• Nenhum resultado encontrado

Por uma Igreja Sinodal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Por uma Igreja Sinodal"

Copied!
49
0
0

Texto

(1)

Por uma Igreja Sinodal

(2)

Dois dos discípulos de Jesus iam a caminho duma povoação chamada Emaús, que ficava a duas léguas de Jerusalém. Conversavam entre si sobre tudo o que tinha sucedido. Enquanto falavam e discutiam, Jesus aproximou-Se deles e pôs-Se com eles a caminho. Mas os seus olhos estavam impedidos de O reconhecerem. Ele perguntou-lhes: «Que palavras são essas que trocais entre vós pelo caminho?».

Pararam, com ar muito triste, e um deles, chamado Cléofas, respondeu: «Tu és o único habitante de Jerusalém a ignorar o que lá se passou estes dias». E Ele perguntou: «Que foi?». Responderam-Lhe: «O que se refere a Jesus de Nazaré, profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os príncipes dos sacerdotes e os nossos chefes O entregaram para ser condenado à morte e crucificado. Nós esperávamos que fosse Ele quem havia de libertar Israel.

Mas, afinal, é já o terceiro dia depois que isto aconteceu. É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos sobressaltaram: foram de madrugada ao sepulcro, não encontraram o corpo de Jesus e vieram dizer que lhes tinham aparecido uns Anjos a anunciar que Ele estava vivo. Alguns dos nossos foram ao sepulcro e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas a Ele não O viram». Então Jesus disse-lhes: «Homens sem inteligência e lentos de espírito para acreditar em tudo o que os profetas anunciaram! Não tinha o Messias de sofrer tudo isso para entrar na sua glória?». Depois, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicou-lhes em todas as Escrituras o que Lhe dizia respeito. Ao chegarem perto da povoação para onde iam, Jesus fez menção de ir para diante. Mas eles convenceram-n’O a ficar, dizendo: «Ficai connosco, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite». Jesus entrou e ficou com eles. E quando Se pôs à mesa, tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e entregou-lho. Nesse momento abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-n’O. Mas Ele desapareceu da sua presença. Disseram então um para o outro: «Não ardia cá dentro o nosso coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?». Partiram imediatamente de regresso a Jerusalém e encontraram reunidos os Onze e os que estavam com eles, que diziam: «Na verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão». E eles contaram o que tinha acontecido no caminho e como O tinham reconhecido ao partir o pão.

(3)

Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo!

Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome!

Só a Vós temos por Guia:

vinde a nós, ficai connosco,

e dignai-vos habitar em nossos corações.

Ensinai-nos o rumo a seguir

e como caminhar juntos até à meta.

Nós somos débeis e pecadores:

não permitais que sejamos causadores da desordem;

que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.

Que sejamos um em Vós,

caminhando juntos para a vida eterna,

sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.

Nós vo-lo pedimos

a Vós, que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos.

Amen.

(4)
(5)

«Partiram imediatamente… contaram tudo…” (cf. Lc 24, 33.35) 1. Queremos estar juntos

Depois das consequências da pandemia, também na vida da Igreja, precisamos reorganizar a nossa vida eclesial, com novas propostas, outras motivações, novas linguagens, com imaginação e criatividade, e sobretudo a nossa presença, em especial na Eucaristia, ponto central das nossas comunidades.

Queremos continuar a ser comunidades marcadas pela qualidade participativa, pelo prazer de estarmos juntos, pela comunhão de afetos.

Queremos estar atentos aos mais ausentes, não esquecendo aqueles e aquelas que caminharam connosco.

Precisamos de partir, sair das nossas casas e voltar à Igreja, para nos encontrarmos, orarmos juntos, contarmos as maravilhas de Deus e partilharmos as nossas vidas. Que as nossas igrejas sejam espaços da alegria festiva e daquele silêncio orante que permite a escuta da Palavra de Deus. Precisamos de aliar comunicação com discrição, Palavra e silêncio. Desde que entramos nas nossas igrejas, todos os nossos gestos e palavras são preparação da Eucaristia, “fonte e cume de toda a vida cristã” (Lumen Gentium, 11), lugar da partilha e do encontro

2. A Paróquia, comunidade sinodal

Na mensagem do plano pastoral do ano passado, desafiei a viver a paróquia como comunidade sinodal, acolhendo os desafios do Sínodo de Lisboa e também da Conferência Episcopal Portuguesa: “Para a evangelização é decisivo que na comunidade tudo seja comum, que aquilo que um faz seja de todos e diga respeito a todos. Na comunidade, deve acolher-se os projetos dos outros como se fossem seus, cada um deve pensar no bem do outro, ajudá-lo a crescer, interessar- se pelo seu sucesso, sacrificar-se e dar a vida pelos fins comuns. Numa paróquia que seja verdadeira comunidade, não deve entrar a disputa, a discórdia, os interesses pessoais, os desejos de afirmação ou poder; não deve haver autoritarismos, críticas, invejas, ciúmes; o que se faz deve ser direcionado a todos, deve haver comunhão na diversidade. A sinodalidade é a síntese entre o caminhar juntos da Igreja e o seu olhar para o Limiar Eterno” (CEP, Desafios pastorais da pandemia à Igreja em Portugal, 44).

(6)

Este ano, é o Papa que convoca a ser Igreja Sinodal. “O querido Papa Francisco convoca toda a Igreja para um processo sinodal que culminará em 2023 com a assembleia do Sínodo dos Bispos. Todos os são chamados a tomar a palavra, escutando-se mutuamente na verdade e escutando o que o Espírito nos inspira.

De outubro a março, somos chamados a concretizar um processo de escuta e de discernimento pessoal e comunitário.

É altura de investirmos cada vez mais em dinâmicas e vivências sinodais, escutando e partilhando entre nós as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias que trazemos hoje, em especial das periferias existenciais. Como nos recorda o Sr. Patriarca: “Nenhum de nós pode ser cristão só por si, mas sim com os outros e para os outros. Assim rezaremos e viveremos de verdade o Pai nosso”.

3. Jornada Mundial da Juventude – Lisboa 2023

Lembro ainda a Jornada Mundial da Juventude que se realizará em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023. É ocasião para nos interrogarmos sobre o espaço que damos à escuta e ao acompanhamento dos jovens e aos cristãos em geral.

Há necessidade de uma pastoral juvenil que não seja fazer qualquer coisa para os jovens, mas que seja um viver em comunhão com eles, crescendo com eles na compreensão do Evangelho e na procura das formas mais autênticas para vivê-lo e testemunhá-lo. A participação responsável dos jovens na vida da Igreja não é opcional, mas uma exigência da vida batismal e um elemento indispensável para a vida de cada comunidade.

Para tal, precisamos criar, nas paróquias, espaços específicos para os jovens, onde a Igreja se torna casa acolhedora para os jovens e onde podem descobrir os seus talentos e colocá-los à disposição da comunidade. No entanto, num dinamismo de Igreja em saída, devemos passar da ideia de centros estáticos onde os jovens podem ir para a ideia de sujeitos pastorais em movimento, com e em direção aos jovens, capazes de os encontrar nos lugares da vida quotidiana, gerando um novo tipo de missão mais dinâmico e ativo.

4. Novas equipas de liderança

Para a conversão missionária, precisamos de agentes pastorais que sejam considerados como corresponsáveis do ser e do agir da Igreja. Devem ser discípulos missionários que colaborem com boa vontade, fraternidade, lealdade, tenham disponibilidade e um forte sentido de pertença à Igreja. É nesta linha que serão constituídos os novos Conselhos Pastorais Paroquiais e a consolidação da Equipa da Animação Pastoral.

(7)

A Equipa de Animação Pastoral não é mais uma estrutura pastoral a somar a muitas outras já existentes, mas significa uma opção clara em relação ao modo de nos organizarmos enquanto comunidades cristãs para responder aos desafios pastorais da presente situação.

Juntamente com o Conselho Pastoral e em estrita ligação com ele, a Equipa de Animação Pastoral é um órgão de participação e corresponsabilidade, um serviço à vitalidade da comunidade cristã que, animada pelo Espírito Santo, precisa da dedicação dos fiéis.

De acordo com a reflexão que temos vindo a fazer ao longo dos últimos anos, o Conselho Pastoral é um órgão consultivo no qual o pároco se há de apoiar para fazer as grandes opções e delinear os objetivos do plano pastoral; a Equipa de Animação Pastoral, estreitamente unida ao pároco, tem um caráter mais operativo, pois acompanha a vida da comunidade passo a passo. Funções diferentes, mas sempre juntos a trilhar um caminho de conversão comunitária e de uma espiritualidade que nos deixe formar para a sinodalidade.

De facto, caminhar juntos é a via constitutiva da Igreja; a cifra que nos permite interpretar a realidade com os olhos e o coração de Deus; a condição para seguir o Senhor Jesus e ser fermento de vida nova; trampolim para uma nova fase de empenho missionário.

Tal como os discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35), cheios do fogo do Espírito, podemos partir juntos e contar as maravilhas que Deus faz em nós e como O reconhecemos na Sua palavra e no Seu Pão.

O futuro a Deus pertence, mas Deus quer contar com todos. O futuro comum irá depender em muito do compromisso, no presente, de cada um de nós.

E só caminhando juntos faremos caminho.

Maria, Mãe da Igreja, que “reunia os discípulos para invocar o Espírito Santo (At 1,14), e assim tornou possível a explosão missionária que aconteceu no Pentecostes” (Evangelii Gaudium, 284), acompanhe-nos nesta peregrinação sinodal a indicar-nos a meta e a ensinar-nos o estilo belo e feliz desta nova etapa da evangelização.

Pe. Nuno Westwood, e a Equipa de Animação Pastoral da UP 1 de outubro de 2021

(8)

Caríssimos irmãos e irmãs do Patriarcado de Lisboa

1. É com muita proximidade e estima que vos saúdo no início do novo ano pastoral de 2021-22. Com os irmãos Bispos que comigo servem a Diocese, desejo que vos traga muitas oportunidades de crescimento na fé e na caridade de Cristo, em convivência fraterna e corresponsabilidade missionária. E especialmente agora, quando participamos responsavelmente no esforço da sociedade em geral para debelar a pandemia e garantir um bom futuro, que só o será se for realmente para todos.

O Documento final da caminhada sinodal de Lisboa (2014-2021), a que podeis aceder facilmente no “site” do Patriarcado, enumera no seu número 20 algumas

“opções pastorais prioritárias” que devemos ter muito em conta. Proponho mesmo que nas reuniões que fizermos nesta altura com os colaboradores pastorais mais diretos, das paróquias e vigararias aos movimentos e grupos, se releia este número do Documento, no sentido de concretizar tais opções, conforme cada local ou setor. Na verdade, resume muito do que se pensou e ensaiou ao longo da caminhada sinodal, enriquecida com a colaboração e a oração de milhares de diocesanos – no próximo número da Vida Católica podereis ler quanto se refere à fase de receção do nosso Sínodo.

2. A primeira alínea das referidas opções pastorais indica precisamente «dar continuidade ao processo de receção da Constituição Sinodal de Lisboa, promovendo dinâmicas sinodais…».

É também o melhor modo de correspondermos ao que o Papa Francisco nos pede em ordem ao próximo Sínodo dos Bispos, que versará a sinodalidade na Igreja.

Não encontraríamos melhor modo de contribuir para tal objetivo do que partilharmos as conclusões do que fizemos e projetámos durante os últimos sete anos. E assim faremos certamente.

(9)

As opções pastorais prioritárias selecionadas pelo nosso caminho sinodal sublinham, com a “promoção de dinâmicas sinodais”, a “pastoral juvenil e universitária”, a “resposta aos desafios que enfrentam as IPSS”, a “pertinência da constituição de unidades pastorais”, e “proporcionar verdadeiras experiências de anúncio do Evangelho no contexto da preparação e vivência da JMJ 2023”. A promoção de dinâmicas sinodais é transversal a todas as opções.

Não poderia ser doutro modo, pois é assim que Deus vive e atua - do Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. Foi também assim que Jesus atuou, chamando e enviando discípulos, cuja unidade garantiu a autenticidade cristã do que foram e fizeram, como agora acontecerá connosco. Educar para conviver e agir “sinodalmente” é parte essencial da iniciação cristã e da vida eclesial no seu todo.

Conselhos pastorais e económicos, paróquia a paróquia e a nível diocesano, que realmente se estabeleçam e corretamente funcionem; encontros vicariais de ministros ordenados e de ministérios e serviços laicais: tudo isto é prioritário, como o nosso Sínodo realçou e muito importa cumprir.

Por vezes, a urgência das respostas a dar e dos objetivos a atingir pode apressar em termos individuais o que devíamos realizar ouvindo e caminhando com os outros. Mas isso será trazer para o âmbito eclesial o que é da vida corrente, mais do que da vida cristã propriamente dita. Bem pelo contrário, o incremento da sinodalidade em todos os âmbitos da vida da Igreja, comunidade a comunidade e das vigararias à diocese, é indispensável para nos evangelizarmos na ação.

Alguém lembrou já que “o mais importante de qualquer reunião é a própria reunião”, se for momento verdadeiramente eclesial, de reconhecimento mútuo e escuta atenta de cada um. Daí mesmo, e começando todos por escutar a Deus, sairá algo de evangelizador e criativo, como inúmeras passagens bíblicas nos repetem.

3. A pastoral juvenil e universitária é a segunda alínea das “opções prioritárias”

que o nosso Sínodo indicou, propondo a criação de espaços de referência para o desenvolvimento espiritual e o acompanhamento vocacional e mútuo. Tudo o que respeita a este setor da pastoral tem especial acuidade no horizonte cada vez mais próximo da Jornada Mundial da Juventude, que é muito mais do que um evento a acontecer: é um processo em curso e criador de bom futuro.

Como já partilhei, a principal motivação que me levou a propor ao Papa Francisco a realização da JMJ em Lisboa proveio das realidades juvenis católicas, com várias interligações eclesiais (movimentos, dioceses, paróquias, institutos religiosos e

(10)

seculares), que me sugeriram fazê-lo. Quem reparar no que vem acontecendo com Missões País, Núcleos de Estudantes Católicos, Campos de Férias e iniciativas de voluntariado juvenil, apercebe-se do grande potencial evangelizador que contêm. Ligam-se também a movimentos juvenis e universitários em cujos centros e espaços de referência se atingem os objetivos de formação cristã, acompanhamento espiritual e discernimento vocacional, com fruto comprovado.

Contamos particularmente com o Escutismo Católico (CNE), que em 2023 completará o seu centenário em Portugal.

Tudo isto se pode e deve incrementar, rumo à JMJ, como já vai acontecendo nos encontros do dia 23 de cada mês e com iniciativas missionárias que motivam a participação. Irão também aumentando os pedidos de colaboração à medida do tempo que se acelera. Momento alto será certamente a próxima Solenidade de Cristo Rei (21 de novembro) – Dia Diocesano da Juventude. Aliás, a última alínea das opções pastorais prioritárias que o nosso Sínodo deixou refere-se precisamente a experiências de anúncio do Evangelho no contexto da preparação e vivência da JMJ 2023. Com os jovens e para nos rejuvenescer evangelicamente a todos.

4. É também sinodalmente, que poderemos responder aos “desafios que enfrentam as IPSS”, quer as que “são da Igreja” quer aquelas em que também

“está a Igreja”, porque nelas estão cristãos.

Além do setor público e do privado, o setor social em que se inserem as IPSS respondeu prontamente a muitas necessidades que a pandemia trouxe ou agravou. Dou graças a Deus por tanto bem que se fez através delas. Mas isto mesmo nos leva a redobrar esforços para as defender e fortalecer, como para evidenciar diante das entidades públicas e da população em geral que a existência e o bom funcionamento das IPSS são essenciais para desenvolver sentimentos e práticas que nos constituam somo “sociedade” propriamente dita.

Criámos na diocese a Federação Solicitude, para melhor atingirmos tal objetivo e verifico com gratidão e agrado que vai prosseguindo o seu bom caminho, aliás não exclusivo no vasto campo da entreajuda institucional. Importa muito que as comunidades, paroquiais e outras, sintam que as instituições sociocaritativas também são “suas” e lhes requerem a devida colaboração. Não está em causa a autonomia institucional que justamente têm, mas não se esquece a motivação comum que a todos nos liga. Centros Sociais Paroquiais e Cáritas (diocesana e paroquiais), Conferências Vicentinas e Misericórdias, Lares e muitas outras iniciativas solidárias: a tudo devemos interesse e apoio.

(11)

5. Outra opção pastoral indicada pelo Sínodo diocesano refere-se à pertinência da constituição de unidades pastorais, integrando as diversas realidades eclesiais, com maior interligação de entidades e clareza de gestão.

Por “unidade pastoral” não se entende meramente o facto de várias comunidades e instituições poderem estar confiadas a um ou mais ministros ordenados.

Pretende-se, isso sim, que as paróquias e realidades eclesiais presentes em determinado espaço territorial ou sociocultural colaborem realmente na definição e prossecução de objetivos pastorais comuns. Colaboração que envolve certamente a padres e diáconos, mas não menos os fiéis leigos e os consagrados ali presentes e atuantes, tanto no que respeita à Palavra de Deus e à Catequese, como na Liturgia e na ação sociocaritativa.

Alguma coisa se fez já nesse sentido – Missões Vicariais e Semanas Vicariais da Caridade, por exemplo, bem como muitos encontros de formação para fiéis de várias paróquias ou para a preparação de batismos e matrimónios – e por aqui havemos de prosseguir. Tanto mais quanto a urbanização generalizada faz com que a vida em geral também aconteça cada vez mais assim, originando vários contactos e pertenças, muito para além da residência territorial. Para já e sobretudo, atendamos ao que nos está mais próximo, paróquia a paróquia e setor a setor.

Caríssimos diocesanos, desejo-vos as maiores felicidades pessoais, familiares e comunitárias neste novo ano pastoral. Deus vos abençoe e Nossa Senhora vos inspire - Ela que não demorou na primeira evangelização do mundo, levando em si mesma a Cristo, que todos aguardavam!

Lisboa, 1 de setembro de 2021

+ Manuel, Cardeal-Patriarca, com os irmãos Bispos que comigo servem a Diocese

(12)
(13)

“Maria levantou-se

e partiu apressadamente”

O sonho missionário de chegar a todos os jovens

INTRODUÇÃO

Sair com «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá, pela primeira vez em Portugal, no ano de 2023.

O anúncio da realização da JMJ em Lisboa trouxe um rasto de luz e de esperança para a Igreja que caminha em Portugal. Um acontecimento vivido já por milhares de jovens portugueses, acontece agora no nosso país. Será certamente uma experiência única para a Igreja e para toda a sociedade, envolvendo a todos, nos diversos serviços e âmbitos pastorais. Estamos todos convocados para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023!

A Jornada Mundial da Juventude convida-nos a considerar a importância dos jovens no mundo e na Igreja. Para a nossa Diocese, em particular, a sua preparação e realização constitui um tempo favorável para solidificar uma opção pastoral pela juventude e comprometer-se numa efetiva transformação missionária. “Evangelização”, foi a resposta do Papa ao Cardeal-Patriarca de Lisboa, quando questionado sobre o teor da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. «Ele disse uma palavra e disse-a devagarinho: Evangelização», relatou D.

Manuel Clemente aos jovens. É na missão e em saída, que toda a Igreja de Lisboa se preparará para a JMJ, na descoberta de “quem é” e “para quem é” (Cf. 'Christus Vivit' 285-286).

A Jornada Mundial a Juventude constitui uma oportunidade para a Igreja se apresentar ao mundo como parceira da construção de uma sociedade mais justa e fraterna, onde todos tenham lugar e oportunidades. Por outro lado, ela é em si

(14)

mesma um acontecimento evangelizador, não só pelas marcas que traz à cidade, mas também pelos dinamismos evangelizadores que pode introduzir nas práticas pastorais.

Assim, depois do Sínodo Diocesano nos ter desafiado a viver “o sonho missionário de chegar a todos”, a preparação e a vivência da Jornada Mundial da Juventude querem continuar esse caminho, que agora se concretiza de modo especial no 'sonho missionário de chegar a todos os jovens', “na consciência de que é toda a comunidade que os evangeliza e na urgência de que os jovens sejam mais protagonistas nas propostas pastorais” (CV 202).

HORIZONTE GLOBAL

Envolver toda a diocese na preparação e vivência da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, aprofundando as dinâmicas do Sínodo Diocesano de Lisboa, realizando o “sonho missionário de chegar a todos”.

Este horizonte global concretiza-se nos seguintes objetivos:

Objetivo 1: Juntos, a caminho, para uma JMJ de todos e para todos.

Objetivo 2: Jovens protagonistas e corresponsáveis.

Objetivo 3: Igreja em saída missionária.

Objetivo 1: Juntos, a caminho, para uma JMJ de todos e para todos

Envolver toda a comunidade diocesana no caminho de preparação e vivência da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Objetivos específicos:

1.1. Fazer crescer a consciência de que toda a comunidade diocesana está convocada para a JMJ Lisboa 2023.

1.2.Dar continuidade ao processo de receção da Constituição Sinodal de Lisboa, promovendo dinâmicas sinodais na preparação e vivência da JMJ, promovendo o trabalho em rede entre as diversas áreas pastorais e envolvendo todas as realidades eclesiais.

(15)

1.3.Iniciar processos de renovação da Igreja, com especial atenção à realidade juvenil, que perdurem para além da JMJ.

1.4. Promover a relação com a sociedade civil no sentido de envolver todos, crentes e não crentes, na preparação da JMJ.

Estes objetivos específicos concretizam-se, entre outras, nas seguintes linhas de ação:

• Divulgação da Jornada Mundial da Juventude junto de todos;

• Dinamização de propostas de oração pela JMJ;

• Realização de iniciativas de formação sobre o sínodo dos jovens e o significado teológico e pastoral da JMJ;

• Valorização dos dias 23 como dia JMJ;

• Criação de novos grupos de jovens nas paróquias;

• Valorização da Jornada Diocesana da Juventude como um espaço de encontro e caminho de todas as realidades juvenis;

• Consolidação da estrutura dos COV’s / COP’s valorizando dinamismos de corresponsabilidade;

• Promoção de iniciativas de encontro entre os diversos movimentos, associações e grupos juvenis, para aprofundamento da sua participação na pastoral de conjunto da Igreja;

• Realização de Itinerários formativos “Rise UP” para adultos;

• Promoção do acolhimento aos jovens participantes e voluntários da JMJ junto das famílias e oferecer-lhes um itinerário de crescimento na fé;

• Estabelecimento de relações com a sociedade civil em ordem à preparação da JMJ.

Objetivo 2: Jovens protagonistas e corresponsáveis

Desenvolver uma pastoral participativa e corresponsável, onde os próprios jovens sejam agentes e protagonistas da pastoral juvenil, de forma acompanhada e livre.

Objetivos específicos:

2.1. Promover uma maior participação e responsabilização dos jovens na vida da Igreja e na pastoral juvenil;

(16)

2.2. Dar protagonismo aos jovens nos diversos âmbitos da preparação da JMJ Lisboa 2023, para “que seja uma JMJ dos jovens para jovens”;

2.3. Criar oportunidades de escuta e acolhimento dos jovens dentro e fora da comunidade eclesial;

2.4. Formar pessoas capazes de acompanhar os jovens que lhes são confiados, caminhando ao seu lado.

Estes objetivos específicos concretizam-se, entre outras, nas seguintes linhas de ação:

• Criação de um observatório da realidade juvenil;

• Realização de fóruns de jovens;

• Dinamização de uma escola de acompanhamento;

• Integração dos jovens nos organismos de participação e corresponsabilidade

• ao nível diocesano e paroquial;

• Promoção de meios que conduzam à participação e liderança

• dos jovens nos diversos âmbitos da vida paroquial;

• Criação de ambientes acolhedores e adequados onde todos os jovens façam a experiência de estar numa casa que eles próprios se empenhem em construir.

Objetivo 3: Igreja em saída missionária

Dinamizar uma pastoral Juvenil missionária, querigmática e vocacional.

Objetivos específicos:

3.1. Desenvolver uma pastoral juvenil centrada no querigma que anuncie a beleza da vida em Cristo;

3.2. Estimular nos jovens a consciência de que, como discípulos missionários, são chamados a evangelizar outros jovens;

3.3. Apostar numa formação integral dos jovens que envolva todas as dimensões da vida cristã;

(17)

3.4. Acompanhar os jovens no seu caminho vocacional, estimulando neles uma disponibilidade para aquilo que Deus quer.

Estes objetivos específicos concretizam-se, entre outras, nas seguintes linhas de ação:

• Promoção de iniciativas missionárias em que os jovens evangelizem os outros jovens;

• Criação de projetos de serviço e de caridade, em que os jovens sejam protagonistas de ações em que façam alguma coisa pelas outras pessoas;

• Utilização do ambiente digital como espaço de evangelização e de partilha da fé;

• Criação de espaços e modalidades de missão que envolvam jovens afastados da comunidade;

• Dinamização de iniciativas onde a busca, a convocação e o chamamento sejam capazes de atrair novos jovens para a experiência do Senhor valorizando as expressões artísticas, como o teatro, a pintura, a música e a prática desportiva;

• Apresentação dos santos, e outras figuras marcantes da Igreja, como modelos de vida cristã para os jovens;

• Criação, junto dos jovens, de momentos de oração, em silêncio e contemplação, onde façam a experiência do encontro com Cristo;

• Valorização da experiência dos sacramentos, da vivência do ano litúrgico e da experiência fraterna da vida comunitária;

• Dinamização de iniciativas nas instituições educativas, escolas e universidades, onde a escola seja um espaço essencial de evangelização dos jovens;

• Criação de grupos de aprofundamento vocacional que ajudem os jovens no discernimento da vontade de Deus (itinerários de discernimento, encontros de namorados, preparação para a vida profissional);

• Disponibilização de tempo e de recursos para o acompanhamento pessoal dos jovens.

(18)

• A Semana dos Seminários é ocasião para refletir na centralidade da questão vocacional e para um renovado compromisso em ordem a uma

«cultura vocacional». A todos os cristãos é pedido, durante esta semana e sempre, um especial apoio e carinho pelos seminários que se pode manifestar na oração e na ajuda material.

• A Igreja em Portugal promove durante o III e o IV Domingo da Páscoa uma semana de oração e de atividades para desafiar os jovens à descoberta da sua vocação.

• Dia 20 de cada mês – dia de oração nas paróquias da UP pelas vocações

• Manuel Almeida – Caminho Neocatecumenal – Seminário Redemptoris Mater de Tallín (Estónia)

• David Novo – Caminho Neocatecumenal – Seminário Redemptoris Mater de Évora

• Simão Cruz Ferreira – Seminário dos Olivais (Lisboa)

(19)
(20)

■ SETEMBRO 2021 | Mês da Criação

01 Qua Tempo da Criação (de 1 set a 4 out)

Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 02 Qui

03 Sex UP Encerramento Musical Camp Adonia (30/08 a 03/09) 04 Sab NO 09:00 – Conselho de Agrupamento 797 (4 e 5) 05 Dom XXIII Domingo do Tempo Comum

Dia da Caridade 06 Seg Dia da Alfabetização 07 Ter

08 Qua NO 21:30 – Reunião da coordenação da Catequese e Say Yes 09 Qui

10 Sex NO Peregrinação do C. Neocatecumenal para jovens (10 a 12) 11 Sab NO 10:00 – Início das atividades do Agrupamento 797

12 Dom D

XXIV Domingo do Tempo Comum

16:00 - Ordenações – Diáconos Permanentes 13 Seg

14 Ter 15 Qua 16 Qui 17 Sex 18 Sáb NO

NO

18:00 – Passagens do do Agrupamento 797

19:00 – Anúncios do Caminho Neocatecumenal (18 e 19) 19 Dom XXV Domingo do Tempo Comum

21:30 – Reunião de catequistas

20 Seg SJB UP UP

XIII Aniversário da tomada de posse do Pároco (2008) V Aniversário do acolhimento da família Aloush na UP Dia UP de oração pelas vocações

Semana de Formação Cáritas (de 20 a 24)

21:30 – Catequeses do Cam. Neocatecumenal (até 14 nov) 21 Ter

(21)

22 Qua D NO

21:00 – Reunião Departamento das Relações Ecuménicas e do Diálogo Inter-Religioso

21:30 – Reunião da Coordenação da Catequese e Say Yes 23 Qui NO JMJ Lisboa 2023 | Dia 23

VIII Aniversário da tomada de posse do Pároco (2012) XXXI Aniv. da ordenação sacerdotal do Pe. Paulino (1990) 24 Sex NO

UP

C. Neocat. - Convívio da 2ª parte do Pai Nosso (24 a 26) 21:00 – Oração de Taizé (SJB)

25 Sáb NO NO NO

17:00 – Reunião geral de catequistas e animadores 18:00 – Reunião de pais do Agrupamento 797 19:00 – Bênção e envio dos catequistas 26 Dom SJB

NO

XXVI Domingo do Tempo Comum 12:00 – Envio dos agentes pastorais 12:00 – Envio dos agentes pastorais 27 Seg

SJB

107º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado Dia Mundial do Turismo

19:00 – Eucaristia e reunião de animadores do Say Yes 28 Ter

29 Qua UP 19:00 – Bênção dos estudantes (NO) 30 Qui UP 21:30 – Reunião da Equipa Alpha (online)

(22)

■ OUTUBRO 2021 | Mês das Missões e do Rosário

01 Sex UP NO

Dia da Unidade Pastoral

Santa Teresa de Lisieux, padroeira da UP Dia Mundial da Música

XXV Aniv. do Centro Social Paroq. de Nova Oeiras (1996) Mês do Rosário em comunidade

02 Sáb NO Início da Campanha “Despensa Vazia”

03 Dom UP

XXVII Domingo do Tempo Comum 11:00 – Reunião de catequistas 18:00 – Bênção dos Animais (NO) 04 Seg

05 Ter NO XXXV aniversário do Agrupamento 797 (1986) 06 Qua NO

UP

21:30 – Reunião geral de pais da catequese 21:30 – Reunião da Equipa Alpha (online) 07 Qui NO

UP

VI Aniversário do JUP (2015)

19:00 – Renovação da consagração Totus Tuus (NO) 08 Sex NO 19:00 – Missa de aniversário do JUP

09 Sáb D D NO

10:00 – Formação de novos MEC – Módulo I (Massamá) 10:00 – Encontro das Cáritas Paroquiais

19:00 – Abertura da Catequese e envio dos catequistas

10 Dom SJB SJB SJB SJB NO NO

XXVIII Domingo do Tempo Comum

10:00 – Abertura da Catequese e envio dos catequistas 11:00 – Reunião geral de pais da catequese

16:00 – Início do Say Yes (acolhimento a todos os grupos) 18:00 - Compromisso animadores Say Yes

18:30 – Reunião geral de pais do Say Yes

20:00 – Abertura do Say Yes envio dos animadores 11 Seg SJB 21:00 – Conselho de pais do Agrupamento 1354 12 Ter Nossa Senhora Aparecida

13 Qua NO D

19:00 – Eucaristia por todos os defuntos do último ano 21:00 – Reunião do DREDI (Ecumenismo e Inter-religioso) 14 Qui

SJB SJB UP

19:00 – Eucaristia por todos os defuntos do último ano 21:00 – Conselho de Agrupamento (1354)

21:30 – Reunião da Equipa Alpha (online)

15 Sex 21:30 – Encontro da Pastoral da Família –Termo Ocidental

(23)

16 Sáb D 10:00 – Formação de novos MEC – Módulo II (Massamá)

17 Dom UP NO

XXIX Domingo do Tempo Comum

Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza 10:00 – Bênção dos professores (SJB)

15:00 – Perscrutação da Palavra – C. Neocatecumenal 18 Seg 1 milhão de crianças rezam o terço pela paz 2021 19 Ter

20 Qua UP UP NO

Dia UP de oração pelas vocações

19:30 – Reunião de catequistas dos SIC (NO) 21:30 – Reunião da coordenação da Catequese 21 Qui

NO NO UP

Convívio de início de ano do CN (Nazaré, 21 a 24)

21:30 – Celebração Penitencial do Cam. Neocatecumenal 21:30 – Início do Alpha online (até 13 jan)

22 Sex UP 21:30 – Mini retiro de início de ano pastoral (NO)

23 Sáb N D SJB NO D

JMJ Lisboa 2023 | Dia 23

Jornadas Nacionais de Catequistas (23 e 24)

10:00 – Formação de novos MEC – Módulo III (Massamá) 18:00 – Abertura do Ano Escutista do Agrupamento 1354 19:00 – Festa do Acolhimento (1º ano da catequese) 21:30 – Vigília Missionária Diocesana

24 Dom NO SJB

XXX Domingo do Tempo Comum

15:00 – Perscrutação da Palavra – C. Neocatecumenal 19:00 – Peddy Paper do Say Yes

25 Seg Aniversário da Dedicação da Igreja Catedral 64º Aniv. natalício do Diác. Vítor Lourenço (1957) 26 Ter D

D

Conselho Presbiteral (26 e 27)

21:30 – JMJ Lisboa 2023 - Reunião do COD com os COVs 27 Qua D 21:30 – Encontro de responsáveis da Pastoral da Família 28 Qui UP

NO

19:00 – Bênção dos estudantes universitários (SJB) 21:30 – Reunião de catequistas

29 Sex UP 21:30 – Oração de Taizé (SJB)

30 Sáb SJB 10:00 – Reunião da Coordenação da Catequese

31 Dom N UP UP D

XXXI Domingo do Tempo Comum

Início da Semana de oração pelos Seminários Diocesanos Holy Wins

12:00 – Bênção e envio dos Animadores da Past. Juvenil 15:00 – Assembleia de catequistas da Vigararia de Oeiras

(24)

■ NOVEMBRO 2021| Mês das Almas

01 Seg NO SJB NO SJB SJB NO

Todos os Santos 09:00 – Eucaristia 10:00 – Eucaristia 12:00 – Eucaristia 12:00 – Eucaristia 18:00 – Eucaristia 19:00 – Eucaristia 02 Ter UP

SJB NO

Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos 15:00 – Eucaristia no cemitério de Oeiras 19:00 – Eucaristia

21:00 – Eucaristia 03 Qua

04 Qui UP Entrega da lista de candidatos para os SIC 05 Sex UP 19:45 – Reunião de catequistas dos SIC (online) 06 Sáb D

NO

10:00 – Formação de novos MEC – Módulo I (Portela) 17:30 – Magusto Paroquial

07 Dom N SJB

D

XXXII Domingo do Tempo Comum

Dia dos Seminários Diocesanos (ofertório Seminários) 10:00 – Festa do Acolhimento (1º ano da Catequese) 15:30 – Reunião de responsáveis de acólitos

08 Seg NO NO

21:30 – Entrega das Bíblias (Caminho Neocatecumenal) 21:30 – Reunião da coordenação da Catequese

09 Ter UP UP

16:00 – Reunião com o Acolhimento das Igrejas (SJB) 21:30 – Reunião com os MEC (NO)

10 Qua NO

D SJB

19:00 – Eucaristia pelo fim da pandemia

21:00 – Reunião do DREDI (Ecumenismo e Inter-religioso) 21:30 – Reunião de catequistas

11 Qui SJB 19:00 – Eucaristia pelo fim da pandemia 12 Sex UP 21:30 – Reunião com os Leitores (SJB)

13 Sáb NO SJB D UP UP SJB

Dia Mundial da Bondade

Indaba do Agrupamento 797 (13 e 14)

09:30 – Reunião da coordenação da Catequese 10:00 – Formação de novos MEC – Módulo II (Portela) 14:00 – III Canto pela Paz (Auditório Parque dos Poetas) 16:30 – Reunião com os pais das crianças dos SIC (NO) 19:00 – Magusto Paroquial

(25)

14 Dom SJB SJB NO UP NO

XXXIII Domingo do Tempo Comum V Dia Mundial dos Pobres

11:00 – Reunião com os crismandos e pais

12:00 – Envio dos animadores da PJ e apresentação COP 15:00 – Perscrutação da Palavra – C. Neocatecumenal 16:00 – Instituição da Caritas da UP (SJB)

19:00 – Envio dos animadores da PJ e apresentação COP 15 Seg D Nossa Senhora do Rocío, Divina Pastora

16 Ter Dia Nacional do Mar 17 Qua

NO UP UP

19:00 – Memória dos que serviram a paróquia 19:30 – Reunião de animadores da Pastoral Juvenil 21:30 – Reunião com o Acolhimento das Missas (SJB) 18 Qui SJB

NO

19:00 – Memória dos que serviram a paróquia 21:30 – Reunião de catequistas

19 Sex UP 21:30 – Reunião com os Grupos Corais (SJB) 20 Sáb

UP D D SJB

Dia UP de oração pelas vocações

Catequese com as Cáritas Paroquiais (20 e 21)

10:00 – Formação de novos MEC – Módulo III (Portela) 16:00 – Reunião de Animadores do Say Yes

21 Dom D D

Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo Jornada Mundial / Diocesana da Juventude

19:00 – 50º Aniv. da Entrada na Sé de D. António Ribeiro 22 Seg

23 Ter D UP

JMJ Lisboa 2023 | Dia 23

21:30 – Reunião com Acólitos, Ostiários e Zeladores (NO) 24 Qua NO

UP

19:00 – Eucaristia pelos defuntos do último ano 21:30 – Reunião da Equipa Alpha (online) 25 Qui

SJB

Thanksgiving Day / Dia de Ação de Graças 19:00 – Eucaristia pelos defuntos do último ano 26 Sex 21:00 – Oração de Taizé (SJB)

27 Sáb D NO NO

Conselho Pastoral Diocesano

Peregrinação a Loreto da 3ª comunidade do CN (27 a 1) 19:00 – Rito de admissão de catecúmenos (crianças) 28 Dom SJB

D

I Domingo do Advento – Ano C

10:00 – Rito de admissão de catecúmenos (crianças) 15:30 – Ordenações diaconais (Mosteiro dos Jerónimos) 29 Seg NO 06:30 e 09:00 – Ofício Laudes (durante o Advento) 30 Ter D 21:30 – JMJ 2023 Lisboa - Reunião do COD com os COVs

(26)

■ DEZEMBRO 2021 | Advento e Natal

01 Qua NO UP

15:00 – Visita aos doentes

21:00 – Celebração comunitária da Reconciliação (NO) 02 Qui SJB

NO

15:00 – Visita aos doentes

21:30 – Reunião da coordenação da Catequese 03 Sex UP

UP

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência Adonia Gospel (3 a 5)

21:30 – Mini retiro de Advento (NO) 04 Sáb

SJB UP SJB

Santa Bárbara, co-padroeira de São Julião da Barra Dia Alpha (ES)

09:30 – Reunião da coordenação da Catequese 18:00 – Concerto Adonia Gospel

05 Dom NO

II Domingo do Advento Dia do Voluntário

15:00 – Perscrutação da Palavra – C. Neocatecumenal 06 Seg

07 Ter NO XXI Aniversário do Grupo de Adoração (2000)

08 Qua SJB

Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria Encerramento do Ano de São José

Ofertório para o Fundo do Clero do Patriarcado XIII Aniv. Consagração a Nª Srª da Conceyção da Barra 09 Qui SJB

UP

15:00 – Visita aos doentes

19:30 – Encontro do pároco com os crismandos (SJB) 10 Sex

UP NO UP UP

Dia dos Direitos Humanos 15:00 – Visita aos doentes

19:30 – Encontro de liturgia preparação do Natal (NO) 21:30 – Noite de oração e confissões do Say Yes 11 Sáb

D NO SJB

Bênção das grávidas

10:00 – Celebração Penitencial da Catequese (NO) 21:30 – Concerto de Natal

12 Dom D D

III Domingo do Advento

Aniv. natalício de D. Américo Aguiar Bênção das grávidas

13 Seg 14 Ter D

SJB

Celebração Regional da Luz da Paz de Belém 21:30 – Reunião de catequistas

(27)

15 Qua NO

D NO

11:00 – Missa com o Centro Nuno Belmar da Costa 21:30 – Receção da Luz da Paz de Belém (Sé Patriarcal) 21:30 – Reunião de catequistas

16 Qui UP 21:00 – Celebração comunitária da Reconciliação (SJB) 17 Sex

NO

Aniversário natalício do Papa Francisco 20:00 – Ceia de Natal

18 Sáb Dia Internacional das Migrações Bênção dos Presépios (18 e 19) 19 Dom IV Domingo do Advento

Bênção dos Presépios 20 Seg UP

SJB

Dia UP de oração pelas vocações 20:00 – Ceia de Natal

21 Ter 22 Qua

23 Qui D JMJ Lisboa 2023 | Dia 23 24 Sex

25 Sáb NO SJB NO SJB NO SJB SJB NO

Natal do Senhor 00:00 – Missa do Galo 00:00 – Missa do Galo 09:00 – Eucaristia 10:00 – Eucaristia 12:00 – Eucaristia 12:00 – Eucaristia 18:00 – Eucaristia 19:00 – Eucaristia 26 Dom

UP

Sagrada Família Bênção das famílias 27 Seg

28 Ter D

Encontro Europeu de Taizé (online)

21:30 – JMJ 2023 Lisboa - Reunião do COD com os COVs 29 Qua

30 Qui 31 Sex

(28)

■ JANEIRO 2022| Mês da Bíblia

01 Sáb NO SJB NO SJB SJB NO

Santa Maria, Mãe de Deus Dia Mundial da Paz

09:00 – Eucaristia 10:00 – Eucaristia 12:00 – Eucaristia 12:00 – Eucaristia 18:00 – Eucaristia 19:00 – Eucaristia 02 Dom Epifania do Senhor 03 Seg

04 Ter 05 Qua 06 Qui 07 Sex 08 Sáb SJB

NO

09:30 – Reunião da coordenação da Catequese 18:00 – Reunião de chefia do Agrupamento 797 09 Dom UP

SJB D

Batismo do Senhor

Memória do dia do Batismo 12:00 – Eucaristia do padroeiro

16:00 – Nomeação de novos MEC (Sé Patriarcal) 10 Seg

11 Ter 12 Qua D

NO

21:00 – Reunião do DREDI (Ecumenismo e Inter-religioso) 21:30 – Reunião da coordenação da Catequese

13 Qui

14 Sex NO 18:00 – Reunião de Pais do Agrupamento 797 15 Sáb

16 Dom UP NO

II Domingo do Tempo Comum

50º Aniversário natalício do Pe. Nuno Westwood (1972) XII Aniversário da criação do Agrupamento 1354 (2010) 17 Seg

18 Ter Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

(29)

19 Qua NO 21:30 – Reunião de catequistas 20 Qui

UP UP SJB

Dia UP de oração pelas vocações

21:30 – Reunião da equipa Alpha (avaliação) 21:30 – Reunião de catequistas

21 Sex D 21:30 – Reunião da Equipa Vicarial de Catequistas da Vigararia de Oeiras

21:30 – Início do Alpha Jovem (a confirmar) 22 Sáb

D D NO

S. Vicente, padroeiro principal do Patriarcado Vigília Ecuménica Jovem

19:00 – Festa da Palavra (4º ano da Catequese)

23 Dom SJB NO

III Domingo do Tempo Comum Domingo da Palavra de Deus JMJ Lisboa 2023 | Dia 23

10:00 – Festa da Palavra (4º ano da Catequese) 15:00 – Perscrutação da Palavra – C. Neocatecumenal 24 Seg SJB 21:30 – Reunião de Animadores do Say Yes

25 Ter D

Conversão de S. Paulo

Dia de oração pela unidade dos cristãos Início da Semana de Oração pelo Consagrado

21:30 – JMJ 2023 Lisboa - Reunião do COD com os COVs 26 Qua

27 Qui SJB D

X Aniversário da Loja Social (2012) Formação Permanente do Clero (25 a 27) 28 Sex

UP

Dia dos Estudantes Estrangeiros 21:30 – Oração de Taizé (SJB)

29 Sab D 10:00 – Formação para sacristães e zeladores do espaço litúrgico – Módulo I (Cristo Rei da Portela) 21:00 – XII Encontro Cristão (Olga Cadaval, Sintra) 30 Dom

D

IV Domingo do Tempo Comum Fórum das Missões

31 Seg

(30)

■ FEVEREIRO 2022

01 Ter

02 Qua Festa da Apresentação do Senhor Dia de Oração pelo Consagrado 03 Qui

04 Sex Dia Internacional da Fraternidade Humana

05 Sáb D 10:00 – Formação para sacristães e zeladores do espaço litúrgico – Módulo II (Cristo Rei da Portela) 06 Dom D

UP

V Domingo do Tempo Comum

Celebração paroquial da festa da Apresentação do Senhor, com as famílias

Bênção dos bebés nas Missas (5 e 6) 07 Seg

08 Ter 09 Qua D

SJB

21:00 – Reunião do DREDI (Ecumenismo e Inter-religioso) 21:30 – Reunião da coordenação da Catequese

10 Qui NO 10:00 – Unção dos doentes na Missa (com o CSP NO) 11 Sex

SJB

Nossa Senhora de Lourdes Dia Mundial do Doente

10:00 – Unção dos doentes na Missa (com o CSP SJB) 12 Sáb

SJB D

09:30 – Reunião da coordenação da Catequese

10:00 – Formação para sacristães e zeladores do espaço litúrgico – Módulo III (Cristo Rei da Portela) 13 Dom VI Domingo do Tempo Comum

Dia diocesano do doente 14 Seg D Dia dos namorados 15 Ter

16 Qua NO 21:30 – Reunião de catequistas 17 Qui SJB

SJB

X Aniversário do SP1 São Julião da Barra (2012) 21:30 – Reunião de catequistas

18 Sex 19 Sáb UP

NO

16:30 – Reunião com os pais dos SIC (SJB) 21:00 – Velada de Armas do Agrupamento 797

(31)

20 Dom D UP SJB NO

VII Domingo do Tempo Comum

Celebração da festa dos santos Francisco e Jacinta Marto Dia UP de oração pelas vocações

XI Aniversário da filiação do Agrupamento 1354 (2011) 11:00 – Promessas do Agrupamento 797

21 Seg Celebração Evocativa do Dia dos Pastorinhos de Fátima 22 Ter

D

Dia de BP

21:30 – JMJ 2023 Lisboa - Reunião do COD com os COVs 23 Qua D JMJ Lisboa 2023 | Dia 23

24 Qui UP 21:30 – Reunião da equipa Alpha 25 Sex UP 21:30 – Oração de Taizé (SJB)

26 Sab SJB

X Aniversário do SP1 São Julião da Barra (2012) Encontro Interdiocesano de catequistas (26 e 27) Encontro das Cáritas Paroquiais

Pausa letiva – Carnaval

27 Dom NO

VIII Domingo do Tempo Comum Peregrinação de Catequistas a Fátima

15:00 – Perscrutação da Palavra – C. Neocatecumenal 28 Seg SJB 21:30 – Reunião de Animadores do Say Yes

(32)

■ MARÇO 2022

01 Ter SJB

Carnaval

VI Aniversário da Mercearia Social (2016) 02 Qua Quarta-feira de Cinzas (início da Quaresma) 03 Qui UP

UP

21:00 – Celebração Comunitária da Reconciliação (NO) 21:30 – Reunião da equipa Alpha

04 Sex UP XXXI Aniv. do decreto da elevação das 2 paróquias (1991) 05 Sáb UP

NO

10:00 – Celebração Penitencial da Catequese (SJB) 19:00 – Rito de Eleição dos Catecúmenos (crianças) 06 Dom SJB

D

I Domingo da Quaresma

10:00 – Rito de Eleição dos Catecúmenos (crianças) 16:00 – Rito de Eleição dos Catecúmenos (adultos, Sé) 07 Seg D Retiro dos Presbíteros (Fátima, 7 a 11)

08 Ter SJB

Dia Internacional da Mulher

XXVI Aniversário do Centro Social Paroquial (1996) 09 Qua D

NO

21:00 – Reunião do DREDI (Ecumenismo e Inter-religioso) 21:30 – Reunião da coordenação da Catequese

10 Qui UP 20:00 – Início do Alpha Primavera 2022 (até 26 maio) 11 Sex SJB

UP

Jornada “24 horas para o Senhor”

21:00 – Vigília do Agrupamento 1354 21:30 – Mini retiro de Quaresma (NO) 12 Sáb SJB

SJB

09:30 – Reunião da coordenação da Catequese 18:00 – Promessas do Agrupamento 1354

13 Dom UP

V

II Domingo da Quaresma

IX Aniversário da Eleição do Papa Francisco Início da Semana Cáritas

Oração pelas vítimas do Covid 19 (2º aniv. da pandemia) 16:00 – Via Sacra Vicarial

14 Seg D D

IAniv. Natalício de D. Joaquim Mendes Retiro dos Presbíteros (Turcifal, 14 a 18) 15 Ter

16 Qua NO NO

15:00 – Visita aos doentes 21:30 – Reunião de catequistas

(33)

17 Qui N SJB SJB

Peditório Nacional Cáritas (17 a 20) 15:00 – Visita aos doentes

21:30 – Reunião de catequistas 18 Sex NO

UP

Aniv. da bênção da Igreja de Nova Oeiras 21:30 – Noite de oração e confissões do Say Yes

19 Sáb SJB NO NO

São José | Dia do Pai

IX Aniv. do início do Ministério Petrino do Papa Francisco 18:00 – Bênçãos dos pais (NO)

19:00 – Bênçãos dos pais e Festa do Pai Nosso (2º ano) 19:00 – Rito do 1º escrutínio dos catecúmenos (SIC)

20 Dom SJB SJB

III Domingo da Quaresma

Dia Cáritas – Ofertório para a Cáritas Dia UP de oração pelas vocações

10:00 – Bênçãos dos pais e Festa do Pai Nosso (2º ano) 10:00 – Rito do 1º escrutínio dos catecúmenos

21 Seg 22 Ter 23 Qua

D NO

UP

JMJ Lisboa 2023 | Dia 23 15:00 – Visita aos doentes

19:30 – Reunião de preparação da Semana Santa 24 Qui SJB 15:00 – Visita aos doentes

25 Sex UP

Anunciação do Senhor

Jornada “24 horas para o Senhor”

Dia da criança concebida 21:30 – Oração de Taizé (SJB) 26 Sáb UP

NO

10:00 – Retiro Quaresmal da UP

19:00 – Rito do 2º escrutínio dos catecúmenos (SIC) 27 Dom SJB

NO UP

IV Domingo da Quaresma

10:00 – Rito do 2º escrutínio dos catecúmenos (SIC) 15:00 – Perscrutação da Palavra – C. Neocatecumenal 16:00 – Via Sacra Interparoquial das crianças (NO) 28 seg SJB 21:30 – Reunião de Animadores do Say Yes

29 Ter D 21:30 – JMJ 2023 Lisboa - Reunião do COD com os COVs 30 Qua

SJB

Aniv. natalício de D. Daniel Henriques

11:00 – Confissões no Centro Social Paroquial 31 Qui NO 11:00 – Confissões no Centro Social Paroquial

(34)

■ ABRIL 2022

01 Sex D D

Semana Diocesana da Saúde (1 a 7)

10:00 – Encontro da Pastoral Sociocaritativa (Turcifal) 02 Sáb NO 19:00 – Rito do 3º escrutínio dos catecúmenos (SIC) 03 Dom

SJB

V Domingo da Quaresma

10:00 – Rito do 3º escrutínio dos catecúmenos (SIC) 04 Seg

05 Ter Aniv. Natalício do Pe. Paulino Mulamba

06 Qua NO 11:00 – Missa com o Centro Nuno Belmar da Costa 07 Qui UP 21:00 – Celebração Comunitária da Reconciliação (SJB) 08 Sex UP

NO

21:30 – Mini retiro de casais (SJB)

21:30 – Reunião da coordenação da Catequese 09 Sáb SJB 09:30 – Reunião da coordenação da Catequese 10 Dom NO

SJB

Domingo de Ramos

09:30 – Procissão de Ramos seguida de Eucaristia 11:30 – Procissão de Ramos seguida de Eucaristia 11 Seg

12 Ter

13 Qua UP Páscoa Jovem

14 Qui UP

D UP NO SJB

Quinta-Feira Santa

XXXI Aniv. das paróquias de Nova Oeiras e de São Julião Dia Mundial da Saúde

10:00 – Missa Crismal na Sé Patriarcal 17:30 – Ensaio com os Acólitos

19:00 – Ceia do Senhor e Vigília (até ao início das Laudes) 21:30 – Ceia do Senhor e Vigília de oração (até às 24:00)

15 Sex UP SJB UP UP UP UP SJB

Sexta-feira Santa

Ofertório para Lugares Santos de Jerusalém 10:00 – Ofício de Leituras e Laudes

11:30 – Ensaio de liturgia

15:00 – Celebração da Paixão (NO e SJB) 16:30 – Início da novena da Misericórdia 18:00 – Via Sacra

21:00 – Via Sacra

(35)

16 Sab UP UP SJB NO

Sábado Santo

10:00 – Ofício de Leituras e Laudes e Redição do Símbolo 11:30 – Ensaio de liturgia

21:30 – Vigília Pascal 22:00 – Vigília Pascal

17 Dom NO SJB UP NO SJB UP NO SJB NO

Páscoa do Senhor 09:00 – Eucaristia 10:00 – Eucaristia

11:00 – Redição do Símbolo 12:00 – Eucaristia

12:00 – Eucaristia 15:00 – Visita Pascal 18:00 – Vésperas 18:00 – Eucaristia 19:00 – Eucaristia

18 seg Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 19 Ter

20 Qua UP NO UP

Dia UP de oração pelas vocações 21:30 – Reunião de catequistas 21:30 – Reunião da equipa Alpha 21 Qui SJB 21:30 – Reunião de catequistas 22 Sex

UP

Dia da Terra

Peregrinação das Famílias a pé a Fátima (22-24) 23 Sab D JMJ Lisboa 2023 | Dia 23

São Jorge, Patrono dos Escuteiros 24 Dom NO

NO

II Domingo da Páscoa | Divina Misericórdia 15:00 – Festa da Misericórdia (NO)

16:00 – Perscrutação da Palavra – C. Neocatecumenal 25 Seg N

D

Dia da Liberdade

Festa da misericórdia para a Pastoral da Saúde de 2022 26 Ter D 21:30 – JMJ 2023 Lisboa - Reunião do COD com os COVs 27 Qua

28 Qui

29 Sex UP 21:30 – Oração de Taizé (SJB) 30 Sáb D

UP

Encontro Mistagógico (Catequese e Say Yes) Encontro Alpha (30 a 1)

(36)

■ MAIO 2022 | Mês de Maria

01 Dom UP

N UP UP

III Domingo da Páscoa

S. José operário, Dia do Trabalhador Dia da Mãe

Início da Semana Mundial de Oração pelas Vocações Mês do Rosário em comunidade

Encontro Nacional de Acólitos (Fátima) 16:00 – Crismas (NO)

19:00 – Bênção dos trabalhadores (NO) 02 Seg Alpha Leadership Conference (2 e 3) 03 Ter

04 Qua NO 19:30 – Reunião de preparação da procissão de velas 05 Qui SJB 19:30 – Reunião de preparação da procissão de velas 06 Sex UP 21:30 – Mini retiro mariano (NO)

07 Sáb NO 18:15 – Terço com os escuteiros do Agrupamento 797

08 Dom NO

IV Domingo da Páscoa (Bom Pastor) Dia de Oração pelas Vocações Semana da Vida (8 a 15)

15:00 – Perscrutação da Palavra – C. Neocatecumenal 09 Seg

10 Ter 11 Qua D

NO

21:00 – Reunião do DREDI (Ecumenismo e Inter-religioso) 21:30 – Reunião da coordenação da Catequese

12 Qui NO 21:30 – Procissão de Velas - Festa da Ave Maria (1º Ano) 13 Sex Nossa Senhora de Fátima

14 Sab SJB UP

09:30 – Reunião da coordenação da Catequese

19:00 – Festa da Esperança (5º ano da catequese) (NO)

15 Dom D

V Domingo da Páscoa Dia Internacional da Família Dia da proteção civil

Festa da Família 16 Seg

17 Ter D NO

Conselho Presbiteral (17 e 18) 21:30 – Reunião de chefia

(37)

18 Qua NO

Aniversário de Batismo do Pároco (1972) 21:30 – Reunião de catequistas

19 Qui SJB 21:30 – Reunião de catequistas 20 Sex UP

D

Dia UP de oração pelas vocações

Retiro para agentes da pastoral litúrgica (20 a 22) 21 Sab NO

UP

Indaba do Agrupamento 797 (21 e 22)

16:30 – Reunião com os pais das crianças dos SIC (NO) 22 Dom VI Domingo da Páscoa

23 Seg D

Dia Diocesano da Pastoral Social JMJ Lisboa 2023 | Dia 23

24 Ter UP Passeio UP (24 a 26) 25 Qua

26 Qui UP 20:00 – Última sessão do Alpha Primavera 2022 27 Sex

UP V

21:30 – Oração de Taizé

21:30 – Reunião da Equipa Vicarial de Catequistas da Vigararia de Oeiras (21h30)

28 Sab D NO SJB

Conselho Pastoral Diocesano

19:00 – Profissão de Fé (6º ano da catequese)

21:30 – Procissão de Velas - Festa da Ave Maria (1º Ano)

29 Dom

SJB

Ascensão do Senhor

Dia das Comunicações Sociais

VENHA O TEU REINO (movimento de oração global, que convida os cristãos ao redor do mundo a orar entre a Ascensão e Pentecostes para que mais pessoas conheçam Jesus Cristo)

10:00 – Profissão de Fé (6º ano da catequese) 30 Seg SJB 21:30 – Reunião de Animadores do Say Yes 31 Ter

D

Visitação de Nossa Senhora Dia dos Irmãos

21:30 – JMJ 2023 Lisboa - Reunião do COD com os COVs

(38)

■ JUNHO 2022 | Mês do Sagrado Coração de Jesus

01 Qua NO UP

Dia Mundial da Criança

19:00 – Bênção das crianças (NO) 02 Qui UP 21:30 – Reunião da Equipa Alpha

03 Sex UP 21:00 – “Missa dos Aflitos” dos jovens estudantes (SJB)

04 Sab SJB

D D NO

09:30 – Reunião da coordenação da Catequese 10:00 – Encontro das Cáritas Paroquiais

21:30 – Vigília de Pentecostes (Sé Patriarcal) 21:30 – Vigília de Pentecostes

05 Dom SJB NO

Pentecostes

VENHA O TEU REINO (oração mundial até ao Pentecostes para que mais pessoas conheçam Jesus Cristo) Dia do Ambiente

Terço pelo Mundo Feira de Oeiras (4 a 13)

10:00 – SIC catecúmenos crianças

12:00 – SIC catecúmenos crianças (piscina batismal) 06 Seg

07 Ter Feriado Municipal de Oeiras

08 Qua NO 21:30 – Reunião da coordenação da Catequese 09 Qui

10 Sex N N SJB

Dia de Portugal

Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima 19:00 – Festival do Caracol

11 Sáb UP SJB

10:00 – Festa do Perdão (3º ano da catequese) (SJB) 16:00 – Festival do Caracol

12 Dom SJB SJB

Santíssima Trindade 12:00 – Missa campal

13:00 – Piquenique paroquial ou Arraial Paroquial 13 Seg

NO

Santo António – Padroeiro de Nova Oeiras 19:00 – Eucaristia do padroeiro

14 Ter SJB 21:30 – Reunião de catequistas 15 Qua NO 21:30 – Reunião de catequistas 16 Qui

SJB

Santíssimo Corpo de Sangue de Cristo

10:00 – Festa da Eucaristia (1ª Comunhão – 3º Ano)

(39)

NO NO NO SJB NO NO

10:00 – Adoração do Santíssimo 11:00 – Procissão do Corpo de Deus 12:00 – Eucaristia

12:00 – Eucaristia

16:00 – Festa da Eucaristia (1ª Comunhão – 3º Ano) 19:00 – Eucaristia

17 Sex UP 18 Sáb

19 Dom UP NO SJB NO NO

XII Domingo do Tempo Comum

Bênção das grávidas nas diversas Missas

15:00 – Perscrutação da Palavra – C. Neocatecumenal 12:00 – Festa de “finalistas” da catequese com o Say Yes 15:00 – Perscrutação da Palavra – C. Neocatecumenal 19:00 – Festa de “finalistas” da catequese com o Say Yes 20 Seg D VI ano da consagração da Paróquia de Nova Oeiras ao

Coração Imaculado de Maria (2015) Dia Mundial do Refugiado

21 Ter Dia Europeu da Música 22 Qua

23 Qui D

Nascimento de São João Baptista JMJ Lisboa 2023 | Dia 23

24 Sex UP

Sagrado Coração de Jesus

Jornada de oração pela santificação dos sacerdotes 21:30 – Oração de Taizé (SJB)

25 Sab D UP NO

Imaculado Coração de Maria

Encontro Diocesano de Adolescentes - Say Yes Day Encerramento do Say Yes

19:00 – Encerramento da catequese 26 Dom NO

NO

XIII Domingo do Tempo Comum 12:00 – Missa campal

13:00 – Piquenique paroquial 27 Seg

UP SJB

Peregrinação da UP (27 a 3)

Inicio da XI Colónia de Férias da Catequese (27 a 8)

“Vamos de Férias com Jesus”

28 Ter D II Aniv. da ordenação sacerdotal de Eduardo López (2020) 21:30 – JMJ 2023 Lisboa - Reunião do COD com os COVs 29 Qua São Pedro e São Paulo

(40)

30 Qui

■ JULHO 2022

01 Sex SJB

02 Sab SJB XIII Aniv. da morte do Pe. Abílio Lourenço (2009) 03 Dom XIV Domingo do Tempo Comum

04 Seg Santa Isabel de Portugal 05 Ter

UP SJB NO

XXIV Aniv. da ordenação diaconal do Diác. Vítor (1998) VII Aniv. do Centro Comunitário Senhora da Barra (2015) 21:30 – Reunião de chefia do Agrupamento 797

06 Qua D SJB NO

XIX Aniv. tomada de posse de D. Manuel Clemente (2013) LXXIV Aniv. orden. sacerdotal Pe. Abílio Lourenço (1948) 21:30 – Reunião da coordenação da Catequese

07 Qui

08 Sex SJB Encerramento da XI Colónia de Férias da Catequese 09 Sáb SJB

NO

09:30 – Reunião da coordenação da Catequese 18:00 – Reunião de pais do Agrupamento 797 10 Dom XV Domingo do Tempo Comum

11 Seg 12 Ter

13 Qua Aniv. da Missa Nova do Pe. Abílio Lourenço 14 Qui

15 Sex 16 Sáb

D

Nossa Senhora do Carmo

Aniv. natalício de D. Manuel Clemente 17 Dom

NO

XVI Domingo do Tempo Comum

15:00 – Perscrutação da Palavra – C. Neocatecumenal 18 Seg

19 Ter

20 Qua UP Dia UP de oração pelas vocações

21 Qui XXI Aniv. da ordenação sacerdotal do Pe. Nuno (1996) 22 Sex

(41)

23 Sáb D NO

JMJ Lisboa 2023 | Dia 23

Acagrup do Agrupamento 797 (24 a 30) 24 Dom XVII Domingo do Tempo Comum

II Dia Mundial dos Avós 25 Seg

26 Ter UP

D

Dia de Santa Ana e São Joaquim II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos 19:00 – Bênção dos Avós (SJB)

21:30 – JMJ 2023 Lisboa - Reunião do COD com os COVs 27 Qua

28 Qui

29 Sex UP 21:30 – Oração de Taizé (SJB) 30 Sáb

31 Dom XVIII Domingo do Tempo Comum

(42)

■ AGOSTO 2022

1 Seg UP Acanac (1 a 7) - Encerramento do Ano Escutista 2 Ter

3 Qua 4 Qui 5 Sex 6 Sáb

7 Dom XIX Domingo do Tempo Comum 8 Seg

9 Ter 10 Qua 11 Qui 12 Sex 13 Sáb

14 Dom XX Domingo do Tempo Comum 15 Seg Assunção de Nossa Senhora 16 Ter

17 Qua 18 Qui 19 Sex 20 Sáb

21 Dom XXI Domingo do Tempo Comum 22 Seg

23 Ter D JMJ Lisboa 2023 | Dia 23 24 Qua

25 Qui

26 Sex UP 21:30 – Oração de Taizé (SJB) 27 Sáb

28 Dom XXII Domingo do Tempo Comum Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

(43)

29 Seg XIX Musical Camp da Adonia (29 a 03)

30 Ter D 21:30 – JMJ 2023 Lisboa - Reunião do COD com os COVs 31 Qua

■ SETEMBRO 2022

01 Qui

02 Sex UP 21:00 – Concerto Musical Camp Adonia 03 Sáb NO

UP

Conselho de Agrupamento 797 (3 e 4) 20:00 – Concerto Musical Camp Adonia 04 Dom XXIII Domingo do Tempo Comum 05 Seg

06 Ter 07 Qua

08 Qui Natividade da Virgem Santa Maria

(44)
(45)

Semana de oração pelos seminários – 31 out a 7 nov

Semana de oração pela unidade dos cristãos 18 a 25 jan

Semana de oração pelos consagrados – 25 jan a 2 fev

Semana da Caritas – 13 a 20 mar

Semana de oração pelas vocações – 18 a 25 abr

Semana da vida – 8 a 15 maio

SETEMBRO

Dia Mundial da Caridade - 5

Dia da Alfabetização - 6

Dia da Criação - 7

Dia Mundial do Turismo – 27

Dia Mundial do Migrante e do Refugiado - último domingo OUTUBRO

Dia Mundial do Idoso - 1

Dia Mundial da Música – 1

Dia Mundial da Saúde Mental - 10

Dia Mundial da Alimentação - 16

Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza - 17

Dia Mundial das Missões – 3º domingo

(46)

NOVEMBRO

Dia Mundial do Pobre – XXXIII Domingo do Tempo Comum

Thanksgiving Day / Dia de Ação de Graças - última quinta-feira

Dia Mundial da Bondade – 13

Dia Nacional do Mar – 16

Dia Mundial da Ciência - 24 DEZEMBRO

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - 3

Dia do Voluntário - 5

Dia dos Direitos Humanos - 10

Dia Internacional das Migrações – 18 JANEIRO

Dia Mundial da Paz - 1

Dia de oração pela unidade dos cristãos – 25 FEVEREIRO

4 – Dia Mundial de Combate ao Cancro

14/02 – Dia dos Namorados MARÇO

08/03 – Dia Internacional da Mulher

19/03 – Dia dos Pais

21/03 – Dia da Árvore

21/03 - Dia Mundial da Poesia

22/03 – Dia Mundial da Água

27/03 – Dia Mundial do Teatro

(47)

ABRIL

23/04 – Dia Internacional do Livro

28/04 – Dia Internacional da Educação

29/04 – Dia Internacional da Dança

07/04 – Dia Mundial da Saúde

22/04 – Dia do Planeta Terra MAIO

01/05 – Dia do Trabalho

18/05 – Dia Internacional dos Museus

1º Domingo – Dia da Mãe JUNHO

01/06 – Dia das Crianças

05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente

14/06 – Dia Mundial do Doador de Sangue JULHO

Quarto domingo – Dia Mundial dos Avós e dos Idosos AGOSTO

12 - Dia Mundial da Juventude (na Igreja – Domingo de Ramos)

(48)

■ SIGLAS

● CCSB – Centro Comunitário Senhora da Barra

● CPB – Centro de Preparação para o Batismo

● CPM – Centro de Preparação para o Matrimónio

● CSP – Centro Social Paroquial

● D – Diocese

● EG – Exortação Apostólica Evangelii Gaudium

● JMJ – Jornada Mundial da Juventude

● MEC – Ministros Extraordinários da Comunhão

● NO – Nova Oeiras

● PN – Padre Nuno

● SJB – São Julião da Barra

● UP – Unidade Pastoral

● V – Vigararia

Referências

Outline

Documentos relacionados

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Em outra classificação Professor não habilitado (professores cursando nível superior em pedagogia ou.. conforme exigência do edital), também separada por função, com

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

JOSÉ GOMES CARVALHO H.S.João - Porto JOSÉ LA FUENTE H.S.António - Porto JOSÉ MIGUEL CARVALHO H.Garcia de Orta - Almada JOSÉ NUNES MARQUES H.S.Francisco Xavier - Lisboa