• Nenhum resultado encontrado

ÍNDICE INTRODUÇÃO...PÁGINA 3 ATIVIDADES CURRICULARES...PÁGINA 4 OUTRAS ATIVIDADES...PÁGINA 8 POSICIONAMENTO CRÍTICO...PÁGINA 10 ANEXOS...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ÍNDICE INTRODUÇÃO...PÁGINA 3 ATIVIDADES CURRICULARES...PÁGINA 4 OUTRAS ATIVIDADES...PÁGINA 8 POSICIONAMENTO CRÍTICO...PÁGINA 10 ANEXOS..."

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

ÍNDICE

INTRODUÇÃO………...……….PÁGINA 3

ATIVIDADES CURRICULARES...……….PÁGINA 4

OUTRAS ATIVIDADES...………...….PÁGINA 8

POSICIONAMENTO CRÍTICO...……….PÁGINA 10

ANEXOS...……….PÁGINA 11

(3)

1

INTRODUÇÃO

E

OBJETIVOS

Serve o presente relatório para sumarização das atividades por mim realizadas no decorrer do estágio profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa, que decorreu no ano letivo 2013/2014. Este estágio profissionalizante é constituído por seis estágios parcelares, que descrimino individualmente nas páginas seguintes, e que incluem por ordem cronológica as áreas de Cirurgia Geral, Medicina Interna, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar e Pediatria.

Os principais objetivos deste estágio são os seguintes: (1) proporcionar uma experiência formativa de carácter prático e profissionalizante, tão próxima quanto possível da realidade do exercício da Medicina em Portugal; (2) permitir, através da prática, a consolidação de conhecimentos teóricos, técnicas clínicas e comportamentos, inicialmente adquiridos aquando da pré-graduação; (3) progressiva autonomia clínica através da aquisição de experiência em atividades médicas e de enfermagem, raciocínio clínico e diagnóstico diferencial, comunicação e cooperação com profissionais, doentes e familiares e integração em rotinas quotidianas de serviços médicos/cirúrgicos.

A mim próprio me responsabilizei de cumprir tanto estes objetivos, como outros de índole pessoal. A saber, a necessidade de ultrapassar inseguranças e dificuldades pessoais e pedagógicas que poderiam comprometer a minha atividade médica profissional.

Ainda no presente relatório, descreverei sumariamente as principais atividades curriculares e extra-curriculares que decorreram em paralelo a este estágio profissionalizante ou que, tendo sido realizadas no passado, tiveram impacto significativo nas capacidades pessoais e profissionais que possuo à presente data.

Os objetivos citados acima, assim como aqueles a que propus a mim próprio no início deste estágio profissionalizante, serão alvo de uma reflexão crítica sumária que concluirá este relatório.

(4)

2

ATIVIDADES

CURRICULARES

ESTÁGIO PARCELAR DE CIRURGIA | Prof. Doutor Rui Maio

O primeiro estágio parcelar decorreu no Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Vila Franca de Xira entre setembro e novembro de 2013 sob a tutela do Dr. Luís Ramos. Com a duração total de oito semanas, seis foram dedicadas à Cirurgia Geral, uma em rotação no Serviço de Urologia e uma outra em rotação no Serviço de Ortopedia.

Tendo sido o primeiro, este estágio foi pautado pelo introdução dos alunos de 6º ano a um ambiente de semi-autonomia. A título de exemplo, pela primeira vez no decorrer do Mestrado: (1) observei e cumpri o plano terapêutico de doentes internados sob minha responsabilidade parcial, incluíndo a escrita de diários clínicos e notas de entrada/alta; (2) apresentei casos clínicos sob minha responsabilidade em visita clínica; (3) realizei e pratiquei técnicas fundamentas para a formação médica, como punção venosa, algaliação ou exame proctológico; (4) recebi e orientei doentes no âmbito do serviço de urgência; (5) realizei técnicas de pequena cirurgia com grande autonomia.

Destaco ainda o ampliar da minha experiência teórica e prática ao nível da fisiopatologia e terapêutica de patologias gastro-intestinais, hepato-biliares e mamárias, e de técnicas invasivas terapêuticas, anestésicas e ortopédicas, através de sessões e seminários e da presença em atividades de enfermaria, consulta e serviço de urgência. No final do estágio apresentei um caso clínico em mini-congresso no Hospital Beatriz Ângelo intitulado “Entre

a Espada e a Parede: um guia para sobreviver a duas peritonites fecais”.

ESTÁGIO PARCELAR DE MEDICINA | Prof. Doutor Fernando Nolasco

Decorreu no Serviço de Medicina II do Hospital de Santo António dos Capuchos, entre novembro de 2013 e janeiro de 2014 com a duração de oito semanas. Sob a tutela da Dra. Madalena Lisboa foi possível o aprofundamento da aquisição de capacidades e da

(5)

autonomia iniciada no estágio anterior, dado o aumento do número de doentes e da carga laboral geral e do maior desafio assistencial inerente dos doentes internados no serviço. Foi essencial para a minha formação profissional o treino teórico (ao nível do raciocínio clínico-dedutivo, da relevância de métodos complementares de diagnóstico, etc.) e o treino prático (técnicas médicas e de enfermagem múltiplas, registo de diários clínicos e de notas de entrada/alta) que este estágio proporcionou. De destacar ainda a experiência tanto em consulta externa de Medicina e de Diabetes, mas também no SU do Hospital de São José que, além de desafiante, foi ainda extremamente instrutivo no que toca à apresentação aguda e orientação de múltiplas patologias médicas.

ESTÁGIO PARCELAR DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA | Prof. Dra. Fátima Serrano

Este estágio decorreu no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Vila Franca de Xira, entre janeiro e fevereiro de 2014, com a duração de quatro semanas. Sob a tutela da Dra. Lucinda Mata e de outros assistentes do serviço, o estágio foi repartido em três semanas para a área da Ginecologia e uma semana para a Obstetrícia. Participei na atividade da enfermaria do serviço, puerpério, serviço de urgência, bloco operatório e em grande número de consultas externas de ginecologia, patologia do colo do útero, obstetrícia, infertilidade e planeamento familiar. Permitiu reavivar conhecimentos teóricos na área da saúde da mulher. No final do estágio apresentei um trabalho teórico intitulado

“Hemorragia na mulher pós-menopausa”.

ESTÁGIO PARCELAR DE SAÚDE MENTAL | Prof. Doutor Miguel Xavier

Teve lugar na Unidade Autónoma de Psiquiatria do Hospital de Vila Franca de Xira, entre fevereiro e março de 2014, com a duração de quatro semanas. Sob a tutela do Dr. Miguel Talina, este estágio incluiu uma série de actividades na área da Psiquiatria médica: consultas externas de Psiquiatria de adultos e Pedopsiquiatria, internamento hospitalar, serviço de urgência, psiquiatria de ligação, sessões de terapia de grupo, etc. Ao contrário dos restantes estágios profissionalizantes, tanto este quanto o de Medicina Geral e

(6)

Familiar se destacam como experiências globalmente inovadoras na minha formação; isto porque os estágios de 5º ano contaram com um muito limitado componente clínico.

Sendo uma área de particular interesse pessoal foram importantes um grande número de contribuições deste estágio, nomeadamente: (1) o contacto próximo com casos na enfermaria e no serviço de urgência de patologia psiquiátrica grave, mas extremamente atípica e interessante, tanto em fase inicial quanto em evolução crónica; (2) o modo de apresentação, as queixas e o tipo de personalidades dos doentes com sintomatologia psiquiátrica que se apresentam em consulta externa, assim como a frequência geral e diversidade dos diferentes grupos de patologias mentais; (3) as funções e a cooperação de vários profissionais para o tratamento multi-disciplinar do mesmo doente; (4) as funções e a atividade diária de um psiquiatra num serviço hospitalar.

Fui ainda desafiado a desenvolver um trabalho de investigação intitulado “Geração+: um

programa para acabar com todos os programas”, com o propósito de apoiar um futuro

projeto a implementar no concelho de Vila Franca de Xira. Esse projeto procuraria a deteção precoce de famílias em risco psico-social com necessidade de intervenção médica ou social; através de visitas domiciliárias continuadas por profissionais de saúde procurar-se-iam resultados a médio-longo prazo no bem-estar da mãe e da criança.

ESTÁGIO PARCELAR DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR | Prof. Doutora Isabel Santos

Decorreu na Unidade de Saúde Familiar de Vila Franca de Xira, entre março e abril de 2014, sob a tutela da Dra. Susana Ribeiro. Durante este estágio de quatro semanas estive presente em mais de 200 consultas de diversos propósitos, incluindo: saúde de adultos, infantil e materna, planeamento familiar, rastreio oncológico, diabetes, hipertensão arterial, consultas abertas e de domicílio. Esta diversidade correspondeu a uma aquisição de conhecimentos e experiência muito ampla no contexto da Medicina Familiar, do seu papel preventivo, terapêutico e de orientação do doente. De destacar ainda atividades práticas desenvolvidas ao longo das consultas; a título de exemplo alguns gestos do

(7)

exame objetivo não praticadas normalmente, como a otoscopia e a observação da orofaringe, o exame ginecológico e mamário (no contexto de citologia para rastreio de cancro do colo do útero) e a educação alimentar de doentes diabéticos.

ESTÁGIO PARCELAR DE PEDIATRIA | Prof. Doutor Luís Varandas

Este estágio decorreu no Serviço de Infecciologia do Hospital Dona Estefânia (CHLO), entre abril e maio de 2014 e sob a tutela da Dra. Catarina Gouveia. No seu decorrer participei diariamente na atividade de enfermaria de infecciologia pediátrica e semanalmente na consulta externa de infecciologia e no atendimento do serviço de urgência pediátrica. Ainda estive presente em consulta externa de imuno-alergologia e em múltiplos seminários e sessões teórico-práticas de temas da área pediátrica. Aquando do final do estágio apresentei um trabalho teórico intitulado: “A Peste Branca: Tuberculose

em idade pediátrica”.

UNIDADE CURRICULAR OPCIONAL | Prof. Doutor Rui Moreno

No que toca à UC Opcional selecionei um estágio clínico na Unidade de Cuidados Intensivos Neurocríticos do Hospital de São José, que decorreu em maio de 2014 com a duração de duas semanas e sob a orientação do Prof. Doutor Rui Moreno e da Dra. Susana Afonso. A razão da minha escolha passou pelos seus seguintes motivos: (1) a ausência de estágios pré-graduados na área de Cuidados Intensivos e a modesta duração do estágio de Neurologia; (2) o contacto prévio com a equipa da UCINC e com o seu trabalho através dos workshops organizados pela iMed 5.0 Conference em 2013; (3) o meu interesse pessoal na área da Medicina Intensiva e das Neurociências, tanto a nível teórico quanto ao nível de técnicas diagnósticas e terapêuticas.

Este estágio clínico cumpriu e superou todas as minhas expectativas uma vez que, como em muitos dos estágios parcelares, desempenhei tarefas importantes para a minha formação mas que ainda não havia tido oportunidade de realizar (colocação de acesso venoso central ou de linha arterial, etc.) e contactei com casos clínicos únicos no curso.

(8)

3

OUTRAS

ATIVIDADES

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA FCM-NOVA

Fui membro da Direção da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa (AEFCML) no mandato de 2012/2013. Integrei o departamento de Imagem e Comunicação onde participei em principalmente em atividades na área da comunicação externa através do website da AEFCML e da sua presença nas redes sociais. A meu cargo esteve tanto a divulgação quanto a gestão pública dos diversos projetos de outros departamentos da associação de estudantes.

REVISTA FRONTAL

Fui Diretor Executivo da Revista FRONTAL no mandato de 2012/2013. Durante este período lançámos uma série de reformas que tornaram este projeto no meio de comunicação de referência dos estudantes de Medicina a nível nacional. A saber:

(1) formámos uma nova Equipa de Redação que conta atualmente com mais de 40 alunos participantes, tanto da FCM-NOVA como de outras instituições;

(2) reformulámos as linhas editoriais da revista que passou a contar com artigos de elevada qualidade e relevância para os estudantes de Medicina e jovens médicos;

(3) renovámos as linhas gráficas da edição impressa para um estilo moderno e inovador; (4) lançámos o website revistafrontal.com e a página facebook.com/revistafrontal, onde são lançados semanalmente múltiplos artigos originais criados pela equipa;

(5) criámos duas edições impressas que contaram com entrevistas, crónicas, artigos de investigação própria, etc. de temas locais e nacionais de elevada qualidade; a título de exemplo: entrevistas ao Prof. Doutor José Manuel Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos, e ao Prof. Doutor Jorge Branco, Diretor da Maternidade Alfredo da Costa, um artigo de investigação sobre o exercício da Medicina em situações extremas, como no

(9)

conflito sírio e em favelas brasileiras, um trabalho estatístico sobre a satisfação dos alunos da FCM em relação à Reforma Curricular em curso;

(6) lançámos um programa de fundraising com vista à auto-suficiência do projeto.

No mandato de 2013/2014 permaneço no projeto como membro da Equipa de Redação, consultor da nova Direção e Diretor de Arte. A título pessoal assinei ainda vários artigos publicados pela FRONTAL, nomeadamente três crónicas satíricas intituladas “Crónico” e uma entrevista ao Dr. António Arnaut, “O SNS é o meu melhor poema”.

IMED 5.0 CONFERENCE

Fui Coordenador de Comunicação do iMed 4.0 Conference no mandato de 2011/2012 e do iMed 5.0 Conference no mandato 2012/2013. Destaco este último evento, pois foi aquele com maior impacto a nível local e nacional, tendo sido provavelmente o melhor congresso europeu organizado por e para estudantes de Medicina nesse ano. Nele estão incluídas: (1) sessões científicas que contaram com investigadores de referência a nível internacional; (2) sessões keynote, destacadas pelos oradores internacionalmente reconhecidos, entre eles quatro prémios Nobel (Robin Warren, Ada Yonath, Harald zur Hausen e Richard J. Roberts); (3) workshops em múltiplas áreas com o apoio da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos; (4) uma competição que premiou estudantes de Medicina envolvidos em projetos de investigação básica com bolsas duas bolsas de €5.000; outra que premiou o participante com a melhor mente clínico-dedutiva com um estágio em São Tomé e Príncipe.

Além do meu papel organizacional e logístico, estiveram a meu cargo variadas funções baseadas no papel de gestor da comunicação externa e da imagem do congresso. Especificamente destaco os seguintes papéis: (1) criação e gestão do website do evento e das redes sociais; (2) produção de material de divulgação e comunicação e informativo (posters, flyers, etc.); (3) apoio institucional aos participantes.

(10)

4

POSICIONAMENTO

CRÍTICO

O estágio profissionalizante apresenta uma série de pontos positivos e de outros a melhorar que faço questão de descriminar.

Quanto aos pontos positivos, é de referir que, de facto, este estágio vai global e inequivocamente no sentido da profissionalização e da autonomia do aluno. Restará saber se o grau de evolução é suficiente para os desafios do Internato Médico. Termina com sucesso o ciclo formativo do Mestrado Integrado em Medicina, e tem em conta os patamares dados previamente pelo aluno. Em termos gerais os serviços médicos e cirúrgicos onde estive presente e os tutores que me acompanharam estão conscientes das metas que os alunos a este nível devem atingir. Em certas situações foi além das minhas expectativas no que toca às experiências teóricas e práticas que proporcionaram. Destaco ainda o bom ratio tutor/aluno e a distribuição temporal dos estágios parcelares. Outros pontos, em meu entender, merecem melhoria progressiva nos anos que se seguem. Verifico que persiste no 6º ano um grau importante de prepotência por parte da regência de certas UC em relação aos alunos, padrão que ressoa dos primeiros cinco anos de curso. Alguns dos estágios ainda se aproximam dos dois extremos que os alunos de Medicina abominam no seu percurso clínico: desde o apoio reduzido por parte dos tutores até à sua incapacidade de delegar algumas das tarefas. É importante também trabalhar no sentido dar um papel na formação do aluno a outros profissionais de saúde. É com enorme orgulho e satisfação que termino este ciclo. Fazendo uma análise retrospetiva considero que os seus objetivos foram globalmente alcançados. Este ano constituiu, sem dúvida, um dos pilares essenciais da minha formação pré-graduada, pois foi um ano gratificante a vários níveis. Gostaria por fim de agradecer a todos os docentes da FCM-NOVA, aos assistentes hospitalares e aos restantes profissionais que me receberam e aos meus colegas que contribuíram para que assim fosse.

(11)
(12)
(13)
(14)
(15)

Referências

Documentos relacionados

O clube não precisará montar um portal, lembrem-se, não é um campori, ele só precisa preparar de forma criativa um local para colocar a faixa de

• Limites de ocupação / Condições de permanência – O laboratório terá a lotação máxima de 12 alunos; Será colocada nas bancadas uma sinalética que indica os

Na página 64 (último parágrafo) onde se lê: (....) evidenciou a ideia de sentido moral nos animais, não sendo, portanto, apenas uma característica dos homens., deve ler-se:

Baseada no Titulo do Livro “Como Empresas Fracassam e Outras Crescem Poderosamente” do escritor, palestrante, consultor e administrador Anderson Santos, essa extraordinária palestra

Comentários: Como já foi dito em outros artigos, a lei de afinidade e sintonia é que permite ou não que sejamos influenciados tanto para o bem quanto para o mal.. Quando

70 Tabela 25 - Viabilidade celular dos queratinócitos HaCaT (representada em %) no ensaio de citoproteção com incubação dos extratos de resíduo alcoólico, folhas verdes e

Projetado para plataformas Windows, VideoXpert é fácil de instalar, rápido de configurar e fornece uma interface intuitiva que ajuda os operadores a usar o vídeo capturado

bastando igualar-se ao último lance ofertado,o que não interfere na continuidade da disputa, nesse caso, o interessado deverá avisar ao Leiloeiro no início do leilão sobre