• Nenhum resultado encontrado

CLASSIFICAÇÃO DO ARTIGO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CLASSIFICAÇÃO DO ARTIGO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

Dinâmica da aula

- Apresentação do conceito de produtividade (15 min) - Explicação da dinâmica da aula (5 min)

- Acesso ao texto por parte dos Es para leitura (5 min) - Explicação simplificada (20 min)

- Sorteio para exposição da abordagem apresentada no texto - Distribuição das demais tarefas (5 min)

(3)

LEITURA – SORTEIO DE APRSENTAÇÃO D1 – MACRO/MACRO

D2 – MACRO

Atividade para a aula 6

D5 D1 D4 D3 D2 D2 – MACRO D3 – MACRO/MICRO D4 – MICRO D5 – MICRO/MICRO

TAREFAS – ATRIBUIR UMA NOTA DE 1 A 4 PARA CADA ASPECTO ,COM JUSTIFICATIVA – ENVIAR VIA MOODLE POR DUPLA

D1 – CONTEÚDO

D2 – CORREÇÃO ORTOGRÁFICA E GRAMATICAL D3 – FORMATAÇÃO (SLIDES 4, 5 e 6)

D4 – BIBLIOGRAFIA E CITAÇÕES - 7

D5 – ESTRUTURA E ESTILO(SLIDES – 8 e 9)

(4)

Os estilos são:

Cabeçalho 1 ( para inserir o título do artigo) Autor (para inserir o nome dos autores)

E-mail autor ( para inserir o endereço eletrônico do autor)

Cabeçalho 2 (para inserir um título de Resumo, Abstract, seções do artigo e Referências Resumo (para inserir o texto do resumo)

Abstract (para inserir o texto do abstract – lembrar que este é opcional) Figura (para inserir uma figura(ou outro elemento gráfico) e sua legenda). Bloco-citação (para inserir uma citação literal longa)

Bibliografia (para inserir um item da bibliografia) Standard (para qualquer outro conteúdo)

Um tamanho de papel A4, com margens de 2,3 cm (superior), 2,1(inferior), 2,8 (interna), e 2,2 FORMATAÇÃO

Um tamanho de papel A4, com margens de 2,3 cm (superior), 2,1(inferior), 2,8 (interna), e 2,2 (externa). Use espaçamento simples e fonte Times New Roman tamanho 14 (exceto no título, tamanho 20 a 24, e na formatação e e-mail dos autores, tamanho 12).

Ao compor figuras, faça-o de forma que sejam legíveis em preto-e-branco e com a redução de 50%.

As partes do relatório são: Títulos, Autores (nome, na linha seguinte a formação e o e-mail), Resumo, Palavras-Chaves (de 2 a 6), apresentação, introdução e demais seções numeradas do corpo do texto, Agradecimentos (opcional – usa-se essencialmente para agradecer empresas ou órgão financiadores) e Referências.

Use negrito em todos os títulos e subtítulos e nos nomes de autores. Italicize o conteúdo do Resumo e Abstract. Deixe três linhas em branco entre Abstract e Apresentação. Numere os títulos das seções apenas da Apresentação à Conclusão. Indente os parágrafos a partir do segundo em cada seção.

(5)

Figuras, quadros e tabelas devem ser numerados independentemente e citados pelo número no texto – jamais deixados em meio ao texto ou referidos como “figura abaixo” (veja o exemplo da figura 1). Isto dificultaria em muito a tarefa do leitor. No artigo, os autores podem inserir os elementos gráficos nas posições onde são citados. As legendas devem estar centralizadas, abaixo das figuras e acima de quadros e tabelas.

Quando necessário destacar ou enfatizar algum termo, fazê-lo usando negrito ou sublinhado (nunca usando maiúscula, que são usadas no início de frases, nomes próprios e siglas). Termos estrangeiros devem aparecer em itálico. O tamanho esperado de cada relatório parcial é de no mínimo 5 páginas. Podem ser acrescentados anexos, porém dê preferência para impressões tamanho A4.

FORMATAÇÃO

tamanho A4. Subtítulos

Para dar ritmo ao texto, é válido quebrar uma seção em partes encabeçadas por um subtítulo, como neste exemplo. Isto pode evitar que uma seção muito longa pareça maçante apenas por sua extensão, além de facilitar a organização mental do leitor para o acompanhamento do texto (desde que o subtítulo seja significativo).

Por outro lado evite retalhar o texto com muitos subtítulos. A seção “Estrutura e estilo”, a seguir, tem extensão adequada. A presente subseção é muito curta para comportar subtítulo – a colocação do subtítulo “Subtítulos” tem caráter apenas ilustrativo e elucidativo.

(6)

Use negrito em todos os títulos e subtítulos e nos nomes de autores. Italicize o conteúdo do Resumo e Abstract. Deixe três linhas em branco entre Abstract e Apresentação. Numere os títulos das seções apenas da Apresentação à Conclusão. Indente os parágrafos a partir do segundo em cada seção.

Figuras, quadros e tabelas devem ser numerados independentemente e citados pelo número no texto – jamais deixados em meio ao texto ou referidos como “figura abaixo” (veja o exemplo da figura 1). Isto dificultaria em muito a tarefa do leitor. No artigo, os autores podem inserir os

FORMATAÇÃO

figura 1). Isto dificultaria em muito a tarefa do leitor. No artigo, os autores podem inserir os elementos gráficos nas posições onde são citados. As legendas devem estar centralizadas, abaixo das figuras e acima de quadros e tabelas.

Quando necessário destacar ou enfatizar algum termo, fazê-lo usando negrito ou sublinhado (nunca usando maiúscula, que são usadas no início de frases, nomes próprios e siglas). Termos estrangeiros devem aparecer em itálico. O tamanho esperado de cada relatório parcial é de no mínimo 5 páginas. Podem ser acrescentados anexos, porém dê preferência para impressões tamanho A4.

(7)

Estrutura e estilo

Para que o texto seja redigido de forma a ser bem aproveitado pelos leitores, é importante que se estabeleçam algumas diretrizes de preparação quanto a estrutura e estilo:

Titulo: deve ser o menor resumo do trabalho, ainda que sucinto.

Resumo: deve resumir o texto, isto é, apresentar o contexto e a definição do problema, a metodologia usada na abordagem, e os principais resultados e conclusões – enfatizando qual a contribuição do texto.

Seção apresentação: deve apresentar o texto, seu contexto e objetivo.

Seção introdutória: deve introduzir o tema tratado no texto, isto é, deve estender o resumo e adiantar o conteúdo do texto, de forma que o leitor compreenda como está

estruturado o conteúdo a ser apresentado.

Corpo do texto: pode ser apresentado em uma ou (usualmente) várias seções, preferencialmente, estrutura teórica, metodologia, resultados e considerações finais ou preferencialmente, estrutura teórica, metodologia, resultados e considerações finais ou conclusão. OBSERVAÇÕES: - Repetição de palavras - Nesse (longe) - Neste (perto) - Pontuação - Gírias e jargões - Etc

- Estrutura da frase ou parágrafo

- Concordância nominal, verbal e pronominal - Palavras inventadas

(8)

Sentenças em parágrafos de transição: devem ser usados para guiar o leitor entre um e outro assunto. O próprio texto deve encadear as ideias; o leitor não deve distrair-se tentando adivinhar por que houve a mudança de assunto. As sentenças finais das seções 1 a 3 são

sentenças de transição.

Sentenças introdutórias: devem introduzir seções, figuras, quadros, tabelas e listas de marcadores com um texto que auxilie o leitor a compreendê-los Esta lista de marcadores tem uma sentença introdutória, o que evita que o leitor desvie sua atenção tentando deduzir qual o

Estrutura e estilo

Constância de estilo de discurso e de formato: é importante manter uniformidade na

apresentação do texto, especialmente quanto ao formato de listas, títulos, legendas, e quanto ao tempo verbal a pessoa do discurso – usualmente a terceira pessoa do singular.

Conclusões ou considerações finais: deve sumarizar o texto e apresentar conclusões baseadas no que foi apresentado no corpo texto.

uma sentença introdutória, o que evita que o leitor desvie sua atenção tentando deduzir qual o assunto que motivou a organização da lista, permitindo que concentre sua atenção na litura e compreensão.

Parágrafos: não devem ser excessivamente longos, mas devem ter duas ou mais sentenças que expressam uma ideia. Recomenda-se evitar os parágrafos de sentenças únicas característicos da “redação esquartejada” que truncam a leitura.

(9)

Referências: esta seção deve apresentar uma lista de obras que foram citadas no texto e

nenhuma outra. Não é uma lista de leitura recomendada, nem de obras que o autor consultou. As referências são muito importantes, pois documentam citações feitas no texto sobre a origem da ideia. Assim, o leitor poderá buscar mais informações na fonte se tiver interesse.

Toda ideia escrita e não referenciada sugere que seja concepção do autor do texto, ou que seja muito corriqueira. Por exemplo, é válido escrever sem citar qualquer autor que SQL é uma linguagem padrão para banco de dados relacionais, porque esta noção é corriqueira. Por outro lado, declarar algo que não se sabe explicar, ou que não é idéia própria, é afirmação sem fundamento ou plágio.

Observe os estilos de citação: paráfrase (com a referência completamente entre Observe os estilos de citação: paráfrase (com a referência completamente entre

parênteses, e outra com o nome do autor inserido no texto e apenas o ano entre parênteses) e citação literal (entre aspas, inserida no texto ou, se o trecho ocupar duas ou mais linhas,

destacadas em um bloco). Ao citar no texto uma obra de três ou mais autores, é válido fazê-lo usando o nome do primeiro autor seguido de et alli ou et al. (do latim que significa: e outros). Além do uso adequado de citações e referências, os autores devem tomar cuidado com o uso indiscriminado de fontes de pesquisa que não passaram pelo crivo da comunidade científica (por exemplo, artigos de internet e com o usos de citações fora de contexto (por exemplo: a maiorira dos sistemas de gerência de bancos de dados baseia-se no modelo hierárquico” – em referência de um texto antigo, foram do contexto atual.)

Estas recomendações aplicam-se à redação de qualquer texto na área tecnológica. A seguir, algumas recomendações específicas para o trabalho de redação em grupo são apresentadas.

Referências

Documentos relacionados

Além disso, devem ser identificados com número e título ou legenda, conforme ilustram o Quadro 1 e a Figura 1 (no corpo do texto, as figuras, quadros e tabelas devem ser

Por exemplo, temos um interesse legítimo em processar seus dados pessoais para fornecer, proteger e melhorar nossos serviços, para nos comunicarmos com você sobre as

A calibração periódica simplesmente não é suficiente para garantir a confiabilidade metrológica dos instrumentos de medição e padrões, por isso o plano de

Características de rede de suporte social masculina e feminina no quadrante família do Mapa Mínimo de Relações Sociais do Idoso-MMRI, de estudantes frequentadores de

Educação Infantil – Ensino Fundamental – Ensino Médio Desde 1962 evangelizando através da educação em Brasília –

Devido ao fato de essa questão tratar também de Progressões Geométricas (P.G.), preferimos colocar sua solução junto com as soluções das questões de matemática. Para

14/04/15 Avaliação Prova Presencial (P) Vanessa Tuono Jardim Avaliação Prova Presencial (P) Antonio Marco Feliciano. 21/04/15

Analisando os espectros obtidos para os AH extraídos do solo, observou-se que todos eles apresentaram perfis semelhantes, indicando a presença dos mesmos grupos funcionais, não