• Nenhum resultado encontrado

Programa de Retomada de Conteúdo - 1º ano 3º bimestre BIOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Retomada de Conteúdo - 1º ano 3º bimestre BIOLOGIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Programa de Retomada de Conteúdo - 1º ano

3º bimestre

BIOLOGIA

Toda a atividade deve ser realizada em papel almaço (manuscrito), a capa deve ser

impressa (modelo no site do Colégio) e a pesquisa seguir as orientações entregues

anteriormente (introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas).

PARTE TEÓRICA

Realizar pesquisas sobre os seguintes tópicos: 1. Vírus

 Caracterizar os vírus, analisando a sua estrutura e o seu ciclo reprodutor.  Estabelecer a relação dos vírus com os reinos dos seres vivos.

2. Vírus: tipos e doenças virais.

 Apresentar os tipos de reprodução dos vírus (desenhe cada uma delas)

 Descrever as principais doenças virais, com destaque para a aids e a dengue (citar mais outras duas), destacando o processo de transmissão e prevenção. (Não se esqueça de anexar imagens).

3. Bactérias.

 Apresentar características das células das bactérias.  Demonstrar as etapas da reprodução assexuada.  Descrever conjugação e transformação bacteriana.

 Apresentar exemplos de infecções bacterianas causadas pela contaminação de alimentos.  Mostrar doenças causadas por bactérias, que passam dos animais para o ser humano por

contato (tétano e leptospirose) e por picadas de artrópodes (peste negra e febre maculosa).

IMPORTANTE: É essencial que o trabalho teórico contenha imagens que ilustrem

os tópicos abordados.

PARTE PRÁTICA – EXERCÍCIOS

01) (UERJ- 1º EXAME QUALIF./2010) A gripe conhecida popularmente como gripe suína é causada por um vírus influenza A.

Esse tipo de vírus se caracteriza, dentre outros aspectos, por:

- ser formado por RNA de fita simples (-), incapaz de atuar como RNA mensageiro ou de sintetizar DNA nas células parasitadas;

- os RNA complementares do RNA viral poderem ser traduzidos em proteínas pelo aparelhamento celular. Os esquemas a seguir apresentam um resumo de etapas dos processos de replicação de alguns dos vírus RNA, após penetrarem nas células.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Cantagalo 313, 325, 337 e 339 – Tatuapé – Fones: 2293-9393 e 2293-9166

(2)

O tipo de replicação encontrado no vírus infuenza A está representado no esquema de número: a) I

b) II c) III d) IV

02) (UFLA-JULHO/2006) O jornal Folha de São Paulo, em 6/4/2006, noticiou que a AIDS (em português: SIDA – síndrome da Imunodeficiência Adquirida), hoje em dia, já faz parte do grupo das doenças negligenciadas pelos países ricos. Estando 95% dos portadores dessa doença nos países pobres, o investimento em pesquisa é pequeno, ocasionando pouco avanço na descoberta de novos tratamentos. Em relação a essa doença, afirma-se:

I- A doença é causada por vírus.

(3)

III- Os sintomas iniciais são característicos, contribuindo para o diagnóstico.

IV- A doença atua sobre o sistema imunológico, diminuindo a resistência do organismo. De acordo com os conhecimentos atuais, assinale

a) Se apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. b) Se apenas as afirmativas I e II estão corretas. c) Se apenas as afirmativas I e III estão corretas. d) Se apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

03) (UNIFAL/2008) Os estudos sobre as formas de replicação dos vírus intensificaram-se nos últimos anos, objetivando encontrar meios mais eficientes de prevenção e tratamento de doenças virais nos seres humanos. Tais estudos têm demonstrado que existem diferentes tipos de vírus e diferentes formas de replicação. Os vírus de RNA de cadeia simples podem ser divididos em três tipos básicos, conhecidos como vírus de cadeia positiva, vírus de cadeia negativa e como retrovírus.

Com relação aos diferentes tipos de replicação dos vírus, analise as afirmativas abaixo.

I - Os retrovírus contêm cadeias simples de RNA, enzima transcriptase reversa e produzem DNA tendo como modelo o RNA viral.

II - Os vírus de cadeia negativa possuem RNA genômico com as mesmas seqüências de bases nitrogenadas dos RNA mensageiros (RNAm) formados. Dessa maneira, moléculas de RNA servem de modelo para a síntese de moléculas de RNA complementares à cadeia molde.

III - Os vírus de cadeia positiva possuem RNA genômico com seqüências de bases nitrogenadas complementares às dos RNAm formados. Desta maneira, moléculas de RNA servem de modelo para a síntese do RNAm.

IV - Os retrovírus contêm uma cadeia de RNA dupla hélice que serve de base para a transcrição do DNA necessário à replicação.

Marque a alternativa correta. a) Somente II e III são corretas. b) Somente IV é correta.

c) Somente I é correta.

d) Somente I, II e III são corretas.

04) (UFES/2008) Das doenças abaixo, a que NÃO é causada por vírus é a) Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

b) Dengue. c) Tétano. d) Influenza. e) Raiva.

05) (UFScar/2006)"Nesta cidade, vacinação anti-rábica. Não deixe de levar seus cães e gatos".

A Vigilância Sanitária promove, ao longo do ano, campanha para a vacinação anti-rábica de cães e gatos. Nessas campanhas, as pessoas não são vacinadas porque

a) com os animais vacinados, é menor a probabilidade dos humanos contraírem a doença. b) a raiva só ocorre em humanos quando contraída através da mordida de morcegos. c) ainda não existe uma vacina específica para os humanos.

d) a raiva é uma doença exclusiva de cães e gatos.

e) já foram imunizadas com a vacina tríplice tomada quando criança.

06) (UFV/2004) Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios que realizam todas as fases do ciclo no interior de uma célula hospedeira. Sem contato com as células, as partículas virais são inertes e não apresentam atividade biológica aparente. Com relação aos vírus que infectam eucariotos, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Alguns vírus são capazes de infectar células animais e vegetais, multiplicando-se em ambos os organismos.

b) Os vírus que infectam animais normalmente penetram na célula por meio de endocitose mediada por receptores.

c) A infecção de uma célula vegetal por vírus com genoma de DNA tem como desfecho a lise da parede celular.

(4)

câncer.

e) Morcegos hematófagos e roedores são exemplos de vetores de vírus que infectam seres humanos.

07) (UNIVASF-JUNHO/2008) Da tabela abaixo constam distintas doenças virais, juntamente com alguns de seus mecanismos de transmissão e de prevenção. A esse propósito, assinale a alternativa incorreta.

Doenças Transmissão Prevenção

a) Hepatite A Água ou alimentos contaminados pelo vírus

Saneamento básico, vacinação.

b) Rubéola, sarampo e toxoplasmose

Gotículas eliminadas por tosse, espirro e fala.

Vacinação e fuga ao contato com doentes.

c) Hepatite B Transfusão de sangue, contato sexual, materiais contaminados

Evitar contágio por sangue e materiais contaminados e vacinação.

d) Dengue e febre amarela urbana

Picada de mosquito Aedes aegypti. Combate ao mosquito e vacinação (quando existente).

e) Raiva Mordedura por animais, principalmente, gatos e cães infectados pelo vírus.

Vacinação de animais transmissores.

08) (UEPB/2009) Sobre os vírus, podemos afirmar que

a) a transmissão dos vírus das plantas ocorre exclusivamente por difusão mecânica, ou seja, quando uma pessoa manipula uma planta infectada e a seguir uma sadia.

b) são estruturalmente simples, sendo formados por uma ou mais cápsulas protéicas, que envolvem o DNA e o RNA, compondo o nucleocapsídeo. Alguns vírus apresentam ainda um envoltório externo ao nucleocapsídeo denominado envelope.

c) se reproduzem sempre no interior de uma célula hospedeira, exceto os bacteriófagos, por terem dois tipos de ciclos de replicação: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico.

d) a infecção viral é específica, sendo esta especificidade decorrência do fato de que para um vírus penetrar em uma célula deve haver uma interação das proteínas virais com as proteínas receptoras existentes na membrana plasmática das células.

e) os retrovírus podem apresentar DNA ou RNA, mas obrigatoriamente apresentam a transcriptase reversa.

09) (FGV/2009) CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RUBÉOLA COMEÇA HOJE. HOMENS DE 20

A 39 ANOS SÃO O PRINCIPAL FOCO.

Na campanha promovida pelo Ministério da Saúde, embora homens e mulheres tenham sido chamados à vacinação, a ênfase foi para a vacinação dos homens adultos. Sobre isso, foram feitas as seguintes afirmações:

I. A rubéola, nos adultos, geralmente não é grave; caracteriza-se por febre baixa e pequenas manchas vermelhas no corpo, sintomas que desaparecem depois de alguns dias.

II. Quando a rubéola se manifesta em gestantes, principalmente nos primeiros meses da gravidez, pode acarretar a morte do feto, provocar malformações ou a surdez do bebê.

III. As mulheres são obrigatoriamente vacinadas quando dos exames pré-natal e por isso correm menor risco de contrair a rubéola, o que justifica não terem sido o principal foco da campanha de vacinação. IV. A vacinação dos homens não é regular e, embora a rubéola não traga risco ao organismo do homem, obriga-os a faltar ao trabalho, o que justifica serem o principal foco da campanha de vacinação.

Pode-se dizer que estão corretas as afirmações: a) I e II, apenas.

b) II e III, apenas. c) I, II e III, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

(5)

10) (UTFPR/2008) Em 25 anos, o HIV matou 25 milhões de pessoas e está presente em outros 40 milhões. É a segunda doença infecciosa que mais faz vítimas no mundo, logo atrás da tuberculose. Em 2005, 3 milhões de pessoas morreram devido a AIDS; dessas vítimas, 570 mil eram crianças. Dentre as características biológicas citadas a seguir a única que pode ser encontrada no vírus da AIDS é:

a) parede celular formada por substâncias mucocomplexas. b) DNA de fita simples.

c) pequenos anéis de DNA, os plasmídeos, dispersos no capsídeo. d) membrana externa lipoprotéica.

Referências

Documentos relacionados

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Alves (2001) ressalta que a variável custos da qualidade ambiental decorrente de gastos para manter o padrão de emissão dos resíduos, em conformidade com as leis que regulamentam

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as