• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD) DO PROGRAMA MULTICÊNTRICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIAS FISIOLÓGICAS

(PMPGCF) - EDITAL Nº 012/2019

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Alfenas, por intermédio do Programa Multicêntrico de Pós-graduação Stricto sensu em Ciências Fisiológicas, torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de Bolsista de Pós-Doutorado, concedida pelo Programa Nacional de Pós-doutoramento (PNPD), nos termos da Portaria Nº 086 de 03 de julho de 2013 para atuar em atividades de Pesquisa e Docência nas áreas de interesse do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da UNIFAL-MG.

1. REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CANDIDATOS A BOLSISTA

1.1. Do candidato a bolsista exige-se:

1.1.1. Possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;

1.1.2. Apresentar experiência comprovada nas linhas de pesquisa do programa, de acordo com o item 2.1.

1.1.3. Disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme a Portaria CAPES nº 086 de 03 de julho de 2013 disponível em:

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_86_2013_Regulamento_PNP D.pdf;

1.1.4. Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

1.1.5. O candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades, de acordo com a portaria 86-2013:

a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;

c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

(2)

exterior no momento da submissão da candidatura;

1.1.7. Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade “a” do item 1.1.5, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas;

1.1.8. Os candidatos aprovados na modalidade “c” do item 1.1.5 deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa; 1.1.9. Os candidatos aprovados na modalidade “c” do item 1.1.5, não poderão realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício;

1.2. Do bolsista exige-se:

1.2.1. Desenvolver projeto de pesquisa científica em Ciências Fisiológicas contemplando uma das linhas de pesquisa de interesse do PMPGCF citadas neste Edital.

1.2.2. Dedicar-se às atividades do projeto;

1.2.3. Auxiliar no desenvolvimento dos projetos de pesquisa ligados às áreas de interesse do programa por meio de supervisões e orientações de discentes de iniciação científica, mestrado e doutorado;

1.2.4. Elaborar relatório de atividades semestral e anual a ser submetido à aprovação do Colegiado do Programa de Pós-Graduação e encaminhar relatório final no encerramento da respectiva bolsa; 1.2.5. Restituir à CAPES os recursos recebidos irregularmente, quando apurada a não observância das normas do PNPD, salvo se motivada por caso fortuito, força maior, circunstância alheia a sua vontade ou doença grave devidamente comprovada e fundamentada. A avaliação dessas situações fica condicionada à análise e deliberação pela Diretoria Executiva da CAPES, em despacho fundamentado.

2. LINHAS DE PESQUISA DE INTERESSE DO PROGRAMA

Os candidatos deverão apresentar experiência comprovada nos seguintes requisitos das linhas de pesquisa do programa:

Parágrafo único: A não comprovação da experiência nas linhas de pesquisa do PMPGCF implicará na desclassificação do candidato. A comprovação da experiência poderá ser por meio de dissertação, tese ou publicação, nos quais o candidato é o autor principal.

(3)

2.1. Linhas de pesquisa do PMPGCF:

- Fisiologia e Farmacologia da Dor

Supervisor: Prof. Dr. Giovane Galdino de Souza

Requisitos: Experiência em western blotting e/ou cultura de cultura de células.

- Fisiologia endócrina

Supervisor: Prof. Dr. Angel Roberto Barchuk

Requisitos: Experiência na análise molecular (qPCR) do desenvolvimento ou da plasticidade fenotípica mediada por hormônios em insetos.

- Neuroendocrinologia

Supervisor: Prof. Dr. Alexandre Giusti-Paiva

Requisitos: Experiência com técnicas que envolve avaliação do sistema nervoso central (injeção intracerebral, western blotting, imuno-histoquímica, Golgi, avaliação comportamental ou outras abordando o SNC).

- Biologia da reprodução e das Células Natural Killer uterinas Supervisor: Prof. Dr. Valdemar Antônio Paffaro Junior

Requisitos: Possuir experiência no estudo das células Natural Killer uterinas de camundongos.

3. DURAÇÃO DA BOLSA

3.1. O candidato selecionado terá a concessão de bolsa por um período de 12 meses, sendo permitida a prorrogação desde que o prazo total não exceda 24 meses.

Parágrafo único: Para a prorrogação de 12 meses o candidato deverá encaminhar o relatório para colegiado do PMPGCF, que emitirá o parecer referente a prorrogação.

3.1.1. É proibida a concessão de bolsa a candidatos que já tenham tido vínculo com a bolsa, antes de decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento de seu contrato anterior no PMPGCF.

(4)

4. NÚMERO DE VAGAS:

4.1. Este edital destina-se ao preenchimento de 1 (uma) vaga de bolsista de Pós-Doutorado para atuar nas áreas de Ciências Fisiológicas do PMPGCF.

4.2. Será concedida uma bolsa ao candidato melhor classificado.

4.3. A classificação dos candidatos terá validade de 01 (um) ano após a divulgação do resultado deste edital.

5. PERÍODO DE INSCRIÇÕES

5.1. 5.1. A inscrição do candidato será no período de 01/07/2019 a 19/07/2019, diretamente na Secretaria do Programa Multicêntrico Pós-graduação em Ciências Fisiológicas, situada na rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Prédio S - Sala S – 305, Alfenas - MG – CEP 37130-001 ou mediante envio da documentação por e-mail no endereço pmpgcf.unifal@gmail.com . A inscrição somente será validada após a secretária do PMPGCF enviar e-mail ao candidato acusando o recebimento. O candidato deverá guardar consigo esta mensagem como comprovante de inscrição no processo seletivo. O envio correto (processo de anexação no e-mail) dos arquivos contendo a documentação necessária para efetivação da inscrição no processo seletivo é de total responsabilidade do candidato.

5.2. No ato da inscrição o candidato deverá escolher um dos supervisores relacionados no Item 2 deste edital, o qual será responsável pelo bolsista PNPD.

5.3. Documentação necessária:

5.3.1. Cópia do currículo, preferencialmente modelo Lattes, contendo documentos comprobatórios das atividades realizadas.

5.3.2. Cópia da carteira de identidade ou passaporte.

Parágrafo único: A documentação necessária pode ser entregue diretamente na secretaria do programa, cujo endereço está descrito no item 5.1 ou enviada por correio, tendo como d ata limite de postagem, o dia 19/07/2019.

6. PROCESSO SELETIVO

6.1. O processo de seleção será feito com base na análise do Currículo Lattes documentado do candidato.

(5)

6.2. Critérios de Avaliação do Currículo: Conforme critérios estabelecidos no ANEXO I, considerando as atividades desenvolvidas no período de 2013 a 2019. O currículo do candidato que possuir maior número de pontos receberá nota 10 e as notas dos outros candidatos serão normalizadas em função da pontuação máxima. Na ausência de documentos comprobatórios, o candidato obterá nota zero no item que não for comprovado.

7. COMISSÃO DE SELEÇÃO:

7.1. A Comissão de Seleção deste processo será a do Colegiado do PMPGCF.

8. RESULTADOS:

8.1. O Colegiado do PMPGCF divulgará o resultado do processo seletivo até o dia 26 de julho de 2019, no seguinte endereço eletrônico: http://www.unifal-mg.edu.br/ppgcfisiologicas/ e no quadro de avisos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL-MG.

8.2. O candidato poderá recorrer do resultado no prazo de até dois dias úteis, contados a partir da publicação do resultado. O recurso deverá ser encaminhado por e-mail ou por meio de processo protocolado ao Colegiado do PMPGCF.

9. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA BOLSA E INÍCIO DAS ATIVIDADES

9.1. O candidato será convocado, pós divulgação do resultado, via e-mail para implementação da bolsa deverá manifestar interesse em assumir a função e apresentar a documentação solicitada em até três dias úteis após a convocação na secretaria do PMPGCF/UNIFAL-MG.

9.2. A bolsa deverá ser implementa no mês de agosto de 2019.

9.3. O valor da bolsa será fixado pela CAPES, observada a duração das bolsas, constante Portaria n° 086 de 03 de julho de 2013 da CAPES, e será paga diretamente ao bolsista pela CAPES.

10. DISPOSIÇÕES FINAIS E NORMAS APLICÁVEIS:

10.1. O Colegiado do PMPGCF terá amplos poderes para orientação, realização, apuração, divulgação e fiscalização dos trabalhos;

10.2. As inscrições dos candidatos no Processo Seletivo implicam na aceitação das normas estabelecidas por este e do Regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado, Portaria nº. 086 de 03 de julho de 2013, disponível em:

(6)

10.3. Os casos omissos serão analisados pelo Colegiado do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas.

10.4. Maiores informações poderão ser obtidas pelo e-mail pmpgcf.unifal@gmail.com ou pelo telefone (35) 3701 9269 (Adriana).

Alfenas, 27 de junho de 2019.

Prof. Dr. Vanessa Bergamin Boralli Marques Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG

(7)

ANEXO I

Critérios específicos para avaliação do Curriculum vitae

A nota final do candidato na avaliação do Curriculum vitae será calculada de acordo com os seguintes procedimentos:

I. Ao candidato que obtiver o maior número de pontos (pontuação máxima) será atribuída a pontuação 10.

II. As demais pontuações serão normalizadas em função da pontuação máxima.

Atividade Pontuação Pontuação do

candidato 1. Atividades Científicas

1.1 Artigos científicos publicados na íntegra, ou aceitos para publicação, em periódicos especializados com corpo editorial, na área de Ciências Biológicas II

1.1.1 Qualis A1 4,0 pontos/artigo 1.1.2 Qualis A2 3,4 pontos/artigo 1.1.3 Qualis B1 2,8 pontos/artigo 1.1.4 Qualis B2 2,0 pontos/artigo 1.1.5 Qualis B3 1,2 pontos/artigo 1.1.6 Qualis B4 0,6 pontos/artigo 1.1.7 Qualis B5 0,2 pontos/artigo

1.2 Artigo publicado na íntegra em evento científico

1.2.1 Artigo publicado na íntegra em evento científico internacional

1,0 ponto/artigo 1.2.2 Artigo publicado na íntegra em evento científico

nacional

0,5 ponto/artigo 1.3 Trabalho científico premiado

1.3.1 Trabalho científico premiado em âmbito internacional 1,0 ponto/prêmio

1.3.2 Trabalho científico premiado em âmbito nacional 0,5 ponto/prêmio

1.4 Livros e trabalhos técnicos

1.4.1 Autoria de livro na área de Ciências Fisiológicas ou áreas afins cadastrado no ISBN

4,0 pontos/livro 1.4.2 Autoria de capítulo de livro na área de Ciências

Fisiológicas ou áreas afins cadastrado no ISBN

1,0 ponto/capítulo

1.4.3 Patente (concedida ou licenciada) 2,5 pontos/patente

1.5 Coordenação de projeto científico

1.5.1 Coordenação de projeto científico aprovado por agência de fomento à pesquisa

4,0 pontos/projeto 1.5.2 Membro colaborador de projeto científico aprovado

por agência de fomento à pesquisa

0,5 ponto/projeto 1.6 Avaliador ad-hoc de publicações

(8)

indexadas e outros

2. Atividades de Ensino

2.1 Atividade de magistério superior, na graduação, em Ciências Fisiológicas ou áreas afins

0,005 ponto/hora-aula

2.2 Atividade docente em magistério superior Lato sensu 0,0075

ponto/hora-aula

2.3 Atividade docente em magistério superior Stricto sensu 0,01 ponto/hora-aula

2.4 Estágio em docência em programa de pós-graduação

Stricto sensu

0,0025 ponto hora-aula

3. Orientação de Alunos

3.1 Orientação de tese de doutorado aprovada 4,0 pontos/orientação

3.2 Co-orientação de tese de doutorado aprovada 2,0 pontos/orientação

3.3 Orientação de dissertação de mestrado aprovada 3,0 pontos/orientação

3.4 Co-orientação de dissertação de mestrado aprovada 1,0 ponto/orientação

3.5 Orientação de monografia em cursos de especialização ou aperfeiçoamento

0,25 ponto/orientação 3.6 Orientação de bolsista de iniciação científica, em projeto

aprovado pela IES ou instituição de pesquisa e vinculado à bolsa

1 ponto/orientação

4. Participação em Banca Examinadora

5.1 Participação em banca examinadora de tese de doutorado 1,0 pontos/banca 5.2 Participação em banca examinadora de dissertação de

mestrado

0,5 ponto/banca 5.3 Participação em banca examinadora de defesa de

monografia Lato sensu, exame de qualificação e trabalho de conclusão de curso

Referências

Documentos relacionados

É com base nas referidas propostas que o presente artigo foi desenvolvido, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, objetivando analisar a problemática da

By grouping the patients diagnosed with osteopenia and osteoporosis and those classified as C2 and C3 Klemetti [11] (Table 5), the correlation of the mandibular cortical

O tratamento sem redução da área foliar proporcionou o menor tempo de enraizamento para todas as lâminas de irrigação, podendo ser adotado para a produção de mudas provenientes

A Fig. O resultado foi satisfatório em baixas frequências. O resultado final foi satisfatório, mostrando-se altamente eficiente abaixo de 100 Hz... Porém a presença de ruído

Rio de Janeiro: Instituto Memória Musical Brasileira, 2011.. Chiquinha Gonzaga: uma história de

3 — Caso o prazo previsto no n.º 1 não seja cumprido, poderão os conselhos diretivos das regiões tomar medidas para minimizar o atraso consequente e o prejuízo para a

Após a intubação, os animais foram ventilados em modo volume controlado (VCV) com volume corrente de 6 ml∙kg -1 , frequência respiratória (FR) de 90 irpm em ar ambiente,

11.6 Verificação da resistência axial dos insertos metálicos embutidos em material sintético Este ensaio deve ser realizado de acordo com o especificado na norma EN 50298,