• Nenhum resultado encontrado

Bomba de calor ar/água ROTEX com Bluevolution A nova geração de bombas de calor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bomba de calor ar/água ROTEX com Bluevolution A nova geração de bombas de calor"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

A nova geração de bombas de calor

Bomba de calor ar/água com Bluevolution:

Desempenho e eficiência mais elevados

Bomba de calor ar/água ROTEX com Bluevolution

(2)
(3)

Usufrua de eficiência e

sustentabilidade moderna com a refrigeração do futuro

Todos ficam a ganhar quando se utiliza o fluido frigorigéneo R-32 ecológico. Com um valor reduzido de GWP de 675, já desempenha uma função importante na redução das emissões de CO2, mantendo o impacto ambiental num nível mínimo. Devido a este GWP baixo, todos os produtos Bluevolution já cumprem os requisitos do novo Regulamento da UE 517/2014, que estipula que os gases fluorados com efeito de estufa (também conhecidos como F Gases) sejam gradualmente substituídos até 2030.

O que significa GWP

O GWP (global warming potential; potencial de aquecimento global) é um valor que indica o impacto de um gás com efeito de estufa no aquecimento global. Quanto mais baixo for o valor, mais baixo é o potencial contributo para o aquecimento global.

Novas bombas de calor ar/água ROTEX com Bluevolution

Uma solução completa: HPSU compact Ultra 4-8 kW Tecnologia de bomba de calor avançada com acumulador térmico integrado. Higiénica com a capacidade de integrar fontes de calor adicionais.

Consultar a página 6/7

A solução versátil: HPSU Bi-Bloc Ultra 4-8 kW Aplicação flexível, também para cascatas.

Consultar a página 8/9

A nova geração de bombas de calor:

Desempenho extraordinário +

responsabilidade ambiental

Com Bluevolution

As bombas de calor de próxima geração da ROTEX têm a etiqueta Bluevolution. Isso indica que fazem parte da gama de produtos do Grupo DAIKIN que utiliza o fluido frigorigéneo R-32 preparado para o futuro. Combinadas com um novo compressor muito eficiente, estas bombas de calor de próxima geração alcançam os valores de eficiência mais elevados.

Máxima conveniência:

• As novas bombas de calor ar/água da ROTEX, com

Bluevolution, impulsionam a potência relativa à água quente sanitária até 40% graças à respetiva tecnologia avançada • Mantém-se uma ótima climatização interior através do

aquecimento e arrefecimento em combinação com o piso radiante

Excelente desempenho:

• Flexível para utilização em novos edifícios e até projetos de modernização, alcançando temperaturas de avanço até 65 °C sem necessitar de aquecedor de imersão

(4)
(5)

O compressor – o coração da bomba de calor

As novas bombas de calor ROTEX com Bluevolution utilizam a energia ambiental disponível para aquecer a sua casa com a máxima eficiência. O calor no ar ambiente é transferido para o sistema de aquecimento através do fluido frigorigéneo R-32 com a ajuda do novo compressor altamente eficiente. Este princípio é equivalente à utilização inversa de um frigorífico ou sistema de ar condicionado.

Os compressores nas bombas de calor ROTEX são desenvolvidos e fabricados no grupo empresarial.

Consequentemente, podemos tirar partido do conhecimento de milhões de compressores fabricados pelo líder tecnológico. A próxima geração utiliza um compressor totalmente novo e extremamente eficiente.

Económica e silenciosa graças à operação por modulação de potência

A necessidade de calor num edifício varia bastante em função das condições climatéricas e dos padrões de utilização. As bombas de calor ROTEX recorrem à tecnologia inverter, que opera o compressor de forma variável. Ou seja, a potência da bomba de calor é continuamente ajustada por forma a cumprir as necessidades.

Comfort 365 – confortavelmente quente no inverno e agradavelmente fresco no verão

A ROTEX HPSU compact Ultra e a HPSU Bi-Bloc Ultra estão equipadas de série com uma opção de arrefecimento integrada. Quando utilizada em conjunto com um sistema de piso radiante, pode tirar partido da função dupla de aquecimento e arrefecimento sem gastos nem esforços adicionais. Os custos de funcionamento desta conveniência adicional são reduzidos.

Pronto para as redes inteligentes

A etiqueta "Smart Grid Ready" certifica a adequabilidade para "operação em função da energia". Por forma a não sobrecarregar as redes de eletricidade, as turbinas eólicas são frequentemente desligadas quando está a ser gerada mais eletricidade do que a necessária. É necessário armazenamento para absorver estes picos de produção. Os sistemas de aquecimento com bombas de calor podem disponibilizar este armazenamento.

Como e quando necessários, podem converter eletricidade excessiva em energia térmica que, em seguida, é "armazenada" num acumulador ou depósito de água quente sanitária. Os operadores da grelha já podem proceder ao desligamento temporário de sistemas de bombas de calor, na eventualidade de uma falta de energia. Para aproveitar ao máximo o potencial de armazenamento, as bombas de calor precisam de uma tecnologia de controlo inteligente. Os consumidores podem ver que uma bomba de calor está devidamente equipada através da etiqueta "Smart Grid Ready".

Tecnologia avançada,

apenas o melhor para os nossos clientes

Controlos avançados

A unidade de controlo digital pode ser utilizada de forma intuitiva. O sensor ROTEX apresenta sempre o estado de funcionamento atual.

Controlo através de smartphone

Pode controlar convenientemente o seu sistema de aquecimento através do seu smartphone utilizando a aplicação de controlo e o adaptador/a porta LAN. A unidade de controlo pode controlar as funções da bomba de calor e monitorizar o seu sistema. Esta opção de gestão do sistema abrangente permite-lhe sincronizar tudo perfeitamente de acordo com as suas necessidades.

(6)

Bomba HE (auto-ventilação, controlada por PWM, com proteção de condensado)

Controlador digital RoCon+. Em

combinação com a porta ROTEX RoCon G1, pode ser controlado através da app ROTEX

Água do depósito não pressurizada

Permutador de calor (aço inoxidável) para produção de água quente

Permutador de calor (aço inoxidável) para carga do cilindro ou reserva de aquecimento central

Depósito de armazenamento de água quente sanitária (estrutura de parede dupla feita de polipropileno com isolamento térmico em espuma rígida PUR) Permutador de calor

de placas

Estrutura da unidade de controlo com tira de terminais

Vantagens adicionais • Máximo nível de higiene • Dimensões compactas • Intelligent Store

Management (ISM) • "Smart Grid Ready"

(pronto para as redes inteligentes)

• Aplicação flexível

SG

Ready

(7)

ROTEX HPSU compact Ultra – classe de alta eficiência A ROTEX HPSU compact Ultra combina a tecnologia de bomba de calor de elevada eficiência com um acumulador térmico inovador num espaço mínimo. O centro de aquecimento completo ocupa apenas 0,36 m² (HPSU compact Ultra 304/308) ou 0,62 m² (HPSU compact Ultra 504/508) de espaço. A gestão eletrónica de ambas as bombas de calor e do acumulador térmico (ISM = intelligent storage management) maximiza a eficiência energética e também assegura a conveniência do aquecimento e da água quente sanitária. A HPSU compact Ultra é "Smart Grid Ready", o que significa que já está equipada para um funcionamento com poupança de custos energéticos no futuro. O aquecimento de água quente sanitária recorre ao princípio de aquecimento de água instantâneo e caracteriza-se pelos máximos padrões de higiene. O centro de aquecimento híbrido – para todos os tipos de energia A unidade interior HPSU compact Ultra pode ser utilizada como acumulador térmico eficiente para fontes de calor adicionais. Para além de um sistema térmico solar, também pode ser ligada, por exemplo, a uma caldeira a gasóleo, gás ou pellets ou um fogão a lenha com caldeira de reserva para água quente sanitária e aquecimento central. Se não pretende instalar um sistema solar de imediato, é possível montá-lo posteriormente de forma rápida e simples, a qualquer momento.

Bomba de calor e solar: despesas reduzidas – alto rendimento A energia solar e a bomba de calor são o complemento ideal uma da outra. Em níveis de pico, 80% da energia solar acumulada pode ser convertida em calor aproveitável. A ROTEX HPSU compact Ultra já está otimizada para a ligação à tecnologia térmica solar – quando a ligar a um sistema ROTEX Solaris, torna-se o seu sistema de aquecimento solar pessoal.

Eficiência excecional numa unidade compacta

ROTEX HPSU compact Ultra

Esta solução de bomba de calor completa combina tecnologia ambientalmente responsável e pioneira com as

dimensões mais reduzidas. Aquecimento, arrefecimento e água quente sanitária com eficiência excecional.

Como pode beneficiar da bomba de calor ar/água ROTEX HPSU compact Ultra

Eficiência excecional

• Utilização de energia ambiental renovável, gratuita, do sol e do ar

• Temperaturas de avanço até 65 °C sem aquecedor de imersão

• Produção de água quente sanitária até 40% superior

Tecnologia inovadora

• Com Bluevolution – utilizando o fluido frigorigéneo R-32

• Intelligent storage management (ISM) para a máxima eficiência energética e excecional conveniência de aquecimento e água quente sanitária

• Unidade de controlo eletrónica de operação intuitiva • Controlo baseado em aplicação opcional

• "Smart Grid Ready" (pronto para as redes inteligentes)

Higiene da água

• Princípio de acumulador térmico ECH2O

• Máximos níveis de higiene graças à separação da água do depósito e da água quente sanitária • Sem sedimentos, sem bactérias legionella

Dá resposta às suas necessidades

• Aquecimento, arrefecimento e água quente sanitária • Económica e silenciosa

• Dimensões compactas, instalação simples – mesmo em espaços mínimos

• Aplicação flexível, combinação direta com sistemas solares térmicos ou sistemas de aquecimento existentes

• Unidade exterior disponível em 5 cores

(8)

* SG Ready em combinação com adaptador LAN Permutador de calor Vaso de expansão Filtro magnético Bomba HE Aquecedor rápido Vantagens adicionais Todas as peças hidráulicas incluídas na unidade compacta mural

(9)

Aplicação versátil

Graças ao seu design modular, a HPSU Bi-Bloc Ultra oferece muitas opções de aplicação diferentes. Por exemplo, as unidades interiores compactas podem ser facilmente combinadas para formar cascatas para edifícios de apartamentos.

Higiene ótima da água – máxima conveniência

A água quente sanitária é aquecida em combinação com um acumulador térmico higiénico ROTEX. O acumulador térmico ROTEX HybridCube é uma combinação de depósito de água quente sanitária e aquecedor instantâneo de água. A água a aquecer é encaminhada e aquecida por uma serpentina indireta em aço inoxidável de alto desempenho em separado. A água alimentada primeiro também é utilizada primeiro (princípio de primeiro a entrar, primeiro a sair).

Opções de aplicação flexível

ROTEX HPSU Bi-Bloc Ultra

O sistema de bomba de calor split com fluido frigorigéneo R-32 ambientalmente responsável inclui uma

unidade exterior, uma unidade interior e um acumulador térmico

Como pode beneficiar da bomba de calor ar/água ROTEX HPSU Bi-Bloc Ultra

Eficiência excecional

• Utilização de energia ambiental renovável, gratuita, do sol e do ar

• Temperaturas de avanço até 65 °C sem aquecedor de imersão

• Produção de água quente sanitária até 40% superior

Tecnologia inovadora

• Com Bluevolution – utilizando o fluido frigorigéneo R-32

• Unidade de controlo eletrónica de operação intuitiva • Controlo baseado em aplicação opcional

• "Smart Grid Ready" (pronto para as redes inteligentes)

Higiene da água quente sanitária combinada com um acumulador térmico ROTEX

• Princípio de acumulador térmico ECH2O

• Máximos níveis de higiene graças à separação da água do depósito e da água quente sanitária • Sem sedimentos, sem bactérias legionella

Dá resposta às suas necessidades

• Também se pode utilizar em cascatas para edifícios de apartamentos

• Aquecimento, arrefecimento e água quente sanitária • Económica e silenciosa

• Unidade exterior disponível em 5 cores

(10)
(11)

Pense na higiene da água ao comprar

um sistema de aquecimento

A água limpa é um pré-requisito para a vida

A água quente potável é uma necessidade básica em todas as casas, quer seja para tomar duche, banho, cozinhar ou lavar as mãos. Hoje em dia, seria inimaginável viver sem um fornecimento estável de água quente, prontamente disponível sempre que necessário. Naturalmente, a higiene da água também é expectável. Por vezes, os aquecedores de água convencionais podem falhar a este respeito. É por isso que sempre nos focamos na higiene da água!

Higiene ótima da água – dia após dia

Os acumuladores térmicos ROTEX foram concebidos atendendo aos mais recentes padrões da tecnologia de aquecimento e higiene de água quente sanitária. São fundamentalmente diferentes dos depósitos de água quente sanitária de elevado volume convencionais. A formação de lama, ferrugem, sedimentos e mesmo a formação de bactérias de legionella perigosas, que se verificam em muitos depósitos de grandes dimensões, não podem ocorrer neste caso. O respetivo conceito de design significa que podem fornecer sempre água quente sanitária 100% higiénica.

A água quente sanitária encontra-se numa serpentina indireta de alto desempenho fabricado em aço inoxidável (INOX). A água quente será sempre perfeitamente higiénica. O depósito de armazenamento apenas precisa de ser cheio com água uma vez, aquando da colocação em funcionamento, e depois simplesmente oferece armazenamento térmico. A água não é substituída nem consumida. As paredes interiores e exteriores do depósito são fabricadas em polipropileno resistente a choques e impactos, e o espaço intermédio é preenchido com isolamento em espuma muito eficaz. Isto resulta em excelentes valores de isolamento e perdas de superfície mínimas

(12)
(13)

Unidade exterior e instalação

Uma fonte de calor inesgotável à porta de sua casa O sol é o nosso fornecedor natural de energia. Tire partido deste fornecimento de calor gratuito e use-o na sua casa. Pode ser encontrado na energia ambiental no ar ou obtido diretamente a partir da luz solar. Esta fonte de energia é gratuita e inesgotável.

A unidade exterior de bomba de calor

A unidade exterior extrai calor do ar ambiente, que é absorvido pelo fluido de transferência de calor (refrigerante) e transferido para a unidade interior. A unidade exterior compacta pode ser colocada de forma discreta no exterior de um novo edifício ou edifício residencial existente.

Funcionamento muito silencioso

Especialmente em áreas residenciais com um desenvolvimento denso, o funcionamento silencioso da unidade exterior de bomba de calor é importante. As unidades exteriores da nova geração de bombas de calor ROTEX destacam-se no modo noturno com um nível de potência sonora de apenas 35 dB(A) a uma distância de 3 metros.

Escolha a sua cor

O aspeto exterior de uma casa reflete a personalidade e o estilo dos seus habitantes. É dedicado muito tempo à escolha dos materiais e das cores adequados. Ao comprar uma bomba de calor ROTEX, os proprietários têm à escolha cinco cores diferentes para a unidade exterior, permitindo-lhes escolher de acordo com o gosto individual.

A par do acabamento marfim padrão, as unidades exteriores também estão disponíveis em quatro acabamentos especiais: cinzento antracite, branco alumínio, branco traffic e vermelho ruby.

Isolamento sonoro com estilo Pode reduzir o nível sonoro até 3 dB(A) adicionando o revestimento de isolamento sonoro à sua unidade exterior de bomba de calor.

RAL 7016

cinzento antracite RAL 9006alumínio branco RAL 9016branco traffic RAL 3003vermelho ruby

(14)
(15)

Limite de conforto superior

Temper

atur

a ambien

te

Limite de conforto inferior

janeiro dezembro

Temperatura ambiente sem ar condicionado Aquecimento renovável no inverno,

arrefecimento suave no verão A ROTEX HPSU compact Ultra está disponível com uma opção de arrefecimento integrado de série. Quando utilizado em conjunto com um sistema de piso radiante, pode tirar partido da função dupla de aquecimento e arrefecimento sem gastos nem esforços adicionais. Os custos de funcionamento desta conveniência adicional são reduzidos.

Temperatura ambiente com o Comfort 365 Etiqueta de eficiência energética para sistemas de aquecimento

A segurança de saber que é da ROTEX

Todos os produtos ROTEX foram testados e cumprem os critérios da Diretiva Ecodesign. Tanto para produtos individuais como para soluções combinadas, as etiquetas energéticas são um indicador de confiança da classe de eficiência precisa. Perfeitamente adaptados entre si em termos dos seus componentes individuais, os nossos sistemas completos garantem a máxima conveniência e as mais elevadas normas de segurança.

Energia solar térmica: despesas reduzidas – alto rendimento Sistema solar térmico de elevado desempenho Solaris para água quente sanitária e reserva de aquecimento central Os sistemas solares térmicos ROTEX Solaris utilizam a energia gratuita do sol de forma muito eficiente para água quente sanitária e proporcionam uma reserva de aquecimento central eficaz. Os coletores planos Solaris estão disponíveis em três versões. Podem instalar-se em telhados inclinados ou planos, ou integrados no telhado. Todos os acumuladores térmicos ROTEX são otimizados para ligação a um sistema solar térmico. Armazenam o calor solar com excecional eficiência e oferecem uma ótima higiene da água quente sanitária utilizando a tecnologia de água limpa. A ligação de um sistema solar térmico é a forma mais eficaz de alcançar uma classe de eficiência energética superior para o sistema de aquecimento

geral.

Suplemento ideal

(16)

Evolução do líder de mercado -

Único no mercado

Fluido frigorigéneo R-32 preparado

para o futuro

As bombas de calor com o novo fluido frigorigéneo tornam-se ainda mais ecológicas

O grupo Daikin dedica-se à nova geração de bombas de calor com o fluido frigorigéneo R-32 preparado para o futuro. Tem o melhor desempenho nas operações de arrefecimento e aquecimento. O potencial relativo aos gases com efeito de estufa (GWP – global warming potential) é claramente inferior ao do fluido frigorigéneo atual. Para além disso, é necessário utilizar quantidades significativamente inferiores. O potencial de aquecimento global do R-32 é de apenas um terço do potencial de aquecimento global do R-410A. Tendo em conta o abastecimento de fluido frigorigéneo, o potencial relativo aos gases com efeito de estufa é de apenas um quarto.

Comece hoje mesmo

O Regulamento da UE 517/2014 requer que os gases fluorados com efeito de estufa (também conhecidos como F gases) sejam totalmente substituídos por fluidos frigorigéneos alternativos em prol do ambiente. Foi concedido um período de transição de 2017 a 2030.

Líder e pioneiro no mercado

O Grupo DAIKIN foi pioneiro há muitos anos a desenvolver sistemas que utilizavam fluidos frigorigéneos com um valor GWP (global warming potential) reduzido. Muito antes de o Regulamento relativo aos F gases entrar em vigor, a empresa reconheceu a necessidade de produzir bombas de calor, sistemas de ar condicionado e refrigeração mais eficientes e ambientalmente responsáveis. A empresa lançou as primeiras bombas de calor ar/ar com R-32 em 2013. Isto coloca o Grupo DAIKIN na vanguarda do desenvolvimento e da produção desta tecnologia avançada.

ROTEX como parte do grupo DAIKIN A ROTEX foi sempre muito inovadora em questões técnicas. Com a aquisição pelo Grupo DAIKIN Japonês em 2008, a ROTEX obteve acesso a excelentes tecnologias e outras inovações de um líder do mercado global. Estas vantagens compensam, especialmente no

desenvolvimento de bombas de calor. • Enquanto líder do mercado global, a DAIKIN Industries emprega mais de 67.000 pessoas e registou um volume de negócios de 15,4 mil milhões de Euros em 2016

• Em 1958, a DAIKIN desenvolveu a primeira bomba de calor, representando longevidade, tradição e inovação

GWP capacidade GWP relacionado com o volume 2.087,5 100% 70% 675

X

=

2.087,5 472 R-32

R-410A R-32 R-410A R-32 R-410A

(17)

Unidade exterior HPSU Ultra RRGA 04DV 06DV 08DV

Unidade interior HPSU compact Ultra associada 304 / 504 308 / 508 308 / 508

Unidade interior HPSU Bi-Bloc Ultra associada RHBX04D9W RHBX08D9W RHBX08D9W

Classe de eficiência energéticaHPSU compact Ultra

Aquecimento

de espaço (5) Temperatura de avanço 55 °C (sem controlo) A++ A++ A++

Temperatura de avanço 55 °C (em combinação

com controlo) A++ A++ A++

Aquecimento de água (perfil de consumo) (6) A (L) / A (XL) A (L) / A (XL) A (L) / A (XL) Classe de eficiência

energética HPSU Bi-Bloc Ultra

Aquecimento

de espaço (5) Temperatura de avanço 35 °C (sem controlo) A++ A++ A++

Temperatura de avanço 55 °C (sem controlo) A++ A++ A++

Temperatura de avanço 55 °C (em combinação com controlo)

A++ A++ A++

Potência de

aquecimento Nom. A -7 / W35A 2 / W35 (valores de acordo com a DIN 8900) A 7 / W35 kW 4,50 3,50 4,30 5,50 4,80 6,00 6,00 5,30 7,50 Potência de

arrefecimento Máx. A35 / W18A35 / W 7 kW 5,564,37 5,964,87 6,255,35

COP A -7 / W35

A 2 / W35 (valores de acordo com a DIN 8900) A 7 / W35 3,10 4,10 5,10 2,90 3,75 4,85 2,70 3,65 4,60 EER A35 / W18 A35 / W 7 5,943,84 5,613,67 5,403,54

Dimensões Dispositivo Altura mm 740

Largura mm 884 Profundidade mm 388 Peso Dispositivo kg 58,5 Limite de funcionamento Aquecimento Mín. °CWB -25 (1) -25 (1) -25(1) Máx. °CWB 25 25 25 Arrefecimento Mín. °CDB 10 10 10 Máx. °CDB 43 43 43 Água quente sanitária Mín.Máx. °CDB°CDB -25 (2)35 (2) -25 (2)35 (2) -25 (2)35 (2) Nível de potência

sonora AquecimentoArrefecimento Nom.Nom. dbAdbA 5861 60 62 62

Funcionamento silencioso Nom. dbA 52

Nível de pressão

sonora AquecimentoArrefecimento Nom.Nom. dbAdbA 44 (3)48 (3) 47 (3)49 (3) 49 (3)50 (3)

Funcionamento silencioso Nom. dbA 34,5 (7)

Refrigerante Tipo R-32 (4)

GWP 675

Carga kg 1,5

TCO2eq 1,01

Controlo da energia Método Controlado por tecnologia inverter

Notas (1) Limite de aquecimento (unidade exterior): expansão do limite através do suporte de um aquecedor de reserva (2) Limite de água quente (unidade exterior): expansão do limite através do suporte de um aquecedor elétrico adicional (3) A 1 m de separação

(4) Contém gases fluorados com efeito de estufa

(5) Escala de aquecimento de espaço A++ - G (sem controlo) / Escala de aquecimento de espaço A+++ - G (em combinação com controlo)

(6) Escala de aquecimento de água A - G (7) A 3 m de separação

As bombas de calor de nova geração da ROTEX têm a etiqueta Bluevolution. Por este motivo, pertence aos produtos do grupo DAIKIN a trabalhar com o fluido frigorigéneo R-32 preparado para o futuro. Em conjunto com o novo compressor de elevada eficiência, as novas bombas de calor alcançam os melhores níveis de eficiência.

* Sistema ROTEX composto por: HPSU compact Ultra 508 H/C Biv 6 kW, controlo RoCon+, 4 coletores solares V26P

Eficiência do sistema com Solar*:

XL

A

++

A

+++

(18)

Especificações técnicas

Unidade interior HPSU compact Ultra 304 H/C /

304 H/C Biv 308 H/C / 308 H/C Biv 504 H/C Biv 508 H/C / 508 H/C Biv 516 H/C / 516 H/C Biv

Dimensões Unidade Altura mm 1.891 1.896

Largura mm 595 790

Profundidade mm 615 790

Peso Unidade H/C / H/C Biv kg 84 / 93 111 / 120

Depósito Volume de água l 300 500

Temperatura máxima da água °C 85

Limite de funcionamento Aquecimento Lado da água Mín. °C 15 (1)

Máx. °C 65

Arrefecimento Lado da água Mín. °C 5

Máx. °C 22

Água quente

sanitária Lado da água Mín.Máx. °C°C 60 (2)25

Notas (1) 15 °C a 25 °C: Apenas BUH, sem funcionamento da bomba de calor = durante a colocação em funcionamento (2) > 60 °C Apenas aquecedor de reserva, sem bomba de calor

1) Todos os produtos ROTEX com a etiqueta ECH2O são caracterizados por um princípio de armazenamento de calor único.

Com uma particular poupança de espaço, com o mais elevado nível de conforto de água quente e abertura a fontes de calor adicionais. 2) As bombas de calor de nova geração da ROTEX têm a etiqueta Bluevolution. Por este motivo, pertence aos produtos

do grupo DAIKIN a trabalhar com o fluido frigorigéneo R-32 preparado para o futuro.

Em conjunto com o novo compressor de elevada eficiência, as novas bombas de calor alcançam os melhores níveis de eficiência. 3) A etiqueta "Smart Grid Ready" para todas as bombas de calor ROTEX HPSU compact certifica a sua adequação para

"operação em função da energia"

4) Todas as bombas de calor ROTEX com o "Comfort 365" não foram apenas concebidas para o aquecimento, mas também para o arrefecimento, quando combinadas com um sistema de piso radiante. O seu clima personalizado, 365 dias por ano.

5) A ISM (intelligent storage management) maximiza a eficiência energética, assim como o conforto de aquecimento e água quente. Requisitos de aquecimento inferiores até 500 watts abrangidos.

SG Ready

Smart Heat Pumps

1)

Unidade interna HPSU Bi-Bloc Ultra RHBX (Aquecimento/Arrefecimento) 04D9W 08D9W

Dimensões Dispositivo Altura mm 840

Largura mm 440

Profundidade mm 390

Peso Dispositivo kg 42,4

Limite de funcionamento Aquecimento Lado da água Mín. °C 15 (1)

Máx. °C 65

Arrefecimento Lado da água Mín. °C 5 (2)

Máx. °C 22

Água quente

sanitária Lado da água Mín.Máx. °C°C 80 (3)25

Notas (1) 15 °C a 25 °C: Apenas BUH, sem funcionamento da bomba de calor = durante a colocação em funcionamento (2) Fornecer o tabuleiro de condensado para a unidade interior

(3) > 60 °C Apenas aquecedor de reserva, sem bomba de calor

1) As bombas de calor de nova geração da ROTEX têm a etiqueta Bluevolution. Por este motivo, pertence aos produtos do grupo DAIKIN a trabalhar com o fluido frigorigéneo R-32 preparado para o futuro.

Em conjunto com o novo compressor de elevada eficiência, as novas bombas de calor alcançam os melhores níveis de eficiência.

3) A etiqueta "Smart Grid Ready" para todas as bombas de calor ROTEX HPSU compact certifica a sua adequação para "operação em função da energia"

4) Todas as bombas de calor ROTEX com o "Comfort 365" não foram apenas concebidas para o aquecimento,

mas também para o arrefecimento, quando combinadas com um sistema de piso radiante. O seu clima personalizado, 365 dias por ano. 4) O sistema de certificação Europeu "Keymark" é uma etiqueta de aprovação para vários produtos e serviços em conformidade

com as normas europeias e definem padrões de qualidade uniforme.

3) 2) 4) 2) 3) 4) 1) 5)

(19)

Especificações técnicas

Coletores planos Solaris V21P V26P H26P

Dimensões Altura mm 2.000 1.300

Largura mm 1.006 1.300 2.000

Profundidade mm 85

Peso kg 35 42

Conteúdo de água (Volume) l 1,3 1,7 2,1

Área de superfície Bruto (exterior) m² 2,01 2,6

Revestimento Miro-Therm (absorção máx. 96%, emissões aprox. 5% ± 2%)

Absorvedor Matriz de tubos Cu em forma de harpa com placa de alumínio revestida, altamente seletiva soldada

Envidraçado Vidro de segurança de painel único, transmissão aprox. 92%

Inclinação do telhado

permitida Mín.Máx. °° 1580

Os painéis solares são resistentes à imobilização ao longo de um período prolongado e são testados à prova de choques térmicos. Rendimento mínimo por coletor superior a 525 kWh/m2 por ano com uma cobertura de nuvem de 40% (localização Würzburg, Alemanha)

Acumulador térmico ROTEX HybridCube para

combinação com a bomba de calor HPSU Bi-Bloc Ultra HYC 343/19/0-DB HYC 544/19/0-DB HYC 343/19/0-P HYC 544/19/0-P

Depósito Volume de água l 294 477 294 477

Classe de eficiência energética (Escala A-G) B B B B

Dimensões Dispositivo Altura mm 1.650 1.660 1.650 1.660

Largura mm 595 790 595 790

Profundidade mm 615 790 615 790

Peso kg 58 76 58 83

Volume de água sanitária no permutador de calor l 27,1 29,0 27,1 29,0

Geração de água quente sanitária higiénica com base no princípio da passagem instantânea

Combinação de bomba de calor ROTEX HPSU Bi-Bloc Ultra até 8 kW Combinação solar Drain-Back

Solar pressurizado (1) Suporte de aquecimento solar

Notas (1) Se uma combinação solar pressurizada ou uma solução bivalente for combinada

com uma bomba de calor, podemos utilizar a variante de bomba de calor compacta HPSU compact Ultra Biv Variant.

Todos os produtos ROTEX com a etiqueta ECH2O são caracterizados por um princípio de armazenamento de calor único.

Com uma particular poupança de espaço, com o mais elevado nível de conforto de água quente sanitária e abertura a fontes de calor adicionais.

(20)

© R O TEX · I rr tum und t echnische Änderungen v or behalt en · 008.1421649_04 · 02/2017

ROTEX Heating Systems GmbH Langwiesenstraße 10

D-74363 Güglingen www.rotex-heating.com What makes ROTEX different?

We offer individual solutions for optimum living and working that are straightforward, intelligent, and futureproof.

ROTEX is a manufacturer and supplier of complete innovative and environmentally responsible heating systems – building on decades of experience. Since 1973, ROTEX has stood for innovation and know-how in the field of heat generation, storage and distribution. In the development of products for our high grade and perfectly matched components we focus on user benefits.

The ROTEX product range extends from heat pumps, condensing boilers for oil and gas, solar thermal systems and thermal stores, not forgetting underfloor heating and heating oil tanks right up to rainwater tanks. Innovative systems that enable optimum use of conventional and alternative ener-gy sources in both detached houses and apartment buildings. Whether in new build or modernisation projects. ROTEX products stand for unique cost efficiency with maximum environmental compatibility and the highest levels of flexibility.

ROTEX Heating Systems GmbH is a wholly owned subsidiary of Daikin Europe NV, making it a member of the DAIKIN Group, the world’s leading manufacturer and supplier of products for heating, ventilation and climate control. Our combined competence generates optimum product solutions to meet the highest user aspirations.

ROTEX Heating Systems GmbH

Langwiesenstraße 10 D-74363 Güglingen www.rotex-heating.com

O que distingue a ROTEX?

Oferecemos soluções individuais para um ambiente ideal em casa e no trabalho que são naturais, inteligentes e à prova do futuro.

Com base em décadas de experiência, a ROTEX fabrica e fornece sistemas de aquecimento completos que são inovadores e responsáveis em termos ambientais. Desde 1973 que a ROTEX é sinónimo de inovação e know-how na área da geração, armazenamento e distribuição de calor. No processo de desenvolvimento de produtos para os nossos componentes de elevada qualidade, perfeitamente adaptados entre si, centramo-nos sempre nas vantagens para o utilizador.

A gama de produtos ROTEX inclui bombas de calor, caldeiras de condensação a gasóleo e gás, sistemas solares térmicos a acumuladores térmicos, pisos radiantes, depósitos de gasóleo de aquecimento e depósitos de água da chuva. Sistemas inovadores que possibilitam a utilização ótima de fontes de energia convencionais e alternativas em moradias isoladas e apartamentos, tanto em projetos de renovação como em edifícios novos. Os produtos ROTEX são sinónimo de uma eficiência única em termos de custos, com a máxima compatibilidade ambiental e os máximos níveis de flexibilidade.

A ROTEX Heating Systems GmbH é uma subsidiária detida na totalidade pela Daikin Europe NV fazendo, assim, parte do Grupo DAIKIN, o fabricante e fornecedor líder mundial de produtos de aquecimento, ventilação e controlo climático. As nossas competências combinadas criam soluções de produto ótimas para cumprir as mais elevadas exigências dos utilizadores. © R O TEX · R eser vado o dir eit o a er ros e alt erações t écnicas · R XPT1411 · 05/2018

Referências

Documentos relacionados

Irritation/Corrosion) Não irritante, Comprovado por analogia Sensibilização respiratória ou cutânea: OECD 406 (Skin Sensitisation). Não tem efeito sensibilizante,

Por conseguinte, foi solicitado ao CHMP o seu parecer quanto à manutenção, alteração, suspensão ou retirada das Autorizações de Introdução no Mercado de medicamentos

costumam ser as mais valorizadas. B) Uma soma de fatores, como fácil acesso à água, possibilidade de utilizar os rios como meio de transporte e o baixo custo imobiliário devido

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Isso mostrou que as vibrações ocorridas no sistema de freio são resultados de uma interação de diversos fatores: a variação do coeficiente de atrito como uma função da

Depois de uma apresentação resumida das ciências cognitivas e de sua história, mostrei como a experiência estética e o prazer ligado a ela não são um produto da cultura

- APROVAÇÃO DE PROJETO ARQUITETÔNICO E LIBERAÇÃO DO ALVARA DE CONSTRUÇÃO JUNTO À ORGÃOS PÚBLICOS (PREFEITURA, VIGILÂNICA SANITÁRIA, MEIO AMBIENTE E TODOS OS DEMAIS

Sinopse: Desde 2002, Divino Tserewahú tenta produzir um filme sobre o ritual de iniciação feminino, que já não se pratica em nenhuma outra aldeia Xavante, mas desde o começo