• Nenhum resultado encontrado

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais

CAMPUS COMÉRCIOInscrições Abertas

Turma 02 --> Início Confirmado: 07/06/2013 últimas vagas até o dia: 05/07/2013

O curso de Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais visa capacitar profissionais preparados para gerir recursos e processos, embasados por uma compreensão do contexto social, político e econômico, ampliando o potencial dos gestores para realizar ações socialmente relevantes. Os alunos deste Curso deverão desenvolver habilidades de gestão dos projetos, fortalecidos por uma visão de sociedade pautados na cidadania, justiça e participação social e de conhecimentos sobre elaboração e

gerenciamento de Projetos Sociais, de forma integrada e prática, que valorizem as especificidades e potencialidades de cada comunidade e contribuam com a sustentabilidade de cada localidade.

O especialista em Gestão Estratégica de Projetos Sociais poderá atuar na área de gestão social governamental, privada, Terceiro Setor e Sociedade Civil Organizada. Poderá, também, elaborar e implementar projetos sociais, assumindo cargos de gestão e coordenação dos mesmos, assim como funções técnicas, de Assessoria e consultoria.

• Contribuir para a especialização de profissionais que atuam na área de gestão social, potencializando sua capacidade de intervenção social por meio de programas e projetos sociais que fortaleçam a cidadania ativa, a justiça social, a equidade, a ética, a participação cidadã, a democracia substantiva e o desenvolvimento inclusivo e sustentável;

• Proporcionar aos alunos o conhecimento acerca da elaboração, planejamento e avaliação de programas e projetos sociais e de suas principais metodologias;

• Discutir os instrumentos, conceitos e métodos de avaliação de projetos sociais;

• Conhecer as principais características dos programas e projetos sociais do Brasil visando compreender os principais desafios subjacentes ao campo da gestão social.

O curso é destinado a Assistentes Sociais e demais profissionais que atuam na área de gestão social e desejam se especializar no tema.

Apresentação

Objetivos

Público alvo

(2)
(3)

ITEM DISCIPLINA EMENTA

1 Planejamento

Individual de Carreiras

Carreira. Planejamento individual de carreira. Mercado de trabalho. Postura profissional. Elaboração de currículo. Comportamento em entrevistas. Redes sociais. Networking.

2 Contexto Social Brasileiro: a evolução da questão social e as formas de enfrentamento empreendidas pelo Estado

A Questão social no sistema capitalista / As políticas sociais brasileiras face à questão social / Questão social e Estado: A construção da Política Social no Brasil / Estado e questão social: Formas de enfrentamento.

3 Análise de contexto e projetos sociais

Mapeamento de contexto / Avaliação da realidade social / As influências nas ações dos projetos sociais / Identificação geográfica e situação sócio-econômica da comunidade beneficiada / Diagnósticos: Institucional e Social.

4 Indicadores Sociais O que são os indicadores / Tipos e Características / Eficiência, eficácia, efetividade e impacto / Sistema de indicadores / Formulação de indicadores / Tratamento quantitativo e qualitativo de indicadores sociais / Processo de escolha de indicadores sociais.

5 Elaboração e Gestão de Programas e Projetos Sociais

Desenho e Elaboração de Projetos Sociais / Metodologia e técnicas / Estruturação de projetos sociais / Planejamento e administração do Projeto / Análise da prática da elaboração projetos / Importância do projeto: as origens, os tipos, as finalidades e as etapas de elaboração de um projeto / Modalidades de gestão nas esferas pública e privada.

6 Gestão Financeira e Orçamentária e Captação de Recursos e gestão de parcerias

Negociação em Programas e Projetos Sociais / Fontes de financiamento / Incentivos governamentais / Orçamento do Projeto / Gestão dos Recursos Financeiros / Execução Financeira e orçamentária / Prestação de contas.

7 Implementação e Execução de Projetos Sociais

O momento da implementação / Sustentabilidade do Projeto / A Equipe técnica / O perfil do gestor social / Intervenção social / As técnicas de elaboração de projetos de intervenção social .

8 Avaliação e Monitoramento de Programas e Projetos Sociais

Conceitos básicos para a compreensão da avaliação de projetos sociais / Análise de Experiências em Gestão de Programas e Projetos Sociais / Indicadores e Formas de Avaliação / Compreendendo a multiplicidade da Avaliação – Tipos de Avaliação / Conceitualização do sistema de monitoramento e avaliação / Novos modelos de gestão para formulação, implementação, monitoramento e avaliação de planos,programas e projetos sociais

(4)

9 Comunicação e Marketing Social em Projetos Sociais

Plano de Comunicação do Projeto / Evolução dos conceitos de Marketing e Marketing Social / Definindo e segmentando públicos / Marketing-mix aplicado a área social / Relação entre gestão social, marketing social e comunicação em Projetos Sociais.

10 Metodologia Científica

Métodos científicos. Diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão e documentação de textos e elaboração de seminários, artigo científico, resenha e monografia. Processos e técnicas de elaboração do trabalho científico. Pesquisa – tipos; Projeto e relatório de pesquisa – etapas.

11 As Organizações Sociais, Gestão de Pessoas,

voluntariado e Compromisso Social

Legislação / Tipos de Organizações / Institutos, Fundações, ONGs, OSCIPs e Filantrópicas / Importância das Organizações do Terceiro Setor / A participação da Comunidade / Políticas e programas setoriais no Brasil / Política da pessoa com Deficiência e Necessidades Especiais / Política de Promoção da igualdade racial / Sistema Nacional de Medidas

Sócio-educativas.

12 Construção de Redes de

Cooperação Social e Terceiro Setor

O conceito e análise de Redes / Gestão participativa / gestão estratégica e gestão social / O processo de construção das Redes / Habilidades sociais: O trabalho de atores estratégicos na construção de redes de cooperação / Definição e

caracterização de rede sócio-assistencial. Constituição e operacionalização de redes / Parceria pública e privada e o trabalho em rede / Visão histórica e conceitual do terceiro setor / Legislação reguladora do terceiro setor.

13 Ética, Cidadania e Responsabilidade Social

Ética e comportamento ético nas Instituições / Conceitos de cidadania e participação / Políticas de igualdade racial / População em situação de rua / Comunidades tradicionais / Práticas de Responsabilidade Social / Responsabilidade Social Empresarial / Participação social: conceitos e características / O controle social e sua importância na sociedade

contemporânea / O papel dos conselhos. Participação popular e controle social no contexto da política social / Analise da cidadania na sociedade capitalista / O discurso liberal da cidadania / Neo-liberalismo e cidadania / Pluralismo, tolerância e cidadania.

14 Assessoria e Consultoria em Projetos Sociais

Concepções de assessoria e de consultoria / Procedimentos técnicos em assessoria e consultoria / O papel e procedimento ético do assessor / Elaboração de projetos de assessoria e consultoria a organizações do setor público, privado, ONGs e movimentos sociais e populares / Metodologias de ação e espaços profissionais para o Assistente Social na assessoria e consultoria / Ações de consultoria e assessoria no trabalho em rede.

15 Tópicos Especiais em Projetos Sociais e Práticas

Educativas e Emancipadoras

A questão da mobilização / Novos marcos sociais: identidades e diversidades / Ambientes de aprendizagem /

Compreendendo práticas sociais e processos educativos / Processos Educativos Dialógicos / Educação e Movimentos Sociais / Educação, educação do campo: Interfaces de uma proposta emancipadora.

(5)

16 Tópicos especiais em Projetos Sociais e os desenhos da assistência: geração e transferência de renda

Políticas organizadas com base no eixo do emprego e do trabalho / Estruturação histórica das políticas centradas no Emprego / Geração de renda e oportunidade de trabalho / Projetos sociais com foco em geração e transferência de renda. 17 Tópicos Especiais

em Projetos Sociais, Movimentos Sociais e Relações de Gênero

Relações de gênero e construções sociais / Movimentos sociais e a questão de gênero: Desafios teóricos e práticos / Movimentos sociais a partir das relações de gênero e da Conquista de direitos.

18 Tópicos Especiais em Projetos Sociais e Empreendedorismo Social

Conceitos de Empreendedorismo / Definições de

Empreededorismo Social / A evolução do empeendedorismo social / Comportamentos Empreendedores / Projetos Sociais e empreendedorismo / Perfil do empreendedor social / Diferença entre Empreendedorismo Privado e Empreendedorismo Social / Desenvolvimento do Empreendedorismo Social.

19 Tópicos Especiais em Projetos Sociais

e Habitação Projetos de Habitação: Processo de Afirmação da Cidadania / Programas e projetos sociais desenvolvidos no Brasil com foco na habitação / Movimentos sociais e a questão da moradia. 20 Trabalho de

Conclusão de Curso

Orientação para elaboração do texto final do Trabalho de Conclusão de Curso que deverá ser elaborado com base nas áreas definidas pela Coordenação do Curso.

O curso terá duração de 18 meses, considerando, nesse tempo, o período destinado à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

392 horas

40 vagas por turma.

Aulas serão ministradas quinzenalmente, no campus Comércio, sendo: Sextas-Feiras das 18h45 às 22h25 e Sábados das 8h30 às 12h10 e das 13h30 às 17h10.

O candidato passará por uma avaliação que definirá a sua capacitação para o ingresso no curso. Essa avaliação consistirá em análise do currículo e do histórico escolar.

Duração do curso

Carga Horária

Número de vagas

Dias e Horários

Seleção

Inscrição

(6)

• Período Inscrições Abertas • Local

Pelo site: pos.unijorge.edu.br • Pré-Requisito

Ser portador de diploma de nível superior. • Documentação

Original e cópia de RG, CPF e diploma de nível superior; 01 (uma) foto 3x4.

• Valor do Curso: R$ 5.922,00 • Mensalidade: 18x R$ 329,00

*Esse valor refere-se à mensalidade média do curso, podendo ocorrer variações a cada mês. Lembrando que a matrícula da pós Unijorge é semestral e o aluno paga a mensalidade proporcional à carga horária cursada no semestre vigente. Não há alteração no valor total do curso.

• 10% de desconto, concedido à todos os alunos matriculados, para pagamento à vista do valor integral do curso.

• 20% de desconto, concedido à ex-alunos da UNIJORGE, a partir da segunda mensalidade. O desconto é autorizado mediante solicitação, no portal do aluno, até o 15º dia do mês. A primeira mensalidade deverá ser paga integralmente. Ver regras em Programa de Benefícios.

• Consulte informações de descontos, através de Convênios, na página Programa de Benefícios. O desconto é autorizado mediante solicitação, no portal do aluno, até o 15º dia do mês. A primeira mensalidade deverá ser paga integralmente.

• Consulte-nos sobre o programa de financiamento em parceria com o Banco Santander. • Consulte-nos para formação de grupos de empresas.

• Clique aqui e saiba mais sobre Programa de Benefícios.

Todos os cursos de especialização da UNIJORGE são realizados em conformidade com a Resolução 01/2007 (8 de junho de 2007) da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

É reservado à UNIJORGE o direito a:

• cancelar o curso caso não seja atingido o número mínimo de alunos matriculados;

• unir turmas distintas para cumprimento de uma ou mais disciplinas comuns de suas grades curriculares.

Investimento

Referências

Documentos relacionados

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

Somente na classe Aberta Jr e Sr, nas modalidades de Apartação, Rédeas e Working Cow Horse, que será na mesma passada dessas categorias e os resultados serão separados. O

Desse modo, passando pelas formas de governo e poder sobre a vida no final do século XIX e início do século XX até chegar ao atual Estatuto da Criança e do Adolescente

– Para reproduzir um DVD+R noutro leitor de DVD, tem de finalizar o disco (consulte o capítulo “Reproduzir as gravações (DVD+R) noutros leitores de DVD” na página 95).

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

Essa categoria é subdividida pelas funções que cada aditivo plastificante como, retardador de pega (PR), acelerador de pega (PA), caso não possua uma característica

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

Coronel Fabriciano/MG CEP: 35170-002. O aluno fazer uma cópia para si e enviá-las devidamente assinaladas, juntamente com os gabaritos assinados por extenso.. envio