• Nenhum resultado encontrado

Fiorella Del Bianco. 3º estágio: maturidade. Tema: Estágios de maturidade e declínio do ciclo de vida do produto.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fiorella Del Bianco. 3º estágio: maturidade. Tema: Estágios de maturidade e declínio do ciclo de vida do produto."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Fiorella Del Bianco

Tema: Estágios de maturidade e declínio do ciclo de vida do produto. Objetivo: Nessa aula o aluno conhecerá em detalhes os estágios de maturidade e declínio do ciclo de vida do produto (CVP), através de suas principais características, além das estratégias para o marketing mix mais adequadas para cada estágio.

No módulo 4 você conheceu os dois primeiros estágios do ciclo de vida do produto, introdução e crescimento. Nesse módulo, apresentamos os dois últimos estágios do ciclo de vida do produto, maturidade e declínio, ainda sob a linha conceitual de Philip Kotler.

3º estágio: maturidade

O estágio de maturidade é normalmente o estágio mais duradouro, a maioria dos produtos tradicionais que conhecemos está no estágio de maturidade. E sem dúvida é aquele que apresenta os maiores desafios ao profissional de marketing, pois devem ser estabelecidas estratégias eficazes que preferencialmente mantenham o produto por um longo período nesse estágio, se possível tornando-o perene. Os produtos, empresas ou marcas que se encontram há décadas ou até há séculos no mercado, como a Louis Vuitton que está no mercado há cento e cinqüenta anos anos, o leite Moça da Nestlé que está no mercado há mais de sessenta anos, as Havaianas que existem há mais

(2)

Tendo em vista a grande complexidade do estágio de maturidade e também por tratar-se do mais longo e duradouro de todos, é dividido por Kotler em três fases:

1ª fase: Maturidade de crescimento:

Essa é a etapa subseqüente ao estágio de crescimento. Tanto o estágio de crescimento quanto a maturidade de crescimento são delimitados por uma tênue linha que os diferenciam.

Percebe-se que o produto chegou a esta fase através do desaquecimento no crescimento das vendas, ou seja, ainda há o crescimento, mas ele ocorre em um ritmo mais lento.

Quando intensifica-se ao máximo a distribuição no estágio de crescimento (é o que normalmente ocorre), não há mais opções significativas para novos canais de distribuição nesta primeira fase da maturidade.

2ª fase: Maturidade estabilizada:

Considera-se que determinada oferta atinge a maturidade estabilizada quando o mercado está saturado, os canais de distribuição estão com seus estoques supridos e as vendas unitárias são achatadas.

A estabilidade nesse caso significa que as vendas param de crescer, ou seja, estabilizam-se. Isso ocorre por que a maior parte dos consumidores já conhece e experimentou o produto (o tamanho do mercado é limitado ao público-alvo) e mantêm-se estáveis pela repetição periódica da compra.

• Se a empresa não adotar nenhuma estratégia, ocorrerão somente vendas

futuras em decorrência do crescimento da população, havendo conseqüente substituição da demanda.

3ª fase: maturidade decadente:

• Nessa fase o nível total das vendas começa a

declinar e os clientes começam a mudar para outros produtos substitutos.

O produto entra na maturidade decadente quando a empresa não adota nenhuma estratégia para sair da estabilidade característica da fase anterior.

Essa fase pode ser considerada como um aviso para a entrada no próximo estágio: declínio.

(3)

Conseqüências das características do estágio de maturidade e

possibilidades de estratégias:

Com a redução das vendas as empresas ficam com capacidade ociosa.

• A concorrência fica muito acirrada, levando às freqüentes guerras de preço,

aumento das propagandas e promoções de vendas.

Permanecem no mercado as empresas mais estruturadas cujo objetivo é ganhar ou manter a forte participação de mercado e sua economia de escala.

Os concorrentes mais fracos retiram-se desse jogo.

• Nesse estágio aumentam os investimentos em P&D para desenvolvimento

de melhorias e ampliações significativas nos produtos.

Nova disposição dos players (empresas participantes do setor) no mercado:

Empresas gigantes dominam o setor, destacando-se por suas lideranças em qualidade, atendimento, custos etc..

Nos mercados de massa, a lucratividade está baseada nos ganhos de escala, com alto volume de vendas e baixos custos.

• Os concorrentes menores, que não conseguem competir com grande escala,

especializam-se em nichos específicos de mercado.

Estratégias para modificação do mercado:

Expandir o número de pessoas que utilizam sua marca:

Convertendo não usuários: conquistar clientes de outro mercado

- Ex: empresa aeroviária conquista usuários transportes rodoviários.

Entrando em novos segmentos

- Ex: J&J levou seu shampoo para bebês aos usuários adultos.

Aliciando os clientes da concorrência

- Ex: constante guerra entre Coca-Cola X Pepsi-Cola ou entre as operadoras de telefonia fixa.

(4)

Utilizar o produto com maior freqüência (ex: incentivar consumidores a beber suco de laranja no café da manhã, ou mais leite, ou que comam mais pão, dentre outros exemplos, através de campanhas de comunicação específicas realizadas por representantes do setor);

Utilizar o produto em maiores quantidades (ex: incentivar o consumo com o aumento da freqüência por dia, como, tomar determinado tipo de iogurte duas vezes ao dia, ou a utilização de margarina como ingrediente básico no preparo de diferentes alimentos),

Descobrir novas utilizações para o produto (ex: monitor do PC para assistir DVD; diversas receitas nas embalagens dos produtos alimentícios).

Principais objetivos de marketing

Maximizar os lucros,

• Manutenção da participação de mercado.

Uma empresa no estágio de maturidade para manter-se lucrativa, deverá optar pelas seguintes opções estratégicas:

Posicionar-se entre as maiores do mercado com alto volume de vendas e baixos custos.

• Posicionar-se com uma estratégia de diferenciação do produto, agregando

valores e benefícios que sejam insubstituíveis na percepção do consumidor.

Buscar uma estratégia de nicho, cujas características são baixo volume de vendas com a possibilidade de obter altas margens de lucro.

Estratégias para o marketing mix (4 P’s) para o estágio de maturidade

Produto: diversificar marcas e modelos, lançamento de novas linhas de produtos, desenvolver melhorias significativas em tecnologia.

Preço: manutenção conforme a estratégia do estágio anterior ou redução para aumentar ou manter a participação de mercado.

Distribuição: intensiva, conforme estágio anterior. Caso a empresa se especialize em nichos, a distribuição deverá ser direcionada aos segmentos específicos. Conforme a empresa desenvolva e lance novos produtos ao mercado,

(5)

Propaganda: uma empresa preocupada em manter seu posicionamento no mercado no estágio de maturidade, desenvolverá constantemente valores inesperados para manter a fidelização de seus consumidores, dessa forma, a comunicação deverá dar grande ênfase aos diferenciais. Novas campanhas são desenvolvidas principalmente a cada alteração do produto, passando aos seus consumidores uma imagem de inovadora. Neste estágio a promoção de vendas é uma boa ferramenta para captar usuários dos concorrentes.

4º estágio: declínio

A estratégia mais adequada para este estágio é se preparar antecipadamente, desenvolvendo uma política adequada para os produtos que irão envelhecer e perder sua força no mercado.

• É possível que o produto passe por um declínio temporário em função de

problemas na economia, nesses casos é importante analisar a possibilidade de suportar os custos do produto durante um período determinado, até uma possível melhoria das condições do mercado.

As vendas dos produtos podem entrar em estágio de declínio irrecuperável, o produto enfraquece a tal ponto que se torna insustentável para a empresa (altos custos e nível de vendas em forte queda) a melhor estratégia é retirá-lo do mercado.

Algumas razões do declínio:

Falta de estrutura financeira da empresa para acompanhar:

Progressos tecnológicos.

Alterações no comportamento de compra do consumido.

Forte concorrência (forçando reduções de preços).

Globalização, entrada de empresas internacionais.

(6)

Algumas opções de estratégias para manter a oferta no mercado:

Nos casos em que a categoria de produtos encontra-se no estágio de declínio, a empresa pode direcionar a oferta para um nicho específico, depois que os concorrentes se retirem do mercado e voltar a lucrar por ser a única a oferecer o produto “em extinção” . Foi o que ocorreu com as agulhas para toca discos de vinil: trata-se hoje de uma especialidade oferecida por poucas empresas, que atendem a um nicho específico e cobram altos valores pelo produto.

Um produto em declínio, com uma marca ainda forte no mercado, pode ser vendido para outra empresa que esteja disposta a realizar investimentos em melhorias, o que eventualmente minimizaria perdas financeiras para a empresa dona do produto sem condições para realizar fortes investimentos.

Outra opção seria a reformulação do produto e seu reposicionamento no mercado. Para que essa estratégia seja bem sucedida, são necessários grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para a criação de um novo pacote de valores que seja percebido como IDEAL pelo público alvo.

Estratégias para o marketing mix (4 P’s) para o estágio de declínio: Produto: eliminar modelos ou linhas de produtos mais fracos, dentro do portfólio de produtos da empresa, minimizando eventuais perdas financeiras, ou então, reposicioná-lo.

Preço: redução de preço até o limite para diminuir o ritmo da perda de participação de mercado, tentando manter o produto o máximo possível entre seus consumidores, mesmo com ganhos reduzidos.

Distribuição: reduzir os pontos de venda, permanecendo apenas com aqueles que apresentem maior rotatividade do produto.

Propaganda: reduzir ao máximo, pois seus custos são muito altos. Pode-se direcionar a divulgação para um público alvo mais específico e Pode-selecionar apenas meios de veiculação financeiramente mais acessíveis (por exemplo, o custo da inserção em rádio é menor do que o custo da televisão). No estágio de declínio a promoção de vendas (por exemplo, “leve 3 pague 2”) pode ser intensificada com o objetivo de aumentar as vendas ou terminar com um estoque remanescente.

(7)

Você sabia que o ciclo de vida do produto, apesar do nome, também pode ser utilizado para analisar, mercados, marcas e empresas?

A primeira análise que o profissional de marketing deve realizar é identificar o ciclo de vida do “quê” ele irá analisar. Se será de uma empresa, uma marca da empresa, um produto dessa empresa ou toda uma categoria de produtos do mercado.

Por exemplo, a empresa Unilever está em qual estágio do seu ciclo de vida? Maturidade, sem dúvida. Ela possui diversas marcas que também estão no estágio de Maturidade, como Kibon, OMO, Dove etc. Agora suponhamos que a marca Kibon, lançará um novo sorvete para o verão, sempre sob a marca principal Kibon. Como deverá ser realizada a análise? A marca Kibon, por localizar-se no estágio de maturidade, lança um novo produto como estratégia para mover-se para a maturidade de crescimento, pois as vendas gerais da marca Kibon serão incrementadas em função do novo lançamento (depois que uma marca ou empresa atinge o estágio de maturidade, não regride mais para os estágios anteriores, sua mobilidade ocorre entre as fases do estágio de maturidade). O novo sorvete (considerado como um novo produto) por sua vez, será lançado no mercado, e começará o seu ciclo de vida desde o início pelo estágio de introdução.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Saiba +

Bibliografia básica

COBRA, Marcos. Administração de marketing. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1992.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 10.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

SEMENIK, Richard J.; BAMOSSY, Gary J.. Princípios de Marketing: uma perspectiva global. São Paulo: Makron Books, 1995.

Bibliografia complementar

KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.

○ ○ ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ ○○○○○○○○○○○○○○○○ ○○○○○○○○○○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ BIBLIOGRAFIA

(8)

ANOTAÇÕES

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

The analysis found that there is an opportunity to (i) enact a planning strategy that reflects a sustainable development model and includes decisions about the future of the Amazon

Após o mapeamento do ciclo de vida organizacional, o qual foi realizado mediante a análise e a caracterização dos estágios: nascimento, crescimento, maturidade, renovação

É de única e exclusiva responsabilidade do(a) usuário(a) ou do(da) responsável informar todo e qualquer cancelamento de viagens (de ida, de volta, ou ida e volta) até às 15:00 horas

A hipótese central da obra é que os anos 2000 são caracterizados pela consolidação de uma nova precariedade estrutural no Brasil, a qual constitui uma nova morfologia social

Associacao De Ensino E Cultura Urubupunga Fundacao Universidade Do Contestado Func Universidade Estadual Do Oeste Do Parana Fundacao Educacional Serra Dos Orgaos – Feso

Fica a cargo da Federação no período compreendido, de setembro 2018 a dezembro de 2019, o pagamento aos praticantes integrados no regime de alto rendimento e

a) Ciclo de vida do varejo: Ciclo de vida é um conceito que diz que, assim como os produtos, o varejo atravessa quatro estágios - introdução, crescimento, maturidade e