• Nenhum resultado encontrado

Prezado(a) Sr.(a.) Atenciosamente, Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Prezado(a) Sr.(a.) Atenciosamente, Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

Prezado(a) Sr.(a.)

Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso de Gestão de Varejo com Ênfase em Supermercado da Fundação Getulio Vargas. Nele, você encontrará informações detalhadas sobre o curso, além de: período de realização, horário, local, valor de investimento e procedimentos para efetivação de sua matrícula.

Na oportunidade gostaríamos de ressaltar que o processo seletivo para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV Management compreende uma análise curricular. Desta forma, solicitamos o envio de seu curriculum vitae atualizado juntamente com o Formulário de Matrícula, devidamente preenchido. Após a análise curricular, caso seja necessário, será agendada uma entrevista.

Atenciosamente,

Sárgom Ceranto

Marketing e Soluções Corporativas

comercial@trecsson.com.br

(3)

APRESENTAÇÃO FGV

Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição acadêmica e conteúdo prático.

Por intermédio do FGV Management, a FGV oferece cursos de pós-graduação, incluindo os MBAs; de aperfeiçoamento; de curta duração; além de cursos voltados para altos executivos e programas internacionais, a partir de parcerias com instituições de renome, dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia.

O FGV Management faz parte do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) e é formado por três núcleos próprios: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Além disso, conta com uma Rede Conveniada, formada por cerca de 30 Conveniadas, presentes em mais de 90 cidades brasileiras.

O IDE foi criado para coordenar e gerenciar uma rede única de distribuição para os programas de educação continuada, produzidos pelas diversas escolas da Fundação Getulio Vargas.

APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

A Trecsson Business é uma instituição voltada para a geração e disseminação do conhecimento, atualmente com programas de pós-graduação, universidade corporativa e treinamentos de curta duração.

Buscamos constantemente, atender as expectativas de nossos clientes e parceiros, incrementando e aumentando nosso leque de serviços e produtos.

De um lado parceiros orgulhosos, com nossa intensa batalha de conquista de mercado, de outro lado clientes satisfeitos com a qualidade e comodidade de nosso atendimento e prestação dos nossos serviços.

Seguindo o caráter técnico-científico-educativo, atuando no desenvolvimento para a gestão de empresas através de ferramentas corporativas (consultoria, capacitação profissional, convenções em vendas, promoção de eventos, cursos de pós-graduação, recrutamento e seleção de executivos e gerentes, recolocação profissional).

Nossos trabalhos são acompanhados de requinte, qualidade, alto padrão de tecnologia e serviços voltados

para a educação empresarial. Características determinantes para que a Fundação Getulio Vargas nos

homologasse como conveniados no noroeste do Paraná (Maringá), com programas tecnológicos e

científicos, educação continuada, cursos de MBA, pós-graduação e cursos de atualização.

(4)

ASCENSÃO ACADÊMICA

A Trecsson Business e a Fundação Getúlio Vargas, cientes de que a educação continuada é uma

necessidade primordial aos executivos, criou uma estrutura que visa atender aos diversos perfis de

profissionais, ao mesmo tempo em que lhes permite uma ascensão acadêmica, de concepção inédita: os

créditos de algumas etapas podem ser eliminados na etapa seguinte.

(5)

MBA em Gestão de Varejo com Ênfase em Supermercado

Curso de pós‐graduação lato sensu especialização

TMBAVAR*08/02

APRESENTAÇÃO

O MBA Gestão de Varejo com Ênfase em Supermercado oferece aos seus alunos todos os instrumentos necessários para a adequada consolidação e aplicação prática do conhecimento. Destinado ao varejista que deseja melhorar seu negócio. Com suporte em conceitos relacionados a atendimento, recrutamento, controle, relacionamento, entre outros, o curso apresenta ferramentas práticas para serem imediatamente aplicadas. A utilização dessas ferramentas irá gerar resultados surpreendentes e sustentáveis em seu negócio.

OBJETIVOS

Habilitar e especializar profissionais na utilização das técnicas de gestão de varejo, utilizando as ferramentas mais modernas como diferencial competitivo. Habilitar os participantes a programarem os processos estratégicos e operacionais do Varejo e suas especialidades. Proporcionar aos participantes condições de identificarem uma estrutura de fluxos em uma moderna economia de mercado, voltada para a Globalização, caracterizando um sistema de Gestão de Varejo completo. Integrar os alunos à nova Cultura de Varejo do Século XXI, identificando conceitos e características que os levem a entender as necessidades e expectativas dos novos consumidores.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais, com curso superior completo, que objetivem a atualização e aprofundamento dos seus conhecimentos em Gestão de Varejo, Moda, Gestão de Shoppings, Gestão de Supermercados e novos Negócios; Empreendedores, com curso superior completo, em vias de desenvolvimento e implantação de negócios ou empreendimentos próprios; Recém-graduados com interesse na especialização na área de Varejo.

CERTIFICAÇÃO

Os cursos de Pós‐Graduação MBA, Nível Especialização, da Fundação Getulio Vargas atendem às determinações da Resolução do CNE/CES nº 1 de 08/06/2007, do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior. Será outorgado pela Fundação Getulio Vargas o certificado de “Curso de Pós‐Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Varejo com Ênfase em Supermercado, Nível Especialização”

aos participantes que atenderem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso do módulo nacional.

COORDENADOR ACADÊMICO

Ulysses Reis atualmente exerce o cargo de Diretor Comercial da Treinasse Consultoria Empresarial,

empresa especializada em Varejo. Depois de dirigir o grupo empresarial da Company, dirigiu a ESPM/RJ,

criou a primeira Faculdade brasileira de Comércio Varejista na Universidade Estácio de Sá e o primeiro MBA

de Varejo da FGV e auxiliou na concepção de diversos projetos da ABRAS, treinou mais de 28.000 lojistas

em dez anos pela Treinasse, fez treinamento e consultoria para 125 Shoppings Centers no Brasil, trabalhou

no desenvolvimento das maiores redes de franchising do Brasil, criando programas de treinamento para

(6)

mais de 36.000 funcionários. Tornou-se membro da National Retail Federation levando anualmente os maiores empresários varejistas para atualização varejistas nos USA. Ganhou os Prêmios: Fundação Emílio Odebrecht e Prêmio Nacional de Consultoria do SEBRAE por seus livros escritos. É formado em Engenharia de Produção – UFRJ, Administração de Empresas – UCAM, Pós-Graduação em Gestão de Negócios – ESPM, Pós-Graduação em Marketing – ESPM, Pós-Graduação em Marketing de Moda – SENAI/ CETIQT/FIT (USA) e Docência do Ensino Superior – ESPM. E com orgulho é professor da FGV desde 1998.

LOCAL, HORÁRIO E DATA

Trecsson Business FGV - Rua Luiz Gama, 149 – 2º Andar

Aulas: Uma vez ao mês, sendo segunda-feira das 13h às 23h e terça-feira das 09h às 19h

Previsão de Início: 21/07/2014 Duração: Aproximadamente 18 meses.

(7)

PROGRAMA – MÓDULO NACIONAL

MÓDULO NACIONAL H/A

01 Comportamento de Compra 24

02 Comunicação e Estratégia Promocional no Varejo 24

03 E-Commerce 24

04 Finanças aplicadas ao Varejo 24

05 Formação e Gestão de Preços no Varejo 24

06 Gestão Avançada Supermercadista 24

07 Gestão Processos e da Cadeia de Valor Supermercadista 24

08 Gestão de Operações e Lojas 24

09 Gestão de Varejo e Empreendedorismo 24

10 Gestão de Vendas / Multicanal 24

11 Gestão e Desenvolvimento de Pessoas 24

12 Jogo de Negócios aplicado ao Varejo 24

13 Legislação aplicada ao Varejo 24

14 Logística Varejista e Escolha dos Pontos de Vendas 24 15 Negociação Empresarial

Matemática Financeira

24

16 Planejamento de Sortimentos e Gestão de Compras 24

17 Plano de Negócios de Varejo

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

24

18 Promoção e Merchandising Supermercadista 24

Carga Horária Total 432

EMENTA DAS DISCIPLINAS – MÓDULO NACIONAL

1) Comportamento de Compra

A influência da cultura no consumo; A relação entre personalidade e consumo; Análise dos diferentes perfis de compra; Fatores que influenciam o comportamento do consumidor; Motivações e desejos; O papel dos grupos sociais no consumo; Processo decisório de compra; Processos perceptivos; jovens, idosos, feminino, masculino, infantil, chefe da casa, etc.

2) Comunicação e Estratégia Promocional no Varejo

A essência das mensagens, tipologias e formas eficazes de comunicação; Adequação do composto promocional ao ciclo de vida da moda; Composto de comunicação: propaganda, publicidade, relações públicas e marketing direto;

Comunicação em lojas; Comunicação no comércio eletrônico; Elaboração do Calendário Promocional; Objetivos a serem atingidos na estratégia promocional; Objetivos do composto de comunicação no varejo; Planejamento da imagem e adequação ao público-alvo; Planejamento do composto promocional; Planejamento e controle das promoções; Uso do composto promocional: liquidação, promoção, desconto, brinde e sorteio; Svaliação do Ticket- Médio, do custo das promoções; Expectativa de retorno e auditoria dos resultados obtidos.

3) E-Commerce

A Internet e os negócios; Entendendo o público alvo: o consumidor on-line; Marketing em negócios na Internet;

Operações, tecnologia e segurança.

(8)

4) Formação e Gestão de Preços no Varejo

A Gestão dos preços; Análise do ponto de equilíbrio; As curvas de demanda; Ciclo de vida dos produtos e o preço adotado; Competitividade; Controle da eficácia da precificação; Custos fixos, variáveis, diretos e indiretos e o impacto na formação dos preços; Custos para decisão; Equação de Valor no varejo; Formação do preço de venda no varejo;

Gestão e estratégias de preço nos; O impacto dos impostos na formação de preços; O uso do custeio ABC no setor supermercadista e no ECR; Os mercados e seu comportamento no tocante à percepção de valor; Políticas de Mark-up usadas no varejo; Artigos de moda, ciclo de vida do produto; Canal de venda, pelo e-commerce, por experiência de compra, etc; Timing promocional, grifes, marcas de segunda linha, por praça,.

5) Gestão Avançada Supermercadista

A gerência administrando as contingências; A gerência planejada; Aspectos que envolvem a administração eficaz dos processos internos; Auditoria de lojas; Controle e manutenção da loja; Estratégias de uso da Marca Própria: curto, médio e longo prazo; Ferramentas e estratégias gerenciais; Funções da gerência operacional de lojas; Hábitos, condutas e normas da boa gestão; Monitorando a concorrência local; Métodos para evitar o desperdício e reduzir perdas; Supermercado de bairro X Supermercado de Rede; Técnicas para otimizar a operação de check out; Visão sistêmica da operação de loja.

6) Gestão Processos e da Cadeia de Valor Supermercadista

Adequação de espaços ao comportamento de compra dos públicos-alvo; Análise das Melhorias em Instalações;

Análise de Melhorias nas operações varejistas; Análise de Melhorias pelo processo produtivo; Análise de Públicos- Alvo; Análise de melhorias em Logística; Desenvolvimento de processos Lean para o Varejo; Lean Operation; Lean Sigma no Varejo; Novo modelo comercial; Operações e Formatos Lean; PGC, Eletro, Perecíveis, Têxtil, Bazar e Novos serviços.

7) Gestão de Operações e Lojas

A escolha do mix de produtos; Análise das formas de atendimento: auto-atendimento, equipes de venda, etc; Etapas para abertura de lojas; Exposição dos produtos; Funções da gerência operacional de lojas; Funções da supervisão de lojas; Layout da loja; Modelos de loja; Planejamento da loja; Processos que envolvem a administração da loja;

Relacionamento com o consumidor; Relacionamento com outras lojas da rede; Relacionamento gestor versus vendedor; Tecnologias e ferramentas que auxiliam a gestão de loja; Arrumação de estoque e da própria loja, redução de perdas; Caixa, recebimento de mercadorias; Controle de material de manutenção da loja, dentre outros.

8) Gestão de Projetos

- Definições e objetivos: introdução, dimensões e modalidades de projetos, função gerencial, arquitetura

organizacional e projetos, análise da demanda, aumento da eficácia, organizacional e gerencial, seleção de projetos.

Fases de um projeto: modelo PMBOK, iniciação do projeto, plano sumário do projeto. Áreas de conhecimento e aspectos estruturais: áreas de conhecimento, conceitos básicos em formato visual, ferramentas típicas.

9) Gestão de Varejo e Empreendedorismo

Check-list de avaliação do empreendimento varejista; Adequação dos seis P's varejistas ao posicionamento; Análise de casos de sucesso; Análise de oportunidades; Atitudes que levam ao sucesso no setor varejista; Avaliação da

concorrência; Como fizeram os grandes empreendedores varejistas; Como iniciar um negócio varejista; Criação da cadeia de valor; Criação da imagem de mercado; Criação da marca; Criação de diferenciais competitivos; Criação do posicionamento; Definição de públicos-alvo; Desenvolvimento do pensamento estratégico; Eficiência & Eficácia;

Montagem de estratégias de canal; Níveis de concorrência; Qual o valor da solução criada para o cliente final?;

Segmentação de mercados; Ser ou não franqueado? Dedicação ao negócio.

(9)

10) Gestão de Vendas / Multicanal

A busca do melhor mix entre clientes e produtos; Adequação dos canais as sete variáveis não controláveis;

Administração de vendas no varejo; Controle e auditoria de multicanal; Criação da política de multicanal; Estrutura e funções de vendas - uma visão estratégica; Fatores críticos de sucesso; Gestão de multicanal; Lançamento de novos canais de venda; O processo da venda; Onde e como ocorrem as vendas: o campo de trabalho; Planejamento das Vendas na estratégia de Varejo; Pressupostos básicos da política comercial; Relacionamento baseado em valor;

Relacionamento comercial; Sistemas de informação de vendas – automação; Vendas de balcão, vendas porta-a-porta, vendas pelo e-commerce; Vendas por Call-Center, vendas televisivas, vendas por catálogo, etc.

11) Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

A sintonia entre o posicionamento varejista e equipe escolhida; As modernas técnicas de liderança e gestão de pessoas; Barreiras ao desenvolvimento de equipes; Como gerenciar pessoas e emoções; Comunicação e formas de expressão; Definição de objetivos e avaliação de equipes de trabalho; Estágios de desenvolvimento de equipes;

Fenômenos de grupo: conflitos, dissidência, preconceito e anomia; Funções e normas de equipe, sua importância e principais características; O conceito de BACKBONE varejista; O papel do gerente na formação e desenvolvimento de equipes; O que é uma equipe; O significado de PEOPLE no varejo; Pessoas, imagens e valores; Pressupostos básicos do desenvolvimento pessoal; Realização de dinâmicas.

12) Legislação aplicada ao Varejo

A empresa e o direito; A política nacional de relações de consumo; A responsabilidade civil contratual; As obrigações das partes; As práticas comerciais; Cláusulas abusivas; Como o varejista deve se enquadrar ao Código de Defesa e evitando erros e sanções; Direitos difusos e coletivos do consumidor; Direitos e deveres básicos do consumidor; O Código de Defesa do Consumidor; O Código de Defesa do consumidor e as vendas pela Internet; Principais figuras societárias e suas implicações; Princípios da boa-fé; Procons e os Juizados Especiais; Práticas abusivas; Relações entre varejista, segurança e furtos; Sanções administrativas e penais; Teoria geral de contratos.

13) Logística Varejista e Escolha dos Pontos de Vendas

A escolha ideal dos pontos de vendas (GIS); A importância de Trade Marketing para as organizações; Abastecimento dos pontos de venda; Armazenagem; Diferenças entre a logística de estoques e a varejista; Estratégias de canais de distribuição; Importância da Logística para o sucesso varejista; Interfaces da logística com as áreas de produções;

Logística de resposta de serviços (LRS); Melhor uso dos espaços de exposição e armazenamento; Modalidades de transporte; Modelos de atuação entre fabricantes e pontos de vendas; O conceito de marketing aplicado aos canais de vendas; Supply Chain Management (SCM); Suprimentos; Tecnologia da informação na logística; Terceirizações e parcerias no processo de logística e distribuição; Trade Marketing; Lojas de conveniência, quiosques, supermercados, restaurantes, shoppings, etc.

14) Negociação Empresarial

Estratégia em negociação: o uso do tempo, do poder e da informação; Estágios de uma negociação; Formas de abordar conflitos; Identificação das causas reais e emocionais do problema; Instrumento da gestão e liderança de equipes; Planejando a negociação; Processo de escuta eficaz: linguagem verbal e não verbal, dito e omitido; Tomada de decisão.

15) Planejamento de Sortimentos e Gestão de Compras

Análise da Rentabilidade; Balanceamento de Linhas; Conceito de Parceria; Controle do PCP dos fabricantes; Controle e redistribuição de estoques; Estabelecimento da política de compras; Estabelecimento de padrões de qualidade e transferência de tecnologia; Ferramentas de controle de estoques; Funções e organização do setor de compras.

Gerenciamento por categorias; Parâmetros de negociação dos compradores; Planejamento Análise do Plano de Sortimento por Linhas de Produto; Planejamento da Política de Produção e Abastecimento das Lojas; Planejamento de Entrega dos Fornecedores; Políticas de escoamento de sobras; Políticas de valorização das linhas de produtos; Procura e avaliação de novos fornecedores; Sistema de processamento e controle de pedidos.

(10)

16) Plano de Negócios no Varejo

A cadeia de valor; Alinhamento empresarial; Análise das forças competitivas; Análise de cenários; Arquitetura estratégica; As matrizes; Avaliações financeiras; Componentes do Planejamento Estratégico; Conceitos, críticas e a evolução do planejamento estratégico no varejo; Estratégia competitiva de Porter; Fazendo o Retail Business Plan acontecer; Feedback e controle; Formatação e apresentação do relatório do RBP; Formulação de objetivos e metas.

Identificando oportunidades; Implementação do RBP; Planejamento dinâmico & resultado de ações promocionais;

Posicionamento estratégico; Visão, valores, políticas e missão.

17) Responsabilidade Socioambiental

Desenvolvimento sustentável: antecedentes, perspectivas, definições, desafios. Responsabilidade socioambiental:

responsabilidade social corporativa, responsabilidade social empresarial, papel dos governos e das empresas, papel do terceiro setor. Gestão da responsabilidade socioambiental: indicadores nas empresas, gestão de projetos sociais, casos de responsabilidade social, papel do sistema financeiro. Normas nacionais e internacionais: normas ISO 14000, tipos de normas, outras normas, avaliação de projetos sociais, sobre responsabilidade socioambiental.

INVESTIMENTO

Tabela Convencional 01-2014 Taxa de matrícula: R$ 250,00

Opção Modo de Pagamento Valor das Parcelas

01 À Vista R$18.872,70

02 1+5 R$3.267,65

03 1+11* R$1.687,43

04 1+17* R$1.161,44

05 1+23* R$899,02

* Atualizadas a cada 12 meses pelo IGPM-FGV.

*Tabela sujeita a alterações sem aviso prévio, válida até a criação da próxima tabela substitutiva.

Número mínimo de matrículas para formação de turma: 35 alunos.

(11)

PROGRAMAS INTERNACIONAIS (OPCIONAL)

O FGV Management desenvolve vários programas de curta e longa duração com as melhores instituições de ensino do mundo. Embora o seu foco principal seja disseminar no Brasil a cultura gerencial em suas várias formas, o FGV Management entende que uma exposição internacional traz diversas vantagens para os seus cursos e alunos.

Através do MBA Executivo Internacional, o aluno FGV terá contato com o centro de decisão financeiro

mundial e com o circuito cultural americano e europeu, imprescindíveis ao executivo com visão global. O

curso oferece ainda um network com o corpo docente e discente das Universidades Internacionais e com

os alunos da FGV de diferentes cidades do país.

Referências

Documentos relacionados

Pouco depois, a liderança do governo passou para Deng Xiaoping, que deu início à abertura comercial da China e a um programa de reformas econômicas, procurando a modernização da

Os valores calculados mensalmente do OEE acima de 100%, correspondem à superação da capacidade mensal planejada das unidades de produção e a adequação dentro

programação das atividades e respetivo calendário e acompanhamento do aluno, com a identificação dos responsáveis. Deverá ser homologado pelo órgão de

justificação apresentada tenha sido entregue fora do prazo ou quando não tenha sido aceite. As faltas devem ser ainda consideradas como injustificadas quando a sua marcação

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Enfatizamos também, que o retorno às atividades de pesquisa deverá ser gradual, conforme o Plano USP para retorno das atividades presenciais e suas atualizações, quando

“Nenhuma outra variável do mix varejista provoca tanto impacto inicial no consumidor como a loja em si” (COBRA, 2009, p. 258), desta forma, foram estabelecidos três critérios para