• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE GOVERNO GESTÃO 2013/2016 COLIGAÇÃO CONSTRUINDO PARA TODOS PT/PP ANTÔNIO PRADO/RS CANDIDATURA NILSON CAMATTI PREFEITO ANDRÉ LOVATEL - VICE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE GOVERNO GESTÃO 2013/2016 COLIGAÇÃO CONSTRUINDO PARA TODOS PT/PP ANTÔNIO PRADO/RS CANDIDATURA NILSON CAMATTI PREFEITO ANDRÉ LOVATEL - VICE"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PLANO DE GOVERNO GESTÃO 2013/2016 COLIGAÇÃO CONSTRUINDO PARA TODOS – PT/PP

ANTÔNIO PRADO/RS

CANDIDATURA

NILSON CAMATTI – PREFEITO ANDRÉ LOVATEL - VICE

A proposta central dos candidatos da Coligação PT/PP é a de construir uma nova e moderna forma de gestão pública democrática, através de uma administração séria e competente, sem privilégios, discriminações e perseguições de qualquer espécie, devolvendo aos cidadãos e à sociedade organizada o direito de participar do estabelecimento e implementação de políticas públicas, da escolha das áreas e ações prioritárias, e da definição dos destinos dos recursos orçamentários.

Consideramos que não há como conceber e implementar tais políticas públicas sérias, voltadas para a agropecuária, indústria, comércio, turismo, juventude, melhor idade, acessibilidade, habitação, energia, saneamento, etc., sem envolver os cidadãos e a comunidade organizada.

Relaciona-se, abaixo, por área de interesse, algumas das propostas que sob a coordenação de NILSON CAMATTI e ANDRÉ LOVATEL, serão implementadas com a participação de toda a comunidade.

CIDADANIA

- Identificar e integrar às ações de governo, os líderes indicados pelas suas respectivas comunidades (bairros, capelas, associações, clubes, igrejas, etc.).

(2)

- Apoiar o desenvolvimento de novas lideranças entre os jovens, integrando-as às ações de governo.

- Valorizar a experiência dos idosos, dando-lhes condições de exercer com dignidade sua cidadania, inclusive participando das ações de governo e de projetos de voluntariado.

- Integrar a sociedade organizada (associações, clubes, igrejas, etc.) na construção e implementação de políticas públicas ligadas às suas respectivas áreas de atuação.

- Devolver aos conselhos municipais as suas atribuições, tornando-os efetivos na discussão das ações de governo.

- Facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos e à informação, inclusive com a utilização da internet.

- Executar e/ou apoiar ações que ofereçam lazer e cultura à comunidade, em especial aquelas realizadas no interior do município, capazes de propiciar melhor qualidade de vida, reduzindo o abandono, pelos jovens, do meio rural.

- Dotar os equipamentos públicos (prédios, praças e calçadas) de condições de acessibilidade.

- Estabelecer convênio com a APU (Associação Pradense dos Universitários) para a realização de estágios em órgãos públicos, com o objetivo de melhorar o atendimento à população e oportunizar experiência profissional aos nossos estudantes.

- Resgatar convênios intermunicipais visando o enfrentamento de demandas nas mais diversas áreas da administração pública, especialmente na saúde, saneamento urbano, tratamento de efluentes, reciclagem de resíduos sólidos, turismo e comercialização de produtos da agroindústria.

(3)

TURISMO

- Elaborar um plano de desenvolvimento turístico global para o município.

- Elaboração e intensificação de um calendário municipal de eventos, organizando estrategicamente as datas dos mesmos.

- Melhorar a sinalização do interior do município.

- Implantar o centro de informações turísticas, com estrutura qualificada (estacionamentos, sanitários, etc.) e horário de atendimento compatível.

- Revitalizar a rota turística da Linha 21 de Abril . (recursos via Ministério do Turismo).

- Multiplicar os roteiros turísticos interior /cidade potencializando religiosidade, natureza, história e gastronomia.

- Apoiar eventos turísticos de caráter regional.

- Formatação de roteiro turístico micro-regional integrando Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Ipê e Vacaria.

- Criar projetos:

* Recantos do Prado: reurbanização do centro tombado contemplando paisagismo, iluminação cênica, equipamentos urbanos, com criação de recantos e praças nos becos, escadarias e barrancos.

* Paradas do Prado: construir nas paradas de ônibus do interior e da RS – 122 abrigos padronizados, contendo informações turísticas e históricas de cada comunidade

(4)

OBRAS

- Pagar o empréstimo bancário feito pela atual gestão para o asfaltamento de Santo Isidoro e consertar os eventuais defeitos do mesmo.

- Triplicar a área asfaltada durante as duas últimas gestões, acessando recursos federais e evitando empréstimos bancários.

- Buscar junto aos governos estadual e federal, recursos para o asfaltamento das estradas VRS 448 e 437, com execução do anel viário para servir de alternativa ao trânsito pesado no centro da cidade.

- Promover o alargamento, “cascalhamento” e manutenção das estradas vicinais.

- Promover a ampliação e manutenção das redes de iluminação pública, prioritariamente nos bairros.

- Implantar/recuperar a mecanização dos serviços de limpeza urbana.

- Promover a criação, revitalização e melhoria de praças e áreas de lazer nos bairros.

- Desenvolver programa de pavimentação de ruas nos bairros.

- Realizar o mapeamento e regularização da rede de saneamento básico existente na cidade, e buscar recursos públicos federais (FUNASA, Ministério das Cidades e Ministério do Meio Ambiente) e estaduais, para sua ampliação e tratamento de efluentes.

- Promover a recuperação e iluminação das escadarias.

(5)

- Promover a melhoria das condições de acessibilidade dos passeios públicos (calçadas).

- Conclusão da obra da Escola Aparecida, inclusive com a criação de área de recreação.

- Construir escola infantil no Bairro Imigrante (antigo Centenário e Leon), executando o projeto já aprovado pelo Governo Federal.

- Executar o projeto do Parque Pradense, oferecendo à comunidade espaço nobre com várias opções de atividades esportivas e lazer.

- Construir paradas de ônibus, na cidade e no interior.

SAÚDE

- Contratar médicos para atender aos postos de saúde do interior e da sede.

- Ampliar as equipes do PSF.

- Criar plano de cargos e salários específico para a equipe de saúde.

- Contratar consultar, pelo SUS, a médicos especialistas em cidades-polo na região (exemplos: ortopedista, traumatologista, endocrinologista, neurologistas, oftalmologista, psiquiatra, etc.).

- Ampliar as cirurgias, atendimentos ambulatoriais, acidentados, exames e internações, no convênio com o Hospital.

- Estruturar programa de saúde mental, estabelecendo convênio com a PATRE e com os Alcoólicos Anônimos no tocante à drogadição e alcoolismo.

(6)

- Ampliar a oferta de medicamentos.

- Implantar programas de saúde preventiva através dos grupos, tais como hipertensos, diabéticos, atividade física, gestante, entre outros.

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

- Implantar a Central de Projetos, objetivando a captação de recursos de programas estaduais, federais e de organismos internacionais, para o desenvolvimento do município.

- Criar programa de incentivo à instalação de novos empreendimentos industriais, comerciais e de serviços, principalmente de pequeno e médio porte.

- Apoiar a CIC, CDL e Associação dos Motoristas, em seus convênios com o SEBRAE, SENAR, SENAC, SENAI, e entidades de ensino técnico e superior, visando o desenvolvimento de programas de capacitação profissional.

- Criar programa de regularização e ampliação das áreas dos distritos industriais existentes.

- Implantar Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos, estimulando a criação de cooperativas de catadores.

HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

- Incentivar a construção de casas populares através do programa federal Minha Casa Minha Vida.

- Ampliar e incentivar os projetos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

(7)

- Apoiar e amparar o trabalho do Conselho Tutelar.

- Realização anual de casamentos comunitários.

- Programa de regularização de loteamentos e construções.

- Executar programas estaduais e federais de promoção social como: Família Cidadã, Bolsa Família, auxílio a entidades sociais (APAE, PATRE Clube 3ª Idade, Clube de Mães, Projeto Esperança, Associações de Bairros, etc).

ESPORTES

- Potencializar o uso dos espaços esportivos existentes (Cancha Lourenço Golin, canchas das escolas, Centro de Eventos) para atividades esportivas e de lazer.

- Organizar um calendário de competições esportivas, nas diversas modalidades, em conjunto com as entidades, escolas, sociedades esportivas, comunidades rurais e bairros.

- Desenvolver o Projeto Olimpíadas Inter-coloniais, visando a integração entre as várias comunidades do interior, impulsionando o turismo e a economia do município.

- Incentivar e apoiar os esportes radicais como: moto, jeep, bici (cross e rally), canoagem, vôo-livre, rapel, rafting, traking, skate e escalada.

- Incentivar eventos esportivos e culturais do interior: campeonatos de futsal, de bochas, filós, campeonatos de jogos de cartas, etc.

(8)

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

- Subsídio de 50% horas-máquina, através da criação do Programa “Máquina para Todos”.

- Estímulo à permanência das novas gerações no área rural, concedendo incentivos à utilização de novas tecnologias (inclusive internet) que facilitem a produção e ofereçam opções de lazer.

- Oferecer cursos de qualificação/aperfeiçoamento dos produtores rurais, nas mais diversas áreas e atuação, em especial na fruticultura, na produção de hortaliças, na criação e aprimoramento genético do gado leiteiro e de corte, na mecanização agrícola e na utilização de novas tecnologias.

- Promover a melhoria dos acessos às lavouras e pomares, através do Programa “Máquina para Todos”.

- Promover a implantação de redes trifásicas, perfuração de poços artesianos e construção de redes de distribuição de água.

- Dar aos agricultores condições de acesso às informações colhidas nas Estações Meteorológicas existentes no município.

- Estabelecer parcerias com entidades ligadas à agricultura familiar (ATRAF e Sindicato dos Trabalhadores Rurais) para desenvolver projetos de reforma e construção de casas para os agricultores, com subsídios dos governos federal e municipal.

- Ampliar o programa de combate ao mosquito borrachudo.

- Utilizar o viveiro municipal na produção de mudas para reflorestamento, para fornecimento direto aos agricultores.

(9)

- Criar políticas públicas de apoio ao desenvolvimento da Bovinocultura de Leite e de Corte, visando a melhoria do plantel, agregar valor genético e aprimorar o controle da sanidade do rebanho.

- Estimular a criação de agroindústrias, bem como a comercialização dos seus produtos.

- Auxiliar os agricultores a acessar aos programas governamentais de facilitação da comercialização (Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, da CONAB).

- Criar programa de incentivo à agricultura ecológica.

- Criar central de informações e equipe de apoio para auxiliar empreendimentos de agroindústria familiar.

- Apoiar a construção da usina de reciclagem e aterro sanitário, bem como associações de recicladores.

- Criar programa incentivando a compostagem dos resíduos orgânicos domésticos, nas próprias residências, para uso em hortas e jardins.

- Incentivar a organização do banco de sementes crioulas.

EDUCAÇÃO e CULTURA

- Implantar o projeto Arte ao Entardecer, oportunizando apresentações musicais e artísticas de grupos, bandas, corais, do município e região, em espaços como as praças, escadarias, bairros e comunidades rurais.

- Apoiar efetivamente a realização do Festival de Arte e Cultura.

(10)

- Ampliar espaço físico da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida para a área de lazer e esportes.

- Cursos do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) para áreas da agricultura: Técnicos agrícolas, técnicos em agroindústria familiar e cursos em agroecologia.

- Sala de recursos para alunos com necessidades educacionais, com profissionais habilitados, nas escolas municipais.

- Viabilizar convênios junto ao estado para dar suporte à educação na rede estadual.

-Valorizar o espaço físico e o Patrimônio Cultural do Museu Municipal, com atividades culturais.

- Valorização das diferentes etnias que compõem a comunidade pradense, com a realização de eventos específicos.

- Manter, ampliar e qualificar o transporte escolar.

- Valorização do ensino superior através de subsídios para Associação Pradense dos Universitários.

- Criar programa de estágios comunitários para os universitários.

- Implantar programa de formação permanente dos professores.

- Criar programas de educação ambiental, resgate histórico e cultural, turismo, educação patrimonial, etc.

- Ampliar programa de apoio psico-pedagógico, visando acompanhar os alunos que necessitarem de atendimento psicológico, neurológico e psico-pedagógico.

(11)

- Resgatar o ensino público da modalidade EJA (educação de jovens e adultos), visando erradicar o analfabetismo.

- Realizar eventos culturais, para a rede escolar e a comunidade: * Semana do Livro para incentivo a leitura;

* Semana do Meio Ambiente para construção da consciência ambiental de nossa cidade.

Referências

Documentos relacionados

Apesar da longa distância dos grandes centros urbanos do país, Bonito destaca- se, regionalmente, como uma área promissora dentro do Estado de Mato Grosso do Sul. Bonito,

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

A pesquisa de Montazerinejad, Ahmadi e Montazerinejad (2019), em um ciclo composto por sistema solar, aquecedor auxiliar, ciclo orgânico de Rankine e resfriamento por

Para esse fim, analisou, além do EVTEA, os Termos de Referência (TR) do EVTEA e do EIA da Ferrogrão, o manual para elaboração de EVTEA da empresa pública Valec –

These data showed that even though they were aware of the damage to health caused by unhealthy foods, they continued to eat them. In this context, it can be said that schoolchildren

Pretende-se a elaboração e apresentação de proposta de logótipo alusivo às Comemorações do 75.º Aniversário da Base Aérea N.º 4 (BA4), que decorrerão de 11 a 14 de junho

consentimento para a utilização das fotografias por parte de Eurostars Hotels nas suas páginas web, assim como autoriza a recolha dos dados pessoais que serão gravados num