• Nenhum resultado encontrado

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - ADULTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - ADULTOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com

1

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / 2021 - REVISTA CPAD - ADULTOS LIÇÕES BÍBLICAS - O VERDADEIRO PENTECOSTALISMO

A ATUALIDADE DA DOUTRINA BÍBLICA SOBRE A ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO LIÇÃO 5 – FRUTO DO ESPÍRITO: O EU CRUCIFICADO

INTRODUÇÃO

Deus criou o homem com uma composição tricotômica, a saber: corpo (carne), alma (intelecto) e

espírito (união com o Espírito de Deus). A carne milita contra o Espírito e vice-versa. Nesta lição entenderemos o que significa luta interior, definiremos os termos corpo, alma e espírito e suas funcionalidades, finalizando o nosso estudo, reconheceremos as obras da carne e o fruto do Espírito.

1. A LUTA INTERIOR

A Bíblia Sagrada apresenta dois relatos sobre a criação do homem, sendo que na primeira descrição

aponta o homem com origem em Deus, possuindo os atributos morais de Deus (amor, justiça, bondade, etc.), ou seja, feito a sua imagem e semelhança, sendo-lhe outorgado o domínio sobre as demais coisas criadas. (Gn 1:26-27).

Na segunda descrição da criação do homem, há uma alusão direta a origem material deste, isto é, o homem foi criado do pó da terra e há também menção a sua origem imaterial quando Deus soprou o fôlego de vida no nariz do homem se tornando ele alma vivente, consolidando a sua parte espiritual. (Gn 2:7).

Neste contexto, o homem foi criado com duas naturezas, quais sejam: uma material representada pelo seu corpo e uma outra imaterial representada pela sua alma e espírito. Esta tricotomia, (corpo, alma e espírito) representa a composição material e imaterial do homem. (1 Ts 5:23).

A carne representada pelo corpo trava uma luta contra o espírito, sendo que a carne se inclina para a lei do pecado e o espírito para a Lei de Deus. Corpo e espírito são inimigas, portanto, militam entre si de forma permanente. (Rm 7:14-25; Gl 5:16-25).

2. DEFINIÇÃO DE CORPO, ALMA E ESPÍRITO

i. O corpo é a parte material do ser humano formado pelos mais variados elementos químicos

advindos do pó da terra transformados em células, ossos, carne e sangue, que proporciona uma canal de comunicação com o mundo externo; (Mt 26:6-13).

ii. A alma é uma subparte imaterial do ser humano que dá funcionalidade e comando sobre o

corpo; (Mt 26:36-38).

iii. O espírito é uma subparte imaterial do ser humano que proporciona um canal de

comunicação espiritual entre Deus e o homem.(Mt 27:45-50). Note-se que alma e espírito são diferentes (Hb 4:12-13).

3. AS FUNCIONALIDADES DO CORPO, ALMA E ESPÍRITO 3.1. FUNCIONALIDADES DO CORPO

Como já mencionamos o corpo é o canal de comunicação com o mundo exterior através dos cinco

sentidos humanos (visão, audição, olfato, tato e paladar) que ao receberem estímulos externos enviam informações ao centro nervoso do homem, representado pelo cérebro, para processá-los e então enviar ao corpo o comando de desencadeamento das ações a serem realizadas. O cristão deve sempre comparar os estímulos e suas respectivas ações com o referencial dos valores absolutos de Deus exarados em sua Palavra.

(2)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com

2

3.2. FUNCIONALIDADE DA ALMA

Como já mencionamos a alma é uma das subpartes imaterial do ser humano que dá funcionalidade

e comando sobre o corpo com os seguintes elementos:

3.2.1. INTELECTO (MENTE)

É a parte racional da alma que promove o poder de raciocinar, conhecer os fatos e objetos, discernir

e julgar situações, bem como tomar decisões. Estão contidos no intelecto (mente) do homem a imaginação (capacidade de planejar), a memória (capacidade de reter fatos e conhecimentos e lembrá-los) e a razão propriamente dita (capacidade de compreender, pensar, julgar, etc.),

A- Imaginação

São os nossos pensamentos para planejar as ações e é crucial que nós tenhamos o total domínio

desta parte da mente determinando que tipo de pensamentos e imagens devem ser abrigados nela.(Sl 119:97)

i. A imaginação é uma área da mente que pode nos levar a derrota em nossas lutas cotidianas, se deixarmos o seu domínio ser realizado, segundo o homem natural. (Sl 2:1; Sl 36:1-4; Pv 6:12-14).

ii. Mas, a imaginação também pode nos levar a vitória em nossas lutas cotidianas, se deixarmos o seu domínio ser realizado pelo Espírito Santo. (Fp 4:8-9; Cl 3:1-4).

B - Memória

A memória é a área da mente que registra e guarda os acontecimentos, experiências e fatos que

nós vivemos, sejam bons ou maus.

i. Para o homem natural é impossível apagar ou neutralizar uma ideia nociva da mente e assim ele luta na sua mente e sofre para se esquivar das lembranças adversas que deixaram cicatrizes que podem se abrir novamente se não forem neutralizadas pela Graça do Senhor Jesus.

ii. Nossa memória só deve ser ativada para coisas boas e agradáveis que possam ser usadas para glória de Deus, enquanto as coisas más devem ser esquecidas sem qualquer chance de reativação de sofrimento, amargura, ódio, rancor ou com espírito de vingança.(Jr 2:1-2: Is 43:25).

C. Razão

A razão é a área da mente que proporciona o homem a pensar, julgar e a distinguir o que é falso ou

verdadeiro, a compreender o que é do bem ou do mal, porém, esta condição racional é efetiva quando o homem tem a sua vida presidida pelo Espírito Santo. (Jo 5:30).

i. O homem que não tem a sua vida presidida pelo Espírito Santo age mal, prejudica os seus semelhantes, julga mal, até mesmo pior que os irracionais.(Pv 28:5).

3.2.2. SENTIMENTOS (EMOÇÕES)

É a área da alma que manifesta por uma condição ou estado emocional da pessoa os sentimentos.

(alegria, tristeza, amor, prazer,ódio, medo, dor, e etc)

i. A nossa comunhão com Deus não pode estar consolidada nas emoções, pois, elas são instáveis e não modificam o nosso ser diante do Senhor, apesar de serem válidas e bonitas, não nos fornece uma base forte de relacionamento com Deus e com o próximo.(Jr 17:9).

(3)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com

3

ii. Não devemos ser frios sem manifestar nossas emoções, porém, nossos atos, nossa caminhada pessoal e espiritual não pode estar ancoradas inteiramente nas emoções, pois, estas são inconstantes, inseguras e vulneráveis.

iii. Não podemos exagerar na importância dos sentimentos e nem deixar que sentimentos negativos comande os nossos pensamentos, porque um sentimento negativo se multiplica para outros sentimentos negativos e assim, não devemos pautá-los como elementos controlador de nossos pensamentos. (Pv 23:7).

3.2.3. VONTADE

É a área da alma manifestado por um estímulo do intelecto ou do sentimento que pressiona o corpo

para uma ação, para realizar decisões, praticar ou deixar de praticar atos decididos pela alma.

i. Deus não condiciona e nem dirige a vontade do homem, pois, este é livre para fazer as suas escolhas. Precisamos equalizar a nossa vontade com a vontade de Deus e isto só é possível se obedecermos a Palavra de Deus (Lc 22:42; Jo 8:29; Jo 4:31-34; Jo 5:30).

ii. A vontade sempre será o instrumento da consumação ou não do pecado, dependendo do que vai presidir ou controlar esta vontade humana.

A - AS BATALHAS ESPIRITUAIS NO CORPO E NA ALMA

É no corpo e na alma o lugar onde se travam as grandes batalhas espirituais e três agentes agem

constantemente nesse reduto espiritual por uma lado para matar, roubar ou destruir e por outro lado para dá vida e vida com abundância.

i. O primeiro agente é o diabo, cuja missão é matar, roubar e destruir, onde estrategicamente

se utilizando de imagens, circunstâncias e pensamentos negativos, gerados no ambiente físico, busca sutilmente dominar a nossa mente para o mal, distorcendo as verdades de Deus nos levando sempre para um estado de angústia, medo, insegurança, depressão, mágoa, ressentimentos, rebeldia, pecado etc. (Jo 10:10; 2 Co 4:3-4; 2 Co 11:3).

ii. O segundo agente é o Espírito Santo que leva a nossa mente a submeter-se ao Senhor,

que nos convence do pecado, da justiça e do juízo, que renova a nossa mente, que nos dá entendimento e nos livra das ciladas diabólicas, dos sofismas, de toda altivez e fortalezas malignas. (Jo 16:7-8; Rm 12:1-2; 2 Co 10:4-6).

iii. O terceiro agente é você mesmo que tem toda autoridade sobre a sua mente e determina o

que será abrigado nela, coisas boas ou ruins. Um ditado importante diz: "Não posso impedir que os pássaros voem sobre a minha cabeça, mas posso impedir que façam ninho sobre ela." Nosso corpo e nossa alma é o grande campo de batalha espiritual para a morte ou para a vida. (Rm 7:14-25).

3.3. FUNCIONALIDADE DO ESPÍRITO

Como já mencionamos o espírito, é uma das subpartes imaterial do ser humano que proporciona

um canal de comunicação espiritual entre Deus e o homem com os seguintes elementos:

3.3.1. FÉ

É a fé advinda diretamente do Senhor que atinge a profundidade do inexplicável, que ultrapassa os

limites do conhecimento e perspectivas humanas garantindo ao detentor desta fé uma fortaleza espiritual de vislumbrar as coisas que não são como já sendo reais ou existentes.

Esta fé sobrenatural transcende a tudo que é racional, não havendo nada impossível de ser realizado por esta fé, nos permitindo crer que Deus, segundo a sua vontade, opera o sobrenatural, através das nossas palavras, gestos e intenções do nosso coração, vencendo as enfermidades, as adversidades,

(4)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com

4

os laços de Satanás, promovendo a salvação em Cristo, tudo para honra e glória do Senhor. (Hb 11:1).

3.3.2. CONSCIÊNCIA

É o elemento interior do homem onde está gravado automaticamente a lei moral e espiritual de

Deus, servindo como um regulador intuitivo de suas ações em sua vida cotidiana, não sendo modificado pelo intelecto, sentimento e vontade da alma.(Rm 2:12-16).

4. AS OBRAS DA CARNE

4.1. NÃO DEVEMOS SER DOMINADOS PELAS CONCUPISCÊNCIAS DA CARNE

A Bíblia Sagrada apresenta desqualificações inerentes a pessoas que vivem na carne,

classificando-as como pessoclassificando-as que não podem se relacionar com o seu próximo e muito menos com Deus. Estclassificando-as 15 desqualificações estão tipificadas nas chamadas obras da carne. (Gl 5:19-21).

DESQUALIFICAÇÕES SIGNIFICADO

4.1.1 Prostituição Manter relações sexuais ilícitas sob a forma de remuneração.

4.1.2 Impureza Realizar condutas pecaminosas e ter pensamentos cheios de

iniquidades.

4.1.3 Lascívia Manter condutas ultrajantes despertando em outrem o desejo

sexual.

4.1.4 Idolatria Adorar ídolos (algo ou alguém) no lugar de Deus.

4.1.5 Feitiçarias Induzir as pessoas a fazerem o que não querem através de obras

de bruxaria.

4.1.6 Inimizades Sentir ódio ou mal querer a alguém.

4.1.7 Porfias Manter disputa e oposição a alguém sem nenhum motivo.

4.1.8 Ciúmes Sentir despeito de alguém por possuir um bem ou ter alcançado

uma vitória.

4.1.9 Iras Ter o sentimento de raiva de outra pessoa com espírito agressivo.

4.1.10 Discórdias Manter desentendimento permanente por diferenças de

pensamentos.

4.1.11 Dissensões Promover divisões entre as pessoas por diferenças de

pensamentos.

4.1.12 Facções Promover a formação de grupos de pessoas para causar

perturbações no meio social.

4.1.13 Invejas Cobiçar as coisas dos outros ou querer ser melhor do que os outros.

4.1.14 Bebedices Ato de se embriagar com bebidas alcoólicas perdendo a sensatez.

4.1.15 Glutonarias Ato de comer em demasia ultrapassando o limite de saciedade.

5. O FRUTO DO ESPÍRITO

5.1. DEVEMOS VIVER EM ESPÍRITO

A Bíblia Sagrada apresenta virtudes ou qualidades inerentes a uma pessoa que vive em Espírito,

classificando-as como pessoas que podem se relacionar com o seu próximo e com Deus. Estas 9 virtudes estão tipificadas no chamado fruto do Espírito. (Gl 5:22-23).

QUALIDADES SIGNIFICADO

5.1.1 Amor É o amor incondicional capaz de amar até mesmo os próprios inimigos. (Mt

(5)

A GLÓRIA É DE DEUS

Acesse: www.proflucasneto.wordpress.com

5

5.1.2 Alegria É a alegria que independe das circunstâncias, sejam boas ou ruins que vivemos, sendo esta alegria de caráter permanente por ter sido alcançado pela graça da salvação em Jesus Cristo. (2 Co 7.4; At 13. 48-52).

5.1.3 Paz É a paz caracterizada de forma tridimensional, na dimensão vertical, paz com Deus, na horizontal, paz com o próximo e em profundidade, paz consigo mesmo. (Rm 5:1; Rm 12:18; Fp 4:7).

5.1.4 Paciência A paciência se reflete na capacidade de suportar as perseguições, incompreensões dos outros.(Ef 4:2).

5.1.5 Benignidade A benignidade é a capacidade de ser gentil para com os outros, ou seja, demonstrar delicadeza em todas as ações com relação ao próximo.(Tt 3:12-15).

5.1.6 Bondade É a capacidade de praticar o bem a todos sem qualquer interesse particular ou recompensa.(Rm 15:14).

5.1.7 Fidelidade É a virtude que através de atos e práticas o cristão demonstra ser fiel a Deus e ao próximo independente das circunstâncias. (1 Pd 1:6-7).

5.1.8 Mansidão É a virtude que em meio a verdadeiras situações desagradáveis e de perturbação a pessoa se mantém serena e pacifica. (1 Pe 2.20-23). 5.1.9 Domínio

Próprio

É a virtude de controlar as paixões da carne ou evitar palavras e atos que não corroboram com a vontade de Deus. (1 Co 10:13).

6. CONCLUSÃO

Quando vivemos uma vida consagrada a Deus através da leitura da Palavra, do jejum, da oração,

do momento devocional, do louvor e da adoração, desenvolvendo sempre uma vida de intimidade com o Senhor, estamos permanentemente alimentando o nossa alma e o nosso espírito com a natureza da divindade, não dando lugar a carne e nem a maléfica ação das tentações para consumarmos o pecado.

Referências

Documentos relacionados

Marras (2000) observa que a questão de ser classificado X ou Y depende do ponto de vista do gestor. Isso significa que o ângulo de análise do indivíduo pode causar

Faria (2006) analisou trabalhos já realizados no Brasil, e em outros países, no que se refere às atitudes em relação à Matemática e concluiu que existem pontos em comum entre

Em um estudo com casuística de 24 pacientes, portadores de epilepsia com crises parciais complexas, investigou-se a clínica de pacientes com e sem lesão no lobo temporal

Responsável por 2 a 17% das mortes de pessoas com epilepsia, a maioria dos casos de morte súbita inexplicada é relacionada às crises, em geral não testemunhadas, que ocorrem

III JORNADA INTERNACIONAL DE EPILEPSIA BRASIL-AMÉRICA LATINA?. 08 a 11 de junho de 2016 – Mercure Recife Mar Hotel

(2001) acrescentam que a Neuropsicologia, para além de ser a ciência que estuda as relações entre as estruturas do cérebro, as funções nervosas superiores e o comportamento,

• Entre as alterações de linguagem que podem estar presentes na epilepsia cita-se a disfasia do desenvolvimento, afasia aguda com alteração transitória da

Para preparar-se para esta prova o aluno deve, seguindo o cronograma apresentado, ler o livro recomendado para a sua série e responder às questões propostas em cada capítulo.