• Nenhum resultado encontrado

A U T I S M O C O N S C I E N C I A L (PA R A P A T O L O G I A )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A U T I S M O C O N S C I E N C I A L (PA R A P A T O L O G I A )"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A

U T I S M O

C

O N S C I E N C I A L

( P

A R A P A T O L O G I A

)

I. Conformática

Definologia. O autismo consciencial é a condição antievolutiva de fechamento da

cons-ciência em si mesma, de modo consciente ou inconsciente, caracterizada pela criação mental de mundo autônomo, com apego excessivo aos próprios valores, determinando isolamento em maior ou menor grau da realidade exterior, comunicação deficiente, dificuldade de estabelecer relações interconscienciais sadias, comportamento arredio, limitado e com interesses restritos.

Tematologia. Tema central nosográfico.

Etimologia. O termo autismo vem do idioma Francês, autisme, emprestado do idioma

Alemão, autismus, e este derivado do idioma Grego, autós, “de si mesmo”. O vocábulo foi criado pelo psiquiatra suíço Paul Eugen Bleuler (1857–1939) em 1911. Apareceu, no idioma Português, em 1942. O vocábulo consciência deriva do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo cons-cire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII.

Sinonimologia: 01. Ensimesmamento consciencial. 02. Fechadismo consciencial.

03. Encaramujamento consciencial; encolhimento consciencial; retraimento consciencial. 04. In-troversão patológica. 05. Isolamento egocêntrico. 06. Anticonvivialidade; inconvivialidade. 07. Insociabilidade. 08. Comunicabilidade unilateral; incomunicabilidade. 09. Alienação evolu-tiva; autocastração evolutiva. 10. Antiuniversalismo.

Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 5 cognatos derivados do vocábulo autismo:

an-tiautismo; Autismologia; autista; autística; autístico.

Neologia. As duas expressões compostas autismo consciencial agudo e autismo

cons-ciencial paracrônico são neologismos técnicos da Parapatologia.

Antonimologia: 01. Abertismo consciencial. 02. Expansão consciencial. 03.

Autexpo-sição assistencial; extroversão educada. 04. Adaptação convivencial; convivialidade interassis-tencial; interdependência evolutiva. 05. Altruísmo; sociabilidade sadia. 06. Comunicação omni-lateral; transparência. 07. Engajamento evolutivo. 08. Isolamento assistencial. 09. Discrição cosmoética. 10. Universalismo.

Estrangeirismologia: a falta do rapport interconsciencial; a attachment insecurity;

o living apart from the world; o modus vivendi recluso; o existential vacuum; a dificuldade do li-ving together; a closed mind.

Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento

quanto à interatividade interconsciencial.

II. Fatuística

Pensenologia: o holopensene pessoal do fechadismo em si mesmo; os autopensenes;

a autopensenidade; os egopensenes; a egopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os esquizopensenes; a esquizopensenidade; os fobopensenes; a fobopensenidade; a carência dos or-topensenes; a carência da ortopensenidade; a ausência dos conviviopensenes; a ausência da convi-viopensenidade; a falta dos evoluciopensenes; a falta da evoluciopensenidade; o monopólio da autopensenização egocentrada; a autointoxicação pensênica; a atitude pensênica antirrecin; os be-nefícios da holopensenidade assistencial; a quebra da autopensenização orbitando em torno do próprio umbigo; a melhoria do holopensene pessoal pela prática do estado vibracional (EV); a predisposição pensênica para a interatividade interconsciencial.

Fatologia: o autismo consciencial; a inacessibilidade; o hermetismo; o fechamento em

copas; o monopólio da introjeção; a fraqueza presencial; o autocentrismo; a preocupação excessi-va consigo mesmo; a hipersensibilidade; a autovitimização; a conviviopatia; as deficiências na

(2)

in-teração social; a dessintonia com os outros; o sentimento de estar deslocado no grupo; o desprazer gerado nas interrelações conscienciais; as experiências não compartilhadas; a inabilidade para fa-zer amigos e estabelecer relacionamentos afetivos; a vida reclusa; o afastamento de pessoas dife-rentes; a imiscigenação; a incapacidade empática; o subdesenvolvimento da afetividade; a incom-preensão dos pontos de vista alheios; a desvalorização equivocada da convivialidade; a esnobação dos companheiros evolutivos; o autencarceramento em torre de marfim; a anticomunicabilidade; a inexpressividade corporal e verbal; os problemas de reciprocidade nas conversações; a evitação de olhar nos olhos dos outros; a falta de clareza para expressar os pensamentos e os sentimentos; o comportamento isolado; os interesses muito específicos, inflexíveis e intensos; a interpretação limitada das experiências e das pessoas; a carência de visão de conjunto; o apego à rotinas previ-síveis; a insistência em atender os próprios desejos; a impulsividade não controlada; a agressivi-dade em resposta às frustrações; a dificulagressivi-dade de processar e expressar emoções; o descontrole emocional ante o estresse e a sobrecarga; a ansiedade diante do imprevisto; o abrimento intra-consciencial; a acessibilidade; a reperspectivação da própria realidade ao sair de si mesmo; o de-sencolhimento consciencial; a busca por desenvoltura consciencial; o antiegocentrismo; a descen-tração terapêutica pela interassistencialidade; a disposição para compreender o outro; o esforço para ter empatia; a autodisponibilidade para interagir; a conexão interconsciencial; o desenvolvi-mento gradual da conscienciofilia através da convivência; o trabalho em grupo; o estabelecidesenvolvi-mento de vida social; a constituição de dupla evolutiva; o enfrentamento da convivência mais difícil; a descida do pedestal; a plurirracialidade; a ampliação dos interesses; o empenho pela evolução pessoal e alheia; o comportamento multímodo; a interação comunicativa; a melhoria da autex-pressão verbal e gestual; a ampliação cognitiva pessoal favorecendo a intercompreenção; o poli-glotismo; os Transtornos Globais do Desenvolvimento do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV) e da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Proble-mas Relacionados à Saúde (CID-10); as associações nacionais e internacionais para tratamento e apoio ao autista.

Parafatologia: a ausência da autovivência do estado vibracional profilático; o

auten-capsulamento energético patológico; a anulação energética; a falta da sinalética energética e parapsíquica pessoal; a iscagem humana inconsciente; a inconsciência multidimensional; a ina-cessibilidade aos amparadores extrafísicos; a desconectividade com o Cosmos; a conscin tranca-da; a dificuldade do emprego sadio do laringochacra; os traumas emocionais multiexistenciais ainda atuantes na paragenética pessoal; a evitação das assimilações energéticas (assins); a insegu-rança para conviver devido à falta da desassimilação energética (desassim) pessoal; a saturação das autointoxicações energéticas perdispondo à interação com as outras consciências; a autopres-crição interassistencial pós-recin intermissiva.

III. Detalhismo

Sinergismologia: o sinergismo falta de habilidade social–inadaptabilidade social; o

si-nergismo disfunção comunicativa–disfunção social; o sisi-nergismo medo de ser excluído–autex-clusão voluntária; o sinergismo transparência-autodesassédio-heterodesassédio; o sinergismo convivência sadia–interassistência.

Principiologia: o princípio de ninguém evoluir sozinho; a inevitabilidade do princípio

da convivialidade interconsciencial embasando a evolução; o princípio de inseparabilidade gru-pocármica; o princípio da empatia evolutiva.

Codigologia: a falta do código pessoal de Cosmoética (CPC); a necessidade evolutiva

do código grupal de Cosmoética (CGC).

Teoriologia: a teoria cognitiva; a teoria afetiva; a teoria da coerência central; a teoria

dos neurônios-espelho; a ignorância quanto à teoria e a prática da evolução consciencial em grupo.

Tecnologia: a técnica da autexposição gradual programada; a técnica da

(3)

comunica-ção; a técnica da evitação do elitismo; a técnica do vínculo consciencial proexológico; a técnica expansiva da Cosmovisiologia.

Voluntariologia: o voluntariado e o paravoluntariado das associações de assistência ao

autista.

Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório

conscien-ciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienconscien-ciológico da grupalidade.

Colegiologia: o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da

Interas-sistenciologia; o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Conviviologia.

Efeitologia: o efeito estagnador do isolamento consciencial; os efeitos autocoercitivos

dos erros acobertados; o efeito de acomodar-se diante das desilusões conviviais; o efeito esquiva do ostracismo; o efeito ostra protetor das interações interconscienciais; o efeito intimista da con-versação olhos nos olhos; o efeito evolutivo da convivência sadia.

Neossinapsologia: o isolamento consciencial impedindo a geração de neossinapses;

a possibilidade de reciclagem terapêutica das retrossinapses a cada ressoma; as neossinapses de-rivadas das interrelações.

Ciclologia: o ciclo fechadismo-inconvivialidade-incomunicabilidade; o ciclo da

es-tagnação evolutiva, em geral, somente quebrado pela saturação.

Enumerologia: o egoísmo; o fechadismo; o isolacionismo; a inconvivialidade; a

insoci-abilidade; a incomunicinsoci-abilidade; a alienação.

Binomiologia: o binômio desinteresse evolutivo–hibernação existencial; o binômio

pa-tológico egoísmo-orgulho; o binômio medo-covardia; o binômio autorrepressão–contenção auto-imposta; o binômio resguardo pessoal–autoinsegurança; o binômio rejeição ao contato íntimo– –autismo; o binômio autismo–omissão deficitária.

Interaciologia: a interação patológica megaegoísmo-autismo; a interação emotividade

excessiva–emotividade bloqueada; a interação Parapatologia-Patologia; a interação Paragenéti-ca-Genética-ambiente; a interação trauma-medo-retração; a interação inflexibilidade cognitiva– –inflexibilidade comportamental; a interação assistência a outrem–assistência para si.

Crescendologia: o crescendo nosográfico retrair-se–ensimesmar-se–enclausurar-se;

o crescendo patológico afastar-se–esconder-se–exilar-se; o crescendo evolutivo centrífugo; o crescendo evolutivo da consciência convivial; o crescendo evolutivo da consciência social; o crescendo autoposicionamento-autexposição-autotransparência-abertismo; o crescendo inter-compreensão-interação-intercooperação.

Trinomiologia: o trinômio mundinho-interiorose-apriorismose; o trinômio antievolutivo

culpa-vergonha-escondimento; o trinômio pessoa-grupo-coletividade; o trinômio egocarma-gru-pocarma-policarma.

Polinomiologia: o polinômio evolutivo

autodisponibilidade-convivialidade-comunicabi-lidade-interassistencialidade.

Antagonismologia: o antagonismo abertismo consciencial / fechadismo consciencial;

o antagonismo vida expansiva / vida recolhida; o antagonismo extroversão assistencial / intro-versão egoica; o antagonismo discrição autodefensiva / discrição cosmoética.

Paradoxologia: o paradoxo da evolução consciencial individual se desenvolver no

âm-bito da evolução consciencial grupal; o paradoxo do isolamento da conscin para a assistência multidimencional na tenepes.

Politicologia: a falta de políticas públicas específicas para o autista no Brasil (Ano-base:

2012); a egocracia; a autocracia; a evoluciocracia; a assistenciocracia.

Legislogia: a lei da interdependência consciencial; a lei do carma impulsionando o

au-tista, inevitavelmente, para fora de si; a lei da empatia; a lei da grupalidade; a lei da inseparabi-lidade grupocármica; a lei da interassistenciainseparabi-lidade; a lei do maior esforço evolutivo na constru-ção de relacionamentos mutuamente enriquecedores.

Filiologia: a egofilia; a autofilia; a carência da conviviofilia; a isolofilia.

Fobiologia: a conscienciofobia; conviviofobia; a sociofobia; a xenofobia; a neofobia;

(4)

Sindromologia: a síndrome do autismo consciencial; as síndromes autistas; a síndrome

de Kanner; a síndrome de Asperger; a síndrome de Rett; a síndrome de savant; a síndrome do avestruzismo; a síndrome do ostracismo; a síndrome do estrangeiro.

Maniologia: a egomania. Mitologia: o mito da solidão.

Holotecologia: a nosoteca; a egoteca; a psicossomaticoteca; a fobioteca; a convivioteca;

a comunicoteca; a recexoteca.

Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Egologia; a Egocarmologia; a Conviviologia;

a Comunicologia; a Psiquiatria; a Psicologia; a Consciencioterapia; a Evoluciologia; a Interassis-tenciologia.

IV. Perfilologia

Elencologia: a conscin fechada; a conscin incomunicável; a pessoa insociável; a

pessoa--ilha; a personalidade estranha; o indivíduo inabordável; o individuo inacessível; o ser alienado; a isca humana inconsciente; a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica.

Masculinologia: o autista; o aspie; o fechadão; o encolhido; o encaramujado; o caladão;

o superintrovertido; o arredio; o esquivo; o insulado; o isolacionista; o eremita; o recluso; o solitá-rio; o segregado; o incomunicante; o insociável; o alienado; o hibernante evolutivo; o egocêntri-co; o orgulhoso; o consciencioterapeuta; o evoluciente; o tenepessista; o ofiexista; o convivió-logo; o comunicóconvivió-logo; o consciencióconvivió-logo; o verbetóconvivió-logo; o tertuliano; o pré-serenão vulgar; o ree-ducador; o acoplamentista; o conscienciômetra; o amparador intrafísico; o cuidador.

Femininologia: a autista; a aspie; o exemplarismo assistencial da portadora da síndrome

de Asperger Temple Grandin (1947–); a fechadona; a encolhida; a encaramujada; a caladona; a superintrovertida; a arredia; a esquiva; a insulada; a isolacionista; a eremita; a reclusa; a solitá-ria; a segregada; a incomunicante; a insociável; a alienada; a hibernante evolutiva; a egocêntrica; a orgulhosa; a consciencioterapeuta; a evoluciente; a tenepessista; a ofiexista; a convivióloga; a comunicóloga; a consciencióloga; a verbetóloga; a tertuliana; a pré-serenona vulgar; a reeduca-dora; a acoplamentista; a conscienciômetra; a amparadorora intrafísica; a cuidadora.

Hominologia: o Homo sapiens egocentricus; o Homo sapiens insulatus; o Homo

sa-piens solus; o Homo sasa-piens egodefensivus; o Homo sasa-piens incommunicabilis; o Homo sasa-piens inconvivator; o Homo sapiens regressivus; o Homo sapiens alienatus; o Homo sapiens interacti-vus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens gruppalis.

V. Argumentologia

Exemplologia: autismo consciencial agudo = o desenvolvido durante a existência

intra-física, com predomínio de fatores genéticos e ambientais; autismo consciencial paracrônico = o desenvolvido pela influência predominante da Paragenética, perdurando por diversas vidas in-tra e exin-trafísicas.

Culturologia: a cultura individualista; a Multiculturologia; a Interculturologia. Espectro. Sob a ótica da Parapatologia, o autismo consciencial apresenta diversos

ní-veis de manifestação, no âmbito da tríade de deficiências nas áreas social, de comunicação e de comportamento, podendo ser subdividido, por hipótese, em 3 graus, em ordem crescente de inten-sidade:

1. Leve: presença de alguns traços autísticos na manifestação consciencial, não abran-gendo todas as áreas da tríade, com prejuízos principalmente na socialização, não comprometen-do significativamente a vida em geral.

(5)

2. Moderado: prejuízo de todas as áreas da tríade, com fixação de temperamento autís-tico, mais duradouro, maior tendência a isolamento, porém sem comprometimento da cognição.

3. Grave: prejuízo de todas as áreas da tríade e da cognição, com rebaixamento mental da consciência (oligofrenia).

Taxologia. Segundo a Conviviologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 14 tipos ou

aspectos do autismo consciencial, a fim de explicitar a abrangência do conceito e os aspectos de fechadismo, restrição da interação, da convivência e da comunicação, característicos desta condição:

01. Autismo afetivo: o bloqueio emocional intenso; as interações afetivas pobres; a ale-xitimia.

02. Autismo energético: a ausência energética; o autencapsulamento energético patolo-gico; a inexpressividade presencial.

03. Autismo étnico: a acomodação ao grupo sociocultural de origem; a inadaptação em outro país; o nacionalismo; o monoglotismo.

04. Autismo familiar: o apego excessivo à família, restringindo interações com outras pessoas; o travão familiar impedindo a evolução do grupo; a defesa do clã.

05. Autismo grupal: os grupos fechados; o sectarismo; a apriorismose grupal; as guer-ras em geral.

06. Autismo humano: a dificuldade de relacionamento com outros humanos; as incom-patibilidades da natureza humana; a conscin intratável; a misantropia; a preferência pelo trabalho isolado dentro da equipe.

07. Autismo informático: a pessoa fixada em computadores e Internet, deficitária no convívio social; a debilidade mental alerta; a internetmania.

08. Autismo institucional: as instituições resistentes às inovações e às reciclagens; as instituições religiosas fanáticas; os governos totalitários.

09. Autismo intelectual: a arrogância do saber; a adesão à filosofia do ignorantismo; a exaltação do academicismo, sem aplicação prática e assistencial; as habilidades savant.

10. Autismo multidimensional: a percepção apenas monodimensional da existência; o paradigma eletronótico; o parapsiquismo trancado.

11. Autismo político: o unilateralismo inconsequente das ações de governantes, passan-do por cima de outras nações; as estratégias militares de passan-domínio territorial e político; a manuten-ção do poder a todo custo; os impérios.

12. Autismo psiquiátrico: a visão médica do autismo; a limitação do paradigma física-lista; a doença consciencial além da doença somática.

13. Autismo racial: a imiscigenação entre as raças; o preconceito racial; a xenofobia; a raça considerada superior.

14. Autismo social: a incapacidade de viver em grupo; o isolamento social na era da su-perpopulação mundial; a sociofobia.

Mecanismos. No contexto da Parageneticologia, eis, na ordem alfabética, 8 categorias

de autofechamento consciencial, caracterizando hipóteses sobre o mecanismo básico do autismo, assentado no egoísmo, demonstrando a complexidade e a variabilidade de experiências associadas à paraetiologia, além de diversas possibilidades de combinações, fatores predisponentes e desen-cadeantes:

1. Abstração: mecanismo de absorção do indivíduo pelo próprio mundo mental, consi-derado mais interessante se comparado à realidade externa. Relacionado a teorizações filosóficas ou científicas, sem aplicação prática evolutiva e à subjugação do psicossoma. A erudição inútil; a intelectualidade disperdiçada; a dispersão consciencial.

2. Arrogância: mecanismo de distanciamento interconsciencial por falso conceito de superioridade pessoal ou grupal, podendo ser de base moral, social, intelectual ou comportamen-tal. O elitismo; a autocracia; o poder intrafísico; o orgulho patológico; o racismo.

(6)

3. Autocoerção: mecanismo autorrepressor, com forte bloqueio emocional. A autocoer-ção moral; os erros acobertados; os acobertamentos anticosmoéticos cronicificados; os segredos inconfessáveis; a vergonha; a defectividade; a fuga da autexposição; a autoculpa regressiva; a re-pressão religiosa.

4. Bloqueio: mecanismo autoprotetor de desconexão da realidade, para bloquear estímu-los estressantes, desconhecidos, muitas vezes desconfortáveis e de difícil controle. A vida restrita ao próprio mundo; a neofobia; a interiorose; a apriorismose; a falta de ousadia evolutiva; a medio-crização existencial; a evitação de crises de crescimento; a acomodação na zona de conforto pato-lógica.

5. Frustração: mecanismo de alienação da realidade evolutiva para evitar frustrações. O acúmulo de frustrações geradas a partir de expectativas egocêntricas; a percepção íntima de in-capacidade de resolver problemas; as decepções passadas; a inadaptação a novos contextos; o fan-tasiosismo; a idealização patológica.

6. Insegurança: mecanismo de paralisia por medo, em geral, relacionado a traumas ou situações críticas ocorridas no passado, incluindo vidas pretéritas, conscientes ou não, ainda não resolvidas. A insegurança pessoal; o medo de se expor; o medo de ser julgado; o medo de ser ridi-cularizado; a timidez; o medo de traumas físicos e emocionais.

7. Isolamento: mecanismo de afastamento do convívio social e interconsciencial, es-pontâneo ou forçado. A busca fanática por elevação espiritual e purificação; o eremitismo; a clau-sura religiosa; a prisão; as internações médicas prolongadas; as doenças estigmatizantes.

8. Restrição: mecanismo de imposição de limites de convivência, cerceando a possibili-dade de relações interconscienciais sadias e universalistas. Em geral, de base ideológica, doutriná-ria ou devido a condicionamentos. O absolutismo; o bairrismo; o conservantismo; o corporativis-mo; o esoteriscorporativis-mo; o etnocentriscorporativis-mo; o nacionaliscorporativis-mo; o personaliscorporativis-mo; o sectariscorporativis-mo; o xenofo-bismo.

Terapeuticologia. Segundo a Consciencioterapia, as manifestações autísticas podem ser

melhoradas a partir da adoção de postura intraconsciencial de abertismo omnilateral, através de experimentação prática gradual e progressiva, principalmente nas áreas mais críticas, visando ex-pansão autopensênica, estabelecimento de interações interconscienciais sadias e interassistenciais, desenvolvimento da comunicabilidade e da convivialidade, capazes de implementar fluxo evoluti-vo consciencial e reciclagem do holopensene pessoal.

VI. Acabativa

Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem

alfabé-tica, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas cen-trais, evidenciando relação estreita com o autismo consciencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:

01. Alienação: Intrafisicologia; Nosográfico.

02. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro. 03. Análise egológica: Heterocriticologia; Nosográfico. 04. Convivência humana: Conviviologia; Neutro. 05. Descentração cognitiva: Conviviologia; Neutro. 06. Fechadismo consciencial: Parapatologia; Nosográfico. 07. Hibernação cultural: Parapatologia; Nosográfico. 08. Inconvivialidade: Autoconviviologia; Nosográfico. 09. Intersubjetividade: Conviviologia; Neutro.

10. Isolamento dignificador: Autopercepciologia; Homeostático. 11. Microuniverso intransitável: Intraconscienciologia; Nosográfico. 12. Omniterapeuticologia: Paraterapeuticologia; Homeostático. 13. Papel social: Sociologia; Neutro.

(7)

15. Reclusão voluntária: Conviviologia; Nosográfico.

O

AUTISMO CONSCIENCIAL SIGNIFICA EGOÍSMO AINDA

ACENTUADO

,

AUTOINTOXICANTE E LIMITADOR DAS VI

-VÊNCIAS PESSOAIS

,

IMPEDINDO POSSIBILIDADES DE

IN-TERAÇÕES EVOLUTIVAS COM OUTRAS CONSCIÊNCIAS

.

Questionologia. Você, leitor ou leitora, identifica algum comportamento autístico nas

manifestações conscienciais? Em qual área? Bibliografia Específica:

1. Assumpção Jr., Francisco; & Kuczynski, Evelyn; Autismo Infantil: Novas Tendências e Perspectivas; XVI + 294 p.; 20 caps.; 7 citações; 35 enus.; 14 fotos; 13 ilus.; 18 tabs.; 856 refs.; 4 anexos; alf.; 24,5 x 17,5 cm; br.;

Atheneu; São Paulo, SP; 2009; páginas 81 a 89 e 91 a 104.

2. Grandin, Temple; & Scariano, Margaret; Uma Menina Estranha: Autobiografia de uma Autista

(Emer-gence: Labeled Autistic); apres. Bernard Rimland; pref. William Carlock; revisoras Ana Maria Barbosa; et al.; trad.

Ser-gio Flaksman; II + 198 p.; 12 caps.; 3 enus.; 2 ilus.; 1 questionário; 3 apênds.; 21 x 13 cm; br.; 3ª imp.; Companhia das

Letras; São Paulo, SP; 1999; páginas 17 a 193.

3. Ramachandran, Vilayanur; & Oberman, Lindsay; As Metáforas do Espelho; Reportagem;

Mente&Cére-bro; Revista; Mensário; Especial: Doenças do CéreMente&Cére-bro; Vol. 2; 3 fotos; 6 ilus.; 4 refs.; São Paulo, SP; 2010; páginas 20

a 29.

4. Silva, Ana Beatriz; Gaiato, Mayra; & Reveles, Leandro; Mundo Singular: Entenda o Autismo; revisores Ana Kronemberger; et al.; 288 p.; 14 cap.; 7 enus.; 16 websites; 8 vídeos; 20 filmes; 40 refs.; 5 anexos; 23 x 16 cm; br.;

Objetiva; Rio de Janeiro, RJ; 2012; páginas 63 a 75, 87 a 94 e 182 a 187.

5. Treffert, Darold; & Christensen, Daniel; O Homem que não esqueceu; Reportagem; Mente&Cérebro; Revista; Mensário; Especial: Doenças do Cérebro; Vol. 2; 2 fotos; 1 ilus.; 4 refs.; São Paulo, SP; 2010; páginas 16 a 19.

6. Tuchman, Roberto; & Rapin, Isabelle; Autismo: Abordagem Neurobiológica (Autism: A Neurological

Di-sorder of Early Brain Development); apres. Peter Procopis; pref. Martha Bridge Denckla.; revisora Maria Sonia Goergen;

trad. Denise Regina de Sales; 376 p.; 19 caps.; 9 enus.; 16 ilus.; 28 tabs.; 1.640 refs.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Artmed; Porto Alegre, RS; 2009; páginas 17 a 32.

7. Vicenzi, Siomara; Autismo Consciencial: Proposta de Abordagem Conscienciológica; Artigo;

tia; Revista; Trimestral; Vol. 12; N. 1; 6 enus.; 9 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscien-ciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2008; páginas 99 a 105.

8. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 20 cenografias; 24 disco-grafias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do

Cen-tro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007;

pá-ginas 253, 298, 586, 587, 604, 612, 615 e 620 a 622.

9. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 102 sinopses; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita;

Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas

644, 645 e 840 a 845.

C. P.

Referências

Documentos relacionados

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - 2° PROFESSOR - NÃO

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da adubação de nitrogênio, fósforo e potássio (NPK) na produção do cafeeiro Conilon (Coffea canephora L.), cultivado

Como os recursos do projeto são descritos semanticamente, agentes podem ser desenvolvidos para auxiliar na interpretação do seu significado e realizar tarefas do projeto

Para estes polos, a mediana de distância entre o município de residência do aluno e o polo é maior que 60 quilômetros, ou seja, pelo menos 50% dos alunos que não residem no

Como exemplo, este auxílio aparece na Figura 1, o qual corresponde ao número 1 (comentário do Item/Função). O número 2 corresponde aos índices de severidade, ocorrência

Segundo o ARTIGO 4, a entidade patronal tem de informar os respectivos funcionários dos riscos existentes no local de trabalho, fornecer Equipamentos de Protecção Individual

Este trabalho é um estudo de História da Educação Piauiense abordando, especificamente, a 

PROBLEMAS CAUSAS SOLUÇÕES O aparelho não liga • falta de energia • O plugue não está inserido na tomada • o dispositivo de proteção interno interveio • espere o