• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

REGULAMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROGRAMA NACIONAL

ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA/UFRJ

TÍTULO I DA NATUREZA

Art. 1º. O curso de pós-graduação lato sensu em Coordenação Pedagógica do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PNEGEB-UFRJ) está vinculado à Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), e faz parte do convênio firmado em novembro de 2007 entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o MEC.

Art. 2º. O curso de pós-graduação lato sensu em Coordenação Pedagógica PNEGEB-UFRJ será oferecido na modalidade da Educação à Distância e a sua natureza didático-pedagógica visa o aprimoramento e a atualização científica no âmbito das práticas da coordenação pedagógica.

Art. 3º. O curso de pós-graduação lato sensu em Coordenação Pedagógica do PNEGEB-UFRJ está inserido em uma proposta mais ampla de política de formação continuada, e é destinado aos profissionais da educação que se encontram em pleno exercício das suas funções, vinculadas à coordenação pedagógica das escolas públicas das redes estadual e municipais do Estado do Rio de Janeiro, sem ônus para os cursistas que dele participarem.

TÍTULO II DAS FINALIDADES

Art. 4º. O curso de pós-graduação lato sensu do PNEGEB-UFRJ tem por finalidades:

I. Qualificar coordenadores pedagógicos e\ou profissionais que exercem função equivalente e integram a equipe gestora nas escolas públicas estaduais e

(2)

municipais do Estado do Rio de Janeiro que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB);

II. Estimular parcerias entre a UFRJ e as Secretarias municipais e estadual de educação do Estado do Rio de Janeiro, a fim de que se possa construir um espaço de articulação entre as práticas de gestão, por intermédio de estratégias que envolvam as unidades escolares que participam do PNEGEB/UFRJ, bem como as suas comunidades.

III. Formalizar parcerias entre a Unidade acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro responsável pela coordenação geral do PNEGEB/UFRJ, e demais unidades da UFRJ que desenvolvem cientificamente atividades capazes de dar suporte ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu, no âmbito das tecnologias educacionais.

IV. Estabelecer convênio entre a Unidade acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro responsável pela coordenação geral do PNEGEB/UFRJ e a Fundação devidamente credenciada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o objetivo de administrar os recursos destinados ao PNEGEB/UFRJ.

TÍTULO III DOS OBJETIVOS

Art. 5º. São objetivos do curso de pós-graduação lato sensu em Coordenação Pedagógica:

- Formar em nível de especialização coordenadores pedagógicos, e\ou profissionais que exercem função equivalente e integram a equipe gestora nas escolas públicas;

- Contribuir com a qualificação do coordenador pedagógico e\ou profissionais que exercem função equivalente e integram a equipe gestora nas escolas públicas na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social.

- Incentivar os coordenadores pedagógicos e\ou profissionais que exercem função equivalente e integram a equipe gestora nas escolas públicas a refletir sobre a gestão democrática e a desenvolver práticas colegiadas de gestão no ambiente escolar que favoreçam a formação cidadã do estudante.

- Propiciar aos coordenadores pedagógicos e\ou profissionais que exercem função equivalente e integram a equipe gestora nas escolas públicas oportunidades de lidar com ferramentas tecnológicas que favorecem o trabalho coletivo e a transparência da gestão da escola.

- Propiciar oportunidades aos coordenadores pedagógicos e\ou profissionais que exercem função equivalente e integram a equipe gestora nas

(3)

escolas públicas para o exercício de práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação da gestão escolar.

- Possibilitar aos coordenadores pedagógicos e\ou profissionais que exercem função equivalente e integram a equipe gestora nas escolas públicas oportunidades para ampliação de capacidades para analisar e resolver problemas, elaborar e desenvolver projetos e atividades na área de gestão com o suporte das novas tecnologias de informação e comunicação.

- Desenvolver uma compreensão pedagógica de gestão escolar, situada nos contextos micro e macro da escola, superando as concepções fragmentadas do processo educacional e contemplando as dimensões da construção e formação como objeto do trabalho pedagógico.

- Estimular o desenvolvimento de práticas de gestão democrática e de organização do trabalho pedagógico que contribuam para uma aprendizagem efetiva dos alunos, de modo a incidir, progressivamente, na melhoria do desempenho escolar.

TÍTULO IV

DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

Art. 6º - As atividades acadêmicas, pedagógicas, administrativas e de suporte tecnológico do curso de pós-graduação lato sensu em coordenação pedagógica estarão sob a coordenação geral da Faculdade de Educação da UFRJ.

Art. 7º - A estrutura organizativa e educacional do Curso de pós-graduação lato sensu é formada por:

I. Conselho de gestão.

II. Colegiado de coordenadores.

III. Equipe de Coordenação das Salas Ambiente.

IV. Equipe de Professores, sendo um professor responsável por cada turma. V. Equipe de Suporte Tecnológico.

VI. Equipe de Apoio Pedagógico-Administrativo.

SEÇÃO I

DO CONSELHO DE GESTÃO

(4)

a) Um membro da coordenação geral;

b) Um representante dos coordenadores de Sala Ambiente; c) Um representante dos professores;

d) um representante discente;

e) um representante da equipe de suporte às tecnologias educacionais; f) um representante da UNDIME;

g) um representante da SEEduc.

§ 1º - o mandato dos membros do colegiado coincidirá com a duração do curso. § 2º - salvo a coordenação geral, os outros cargos deverão ter membros titulares e suplentes.

Art. 9º - As atribuições do Conselho de Gestão são, além das constantes no Regimento Geral da UFRJ para os órgãos similares, as de aprovar, com base na legislação pertinente, as indicações de professores feitas pelo Coordenador do curso para, isoladamente ou em comissão, cumprirem atividades concernentes à (ao):

I. Seleção de candidatos discentes e docentes; II. Acompanhamento do regime didático;

III. Pronunciamento sobre os atos praticados pela Coordenação quando for necessário;

IV. Definição das normas gerais a serem seguidas na gestão do curso;

V. aprovação dos relatórios parciais e do relatório final apresentados pela Coordenação;

VI. Acompanhamento da aplicação dos recursos atribuídos ao curso;

VII. Dirimir dúvidas e fazer apreciação sobre matéria que implique em alteração na proposta pedagógica original ou no cronograma de desenvolvimento do curso.

Art. 10 - O Conselho de Gestão reunir-se-á pelo menos uma vez por mês ou quando convocado pelo Coordenador do curso, com a presença de, no mínimo, metade mais um de seus membros.

SEÇÃO II

DO COLEGIADO DE COORDENADORES

Art.11 - O Colegiado de coordenadores terá a função de um conselho consultivo. Compete ao colegiado organizar questões de avaliação, planejamento e distribuição de questões relacionadas ao TCC, montagem e formação de Bancas e a orientações e será composto por:

(5)

b) Um representante do corpo discente; c) Um representante do suporte tecnológico; d) Um representante dos professores;

e) Um representante dos coordenadores.

SEÇÃO III

DAS COORDENAÇÕES

Art. 12 – A coordenação geral do curso é indicada pela Direção da Faculdade de Educação, encaminhada para homologação na Congregação da Faculdade de Educação e no Conselho do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e submetida à nomeação pelo Magnífico Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Art. 13 – À coordenação geral do curso compete:

I. Integrar a comissão de seleção dos candidatos;

II. Coordenar o planejamento do curso, acompanhar e avaliar o desenvolvimento das atividades pedagógicas;

III. Convocar e presidir as reuniões do Conselho de Gestão;

IV. Promover reuniões com os coordenadores de sala do curso, visando assegurar a integração e a integralização curricular;

V. Elaborar e apresentar relatórios;

VI. Planejar e executar as respectivas movimentações financeiras relativas às verbas do curso.

Art. 14 – Cada sala ambiente terá um Coordenador indicado pela coordenação do curso e compete ao coordenador de sala ambiente:

I. Convocar e presidir reuniões da área;

II. Organizar os encontros presenciais vinculados à sua Sala Ambiente; III. Articular-se com a Coordenação Geral;

IV. Articular as ações desenvolvidas pelos componentes nacional, estadual e municipal, de modo a assegurar a unidade do programa em todas as instituições que dele participam;

V. Coordenar a gestão acadêmica da sala ambiente;

VI. Coordenar e acompanhar as ações de todos os professores das turmas da sala ambiente sob sua responsabilidade;

VII. Criar mecanismos que assegurem o cumprimento do cronograma de implementação proposto no projeto de curso; articular-se com a Coordenação de professores;

VIII. Participar do processo de avaliação geral do curso, e elaborar relatório correspondente à sua sala ambiente;

IX. Fornecer, em tempo hábil, todas as informações referentes aos dados específicos da sala ambiente, em tempo hábil, e que se fizerem necessárias para o correto preenchimento dos relatórios ou outros documentos solicitados;

(6)

X. Coordenar com os professores e com os cursistas a orientação dos trabalhos de conclusão de curso;

XI. Reelaborar, quando necessário, o material didático-pedagógico e as atividades específicas da sala ambiente sob sua coordenação.

Art. 15 - O Coordenador Geral e o Vice-Coordenador deverão ser docentes ou técnicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integrantes do quadro ativo da instituição, em regime de dedicação exclusiva ou 40 (quarenta) horas semanais na Universidade Federal do Rio de Janeiro e portadores do titulo de doutor ou de mestre no País, em programa de pós-graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, ou obtido no exterior e devidamente revalidado.

Art. 16 - A admissão dos Coordenadores das Salas Ambientes Virtuais e da equipe de Apoio Pedagógico Administrativo no PNEGEB/UFRJ é de atribuição da Coordenação Geral.

Art. 17 - A seleção da equipe de suporte às Tecnologias Educacionais fica a cargo do Coordenador de Suporte às Tecnologias Educacionais, e a indicação deverá ser homologada pelo Conselho de Gestão do curso.

SEÇÃO III DA SECRETARIA

Art. 18 - A Secretaria será exercida por dois bolsistas, conforme prevê o Convênio, designados para esse fim específico, através da Coordenação do curso e a ela compete:

I. Apoiar a Coordenação no que diz respeito à redação de correspondência e documentos necessários ao bom andamento do curso;

II. Providenciar junto à coordenação geral e junto aos demais setores da UFRJ tudo aquilo que for objeto de solicitação de professores ou alunos para o bom andamento do curso;

III. Realizar o trabalho de escrituração acadêmica;

IV. Manter organizado e atualizado o arquivo do curso que ficará sob a guarda da Faculdade de Educação;

V. secretariar as reuniões do Colegiado e as apresentações de Trabalho de conclusão de curso.

(7)

TÍTULO V

DAS CONDIÇÕES DE ADMISSÃO SEÇÃO I

DA INSCRIÇÃO

Art. 18 - As inscrições para seleção do curso de pós-graduação lato sensu em Coordenação Pedagógica serão abertas mediante Edital homologado pela Coordenação do curso, cujo Aviso de Edital será publicado pela coordenação do curso no site da UFRJ.

Art. 19 - Serão Pré-requisitos para os candidatos a uma vaga no curso de especialização em coordenação pedagógica:

a) Ter concluído curso de graduação ou demais cursos de nível superior reconhecidos pelo Ministério da Educação;

b) Ser servidor público efetivo, concursado, das redes públicas de ensino municipal e/ou estadual de educação básica;

c) Estar no exercício pleno da função de coordenador pedagógico das referidas redes;

d) Ter acesso a internet de banda larga e disponibilidade de pelo menos 10 (dez) horas semanais para dedicar-se ao curso on-line;

e) Ter conhecimento do uso de editor de texto, planilhas, correio eletrônico e navegação web;

f) Ter disponibilidade para participação dos encontros presenciais, às suas custas, com datas e locais a serem divulgados;

g) Comprometer-se a compartilhar o conteúdo do curso com o coletivo da escola; h) Evidenciar disposição para contribuir, democrática e solidariamente, na construção do Projeto Político Pedagógico do estabelecimento de ensino onde atua, com a comunidade escolar e local;

i) Ser lotado (a) em escola com baixo IDEB (abaixo de 3,0);

j) Não ser cursista de outro curso de pós-graduação e/ou curso de graduação durante o desenvolvimento do curso.

l) Ter no mínimo 2 (dois) anos de experiência como coordenador pedagógico em escola pública;

m) Estar a pelo menos 5 (cinco) anos do período de aposentadoria.

Art. 20 - Serão exigências para inscrição duas vias da seguinte documentação: a) Documento de identidade;

b) Cadastro de Pessoa Física (CPF);

c) Título de eleitor e comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral;

(8)

e) Cópia autenticada do Histórico escolar do curso da graduação; f) Carteira de reservista (apenas para candidatos do sexo masculino);

g) Documento comprobatório de ser servidor efetivo e concursado. Ex: contra-cheque, declaração da Secretaria, em papel timbrado, informando a condição de contratação e cargo de atuação;

h) Documento comprobatório de estar no exercício da função de Coordenador Pedagógico e\ou profissional que exerça função equivalente e integre a equipe gestora da escola de educação básica;

i) Formulário de inscrição preenchido. j) Uma foto 3x4

SEÇÃO II DA SELEÇÃO

Art. 21 - É parte do processo seletivo dos alunos um levantamento preliminar das escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos municípios e do estado do Rio de Janeiro, em articulação com a SEEDUC e a UNDIME. O processo seletivo será composto por três fases.

Art. 22 - A primeira fase de seleção será a avaliação da pertinência dos documentos apresentados conforme o Artigo 20.

Art. 23 - A segunda fase será composta de entrevista do candidato e/ou prova escrita presenciais.

Art. 24 - Caberá à Comissão de Seleção, à vice-coordenação e à equipe de suporte administrativo pedagógico elaborar o edital do processo seletivo, tornar pública a lista dos candidatos selecionados e elaborar o relatório do processo de seleção.

SEÇÃO III DA MATRÍCULA

Art. 25 - Os candidatos classificados deverão efetuar sua matrícula junto à Secretaria do curso, após a publicação da classificação, de acordo com a data estabelecida pelo Conselho de Gestão.

Art. 26 - É vedado o trancamento de matrícula, seja isoladamente ou no conjunto de disciplinas.

(9)

Art. 27 – O curso de pós-graduação lato sensu em Coordenação Pedagógica do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública terá oferta de até 470 vagas anuais com atividades que se iniciam, preferencialmente, nos meses de março ou agosto podendo, entretanto, sofrer alterações, a critério do Conselho de Gestão.

Parágrafo Único - A cada edição do curso em que a demanda dos interessados exceder o número de vagas disponibilizadas, ficará a critério do Conselho de Gestão a aprovação de abertura de mais vagas.

TÍTULO VI

DO CORPO DOCENTE E DISCENTE SEÇÃO I

DO CORPO DOCENTE E DISCENTE

Art. 28 - Os Professores poderão ser:

I. Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro ou de outra instituição de ensino superior, que sejam portadores do título de doutor ou de mestre na área de educação e afins, em programa de pós-graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, ou obtido no exterior e devidamente revalidado;

II. Funcionários da Universidade Federal do Rio de Janeiro que sejam portadores do título de doutor ou de mestre na área de educação e afins, em programa de pós-graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, ou obtido no exterior e devidamente revalidado;

III. Alunos dos programas de doutorado e mestrado da Universidade Federal do Rio de Janeiro ou dos programas de pós-graduação stricto sensu de outra instituição de ensino superior, desde que sejam devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação;

IV. Mestres ou Doutores na área de educação e afins.

Parágrafo Único Os Professores do PNEGEB/UFRJ participam do curso pós-graduação lato sensu sem que essa atuação crie vínculo funcional com a Universidade Federal do Rio de Janeiro ou venha a alterar o vínculo funcional existente.

Art. 29 - O Coordenador de Suporte às Tecnologias Educacionais deverá pertencer ao quadro ativo de funcionários da Universidade Federal do Rio de

(10)

Janeiro e ser portador do título de doutor ou de mestre obtidos em programas de pós-graduação stricto sensu no país, devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação, ou no exterior devidamente revalidado.

Art. 30 - O corpo discente do curso de pós-graduação lato sensu em Coordenação Pedagógica da Escola de Gestores da Educação Básica de que trata este Regulamento será regido pelas normas de que dispõe o Regimento Geral da UFRJ e as Resoluções do CPEG.

TÍTULO VIII DO REGIME DIDÁTICO

SEÇÃO I

DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Art. 31 - O curso de pós-graduação lato sensu em Coordenação Pedagógica será desenvolvido em 9 Salas Ambientes, sendo duas com 30 h/a cada, seis com 45 h/a, e uma com 60h/a, além de um curso ao ambiente introdutório da plataforma Moodle com Carga horária de 15h perfazendo o total de 405 h/a, com 27 créditos. O curso terá a duração de um ano.

Art. 32 - Para a realização deste curso na versão para Internet será utilizada a Plataforma Moodle, podendo ter o apoio dos Núcleos de Tecnologia da Educação (NTE) da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Art. 33 - Serão propiciados aos cursistas momentos de atividades presenciais, conforme previsto no Projeto Pedagógico do curso.

Art. 34 - O curso, oferecido na modalidade da educação à distância, está estruturado em um eixo denominado Organização do Trabalho Pedagógico e reúne uma carga horária total de 405 horas, distribuídas da seguinte forma:

a) Sala de Introdução ao Curso e ao Ambiente Virtual. (15 horas)

b) Sala Ambiente – Realidade Escolar e Trabalho Pedagógico. (30 horas). c) Sala Ambiente – Projeto Político-Pedagógico e Organização do Ensino. (45 horas).

d) Sala Ambiente - Currículo, Cultura e Conhecimento Escolar. (45 horas). e) Sala Ambiente - Avaliação Escolar. (45 horas).

(11)

f) Sala Ambiente - Práticas e Espaços de Comunicação na Escola. (45 horas).

g) Sala Ambiente - Aprendizagem Escolar e Trabalho Pedagógico. (45 horas).

h) Sala Ambiente - Políticas Educacionais e Gestão Pedagógica. (45 horas).

i) Sala Ambiente - Tópico Especial. (30 horas).

j) Sala Ambiente - Metodologia do Trabalho Científico – MTC (60 horas).

SEÇÃO II

Do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)

Art. 35 - Os alunos deverão elaborar e apresentar o TCC, que deverá ser construído individualmente.

Art. 36 - O TCC será articulado à Sala Ambiente Metodologia do Trabalho Científico, sendo que os coordenadores de sala e professores irão orientar, acompanhar e avaliar o projeto de intervenção desenvolvido pelos estudantes. Simultaneamente, os cursistas terão acesso às demais Salas Ambientes, cumprindo, de um lado, os requisitos exigidos pelo currículo do curso e da Universidade, e, de outro lado, tendo acesso a aportes teóricos e metodológicos significativos para a construção e desenvolvimento do seu projeto na escola.

Art. 37- O TCC será elaborado na forma de um Projeto de Intervenção que cada cursista desenvolverá conforme o design da pesquisa-ação. O TCC será objeto de avaliação final e disponibilizado no ambiente Moodle.

Art. 38 - O TCC será apresentado em sessão especial de finalização do Curso, em data a ser agendada, sendo que:

a) O aluno deverá apresentar o TCC oralmente;

b) Após a apresentação, uma Banca, a ser definida pelo Colegiado de Coordenadores procederá à arguição.

Art. 39 - Para a apresentação do TCC, o cursista deverá ter integralizado a carga horária total do curso.

Art. 40 - A ausência do aluno no dia marcado para apresentação do TCC, salvo se amparado pela legislação vigente, irá caracterizar a reprovação no curso.

(12)

TÍTULO IX

DA VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR

Art. 41 - O rendimento escolar de cada disciplina será aferido por meio de trabalhos escritos, sendo a média final expressa por meio de conceito a partir do elenco de disciplinas que compõem as Salas Ambientes.

Art. 42 - A frequência às atividades do curso é obrigatória nos termos da normativa da resolução 02/09 do CEPG.

.

Art. 43 - O rendimento escolar de cada disciplina será aferido por meio de trabalhos escritos, sendo o grau final da disciplina expresso por meio de conceito, conforme a escala a seguir:

A = Excelente; B = Bom; C = Regular; D = Deficiente;

em que “D” significa reprovação.

SEÇÃO I

DA DURAÇÃO DO CURSO

Art. 44 – A carga total do curso será de 405 horas, sendo 390 horas em encontros presenciais e no AVA, atividades nas escolas e na elaboração do TCC; e 15h desenvolvidas no curso de introdução ao ambiente Moodle.

.

Art. 45 - O cursista receberá o certificado de Especialista quando atender aos critérios de integralização das disciplinas e for aprovado na apresentação pública do TCC no prazo previsto nas Resoluções da UFRJ.

Parágrafo Único: As exceções serão objeto de apreciação e julgamento pelo Conselho de Gestão do Curso.

TÍTULO X

DOS REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DE CERTIFICADO

Art. 46 - Ao cursista que houver cumprido as exigências do curso será concedido um Certificado, segundo modelo da UFRJ, no qual constarão: o número da

(13)

Resolução de aprovação do curso pelo CEPG, relação das disciplinas cursadas com as respectivas cargas horárias e conceitos.

Parágrafo único - Não terá direito à obtenção do Certificado de pós-graduação lato sensu em Coordenação Pedagógica, o cursista que:

I. For reprovado em mais de três disciplinas em todo o curso;

III. For reprovado na apresentação do Trabalho de conclusão de curso.

CAPÍTULO XI

DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

Art. 47 - Este Regulamento estará sujeito, respeitadas as suas especificidades, às demais normas que regulamentam os Cursos Lato Sensu na UFRJ.

Art. 48 - Não é permitido o aproveitamento de estudos realizados pelo cursista nesta ou em outras IES.

Art. 49 - A avaliação do curso será efetuada pelos mecanismos instituídos pelo CEPG, além do relatório final elaborado pela Coordenação Geral do curso.

Art. 50 - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pelo Conselho de Gestão do curso à luz da legislação vigente.

Referências

Documentos relacionados

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

702 MARIA LUCIA MENDONCA PINTO 703 MARIA LUCIA OLIVEIRA BASTOS 704 MARIA LUCIA PEREIRA DE SANTANA 705 MARIA LUISA FERREIRA DA SILVA 706 MARIA MARCELINA COSTA DOS ANJOS 707 MARIA

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento