• Nenhum resultado encontrado

MASTERSAF SMART MANUAL OPERACIONAL INTEGRAÇÃO ONESOURCE ECF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MASTERSAF SMART MANUAL OPERACIONAL INTEGRAÇÃO ONESOURCE ECF"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1

Versão: V6.64

Atualizado em: 04/04/2017

MASTERSAF

SMART

MANUAL OPERACIONAL

(2)

2

Versão: V6.64

Atualizado em: 04/04/2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ... 3

SOBRE O ONESOURCE ECF ...4

PÚBLICO ALVO ...4

LANÇAMENTOS CONTÁBEIS ...5

EXPORTAÇÃO DOS DADOS ...6

INTEGRAÇÃO DOS DADOS ...9

(3)

3

Versão: V6.64

Atualizado em: 04/04/2017

INTRODUÇÃO

Este roteiro apresenta os passos necessários para operar o Módulo “Integração - OneSource ECF” e possibilitar efetuar a geração de arquivos em TXT ou gravação em Banco de Dados para Integração das informações de contabilidade do Mastersaf SMART para o OneSource™ ECF.

As informações exportadas são as seguintes:

# DESCRIÇÃO MENU TABELA (BANCO DE DADOS)

1 Estabelecimentos \ Configuração \ Estabelecimento ESTABELECIMENTO

2 Saldos Contábeis \ Manutenção \ Contabilidade \

Saldos Contábeis SALDOSCONTABEIS

3 Plano de Contas \ Manutenção \ Cadastros \ Plano de

Contas TABELACONTAS

4 Centro de Custos \ Manutenção \ Tabelas Gerais \ 03 - Centro de Custos TABELAGENERICA (Código 03) 5 Lançamentos Contábeis \ Manutenção \ Contabilidade \

Lançamentos Contábeis LANÇAMENTOS

6

Plano de Contas X Plano

Referencial

\ SPED \ ECD – Escrituração Contábil

\ Plano Contas Referência DE – P/ TABELACONTASREFERENCIA

7 Subcontas Correlatas

\ SPED \ ECD – Escrituração Contábil

(4)

4

Versão: V6.64

Atualizado em: 04/04/2017

SOBRE O ONESOURCE ECF

O módulo ONESOURCE ECF foi criado com a finalidade de possibilitar a entrega das informações da Escrituração Fiscal Digital do Imposto sobre a Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido da Pessoa Jurídica (ONESOURCE ECF), que foi instituída pela Instrução Normativa RFB nº. 1.422/2013.

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substituiu a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a partir do ano-calendário 2014, com entrega prevista para o último dia útil do mês de junho do ano posterior ao do período da escrituração no ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Portanto, a DIPJ está extinta a partir do ano-calendário 2014.

PÚBLICO ALVO

São obrigadas ao preenchimento da ECF todas as pessoas jurídicas, inclusive imunes e isentas, sejam elas tributadas pelo lucro real, lucro arbitrado ou lucro presumido, exceto:

I. As pessoas jurídicas optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional), de que trata a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006;

II. Os órgãos públicos, às autarquias e às fundações públicas;

III. As pessoas jurídicas que não tenham efetuado qualquer atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicação no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendário.

Há que se ressaltar que, caso a pessoa jurídica tenha Sociedades em Conta de Participação (SCP), cada SCP deverá preencher e transmitir sua própria ECF, utilizando o CNPJ da pessoa jurídica que é sócia ostensiva e o CNPJ/Código de cada SCP.

(5)

5

Versão: V6.64

Atualizado em: 04/04/2017

LANÇAMENTOS CONTÁBEIS

Menu: Integração > Onesource ECF > Lançamentos Contábeis - ECF

Caso sejam exportados os dados de “Lançamentos Contábeis”, anteriormente o processo de exportação dos dados, deve-se acessar a tela acima e selecionar os lançamentos que serão integrados no

OneSource™ ECF.

Utilize os campos de Empresa, Datas (Inicial e Final), Número do Lote, Conta Analítica, Número Arquivamento e Centro Custo para filtrar os lançamentos contábeis, posteriormente, selecione os registros que serão exportados. Ao finalizar a seleção, clique em “Gravar Informações”.

(6)

6

Versão: V6.64

Atualizado em: 04/04/2017

EXPORTAÇÃO DOS DADOS

(7)

7

Versão: V6.64

Atualizado em: 04/04/2017

Principais pontos de atenção para realizar a exportação dos dados:

VERSÃO

O campo Versão indica o ano da Entrega da obrigação ECF. Por exemplo: Se o período de geração for do ano de 2016, é apresentado neste campo “2017”.

CÓDIGO VERSÃO ECF

Selecionar uma das três opções de acordo com o Ano Calendário e Situação Especial: - 1.00 (Ano Calendário 2014 e Sit. Esp. de 2015)

- 2.00 (Ano Calendário 2015 e Sit. Esp. de 2016) - 3.00 (Ano Calendário 2016 e Sit. Esp. de 2017)

A versão informada é utilizada para a integração dos dados referentes à “Plano de Contas x Plano Referencial” e “Subcontas Correlatas”.

GERAR TXT OU GRAVAR DADOS

Selecionar uma das duas possíveis formas de integração. Caso seja selecionada a opção:

• “Gerar TXT”: informar para cada item exportado o diretório do TXT.

• No caso de “Gravar Dados”: não é necessário informar os diretórios, o sistema gravará os dados em tabelas específicas de integração.

SALDOS CONTÁBEIS

Quando a opção “Saldos Contábeis” for selecionada, o usuário pode definir se quer gerar os arquivos de Saldos Contábeis COM Centro de Custos ou SEM Centro de Custos. Para isso, basta selecionar ou não a opção “Gerar Saldos Contábeis por Centro de Custos”.

(8)

8

Versão: V6.64

Atualizado em: 04/04/2017

PLANO DE CONTAS

O cadastro de Plano de Contas é gerado considerando as atualizações do período e somente das contas que sofreram movimentação (e suas superiores), quando se tratar de geração em conjunto com o arquivo de Saldos Contábeis. Caso seja necessário gerar o cadastro completo, a orientação é gerar o arquivo de Plano de Contas sem selecionar o arquivo de Saldos Contábeis simultaneamente.

PLANO DE CONTAS X PLANO REFERENCIAL

O cadastro de Plano de Contas X Plano Referencial é gerado considerando as atualizações do período e somente do relacionamento de Contas Contábeis com Contas Referenciais cujas contas contábeis foram movimentadas, quando se tratar de geração em conjunto com o arquivo de Saldos Contábeis. Caso seja necessário gerar o cadastro completo, apenas, a orientação é gerar o arquivo sem selecionar o arquivo de Saldos Contábeis simultaneamente.

O campo ao lado “Ind. Incremento” indica se os dados do arquivo complementarão os dados existentes quando:

• Se este campo estiver preenchido com “Não”, então toda a parametrização existente na base de dados será sobreposta pelos dados do arquivo.

• Se este campo estiver preenchido com “Sim”, então toda a parametrização existente na base de dados será complementada pelos dados do arquivo.

Atenção: Se o registro a ser importado possuir indicador igual a "Sim" e, for identificado um registro

(9)

9

Versão: V6.64

Atualizado em: 04/04/2017

INTEGRAÇÃO DOS DADOS

Após a certeza de que todos os requisitos descritos acima foram atendidos, ou seja, os dados do período estão carregados, assim como as demais informações necessárias foram revisadas e completadas, pode-se clicar em “Ok” para iniciar o processo de exportação dos dados e integração no OneSource™ ECF.

Se na integração estiver selecionado “Gerar TXT”, o usuário deve importar manualmente no OneSource™ ECF cada arquivo gerado no Mastersaf SMART nos diretórios informados.

Caso a integração seja pelo Banco de Dados, ou seja, estiver selecionado “Gravar Dados”, ao concluir o processo, o Mastersaf SMART gravará os dados em tabelas específicas de integração e automaticamente o OneSource™ ECF, que monitora de tempos em tempos essas tabelas, importará os dados.

SUPORTE TÉCNICO

Para dúvidas ou problemas, abra um chamado no Contact Center ou entre em contato com nossa equipe de Suporte Técnico pelo Telefone:

 (11) 2159-0600 opção 1 (Atendimento das Soluções Fiscais). Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 9h às 18h.

Referências

Documentos relacionados

Caso o usuário opte integrar por planilhas, não será necessário configurar acesso ao banco de dados, basta configurar a integração de cada módulo, conforme seção 5.. Caso

 Extrair os dados da base Access, aplicar transformações e carregá-las no banco SQL Server.. CIn/UFPE – Integração de Dados e Data

Diante do agrupamento formado foi possível concluir que a estratégia de conversão dos dados quantitativos em multicategóricos e a integração dos dados de diferente

Desta forma pode-se concluir que o processo de integração pode ser utilizado como opção para sincronização de dados entre sistemas, porém para cada cenário

A modelagem funciona como um projeto que será executado no banco dados para que suas tabelas sejam criadas a partir da linguagem SQL, neste caso o banco de dados utilizado foi o

O detalhe dos pedidos apresenta os dados do pedido informados na integração, a faixa de risco, e o diagnóstico do pedido com base nas compras realizadas anteriormente, a opção

É necessário enviar o código de integração e o código da LitoralCar dos veículos e o restante dos dados através do parâmetro Content do Header como uma array no formato

Se estiver a usar o seu Suunto Smart Sensor com dispositivos desportivos da Suunto ou a Suunto Movescount App, pode gravar a sua frequência cardíaca enquanto nada ou durante