• Nenhum resultado encontrado

REFERENCIA INSTITUCIONAL:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REFERENCIA INSTITUCIONAL:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TITULO: Programa de Integração Docente Assistencial entre a Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e a Secretaria Municipal de Saúde de Diadema - PIDA-DIADEMA EIXO: Extensão, Docência e Investigação

AUTORES: : Elisabeth Niglio de Figueiredo, Fernando Luis Affonso Fonseca, Maria Cristina Wafae, Edimar Cristiano Pereira, Wagner Luiz Batista, Virginia Berlanga Campos Junqueira. REFERENCIA INSTITUCIONAL: Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP – Brasil CONTATOS: Elisabeth.niglio@unifesp.br

RESUMO

O Programa de Integração Docente Assistencial de Diadema – PIDA Diadema - desenvolve-se no Município de Diadema desde 2010 e articula formação de estudantes de graduação e pós-graduação da área de saúde à assistência e pesquisa, em um sistema local de saúde.

O principal objetivo é promover a atuação da universidade de forma articulada ao poder local (Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Diadema) e à comunidade, na gestão, execução e avaliação de ações de saúde segundo princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS): a universalidade na atenção, a equidade, a integralidade, a regionalização dos serviços de saúde e controle social.

Outro objetivo do programa é a capacitação tanto do estudante quanto dos profissionais de saúde da rede. No primeiro caso, propõe-se o desenvolvimento de atividades assistências nos diferentes níveis de atenção do SUS e atuação em equipe multiprofissional e interdisciplinar. No segundo caso, propõe-se desenvolver programas de educação permanente aos profissionais da área de saúde e pesquisa junto aos serviços de forma que seu produto possa reverter em novas práticas de ensino e assistência.

Acredita-se que esse processo possibilitará à universidade formar um profissional diferenciado e pautado na integralidade, promovendo de forma efetiva e de qualidade a aproximação ensino-serviço, propiciando desta forma a intersecção do mesmo, em atividade práticas paralelas a sua formação teórica.

A aproximação e a integração da universidade com a rede de serviços constituem fatores facilitadores da produção de conhecimento segundo as necessidades do SUS.

(2)

DESENVOLVIMENTO

A Escola Paulista de Medicina criada em 1933 foi transformada em Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 1994 e consciente da sua responsabilidade com a ciência e a comunidade da qual faz parte, tem como missão desenvolver, em nível de excelência, atividades interrelacionadas de ensino, pesquisa e extensão, almejando a liderança nacional e internacional na área da saúde.

Ela foi sendo ampliada, abarcando não apenas a área da saúde como também as demais áreas do conhecimento sendo que hoje, em 2011, é constituída de seis campi localizados em diferentes municípios do Estado de São Paulo entre eles o de Diadema. Possui diferentes cursos de graduação e pós–graduação, dentre eles o de medicina, fonoaudiologia, enfermagem e farmácia.

O Ministério da Saúde, em novembro de 2005, lançou por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e o Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESU) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-saúde), que enfatizava a aproximação da universidade com os serviços de saúde, de forma articulada, envolvendo os diferentes cursos da área de Saúde.

Seu objetivo geral é integrar ensino-serviço, visando à reorientação da formação profissional, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na atenção básica, promovendo transformações nos processos de geração de conhecimentos, ensino e aprendizagem e de prestação de serviços à população, a reorientação das pesquisas desenvolvidas na área da saúde, voltadas às necessidades da comunidade, organização e financiamento dos serviços de saúde, experimentação de novos modelos de intervenção, avaliação da incorporação de novas tecnologias e desenvolvimento de indicadores que permitam melhor estimativa da resolubilidade da atenção básica.

Desta forma, a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina (Brasil, 2001) e a entrada da UNIFESP no Projeto med e posteriormente Pró-saúde, envolvendo os cursos de enfermagem e fonoaudiologia propiciaram a adesão da universidade às propostas de mudanças curriculares dos cursos da área da saúde e a interação ativa do aluno com a população, os profissionais e os serviços de saúde desde o início do processo de formação, proporcionando ao estudante trabalhar sobre problemas

(3)

reais, assumindo responsabilidades crescentes como agente prestador de cuidados compatíveis com seu grau de autonomia.

Neste contexto, foi assinado no ano de 2009, o Termo de Convênio nº 001/2009 entre a Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e a Secretaria Municipal de Saúde de Diadema (SMS- Diadema) constituindo o Programa de Integração Docente e AssistenciaI - PIDA-Diadema – com o objetivo geral de mútua cooperação, com vistas ao fortalecimento e implementação de melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS) e o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência na área de abrangência deste convênio. Conta com a participação dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Farmácia, Química, Biologia, Engenharia Química e Ciências Ambientais, incentivando as transformações do processo de formação, geração de conhecimentos e prestação de serviços à comunidade, dentro da abordagem integral do processo de saúde-doença. Os demais cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (estrito e lato sensu), campus São Paulo e Diadema, integram também o presente convênio.

A produção de conhecimento segundo as necessidades do Sistema Único de Saúde - SUS, a adequação da Pós-Graduação e a oferta de Educação Permanente constituem-se focos deste convênio, contando com a capacidade da SMS-Diadema, que em parceria com a UNIFESP, desenvolve projetos e pesquisas, com perspectiva da integralidade, numa abordagem interdisciplinar e multiprofissional, articulada com o Sistema Local de Saúde.

Constituem-se objetivos deste convênio:

a) Estimular o interesse dos estudantes de graduação e pós-graduação pelos problemas de saúde, educação, ambiental, desenvolvimento social e segurança alimentar da comunidade por meio da atuação em um sistema local de saúde de acordo com os princípios do SUS;

b) Ampliar e participar das práticas educacionais na rede de saúde, desenvolvendo atividades assistenciais e de promoção da saúde;

c) Estimular as mudanças curriculares, incorporando a abordagem integral do processo saúde-doença e da promoção de saúde, orientando a formação dos estudantes a atuarem na atenção primária, ambulatorial e hospitalar, no Município de Diadema;

d) Incentivar a formação profissional e a adequação dos serviços para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, no Sistema Único de Saúde;

(4)

e) Desenvolver mecanismos formadores de profissionais de saúde e ciências, que contemplem o perfil de necessidade do binômio população/gestor municipal de saúde;

f) Formar recursos humanos da SMS-Diadema e oferecer formação permanente, treinamentos para os profissionais da rede municipal de saúde, capacitando-os para a compreensão dos processos saúde-doença, da população e aperfeiçoamento de suas práticas profissionais;

g) Propor e desenvolver pesquisas de mútuo interesse da SMS-Diadema e da UNIFESP envolvendo, sempre que possível, profissionais da rede de saúde. Para responder aos objetivos propostos, foi criado o Núcleo de Articulação Pida Diadema composto por representante da SMS-Diadema, rede de saúde, representantes da comunidade, professores e estudantes, tendo sido elaborado um plano de trabalho. Este deverá promover a integração entre os estudantes e os professores dos diferentes cursos da UNIFESP e destes com os profissionais dos serviços de saúde de Diadema, visando tanto à melhoria da formação dos alunos, quanto do serviço prestado.

Em relação aos estudantes e à UNIFESP, estas atividades estão sendo traduzidas como disciplinas integrativas (eletivas ou não), Estágios Curriculares Supervisionados, Projetos de Extensão, Cursos de Educação Permanente, projetos de pesquisa de iniciação científica e pós-graduação e outras estratégias que forem necessárias.

Diversas são as atividades desenvolvidas até o momento, como o convênio firmado, desde o ano 2000, com o Hospital Geral de Diadema, que se constitui em campo de trabalho e de estágio aos alunos de medicina e enfermagem até os dias atuais. As atividades curriculares dos cursos de Medicina, Farmácia e Enfermagem, estão sendo desenvolvidos na rede de saúde, visando reflexão sobre o seu modelo de atenção e interagindo com os serviços de saúde do município. O esforço conjunto dos docentes destes cursos e dos profissionais de saúde desta rede teve ótimos resultados, tanto no planejamento como no desenvolvimento dos trabalhos pertinentes ao ensino, pesquisa e extensão. Atualmente estão sendo desenvolvidos projetos de pesquisa na área de enfermagem e farmacia.

Os projetos de extensão abrangem diferentes áreas do saber como mencionados a seguir:

(5)

Diadema Visita UNIFESP Campus Diadema Experimentando a Ciência

Meio Ambiente, Qualidade e Uso Racional da Água.

Reforço escolar para alunos do ensino fundamental de Diadema

Laboratório Virtual de Física – Projeto em Ensino de Física junto aos Professores da rede Publica

Capacitação Docente em Estratégias para o Desenvolvimento da Aprendizagem de Biologia no Ensino Médio em Diadema, SP

Projeto: Livros e leitores na universidade: construindo a I Feira de Livros UNIFESP – Diadema

Prática Pedagógica Reflexiva e Utilização de Tecnologias

Mapeamento Escolar, Social, Econômico e da Saúde do Estudante de Graduação da Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema

Avaliação do conhecimento e capacitação dos Professores, do Ensino Infantil, da Rede Pública da cidade de Diadema sobre os riscos do excesso de exposição solar

O Teste Do Pezinho Para Todos

A Preservação dos Acervos Escolares e o Ensino das Ciências Naturais Fome Zero

A parceria entre a UNIFESP e o Município de Diadema tem proporcionado um diálogo efetivo entre estudantes, profesores, comunidade e os diferentes órgãos deste municipio, posibilitando integrar ensino-serviço, com a finalidade de reorientação na formação profissional. Desta forma, esta parceria assegura uma abordagem integral nos processos de geração de conhecimentos, ensino e aprendizagem e de prestação de serviços à população, além da reorientação das pesquisas desenvolvidas voltadas às necessidades da comunidade e serviços.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de