• Nenhum resultado encontrado

Visite o Shopping 33. Supremo Conselho 193 Anos de Fundação ELOD-RJ Investidura - Grau 33. Fundação da LP Geraldo de Souza ABIM - 008JV

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Visite o Shopping 33. Supremo Conselho 193 Anos de Fundação ELOD-RJ Investidura - Grau 33. Fundação da LP Geraldo de Souza ABIM - 008JV"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

ABIM - 008JV Ano XI nº 137 - Abril/22

Visite o Shopping 33

Supremo Conselho

193 Anos de Fundação

Belo Horizonte-MG - 12/Mar

Investidura - Grau 33°

Rio de Janeiro-RJ - 31/Jan Rio de Janeiro-RJ - 29/Jan

ELOD-RJ - 2022

Fundação da LP Geraldo de Souza

(2)

Sede do Supremo Conselho do Grau 33°

Informativo Virtual Astréa News

Órgão Oficial de Divulgação do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil

Fundado em 17 de maio de 2011

Correspondências

Rua Barão, 1317 - Praça Seca - Jacarepaguá Rio de Janeiro-RJ - Brasil - CEP 21321-624

www.sc33.org.br / astreanews@sc33.org.br

 (21) 3369-8000 ramal 224

Anos 193

Diretor Presidente - Ir∴ Jorge Luiz de Andrade Lins, 33º

Soberano Grande Comendador

Editor Responsável - Ir∴ Francisco Feitosa da Fonseca, 33º

Jornalista MTb 19038/MG

Foto - Felipe Campos

A imagem da capa traz o principal cartão postal da capital mineira - a Igreja de São Francisco de Assis da Pampulha, ou o Santuário Arquidiocesano, projeto assinado pelo ilustre arquiteto Oscar Niemeyer, obra prima do conjunto arquitetônico da Pampulha. O crédito da foto pertence à Divulgação/PBH, publicado no site www.band.com.br. “BH” foi escolhido para ser o palco da abertura das comemorações do 193º aniversário de fundação do Supremo Conselho, com a realização da Reunião Anual de Aniversário do Supremo Conselho e com a Investidura de 39 Irmãos, na sede da GLMMG.

Ainda, nesta edição, uma matéria sobre a criação de mais uma Excelsa Loja de Perfeição na 1ª Grande

Inspetoria Litúrgica do RJ, no Vale de Jacarepaguá, um dos maiores bairros da cidade do Rio de Janeiro em expressiva expansão. Finalizamos, com a publicação do ELOD-RJ 2022 – Encontro de Lideranças da Ordem DeMolay-RJ, realizado na sede do Supremo Conselho.

Críticas, sugestões e elogios serão, sempre, muito bem-vindos, e nos servirão de bússola para nos orientar em nossa busca pela perfeição, na elaboração do seu Informativo Astréa News!

Temos um Encontro marcado na próxima edição!

(3)

SUPREMO CONSELHO

193 Anos de Fundação

Belo Horizonte-MG

O

dia 12 de março trata-se de uma grande efeméride maçônica brasileira. Neste memorável dia, há 193 anos, estava sendo fundado o nosso Supremo Conselho, com o nome de “Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito para o Império do Brazil”, por meio da Carta de Autorização recebida do Supremo Conselho da Bélgica, pelo Ilustre e Poderoso Irmão Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, 33°, seu primeiro Soberano Grande Comendador.

Anualmente, essa data é celebrada com as devidas e merecidas pompas. Nas últimas duas décadas, mais precisamente a partir do ano de 2001, o Supremo Conselho passou a realizar a Reunião Anual Comemorativa de seu aniversário, em diferentes estados da federação.

O Decreto nº 037 – 1998/2003, assim tratava o tema:

“cumpre-se o dever de se aproximar o mais possível de suas bases, estreitando os vínculos com todos os Irmãos do Rito Escocês Antigo e Aceito, seja os pertencentes aos Altos Corpos, sejam os filiados às Lojas Simbólicas que os praticam” (...)

Neste ano de 2022, a GLMMG - Grande Loja Maçônica de Minas Gerais recebeu o Supremo Conselho

para a realização de sua Reunião Anual de Comemoração de 193 anos de fundação. A GLMMG completa, neste ano, 95 anos de sua fundação, quando recebeu sua Carta Constitutiva, diretamente, do Supremo Conselho.

A Comitiva do Supremo Conselho, presidida pelo Ilustre e Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33° - Soberano Grande Comendador, embarcou na manhã do dia 11 de março de 2022, no Rio de Janeiro, desembarcando no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, às 11h30. A Comitiva estava, também, composta pelos Membros Efetivos e Poderosos Irmãos:

José Alves de Alencar, 33° - Grande Ministro de Estado;

Anderson Pinto Verçosa Simões, 33° - Grande Secretário Geral do Santo Império; Carlos Antônio de Almeida Deveza, 33° - Grande Secretário do Interior; Maurício Soares, 33°

- Grande Tesoureiro do Santo Império; José Francisco Ribeiro Lopes, 33° - Grande Capitão das Guardas; Antonio Luiz Corrêa, 33° - Grande Mestre de Cerimônias do Santo Império; Jorge Alexandre Pimentel Mege, 33° - Grande Hospitaleiro do Santo Império; e o Irmão Ricardo Sodré, 33° - Fotógrafo Oficial do Supremo Conselho, sendo recepcionada pelo Poderoso Irmão José Amâncio de Lima, 33° - Grande Inspetor Litúrgico da 1ª/8ª de Minas Gerais.

foto - Ricardo Sodré, 33°

(4)

Uniram-se, também, à Comitiva os Membros Efetivos e Poderosos Irmãos: Atyla Quintaes Freitas Lima, 33°; José Linhares de Vasconcelos Filho, 33°; Manif Antonio Torres Julio, 33°; e Malba Tahan Macedo Santos, 33°. O Poderoso Irmão José Amâncio, 33°, conduziu os membros da Comitiva ao Royal Golden Hotel para merecido descanso e acomodações em sua estada na capital mineira.

“Belô” - a “Capital Nacional dos Botecos”

como, também, é carinhosamente chamada por seus frequentadores, é classificada como uma metrópole e exerce significativa influência nacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Museu de Arte da Pampulha, o Museu de Artes e Ofícios, o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mercado Central e a Savassi. A capital mineira é sede da terceira concentração urbana mais populosa do país.

“BH” ou a “Cidade-Jardim”, tem um alto IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, de 0,810, sendo indicada pelo

“Population Crisis Commitee”, da ONU, como a metrópole com melhor qualidade de vida na América Latina.

Este cenário, cercado de diversos predicados, serviu de palco para a realização da Reunião Anual de Aniversário do Supremo Conselho e a realização de mais uma Investidura ao Grau 33°.

Ainda, na noite de sexta-feira (11), a GLMMG ofereceu um Jantar de Boas-vindas ao Soberano Grande Comendador e a sua Comitiva, com a presença dos Poderosos Irmãos, o Sereníssimo Grão-Mestre, Sérgio Quirino Guimarães, 33°; do Grande 1º Vigilante, Rodrigo Otávio dos Anjos, 33°; do Grande 2º Vigilante, Rogério Laguna, 33°; do Grande Inspetor Litúrgico da 1ª/8ª MG, José Amâncio de Lima, 33°, no Restaurante do Porto, onde foram tratados os mais diversos assuntos de interesse de ambas instituições.

No dia seguinte (12), às 08h, coube ao Poderoso Irmão Grande Mestre de Cerimônias, Antonio Corrêa, 33°, reunir os Irmãos a serem investidos e proferir uma palestra, sobre às responsabilidades de um Grande Inspetor Geral.

Às 09h, foi realizada a Reunião Anual do Supremo Conselho. Momentos antes do início da reunião, o Soberano Grande Comendador concedeu a entrada ao

Praça Sete de Setembro Belo Horizonte-MG

Foto - reprodução/PBH – publicado no jornalvozativa.com

foto - Ricardo Sodré, 33°

(5)

Sereníssimo Grão-Mestre da GLMMG, Poderoso Irmão Sérgio Quirino, 33°, que estava com viagem marcada, a fim de que o mesmo pudesse prestar algumas homenagens aos membros da Comitiva do Supremo Conselho, como parte das comemorações dos 95 anos da GLMMG.

O Soberano Grande Comendador foi condecorado com a outorga da Comenda “Mario Behring”, a maior honraria da GLMMG, criada pelo Decreto nº 1700, de 16 de agosto de 2007. Coincidências a parte, o dia 12 de março, além de ser o aniversário do Supremo Conselho, também, é dedicado ao Dia do Bibliotecário! O Ilustre e Poderoso Irmão Mário Marinho de Carvalho Behring, 33° - Soberano

Grande Comendador (1922-1933), que em sua vida profana, trabalhou por cerca de três décadas na Biblioteca Nacional, considerada a maior da América Latina, foi seu Diretor Geral por mais de oito anos (jan/1924 a nov/1932) e o criador do primeiro curso de Biblioteconomia no Brasil.

Os Membros Efetivos foram agraciados com a Comenda “Ordem da Acácia”. Na oportunidade, o Soberano Grande Comendador homenageou o Sereníssimo Grão-Mestre com a entrega da primeira Comenda Comemorativa dos 193 anos de fundação do Supremo Conselho, assim como à GLMMG, com a primeira Medalha da mesma honraria.

O Soberano Grande Comendador é homenageado com a outorga da Comenda Mario Behring - a maior honraria da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, pelo Sereníssimo Grão-Mestre, Poderoso Irmão Sérgio Quirino Guimarães, 33°.

O Grande Mestre de Cerimônias proferindo uma palestra preliminar

aos Irmãos investindos, antes de adentrarem ao Templo. O Soberano Grande Comendador recebendo a Comenda Mario Behring, pelo Sereníssimo Grão-Mestre da GLMMG.

foto - Ricardo Sodré, 33°

foto - Ricardo Sodré, 33°

foto - Ricardo Sodré, 33°

(6)

Durante a Reunião Anual do Supremo Conselho, reservada, exclusivamente, aos Membros Efetivos, além da pauta normal, como leitura e aprovação do balanço anual e da Ata da última reunião, foram concedidas as Comendas de 193 Anos de fundação do Supremo Conselho aos Membros Efetivos presentes e aos Poderosos Irmãos, Soberanos Grandes Inspetores Litúrgicos: Maurício Soares, 33° - 1ª RJ; Atyla Quintaes Freitas Lima, 33° - 1º ES; Manif Antonio Torres Julio, 33°

- 1ª PR; José Linhares de Vasconcelos Filho, 33° - 1ª/3ª CE, assim como a Medalha da mesma honraria as suas respectivas Grandes Inspetorias Litúrgicas.

Após a Reunião, às 10h, foi iniciada a Cerimônia de Investidura ao Grau 33°. O Soberano Grande Comendador fez questão de adentrar ao Templo de mãos dadas com o Poderoso Irmão Rodrigo Otávio dos Anjos, 33° - Grande 1º Vigilante da GLMMG, que representava o

Sereníssimo Grão-Mestre, que teve que se ausentar, em viagem, a fim de atender compromissos.

A turma dos 39 Irmãos investidos, por sugestão do Soberano Grande Comendador, recebeu o nome do saudoso Irmão Carlos Roberto Roque, que foi Membro Efetivo do Supremo Conselho e o Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª/8ª MG. Estava composta por Irmãos dos seguintes Consistórios de Príncipes do Real Segredo:

(06) CPPRS Gonçalves Ledo – Vale de Belo Horizonte – 1ª MG; (15) CPPRS Luiz Arruda Batista – Vale de Monte Claros – 5ª MG; (04) CPPRS João Batista Aparecida – Vale de São João Del Rey – 7ª MG; (03) CPPRS Vale da Mesopotâmia – Vale de Uberaba – 11ª MG; (07) CPPRS Adelino Silvano Barbosa – Vale de Ipatinga – 13ª MG; (03) CPPRS Vale do Sol Poente – Vale de Colatina – 2ª ES;

(01) CPPRS Herói dos Vales – Vale de Pedreiras – 3ª MA.

Investidura de Novos Grandes Inspetores Gerais

Belo Horizonte-1ª MG

O Grande Secretário Geral do Santo Império sendo homenageado com

a Comenda Ordem da Acácia, pelo Grande 1º Vigilante da GLMMG. O Grande Hospitaleiro do Supremo Conselho sendo homenageado com a Comenda Ordem da Acácia, pelo Grande 1º Vigilante da GLMMG.

foto - Ricardo Sodré, 33°

foto - Ricardo Sodré, 33°

foto - Ricardo Sodré, 33°

(7)

Os Irmãos deram entrada ao Templo sendo investidos no Grau 33°, conforme preceitua o Ritual do Grau, em Sessão presidida pelo Soberano Grande Comendador.

Coube ao Poderoso Irmão João Antônio Coelho e Sá, 33°, fazer uso da palavra em nome de seus pares, a fim de agradecer a presença da Alta Administração do Supremo Conselho na região, possibilitando-lhes galgarem o degrau maior do REAA. Agradeceu, também, a todos que direta ou indiretamente auxiliaram em suas trajetórias, o que fez possível a transformação de um sonho em realidade.

O Soberano Grande Comendador determinou ao Grande Secretário que procedesse a leitura do Ato de nº 1.011 – 2018-2023, que nomeia o Poderoso Irmão José Amâncio de Lima, 33° - Cadastro 47.232, ao honroso cargo de Grande Inspetor Litúrgico da 1ª/8ª MG. O Poderoso Irmão José Amâncio, 33°, prestou seu juramento, sendo devidamente empossado.

O Poderoso Irmão Rodrigo dos Anjos, 33° - Grande 1º Vigilante da GLMMG, agradeceu a presença do Supremo Conselho na região; parabenizou o Soberano Grande Comendador pela belíssima Cerimônia de Investidura; parabenizou os novos Grandes Inspetores Gerais.

Também, foram agraciados com a Comenda de 193 anos, os Poderosos Irmãos: Rodrigo Otávio dos

Anjos, 33° - Grande 1º Vigilante da GLMMG; Pedro Thiago Ferreira Raposo, 33° - Grande Inspetor Litúrgico da 3ª MA;

e Leandro Caldeira Temponi, 33° - Grande Mestre Adjunto do Supremo Conselho DeMolay Brasil.

O Soberano Grande Comendador agradeceu pela fraternal acolhida, de parte dos Irmãos da 1ª Grande Inspetoria Litúrgica de MG e da Grande Loja, a toda sua Comitiva; parabenizou os recém investidos, desejando- lhes sucesso em sua nova trajetória. Por fim, parabenizou a equipe ritualística sob a direção do Poderoso Irmão Grande Mestre de Cerimônias, pela beleza dos Trabalhos, finalizando a Sessão.

Vale destacar a perfeita harmonia existente entre as administrações da GLMMG e da 1ª Grande Inspetoria Litúrgica de MG, na organização e apoio incondicional para a realização da Cerimônia de Investidura ao Grau 33°, assim como, para a Reunião Anual Comemorativa de Aniversário do Supremo Conselho.

A Comitiva após cumprir, com excelência, a sua missão, regressou ao Rio de Janeiro, no início da noite, trazendo na bagagem a certeza de ter contribuído, positivamente, para o engrandecimento da Maçonaria Universal e do Rito mais praticado no Brasil, em particular.

O Soberano Grande Comendador outorga a Comenda e o Diploma alusivos aos 193 anos de fundação do Supremo Conselho - a primeira da série, ao Sereníssimo Grão-Mestre da GLMMG, Poderoso Irmão Sérgio Quirino Guimarães, 33°.

foto - Ricardo Sodré, 33°

(8)

O

Vale de Jacarepaguá está sob a jurisdição da 1ª Grande Inspetoria Litúrgica do Rio de Janeiro e compreende os Altos Corpos que funcionam dentro da sede do Supremo Conselho.

O bairro de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é um dos maiores e mais populosos da cidade e, devido a sua localização privilegiada, vem tendo, nas últimas décadas, um crescimento populacional muito significante, principalmente, após a criação das vias expressas e de toda uma infraestrutura que aumentou, expressivamente, o interesse pela região, dada a qualidade de vida oferecida a seus moradores.

Compilamos no site da MultiRio, em matéria de Carla Araújo, que sua história começou no final do século XVI, quando o governador Salvador Correia de Sá doou a região como sesmaria aos filhos Martin e Gonçalo Correia de Sá. Ao longo dos anos, diversos colonizadores se estabeleceram nas terras que, no decorrer do século XVIII, ficaram conhecidas como a Planície dos Onze Engenhos, pela intensa produção açucareira. No século XIX, a produção de café dominou a região, aproveitando o solo fértil dos antigos engenhos.

Ligado à história de Jacarepaguá encontramos personalidades importantes da história do Brasil, como Francisco Manuel da Silva, autor do Hino Nacional.

O jornalista, político e escritor Geremário Dantas,

também, foi morador do local e deu nome à antiga Estrada da Freguesia. Francisco Pinto da Fonseca Teles ficou conhecido como o Barão da Taquara, porque administrava extensas terras desde 1864 e era considerado o “patriarca” do bairro, pelas diversas obras que realizou.

Quando o Supremo Conselho transferiu sua sede para Jacarepaguá, nos anos 80, era uma realidade diferente dos dias atuais, e o bairro contava com poucas Lojas Simbólicas. Foram criadas, através de um grupo de Irmãos visionários, três Lojas, cujos nomes foram idealizados sob a égide da trilogia maçônica, as Lojas Liberdade nº 47, Igualdade nº 93 e Fraternidade nº 100, que impulsionaram o estrondoso crescimento da Maçonaria local. Hoje, o bairro conta com 30 Lojas Simbólicas, com cerca de quase 1000 Irmãos.

Vale de Jacarepaguá em Expansão!

1ª Grande Inspetoria Litúrgica do RJ

foto - Ricardo Sodré, 33°

foto - Ricardo Sodré, 33°

(9)

Os Altos Corpos do Vale de Jacarepaguá - a Loja de Perfeição Frei Caneca, o Capítulo Rosa Cruz Simon Bolívar, o Conselho de Cavaleiros Kadosch José Fernandes Campos e o Consistório de Príncipes do Real Segredo SGC Visconde do Rio Branco, em atividade dentro da sede do Supremo Conselho, ao longo de sua história tem acolhido os Irmãos postulantes aos estudos do REAA, porém, com o crescimento expressivo da região, diversas Lojas Simbólicas passaram a ter, como dia de reunião, justamente, os dias que funcionam esses Altos Corpos.

A fim de atender à crescente demanda e resolver o problema de conflitos de dia de reunião, por iniciativa do Poderoso Irmão Anderson Pinto Verçosa Simões, 33° - Membro Efetivo e Grande Secretário Geral do Santo Império, foi manifestada a ideia de se fundar uma nova Loja de Perfeição, e apresentada ao Soberano Grande Comendador, que de pronto aprovou sua iniciativa, e fez questão de escolher o nome da Loja de Perfeição, optando por homenagear o saudoso Irmão, Ex-Lugar Tenente Comendador, o Poderoso Irmão Geraldo de Souza, 33°, emprestando seu nome para o novel Alto Corpo.

O Poderoso Irmão Anderson Verçosa, 33°, reuniu, nas dependências do Supremo Conselho, um grupo Irmãos, no dia 31 de janeiro de 2022, e concretizou a ideia plasmada, fundando a Excelsa Loja de Perfeição

Geraldo de Souza, que passa a funcionar, às quartas- feiras. Com isso, o Vale de Jacarepaguá passou a ter uma Loja de Perfeição funcionando nas segundas- feiras e outra nas quartas-feiras, possibilitando, com isso, ao crescente número de Irmãos das 30 Lojas Simbólicas do bairro de Jacarepaguá, mais flexibilidade para darem continuidade a seus estudos do REAA.

No dia 16 de fevereiro de 2022 foi realizada a sessão de Sagração do Templo, a instalação da Excelsa Loja de Perfeição Geraldo de Souza, a Posse do Três Vezes Poderoso Mestre - o Irmão José Gilson Pereira de Macedo, 32º - membro da ARLS Mahatma Ghandi nº 90 – GLMERJ, e a realização da primeira Iniciação de 30 Irmãos, em Grau 4°. A sessão foi presidida pelo Grande Ministro de Estado, o Poderoso Irmão José Alves de Alencar, 33°, com as presenças dos Membros Efetivos: Anderson Pinto Verçosa Simões, 33° - Grande Secretário Geral do Santo Império; Maurício Soares, 33° - Grande Tesoureiro do Santo Império e Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª RJ; e Jorge Alexandre Pimentel Mege, 33° - Grande Hospitaleiro e Delegado Litúrgico da 1ª RJ – Vale de Jacarepaguá.

O próximo passo será a criação de mais um Capítulo Rosa Cruz, um Conselho de Cavaleiros Kadosch e um Consistório de Príncipes do Real Segredo, o que possibilitará atender a demanda existente na região.

Primeira Turma de trinta Irmãos iniciados no Grau 4° - Mestre Secreto, da Excelsa Loja de Perfeição Geraldo de Souza - Vale de Jacarepaguá.

foto - Ricardo Sodré, 33°

(10)

D

esde a chegada da Ordem DeMolay no Brasil, o Supremo Conselho tem sido, ao longo da profícua trajetória dessa Ordem, seu patrocinador e maior incentivador no desenvolvimento de seus altruísticos propósitos, baseado nas sete virtudes DeMolay. O Soberano Grande Comendador, o Ilustre e Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33°, um de seus fundadores e, na época, o responsável pela tradução de seus rituais, e que ostenta, com orgulho, a maior honraria da Ordem – a Legião de Honra DeMolay, sempre, nutriu especial atenção às atividades da Ordem DeMolay e, também, a todas as demais Ordens Paramaçônicas, sendo seu maior incentivador. Trata-se de uma harmoniosa relação entre as instituições, cuja sede do Grande Conselho da Ordem Demolay para o Estado do Rio de Janeiro fica dentro da sede do Supremo Conselho do Grau 33.

Registramos, no dia 29 de janeiro de 2022, na sede do Supremo Conselho, a realização do ELOD-RJ – Encontro de Líderes da Ordem DeMolay, edição 2022. A reunião anual do ELOD-RJ tem por objetivo preparar as lideranças da Ordem DeMolay fluminense para as atividades do ano que se segue. Na oportunidade, são debatidos diversos temas para que as Lideranças DeMolay possam ajudar os seus Capítulos a se desenvolverem e terem um melhor rendimento durante o ano.

Trata-se de um dos eventos mais importantes, pois os DeMolays se motivam e levam a seus Capítulos as experiências ali vivenciadas, o que proporciona o crescimento da Ordem DeMolay no estado. Os treinamentos são dos mais variados e são segmentados por cargos, ou seja, o Mestre Conselheiro tem seu treinamento, bem como o Escrivão, Tesoureiro, os Membros do Conselho Consultivo, dentre outros.

O Encontro reuniu cerca de 150 membros da Ordem, de seus 40 capítulos DeMolays, Priorados de Nobres Cavaleiros, Côrtes, Preceptorias, Távolas de Escudeiros, quando destacamos as presenças do Grande Mestre Estadual DeMolay RJ e do Grande Mestre Estadual Adjunto DeMolay RJ (Liderança Adulta), respectivamente, Diogo Damasceno e Lenersom Lima; do Mestre Conselheiro Estadual e do Mestre Conselheiro Estadual Adjunto (Liderança Juvenil), respectivamente, Gabriel Dalta e João Victor, além de diversos Mestres Conselheiros e Presidentes de Conselho Consultivo. Na oportunidade, dentre outros assuntos, foram apresentados os novos Graus do Nobre Rito da Cavalaria da Ordem DeMolay.

Especial agradecimento ao nosso Irmão e DeMolay Senior Lenersom Lima – Grande Mestre Estadual Adjunto por, gentilmente, enviar-nos informações e foto do evento!

ELOD-RJ 2022

Foto - Lenersom Lima

(11)

Paramentos dos Graus

Graus 4, 9, 14, 15, 18, 19, 22 e 28 = R$ 145,00 Graus 30, 31 e 32 = R$ 155,00 Kit do Grau 33 = R$ 465,00

Adquira os Paramentos Oficiais com a chancela do Supremo Conselho!

www.sc33.org.br

Referências

Documentos relacionados

Procedimento concursal comum para ocupação de 7 postos de trabalho na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado ou na modalidade de contrato

Se se considera, ainda, que sintagmas qu ocupam posições argumentais, como a de Sujeito, por exemplo, e a inovação já mencionada no que se refere à distinção entre movimento a

Esta disposição acelera a criação de imagens do sistema e dos discos (ou partições) de dados e reduz a quantidade de informação que terá de restaurar. Isto torna o ficheiro

Selecione esta opção e pressione a tecla OK para abrir a janela de ajustes6. Faça os ajustes conforme

• Ao ligar e desligar este aparelho da tomada, segure o cabo de alimentação pelo plugue e não pelo fio.. • Se o cabo de alimentação estiver partido ou danificado, ou se a

Para criar camadas, selecione a opção Camada do menu Inserir (uma camada padrão será inserida onde o cursor estiver posicionado) ou clique no botão Desenhar camadas ( ) da

A solicitação energética essencial para a retirada de água presente na semente de gergelim BRS Seda é relatada através do calor isostérico de sorção, para os teores

Não são conhecidos materiais inadequados para este produto..