que sempre esteve proposta a realizar.

2.2 MISSÃO

A proposta educacional da EPD é formar pessoas comprometidas em identificar e resolver os problemas que as cercam e gerar valores para sociedade, enquanto tornam-se protagonistas de seus aprendizados através da plena participação em sala de aula.

Nosso corpo docente é constantemente avaliado a fim de garantir a transmissão efetiva do seu conhecimento e proporcionar o ambiente propício ao despertar do interesse do estudante pelo saber, através de reflexões e aprofundamentos teóricos e práticos, nas diversas áreas do conhecimento jurídico.

A EPD tem por missão produzir e difundir conhecimentos, transformando-os em valores, através da pesquisa, da cultura e das ciências jurídicas, visando à formação humanística de seus alunos. Como centro de excelência em estudos pós-graduados em Direito e áreas correlatas, a EPD segue três conceitos fundamentais:

1. Aliança estratégica entre teoria e prática;

2. Dinamismo didático de um corpo docente de primeiro nível;

3. Linhas de pesquisa marcadas pela qualidade e pela modernidade.

Com esta filosofia de trabalho, a EPD tem formado profissionais que se tornam referências no segmento jurídico e áreas afins.

3. APRESENTAÇÃO DO CURSO

O curso é estruturado em três Módulos, o primeiro módulo contempla disciplinas da área sobre os Benefícios Previdenciários em espécie, o segundo módulo contempla o Financiamento da Previdencia Social, e o terceiro Módulo abrange as disciplinas Processuais (tanto as administrativas quanto as judiciais).

Em cada um desses módulos são tratados temas atuais e relevantes acerca da matéria proposta, sempre

com ênfase na prática e na jurisprudência. Assim prepara o profissional para atuar no segmento jurídico do direito

(4)

Tudo isso é matizado, naturalmente, pela análise dos temas atuais do direito, tais como estão sendo abordados pela jurisprudência dos tribunais pátrios.

O corpo docente é formado por Mestres e Doutores com alta formação acadêmica e intelectual e grande vivência nas áreas que lecionam de modo que os alunos recebem o ensino pretendido e superior a sua expectativa.Tanto os aspectos do direito material como os do direito processual administrativo e judicial formam parte do programa que quer fornecer uma visão geral do Direito Previdenciário.

4. CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DO CURSO

Título do Curso

Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Previdenciário

Modalidade

Presencial

Área de Concentração

Ciências Sociais Aplicadas

Coordenadoria/Instituição/Órgão Proponente

Escola Paulista de Direito – EPD

Coordenador (a) do curso

Professor (a) Marcelino Alves de Alcântara

Carga Horária Total

360 horas

Público Alvo

Profissionais de perfil técnico (Bacharéis em Direito, licenciatura, técnicos e tecnólogos das mais variadas áreas, advogados, membros do Ministério Público, Magistrados, Procuradores, assessores jurídicos e parlamentares, Defensores Públicos, servidores públicos, professores, candidatos a concursos públicos, profissionais que militam na Justiça Comum, na Justiça Federal, na Justiça do Trabalho, no INSS, na Receita federal do Brasil, técnicos previdenciários, e profissionais com atividades correlatas que atuam ou pretendem atuar em assuntos previdenciários)

Número de Vagas

160

Turno de Funcionamento

Matutino ( ) Vespertino ( ) Noturno ( X ) Integral ( X )

Período de oferecimento

Turmas iniciando em março ou agosto

Dias da semana em que serão ministradas as aulas

Terças e Quintas-feiras / Sábados quinzenais

Duração

12 meses

(5)

4.1 INSCRIÇÃO/SELEÇÃO/MATRÍCULA

4.1.1 Inscrição e matrícula

Site da Faculdade Escola Paulista de Direito ou presencialmente na Avenida da Liberdade, 956, São Paulo/SP.

Período e Horário

De segunda a sexta, das 8h às 21h e sábado das 8h às 13h.

Documentação exigida

Cópia do diploma da graduação;

Cópia do histórico escolar;

Cópia da certidão de nascimento ou casamento;

Cópia do RG;

Cópia do CPF;

Cópia do comprovante de residência (conta de luz, telefone).

4.2 JUSTIFICATIVA DO CURSO 4.3 OBJETIVOS

4.3.1 Objetivo Geral

Atualização e especialização de profissionais do campo do Direito e de outras áreas de saber envolvidas nas relações previdenciárias, que se dá em um momento de intensas e rápidas mudanças no campo das relações sociais, onde o crescimento expressivo da demanda por profissionais especialistas em direito previdenciário, em face das frequentes reformas da previdência social e o crescimento de litígios envolvendo questões previdenciárias (cada vez se faz mais presente).

4.3.2 Objetivos Específicos

Estimular a reflexão e o debate acerca deste ramo do direito no contexto sócio-econômico e político contemporâneo, levando em consideração as radicais mudanças normativas e constitucionais sobre a matéria.

Incentivar o aluno para a autação prática, possibilitando a pesquisa jurídica e, inclusive, a docência do ensino superior.

Propiciar ao aluno conhecimentos aprofundados sobre as implicações jurídicas das relações

Previdenciárias na atualidade.

(6)

4.4 ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

No Quadro 1 estão relacionadas as disciplinas e suas respectivas cargas horárias.

Quadro 1 – Relação de disciplinas e cargas horárias.

MATRIZ CURRICULAR 1º MÓDULO

PREVIDÊNCIA I – BENEFÍCIOS Carga Horária

100 Horas PROFESSOR

RESPONSÁVEL TITULAÇÃO

Teoria Geral da Previdencia 10 Marisa Ferreira dos Santos Mestre

Sujeitos Protegidos: Segurados e Dependentes 10 Miguel Horvath Doutor

Benefícios Previdenciários dos Segurados 60 Adriane Bramante Doutora

Benefícios Previdenciários dos Dependentes 20 Marcelino Alves de

Alcântara Mestre

TOTAL: 4 Disciplinas

2º MÓDULO - MODULO CUSTEIO DA

PREVIDÊNCIA SOCIAL Carga Horária

100 Horas PROFESSOR

RESPONSÁVEL TITULAÇÃO

Contribuições Previdenciárias dos Segurados 10 Augusto Grieco Sant’Anna

Meirinho Doutor

Contribuições Previdenciárias dos

Empregadores 70 Marcelino Alves de

Alcântara Mestre

Processo Administrativo Previdenciário

Empresarial 10 German Alejandro San

Martín Fernández Mestre

Processo Judicial Previdenciário Empresarial 10 Omar Chamon Mestre

TOTAL: 4 Disciplinas

(7)

MATRIZ CURRICULAR 3º MODULO PROCESSO

ADMINISTRATIVO, PREVIDENCIÁRIO E PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Carga Horária

100 Horas PROFESSOR

RESPONSÁVEL TITULAÇÃO

Processo Administrativo Previdenciário (Benefí-

cios) 30 Ivani Contini Bramante Doutora

Calculos e Teses Revisionais Previdenciárias 20 Hermes Arrais Alencar Mestre

Juizado Especial Federal (JEF) 20 Omar Chamon Mestre

Processo Judicial Previdenciário (Benefícios) 30 Theodoro Vicente

Agostinho Doutor

TOTAL: 4 Disciplinas Disciplinas complementares

(modalidade a distância) Carga Horária 60 Horas

METODOLOGIA CIENTIFICA DA PESQUISA

JURÍDICA 10

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 70

TOTAL: 2 Disciplinas

TOTAL DE HORAS MÍNIMAS 360

(8)

4.5 Programas de Ensino

Os Programas de Ensino do Curso de Especialização Lato Sensu em Previdenciário são organizados em consonância com a proposta do curso, desta forma, é possível verificar a adequação e atualização de ementas, conteúdos programáticos e bibliografias adotadas.

4.6 Qualificação Docente

No Quadro 2 estão relacionados os docentes do curso e sua respectiva titulação.

Quadro 3 – Docentes e titulação.

DOCENTES TITULAÇÃO

Marcelino Alves de Alcântara Mestre

Adriane Bramante de Castro Ladenthin

Doutoranda

German Alejandro San Martín Fernández Mestre

Patrícia Bonetti Mestre

Augusto Grieco Sant’anna Meirinho Doutor

Glaucia Cordeiro Especialista

Thiago Albuquerque Mestre

Ivani Contini Bramante Doutora

Fábio Zambitte Ibrahim Doutor

Hermes Arrais Alencar Mestre

Marcel Cordeiro Doutor

Miguel Horvath Junior Doutor

Omar Chamon Mestre

Oswaldo de Souza Santos Filho Doutor

Priscila Tanaca Mestre

Roberta Soares da Silva Doutora

Theodoro Vicente Agostinho Doutor

Viviane Masotti Doutora

Ester Moreno Mestre

Priscila Simonato Mestre

(9)

4.7 Recursos Didático-Pedagógicos

Vídeo-aulas, apresentações em slides, exercícios para fixação do conteúdo, material de leitura complementar e bibliografia básica e complementar indicada pela coordenação acadêmica.

4.8 Avaliação

O modelo proposto inclui o acompanhamento da aprendizagem, do comportamento e do impacto, considerando como objetos do processo de avaliação, concomitantemente, o desempenho do aluno e o próprio programa de formação. Para tal, são utilizados recursos tradicionais e instrumentos complementares de acompanhamento, como questionários, provas discursivas e seminários.

5. CONTROLE ACADÊMICO

O controle dos resultados das avaliações será realizado pela Secretaria da Pós-Graduação da Instituição, que os arquivará.

6. CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Após o cumprimento de todas as disciplinas e sendo aprovado em todas as etapas, o pós-graduando recebe o título de especialista.

7. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Devido à nova resolução do MEC (N.01/06.04.2018), a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso e realização da defesa presencial deixaram de ser obrigatórios para os cursos de Pós-Graduação lato sensu.

Assim, a EPD, passa a adotar a nova diretriz do Ministério da Educação, deixando a entrega do trabalho e defesa presencial opcionais, a partir dos ingressantes de Março/2017 e para os concluintes a partir de janeiro de 2019.

Contudo, é preciso levar em consideração algumas informações e passo a passo para solicitação da dispensa do TCC. Segue:

A solicitação da dispensa do TCC, deve ser realizada exclusivamente pelo aluno via Requerimento de Dispensa TCC;

A dispensa corresponde apenas ao TCC, as disciplinas de Didática do Ensino Superior e Metodologia do Trabalho Científico continuam sendo avaliadas computadas na carga horária total do curso. A partir de abril de 2019, estas disciplinas passaram a ser ofertadas na modalidade online.

8. EMENTÁRIOS E REFERÊNCIAS

O detalhamento das ementas e das referências básicas e complementares tem por objetivo apresentar

as informações relativas a cada disciplina constante do curso de pós-graduação. Porém, vale ressaltar que tanto

(10)

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA:

TEORIA GERAL DA PREVIDÊNCIA CARGA HORÁRIA: 10H.

EMENTA.

Normas Constitucionais. Princípios da Previdência Social. Regras Gerais sob o Regime Geral da Previdência Social (RGPS).

Plano de Benefícios. Qualidade de Segurado. Período de Graça.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. A Seguridade Social: Introdução e Conceitos Fundamentais - Noções históricas

- Conceito de seguridade social - Conceito de risco social e sua evolução - A Previdência Social nos tratados internacionais de Direitos Humanos

2. Princípios da Seguridade Social - Conceito e importância dos princípios - Princípios constitucionais da seguridade social - Universalidade da cobertura e do atendimento - Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais - Seletividade e distributividade na prestação de benefícios e serviços - Irredutibilidade do valor dos benefícios - Equidade na forma de participação no custeio - Diversidade da base de financiamento - Caráter democrático e descentralizado da administração - Regra da contrapartida

3. Regime Geral de Previdência Social - Regimes previdenciários - Diferenças entre regimes e disposições especiais relativas a certos tipos de prestações para determinados grupos de atividades ou de pessoas - Regime geral de previdência social - Lei 8213/91 e decreto regulamentador - Administração e gestão paraestatal – INSS

- Carência no sistema previdenciário

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Direito Previdenciário Esquematizado. Marisa Ferreira dos Santos. Saraiva. 10ª edição – 2021 Princípios de Direito Previdenciário. Martinez, Wladimir Novaes - Ltr. 6ª Ed. 2015

Manual de Direito Previdenciário. Carlos Alberto Pereira De Castro, João Batista Lazzari, Forense 2021

Bibliografia Complementar

Advocacia Empresarial Previdenciária. Marcelino Alves de Alcantara, Theodoro Vicente Agostinho, Ltr, 2018

Comentários à Lei de Benefícios da Previdência Social Lei Nº 8.213, de 24 De Julho de 1991. Daniel Machado Da Rocha E José Paulo Balta- zar Junior. Forense. 16ª Edição - 2018

(11)

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA:

SUJEITOS PROTEGIDOS: SEGURADOS E DEPENDENTES CARGA HORÁRIA: 10H.

EMENTA.

Plano de benefícios. Rol de Segurados. Diferenças entre as espécies. Formalização perante a Previdência. Dependentes.

Espécies de Dependentes. Relações jurídicas decorrentes da Dependência. Limitações Impostas pela Legislação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Sujeitos Protegidos: Segurados e Dependentes - Relação jurídica em todos os aspectos - Filiação e inscrição ao regime geral de previdência social - Manutenção e perda da qualidade do segurado

Unidade 2. - Segurados obrigatórios – trabalhadores - Espécies de trabalhadores: empregado, doméstico, avulso, empresário, autônomo, especial- Dependentes

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Advocacia Empresarial Previdenciária. Marcelino Alves de Alcantara, Theodoro Vicente Agostinho, Ltr, 2018 Direito Previdenciário Esquematizado. Marisa Ferreira dos Santos. Saraiva. 10ª edição – 2021

Bibliografia Complementar

Manual de Direito Previdenciário. Carlos Alberto Pereira De Castro, João Batista Lazzari, Forense 2021

Comentários à Lei de Benefícios da Previdência Social Lei Nº 8.213, de 24 De Julho de 1991. Daniel Machado Da Rocha E José Paulo Baltazar Junior. Forense. 16ª Edição - 2018

(12)

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA:

BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS DOS SEGURADOS CARGA HORÁRIA: 60H.

EMENTA.

Benefícios concedidos aos segurados. Aposentadoria por tempo de contribuição. Aposentadoria por idade. Aposentadoria especial. Aposentadoria do Rural. Aposentadoria por invalidez. Auxílio-doença. Auxílio-acidente. Salário-maternidade.

Salário-família.LOAS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Aposentadoria por tempo de contribuição e por tempo de serviço - Evolução histórica- Fundamentos do risco protegido – EC 20/98 - Distinções necessárias entre tempo de contribuição e serviço - Valor do benefício - Requisitos para a obtenção do benefício - Limite de idade e retorno ao trabalho. Fator Previdenciário - Principais características

- Disposição legal – Aplicação - Constitucionalidade/Inconstitucionalidade e o posicionamento jurisprudencial.

Aposentadoria por Idade - Fundamentos do risco social protegido - Aposentadoria por idade de professores e rurícolas - Valor do benefício - Aposentadoria compulsória - Regra matriz de incidência

2. Aposentadoria Especial - Conceito de trabalho em condições especiais - Prova de trabalho permanente em condições especiais - Conversão do tempo de serviço especial em comum - PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário - Valor e início do benefício - Pensões especiais. Aposentadoria por Invalidez - Fundamento do risco protegido – Carência - Incapacidade total e definitiva - Início do benefício - Valor do benefício e hipóteses de acréscimo de 25% - Efeitos da recuperação do segurado na relação jurídica

3. Auxílio Doença - Conceito de prestação e benefício – Carência - Incapacidade e suas espécies - Exclusão do benefício - Duração do benefício “dies a quo” e “ad quem” - Efeitos do contrato de trabalho do trabalhador CLT - Valor do benefício - Serviço social e reabilitação profissional - Alta programada. Auxílio Acidente, Habilitação e Reabilitação Profissional - Natureza jurídica - Renda mensal do benefício – Carência - Regras gerais. Seguro Desemprego - Fundamento do risco protegido - O direito constitucional do seguro desemprego - Requisitos para obtenção do benefício - Bases de financiamento do programa - Gestão do programa. Proteção à Maternidade e à Família - Fundamento dos riscos protegidos - Salário-Família e a EC n.20/98 - Salário-Maternidade – conceito de maternidade - Requisitos para obtenção do benefício - Regra matriz de incidência dos benefícios

4. Pensão por Morte - Fundamento do risco protegidos - Fundamento legal – CF, artigo 201, I e Lei 8213/91 - Valor do benefício - Efeitos da inclusão e exclusão de dependentes

- Situação dos cônjuges e companheiros em razão de situação de separação de fato, separação judicial e divórcio - Rateio entre dependentes - Morte presumida: lei civil e legislação previdenciária - Fundamentos do risco protegido - Requisitos para a sua concessão. Auxílio Reclusão – Beneficiários – Concessão – Carência - “início” do benefício - Renda mensal do benefício

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Advocacia Empresarial Previdenciária. Marcelino Alves de Alcantara, Theodoro Vicente Agostinho, Ltr, 2018 Direito Previdenciário Esquematizado. Marisa Ferreira dos Santos. Saraiva. 10ª edição – 2021

Bibliografia Complementar

Manual de Direito Previdenciário. Carlos Alberto Pereira De Castro, João Batista Lazzari, Forense 2021

Comentários à Lei de Benefícios da Previdência Social Lei Nº 8.213, de 24 De Julho de 1991. Daniel Machado Da Rocha E José Paulo Baltazar Junior. Forense. 16ª Edição - 2018

(13)

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA:

BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS DOS DEPENDENTES CARGA HORÁRIA: 20H.

EMENTA.

Benefícios Previdenciários dos Dependentes. Pensão por morte. Auxílio-reclusão. Regras específicas. Atual jurisprudência sobre as questões controvertidas. Valores e mudanças legislativas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Pensão por Morte - Fundamento do risco protegidos - Fundamento legal – CF, artigo 201, I e Lei 8213/91 - Valor do benefício - Efeitos da inclusão e exclusão de dependentes

- Situação dos cônjuges e companheiros em razão de situação de separação de fato, separação judicial e divórcio - Rateio entre dependentes - Morte presumida: lei civil e legislação previdenciária - Fundamentos do risco protegido - Requisitos para a sua concessão.

2. Auxílio Reclusão – Beneficiários – Concessão – Carência - “início” do benefício - Renda mensal do benefício

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Auxílio-reclusão - Teoria e Prática. Marcelino Alves de Alcantara. Theodoro Vicente Agostinho, Juruá, 2ª edição, 2020 Direito Previdenciário Esquematizado. Marisa Ferreira dos Santos. Saraiva. 10ª edição – 2021

Advocacia Empresarial Previdenciária. Marcelino Alves de Alcantara, Theodoro Vicente Agostinho, Ltr, 2018 Bibliografia Complementar

Manual de Direito Previdenciário. Carlos Alberto Pereira De Castro, João Batista Lazzari, Forense 2021

Comentários à Lei de Benefícios da Previdência Social Lei Nº 8.213, de 24 De Julho de 1991. Daniel Machado Da Rocha E José Paulo Baltazar Junior. Forense. 16ª Edição - 2018

(14)

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA:

CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS DOS SEGURADOS CARGA HORÁRIA: 10H.

EMENTA.

Contribuições Sociais para Financiamento da Seguridade Social - Contribuição da união - Contribuição dos trabalhadores empregados, avulsos e domésticos - Contribuição do contribuinte individual e contribuinte facultativo

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Regra Matriz de Incidência e Hipótese Tributária - Hipótese e critérios da hipótese - Conseqüente e critérios do

consequente. Salário de Benefício e Salário de Contribuição - Conceito de salário-de-benefício. - Diferença entre salário-de- benefício e salário-de-contribuição.

- Formas de Reajustamento do valor dos benefícios - Coeficientes de Cálculo. Renda mensal inicial. Fator previdenciário 2. - Contribuição dos trabalhadores empregados, avulsos e domésticos - Contribuição do contribuinte individual e contribuinte facultativo - Contribuição do empregador rural pessoa jurídica, física e do segurado especial

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Advocacia Empresarial Previdenciária. Marcelino Alves de Alcantara, Theodoro Vicente Agostinho, Ltr, 2018 Direito Previdenciário Esquematizado. Marisa Ferreira dos Santos. Saraiva. 10ª edição – 2021

Bibliografia Complementar

Manual de Direito Previdenciário. Carlos Alberto Pereira De Castro, João Batista Lazzari, Forense 2021

Comentários à Lei de Benefícios da Previdência Social Lei Nº 8.213, de 24 De Julho de 1991. Daniel Machado Da Rocha E José Paulo Baltazar Junior. Forense. 16ª Edição - 2018

(15)

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA:

CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS DOS EMPREGADORES CARGA HORÁRIA: 70H.

EMENTA.

Contribuição do empregador sobre folha de salários e demais rendimentos do trabalho - Contribuição sobre receita ou faturamento - Contribuição sobre o lucro - Contribuição sobre a importação de bens e serviços - Contribuição empresarial da associação desportiva que mantém time de futebol - Contribuição de Entidades Terceiras (Sistema “S”, INCRA, FNDE e SEBRAE) - Contribuição das Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Micro-Empresa (ME) – Simples Nacional

- Contribuição incidente sobre Receitas de Concurso de Prognósticos - Contribuições decorrentes do trabalho prestado em obras de construção civil

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Contribuição do empregador sobre folha de salários e demais rendimentos do trabalho. Desonerações sobre a Folha de salários e demais rendimentos do Trabalho - Reenquadramentos Administrativos (CNAE-FPAS) - Planejamento Fiscal Previdenciário - Modificação e exclusão de bases de cálculo - Declarações judiciais de ilegalidade / inconstitucionalidade de contribuições sociais.

2. SAT (Seguro de Acidente do Trabalho), FAP (Fator Acidentário de Prevenção) e NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico).

- Noções Gerais. Classificação Internacional de Doenças (CID). CNAE - Elementos de cálculo. Acidentes e doenças

ocupacionais. Índices de frequência, gravidade e custo - Reflexo nos recolhimentos da empresa sobre a alíquota RAT. RAT ajustado - Métodos de Prevenção. Prova e contraprova - Impugnações e Recursos Administrativos - Contestação de “Trava morte”. Procedimento.

3. Contribuição sobre receita ou faturamento - Contribuição sobre o lucro - Contribuição sobre a importação de bens e serviços - Contribuição empresarial da associação desportiva que mantém time de futebol. Contribuição incidente sobre Receitas de Concurso de Prognósticos – Definição - Caracterização de concursos de prognósticos - Outras receitas de seguridade social

4. Contribuição de Entidades Terceiras (Sistema “S”, INCRA, FNDE e SEBRAE) - Caracterização dos sujeitos passivos - Detalhamento dos destinatários dos recursos - Destinação de receita. Contribuição das Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Micro-Empresa (ME) – Simples Nacional - Definição legal – Enquadramento - Pagamento unificado (alíquotas e bases de incidência) - Migração (Simples x Simples Nacional) - Diferenciação (Simples x Simples Nacional)

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Advocacia Empresarial Previdenciária. Marcelino Alves de Alcantara, Theodoro Vicente Agostinho, Ltr, 2018 Direito Previdenciário Esquematizado. Marisa Ferreira dos Santos. Saraiva. 10ª edição – 2021

Bibliografia Complementar

Manual de Direito Previdenciário. Carlos Alberto Pereira De Castro, João Batista Lazzari, Forense 2021

Comentários à Lei de Benefícios da Previdência Social Lei Nº 8.213, de 24 De Julho de 1991. Daniel Machado Da Rocha E José Paulo Baltazar Junior. Forense. 16ª Edição - 2018

(16)

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA:

PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO EMPRESARIAL CARGA HORÁRIA: 10H.

EMENTA.

Fiscalização, Arrecadação e Recolhimento das Contribuições Sociais. GFIP / SEFIP Noções Gerais. CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Fiscalização, Arrecadação e Recolhimento das Contribuições Sociais - Elementos do ato de fiscalização (MPF, TIAF, TIAD, TEAF, RFFP) - Capacidade tributária ativa: equívoco redacional

- A Receita Federal do Brasil: Lei n. 11.457/2007 - Lançamento Tributário (características, modalidades e constituição definitiva do crédito) - Formas de constituição do crédito previdenciário - DCG (Débito Confessado em GFIP) - LDC (Lançamento de débito confessado) - LDCG (Lançamento de débito confessado em GFIP) - AI (Auto de Infração) - NL (Notificação de lançamento).

2. GFIP / SEFIP Noções Gerais - Preenchimento. Retificação de Recolhimento ao FGTS e à Previdência - Penalidades. Como recolher e informar: conceito de modalidade, chave e número de controle - Categorias dos trabalhadores relacionados na GFIP/SEFIP - Códigos de recolhimento. Preenchimento da GFIP das empresas prestadoras de serviços em geral.

Preenchimento da GFIP na atividade de Construção Civil - GFIP de reclamatória trabalhista, dissídio coletivo e convenção coletiva - Compensação de valores. Retenção de 11% - Retificação das informações: procedimentos gerais de retificação das informações para a Previdência Social e para o FGTS. Criação de código para transferidos entre os estabelecimentos. Criação de campo para FAP. Procedimento automático dos índices de atualização em recolhimentos com atraso FGTS e INSS.

3. CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) - Regras Gerais. Análise do Regimento Interno e Súmulas da CSRF (Câmara Superior de Recursos Fiscais) - Meios de prova administrativa no contencioso administrativo fiscal - Prazos e normas para a interposição dos atos Administrativos. Efeitos do julgado administrativo - Impugnação Administrativa - Recurso Voluntário - Embargos de Declaração Administrativo - Recurso Especial Administrativo - Recurso Administrativo Hierárquico

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Advocacia Empresarial Previdenciária. Marcelino Alves de Alcantara, Theodoro Vicente Agostinho, Ltr, 2018 Direito Previdenciário Esquematizado. Marisa Ferreira dos Santos. Saraiva. 10ª edição – 2021

Bibliografia Complementar

Manual de Direito Previdenciário. Carlos Alberto Pereira De Castro, João Batista Lazzari, Forense 2018

Comentários à Lei de Benefícios da Previdência Social Lei Nº 8.213, de 24 De Julho de 1991. Daniel Machado Da Rocha E José Paulo Baltazar Junior. Forense. 16ª Edição - 2018

(17)

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA:

PROCESSO JUDICIAL PREVIDENCIÁRIO EMPRESARIAL CARGA HORÁRIA: 10H.

EMENTA.

Custeio Previdenciário à Luz do Poder Judiciário. Execução das Contribuições Sociais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Custeio Previdenciário à Luz do Poder Judiciário - Antecipação de Tutela em matéria previdenciária de índole fiscal - Decisões Judiciais e os efeitos na arrecadação - Jurisprudência atualizada vinculada ao custeio - Ações Ordinárias relacionadas ao custeio - Ação Declaratória de Existência e Inexistência de Relação Jurídica - Ação Anulatória de

Lançamento Fiscal - Ação de repetição de indébito fiscal - Mandado de Segurança na esfera Previdenciária - Ação Rescisória em sede fiscal - Ações Cautelares.

2. Execução das Contribuições Sociais - Dívida Ativa Tributária. CDA (Certidão de Dívida Ativa) - Sujeitos da ação de Execução Fiscal. Responsabilidade dos sócios - Despacho Inicial (espécie de citação) - Penhora (efeitos – consequências) - Embargos à Execução e Exceção de Pré-executividade – Leilão - Embargos à arrematação - Embargos à adjudicação - Embargos de Terceiros - Suspensão da Execução Fiscal - Execução das contribuições sociais na Justiça do Trabalho

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Advocacia Empresarial Previdenciária. Marcelino Alves de Alcantara, Theodoro Vicente Agostinho, Ltr, 2018 Direito Previdenciário Esquematizado. Marisa Ferreira dos Santos. Saraiva. 10ª edição – 2021

Bibliografia Complementar

Manual de Direito Previdenciário. Carlos Alberto Pereira De Castro, João Batista Lazzari, Forense 2018

Comentários à Lei de Benefícios da Previdência Social Lei Nº 8.213, de 24 De Julho de 1991. Daniel Machado Da Rocha E José Paulo Baltazar Junior. Forense. 16ª Edição - 2018

(18)

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA:

PROCESSO JUDICIAL PREVIDENCIÁRIO EMPRESARIAL CARGA HORÁRIA: 05H.

EMENTA.

Dos Crimes contra a Seguridade Social

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Dos Crimes contra a Seguridade Social - Noções Gerais. Bem jurídico tutelado - Apropriação indébita previdenciária – art. 168-A do CP - Sonegação fiscal previdenciária – art. 337-A do CP - Falsificação de documento público – art. 297 do CP - Inserção de dados falsos em sistema de informações – art. 313-A do CP - Modificação ou alteração não autorizada em sistema de informações – art. 313-B do CP - Divulgação de informações sigilosas ou reservadas – art. 153 do CP - Estelionato – art. 171 do CP - Formas de Extinção da Punibilidade. Perdão judicial. Majoração / redução da pena - Habeas corpus

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Advocacia Empresarial Previdenciária. Marcelino Alves de Alcantara, Theodoro Vicente Agostinho, Ltr, 2018 Direito Previdenciário Esquematizado. Marisa Ferreira dos Santos. Saraiva. 10ª edição – 2021

Bibliografia Complementar

Manual de Direito Previdenciário. Carlos Alberto Pereira De Castro, João Batista Lazzari, Forense 2021

Comentários à Lei de Benefícios da Previdência Social Lei Nº 8.213, de 24 De Julho de 1991. Daniel Machado Da Rocha E José Paulo Baltazar Junior. Forense. 16ª Edição - 2018

(19)

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA:

PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO (BENEFÍCIOS) CARGA HORÁRIA: 30H.

EMENTA.

Fase Administrativa Previdenciária. Recursos no âmbito administrativo. Prazos e intimações no âmbito administrativo.

Incidentes Processuais No mbito Administrativo. Provas na esfera administrativa e judicial

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Fase Administrativa Previdenciária - Introdução. Evolução histórica - Princípios do processo administrativo previdenciário - Conferência de informações constantes no CNIS - Pedido de atualização de dados do CNIS - Requerimento de concessão de Benefício - Pedido de Utilização de documentos já anexados a outro requerimento de benefício (resposta a carta de exigência do INSS) - Requerimento de cancelamento de benefício - Requerimento de cópia integral do Processo Administrativo.

2. Recursos no âmbito administrativo - Juntas de Recursos (1º grau) - Recurso Ordinário para a Junta de Recursos do CRPS - Câmara de Julgamento (CAJ) - Conselho Pleno do CRPS - Pedido de Uniformização de jurisprudência em tese e em matéria de direito. Prazos e intimações no âmbito administrativo - Pautas de julgamento, sessões e acórdãos das juntas de recursos e câmaras de julgamento – Diligências - Intimações no âmbito administrativo.

3. Incidentes Processuais No mbito Administrativo – Embargos - Pedido de correção de erro material - Revisão de ofício - Conflito de competência - Reclamação por não cumprimento.

4. Provas na esfera administrativa e judicial.- Conceito de prova, definição técnica e hierarquia - Espécies (quitação da contribuição, qualidade de segurado, tempo de filiação, etc)

- Diferenciação entre prova administrativa e judicial - Justificação administrativa (eficácia, alcance e modus operandi) - Prova emprestada da justiça do trabalho- Depoimento testemunhal

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Direito Previdenciário Esquematizado. Marisa Ferreira dos Santos. Saraiva. 10ª edição – 2021

Advocacia Empresarial Previdenciária. Marcelino Alves de Alcantara, Theodoro Vicente Agostinho, Ltr, 2018 Bibliografia Complementar

Manual de Direito Previdenciário. André Studart Leitão, Augusto Grieco Sant’Anna Meirinho. Saraiva. 7ª edição - 2020 Prática Processual Previdenciária - Administrativa e Judicial. João Batista Lazzari e Jefferson Luis Kravchychyn - 2020

(20)

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA:

CÁLCULOS E TESES REVISIONAIS PREVIDENCIÁRIAS CARGA HORÁRIA: 20H.

EMENTA.

Regras Gerais sobre os Cálculos dos benefícios e ações revisionais. Revisões previdenciárias atualizadas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Regras Gerais sobre os Cálculos dos benefícios e ações Revisionais - Acumulação de Benefícios - Salário-de-benefício e período básico de cálculo - Fator previdenciário - Salário-de-Contribuição

- Renda Mensal inicial - Apuração do Salário-de-Benefício do Segurado que Exerce Múltiplas Atividades. - Salário-de- Benefício após CF/88, Revisões Judiciais - Salário-de-Benefício após a Lei no 9.876/99, Lei no 9.876/99 – direito adquirido – regramento anterior (média aritmética simples dos 36 SC, sem aplicação do Fator Previdenciário) - Lei nº 9.876 – direito adquirido – aposentadoria tempo de serviço antes da EC no 20/98,- Direito Adquirido B/42 Proporcional – EC no 20/98 – Correção Monetária dos salários-de-contribuição Termo final: dezembro de 1998 × DER - Direito Adquirido B/42 Proporcional – EC no 20/98. Primeiro reajustamento integral, Lei no 9.876/99 – normas transitórias - Lei no 9.876/99 – normas transitórias – benefícios programáveis - Lei no 9.876/99 – normas transitórias – benefícios por incapacidade, Lei no 9.876/99 e art. 32, § 20, do Decreto no 3.048/99 - Lei no 9.876/99 – e o artigo 28 da Lei no 8.213/91 -

2. Fator previdenciário, Tabela de expectativa de sobrevida, Fator previdenciário – regra de transição

- Reajustamento e Limites Mínimo e Máximo dos Benefícios Previdenciários - Prestações em Atraso – Índices de Reajuste – Índices de Correção Monetária - Juros moratórios – Súmula 204 STJ – juros englobados e decrescentes - Juros Moratórios – 1% a partir de janeiro de 2003 - Padrões monetários, Imposto de Renda – incidência: mensal ou montante acumulado - Dos Precatórios, Juros moratórios durante o período de satisfação do precatório - Juros moratórios – precatório pago fora do prazo constitucional - Juros sobre juros – anatocismo. Lei 11.960/2009

3. Revisões previdenciárias - O direito adquirido previdenciário na esfera judicial - Revisão pelos índices ORTN/OTN - Revisão pelo IRSM (fevereiro de 1994) - Majoração da alíquota dos benefícios de pensão por morte e de aposentadoria por invalidez - Art. 144 da lei nº 8212/91 (buraco negro) - Artigo 74 da Lei nº 8.213/91 - Artigo 21, § 3ºda Lei nº 8.880/94 - Artigo 26 da Lei nº 8.870/94 - Artigo 29, § 5ºda Lei nº 8.213/91

- Revisão do Teto do Salário de contribuição (2010)

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Cálculo de Benefícios Previdenciários - Regime Geral de Previdência Social. Hermes Arrais Alencar. Saraiva. 11ª Edição – 2021 Direito Previdenciário Esquematizado. Marisa Ferreira dos Santos. Saraiva. 10ª edição – 2021

Bibliografia Complementar

Manual de Direito Previdenciário. André Studart Leitão, Augusto Grieco Sant’Anna Meirinho. Saraiva. 7ª edição - 2020 Prática Processual Previdenciária - Administrativa e Judicial. João Batista Lazzari e Jefferson Luis Kravchychyn - 2020

(21)

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA:

JUIZADO ESPECIAL FEDERAL (JEF) CARGA HORÁRIA: 20H.

EMENTA.

JEF (Juizado Especial Federal).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. JEF (Juizado Especial Federal) – Competência - Valor da causa – Renúncia – Legitimidade - Sentença líquida - Cumprimento de sentença – Nulidades - Custas e honorários advocatícios - Justiça gratuita e assistência judiciária 2. - Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais - Recurso Inominado - Turma Regional de Uniformização de Jurisprudência dos JEFs - Incidente de Regional de Uniformização de Jurisprudência - Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência (TNU) - Incidente de Uniformização de para a TNU - Agravo ao Presidente da TNU para seguimento do Incidente de Uniformização - Incidente de Uniformização ao STJ - Recurso Extraordinário no rito do JEF.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Direito Previdenciário Esquematizado. Marisa Ferreira dos Santos. Saraiva. 10ª edição – 2021

Advocacia Empresarial Previdenciária. Marcelino Alves de Alcantara, Theodoro Vicente Agostinho, Ltr, 2018 Bibliografia Complementar

Manual de Direito Previdenciário. André Studart Leitão, Augusto Grieco Sant’Anna Meirinho. Saraiva. 7ª edição - 2020 Prática Processual Previdenciária - Administrativa e Judicial. João Batista Lazzari e Jefferson Luis Kravchychyn - 2020

(22)

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA:

PROCESSO JUDICIAL PREVIDENCIÁRIO (BENEFÍCIOS) CARGA HORÁRIA: 30H.

EMENTA.

Fase Judicial Previdenciária

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Fase Judicial Previdenciária - Competência jurisdicional (federal delegada, ações acidentárias, benefício assistencial, entidade fechada de assistência social, aplicação da Lei do JEF em caso de delegação de competência - Principais ações judiciais previdenciárias - Inafastabilidade do controle jurisdicional - Esgotamento das vias administrativas - Formação jurisprudencial previdenciária

- Tutela antecipada previdenciária

2. O Judiciário e o contrato de trabalho (efeitos previdenciários) - Risco e acidente de trabalho

- Ações decorrentes de acidente de trabalho - Procedimento das ações acidentárias movidas face ao INSS - Ações Regressivas Previdenciárias - Ação Acidentária - Ação de Indenização por Acidente de Trabalho - Ações dos segurados e dependentes

3. Ação de Revisão de Benefícios. - Contestação ao Perito Contábil - Ação Declaratória de Tempo de Serviço C.C Revisional de Proventos - Ação Ordinária de Desaposentação - Ação Ordinária de Reajuste de Benefício - Ação Sumária de Acidente do Trabalho - Concessão Aposentadoria Especial

- Contra Minuta Embargos Execução

4. Justificação Judicial - Mandado de Segurança Preventivo - Pedido de Pensão por Concubina - Apelação no rito ordinário - Reexame necessário no Rito Ordinário - Recurso Especial (RESP) - Recurso Extraordinário (RE)

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Direito Previdenciário Esquematizado. Marisa Ferreira dos Santos. Saraiva. 10ª edição – 2021

Advocacia Empresarial Previdenciária. Marcelino Alves de Alcantara, Theodoro Vicente Agostinho, Ltr, 2018 Bibliografia Complementar

Manual de Direito Previdenciário. André Studart Leitão, Augusto Grieco Sant’Anna Meirinho. Saraiva. 7ª edição - 2020 Prática Processual Previdenciária - Administrativa e Judicial. João Batista Lazzari e Jefferson Luis Kravchychyn - 2020

Referências

Documentos relacionados

Desde 2001 a Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Paulo, em parceria com a CEInfo, vem utilizando indicadores de saúde e estruturan- do um painel de monitoramento

Pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal – Lato

A partir do ano de 2011, o Centro de Investigação em Psicologia da Escola de Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi) organizou-se em torno de dois domínios fundamentais

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário é certificado pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e

Além disso, os estudos enfocaram a terapia cognitivo-comportamental em grupo para crianças e adolescentes abusados sexualmente (HABIGZANG et al, 2009), a utilização

Os resultados do presente estudo fornecem evidências adicionais de que o IGT é um instrumento válido para a avaliação da aversão ao risco na tomada de decisão (Bechara,

Os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu e Mestrado em Direito) da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público inscritos nos

Outras regiões que merecem destaque na análise da distri- buição dos empreendimentos é a de Itu com 2,7% dos empreendi- mentos distribuídos em praticamente todas as modalidades como