• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA DE INTENÇÃO DE COMPRAS DIA DAS MÃES 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA DE INTENÇÃO DE COMPRAS DIA DAS MÃES 2013"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

 

RELATÓRIO FINAL DE

PESQUISA DE INTENÇÃO DE

COMPRAS

DIA DAS MÃES 2013

 

CONVÊNIO UCDB-ACICG

 

(2)

Professores Responsáveis: Claudete Freitas Bezerra Herebia Giane Saraiva Sampaio Vargas Ivanir Casagranda

Mauricio Gamarra Reggiori Nelson Gonçalves de Lima

Ricardo Alexandre Martins Garcia Roberto Belarmino Herebia

Tania Cristina Costa Calarge

29/04/2013

RELATÓRIO FINAL DE

PESQUISA DE INTENÇÃO DE

COMPRAS

DIA DAS MÃES 2013

 

(3)

SUMÁRIO INTRODUÇÃO ... 4 APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS ... 6 Perfil do consumidor ... 6 Atuação profissional ... 10 Intenção de compra ... 11

Satisfação e expectativa das mães ... 16

(4)

1 INTRODUÇÃO

Desenvolvido a partir de pesquisa que busca analisar o perfil do consumidor e seu potencial de consumo e comportamento de compra em relação à data comemorativa do Dia das Mães, este relatório busca apresentar os resultados obtidos com consumidores da cidade de Campo Grande, MS, através da aplicação de questionários.

Resultado de parceria entre Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio do curso de Administração, e Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), a pesquisa foi realizada no período de 15 a 25 de abril de 2013, em campo, com a aplicação de 400 questionários para coleta de dados.

A pesquisa foi desenvolvida pelos cursos de Administração da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), coordenada por professores pesquisadores, com conhecimentos e experiência de mercado, e com apoio operacional de acadêmicos do curso, que desenvolveram atividades na condição de práticas que objetivaram agregar valor aos conhecimentos adquiridos em sala de aula, resultando como Atividades Complementares.

A estrutura de apresentação do relatório consiste em introdução, apresentação dos resultados e conclusões. A apresentação dos resultados é dividida em seções e subseções, cujo objetivo é proporcionar análise detalhada de cada um dos aspectos considerados na pesquisa, estando, entretanto, estruturada em quatro grandes grupos: perfil do consumidor, área de atuação profissional, intenção de compra e satisfação e expectativa das mães. As conclusões apresentam um perfil genérico desse consumidor, que pôde ser obtido através das maiores frequências em cada um dos aspectos analisados.

Sem dúvida, o relatório consiste em uma leitura rica e ferramenta de grande importância para a compreensão do comportamento do consumidor em

(5)

relação a esta que é possivelmente uma das datas comemorativas mais significativa para o comércio brasileiro, que é o Dia das Mães.

(6)

2 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

Os resultados da pesquisa realizada foram organizados em quatro seções principais – Perfil do consumidor, Atuação profissional, Intenção de compra e Satisfação e expectativa das mães – que foram subdividas em outras subseções para melhor compreensão e análise dos dados e informações obtidas.

Ilustradas com gráficos, cada subseção comenta um aspecto considerado relevante no processo de reflexão sobre o perfil do consumidor pesquisado e sua intenção de compra em relação à data comemorativa do Dia das Mães. Os índices percentuais apresentados em cada gráfico possibilita uma ampla gama de análise e reflexões, que podem ampliar-se ainda mais à partir do conteúdo aqui apresentado.

Cada uma das seções relatadas, portanto, merecem atenção especial e observação detalhada.

2.1 Perfil do consumidor

Esta seção tem por objetivo proporcionar melhor conhecimento e compreensão do consumidor para a data comemorativa do Dia das Mães. Aqui é analisada a distribuição por sexo, idade, grau de escolaridade, renda mensal, estado civil, filhos e filhos. A apresentação deles acontece individualmente, nas subseções que se seguem.

2.1.1 Distribuição por sexo

Em relação ao gênero sexo do consumidor pesquisado, identifica-se equilíbrio entre eles, com uma representação de 50% da amostra considerada para o sexo masculino e 50% para o feminino.

(7)

Gráfico 1 – Distribuição por sexo

2.1.2 Distribuição por idade

No que se refere à idade desse consumidor pesquisado, evidencia-se que a maior parte está compreendida na faixa entre 15 a 20 anos (26%), vindo em seguida os que estão entre 21 a 25 anos (21%), 26 a 30 anos (18%) e 36 a 40 anos (11%). Os entrevistados cuja idade está entre 31 e 35 anos representam 8% da amostra, os que possuem acima de 50 anos 7%, os entre 46 a 50 anos 6% e os entre 41 a 45 anos 4%.

Gráfico 2 – Distribuição por idade

2.1.3 Grau de escolaridade

Com relação ao grau de escolaridade, verificou-se que a maior frequência é de ensino superior incompleto, com índice de 37% entre os

Masculino 50% Feminino 50% 15 a 20 anos 26% 21 a 25 anos 21% 26 a 30 anos 18% 31 a 35 anos 8% 36 a 40 anos 11% 41 a 45 anos 4% 46 a 50 anos 6% acima de 50 anos 7%

(8)

pesquisados, seguido do ensino médio completo, com 27%, ensino superior completo com 14% e ensino médio incompleto com 12%. Com representações menos expressivas na amostra, apareceram ensino fundamental incompleto, com 6%; pós-graduação – especialização, com 3%; e mestrado ou doutorado, com 1%. A opção ensino fundamental completo não apresentou representatividade, com 0% na amostra.

Gráfico 3 – Grau de escolaridade

2.1.4 Renda mensal

Os índices referentes ao rendimento do consumidor possibilitaram a identificação de uma faixa salarial bastante expressiva entre os pesquisados, representando praticamente metade da amostra. A de maior frequência e, portanto, a mais representativa, é a que abrange entre 2 e 5 salários mínimos, com índice de 49% dos pesquisados. Na sequência destaca-se o rendimento mensal de até um salário mínimo, com 38%, representando em conjunto com o índice anterior, a parte mais expressiva da amostra considerada. E, com representação menos expressiva, apareceram os rendimentos entre 6 e 10 salários mínimos, com 8%; e acima de 10 salários mínimos, com 5%.

Ensino fundamental incompleto 6%

Ensino fundamental completo 0%

Ensino Médio incompleto 12%

Ensino Médio completo 27%

Ensino Superior incompleto 37%

Ensino Superior completo 14%

Pós-graduação - Especialização 3%

Pós-graduação - Mestrado ou Doutorado 1%

(9)

Gráfico 4 – Renda mensal

2.1.5 Estado civil

Em relação ao estado civil, a frequência predominante entre os entrevistados é de solteiros, com índice de 55%; seguido de casados, com 40%; divorciados com 2% e viúvo com 1%. Outros apareceu com 2% de frequência na amostra.

Gráfico 5 – Estado civil

2.1.6 Filhos

Questionados quanto a ter ou não filhos, 51% disseram que sim, seguidos de 49% que disseram que não, demonstrando, portanto, equilíbrio entre os que possuem e os que não possuem filhos.

Até um salário mínimo 38%

Entre 2 e 5 salários mínimos 49%

Entre 6 e 10 salários mínimos 8%

Acima de 10 salários mínimos 5%

Solteiro 55%

Casado 40%

Divorciado 2%

Viúvo 1%

(10)

Gráfico 6 – Filhos

2.1.7 Quantidade de filhos

Entre os que possuem filhos, 33% afirmaram que possuem um único filho, 31% afirmaram que possuem 2 filhos e 30% afirmaram que possuem 3 filhos. Com participação menos expressiva, 5% afirmaram possuir quatro filhos e 1% possui 5 filhos. Não houve expressividade para a opção acima de 5 filhos, com 0%.

Gráfico 7 – Quantidade de filhos

2.2 Atuação profissional

Esta seção tem por objetivo analisar inserção no mercado de trabalho e setor de atuação desse consumidor.

2.2.1 Inserção no mercado de trabalho

Em relação à inserção no mercado de trabalho, 76% disseram que estão

Sim 51% Não 49% 1 33% 2 31% 3 30% 4 5% 5 1% Acima de 5 0%

(11)

inseridos no mercado, sendo que 65% destes afirmaram estar formalmente inseridos, enquanto 11% disseram que estão informalmente. Não inseridos no mercado de trabalho estão 24% dos entrevistados.

A opção outros não apresentou representatividade, com 0%.

Gráfico 8 – Inserção no mercado de trabalho

2.2.2 Setor de atuação

Em termos de setor de atuação profissional, 59% dos pesquisados inseridos no mercado de trabalho atuam no setor de serviços, 21% no comércio, seguidos de 16% que trabalham em outras localidades. O setor da indústria foi o que menos teve participação, com representação de 4%.

Gráfico 9 – Setor de atuação

2.3 Intenção de compra

Esta seção apresenta dados e informações que contribuem para análise e compreensão do comportamento de compra do potencial consumidor

Sim formalmente 65% Sim informalmente 11% Não 24% Outros 0% Serviços 59% Comércio 21% Outros 16% Indústria 4%

(12)

pesquisado, apresentando indicativos que auxiliam numa análise mais adequada sobre previsão de demanda para determinados produtos ou serviços no período.

2.3.1 Pretensão de compra de presente

Entre os pesquisados, 75% disseram que pretendem presentear a sua mãe nesta data comemorativa, 19% disseram que não e 7% ainda não decidiram, mesmo tão próximo da data comemorativa.

Gráfico 10 – Pretensão de compra de presente

2.3.2 Motivo para não comprar presente

Entre os que não pretendem comprar presentes para o Dia das Mães, 48% disseram outros, não apresentando um motivo específico para não realizar a compra, enquanto 25% afirmaram que não pretendem comprar em função de sua mãe já ser falecida. 17% alegaram que o Dia das Mães é apenas uma questão comercial e 10% alegaram não dispor de recursos financeiros suficientes.

Sim 75%

Não 19%

(13)

Gráfico 11 – Motivo para não comprar presente

2.3.3 Linha de produtos que pretende comprar

Já entre os que pretendem comprar presentes para a data comemorativa em questão, observa-se de certa forma equilíbrio entre alguns grupos de tipos de presentes que pretendem dar. 13%, responderam que pretendem comprar roupa, 12% citaram bolsa, 11% perfumaria, 10% calçado, 8% joias e bijuterias, 8% eletrodoméstico, 7% celular, 6% livros, 5% CD e DVD, 4% móveis e 2% eletrônico. produto de informática. Com um índice bastante expressivo, 14% assinalaram a opção outros, enquanto não houve representatividade para a opção produto de informática.

Gráfico 12 - Linha de produtos que pretende comprar

Outros 48%

Mãe já falecida 25%

Data co memorativa é a penas uma questão comercial 17%

Recursos in suficiente s 10% Outros 14% Roupa 13% Bolsa 12% Perfumaria 11% Calçado 10% Jóias e bijuterias 8% Eletrodoméstico 8% Celular 7% Livros 6% CD e DVD 5% Móveis 4% Eletrônico 2% Produto de informárica 0%

(14)

2.3.4 Pretensão de investimento na compra do presente

Quanto à pretensão de investimento, 35% dos entrevistados manifestaram intenção de investir entre R$ 51 e R$ 100 na compra do presente, representando a maior frequência entre os pesquisados. A segunda maior frequência é a dos que manifestaram pretensão de investimento de até R$ 50, com 22% da amostra, seguidos dos que pretendem entre R$ 101 e R$ 150, com 13%. Em proporções menores, aparecem dois indicativos de investimento com índice de 8%, que são: entre R$ 151 e R$ 200 e Acima de R$ 300; enquanto 6% manifestaram pretensão de investimento entre R$ 201 e R$ 250 e 2% entre R$ 251 e R$ 300. Dos entrevistados, 8% ainda não definiram quanto pretendem investir.

Gráfico 13 – Pretensão de investimento no presente

2.3.5 Forma de pagamento para a compra do presente

Em relação à forma como pretende pagar pela compra do presente, 45% expressaram que irão pagar em dinheiro, enquanto 31% disseram que pretendem pagar com cartão de crédito parcelado, 14% com cartão de crédito para o vencimento, 7% com cartão da loja, 1% com crediário, 1% com cheque

Até R$ 50 22% Entre R$ 51 e R$ 100 35% Entre R$ 101 e R$ 150 13% Entre R$ 151 e R$ 200 8% Entre R$ 201 e R$ 250 6% Entre R$ 251 e R$ 300 2% Acima de R$ 300 8%

(15)

à vista e 1% com outros. A opção pagamento com cheque pré-datado não obteve representatividade na amostra, com 0%.

Gráfico 14 - Forma de pagamento para a compra do presente

2.3.6 Local pretendido para realização das compras

Em relação ao local pretendido para realização de suas compras para o Dia das mães, as lojas do centro da cidade e as lojas do Shopping foram as que apareceram com maior predominância de frequência, sendo 53% de preferência para as lojas do centro e 31% para as lojas do Shopping. O Camelódromo aparece com 5% de frequência, enquanto Loja no bairro com 4%, loja na internet com 2% e Hipermercado com 1%. A opção outros apareceu com 4%.

Dinheiro 45%

Cartão de crédito parcelado 31%

Cartão de crédito para o vencimento 14%

Cartão da loja 7%

Cheque à vista 1%

Outros 1%

Crediário 1%

(16)

Gráfico 15 – Local preferido para as compras

2.3.7 Fatores de influência na decisão de onde comprar

Em relação aos fatores que mais influenciam na decisão sobre em qual loja comprar o presente para a sua mãe, 28% dos entrevistados responderam promoção de preços, enquanto 23% citaram atendimento, 18% desconto no preço à vista e 17% facilidade de acesso à loja. Com índices menores, 7% apontaram as marcas oferecidas como fator determinante da decisão do local de compra e 1% apontaram sorteio de prêmios. Ainda entre os entrevistados, 5% apontaram a opção outros.

Gráfico 16 – Fator de maior influência na decisão do local de compra

Loja no centro 53% Loja no shopping 29% Loja no camelódromo 5% Loja no bairro 4% Outros 4% Loja na internet 2% loja shopping 2% Hipermercado 1% Promoção de preços 28% Atendimento 23%

Desconto no preço à vista 18%

Facilidade de acesso à loja 17%

Marcas oferecidas 7%

Outros 5%

(17)

2.4 Satisfação e expectativa das mães

2.4.1 Recebimento de presentes

Com relação ao recebimento de presentes em relação ao Dia das Mães no ano passado, 87% das mães entrevistadas na pesquisa disseram que sim, enquanto 13% disseram que não.

Gráfico 17 – Recebimento de presentes

2.4.2 Tipo de presente que ganhou no ano passado

Com relação ao tipo de presente que ganhou no ano passado, 20% disseram que ganharam perfumaria, enquanto 15% afirmaram ter recebido bolsa, outros 15% roupa, 10% celular, 7% joias e bijuterias, 7% calçado, 5% livros, 5% móveis, 5% eletrodoméstico, 2% CD e DVD e 2% eletrônico. Houveram ainda 7% que afirmaram ter recebido outros tipo de presentes, enquanto a opção produto de informática apareceu com 0%.

Sim 87%

(18)

Gráfico 18 – Tipo de presente que ganhou no ano passado

2.4.3 Tipo de presente que pretende de ganhar

Perguntados quanto à linha de produtos que pretende ganhar, 12% das mães entrevistadas disseram que preferiam perfumaria, seguidos de 10% de preferência por roupa; 8% por celular; 8% por eletrodoméstico; 8% por eletrônico; 8% por móveis; 6% por CD e DVD; 6% por bolsa; 4% por calçado; 4% por livros e 4% por joias e bijuterias. 20% ainda afirmaram que pretendem ganhar outros presentes que não os listados na pesquisa, enquanto 0% manifestou intenção de ganhar produto de informática.

Perfumaria 20% Bolsa 15% Roupa 15% Celular 10% Jóias e bijuterias 7% Calçado 7% Outros 7% Livros 5% Móveis 5% Eletrodoméstico 5% CD e DVD 2% Eletrônico 2% Produto de informárica 0%

(19)

Gráfico 19 – Tipo de presente que pretende ganhar Outros 20% Perfumaria 12% Roupa 10% Celular 8% Eletrodoméstico 8% Eletrônico 8% Móveis 8% CD e DVD 6% Bolsa 6% Calçado 4% Livros 4% Jóias e bijuterias 4% Produto de informárica 0%

(20)

3 CONSIDERAÇÕES

Os dados e informações obtidos possibilitam ampla gama de reflexão e análise do perfil desse potencial consumidor em relação à data comemorativa do Dia das Mães, assim como sobre sua intenção de compra em relação a esse dia. Muitos dos indicadores apresentaram equilíbrio em frequência, com índices percentuais bastante próximos, assim como sinalizaram o crescimento de determinados fatores que podem vir a se tornar tendência, direcionando para um processo de crescimento contínuo.

Tais informações, portanto, destacam a possibilidade de reflexões aprofundadas, que podem acontecer a partir de cada um dos aspectos medidos por meio da pesquisa realizada, sendo esta um recurso riquíssimo para tal.

Neste contexto do trabalho, faz-se a conclusão com o esboço de um perfil predominante desse consumidor, a partir de aspectos de maior frequência entre os pesquisados, ressaltando, mais uma vez, que em muitos deles é possível perceber uma proximidade bastante grande, o que de certa forma não viabiliza uma afirmação simplista de que o foco de atuação das organizações deva ser concentrado unicamente nos fatores predominantes. A análise de intenção de compra desse consumidor também é apresentada a partir dos aspectos de maior frequência.

O perfil, portanto, desse consumidor pesquisado é de homem ou mulher, com idade entre 15 a 20 anos (26%), com escolaridade de nível superior incompleto (37%), rendimento salarial entre 2 e 5 salários mínimos (49%), solteiro (55%), com filhos (51%), sendo um filho (33%), inserido formalmente no mercado de trabalho (65%), no segmento de serviços (59%).

Quanto à intenção de compra, esse consumidor pretende comprar presente para a mãe (75%), com roupa (13%), investindo entre R$ 51 e R$ 100 reais (35%), pagando em dinheiro (45%) e em loja no centro da cidade. Esse

(21)

consumidor considera a promoção de preços (28%) como fator de influência na decisão de onde pretende realizar as suas compras.

As mães pesquisadas foram presenteadas no ano passado (87%), com perfumaria (20%) e este ano deseja ganhar outros tipos de presentes que os convencionalmente recebidos.

Referências

Documentos relacionados

0 presente trabalho de Conclusão de Curso atende a exigência do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para obtenção do titulo de

A regulação da assistência, voltada para a disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e

4. Prisões-industriais em que o trabalho do preso passa a ser objeto do lucro das empresas particulares, tais estabelecimentos são construídos por empresários, ou

É relativamente a esse ano que foram fixados o cabaz, os ponderadores (para o cálculo dos índices agregados) e os preços de referência ou preços médios. Além do

Entretanto, a metodologia não pode ser utilizada em qualquer cepa de micobactéria isolada, mas somente em cepas recombinantes (HATFULL & JACOBS, 1994). Podemos concluir que,

Prejuízo estético, em grau médio ou máximo, quando atingidos crânios, e/ou face, e/ou pescoço ou perda de dentes quando há também deformação da arcada

[r]

Na investigação da variação sazonal dos subgrupos que compunham os grupos de alimentos que não apresentaram variações sazonais significativas, verificou-se que também