• Nenhum resultado encontrado

Informações para professores, alunos e supervisores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informações para professores, alunos e supervisores"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

---

Informações para professores, alunos e supervisores

01. OBJETIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O Estágio Supervisionado tem por objetivo a complementação do ensino ministrado na Universidade, constituindo-se num instrumento de aperfeiçoamento técnico-científico, de treinamento prático, de relacionamento humano e de integração. No estágio supervisionado o aluno é colocado diante da realidade profissional, obtendo uma visão ampla das estruturas empresariais privadas ou públicas, nas quais se integrará após a formatura. Além disto cria-se um vínculo importante entre a Universidade e Empresa, possibilitando a atualização de ambos os lados.

Como tal o Estágio Supervisionado deve proporcionar ao aluno: - Oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos na Universidade e adquirir alguma vivência profissional na respectiva área de atividade, tanto no aspecto técnico como no de relacionamento humano; - Oportunidade de avaliar suas próprias habilidades diante de situações da vida prática e melhor definir, desta forma, suas preferências profissionais. Recomenda-se, que além do Estágio Supervisionado, o aluno faça outros estágios, a partir do sexto semestre do curso.

02. FINALIDADES DOS ESTÁGIOS

O Estágio Supervisionado, além de cumprir uma exigência curricular, assegura ao aluno uma experiência e formação profissional com a seguinte abrangência:

Desperta a vocação profissional

Estágios realizados em diferentes áreas de conhecimento possibilitam uma visão global das diversas atividades profissionais desenvolvidas pelo engenheiro mecânico, contribuindo para que o aluno venha a descobrir qual a atividade que mais se coaduna com sua vocação profissional.

Conhecimento dos diferentes tipos de empresa

Estágios realizados em mais de um tipo de empresas, a saber: órgãos públicos, companhias de economia mista, empresas de iniciativa privada, escritório de consultoria, etc., asseguram ao aluno o conhecimento das potencialidades de seu futuro mercado de trabalho. Para validação do Estágio Supervisionado, não são válidos estágios em Instituições de ensino de qualquer natureza.

Relações humanas

No estágio o aluno é colocado em contato com outras pessoas. Pessoas de diferentes níveis sociais, culturais, de formação profissional, hierárquico, etc. O aluno entra em contato com os operários, com técnicos, com pessoal de nível superior, com os dirigentes da empresa e com outros profissionais. Esse contexto deve propiciar diversificada experiência no campo do relacionamento humano.

Relação aula-estágio

Se o aluno está cursando, ou já cursou, determinada disciplina e realiza estágio relacionado ao assunto, por certo seu interesse nas aulas poderá ser maior. O aluno pode utilizar no estágio os conhecimentos adquiridos na Universidade ou então trazer para esta as dúvidas para serem analisadas e resolvidas em aula.

(2)

--- Habilitação para a futura carreira profissional

Um bom histórico escolar adicionado a Estágios serve para habilitar o aluno na obtenção de emprego em sua futura carreira profissional.

Pelas razões expostas, os professores devem recomendar seus alunos a realizarem estágios a partir do sexto semestre de curso, momento em que começam a alcançar maturidade técnico-científica. Estágios fora de tempo adequado, podem contribuir negativamente no desempenho acadêmico.

03. DA HABILITAÇÃO, MATRÍCULA NA ATIVIDADE DE ESTÁGIO

A atividade de ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA MECÃNICA é obrigatória para todos os alunos do curso de Engenharia Mecânica. O aluno se habilita a esta inscrever-se na atividade após a obtenção de 190 créditos obrigatórios, integralizados no currículo do curso. O horário correspondente às disciplinas do semestre, conforme o comprovante de matrícula deve ser compatível com o horário previsto para a realização do estágio.

A obtenção do estágio é de iniciativa do aluno. Para isto, o mesmo deve recorrer a contatos diretos com empresas ou conseguir o estágio através de anúncios, de informações de colegas, do Departamento de Engenharia Mecânica ou da Pró-Reitoria de Assistência à Comunidade Universitária. O Departamento de Engenharia Mecânica através de contatos com empresas, e entidades de classe, procura colocar à disposição dos alunos oportunidades de estágio. Não é permitida a realização do Estágio Supervisionado em qualquer laboratório da universidade, ou outra instituição de ensino, restrito a industrias e empresas de engenharia.

Uma vez oficializado o estágio entre empresa e universidade, através de Termo de Compromisso ou Contrato de Estágio, devidamente assinado pelo órgão credenciado, a DEMA/PROGRAD/UFRGS o aluno poderá inscrever-se na atividade. O processo é aberto dirigindo-se ao professor Coordenador da atividade, referente à Área de Concentração no qual o estágio será realizado, para providenciar o pedido de matrícula. Os coordenadores das respectivas áreas são informados semestralmente:

-Turma A - Ciências Térmicas

-Turma C - Projeto e Fabricação -Turma B - Mecânica dos Sólidos

Para a inscrição na atividade o aluno deve obter, no formulário de inscrição, a assinatura do seu professor do Tutor de Estágio.

Por parte da empresa o aluno deve ainda definir o nome do Supervisor do Estágio, indicado pela empresa, que deve ser obrigatoriamente um engenheiro e preferencialmente mecânico.

Para encaminhamento da inscrição o aluno deve comparecer a coordenação da área munido dos documentos:

9 Formulários de Matricula (vias DEMEC, DECORDI, SUPERVISOR), devidamente preenchidos nos campos referentes a dados pessoais e da empresa e com assinatura do professor tutor, pelo departamento.

9 Requerimento de matrícula 9 Cópia do histórico do curso

9 Cópia do comprovante de matrícula

9 Cópia do contrato de estágio (Termo de Compromisso)

Com a documentação preenchida e assinada pelo coordenador, a aluno deve dirigir-se ao Protocolo Geral, para solicitar sua matrícula, via processo.

(3)

--- O Tutor deve manter estreito contato com o aluno ao longo do estágio e se possível também com o Supervisor. Ao Tutor caberá emitir a avaliação do estágio através do relatório apresentado ao final do mesmo.

A atividade de estágio corresponde a um mínimo de 200 horas integralizadas num período mínimo de dois meses.

O Estágio, para fins da atividade curricular, só terá início a partir da data efetiva da inscrição, via processo, independentemente do fato do aluno já ter estagiado ou estar estagiando na empresa. O mesmo se aplica no caso de vínculo empregatício; vale como estágio em empresa, na qual o aluno estiver empregado. A realização de estágios antes e após a inscrição em ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA EM MECANICA algum com a atividade curricular obrigatória.

04. RELATÓRIO DE ESTÁGIO

O Relatório de Estágio é elaborado pelo aluno. Devendo ser rubricado pelo Supervisor e entregue ao Tutor devidamente encadernado. O relatório deve ser apresentado de forma didática, sem erros ortográficos, estruturado em três partes: 9 A primeira parte deve incluir: dados sobre a empresa: razão social, localização,

atividades, área construída, pessoal empregado (operários, técnicos, engenheiros, etc.), tecnologia utilizada e organização administrativa (organograma).

9 Na Segunda parte, o aluno deve relatar as atividades desenvolvidas no Estágio. Não deve restringir-se apenas a uma simples enumeração destas atividades, mas sim descrevê-las, apresentando pelo menos um trabalho desenvolvido, em todos os detalhes, onde demonstre a aplicação de conhecimentos adquiridos em sua formação acadêmica. Podem-se anexar fotos, tabelas, planilhas, etc.

9 A terceira parte deve constar de uma apreciação sobre o Estágio, como realimentação para a universidade, visando melhoria de ensino e possibilitando uma avaliação da empresa para futuros estágios. O aluno deve emitir nessa terceira parte do relatório sua opinião sobre: assistência do Tutor e Supervisor, conhecimentos adquiridos no curso em relação às exigências do Estágio, participação da Empresa (o que faltou ou o que pode ser melhorado).

05 – AVALIAÇÃO DO ALUNO

No final do estágio, o aluno deverá entregar ao seu Tutor:

9 Carta oficial (papel timbrado do setor competente) da empresa, atestando a realização do Estágio, onde deve constar a carga horária e duração do estágio com as datas de início e conclusão do mesmo, conforme consta no “Formulário de Pedido de Matrícula”. Não será aceita nenhuma declaração do Supervisor.

9 Relatório de Estágio, elaborado de acordo com o modelo indicado.

9 Avaliação do Supervisor, em formulário preenchido pelo mesmo, onde manifeste o seu conceito sobre o aluno, devidamente assinado e carimbado.

O conceito final será obtido através da “Planilha de Conceito” onde são lançadas as avaliações do Supervisor, do Tutor e do professor Coordenador de Estágio, emitido conforme os critérios:

9 A - aprovação com aproveitamento excelente. 9 B - aprovação com aproveitamento médio superior. 9 C - aprovação com aproveitamento médio.

9 D- reprovação com aproveitamento insuficiente (sem recuperação).

9 FF - reprovação por não ter completado às 200 horas ou por não entregar o relatório até o final do semestre seguinte ao da inscrição.

(4)

---

Planilha de Conceito

Nome do Estagiário

____________________________________

Matrícula (cartão UFRGS) ______________________

QUADRO DA PONTUAÇÃO OBTIDA TABELA DE CONCEITOS Pontos do Grupo I (Multiplicado por 2) ___________

Pontos do Grupo II (Multiplicado por 2) ____________ de 51 a 179 D

Avaliação do Tutor (Máximo 100 pontos) ____________ de 180 a 200 C

Avaliação do Coordenador de 201 a 260 B

do Estágio (Máximo 100 pontos) ____________

de 261 a 280 A

TOTAL PONTOS CONCEITO FINAL

Considerações do Tutor sobre o Estágio:

_________________________ Assinatura do professor Tutor

Considerações do Coordenador

__________________________________ Assinatura do coordenador

(5)

---

REQUERIMENTO DE MATRÌCULA

A COMGRAD/MEC - Comissão de Graduação em Engenharia Mecânica

Ilmo. Sr. Coordenador

NOME LEGÍVEL: ____________________________________________________________________________ Residente: __________________________________________________________n0________apart: __________

Fone: _______________________bairro: ______________________cidade: _______________________________ _________________________Estado: _____________ , aluno REGULARMENTE MATRICULADO neste período letivo no Curso de Engenharia Mecânica, desta Universidade, portador do cartão de identificação _______________ vem por meio desta solicitar inscrição na atividade de ensino: ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EM ENGENHARIA MECÂNICA.

N. T. P. D.

Data: ______de ________________________de ______

___________________________________________ _______________________________________ Prof. Responsável pelo Plano de Ensino da Atividade aluno requerente

(6)

---

Formulário para inscrição na atividade de ensino

Inscrição Processo DECORDI 23078 / -

1. Dados Pessoais Aluno Nº Matrícula CPF Endereço Telefones Residencial Rua Celular Cidade

Código CEP Estado Fax Email(s)

2. Dados da empresa

Empresa

Área de atividade:

Supervisor

Nome Registro CREA Telefone

3. Dados do Estágio

Tutor (Universidade) Telefone

Número de Créditos Duração (meses)

Data início / / Data Prevista para conclusão / /

_________________________ _______________________________________ prof.Tutor/DEMEC prof. Coordenador de Estágio/DEMEC

Porto Alegre,_______ de ____________________de _________

Nota

A atividade poderá se estender até dois semestres, desde que haja respaldo legal (apresentação do termo aditivo de renovação com a empresa). A não entrega do relatório até o término do período letivo (semestre) da data prevista para conclusão, implica na atribuição de conceito FF, com o conseqüente

encerramento do processo.

(7)

---

Formulário para inscrição na atividade de ensino

Inscrição Processo DECORDI 23078 / -

1. Dados Pessoais Aluno Nº Matrícula CPF Endereço Telefones Residencial Rua Celular Cidade

Código CEP Estado Fax Email(s)

2. Dados da empresa

Empresa

Área de atividade:

Supervisor

Nome Registro CREA Telefone

3. Dados do Estágio

Tutor (Universidade) Telefone

Número de Créditos Duração (meses)

Data início / / Data Prevista para conclusão / /

_________________________ _______________________________________ prof.Tutor/DEMEC prof. Coordenador de Estágio/DEMEC

Porto Alegre, _______ de ____________________de _________

Nota

A atividade poderá se estender até dois semestres, desde que haja respaldo legal (apresentação do termo aditivo de renovação com a empresa). A não entrega do relatório até o término do período letivo (semestre) da data prevista para conclusão, implica na atribuição de conceito FF, com o conseqüente

encerramento do processo.

(8)

---

Formulário para inscrição na atividade de ensino

Inscrição Processo DECORDI 23078 / -

1. Dados Pessoais Aluno Nº Matrícula CPF Endereço Telefones Residencial Rua Celular Cidade

Código CEP Estado Fax Email(s)

2. Dados da empresa

Empresa

Área de atividade:

Supervisor

Nome Registro CREA Telefone

3. Dados do Estágio

Tutor (Universidade) Telefone

Número de Créditos Duração (meses)

Data início / / Data Prevista para conclusão / /

_________________________ _______________________________________ prof.Tutor/DEMEC prof. Coordenador de Estágio/DEMEC

Porto Alegre,_______ de ____________________de _________

Nota

A atividade poderá se estender até dois semestres, desde que haja respaldo legal (apresentação do termo aditivo de renovação com a empresa). A não entrega do relatório até o término do período letivo (semestre) da data prevista para conclusão, implica na atribuição de conceito FF, com o conseqüente

encerramento do processo.

(9)

---

Avaliação do Supervisor

(Empresa)

Relatório referente ao período de Nome do Estagiário: ______________________ Matricula(cartão) __________

Nome do Supervisor: ___________________________ Registro CREA _____________ .../.../... a .../.../...

grupo I CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO Conceitos (pontos)

sofrível regular bom

muito bom excelente

0 1 2 3 4

1-QUALIDADE DO TRABALHO- considerar a qualidade do trabalho tendo em vista o que seria

desejável..

2-ENGENHOSIDADE-capacidade de sugerir, projetar ou executar modificações ou inovações.

3-CONHECIMENTOS-conhecimento demonstrado no desenvolvimento das atividades programadas.

4-CUMPRIMENTOS DAS TAREFAS- considerar o volume de atividades cumpridas dentro de um

padrão razoável.

5-INICIATIVA-iniciativa para desenvolver suas atividades sem dependências de outros.

Sub-totais

Total (soma dos sub-totais)

grupo II CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO Conceitos (pontos)

(Aspectos Humanos)

sofrível regular bom muito bom excelen

te

0 1 2 3 4

1-ASSIDUIDADE-cumprimento do horário do estágio e ausência de falhas.

2-DISCIPLINA-observância das normas e regulamentos internos da empresa.

3-SOCIABILIDADE-facilidade de se integrar com colegas e ambiente de trabalho.

4-COOPERAÇÃO-disposição para cooperar com colegas e para atender a atividades.

5-SENSO DE RESPONSABILIDADE-zelo pelo material, equipamentos e bens da empresa.

Sub-totais

Total (soma dos sub-totais)

Considerações complementares Supervisor Data ___/___/____ _______________________________ Assinatura Carimbo

Referências

Documentos relacionados

A Uganda especificou ainda que “por sua vez, buscou cumprir todas as obrigações a ela incumbidas em virtude do Acordo de Lusaka”, concluído entre as partes no conflito e

Given the lack of agreement in this area, it is important to continue researching cancer fatigue during radiotherapy (Von et al., 2008), as well as the impact that stress

8.4 O resultado da Análise Curricular será apurado a partir das informações prestadas no ato de inscrição, considerando a pontuação obtida em relação aos requisitos

Propriedade industrial Uso indevido da marca Inexistência de autorização expressa do titular da propriedade Abstenção do uso da marca “Paraklin”, sob pena

A utilização de instrumentos financeiros pela Companhia tem como objetivo proteger seus ativos e passivos, minimizando a exposição a riscos de mercado, principalmente no que

O presente trabalho teve como objetivo caracterizar, em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem, associações entre problemas de comportamento e variáveis que determinam

Com base nos elementos materiais analisados no presente Parecer Técnico, conclui este Perito Extrajudicial que, mediante análise do arquivo disponibilizado no

JUIZES: Jorge Sousa; Filipe Trindade; Nuno Batista. Escalão Sub-20