• Nenhum resultado encontrado

Depois de dar entrada ao processo, é só aguardar 15 dias para realizar a cerimônia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Depois de dar entrada ao processo, é só aguardar 15 dias para realizar a cerimônia"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Depois de dar entrada ao processo, é só aguardar 15 dias para realizar a cerimônia

O primeiro passo é dar entrada ao Processo de Habilitação. Procure um Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais no mínimo um mês antes da realização do casamento. Após apresentação dos documentos, o Oficial publica o edital de proclamação e encaminha o processo para análise do Ministério Público e homologação pelo juiz.

Não havendo nenhum impedimento e passados 15 dias da data da publicação do edital, os noivos poderão se casar. Depois disso, essa habilitação vale por 90 dias. Após esse prazo, todo o processo fica perdido.

Casamento fora do cartório traz taxa

O casamento pode ser celebrado no cartório com as presenças do Oficial do Registro Civil, do juiz de paz e de duas testemunhas. Caso optem por realizar o casamento civil em outro local, os noivos deverão pagar uma taxa suplementar.

Há ainda a opção do Casamento Religioso com Efeito Civil. Nele, quem preside o casamento é uma autoridade religiosa. Após a cerimônia, os noivos recebem uma Certidão que deve ser registrada no Cartório em até 90 dias.

Transformando união estável em casamento

Converter a união estável em casamento é opção para os noivos que já moram juntos ou para os quais o tempo de convivência seja considerado uma união estável. Neste caso, também é aberto um

(2)

processo de habilitação no Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais. Após o prazo de 15 dias da publicação do edital e superado os impedimentos legais, os noivos podem retirar a Certidão de Casamento Civil.

Caso os noivos não possam comparecer no dia do casamento civil, eles poderão ser representados por um procurador.

Homens podem adotar sobrenome da noiva

Com a mudança no estado civil, os noivos podem optar em adotar o sobrenome do outro. E hoje tanto o homem quanto a mulher podem adotar o nome da família do cônjuge.

Se você quiser usar o sobrenome de seu cônjuge, peça a alteração ao dar entrada no pedido de habilitação para o casamento. Mas lembre-se que a mudança deve ser feita em todos os documentos, o que também vai gerar um custo.

Para evitar o início da vida de casado com dívidas o melhor é poupar.

Vale até evitar o mês de maio.

O início da vida de casado não pode ser com dívidas, por isso, o primeiro passo é estabelecer os gastos com os preparativos de acordo com o seu orçamento. Hoje o mercado oferece até consórcio para ajudar a parcelar a festa. Mas o melhor mesmo é pode contar com as economias feitas.

Maio já não é tão concorrido

Saiba que apesar de considerado o mês das Noivas, Maio já não é o período em que se concentra o maior volume de casamentos. A data preferencial agora é dezembro por conta do 13º salário, que ajuda a reforçar as finanças. Ao escolher o mês leve em conta que quanto mais concorrido mais difícil para negociar descontos, e se cobra mais pelos serviços por causa do aumento da demanda.

(3)

Se algum noivo se casou anteriormente,

precisa ter situação regularizada para realizar outro matrimônio.

Que tipo de cerimônia religiosa?

O estilo da cerimônia e a reserva do local devem ser definidos tão logo se escolha a data do casamento. Caso os noivos sejam de religiões diferentes, é hora de avaliar se não é melhor a realização de um casamento ecumênico, com a benção de um representante de cada uma das crenças.

Cada religião adota seus próprios ritos, seguindo as suas tradições. Independente da religião há regras para realização do casamento, que devem ser seguidas pelos noivos. O local da cerimônia religiosa não pode obrigar os noivos a contratarem empresas indicadas. Caso haja essa imposição, procure outro local que permita a liberdade de contratação dos profissionais, tais como músicos, fotógrafos, floristas, decoradores, etc.

Dividir decoração pode reduzir custos

Geralmente, os templos religiosos realizam mais de um casamento por dia. Procure se informar quem serão os outros noivos da data da sua cerimônia, para decidirem conjuntamente como será a decoração. Dividir a decoração é uma opção econômica, desde seja do agrado de todos.

Se algum fornecedor deixar de cumprir o que prometeu, você pode exigir uma reparação.

Ao longo do planejamento, redobre os cuidados na escolha dos fornecedores, pois falhas cometidas por algum dos prestadores de

(4)

serviços podem estragar a festa. Para gastar menos, a dica é ter uma lista de convidados enxuta. Com isso, dá para economizar em vários itens.

Você também deve planejar a festa e a cerimônia com a maior antecedência possível, pois um bom período de preparo garante tempo para pesquisa de fornecedores com os melhores preços e de melhor qualidade. Isso também ajuda a não tomar decisões apressadas e garante poder de barganha para redução de preços ou inclusão de mais serviços em um mesmo plano.

Leia os contratos com atenção

É durante a pesquisa que os noivos escolherão todos os fornecedores. Portanto, é importante que todos os contratos sejam lidos com muita atenção e questionados pelos noivos caso haja qualquer cláusula abusiva.

Leia o Código de Defesa do Consumidor para se informar mais ainda sobre seus direitos ou entre em contato com o órgão de defesa do consumidor de sua cidade.

Caso algo dê errado, cobre seus direitos

Embora os noivos tomem todos os cuidados e escolham os melhores profissionais de acordo com seu orçamento, os problemas podem surgir. Se algum fornecedor descumprir uma oferta prometida, você pode pedir uma reparação.

Lembramos ainda que os fornecedores respondem de forma solidária, ou seja, se uma empresa cerimonialista contratou, por exemplo, um serviço de buffet falho tanto o cerimonial como o buffetsão responsáveis por reparar os danos ou minimizá-los. Caso ocorra algum problema o casal pode tentar resolver diretamente com a empresa ou procurar a Justiça para ser indenizado.

Saber como a empresa trabalha com a lista pode prevenir dores de cabeça para você e seus convidados

(5)

Ao optar pela criação de uma lista, selecione todos os itens que desejam ganhar para montar a casa nova e os convidados podem comprar sem medo de errar ou repetir o presente.

Leia todas as regras da loja. Elas são o contrato entre noivos e loja e devem ser extremamente claras a respeito:

Das entregas: frete, tempo estimado para entrega,

modalidades de envio dos presentes, forma de recebimento dos presentes.

Das trocas: há lojas que trocam todos os presentes e

outras que só as caso o produto esteja avariado ou por vale-presente.

Das promoções e descontos: algumas lojas oferecem

descontos ou promoções aos noivos. Escolha as lojas pela qualidade e pelos preços.

Da conversão dos presentes em créditos: você pode receber os produtos comprados pelos convidados ou convertê-los em créditos para adquirir outros itens.

Da interligação entre lojas físicas e virtuais

 Presença da lista e a possibilidade de compra e trocas no site e em qualquer loja física;

 Presença da lista apenas no site, limitando-se às compras na loja virtual, mas a troca ou a conversão dos presentes em créditos podendo ocorrer em lojas físicas.

 Todas as relações comerciais se concentram na loja virtual.

Os preços das lojas virtuais geralmente são mais baratos. Portanto, fique atento caso escolha uma loja que trabalha da segunda forma, pois você pode perder dinheiro.

Comprar em loja local pode ser vantajoso

Considere a hipótese de o convidado comprar um presente fora da lista, permitida por algumas lojas e proibida por outras, a

(6)

responsabilidade da empresa em ter os produtos selecionados em estoque enquanto durar a lista e as formas de divulgação da lista. Pensem bem ao formular a lista e ao cadastrá-la em alguma loja, de modo a incluírem todos os itens necessários. Também preze ao máximo a comodidade dos convidados.

Se na sua cidade existe uma loja especializada em presentes e utilidades, talvez seja interessante optar por ela. Caso haja problemas, eles poderão ser resolvidos mais facilmente.

Para garantir que tudo corra bem na viagem de lua-de-mel, é importante seguir algumas dicas:

Após tanta correria com a organização do casamento, os noivos merecem um descanso. Nada melhor do que ter uma boa viagem de lua de mel. Veja abaixo os nossos conselhos para desfrutar de uma boa viagem:

 A Consolidação das Leis do Trabalho garante que o trabalhador recém-casado poderá deixar de comparecer por três dias, sem prejuízo do salário. Assim, a lua-de-mel deverá ser planejada conforme a disponibilidade dos noivos.

 Comece escolhendo um destino que agrade aos dois. Faça pesquisas de lugares que gostariam de visitar juntos, levando em conta as condições climáticas da época, atividades e atrativos do local.

 Escolha uma boa agência de turismo, verificando se ela possui registro na Embratur. Cheque suas referências e sua credibilidade no mercado. O melhor é buscar indicações de amigos.

 Na parte burocrática, leia atentamente o contrato antes de assinar. Nele, devem estar descritos os meios de transporte, estadia, roteiros, enfim, tudo que foi prometido na oferta do

(7)

pacote. Esteja atento às cláusulas que estabeleçam preços, formas de pagamento, cancelamento.

 Caso ocorra qualquer problema com a hospedagem, transporte ou outros serviços relacionados ao pacote turístico, a Agência é responsável solidária pelo ressarcimento dos prejuízos.

 Anote todos os gastos com o casamento, indicando o que já foi pago e o que está em débito.

Fonte: PROTESTE

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS PROCON/BARRETOS

Referências

Documentos relacionados

A área de mata nativa apresentou melhor qualidade física do solo, determinada pelo índice S, condutividade hidráulica, macroporosidade e teor de matéria orgânica,

Índices como os de riqueza de espécies e de diversidade tradicional, que são medidas de diversidade alfa, não são suficientes se o propósito for selecionar sítios

Na imagem abai- xo, por exemplo, as dimensões e o posicionamento dos personagens (Tio Sam e Cardoso) traduzem, em linguagem simples, o desnível geopolítico existente entre Brasil

a) Continuar a fomentar e desenvolver estudos de abrangência regional, de caráter com- parado e preferencialmente interinstitucional que permitam aprofundar o conhecimento so- bre

Consideramos, neste artigo, a dimensão política como estratégia adotada pela gestão, na perspectiva de indução, ou, ainda, de revisão dos processos de trabalho no hospital,

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Campanhol (2013) destaca que componentes elétricos como retificadores controlados, reatores, inversores de tensão e corrente, fontes chaveadas, têm contribuído para a queda

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para