• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 08/2011 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO(S) DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 08/2011 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO(S) DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

EDITAL

Nº 08/2011

PROCESSO SELETIVO PARA CURSO(S) DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA – FIC

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), em conformidade com a Lei nº 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), de 20 de dezembro de 1.996, ao Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004, a Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008 e a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, faz saber, pelo presente Edital e seus anexos, que estarão abertas, no período de

16 de Maio de 2011 a 20 de Maio de 2011, as inscrições para o Processo Seletivo para os cursos de Formação Inicial em Língua Inglesa e Formação Inicial em Língua Espanhola para o primeiro

semestre letivo do ano de 2011, visando ao preenchimento de vagas, a serem ofertadas pelo campus

Luziânia do IFG, conforme a disponibilidade indicada no item 2.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada, em todos os níveis de escolaridade, são ofertados a jovens e adultos segundo itinerários formativos, objetivando proporcionar aos trabalhadores, o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social; promover a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais nas áreas da educação profissional e tecnológica; qualificar e requalificar trabalhadores, preparando-os para que se dediquem a um tipo de atividade profissional a fim de promover seu ingresso e/ou reingresso no mercado de trabalho; ampliar as competências profissionais de trabalhadores, bem como, proporcionar a formação continuada de servidores da educação em apoio às instituições públicas de ensino. Além disso, deve despertar nos cidadãos o interesse para o reingresso na escola, em cursos e programas que promovam a elevação da escolaridade e o aumento da consciência sócio-ambiental.

1. DO PROCESSO SELETIVO

1.1. A seleção consiste na classificação de candidatos à matrícula inicial nos cursos de Formação

Inicial em Língua Inglesa e Formação Inicial em Língua Espanhola do Campus Luziânia do

IFG, mediante a realização de Processo Seletivo.

1.2. O presente Processo Seletivo está aberto exclusivamente aos candidatos que: - Tenham a idade mínima de 16 anos;

- Atendam aos requisitos estabelecidos no item 2.

1.3. Os candidatos que não atenderem ao disposto no subitem 1.2 e que eventualmente participarem do Processo Seletivo estarão cientes que, em caso de classificação e aprovação, em nenhuma hipótese terão direito à matrícula.

1.4. O Processo Seletivo se dará por meio de classificação gerada pela avaliação na forma de

entrevista, conforme requisitos discriminados no item 2.

1.5. O Processo Seletivo classificará automaticamente a quantidade de candidatos correspondente ao número de vagas estabelecidas mais o equivalente a 50% (cinqüenta por cento) do número de vagas para composição de lista de espera.

1.6. Osresultados do Processo Seletivo para o ingresso nos cursos de Formação Inicial em Língua

Inglesa e Formação Inicial em Língua Espanhola do presente Edital terão validade somente para

(2)

2. DOS CURSOS

2.1. Identificação dos Cursos (campus / endereço / curso / carga horária / número de vagas /

público alvo / requisitos mínimos / turno, dia e horário).

CAMPUS LUZIÂNIA

Rua São Bartolomeu s/n, Vila Esperança CEP: 72811-580, Luziânia-GO. CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL EM LÍNGUA ESPANHOLA I Carga horária: 160hs

Número de Vagas: 20, sendo 10 vagas para a comunidade escolar (5 para alunos e 5 para servidores) e 10 vagas para a comunidade geral.

Público alvo: comunidade escolar e comunidade geral.

Requisitos mínimos: ter a idade mínima de 16 anos; ter concluído ou estar cursando o ensino médio; ter disponibilidade de estudo de no mínimo 2 horas semanais extraclasses; passar por entrevista com as professoras responsáveis.

Turno/Dia/horário: Vespertino / segunda-feira e quarta–feira / 17h às 18h:30 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL EM LÍNGUA INGLESA I

Carga horária: 160 hs

Número de Vagas: 20, sendo 10 vagas para a comunidade escolar (5 para alunos e 5 para servidores) e 10 vagas para a comunidade geral.

Público alvo: comunidade escolar e comunidade geral.

Requisitos mínimos: ter a idade mínima de 16 anos; ter concluído ou estar cursando o ensino médio; ter disponibilidade de estudo de no mínimo 2 horas semanais extra classe; passar por entrevista com as professoras responsáveis.

Turno/Dia/horário: Vespertino / segunda-feira e quarta–feira / 17h às 18h:30 3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições para o Processo Seletivo de candidatos aos cursos de Formação Inicial em

Língua Inglesa e Formação Inicial em Língua Espanhola desse Edital serão feitas presencialmente no Campus Luziânia mediante o preenchimento correto do formulário de

inscrição, no período de 16 de Maio de 2011 a 20 de Maio de 2011. 3.2. Não haverá a cobrança de taxa de inscrição.

3.3. A inscrição implica automaticamente o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas pelo IFG neste Edital, das quais o candidato ou seu representante legal não poderá em hipótese alguma alegar desconhecimento.

3.4. É de inteira responsabilidade dos candidatos as informações prestadas no ato da inscrição. 3.6. Serão anuladas a qualquer tempo, as inscrições que não obedeçam às determinações contidas neste Edital.

4. DO PROCESSO SELETIVO

4.1. O Processo Seletivo constará de:

Entrevista com os candidatos que deverão ter no mínimo 16 anos e que atendam aos requisitos do item 2.1. A entrevista com a professora de cada curso será realizada no dia 23 de maio às 17 horas nas salas T 303 (Espanhol) e T 304 (Inglês) no Instituto Federal de Goiás- Campus Luziânia.

5. DO RESULTADO

5.1. O resultado do Processo Seletivo de candidatos aos Cursos de Formação Inicial e

Continuada, para o primeirosemestre do ano letivo de 2011, será divulgado pelo Campus Luziânia do IFG, no dia 24 de Maio de 2011.

(3)

6. DAS MATRÍCULAS

6.1. O período de matrícula para os candidatos selecionados em primeira chamada será de 24 de

Maio de 2011 a 26 de Maio de 2011, no campus Luziânia do IFG, no horário das 14 h às 20 h.

6.2. Não haverá a cobrança de taxa de matrícula.

6.3. Em hipótese alguma será permitida a matrícula condicional ou extemporânea. A falta de qualquer um dos documentos exigidos implicará a perda do direito à matrícula.

6.4. Caso não sejam preenchidas todas as vagas oferecidas, será efetuada uma segunda chamada, obedecendo à ordem de classificação da lista de espera, no dia 27 de Maio de 2011, e as matrículas para esses candidatos serão efetuadas no período de 30 de Maio de 2011 a 31 de Maio de 2011. 6.5. Caso o aluno matriculado tenha assinado o termo de desistência, a sua matrícula será cancelada e a vaga destinada a outro candidato, em conformidade com a lista de espera.

6.6. Persistindo a existência de vagas ociosas após a segunda chamada, o IFG reserva-se o direito de realizar chamadas sucessivas, conforme a lista de classificados, para o preenchimento das citadas vagas.

6.7. A partir da segunda chamada em diante, o IFG, além de divulgar as chamadas nas portarias de alunos de suas unidades e/ou no endereço eletrônico (http://www.luziania.ifg.edu.br), reserva-se o direito de estabelecer contato individual, por telefone com cada candidato selecionado, para efeito de comunicação de resultado. No entanto, o IFG não se responsabiliza pelo não contato devido a problemas técnicos com o telefone informado, falta do número de contato ou erros na informação desse número.

6.8. A documentação necessária para efetivar a matrícula deverá ser apresentada em original e mais uma cópia que ficará retida no IFG, sendo que a não apresentação de quaisquer dos documentos exigidos levará à perda da vaga e ao não aceite da matrícula. Os documentos exigidos são:

- Comprovante de escolaridade ou de Formação Profissional anterior (Formação Inicial), quando requerida, conforme indicado como requisitos mínimos no item 2.1;

- Carteira de identidade; - CPF;

- Comprovante de endereço recente com CEP;

6.9. Estando o candidato impedido de comparecer para efetuar sua matrícula, esta poderá ser realizada por um representante legal com procuração com firma reconhecida e portando toda a documentação exigida no subitem 6.8.

6.10. Será permitida a matrícula por procuração nas seguintes modalidades: procuração registrada em cartório competente ou procuração particular, com firma reconhecida. Em ambos os casos deve-se constar que a procuração deve-se destina à matrícula no IFG. Tanto o procurador quanto o outorgante devem ter maioridade perante a lei.

6.11. No ato da matrícula será necessária a apresentação do documento original de identidade do procurador.

6.12. A procuração ficará anexada ao formulário de cadastro ou da matrícula, sendo necessária uma procuração para cada aluno, se for o caso.

6.13. A cada candidato aprovado é permitido matricular-se em apenas um dos cursos de Formação

Inicial e Continuada oferecidos por este Edital. 7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. Os candidatos selecionados para os cursos discriminados no item 2 freqüentarão suas aulas no

Campus Luziânia do IFG, no turno e nos horários onde o curso é oferecido.

7.2. Cabe à Direção Geral Campus Luziânia do IFG a responsabilidade de zelar pela disciplina e lisura do Processo Seletivo, para o que poderá utilizar-se de todos os meios admitidos em direito para sua garantia.

7.3. Qualquer irregularidade cometida por professores, funcionários técnico-administrativos, alunos do IFG e candidatos, constatada antes, durante ou após o Processo Seletivo, será objeto de sindicância, processo administrativo disciplinar e/ ou inquérito policial, nos termos da legislação

(4)

pertinente (normas do Regime Jurídico Único e demais normas complementares em vigor no IFG), estando o infrator sujeito às penalidades previstas na respectiva legislação.

7.4. Estará automaticamente desclassificado o candidato que utilizar qualquer meio ilícito para inscrição e/ ou matrícula.

7.5. Em qualquer etapa do Processo Seletivo, em caso de dúvida, os candidatos deverão se dirigir ao

Campus Luziânia do IFG, a fim de dirimi-la.

7.6. Os casos omissos, não previstos neste Edital serão julgados pela Diretoria Geral do Campus

Luziânia do IFG, para o qual só cabem recursos a suas decisões junto à Reitoria do IFG, através da

Pró-Reitoria de Extensão.

7.7. A realização do Processo Seletivo está a cargo da Direção Geral do campus Luziânia do IFG à qual cabe providenciar e coordenar as ações inerentes à sua execução.

Luziânia 12 de Maio de 2011.

Paulo César Pereira Aldemi Coelho Lima Jerônimo Rodrigues da Silva Reitor do IFG Pró-Reitor de Extensão Diretor Geral do Campus

(5)

ANEXO I

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA – FIC

DATAS EVENTOS

16 de Maio de 2011 a 20 de Maio de 2011 Período de Inscrições

23 de Maio de 2011 Realização de Processo Seletivo

24 de Maio de 2011 Publicação da Lista de Aprovados

24 de Maio de 2011 a 26 de Maio de 2011 Matrícula – Primeira chamada

27 de Maio de 2011 Divulgação da Segunda chamada

30 de Maio de 2011 a 31 de Maio de 2011 Matrícula – Segunda chamada

(6)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

ANEXO II

Informações sobre os cursos FIC

Campus Luziânia

CURSO 1: LÍNGUA ESPANHOLA I

Carga horária: 160 horas Número de Vagas: 20 Turno: vespertino

Dia/horário: segunda-feira e quarta–feira / 17h às 18h:30

Objetivos do Curso: O objetivo é estender o campo de ofertas de língua estrangeira à comunidade e aos alunos e funcionários do Instituto Federal de Luziânia, visando contribuir para a aquisição plena da cidadania, para ampliação da capacidade de refletir a realidade, o que é possível a partir do contato com outras línguas e culturas, enriquecendo, assim, a sua formação.

Mercado de trabalho: O curso proporciona ao aluno conhecimentos básicos da língua estrangeira em questão, requisito importante ao ingresso no mercado de trabalho.

Requisitos necessários: ter a idade mínima de 16 anos; ter concluído ou estar cursando o ensino médio; ter disponibilidade de estudo de no mínimo 2 horas semanais extra classe; passar por entrevista com as professoras responsáveis.

Duração: o curso tem duração de 160 horas.

CURSO 2: LÍNGUA INGLESA I Carga horária: 160 horas

Número de Vagas: 20 Turno: vespertino

Dia/horário: segunda-feira e quarta–feira / 17h às 18h:30

Objetivos do Curso: : O objetivo é estender o campo de ofertas de língua estrangeira à comunidade e aos alunos e funcionários do Instituto Federal de Luziânia , visando contribuir para a aquisição plena da cidadania, para ampliação da capacidade de refletir a realidade, o que é possível a partir do contato com outras línguas e culturas, enriquecendo, assim, a sua formação.

Mercado de trabalho: O curso proporciona ao aluno conhecimentos básicos da língua estrangeira em questão, requisito importante ao ingresso no mercado de trabalho.

Requisitos necessários: ter a idade mínima de 16 anos; ter concluído ou estar cursando o ensino médio; ter disponibilidade de estudo de no mínimo 2 horas semanais extra classe; passar por entrevista com as professoras responsáveis.

(7)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS

Reitor

Paulo César Pereira

Diretor Executivo

José Sérgio Sarmento Garcia

Pró-Reitor de Extensão

Aldemi Coelho Lima

Diretor Geral do Campus Anápolis

Sandro Ramos de Lima

Diretor Geral do Campus Formosa

João Marcos Bailão de Lima

Diretor Geral do Campus Goiânia

Edison de Almeida Manso

Diretor Geral do Campus Inhumas

Cleiton José da Silva

Diretor Geral do Campus Itumbiara

Roberlam Gonçalves Mendonça

Diretor Geral do Campus Jataí

Paulo Henrique de Souza

Diretor Geral do Campus Luziânia

Jerônimo Rodrigues da Silva

Diretor Geral do Campus Uruaçu

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Por outro lado, um estudo realizado com mulheres jovens (31 anos de média etária) que não apresentavam fatores de risco associados à obesidade, demonstrou prejuízo da

PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC, NO CÂMPUS SÃO ROQUE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - IFSP1. O Câmpus

- Compreender a modelagem através do Sistema Cartesiano, tanto para costura sobmedida como para artigos de malharia e tecido plano do Vestuário, sendo

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

A tabela 25 apresenta os resultados brutos desta avaliação em relação à característica busca e a tabela 26 exibe o resultado ponderado para esta característica.. A tabela 27

O bloco de Apoio ao Governo no Senado –formado por PT e PDT– informou nesta sexta-feira os nomes dos seus representantes na comissão especial do impeachment que analisará o