• Nenhum resultado encontrado

PÓS-GRADUAÇÃO DE GESTÃO EM SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING EM SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PÓS-GRADUAÇÃO DE GESTÃO EM SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING EM SAÚDE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Pós-Graduações: Gestão em Saúde / Comunicação e Marketing em Saúde UNIVERSIDADE PORTUCALENSE INFANTE D. HENRIQUE

PÓS-GRADUAÇÃO DE GESTÃO EM SAÚDE

PÓS-GRADUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING EM SAÚDE

OBJECTIVO

A saúde é considerada, por vários investigadores, um dos sectores mais complexos da economia, assumindo uma importância central no panorama político, económico e social. Com as mudanças ao nível da organização e funcionamento dos sistemas de saúde compreende-se a necessidade premente de melhor gestão e comunicação em saúde. Os principais desafios prendem-se com a necessidade de actuação num mercado cada vez mais concorrencial, quer ao nível dos recursos (humanos e financeiros), quer ao nível das expectativas e escolhas dos utentes/clientes.

1. Pós-graduação – GESTÃO EM SAÚDE

Face aos novos paradigmas políticos, sociais e económicos no sector da saúde, torna-se imperativo ter recursos humanos na área de gestão em saúde com competências específicas para enfrentar de forma competente as dificuldades que o sector enfrenta.

Na conclusão do curso o aluno deverá:

• Adquirir conceitos de Economia do sector da saúde

• Conhecer a legislação em vigor, tanto nacional como europeia e adquirir espírito crítico na abordagem destes temas.

• Perceber o mercado de saúde, bem como conhecer o Sistema Nacional de Saúde e entender as ligações entre os vários “players” do sector

• Avaliar as melhores opções de gestão em ambientes hospitalares (gestão de camas, gestão de outsourcing, gestão de recursos humanos)

• Perceber a importância da qualidade em saúde, bem como conhecer os variados modelos em vigor.

Duração 2 semestres

Condições de selecção Curriculum profissional; curriculum

académico e entrevista (se necessário)

ECTS 45

Número total de horas de contacto 216 horas

Número total de horas de trabalho do estudante 1215 horas

Nº de vagas 25

(2)

Pós-Graduações: Gestão em Saúde / Comunicação e Marketing em Saúde UNIVERSIDADE PORTUCALENSE INFANTE D. HENRIQUE

2. Pós-graduação – COMUNICAÇÃO E MARKETING EM SAÚDE

As novas competências estratégicas não se resumem aos activos físicos e financeiros mas incluem outros, porventura de importância igual ou maior, que são os activos intangíveis. Para além de um aprofundamento de conhecimentos ao nível da situação actual do sector da saúde em termos globais e no caso específico de Portugal, pretende-se que os formandos adquiram competências específicas, que resultam da capacidade de gestão de um conjunto de recursos como, por exemplo, a reputação de marca, a cultura da empresa ou a gestão do conhecimento.

Na conclusão do curso o aluno deverá:

• Identificar tendências e oportunidades no sector da saúde, identificando novos públicos-alvo e segmentos de actuação • Desenvolver novas estratégias de negócio inovadoras e consistentes com a realidade de um novo mercado da saúde

• Conhecer os conceitos, modelos e ferramentas de marketing proporcionando uma visão abrangente e integrada de gestão de organizações de serviços e sua relação com o novo cliente em saúde

• Conhecer e enfrentar o desafio da gestão de marcas e a importância dos activos Intangíveis como vector estratégico na gestão em saúde

• Saber gerir o processo de planeamento estratégico da comunicação em organizações de saúde

• Analisar de forma crítica as melhores práticas nacionais e internacionais ao nível da inovação, gestão da mudança e marketing de serviços de saúde.

DESTINATÁRIOS

Estes cursos destinam-se a licenciados ou bacharéis em qualquer área compatível que desejem adquirir competências de gestão e/ou comunicação em saúde e que desempenhem, ou possam vir a desempenhar, cargos de gestão em Unidades do Sector ou empresas do universo da saúde. Em particular, destinam-se a Médicos, Técnicos Superiores, Enfermeiros, Técnicos e outros profissionais dos Serviços de Saúde, Profissionais de Comunicação Social ou de Consultoria para especialização nas áreas da gestão / comunicação em saúde.

METODOLOGIA DIDÁCTICA

A avaliação de conhecimentos será feita através de exames finais e/ou trabalhos individuais ou de grupo em cada um dos módulos. A decisão sobre esta matéria caberá ao regente da disciplina.

Haverá uma segunda época de recurso, para todas as disciplinas, a realizar no final do curso.

As classificações serão atribuídas entre zero e vinte valores, sendo a aprovação garantida com a classificação mínima de dez valores. A classificação final resultará da média das pontuações obtidas a todas as disciplinas, ponderadas pelas respectivas unidades de crédito.

(3)

Pós-Graduações: Gestão em Saúde / Comunicação e Marketing em Saúde UNIVERSIDADE PORTUCALENSE INFANTE D. HENRIQUE

PLANO DE ESTUDOS

1º semestre (comum aos dois cursos) ECTS

Sistema e Políticas de Saúde 5

Planeamento e Estratégia 5

Marketing de Serviços de Saúde 5

Economia da Saúde 5

2º semestre (Gestão em Saúde)

Gestão da Qualidade 5

Inovação e Empreendedorismo em Saúde 5 Gestão Operacional e Logística 5 Gestão Financeira e Orçamental 5 Mercado e Regulação em Saúde 5

2º semestre (Comunicação e Marketing em Saúde)

Media e Informação em Saúde 5 Comunicação Integrada e Publicidade na Saúde 5 Comunicação de Crise em Saúde 5

CRM e novos canais 5

Ética e responsabilidade social 5 Cada módulo tem a duração de 24 horas lectivas.

PLANO DE ESTUDOS DETALHADO

1ª Semestre – (comum às duas pós-graduações)

Sistema e Políticas de Saúde

O objectivo será introduzir os alunos ao sistema de saúde em Portugal, bem como comparara-lo com diferentes sistemas de saúde europeus. Os aspectos políticos de saúde deverão levar à capacidade de analisar e entender a performance da saúde em Portugal, bem como entender o papel de cada um dos “players” do sistema e a sua relação.

Docente: Hugo Tavares de Freitas

Planeamento e Estratégia

A estratégia tem vindo a adquirir uma centralidade crescente na gestão das organizações. O posicionamento das empresas e outras entidades do sector da saúde tem também de ser criteriosamente estudado e definido para que daí resultem propostas de valor para os utentes e para todos os stakeholders, numa perspectiva que assegure a sustentabilidade da oferta. Assim, o objectivo deste módulo consiste em fornecer aos alunos as ferramentas adequadas para pensar e planear a estratégia, em todas as suas dimensões essenciais, e com particular ênfase nos domínio mais críticos para as organizações que operam no sector da saúde.

(4)

Pós-Graduações: Gestão em Saúde / Comunicação e Marketing em Saúde UNIVERSIDADE PORTUCALENSE INFANTE D. HENRIQUE Marketing de Serviços de Saúde

Pretende-se sensibilizar os participantes para a importância da aplicação de técnicas de marketing com vista à construção de uma imagem sólida e credível das organizações que actuam no sector da Saúde e conhecer os conceitos, modelos e ferramentas de marketing, proporcionando uma visão abrangente e integrada de gestão das organizações de serviços e sua aplicação ao sector da prestação de Cuidados de Saúde.

Docente: Guilherme Martins Victorino

Economia da Saúde

Este módulo permitirá aos alunos adquirirem uma visão económica essencial à compreensão de toda a problemática do sector da saúde em Portugal. Incidirá sobre a importância económica do sector da saúde, sobre a produção em saúde, a procura e a oferta de cuidados de saúde, os seus custos e o seu financiamento.

Docente: Micaela Pinho

2º Semestre (Gestão em Saúde)

Gestão da Qualidade

Este módulo tem como objectivo compreender o conceito de Qualidade em saúde, bem como analisar a utilização de diversas Ferramentas de Melhoria da Qualidade e conhecer os requisitos de acreditação internacional de qualidade assim como o sistema ISO aplicado à saúde. Terá uma componente prática onde se irá avaliar e discutir casos concretos de implementação de Gestão da Qualidade em unidades de saúde.

Docente: Júlio Faceira Guedes

Inovação e Empreendedorismo em Saúde

Numa conjuntura em que inovar é implementar novos conceitos, e ser empreendedor é exercer a inovação controlando o desempenho de pequenas e médias equipas de gestão, este módulo vem apresentar alguns exemplos de boas práticas neste âmbito, e sugerir metodologias de análise e implantação de novos projectos. Demonstrar de que forma os jovens profissionais de saúde podem aliar a oportunidade à qualidade dos cuidados de saúde.

Docente: Kevin Hemsworth

Gestão Operacional e Logística

O módulo tem como objectivo ensinar métodos quantitativos de suporte à tomada de decisões em organizações de Saúde. Os métodos quantitativos utilizados são baseados nos princípios metodológicos e nas técnicas de Investigação Operacional. Estes permitem estruturar, formular e resolver cientificamente problemas que se colocam no âmbito da gestão das organizações de Saúde, em especial no que respeita a: Modelos de optimização; Gestão de projectos; Modelos logísticos e Modelos de Apoio à Decisão. As temáticas abordadas serão sempre enquadradas por casos práticos que vão desde a elaboração de planos directores de Saúde à optimização de unidades operacionais em unidade de saúde.

Docente: João Pedro Marques

Gestão Financeira e Orçamental

Conhecer os principais instrumentos e ferramentas que permitam acompanhar e monitorizar o desempenho operacional e económico e financeiro de uma unidade de saúde; aplicando as metodologias de controlo de gestão, ao nível do ciclo da receita, estrutura de custos e indicadores de desempenho; e conhecendo os indicadores de medição críticos para criação de um modelo de avaliação do desempenho de unidades de saúde,

Docente: Luís Porto Gomes

Mercado e Regulação em Saúde

Incidirá no estudo dos mercados de saúde em Portugal, explicando o papel do sector público, social e privado e a forma como interagem entre si e sobre a actual regulação do sector, particularmente nas questões éticas de saúde, na regulação económica, modelos de regulação e o papel do estado e da entidade reguladora da saúde.

(5)

Pós-Graduações: Gestão em Saúde / Comunicação e Marketing em Saúde UNIVERSIDADE PORTUCALENSE INFANTE D. HENRIQUE 2º Semestre (Comunicação e Marketing em Saúde)

Media e Informação em Saúde

Ao longo das últimas décadas, tem-se verificado um gradual e crescente interesse dos media pelas temáticas da Saúde. A informação disponível aumentou, sendo produzida e veiculada quer por meios generalistas, quer por meios especializados e até pelos consumidores.A par da importância da televisão da imprensa e da rádio, a Internet e as redes sociais revelam ser o meio mais escolhido pelas pessoas estarem informadas sobre temáticas de Saúde. Neste módulo tentaremos perceber: Quais os principais desafios de gestão da informação em Saúde? Quais as especificidades dos diferentes meios? Quais os desafios de novas formas de comunicação? Quais os limites éticos e legais? Qual o papel dos doentes e dos profissionais de saúde na veiculação de mensagens?

Docente: Jorge Nuno Oliveira

Comunicação Integrada e Publicidade na Saúde

A veiculação das mensagens e a sua repetição, para que sejam perceptíveis, “memorizáveis” e mobilizadoras do interesse dos destinatários, aconselha a utilização simultânea de um conjunto de instrumentos, que se designa por Mix de Comunicação. O objectivo desta cadeira é compreender a mensagem publicitária e avaliar a sua integração no plano de comunicação, a sua efectividade na comunicação em saúde e a sua interdisciplinaridade com as restantes ferramentas de comunicação empresarial disponíveis.

Docente: Guilherme Martins Victorino Comunicação de Crise em Saúde

A gestão cuidada e eficaz da comunicação de crise deve ser encarada como uma ferramenta estratégica da empresa, e funciona como um “seguro” do seu capital-imagem e capital-confiança cujo principal objectivo é garantir a credibilidade da organização. Pretende-se conhecer e dominar as ferramentas disponíveis e por outro lado, analisar casos de estudo que se vieram a mostrar determinantes para o sucesso da gestão de uma situação concreta de crise no sector da saúde.

Docente: Jorge Jorge CRM e novos canais

Desenvolvimento de estratégias web. Campanhas de comunicação na web. Social media. E-mail marketing. Docente: a definir / Paulo Pires

Ética e Responsabilidade social

Conceitos de Ética e Responsabilidade Social. Políticas de Gestão com preocupações sociais e dilemas éticos no contexto da gestão. O Marketing de causas. Conflitos de interesses, discriminação e privacidade. Códigos de conduta e códigos de Ética. Pretende-se aprofundar a integração voluntária, por parte das empresas, das preocupações sociais e do meio ambiente nas suas operações comerciais e nas relações com os seus interlocutores

Docente: Daniela Carvalho

O curso inclui ainda um conjunto de seminários e visitas.

CORPO DOCENTE

O Corpo Docente será constituído por um grupo de profissionais de referência no Sector da Saúde (público e privado) aliada à excelência académica do Corpo Docente da Universidade Portucalense.

Curriculum resumido dos docentes (extra UPT)

Luís Porto Gomes

Administrador da ARS Norte, IP

Pós Graduado pela AESE (PADIS) e INSEAD (EHLP), França Licenciatura em Gestão de Empresas

Hugo Freitas

Director Comercial Hospital da Boavista

Mestre em Gestão e Economia de Serviços de Saúde - Faculdade de Economia da Universidade do Porto Licenciatura em Filosofia e Desenvolvimento de Empresa – Universidade Católica Portuguesa

(6)

Pós-Graduações: Gestão em Saúde / Comunicação e Marketing em Saúde UNIVERSIDADE PORTUCALENSE INFANTE D. HENRIQUE Guilherme Victorino

Director de Marketing e Comunicação do Grupo HPP Saúde

Docente Convidado da Faculdade de Medicina de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa Mestre em Planeamento e Estratégia Empresarial – Universidade Autónoma de Lisboa Pós Graduado pelo Instituto Superior de Gestão e INSEAD (EHLP), França

Licenciatura em Gestão de Marketing – Instituto Superior de Comunicação Empresarial Jorge Nuno Oliveira

Jornalista e Formador nas áreas de Televisão e Media

Coordenador Editorial TVI - Coordenação e Apresentação Jornal "Edição das 7", do TVI 24 Coordenador da Área de Televisão do Cenjor (Centro Protocolar de Formação de Jornalistas)

Professor Convidado na Universidade Católica Portuguesa e ISLA (Instituto Superior de Línguas e Administração) Autor de literatura sobre técnicas e práticas de comunicação audiovisual

Jorge Jorge

Director de Comunicação e Marketing do Hospital de São João

MBA Internacional - Escola de Gestão Empresarial / ESADE Barcelona / PUC São Paulo Executive Master Marketing - Escola de Gestão Empresarial/ESADE Barcelona

Licenciatura em Comunicação - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto João Pedro Marques

Director de Produção do Hospital CUF Porto Docente universitário

Candidaturas

Poderão candidatar-se à frequência do curso os detentores de uma licenciatura ou grau superior. Em casos excepcionais, e mediante avaliação por parte da Coordenação Executiva do curriculum académico e da experiência profissional, poderão ser admitidos candidatos que não possuam o grau de licenciado.

O curso de Pós-graduação permite aos seus diplomados a obtenção de 45 ECTS na área das Ciências Empresariais, podendo ser integralmente creditados em unidades curriculares do Mestrado em Gestão.

Propina

O custo da Pós-graduação é de 3.500 euros (300 euros de inscrição e 3200 euros de propina).

Coordenação Executiva:

• Mestre Hugo Tavares de Freitas • Mestre Guilherme Martins Victorino • Dr. Kevin Hemsworth (pgs@upt.pt)

Informações:

Referências

Documentos relacionados

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

Desta forma, considerando a importância do cuidado materno no desenvolvimento cognitivo dos filhotes, este estudo buscou esclarecer alguns mecanismos que possam

Nas leituras de falhas efetuadas, foram obtidos códigos de anomalia por meio de dois diferentes protocolos de comunicação: o ISO 14230 KWP (2000) e o ISO 15765-4 CAN. A seguir, no

ESTRUTURA DO CURSO MARKETING ESTRATÉGICO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE PROJETOS

Parágrafo segundo - A Comissão Examinadora para defesa de tese de Doutorado será composta pelo orientador e mais quatro membros portadores do grau de Doutor ou

Oral Self-administration of cocaine by male and female rats with Attention Deficit Hyperactivity Disorder induced by 6-hydroxydopamine.. Kelly Martins Bisognin 1,3 ,Laísa de

Como foram realizados os preparativos, como por exemplo, organização do quarto, roupas, cuidados, para chegada do bebê?. “Nós moramo num JK, mas fizemos uma farmácia

O presente estudo visa identificar alterações presentes em amostras de sangue e mucosa bucal de pacientes com câncer de pulmão, para testes de polimorfismos de nucleotídeo único,