C!teúdo de Apoio. Vídeos Base e Introdutórios CHAKRA MANIPURA. Desenvolvido por Mariana Zago Team Emana Project

Texto

(1)

C!teúdo de Apoio

Vídeos Base e Introdutórios | CHAKRA MANIPURA

Desenvolvido por Mariana Zago

Team| Emana Project

(2)

O Chakra Plexo Solar

FOGO

PODER

AUTONOMIA

ENERGIA

• METABOLISMO

• TRANSFORMAÇÃO

• AUTO ESTIMA

Nome em sânscrito: Manipura.

Significado: joia brilhante.

Localização: três dedos acima do umbigo.

Elemento: fogo.

Função: escolha, poder e assertividade.

Estado interno: alegria, riso e raiva.

Estado externo: líquidos.

Glândulas: pancreas e supra renais.

Outras partes do corpo: aparelho digestivo e músculos.

Disfunções: ulcera, diabetes, hipoglicemia e problemas digestivos.

Cor: amarelo.

Senso: visão.

Corpo celestial: marte e o sol.

Afirmação: eu posso.

(3)

Manipura - O chakra da Transformação

O Manipura chakra é o terceiro portal do nosso corpo onde matéria e movimento se tornam ENERGIA.

Se no chakra Raiz nos encontramos a solidez, estabilidade e forma. Em outras palavras, compreendemos a unidade; A partir do elemento terra, nos movemos para o segundo chakra o Plexus Solar onde habita o movimento do elemento da água, das emoções e mudança, compreendemos as polaridades Yin e Yang, e descobrimos a emoção, desejo e escolha. E elevando nosso desejo pelo prazer da experiência, chegamos no nosso sol interno, berço da transformação do nosso ser : MANIPURA chakra.

Um exemplo que inspiro você, para compreender mais sobre este importante vórtice de energia é: imagine que voce tem dois palitos de madeira, que ao esfregar um no outro, nos conseguimos fazer uma faísca que se torna fogo. Pois bem, no mundo fisico nos chamamos esta faísca de combustão. Já no nosso corpo este ligado ao metabolismo. Psicologicamente, esta faísca esta relacionada na área da nossa vida onde temos entusiamo, luz e poder.

A filosofia do Tantra traz esse chakra como a união do espirito e matéria, pois através dele começamos a desfrutar de energias mais sutis, já o elemento do fogo que nos inspira a transformar, que muitas das vezes destrói, queima a forma para liberar a energia. Assim também acontece em nosso corpo fisico no qual o processo de digestão nosso metabolismo transforma matéria (comida) em energia e assim dando ao nosso ser a ação em direção ao que escolhemos em nossa jornada. Quando se trata em agir e usar nosso poder de escolha precisamos cultivar o amor próprio e a auto aceitação, compreendendo que podemos cometer erros, explorar novas experiências e dar espaço para ouvir nosso guru interior, essa voz que ressoa alinhada com nossa essência nos direcionando para nosso propósito e desejo que esta alinhado com nossa alma.

Como todo processo de transformação e descoberta de escolha, vou compartilhar com vocês algumas perguntas do mentoring que aplico para nos auxiliando a entender os princípios desse chakra, trazendo-nos uma auto reflexão (autoconhecimento).

(4)

Manipura - Exercícios do Mentoring

1. Pense em três pessoas (que você admire) que inspiram poder. Você pode escolher qualquer pessoa, sendo um parente, artista, politico ou famoso.

2. Agora observe cuidadosamente para cada pessoa que você escolheu, e defina qual qualidade ou aspecto de poder você admira em cada um. Nesse momento, reflita que essas poderosas pessoas que você escolheu, te inspiram o poder de escolha, de manifestar seus desejos, de fazer algo que você admire ou até da capacidade de dizer “não" quando não gostam ou concordam com algo. Talvez essas pessoas se expressam com entusiamo, criatividade e autoridade, qualidades que você admire.

3. Faça uma lista agora de todas as qualidades que essas pessoas te inspiram.

4. Fique em frente do espelho e diga para você mesmo(a) “Eu sou …..” dizendo todas a qualidades que você colocou em sua lista.

Um exemplo, eu admiro um a pessoa porque ele(a) é influente, decidido e realiza seus sonhos. Ireirepetir para mi mesmo na frente do espelho: “Eu sou influente, decidido e realizo meus sonhos a partir do meu coração!”.

Repita esse exercícios varias vezes ao ponto que voce sinta que integrou essas qualidades que voce projeta nos outros em você!

Este exercício é um caminho de reconhecer seu próprio poder, no qual ajuda você a reconhecer como nós damos nosso poder para os outros fazendo projeções. O que você admira nos outros é, e sempre será parte de você, de sua personalidade. Nós usamos projeções em outras pessoas a todo o momento e nossa psique reconhece o que já existe dentro de nós. Como um grande espelho, no qual projetamos o que esta dentro para fora, no outro. Assim vale tudo qualidades, relacionamentos, tudo que nos entorna.

(5)

Exercícios de yoga para o terceiro chakra.

O tom associado ao terceiro chakra é “Ah" sendo falado alto. Este exercício é ótimo para momentos que você esta sentindo com raiva ou irritado (a). Vale lembra que como tudo tem sua dualidade, no manipular chakra a polaridade negativa da emoção é a raiva.

Através dessa prática, aliviamos a tensão e emoção que esteja bloqueando algum movimento ou ação.

Também recomendo para aqueles dias que precisamos de mais energia e vitalidade.

1.Fique de pé, com as plantas dos pés firmes no solo, sentindo seus calcanhares bem aterrados no solo. a distancia dos seus pés é a mesma dos seus quadris. Mantendo os joelhos levemente dobrados.

2. Inspire profundo pelo nariz, eleve seus braços acima da cabeça com as mãos unidas e levemente curve suas costas para trás.

3. Faça o som “Ahhh" através da expiração pela boca, trazendo suas mãos entre suas pernas e deixe a gravidade do corpo agir nesse momento.

4. Lentamente flexione os joelhos e volte a postura inicial com as mãos acima a cabeça.

Repita por 5 a 10 vezes esse exercício, e sinta a energia se movimentar na parte superior do seu corpo.

(6)

Manipura - Exercícios do Mentoring

Exercício "Fazendo o Sol”

Nosso braços são importantes partes do nosso corpo no qual ativa nosso poder, e também através deles nos fazemos contato e interação com o mundo fisico em nossa volta. E através dos nossos braços que nós fazemos, agimos, e quando estamos fazendo alguma ação estamos estimulando nosso terceiro chakra o Manipura.

Afinal “fazer”e “agir" são os comportamentos que estão totalmente conectados a este chakra.

O poder em fazer esse exercício, é visualizar através do movimento a rede de energia que você irá criar, sendo que ela irá começar a se expandir através do seu coração e do seu plexos solar.

1. Fique de pé, levando a atenção para ambos os pés sentindo seus calcanhares e toda a sola do pé bem aterrados no solo.

2. Inspire profundo pelo nariz, estique seus braços palmas das mãos viradas para baixo. após chegar com seus braços acima da cabeça exale o ar pelas narinas e leve os braços para baixo.

3. Faça mais uma vez esse movimento, mas agora com mais rapidez e alinhado com a sua respiração, inspire eleve os braços palmas da mão para baixo, exale traga os braços para baixo ao lado das pernas e quadris.

4. Agora faça esse movimento novamente e imagine que o ar que se cria em fazer esse “circulo com os braços”

começa a criar uma forca e energia, e cada vez mais poderoso. agora imagine algo que você esta tendo dificuldade de agir, falar ou se posicionar. Imaginou? Agora visualize esse movimento criando um espiral energético no qual

movimento energia desbloqueando qualquer impedimento ou estagnação.

5. Sinta energia através das palmas das mãos, sinta o movimento e imagine tudo a sua volta com um grande sol iluminando e dando luz para tudo que você deseja.

6. Faça este exercício pela manha trazendo energia do sol para seu dia, ou qualquer momento que você precisa de forca e clareza na realização dos seus desejos e ações.

(7)

Este conteúdo foi desenvolvido a partir de estudos e pesquisas do Team Emana Project Copyright ©. Por Mariana Zago.

Gratidão,

Marcinha Bello & Team Emana

(8)

www.emanaproject.com

Infos | aloha@emanaproject.com

@emana.project

Imagem

Referências

temas relacionados :