• Nenhum resultado encontrado

Embalado em atmosfera modificada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Embalado em atmosfera modificada"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Embalado em atmosfera modificada

Ao embalar com ar, os alimentos estão expostos a condições que podem modificar ou danificar o produto. As principais influências são a oxidação bem como a proliferação de bactérias e bolor. Contudo, todas estas influências indesejadas podem ser suprimidas ou reduzidas embalando os alimentos numa atmosfera protegida apropriada (MAP: Modified Atmosphere Packaging). Todos os gases utilizados a este respeito são componentes naturais do ar e, consequentemente, gases de elevada pureza.

A embalagem em atmosfera modificada minimiza o uso de aditivos e conservantes. Permite aumentar a vida útil dos alimentos, conservando a sua qualidade e procurando uma boa apresentação. Aplicando as misturas idóneas para os seus produtos, poderá embalar e distribuir os seus produtos de uma forma mais flexivél e prevenir perdas económicas.

(2)

Gases para embalagem

em atmosfera modificada

Dióxido de carbono

Com as suas capacidades bacteriostática e fungistática reduz a proliferação de bactérias e bolor. Recomenda um mínimo do 20% na sua aplicação. O CO2 é facilmente absorvido pela água e gorduras e, portanto, a maioria dos alimentos absorve este gás. Por este motivo, da aplicação de CO2 resulta uma ligeira acidificação na superfície, o pH diminui. De um ponto de vista teórico, quanto mais CO2 se adicionar, mais tempo se conservam os alimentos, apesar de um excesso de CO2 conduzir a alterações do sabor, a perdas por gotejamento e ao colapso da embalagem. O CO2 também reduz a taxa de respiração dos produtos frescos como, por exemplo, frutas e verduras e regista uma elevada difusão através de materiais plásticos.

Azoto

O Azoto é um gás inerte que desloca o oxigénio e inibe reações. O Azoto evita oxidações de vitaminas, cor, aroma e gorduras e inibe as bactérias aeróbicas.

Para alimentos com um elevado grau de humidade e elevada percentagem de gorduras, usa-se Azoto como gás complementar para compensar a diferença na mistura de gás e evitar o colapso (afundamento) da embalagem, já que estes alimentos tendem a absorber CO2 da atmosfera. Tem uma baixa difusão através de materiais plásticos. Ao embalar produtos secos, por exemplo, usa-se 100% de Azoto para evitar o apodrecimento destes produtos por oxidação.

Oxigénio

Devido à oxidação que deteriora os alimentos e promove o desenvolvimento de microrganismos, o oxigénio deveria excluir-se como gás MAP. No entanto, em algumas aplicações é necessário em quantidades controladas como, por exemplo, para a formação de oximioglobina para manter a cor vermelha da carne. Em associação com o CO2, o oxigénio inibe o desenvolvimento de bactérias anaeróbicas no peixe, nas frutas e nas verduras. O oxigénio tem uma elevada difusão através de materiais plásticos.

(3)

Métodos de preservação

Os sistemas de embalagem evoluíram como resposta às necessidades dos consumidores em termos de maior durabilidade e manutenção das características de frescura.

Para preservar as propriedades organoléticas dos produtos os métodos indicados baseiam-se não na destruição dos microrganismos mas no atraso do seu desenvolvimento. Alguns métodos de conserva, devido à sua própria metodologia, alteram drasticamente o caráter dos alimentos, ao passo que os métodos de diminuição da temperatura inibem a atividade dos microrganismos, impedindo a deterioração dos alimentos embalados e permitindo que o valor nutricional e as características organoléticas sejam quase iguais às do produto original. A congelação, por sua vez, proporciona-nos uma maior durabilidade dos produtos.

A embalagem em atmosfera modificada, em conjunto com o devido controlo de temperatura, permite uma boa conservação dos produtos, aumentando a sua vida útil e permitindo uma boa apresentação dos produtos.

Influências no produto alimentar perecível

Para aproveitar os benefícios dos diferentes gases, a embalagem em atmosfera modificada requer normalmente uma mistura de pelo menos dois gases, variando as proporções ideias de um produto para outro. A Messer disponibiliza consultoria para conceber o fornecimento de gás segundo as suas necessidades. Os gases MAP são fornecidos como gases simples ou misturas, padrão em garrafas ou tanques criogénicos. Abaixo poderá encontrar exemplos de gases e misturas de gases para a embalagem (MAP) dos diferentes tipos de produtos alimentares:

Produto Tipo de Gás Núm. E

Carnes vermelhas Gourmet O70 E948 / E290

Carnes brancas Gourmet N60 E941 / E290 Gourmet N70

Peixe Gourmet N60 E941 / E290 Gourmet N30 O30 E941 / E948 / E290

Produtos pré-cozinhados Gourmet N20 E941 / E290 Gourmet N30 E941 / E290

Produtos de pastelaria Gourmet N50 E941 / E290

Pão Gourmet C E290

Produtos lácteos Gourmet C E290 Gourmet N70 E941/ E290

Massa fresca / pizza Gourmet N50 E941 / E290

Café / frutos secos /

batatas fritas Gourmet N N E941

Aspetos a considerar:

Para obter os resultados ideais com embalagens em atmosfera modificada é imprescindível que a matéria-prima seja de boa qualidade e que especialmente apresente um baixo nível de micróbios nos alimentos. Assim sendo, é necessária uma temperatura baixa do produto que se mantém tanto durante o processo como durante o armazenamento. Outro aspeto importante a ter em conta é a higiene e as condições corretas durante o fabrico e a embalagem dos alimentos.

Deverá procurar sempre uma mistura de gases adequado às carateristicas do produto. A embalagem deverá ser hermética e robusta.

Solubilidade dos gases na água

solubilidade na água [ml gás / ml H

2

O]

pressão, abs, [bar] temperatura ± 0ºC CO2 O2 N2 2,0 1,5 1,0 0,5 0,0 0,0 1,0 2,0 3,0 4,0 frescura congelação em conserva temperatura

ambiente Arrefecimento Arrefecimento + MAP Tempo

(4)

Atmosfera modificada para carne crua e produtos cárnicos

Possíveis causas de deterioração:

Os principais mecanismos de deterioração dos produtos cárnicos são o desenvolvimento de micróbios e a oxidação. Para a preservação da cor nas carnes com elevada pigmentação vermelha aconselhamos utilizar oxigénio, o que evitará alterações de cor devido à oxidação da mioglobina.

Para inibir o desenvolvimento dos micróbios utilizamos dióxido de carbono. A mistura de CO2 com elevadas concentrações de oxigénio cria um duplo efeito de estabilidade permitindo manter a cor e inibir a atividade microbiana.

Carne vermelha crua

(bovino, porco, borrego, veado, carne picada)

Mistura de gás 60-80% O2

recomendada: 20-40% CO2

Padrão de durabilidade:

no ar: 2-4

com MAP: 6-10 dias

Temperatura de armazenamento

recomendada: 2-3 °C

Carne de aves

(aves de capoeira, aves selvagens)

Mistura de gás 30% CO2

recomendada: 70% N2

Exceção: carne escura 70-80% O2

aves (peru, avestruz) 20-30% CO2

Padrão de durabilidade:

no ar: 3-5 dias

com MAP: 5-8 dias

Temperatura de armazenamento

recomendada: 2-3 °C

Miudos crus

(coração, fígado, língua, rim)

Mistura de gás 80% O2

recomendada: 20% CO2

Padrão de durabilidade:

no ar: 2-4 dias

com MAP: 7-14 dias

Temperatura de armazenamento

(5)

Atmosfera modificada

para peixe

Peixe gordo

(Atum, Arenque, Cavala)

Mistura de gás 40% CO2

recomendada: 60% N2

Padrão de durabilidade:

no ar: 2-3 dias

com MAP: 5-7 dias

Temperatura de armazenamento

recomendada: -1-2 °C

Peixe branco

(Dourada, Bacalhau, Linguado, Pregado, ...)

Mistura de gás 30% O2

recomendada: 40% CO2

30% N2

Padrão de durabilidade:

no ar: 3-5 dias

com MAP: 5-14 dias

Temperatura de armazenamento

recomendada: 0-2 °C

Mariscos, crustáceos, moluscos

(caranguejos, lulas, mexilhões, ostras, camarões, lagostas, ...) Mistura de gás 30% O2 recomendada: 40% CO2 30% N2 Padrão de durabilidade: no ar: 3-5 dias

com MAP: 5-14 dias

Temperatura de armazenamento

recomendada: 0-2 °C

Possíveis causas de deterioração:

O principal mecanismo de deterioração que afeta a qualidade dos pescados e produtos do mar é uma combinação de atividade microbiana e oxidação que lhes confere odores e sabores indesejáveis. Este tipo de produto é especialmente perecível devido à sua particular composição, à elevada humidade e à sua normal carga microbiana.

A utilização de dióxido de carbono é necessária para impedir o desenvolvimento de bactérias, mas deverá controlar-se a adequada proporção de CO2 para evitar problemas como, por exemplo, um excessivo gotejamento, a transpiração e o colapso da embalagem devido à dissolução do dióxido de carbono no produto. Por outro lado, o O2 é necessário para evitar alterações de cor e o desenvolvimento de bactérias anaeróbicas altamente perigosas no caso do peixe branco.

(6)

Atmosfera modificada para

produtos processados

Possíveis causas de deterioração:

Os produtos cozidos, curados e processados, devido à sua elevada percentagem de gordura, são propensos a deteriorar-se por oxidação e são também afetados pelo desenvolvimento de micróbios. Nos produtos cozidos a deterioração dos alimentos é provocada pela contaminação pós-elaboração.

Por outro lado, a baixa atividade da água e a normalmente elevada concentração de sal que apresenta parte de tais produtos inibem o desenvolvimento da maioria das bactérias contaminantes. O apodrecimento através da oxidação e o desenvolvimento de micróbios podem ser significativamente reduzidos utilizando uma mistura CO2/N2 e uma boa higiene e correta manipulação após a cozedura, cura ou processamento.

Produtos cárnicos curados e fumados Salchichas frescas

Mistura de gás 30-40% CO2

recomendada: 60-70% N2

Padrão de durabilidade:

no ar: 5-10 dias, enchidos curados 3-6 meses

com MAP: 2-5 semanas, enchidos curados até 4-8 meses

Temperatura de armazenamento

recomendada: 2-5 °C

Produtos cárnicos cozidos

Mistura de gás 20-30% CO2

recomendada: 70-80% N2

Padrão de durabilidade:

no ar: 1 semana

com MAP: 3-7 semanas

Temperatura de armazenamento

recomendada: 2-6 °C

Produtos de peixe cozidos e fumados

Mistura de gás 30% CO2

recomendada: 60% N2

Padrão de durabilidade:

no ar: 1-2 semanas

com MAP: 4 semanas

Temperatura de armazenamento

recomendada: 0-3 °C

Produtos de marisco cozidos e fumados

Mistura de gás 40% CO2

recomendada: 70% N2

Padrão de durabilidade:

no ar: 1 semana

com MAP: 3 semanas

Temperatura de armazenamento

(7)

Atmosfera modificada para

produtos pré-cozinhados

Massa fresca e pizza

Mistura de gás 40-60% CO2

recomendada: 40-60% N2

Padrão de durabilidade:

no ar: 1 semana

com MAP: 3-4 semanas

Temperatura de armazenamento

recomendada: 2-4 °C

Possíveis causas de deterioração:

O mecanismo de deterioração que afeta os produtos pré-cozinhados é principalmente o desenvolvimento de micróbios que ocorre devido à contaminação que pode afetar o produto após a cozedura devido a uma manipulação incorreta ou a um fraco controlo da temperatura.

Deste modo, facilita-se o crescimento das bactérias que não foram destruídas durante a cozedura devido à sua elevada resistência.

No caso de produtos como, por exemplo, massa fresca, com pouca humidade, deve evitar-se também o desenvolvimento de bolor e leveduras. Uma mistura adequada de CO2 e Azoto retarda eficazmente estes processos.

Saladas (batatas, legumes, ...)

Mistura de gás recomendada: 100% N2

Padrão de durabilidade:

no ar: 3 dias

com MAP: 1-2 semanas

Temperatura de armazenamento recomendada: 2-4 °C Sanduíches Mistura de gás 30% CO2 recomendada: 70% N2 Padrão de durabilidade: no ar: 1-2 dias

com MAP: 4 semanas

Temperatura de armazenamento

recomendada: 2-4 °C

Pratos preparados em geral

Mistura de gás 30-40% CO2

recomendada: 60-70% N2

Padrão de durabilidade:

no ar: 4 dias

com MAP: 3 semanas

Temperatura de armazenamento

(8)

Atmosfera modificada para panificação

Possíveis causas de deterioração:

Este tipo de produto modifica as suas caraterísticas organoléticas e nutritivas com alterações como, por exemplo, o endurecimento, a perda de humidade e o desenvolvimento de bolor. Em geral, o desenvolvimento de bactérias é difícil devido à baixa atividade da água da farinha que constitui a base destes produtos; contudo, as condições ambientais de armazenamento podem favorecer o aparecimento de bolor no produto com o consequente risco de se desenvolverem toxinas.

Através da embalagem em atmosfera modificada utilizando uma película como barreira evita-se em grande medida a perda de humidade dos produtos.

Por sua vez, o bolor, sendo um organismo aeróbico, é inibido através de uma mistura CO2/N2.

Pão pré-cozido, tostas

Mistura de gás recomendada: 100% CO2

Padrão de durabilidade:

no ar: 5 dias

com MAP: 4 semanas

Temperatura de armazenamento recomendada: 20-25 °C Biscoitos, bolos Mistura de gás 40-60% CO2 recomendada: 40-60% N2 Padrão de durabilidade: no ar: 1-2 semanas

com MAP: 8 semanas

Temperatura de armazenamento

recomendada: 20-25 °C

Biscoitos, bolos com creme

Mistura de gás 20-60% CO2

recomendada: 40-80% N2

Padrão de durabilidade:

no ar: 1 semana

com MAP: 3 semanas

Temperatura de armazenamento

(9)

Atmosfera modificada para frutas e verduras

Frutos vermelhos Mistura de gás 40-60% CO2 recomendada: 40-60% N2 5-15% O2 Padrão de durabilidade: no ar: 2-3 dias

com MAP: 5-8 dias

Temperatura de armazenamento

recomendada: 2-4 °C

Possíveis causas de deterioração:

As frutas e vegetais frescos cortados apresentam as características dos mesmos produtos recentemente colhidos. A vida destes produtos está limitada pela sua natureza perecível e pela sua atividade metabólica contínua após a sua colheita e processamento e, portanto, continuam a respirar na sua embalagem produzindo CO2 e vapor de água.

Os principais sinais de deterioração que apresentam são: alterações na textura (amolecimento por perda de humidade), alteração na cor (escurecimento devido a processos enzimáticos na superfície de corte), perda nutricional e desenvolvimento de micróbios devido à elevada percentagem de água livre. Estes produtos exigem uma película de embalagem com uma equilibrada permeabilidade ao O2 para evitar a diminuição excessiva dos níveis de oxigénio que poderão fomentar o início da respiração anaeróbica, produzindo odores e sabores indesejáveis.

A mistura de gás de embalagem para reduzir a respiração e produção de etileno dos produtos inibindo eficazmente a maioria dos mecanismos de deterioração é N2 com uma parte residual de O2 e um possível enriquecimento com CO2.

Salada de frutas (fruta fresca cortada)

Mistura de gás 5-30% CO2

recomendada: 60-90% N2

5% O2

Padrão de durabilidade:

no ar: 2-3 dias

com MAP: 5-8 dias

Temperatura de armazenamento

recomendada: 2-4 °C

Salada fresca cortada

Mistura de gás 0-20% CO2

recomendada: 75-100% N2

0-5% O2

Padrão de durabilidade:

no ar: 2-5 dias

com MAP: 5-8 dias

Temperatura de armazenamento

(10)

Atmosfera modificada para

produtos lácteos

Possíveis causas de deterioração:

O tipo de deterioração de cada produto dependerá das suas próprias caraterísticas intrínsecas. Estes produtos são afetados principalmente pelo desenvolvimento de micróbios e pelo apodrecimento oxidativo.

Quanto maior for a atividade da água no produto, mais o produto estará sujeito a deterioração por parte de bactérias e leveduras. Neste caso uma mistura de N2/ CO2 será muito eficaz para evitar o desenvolvimento das bactérias e o apodrecimento por oxidação.

Caso o produto seja muito cremoso deveremos evitar a utilização de CO2 pois esta pode acidificar o produto e alterar o sabor do mesmo. No caso de produtos mais secos, a afetação tem lugar devido ao desenvolvimento de bolor que poderemos evitar eficazmente embalando numa atmosfera de CO2.

Queijo de pasta dura cortado

Mistura de gás 60-80% CO2

recomendada: 20-40% N2

Padrão de durabilidade:

no ar: 2-3 semanas

com MAP: 7 semanas

Temperatura de armazenamento

recomendada: 4-6 °C

Queijo de pasta dura

(Emmental, Gouda, Cheedar, Gruyere...)

Mistura de gás 80-100% CO2

recomendada: 0-20 N2

Padrão de durabilidade:

no ar: 2-3 semanas

com MAP: 4-10 semanas

Temperatura de armazenamento

recomendada: 4-6 °C

Queijo de pasta mole

(Cottage, mozarela, camembert, brie,...)

Mistura de gás 20-40% CO2

recomendada: 60-80% N2

Padrão de durabilidade:

no ar: 7 dias

com MAP: 21 dias

Temperatura de armazenamento recomendada: 4-6 °C Iogurte Mistura de gás 40-100% CO2 recomendada: 0-60% N2 Padrão de durabilidade: no ar: 10-14 dias

com MAP: 22-25 dias

Temperatura de armazenamento recomendada: 4-6 °C Sobremesa cremosa Mistura de gás 0-30% CO2 recomendada: 70-100% N2 Padrão de durabilidade: no ar: 4-7 dias

com MAP: 28-35 dias

Temperatura de armazenamento

(11)

Atmosfera modificada para

produtos desidratados, em pó e snacks

Possíveis causas de deterioração:

Os produtos secos têm como caraterística uma elevada percentagem de ácidos gordos insaturados; por este motivo a sua maior afetação é o apodrecimento oxidativo. Nestes casos o N2 será um aliado eficaz para prevenir as alterações de sabor por rancidez. A quantidade residual de O2 permitida neste tipo de produtos deve ser extremamente baixa, devido à alta sensibilidade que têm à oxidação. Uma baixa atividade da água evita o desenvolvimento de outro tipo de microrganismos, como bactérias, leveduras ou bolores.

Cacau, café, leite em pó, chá, ervas, farinhas, aromas e corantes

Mistura de gás

recomendada: 100% N2

Padrão de durabilidade:

no ar: 1 mes

com MAP: 6 meses

Temperatura de armazenamento

recomendada: temperatura ambiente

Pasta seca, snacks (batatas fritas, anzóis, cascas), legumes, verduras desidratadas, cogumelos secos, frutos secos, peixe salgado e seco

Mistura de gás

recomendada: 100% N2

Padrão de durabilidade aperitivos:

no ar: 2-3 meses

com MAP: 6-12 meses

Padrão de durabilidade resto de productos:

no ar: 4 meses

com MAP: 12-24 meses

Temperatura de armazenamento

recomendada: temperatura ambiente

Frutas desidratadas e cereias

Mistura de gás 100-80% N2

recomendada: 0-20% CO2

Padrão de durabilidade:

no ar: 8-24 meses

com MAP: 1-2 meses

Temperatura de armazenamento

(12)

Formas de fornecimento

A forma de fornecimento dos gases para a embalagem em atmosfera modificada (MAP) depende do consumo do cliente e do tipo de aplicação:

Garrafas e quadros

É a forma ideal para consumos pequenos e médios. Fornecem-se os gases alimentares simples ou as misturas padrão em garrafas para que os gases sejam usados diretamente ou para realizar uma mistura no local. Caso o cliente necessite de quantidades algo elevadas, podem fornecer-se quadros de garrafas que diminuem o custo de manuseamento das mesmas.

Dewars

Como alternativa às garrafas e para consumos menores que os volumes fornecidos a clientes de tanques usam-se estes recipientes criogénicos para fornecer o produto líquido ao Cliente. Os dewars têm tamanhos muito diferentes e correspondem a volumes entre 10 e 600 litros.

Tanques

No caso de um consumo médio a alto por parte do cliente, a forma de fornecimento mais económica é feita através de gases liquefeitos que se transportam em camiões cisterna e se descarregam para tanques criogénicos localizados nas instalações do cliente.

Podem instalar-se sistemas de telemetria que indicam ao fornecedor de gás o nível do tanque e a necessidade de um reabastecimento.

MesserGas, Distribuição de Gases Industriais Unipessoal Lda.

Av. Dom João II, nº 20, 1º 1990-095 Lisboa Tel.: +351 21 79 42 551 Fax: +351 21 79 42 552 info.pt@messergroup.com www.messer.pt

Referências

Documentos relacionados

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

A Figura 17 apresenta os resultados obtidos por meio da análise de DSC para a amostra inicial da blenda PBAT/PHBH-0 e para as amostras PBAT/PHBH-4, PBAT/PHBH-8 e

O objetivo deste artigo é justamente abordar uma metodologia alternativa para a elaboração de análises contábeis e financeiras, denominada de balanço perguntado e

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

Traz exemplos de polígonos semelhantes mostrando as condições para que isso ocorra (ângulos congruentes e lados proporcionais) e exemplos quando uma dessas condições

DATA: 17/out PERÍODO: MATUTINO ( ) VESPERTINO ( X ) NOTURNO ( ) LOCAL: Bloco XXIB - sala 11. Horário Nº Trabalho Título do trabalho

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial