• Nenhum resultado encontrado

MEMORIAL DESCRITIVO Folha 1 / 7 Sistema de Ar Condicionado SALA CLUSTER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEMORIAL DESCRITIVO Folha 1 / 7 Sistema de Ar Condicionado SALA CLUSTER"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1 – Objetivo

Estabelecer os procedimentos para o fornecimento e instalação de equipamentos para o Sistema central de Ar Condicionado para climatização da Sala Cluster a ser confeccionado no Bloco 5P do Campus Santa Mônica,Uberlândia/MG da Universidade Federal de Uberlândia.

2 – Anexos

a) Desenhos

Lab Fluidos 2-25TR Folha 01/02 – Planta baixa parcial Sala Cluster.

Lab Fluidos 2-25TR Folha 02/02 – Corte AA, Corte BB e Detalhes diversos.

b) Normas Técnicas

NBR 16401-1/08 – Instalações de Ar Condicionado - Sistemas centrais e unitários Parte 1: Projetos das Instalações;

NBR 16401-2/08 – Instalações de Ar Condicionado - Sistemas centrais e unitários Parte 2: Parâmetros de conforto térmico;

NBR 16401-3/08 – Instalações de Ar Condicionado - Sistemas centrais e unitários Parte 3: Qualidade do ar interior;

Norma Regulamentadora NR 10 do Ministério do Trabalho.

c) Generalidades

É obrigatória a verificação in loco de todas as instalações para levantamento das necessidades de obra, e para o perfeito planejamento e execução de atividades. Todas as dúvidas deverão ser verificadas in loco com a presença da Engenharia do MFLAB.

3- DESCRIÇÃO GERAL

O sistema de ar condicionado adotado será do tipo expansão direta projetado para operar com 02 (Dois) condicionadores de ar do tipo split-system vertical composto de 01(uma) unidade evaporadora e 02(Duas) Unidades condensadoras fluxo vertical. Capacidade individual de cada sistema 25TR´s, sendo 01 x Operante e 01 x Reserva. A rede de dutos de insuflamento será confeccionada em chapa de aço galvanizado flangeado tipo TDC, isolada termicamente com manta de lã de vidro reforçada espessura 1” - Referência Isoflex RT1.0 da Isover. O retorno de ar será através da porta de acesso entre casa de máquina e Sala Cluster de execução da obra civil (Cliente). As unidades dos condicionadores de ar serão localizados conforme projeto básico. As unidades condensadoras serão instaladas na parte externa, deverá ser previsto alambrado em estrutura metálica para proteção de responsabilidade da obra civil (Cliente).

Deverão ser colacados calços de neoprene espessura 1” em todas as unidades evaporadoras e condensadoras. As interligações elétricas e frigoríficas externas deverão receber proteção confeccionada em chapa de aço galvanizada espessura #22.

(2)

As tubulações de cobre de sucção deverão ser isoladas com tubo elastomérico espessura 13mm.

No sistema em questão o ar depois de tratado (filtrado, resfriado e desumidificado) será insuflado no piso elevado da sala cluster e distribuído através das grelhas de piso disposta de forma a criar um corredor denominado frio.

Características do controle de operação dos equipamentos : - Controle remoto com fio

- Ventila/Resfria - Display digital

- Indicação da temperatura real do ambiente + Set Point - Sensor incorporado + Opção de sensor remoto

- Visualização dos Status dos compressores

4 - ESPECIFICAÇÖES DOS EQUIPAMENTOS

– Características gerais Condicionador de ar tipo Split System

4.1- Gabinete

4.1.1- Módulo ventilador / Trocador

Em perfis de alumínio extrudado fixados com cantos de material termoplástico, formando um conjunto rígido, porém mais leve.

4.1.2- Paineis

Painéis de fácil remoção concebidos em chapa de aço galvanizada com pintura a pó eletrostática, isolada internamente com polietileno expandido, revestido com filme de alumínio para fácil limpeza.

4.2- Ventilador

4.2.1- Módulo ventilador/Trocador

Tipo centrífugo de dupla aspiração com rotores de pás curvadas para frente, balanceadas estática e dinamicamente. Acionadas através de polias e correias.

4.2.2- Ventilador condensador

Tipo axial de alta potência e menor ruído, resistente a intempéries.

4.3- Trocadores

4.3.1- Trocador do Evaporador

Serpentina formadas por tubos de cobre com ranhuras internas de diâmetro 7mm, expandidos contra aletas do tipo Slin-fin de alta eficiência, proporcionando uma melhor troca de calor com menor perda de carga do ar que passa entre as aletas.

4.3.2- Trocador do Condensador

Serpentina formadas por tubos de cobre com ranhuras internas de diâmetro 7mm, expandidiso contra aletras corrugadas do tipo Gold Coated, permitindo melhor

(3)

4.4- Compressor

Unidade Inverter – Compressor do tipo Scroll inverter, alta tecnologia em controle de

energia e eficiência

Unidade Fixa – Compressor do tipo Scroll, devidamente dimensionado de forma a obter o melhor em eficiência e consumo.

4.5- Filtro de ar

Planos, com meio filtrante seco, constituído de fibras sintéticas, fibras de vidro, celulose ou feltros,Classe de filtragem G0+G4 (Conforme ABNT NBR 16401 – Qualidade do ar interior.

4.6-Quadro elétrico

Quadro elétrico com tensão de comando em 220V/60Hz, devidamente dimensionado e projeto para atender as diversas cargas elétricas.

4.7- Fluido Refrigerante :

- R410A

4.8- Acessórios:

- Válvula de descarga

- Válvulas de sucção e líquido

- Relé de proteção de inversão de fase - Pressostato de alta com rearme manual. - Pressostato de baixa

MODELO REFERÊNCIA :

- Marca : Hitachi

- Modelo : RVT250CP+RTC250CP+RAP120DIV+RAP120DS+KCO0049+KCO0036

5.0- Tubulação frigorífica

Deverá ser em cobre, tubos rígidos, para tubulação de diâmetro até 3/4” espessura da parede 1/32”, para diâmetros superiores espessura 1/16”, curvas do mesmo material, unidas por solda-brasagem com material de enchimento a base de ligas de cobre-fosforo (foscoper). As tubulações serão fixadas por abraçadeiras tipo D aparafusadas aos pendurais de ferro cantoneira ou perfilado perfurado, fixados a laje com chumbadores. Para evitar vibrações nas tubulações sem isolamento dever ser colocado anel de borracha sintética de 1/8” entre tubo de cobre e abraçadeira. As linhas de sucção deverão ser isoladas com borracha elastomérica em toda a sua extensão espessura 13mm.

6.0-Sistema de desumidificação

Sistema de desumidificação e aquecimento para controle da umidade relativa da Sala Cluster evitando elevação da umidade relativa acima de 55%. Será composto de banco de resistência aletadas capacidade 18Kw por Split system, 02(Dois) estágio de 9KW (3x3Kw), quadro elétrico de força e comando com disjuntores de proteção por banco de resistência, termostato de segurança (Referência: Marca Honeywell Mod. L4028E1219),

(4)

serpentina da unidade evaporadora, estando a umidade acima de 55% o sensor de umidade enviará sinal para acionamento dos compressores até a umidade atingir a faixa ajustada (55%) independentemente da temperatura ambiente da sala Cluster, caso a temperatura atinja 20ºC o sensor de temperatura de reaquecimento acionará o 1º estágio do banco de aquecimento, se a temperatura continuar reduzindo atingindo 19ºC entrará o 2º Estágio de aquecimento, visando a manutenção da temperatura da sala Cluster.

7.0- Rede de dutos

Os dutos serão fabricados em chapa de aço galvanizada, retangulares classe +/-250Pa, unidos através do sistema TDC (flangeamento) nas espessuras recomendadas pela norma ABNT NBR16401, suportados com cantoneiras de ferro ou perfilado com espaçamento adequado, os dutos serão vedados, sem frestas, todas as suas curvas ou joelhos deverão ter veias defletoras, prever portas de inspeção para manutenção. Deverão ser isolados nos trechos dos ambientes não condicionados, e nas casas de máquinas e demais locais específicos. O isolamento dos dutos será feito em todo o perímetro externo com mantas de lã de vidro de 1” revestidas externamente com papel kraft e filme de alumínio.

7.1- Portas de Inspeção

Deverão ser instaladas portas de inspeção nos dutos, para manutenção e limpeza. As portas deverão ser aparafusadas, usando-se juntas de borracha ou feltro, de maneira

a ficarem hermeticamente fechadas, sendo que suas dimensões não devem ser inferiores a 40 cm x 30 cm.

Para os dutos isolados, as portas de inspeção deverão ser de parede dupla com isolamento.

7.2 - Grelhas de piso para Insuflação de ar com abas

Serão quadradas com aba de sobrepor, construídas em perfis de ferro zincado possuir registros de regulagem com lâminas opostas e cesto coletor de detritos.

7.3 - Registros automáticos de sobre-pressão

Deverão ser do tipo multipalheta, de lâminas paralelas reforçadas, construídas em chapa de aço galvanizado ou perfis de alumínio, automáticos, acionados por pressão.

8.0– Instalações elétricas:

Deverão ser feitas todas as interligações elétricas entre os equipamentos, quadros elétricos e ou pontos de força, interligações de comando, controles e sensores.

Nas interligações elétricas de comando bitolas mínimas de 1,5mm².

As interligações deverão ser executadas em eletrodutos de tubos de aço galvanizados, obedecendo ao disposto na Norma NBR5410 da ABNT, quanto à ocupação máxima do eletroduto.

Os condutores elétricos deverão ser instalados de acordo com as especificações da ABNT.

(5)

9.0 – Pintura

9.1 - Generalidades

Esta especificação define os requisitos para o preparo das superfícies, materiais e aplicação de pintura em geral, sobre os serviços relativos a equipamentos de ar condicionado e ventilação.

Todas as tintas de acabamento deverão ser de tipos compatíveis com as tintas de base aplicadas.

Os números de série de equipamentos, placas de identificação, etc., deverão ser protegidos durante os serviços, para não serem pintados.

9.2 - Preparo das Superfícies

Toda superfície a ser pintada deverá estar completamente seca, livre de qualquer tipo de sujeira, óleo, graxa respingos de solda, focos de ferrugem, carepas de laminação, escória, etc..

A preparação das superfícies a serem pintadas, deverá ser de maneira geral, de acordo com as especificações do “Steel StructuresPaitingCouncil”.

Todas as superfícies fornecidas em “primer”, aplicado na fábrica, ou com pintura final, deverão ser examinadas pela empreiteira para a verificação da existência de pontos de ferrugem, falhas de pintura e ou danos durante o transporte e montagem.

Em caso de existência de algum problema, as superfícies deverão ser completamente limpas, escovadas com escova de aço e repintadas com o mesmo tipo de pintura já utilizado, seguindo as mesmas especificações usadas para uma superfície pintada pela primeira vez.

Qualquer rebarba de solda deverá ser removida e as extremidades irregulares deverão ser retificadas.

Deverá ser tomado um cuidado especial para se evitar ferrugem e ou contaminação das superfícies limpas com “primer”.

As superfícies limpas deverão ser pintadas dentro de no máximo 06 (seis) horas após ser efetuada a limpeza e / ou antes que ocorram corrosões prejudicais, ou recontaminação.

9.3 - Aplicação

Para a aplicação da tinta, deverão ser observados com rigor os seguintes fatores:

- Umidade relativa de ar, temperatura ambiente, intervalo de tempo entre a aplicação das demãos (mínimo e máximo), etc.

- Nenhuma pintura deverá ser feita enquanto o tempo se apresentar chuvoso, com neblina e ou ainda com temperaturas atmosféricas muito baixas.

- A quantidade de demãos e espessura de cada demão é exclusiva responsabilidade da Empreiteira, que deverá garantir o serviço. Contudo, em nenhum caso deverá ser aplicado menos que 3 demãos, sendo uma de “primer” e duas de acabamento.

(6)

9.4 - Tinta de Fundo “Primer”

Deverá estar em condições de ser submetida à prova de toque, após 02 (duas) horas de aplicação, devendo estar seca para receber a demão subseqüente de acabamento, após 12horas.

A tinta deverá apresentar viscosidade adequada para ser aplicada a revólver ou trincha, em qualquer posição não devendo ser adicionado solvente na mesma.

9.5 - Tinta de Acabamento

Deverá estar em condições de ser submetida à prova de toque, após uma hora de sua aplicação, devendo estar suficientemente seca para receber a subseqüente, após 03 (três) horas.

10 – Mão-de-Obra

A mão de obra deverá ser executada por pessoal especializado, sob a responsabilidade de engenheiro mecânico com registro ou visto no CREA, deverá ser fornecido ART de execução dos serviços.

11 - Projeto As Built

Ao término das instalações deverá ser efetuada pela CONTRATADA, a atualização do projeto “as built”.

12 - Execução dos Serviços

Todos os serviços deverão ser executados rigorosamente de acordo com as especificações do fabricante e desenhos constantes no projeto. Utilizando mão-de-obra qualificada adequada ao tipo de serviço, obedecendo as técnicas mais atualizadas.

Todos os materiais e equipamentos serão de fornecimento da CONTRATADA, de acordo com as especificações e indicações do projeto.

Quaisquer alterações nas especificações dos materiais ou serviços indicados, por parte da CONTRATADA, ficam sujeitos e condicionados a prévia autorização da fiscalização da obra.

A CONTRATADA terá integral responsabilidade no levantamento de materiais necessários para o serviço em escopo, conforme indicado nos desenhos e memorial, incluindo todos os itens necessários à conclusão da obra.

Os materiais de complementação serão também de fornecimento da CONTRATADA, quer constem ou não nos desenhos e memorial. Entendem-se como materiais de complementação: abraçadeiras, chumbadores, parafusos, porcas, arruelas para fiação, material de vedação, etc.

Utilizar materiais e componentes de “primeira qualidade” .

Não será permitido o emprego de materiais usados e danificados.

13 - FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS DE MONTAGEM

A CONTRATADA deverá fornecer todas as ferramentas de instalação e montagem, necessárias à boa execução dos serviços. Todas as ferramentas manuais deverão ser de boa qualidade e devem atender as exigências dos serviços, bem como serem em

(7)

quantidades adequadas. A manutenção, reposição de peças e partes de consumo dos equipamentos relacionados, serão de única e exclusiva responsabilidade da CONTRATADA. Os instrumentos de verificação e testes, tais como: anemômetro, bomba de vácuo, vacuômetro, alicate amperímetros, etc., deverão ser fornecidas pela CONTRATADA.

14 - SEGURANÇA

No intuito de tomarem-se todas as precauções necessárias a evitar a ocorrência de acidentes na obra, informamos que durante a execução dos trabalhos deverá ser rigorosamente observada “Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho”.

Deverão ser obedecidas as normas regulamentadora expedidas pelos órgãos governamentais determinadas na legislação Federal, Estadual, ou Municipal.

Referências

Documentos relacionados

Valor da indenização por danos morais reduzido para R$ 5.000,00 (cinco mil reais), de acordo com o entendimento desta c. Câmara em situações análogas. RECURSO E REMESSA

Sistema de exaustão de vapores provenientes dos equipamentos de cocção para atender a cozinha do hospital universitário de Maringá.. Os dutos para a exaustão deverão ser executados

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA – IFBA CÂMPUS IRECÊ. CURSO SUPERIOR DE

o FLAP: Não só reduz a velocidade de estol, como permite que o avião utilize maior ângulo de planeio, permitindo o toque mais perto da cabeceira. Portanto, maior ângulo de

Ao dificultar a migração do ligante no interior da estrutura de agregados, contribui igualmente para a redução da suscetibilidade à deformação permanente (quando

diferentes: 1) os Grundrisse (1857-1858); 2) o livro publicado por Marx e conhecido como Contribuição à crítica da economia-política (1859); 3) o livro I do Capital, também

 A Rádio Gazeta, da Fundação Casper Líbero, é uma emissora de grande representatividade na cidade de São Paulo.  Em seu programa ¨Bom dia Gazeta¨ entrevistou o

A Cooperativa de Eletrificação da Região de Itapecerica da Serra - CERIS é a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em parte dos municípios de: São