• Nenhum resultado encontrado

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO GREMIO 8 DE ABRIL TÌTULO - I DENOMINAÇÃO, SEDE, DEFINIÇÃO, FINALIDADE E OBJETIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO GREMIO 8 DE ABRIL TÌTULO - I DENOMINAÇÃO, SEDE, DEFINIÇÃO, FINALIDADE E OBJETIVO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO GREMIO 8 DE ABRIL

TÌTULO - I

DENOMINAÇÃO, SEDE, DEFINIÇÃO, FINALIDADE E OBJETIVO

Art. 1º - A ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL, fundada no dia 16 de fevereiro de 1990, com o CNPJ nº 33.741.745/0001-60, Pessoa Jurídica de Direito Privado, constituída por tempo indeterminado, com sede à Avenida Três Barras, km 01, Anel Rodoviário, CEP 79.100.000 Jd. Alegre e foro na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, de caráter filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de atender a todos a que a ela se associem, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor e crença religiosa.

Art. 2º - A ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL tem pôr finalidade proporcionar a convivência e estimular o espírito social entre os associados: difundir e incrementar a prática do desporto: aumentar o relacionamento camarada e o convívio dos policiais militares seus familiares e aos associados civis.

Art. 3º - Para alcançar seus objetivos, atendendo ao caráter cívico, cultural, social, recreativo, esportivo e benemérito da Associação, A ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL propõe-se a:

I - Incentivar o aprimoramento cultural sob o tríplice aspecto: Cientifico, Literário e Artístico, devendo promover e patrocinar reuniões, conferências, palestras e cursos diversos de interesse dos associados.

II - Promover reuniões sociais, excursões e outras atividades de caráter familiar.

III - Incentivar a pratica desportiva, organizar cursos das mais diversas modalidades de esportes e promover competições em sua Sede ou fora dela, bem como proporcionar outros divertimentos coletivos.

IV - Incentivar as manifestações cívicas, patrióticas e todas aquelas e visem a conservar e exaltar as tradições da família brasileira.

V - Apoiar e incentivar todos os atos de benemerência principalmente aqueles que envolvam o pessoal carente vinculado a Policia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

Parágrafo único:- Fica expressamente proibido a ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL e aos seus associados, nas dependências do mesmo:

1) - envolver-se. de qualquer forma, em causas religiosas e reivindicarias; 2) - emprestar seu apoio em questão de ordem pessoal;

Art. 4º - A Associação poderá ser dissolvida a qualquer tempo, por deliberação da Assembléia Geral, especialmente convocada para esse fim, composta de associados quites com suas obrigações sociais, não podendo ela deliberar sem voto concorde de dois terços dos presentes, e obedecendo os seguintes requisitos:

I – em primeira chamada, meia hora após a primeira, com dois terços dos associados.

II – em Segunda chamada, meia após a primeira, com dois terços dos

(2)

Parágrafo único:- Em caso de dissolução social da Associação, liquidado o passivo, os bens remanescentes, serão destinados a outra entidade assistencial congênere, com personalidade jurídica comprovada, com Sede e atividade preponderante nesta capital e devidamente registrada nos Órgãos Públicos.

TITULO – II

DO CORPO SOCIAL

Art. 5º - O quadro social da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL será constituído das seguintes categorias:

I - Associados Beneméritos; II - Associados Honorários; III - Associados Facultativos e; VI - Associados Simpatizantes.

Art. 6º - Será Associado Benemérito aquele a quem esse título for conferido pela Diretoria. mediante aprovação em Assembléia Geral, em atenção aos relevantes serviços prestados a ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL.

Parágrafo único - A proposta de Benemerência deverá ser apresentada pela Diretoria. ficando sua aprovação sujeita a votação favorável pôr maioria absoluta dos Associados presentes em Assembléia Geral e o número de votos a favor não poderá ser inferior a 20% (vinte pôr cento) do total dos associados. Art. - 7º - Será Associado Honorável aquele a quem este título for conferido pela Diretoria. como excepcional homenagem pôr relevantes serviços prestados a Nação, ao Estado, ao Município, a Policia Militar e em particular a ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL.

Parágrafo único - A proposta de Honorabilidade será apresentada pela Diretoria ficando a sua aprovação sujeita a votação favorável pôr maioria absoluta dos associados presentes em Assembléia Geral. e o numero de votos a favor não poderá ser inferior a 20% (vinte pôr cento) do total dos associados. Art 8º - Será Associado Facultativo, todo associado, Oficial ou Praça da Policia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, da Ativa ou da Inatividade que tenha servido no 1º Batalhão de Policia Militar de Mato Grosso do Sul pelo tempo mínimo de 01 (um) ano.

Art. 9º - São Direitos do Associado Facultativo:

I - Votar e ser Votados com referência aos Cargos Eletivos.

II - Fazer a Diretoria pôr escrito, sugestões, propostas ou reclamações de interesse pessoal ou geral.

III - Solicitar a Diretoria Reconsideração de Ato que julgar inconveniente, podendo recorrer ao Conselho Fiscal Consultivo.

IV - Propor a Admissão de novos associados, ou apresentar pôr escrito objeções sobre a admissão de novos associados.

V - Tomar parte dos debates de Assembléia Geral.

VI - Freqüentar as dependências da Associação e todas as reuniões e atividades sociais realizadas pôr ela em sua Sede ou fora dela.

Art. 10º - Será Associado Simpatizante, todo Oficial ou Praça da Ativa ou da Inatividade, não enquadrado na categoria de Sócio Facultativo, bem como os

(3)

civis admitidos no Quadro Associativo da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL.

Art 11º - São Direitos dos Associados Simpatizantes; I - Votar nos Cargos Eletivos.

II - Fazer a Diretoria pôr escrito, sugestões, propostas ou reclamações de interesse pessoal ou geral.

III - Solicitar a Diretoria Reconsideração de Ato que julgar inconveniente podendo ate recorrer ao Conselho Fiscal Consultivo.

IV - Propor a admissão de novos associados, ou apresentar pôr escrito, objeção sobre a admissão de novos associados.

V - Tomar parte nos Debates de Assembléia Geral.

VI - Freqüentar as dependências da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL em todas as reuniões e atividades sociais realizadas pôr ela em suas dependências ou fora dela.

VII - Renunciar ou pedir demissão do cargo para o qual for designado. VIII - Solicitar pôr escrito sua demissão do Quadro de Associados.

Art 12º - Poderá ser associado da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL aquele que:

I - Gozar de bom conceito e ter boa conduta.

II - Não haver sido eliminado de outra Associação, congênere ou não.

III - Comprometer-se a respeitar o Estatuto os Regulamentos e as deliberações da Diretoria.

Art. 13º - Dos associados facultativos e simpatizantes, será cobrada mensalmente uma quantia, a titulo de “MENSALIDADE ASSOCIATIVA”, quantia esta decidida pela Diretoria em exercício.

Art. 14º - São Obrigações dos Associados da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL:

I - Cumprir e fazer cumprir todas as determinações estatuárias e regulamentares

II - Respeitar as deliberações da Diretoria e demais poderes constitutivos. III - Portar-se com urbanidade em qualquer atividade esportiva, social, beneficente ou cultural.

IV - Zelar pelo Patrimônio Móvel e Imóvel da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL.

V - Comunicar qualquer anormalidade praticada contra a Associação. VI - Possuir a Carteira Social da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL.

VII - Não participar de qualquer competição esportiva contra o Grêmio, sem a prévia autorização da Diretoria.

VIII - Zelar e promover o nome de sua ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL. Art. 15º - As penalidades previstas para os associados da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL:

I - Advertência. II - Repreensão. III - Suspensão.

IV - Cassação de Mandato. V - Exclusão do Quadro Social.

(4)

TITULO – III

DOS PODERES DA ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL Art. 16º - São Poderes da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL. I - Assembléia Geral.

II - Conselho Fiscal Consultivo. III - Diretoria.

Art. 17º - Assembléia Geral será constituída pôr associados da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL, não podendo ser inferior a 50% (cinqüenta pôr cento) do total dos associados em primeira convocação em segunda convocação e, pôr qualquer número em terceira convocação para deliberar os assuntos relacionados em Ata no dia e hora marcados.

Art. 18º - Os associados reunir-se-ão, quando:

I - Ordinariamente, na terceira sexta-feira do mês final do exercício do Mandato da Diretoria, para eleger os novos membros da Diretoria e do Conselho Fiscal Consultivo.

II - Extraordinariamente em qualquer época da ano, desde que a situação assim o exija.

Art 19º - A convocação da Assembléia Geral será feita pelo Presidente da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL em exercício, ou seu substituto legal, em Edital publicado na Imprensa Oficial do Estado e ressalvada a antecedência de 10 (dez) dias.

Art. 20º - A reunião da Assembléia Geral será presidida pelo Presidente da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL em exercício ou seu substituto legal. Art. 21º - O CONSELHO FISCAL CONSULTIVO será constituído de 05 (cinco) membros, Associados Facultativos, sendo eleitos a mesma época da Eleição da Diretoria.

I - As candidaturas ao Conselho Fiscal Consultivo serão individuais e sem vínculos expressos com a Diretoria.

II - O Presidente do Conselho Fiscal Consultivo será indicado pêlos seus membros.

Art. 22º - Compete ao Conselho Fiscal consultivo: I - Fiscalizar os Atos da Diretoria.

II - apresentar pareceres e denuncias.

III - fiscalizar todas as atividades na Sede da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL.

IV - decidir sobre as atividades de cooperativas.

V - aprovar as prestações de contas mensais da Diretoria. Art. 23º - O Conselho Fiscal Consultivo reunisse-a:

I - Ordinariamente uma vez pôr mês.

II - Extraordinariamente quando solicitado pelo Presidente da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL.

(5)

Art. 24º - A DIRETORIA será constituída de: I - Presidente. II - Vice Presidente. III - 1º e 2º Secretários. IV - 1º e 2º Tesoureiros. V - Diretores de Departamentos.

Art. 25º - Os membros, Art. 24º, item I e II do artigo anterior, da Diretoria serão eleitos em Assembléia Geral, pelo período de 04 (quatro) anos, ou quando, pôr dissolução legal a Diretoria for dissolvida.

I - Em caso de renúncia de qualquer membro da Diretoria Executiva ou do Conselho Fiscal e respectivos suplentes, qualquer dos associados poderá convocar a Assembléia Geral que elegerá uma Comissão Eleitoral de 05 (cinco) membros, que administrará a Entidade, fará realizar novas eleições no prazo de 30 (trinta) dias. Os membros eleitos nessas condições complementarão o mandato dos renunciantes.

II - O pedido de renúncia se dará por escrito, devendo ser protocolado na Secretaria da Associação que o submeterá dentro do prazo de 30 (trinta) dias no máximo, a deliberação da Assembléia Geral.

III - Os demais Diretores, Secretários e Tesoureiros serão indicados pelo Presidente e Vice devendo os mesmos estar em dias com a Entidade.

Art. 26º - A Diretoria só poderá deliberar com a maioria de seus membros presentes, ou pelas 1ª, 2ª e 3ª chamadas.

Art. 27º - A Diretoria reunir-se-ão mensalmente, ou quando julgar conveniente, para tratar de assuntos administrativos.

Art. 28º - São atribuições da Diretoria:

I - Aceitar ou não as indicações feitas pelos seus membros ou associados. II - Organizar reuniões sociais, desportivas, beneficentes e culturais.

III – Elaborar os Regimentos Internos das Diretorias de Departamento.

IV - Propor na assembléia Geral a concessão de titulo de benemerência e honorabilidade.

V - Julgar proposta social.

VI - Propor mudança de Estatuto.

VII - Aplicar aos sócios, as penas constantes nos itens II, III, e V do Art. 15º deste Estatuto.

VIII - Aprovar os Regimentos dos Departamentos. IX - Decidir os casos omissos no Estatuto.

Art. 29º - Compete ao Presidente da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL: I - Representar a Associação ativa e passivamente, perante os Órgãos Públicos, Judiciais e Extrajudiciais, inclusive em juízo ou fora dele, podendo delegar poderes e constituir Advogados para o fim que julgar necessário. II - Despachar, assinar ou visar toda a expedição.

III - Convocar reuniões de Assembléia Geral e Conselho Fiscal Consultivo. IV - Conceder admissões, licenças demissões e readmissões de associados, depois dos trâmites legais.

(6)

V - Admitir, licenciar e demitir servidores da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL.

VI - Rubricar os Livros da Secretarias e outros.

VII - Receber as correspondências e expediente dirigidos a ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL.

VIII - Aplicar as penas previstas no Artigo 15, itens I, II, III, IV e V.

IX - Representar ou fazer representar a ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL em qualquer situação.

X - Administrar, em conformidade com os propósitos da Diretoria. XI - Presidir a Assembléia Geral.

Art. 30º - Compete ao Vice-Presidente da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL. I - Substituir o Presidente durante seus impedimentos.

II - Comunicar aos Poderes competentes qualquer anormalidade.

III - Despachar, receber ou expedir documentos em acordo com o Presidente. Art. 31º - Compete ao 1º Secretario:

I - Redigir as Atas das reuniões da Diretoria e da Assembléia Geral. II - Superintender os trabalhos da Diretoria.

Art. 32º - Compete ao 2º Secretario:

I - Substituir o 1º Secretario nos seus impedimentos. II - Auxiliar na administração da Secretaria.

Art. 33º - Compete ao 1º Tesoureiro:

I - Manter absolutamente em dia as prestações de contas.

II - Ter controle total das contas da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL e informar a Diretoria a qualquer tempo.

III - Elaborar o Regimento interno da Tesouraria por determinação do Presidente.

IV - Comunicar qualquer anormalidade com respeito a verbas.

V - Controlar o fornecimento de autorizações de compras no que se refere a convênios e outros.

Art. 34º - Compete ao 2º Tesoureiro:

I - Substituir o 1º Tesoureiro nos seus impedimentos. II - Auxiliar na administração da Tesouraria.

Art. 35º - A competência dos Departamentos será regulada pôr Regimentos Internos aprovadas pela Diretoria.

TITULO – IV

DA DESTINAÇÃO DAS VERBAS

Art. 36º - As receitas provenientes das mensalidades, promoções e subvenções, serão aplicadas na compra de bens e de materiais de consumo, no pagamento de salários, na suplementação de verba das comissões, aplicadas no Clube de Campo e comemorações de final de ano de associados. Parágrafo único - A quantia a ser destinada as comissões de festas, será decidida em Assembléia Geral especialmente convocada para esse fim.

(7)

Art. 37º - As receitas e despesas obedecerão um critério de metas, com prévio planejamento da Diretoria e aprovação final do Conselho Fiscal Consultivo. Art. 38º - Toda verba a disposição da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL, poderá ser aplicada em papeis do mercado financeiro, que tenham garantia do Governo Federal, em Agencia Bancária Privada ou Oficial.

I - Toda despesa deverá ser do conhecimento dos associados da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL.

II - A passagem de Cargos e Encargos de uma Diretoria para outra, somente será procedida depois da aprovação da ultima prestação de contas. III - A prestação de Contas será mensal e obrigatória, com divulgação a todos os associados.

TITULO - V

DA ELEIÇÃO DA DIRETORIA.

Art. 39º - As eleições para preenchimento dos cargos de Presidente e Vice-Presidente, serão efetuadas 30 (trinta) dias antes do término de seus Mandatos, nos primeiros 15 (quinze) dias deverão ser registradas na secretaria pelo sistema de Chapa, em cédula única e escrutínio secreto, não sendo permitido o voto pôr procuração.

Parágrafo único - As eleições dos membros do Conselho Fiscal Consultivo serão efetuadas na mesma época e na mesma cédula das dos cargos de Presidente e Vice-Presidente, cabendo ao eleitor votar em apenas um nome para o CFC, o qual será escrito de modo legível, estando em dias com a Entidade.

Art. 40º - A Diretoria em exercício tem o direito de concorrer a reeleição, sem a necessidade de desobrigar-se de suas funções, exceto no dia das eleições. Art. 41º - Compete a Comissão Eleitoral, composta pôr associados indicados pela Diretoria:

I - Elaborar normas para o bom andamento dos trabalhos, quanto aos problemas administrativos.

II - Fixar os dias de votação.

III - Decidir sobre os registros de Chapas requerentes, nos termos do Estatuto no Edital de Convocação.

IV - Baixar normas complementares.

V - Registrar em livro todas as irregularidades verificadas. VI - Elaborar o Mapa Geral de Resultados das Eleições.

VII - O Candidato deverá ter no mínimo 01 (um) ano servindo no 1º BPM, antecedente à Eleição e 06 (seis) meses sem qualquer tipo ou natureza de Débito na Entidade.

Parágrafo único - A Diretoria deverá dar todo o apoio a Comissão eleitoral para que seja facilitado o acesso do associado aos locais de votação, inclusive colocando a disposição da mesma as viaturas de propriedade da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL ou, colocando outras se necessário. Art. 42º - Não será permitido durante o pleito:

(8)

II - Perturbar ou dificultar, sob qualquer pretexto, os trabalhos eleitorais. Art. 43º - O nome da Nova Diretoria será efetivada no primeiro dia do mês subsequente ao de votação.

TITULO – VI

DAS CORES - PAVILHÃO - BRASÃO - PATRONO E PRESIDENTE DE HONRA Art. 44º - As cores, pavilhão e brasão da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL serão mantidos os que ora ostenta.

Art. 45º - O Patrono e o Presidente de Honra serão escolhidos em Assembléia Geral, especialmente convocada para esse fim.

TITULO – VII

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 46º - O presente Estatuto, registrado no 4º Serviço Notarial e Registral de Títulos e Documentos sob o nº 23874 no livro A-44 em 19/09/2001. Com as modificações aprovadas, entrará em vigor na data de sua assinatura e o competente registro em Cartório, com a devida publicação em Diário Oficial do Estado.

Art. 47º - A Cassação de Mandato dos membros do CFC, de Diretor Presidente e Vice-Presidente da Diretoria, dar-se-á pôr decisão de Assembléia Geral em votação, pôr maioria absoluta dos sócios presentes e convocados para esse fim, ou pôr decisão judicial.

Art. 48º - Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria. Campo Grande-MS, 10 de julho de 2009.

____________________________________________ Presidente da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL

_____________________________________________ 1º Secretario da ASSOCIAÇÃO GRÊMIO 08 DE ABRIL

________________________________ SILVIO CANTEIRO – OAB nº 3760

(9)

Referências

Documentos relacionados

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

Agora quando eles brigam eu não sinto mais medo: sinto apenas ódio deles e fico nervoso e meu estômago ferve.. Mas do verão eu

225 - meio ambiente ecologicamente equilibrado, neste incluso o do Trabalho (VIII, Art 200)  colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do

São por demais conhecidas as dificuldades de se incorporar a Amazônia à dinâmica de desenvolvimento nacional, ora por culpa do modelo estabelecido, ora pela falta de tecnologia ou

O presente trabalho teve como objetivo testar rizobactérias que foram eficientes no experimento de promoção de crescimento de tomateiro e se possuem conjuntamente

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Portanto, o seu currículo não pode ser padronizado para todas as vagas e processos para os quais se candidatar;..  É preciso analisar cada uma das oportunidades que