• Nenhum resultado encontrado

EFICÁCIA DA RADIOFREQUÊNCIA NO TRATAMENTO DE ACÚMULO DE ADIPOSIDADE NA REGIÃO SUBMENTONIANA: REVISÃO DE LITERATURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EFICÁCIA DA RADIOFREQUÊNCIA NO TRATAMENTO DE ACÚMULO DE ADIPOSIDADE NA REGIÃO SUBMENTONIANA: REVISÃO DE LITERATURA"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA ADRIANA APARECIDA CICHOTA

SABRINA KÜHL

EFICÁCIA DA RADIOFREQUÊNCIA NO TRATAMENTO DE ACÚMULO DE ADIPOSIDADE NA REGIÃO SUBMENTONIANA: REVISÃO DE LITERATURA

Palhoça 2020

(2)

ADRIANA APARECIDA CICHOTA SABRINA KÜHL

EFICÁCIA DA RADIOFREQUÊNCIA NO TRATAMENTO DE ACÚMULO DE ADIPOSIDADE NA REGIÃO SUBMENTONIANA: REVISÃO DE LITERATURA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Estética e Cosmética da Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial à obtenção do título de Tecnólogo em Estética e Cosmética.

Orientador: Prof. Msc. Juliana Barreto dos Santos Silva Ferreira .

Palhoça 2020

(3)

ADRIANA APARECIDA CICHOTA SABRINA KÜHL

EFICÁCIA DA RADIOFREQUÊNCIA NO TRATAMENTO DE ACÚMULO DE ADIPOSIDADE NA REGIÃO SUBMENTONIANA: REVISÃO DE LITERATURA

Este Trabalho de Conclusão de Curso foi julgado adequado à obtenção do título de tecnólogo em Estética e Cosmética e aprovada em sua forma final pelo Curso de Estética e Cosmética da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Palhoça 10/12/2020

______________________________________________________ Professor e orientador: Ms. Juliana Barreto dos Santos Silva Ferreira

.Universidade do Sul de Santa Catarina.

______________________________________________________ Nome do Professor: Ms. Viviane Pacheco Gonçalves

Universidade do Sul de Santa Catarina

______________________________________________________ Nome do Professor: Ms. Kênia Alexandra Costa Hermann

(4)

AGRADECIMENTOS

Primeiramente, a Deus, que sempre está do nosso lado!

Em especial aos pais, Amélia e Henrique Cichota e Maria Helena Cabral e Adelcio Marcos Kühl, que proporcionaram a nossa educação, e também não mediram esforços para o nosso crescimento e a nossa felicidade! Devemos a eles tudo que somos até hoje, amamos muito vocês!

Em especial o agradecimento as nossas avós (in memoriam) Joana Gostenski e Elinete Kersbaun Kühl, que partiram neste ano de 2020, dias difíceis sem a presença de vocês, faltou forças para continuar esse estudo, bateu desespero, momento de luto, mas que de alguma forma estão nos protegendo, fortalecendo e nos mandando força para continuar. Saudades! Aos irmãos, Luís e Maria Cichota, que sempre apoiaram, dando força para concluirmos esta etapa muito especial em nossas vidas. E Laryssa kühl, Arthur Kühl e Gabriel Cabral, sentimento de gratidão, e desejo que seus objetivos e sonhos sejam sempre alcançados, assim como conquistamos este agora, Amamos vocês!

Aos maridos Cahue Cendron Fortes e Thiago Machado Lemos que sempre estiveram ao nosso lado, apoiando aguentando nosso mau humor, nossas crises de ansiedade e choros, amamos vocês!

A nossa querida amiga Elisa Flores Lins que nesses três anos foi mais que especial, que nos ajudou também nas horas de dúvidas, amizade essa que levaremos pra toda vida, você mora no nosso coração!

A orientadora Juliana B. Dos Santos Silva Ferreira, pela orientação, revisões, melhorias, paciência e comprometimento para conosco e com o nosso trabalho podendo assim, termos finalizados, o nosso muito obrigada!

A professora Emily Bruna Justino pela colaboração com suas aulas e sugestões de melhoria para esse estudo que sempre amparou nos momentos de desespero e que tranquilizou com seus conhecimentos, o nosso muito obrigado!

E deixamos aqui registrado nosso carinho e gratidão a banca, coordenadora e Prof.ª Viviane Pacheco Gonçalves e Professora Kênia Alexandra Costa Hermann por ter nos dado a honra de participar dessa etapa final do artigo.

A todos os professores que fizeram parte dessa caminhada.

O nosso muito obrigada à todas essas pessoas de que alguma forma ajudaram na conclusão deste trabalho, fazem parte da nossa vida, e da nossa história .

(5)

RESUMO

Resumo: A adiposidade localizada caracteriza-se pelo acúmulo de adipócitos na região submentoniana, resultando muita das vezes em uma insatisfação estética no contorno facial, conhecido popularmente como papada. A técnica de radiofrequência vem se tornando uma alternativa não invasiva para tratamento dessa disfunção. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a eficácia da radiofrequência na redução do tecido adiposo na região submentoniana. Metodologia: A pesquisa foi realizada nas bases de dados Pubmed e Google Acadêmico, entre os anos de 2010 à 2020. Os critérios de inclusão foram artigos que abordaram sobre o tema dos efeitos da radiofrequência na adiposidade localizada submentoniana, e os critérios de exclusão foram artigos incompletos, artigos não conclusivos, artigos pagos, revisões bibliográficas, aplicação invasiva da radiofrequência, pesquisa feita em animais, associação da radiofrequência a outros procedimentos. Resultados: No presente estudo foram encontrados 176 artigos, porém apenas 4 foram selecionados para esta pesquisa atendendo aos critérios de inclusão e exclusão. Os estudos evidenciaram que há uma melhora clínica no contorno facial e na redução da gordura submentoniana com o uso da radiofrequência. Considerações finais: Concluiu-se que a radiofrequência é eficaz e segura para tratamentos de redução de tecido adiposo e contorno facial, no entanto estudos clínicos especificando os parâmetros, tempo de exposição e características dos equipamentos devem ser realizados para referenciar os parâmetros ideais a serem utilizados.

(6)

ABSTRACT

Abstract: Localized adiposity is characterized by the accumulation of adipocytes in the submentonian region, forming an aesthetic dissatisfaction in the facial contour, popularly known as the double chin. The radiofrequency technique has become a non-invasive alternative for the treatment of this dysfunction. Objective: The present study aimed to perform a systematic review of the literature on the effectiveness of radiofrequency use in reducing adipose tissue in the submentonian region. Methodology: PubMed and Google Academic databases were searched from 2010 to 2020. Inclusion criteria were articles on the effects of radiofrequency on submentonian localized adiposity, and exclusion criteria were incomplete articles, inconclusive articles, paid articles, bibliographic reviews, invasive application of radiofrequency, research done on animals, association of radiofrequency with other procedures. Results: In the present study 176 articles were found, but only 4 were selected for this research meeting the inclusion and exclusion criteria. The studies showed that there was a clinical improvement in the facial contour and reduction of submentonian fat with the use of radiofrequency. Final considerations: It was concluded that radiofrequency is effective and safe for treatments to reduce adipose tissue and facial contour, however clinical studies specifying the parameters, exposure time and characteristics of the equipment should be conducted to reference the ideal parameters to be used.

(7)

LISTA DE QUADROS

Quadro 1: Apresentação dos artigos que se encaixaram em todos os critérios metodológicos definidos no presente estudo

(8)

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 8 2 METODOLOGIA ... 11 3 RESULTADOS ... 12 4 DISCUSSÃO ... 15 5 CONCLUSÃO ... 17 REFERÊNCIAS ... 18

(9)

8

1 INTRODUÇÃO

A procura por melhorias na aparência física está se tornando muito mais evidente na sociedade atual (PETILLO, 2017). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “define-se o termo saúde como um estado como completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença” (SILVA et al., 2019).

O acúmulo de adiposidade da região submentoniana conhecida popularmente como papada é uma queixa que afeta muito a autoestima de alguns indivíduos, por se tratar de uma região do corpo bem visível (PETILLO, 2017).

A papada éuma das disfunções que levam os pacientes a procura de tratamentos por insatisfação estética (PETILLO, 2017). Caracteriza-se por acúmulo de gordura localizada, formando uma irregularidade do tecido na região submentoniana (JUNIOR, 2011).

Esse acúmulo de gordura subcutânea no submento causa uma proeminência indesejada, e uma aparência de obesidade ou envelhecimento (ALMEIDA, 2018). Causa também a perda do contorno mandibular e a diminuição da saliência mentoniana (CUNHA et al.,2019).

O tecido adiposo subcutâneo localiza-se logo abaixo da pele, apresentam vasos sanguíneos, fibras nervosas, fibroblastos, leucócitos, macrófagos, células tronco, mas é composto principalmente por células adiposas, que são células preenchidas com lipídios (BITENCOURT, 2019, p. 92,93).

Os adipócitos podem ser encontrados em forma isolada ou em pequenos grupos, agrupadas em pequenas ou grandes áreas do corpo no tecido subcutâneo (LOFFEU et al.,2015). Estes locais de concentração de gordura são chamados de depósitos adiposos, o aumento desproporcionado do acúmulo de gordura está ligado há alguns fatores, sendo cerca de 30-50% correspondente a genética, e os outros fatores são idade, sexo, os hábitos alimentares e a prática de atividade física (BITENCOURT, 2019, p.93). Na tentativa de realizar tratamentos para diminuição da adiposidade localizada com métodos, o qual, o paciente não esteja exposto a grandes riscos, custo benefício melhor, sem necessidade de repouso pós-procedimento, como seria o caso de uma cirurgia plástica, novos procedimento não invasivos, mas que são eficazes, dentre eles a radiofrequência (MAIA, 2018).

A radiofrequência refere-se a uma modalidade terapêutica de espetro eletromagnético que usa radiações na ordem de Kilohertz (KHz). É uma onda senoidal de alta frequência, que em contado com os tecidos corporais é absorvida, causando um efeito de conversão gerando calor, perdendo seus efeitos biológicos e químicos de alteração neuromuscular. A onda

(10)

9

eletromagnética é compreendida entre 30 KHz e 300 KHz tornando a frequência mais utilizadas entre 0,5 e 1,5 MHz, a frequência da onda é inversamente proporcional a sua profundidade (LOFFEUet al.,2015).

A radiofrequênciapode ser definida como ablativa, que são utilizados por médicos, por ser uma aplicação invasiva, e a não ablativa que pode ser aplicada por médicos, fisioterapeutas e esteticistas a sua aplicação não é invasiva (SOUZA, et al.,2018).Os aparelhos de radiofrequência também se diferenciam pelos tipos de manoplas e ao número de polos, podendo ser dividido em: monopolar ou unipolar, bipolar, tripolar e hexapolar (CAVALERI et al.,2017).

A radiofrequência produz uma sucessão de fenômenos no tecido que resultam no aumento de temperatura, estes são três: rotação das moléculas de água: essas moléculas de água atraem cargas opostas produzindo colisão entre os tecidos. Vibração iônica: os íons estão presentes em todos os tecidos, ao serem submetidos à radiofrequência cedem às vibrações da mesma frequência e vibram gerando fricção ou firmeza dos tecidos acarretando no aumento da temperatura tissular. Conversão térmica: aumenta a temperatura gerando uma cascata de processos inflamatórios, como o aumento da vascularização, estimulo de formação de fibroblastos e a produção de colágeno e elastina (SOIAGHER & BLANCO, 2016).

Silva (2018) destaca o equipamento de radiofrequência permitindo a contração das fibras colágenas sem romper, a energia gerada pela radiofrequência eleva a temperatura tecidual para as sustentações dérmicas causando um efeito de retração não cirúrgica, esse encolhimento do tecido e sem romper a epiderme respeitando a barreira térmica por meio micro inflamação que produz colágeno. A temperatura controlada em torno de 40°C no decorrer de todo o tempo de aplicação reduz a extensibilidade, amplia a densidade do colágeno, melhorando a flacidez da pele, com efeito qualificado lifting pela radiofrequência (TAGLIOLLATO, 2015)

Esse efeito térmico aumenta a vasodilatação consequentemente o aumento da circulação local melhorando a nutrição, oxigenação e o metabolismo celular, esse aquecimento também promove a quebra dos adipócitos e o aumento da circulação beneficia a drenagem dos fluidos e toxinas do organismo (LOFFEU et al.,2015).

Para Viviane (2018) no método de aplicação na adiposidade localizada com a radiofrequencia a um aumento da circulação local, e consequentemente a liberação dos ácidos graxos livres de gordura, favorecendo a lipólise através das catecolaminas, esse efeito térmico nas células adiposas causa um trauma liberando esse acido graxo e o glicerol por intermédio da enzima lipoproteínalipase, os ácidos graxos serão metabolizados e usados na formação de

(11)

10

energia a ATP (adenosina trifosfato) para os tecidos e o glicerol se une ao plasma e será metabolizado pelo fígado. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura buscando evidências sobre a eficácia da radiofrequência na redução do tecido adiposo na região submentoniana.

(12)

11

2 METODOLOGIA

Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica exploratória com análise qualitativa. As buscas foram realizadas no período de março a outubro de 2020, por meio das bases de dados Pubmed e Google acadêmico. Utilizando os seguintes descritores: radiofrequency, face, submental fat, non-invasive.

A pesquisa bibliográfica é uma investigação através de um levantamento de dados científicos do que já existe sobre um determinado assunto e a sapiência dos autores que versam sobre esses assuntos já publicados, por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites(SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009; MACEDO, 1994).

Critérios de inclusão foram artigos que abordam sobre o tema dos efeitos da radiofrequência na adiposidade localizada submentoniana, datados a partir de 2010 até 2020, e exclusão dos artigos incompletos, artigos não conclusivos, artigos pagos, revisões bibliográficas, aplicação invasiva da radiofrequência, pesquisa feita em animais, associação da radiofrequência a outros procedimentos estéticos.

(13)

12

3 RESULTADOS

Foram “encontrados 176 artigos sendo 160 no Google Acadêmico com as seguintes palavras chaves em inglês “radiofrequency”face”submentalfat”e 16 no Pubmed com as seguintes palavras chaves “non-invasive”radiofrequency”face” Após finalizar as buscas bibliográficas os artigos foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Dos 160 artigos encontrados no google acadêmico, 158 foram excluídos por não se encaixarem nos critérios de inclusão, sendo 2 utilizados para a coleta de resultados.

Dos 16 artigos encontrados no Pubmed, 14 foram excluídos por não abordarem o tema pesquisado e não se encaixarem nos critérios de inclusão, restando dois artigos utilizados para a coleta de resultados em construção do presente artigo. Dos quatro artigos que se encaixaram nos critérios metodológicos, os dados obtidos nos artigos selecionados podem ser visualizados no quadro 1.

(14)

13 Quadro 1: Apresentação dos artigos que se encaixaram em todos os critérios metodológicos definidos no presente estudo.

AUTOR TEMA OBJETIVOS MÉTODOLOGIA RESULTADOS ANO

HilalGokalp Eficácia da radiofrequência monopolar na frouxidão facial média e inferior.

Neste estudo, foi avaliada a eficácia da

energia de RF

monopolar na flacidez cutânea médio-inferior da face.

Um total de 42 pacientes com idades entre 34 e 67 anos. Todos os pacientes foram submetidos RF monopolar e foram acompanhados por 6 meses. Foi utilizada anestesia tópica para conforto do paciente, e realizado uma única sessão. Os pacientes foram fotografados com uma câmera digital antese 6 meses após o procedimento O grau de flacidez foi determinado usando a escala de flacidez da pele de Merz (MSLS).

Após o tratamento com RF, o escore médio de MSLS. A diminuição da flacidez da pele após o tratamento foi estatisticamente significativo. A satisfação do paciente foi correlacionada com a resposta ao tratamento.

Eritema e edema foram observados em todos os 42 pacientes; dois pacientes relataram de redução do tecido adiposo. 2017 JunSugawar a,et al. Aplicação para redução e aperto de gordura facial inferior por radiofrequência monopolar de 1 MHz do tipo estático para contorno corporal Aplicar a RF monopolar de 1MHz, para redução de gordura e tensionamento da parte inferior da face, para melhora do contorno.

14 mulheres tratadas com média de 44,6 anos. Para redução de gordura e endurecimento da parte inferior da face com RF monopolar de 1MHz Principalmente na prega naso labial e área bucal. Tempo de radiação de 4 minutos dividido em 3 regiões de cada lado. A temperatura foi na faixa de 43,5 a 46,8°c, dependendo da tolerância de cada paciente. Realizado semanalmente durante 5 semanas

Através deste estudo que o RF monopolar de 1 MHz aplicado com um aplicador estacionário pode sustentar uma temperatura terapêutica fixa e muito eficaz na redução de gordura e tensionamento da parte inferior do rosto.

(15)

14 consecutivas. Fotos foram feitas para

avaliação, antes, no fim e após 2 meses de tratamento. Andrew A. Nelson, et al. Um novo aquecimento dérmico por radiofrequência não invasivo dispositivo para endurecimento da pele do rosto e pescoço Avaliar a eficácia e segurança de um novo dispositivo de Radiofrequência bipolar para melhorar a flacidez da pele.

Quinze pacientes do sexo feminino, idade de 47-76 anos, que estavam estipulados a passar por aperto de pele. Cada área tratada foi de 5 minutos, temperatura de 43°C, áreas de tratamento: bochecha, sulco naso labial, pálpebra inferior, papada e pescoço, submetidos a uma série de 4 a 6 tratamentos semanais.

Dos quinze pacientes selecionados somente 14 completaram o estudo.

Um estudo pré-tratamento e pós tratamento com fotos identificou

uma melhoria clinica nas áreas tratadas. 2015 Ji-Hye Park, et al. Avaliação e eficácia da radiofrequência não invasiva, tecnologia para rejuvenescimento submental. Avaliar a eficácia do uso da radiofrequência não Invasiva para redução da gordura submentoniana

Ensaio clinica, em pacientes com flacidez e queixo duplo, idade entre 18 e 75 anos, a prega da pele sub mentoniana foi feita com os dedos polegar e indicador, tinha que ser maior que 1 cm, área dividida em direita, centro e esquerda. Uso da manopla monopolar, duração de 5minutos, iniciando com 43°C e aumento gradual para 45°C em2 minutos e mantida por no mínimo

3 minutos.

21 pacientes selecionados, três pacientes desistiram e um descartado restando dezessete, havendo dois homens e quinze mulheres. O estudo indica que a radiofrequência reduz significativamente a gordura

submentoniana e melhora o contorno facial.

(16)

15

4 DISCUSSÃO

A apresentação estética vem se tornando muito importante para as pessoas levando a se preocuparem com a aparência, principalmente da face, sendo a parte mais expressiva e valorizada do ser humano, é proveniente que nela se foquem esforços de promoção de estética e beleza (ARIZOLA etal.,2012). A área da estética por sua vez, tem a capacidade de proporcionar procedimentos estéticos funcionais, com objetivo principal de resultados em uma harmonização desejável ao agrado do paciente (ALMEIDA, 2018).

Os tratamentos estéticos vêm possibilitando esse aumento da autoestima e bem estar que não são apenas para a vaidade e embelezamento, acabam se tornando tratamentos de grandes expectativas, sendo que a região facial, é a parte que caracteriza uma pessoa de outra, reflete o nosso interior físico e emocional (PEREIRA etal.,2018).

A adiposidade é um aumento irregular do tecido subcutâneo, onde esses adipócitos acumulados causam deformidade tecidual em algumas regiões (BARROS et al.,2017).O acúmulo de gordura submentoniana é um fator que causa flacidez da pele sobre o queixo, dando um sinal de envelhecimento em indivíduos mais adultos e idosos, e o queixo duplo dá a sensação de uma figura obesa em indivíduos jovens ou de meia idade (PARK, et al.,2016).

O tratamento de radiofrequência foi comprovado por meio de estudos que é eficaz para a redução de gordura, melhora na flacidez e melhora do contorno facial da região da inferior da face de acordo com Nelson et al.,(2015), Park et al.,(2016), Sugawara et al.,(2017) e Gokalp (2017). No entanto, Sugawara et al.,(2017) relatou uma preocupação sobre o potencial excesso de redução de gordura, podendo causar uma depressão na área tratada.

De acordo com o estudo de Park et al.,(2016) feito em 17 pacientes o qual foi utilizado a radiofrequência monopolar, obteve-se uma redução significativa da gordura e melhora do contorno facial. Em 2017 um estudo realizado com 14 pacientes com radiofrequência monopolar, o resultado consistiu na redução de gordura e firmeza da pele na região inferior da face. Outro estudo realizado em 2017 com 42 pacientes com radiofrequência monopolar verificou-se a melhora da flacidez da pele e a redução do tecido adiposo médio inferior da face.

A radiofrequência bipolar foi utilizado em 1 estudo sendo realizado por Nelson et al. (2015) sua amostra foi de 14 pacientes sendo feito imagens fotográficas pré e pós tratamentos, sendo avaliados por três avaliadores, observou-se em três pacientes uma melhoria significativa, sete obtiveram uma moderada melhora, enquanto o restante os 4 tiveram uma leve melhora, no final do estudo contatou-se uma melhora clinica, demonstrando

(17)

16

a eficácia da radiofrequência bipolar, sendo segura e eficaz para firmeza da pele e rejuvenescimento da região inferior da face, ou seja, a atuação da radiofrequência melhorou o flacidez e contorno facial.

O estudo de Sugawara et al.,(2017), relata a atuação da radiofrequência na redução do tecido adiposo e que o efeito de melhora na flacidez que acompanha uma remodelação da derme seria um efeito adicional. O estudo de Park et al.,(2016), foi objetivo quanto a avaliação da diminuição da espessura e circunferência da gordura submental, utilizou ultrassonografia e fotografias, os resultados da avaliação dos médicos por fotos indicou que mais pacientesmostraram melhorias no acompanhamento de curto prazo do que no acompanhamento de longo prazo. Concluindo que os dispositivos de RF afetam a redução de gordura e tem efeito na flacidez, porém o efeito não dura muito tempo. Já os estudos de Gokalp, (2017) e Nelson et al.,(2015), tinham como objetivo principal a atuação da radiofrequência na flacidez de rosto e pescoço, porém benefícios secundários foram citados, como a redução da adiposidade e melhora do contorno facial.

Quanto ao número de sessões para o tratamento, há variações, Gokalp,(2017) utiliza uma única sessão, Park et al.,(2016) utiliza duas sessões no intervalo de um mês, Sugawara et al.,(2017) realizou sessões semanalmente durante 5 semanas consecutivas e por fim Nelson et al.,(2015), foram aplicados aos pacientes uma série de 4 a 6 tratamentos semanais.

Sugawara, et al.,(2017), Nelson, et al.,(2015), Park, et al.,(2016), corroboram que as temperaturas entre 43°C a 46,5°C utilizadas obtiveram resultados em atuação no tecido adiposo

Um fator limitante desse estudo foi poucos artigos encontrados para tratamento dessa disfunção estética como a adiposidade submentoniana, sendo que não foi encontrado nenhum artigo em português somente inglês. Em outras bases de dados como LILACS, MEDLINE e SCIELO não foram encontrados artigos e os que foram encontrados eram repetidos.

Com base nos artigos analisados, verificou-se que radiofrequência é uma ferramenta para tratamento de adiposidade submentoniana sendo eficaz e segura Além disso, ela é uma opção mais acessível por apresentar um baixo custo e um fácil acesso, e ainda por ser um tratamento não invasivo, porém pouco utilizado para esse fim.

(18)

17

5 CONCLUSÃO

Diante dos achados dessa revisão sistemática, concluiu-se que a radiofrequência é eficaz e segura para tratamentos de redução de tecido adiposo e contorno facial, no entanto estudos clínicos especificando os parâmetros, tempo de exposição e características dos equipamentos devem ser realizados para referenciar os parâmetros ideais a serem utilizados.

Levando em consideração que existe uma grande procura para o tratamento da gordura submentoniana, devemos lembrar que, o acúmulo de gordura está relacionado há alguns fatores como a genética, idade, sexo, hábitos alimentares e prática de atividade física, podendo influenciar nos resultados do tratamento.

Sugerem-se novos estudos sobre ação que a radiofrequência exerce sobre o tecido adiposo da região submentoniana, por ser um tratamento pouco utilizado para esse fim, e sim mais utilizado para tratamento de redução da flacidez, cicatrizes de acne e linhas de expressão.

(19)

18

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, H.R. Lipólise enzimática submentoniana, acompanhado por imagens ultrassonográficas do tecido adiposo: relato de caso clínico. Governador Mangabeira Bahia. Ano 2018.

ARIZOLA, G. A.; BRESCOVICI, S. M.; DELGADO, S. E.; RUSCHEL C. K.Modificações Faciais Em Clientes Submetidos A Tratamento Estético Fonoaudiólogo Da Face Em Clínica-Escola De Fonoaudiologia. Rev. CEFAC. Fonoaudióloga; Canoas, RS. Ano 2012.

BARROS, J. A.; MORAES, K. C.S.:FERREIRA, S. C. S.; SANTOS, B.S.; SOUZA, J. S.; FERREIRA, J. B. Qualidade de vida e satisfação com o tratamento de radiofrequência na adiposidade abdominal. Fisioterapia Brasil. Vitória da Conquista/BA. Ano 2017.

BITENCOURT, S. Fundamentos de estética íntima. Fisiologia. Recursos de tratamento e abordagens terapêuticas. Lajeado, RS: Estética, 2019.

CAVALERI, T.; SILVA, J. S.; DIAS, C.; ALMEIDA, A. A.; PEREIRA, V. K.; BUAVA, R. C. Benefícios da radiofrequência na estética. Revista Gestão em Foco. São Paulo. Ano 2017.

CUNHA, D. F.; FIDELIS, N.S.; PINTO, L. P. O Uso Da Radiofrequência Para

Remodelamento Do Ângulo Cervicobraquial. Revisão de literatura. Revista Saúde em foco. Edição nº11. São Lourenço/MG. Ano 2019.

GOKALP, H. Efficacy of monopolar radiofrequency in middle and lower face laxity. Koc University Faculty of Medicine, Departmento Dermatology, Istanbul, Turkey. J Turgut Ozal Med. Cent. Ano 2017.

JUNIOR, L. M. Lipoaspiração na Face. Artigo De Revisão. Revista Ciências em Saúde.v1, n 1abr. São Paulo. Ano 2011.

LOFEU, G. M.; BARTOLOMEU, K.; BRITO, L. R. A.; CARVALHO, A. A. Atuação da radiofrequência na gordura localizada no abdômen. Revisão de literatura. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações/MG Ano 2015.

(20)

19

MAIA, V. R. C. Comparação de Protocolos Biomédicos Para Redução da Adiposidade abdominal Feminina Utilizando a Crio lipólise. Dissertação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ano 2018.

NELSON, A. A.;BEYNET, D. LASK,G..PA novel non-invasive radiofrequency dermal heating device for skin tightening oft he face and neck. Journal of Cosmeticand Laser Therapy..Los Angeles, Califórnia, USA. Ano 2015.

PARK, J. H.; KIM, J. I.; PARK, H.J.; KIM, W.S. Evaluation of safety and efficacy of non invasive radiofrequency technology for submental rejuvenation. Lasers Med.Sci. London. Ano 2016.

PETILLO, A. P.;SOUZA, F. G. L. Efeitos da crio lipólise na redução da gordura

localizada na região submentoniana. Pós- Graduação em Fisioterapia Dermato Funcional- Faculdade FAIPE. Ano: 2017.

PEREIRA, A.F.; BITENCOURT, B.;MEDEIROS, F.D. Autoestima E Bem Estar Pós-Tratamentos De Rejuvenescimento Facial. Tubarão, Santa Catarina. Ano 2018.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 13 set. 2020

SILVA, M.J. S, SCHRAIBER, L.B, MOTA, A. O conceito de saúde na Saúde Coletiva: contribuições a partir da crítica social e histórica da produção científica. Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 29(1). Ano 2019.

SILVA, S. A.; PINTO, L. P.; BACELAR, I. A;. Uso da radiofrequência no

rejuvenescimento facial: revisão de literatura. Revista Saúde em foco, ed. N°10. São Lourenço/MG. Ano 2018.

SOAIGHER, K. A.;BLANCO, P. E. M. Efeitos da radiofrequência na derme e tela subcutânea. Revista UNINGÁ. Vol.49. Paraná. Ano 2016.

SUGAWARA, J.; KOU,S.; KOKUBO,K.; KURODA, A.; HASHIZUME,Y.;

KOBAYASHI,S.; MAEGAWA,J.; SATAKE,T. Application for Lower Facial Fat Reduction and Tightening by Static Type Monopolar 1-MHz Radio Frequency for Body Contouring. Lasers in Surgery and Medicine. Japão. Ano 2015.

(21)

20

SOUZA, D.S.T, VIZIOLI,E.T, CARVALHO,T.T, BERBER, M.C.G. A Relevância da radiofrequência não invasiva no tratamento para gordura localizada. Scientific Eletronic Archives, vol.11. Faculdade de Sinop. Outubro de 2018.

TAGLIOLATTO, S.; Radiofrequência método não invasivo para tratamento da flacidez cutânea e contorno corporal. Surgical&cosmeticdermatology, vol.7 núm. 4. Rio de Janeiro. Ano 2015.

VIVIANI, T. J. M. Tratamento realizado em uma clinica escola- efeito da

radiofrequência na adiposidade localizada abdominal. Estudo de caso. Florianópolis. Ano 2018.

Referências

Documentos relacionados