• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA NACIONAL DE RASTREAMENTO DE EMBARCAÇÕES PESQUEIRAS POR SATÉLITE A PESCA RESPONSÁVEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA NACIONAL DE RASTREAMENTO DE EMBARCAÇÕES PESQUEIRAS POR SATÉLITE A PESCA RESPONSÁVEL"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

A PESCA RESPONSÁVEL

PASSA POR AQUI.

Agora, os proprietários, os armadores e os trabalhadores das

embarcações

pesqueiras terão mais segurança no mar.

PROGRAMA NACIONAL

DE RASTREAMENTO DE

EMBARCAÇÕES PESQUEIRAS

POR SATÉLITE

PREPS

PREPS

Conheça mais sobre o PREPS no www.preps.gov.br

A PESCA RESPONSÁVEL

PASSA POR AQUI.

Agora, os proprietários, os armadores e os

trabalhadores das embarcações pesqueiras terão

(2)

O que é o PREPS?

O Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite-PREPS foi instituído e regulamentado por meio da Instrução Normativa Interministerial nº 2, de 04 de setembro de 2006 - Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República-SEAP/PR, Ministério do Meio Ambiente-MMA e Marinha do Brasil.

Este Programa tem por finalidade o monitoramento, gestão pesqueira e controle das operações da frota pesqueira permissionada pela SEAP/PR, além do potencial em melhorar a segurança dos pescadores embarcados.

Quais os objetivos do PREPS?

1. Contribuir para as ações de segurança da navegação e salvaguarda da vida humana no mar, facilitando a localização da embarcação nos casos de acidentes no mar;

2. Permitir aos proprietários legais: proprietários, armadores ou arrendatários de embarcações pesqueiras acompanhar, em tempo real, os cruzeiros de pesca das embarcações sob sua responsabilidade;

3. Subsidiar os mestres de pesca orientando-os nas operações realizadas. Além disso, permite visualizar, com maior eficiência, as restrições geográficas à atividade de pesca estabelecidas na legislação pesqueira e ambiental.

4. Permitir aos órgãos coordenadores do Programa verificar o uso das Permissões de Pesca concedidas, bem como o controle sobre o uso de subvenções federais para a pesca, como o Óleo Diesel Marítimo;

5.Dar apoio à fiscalização da atividade pesqueira e minimizar conflitos entre as atividades de pesca industrial e artesanal; e

6.Permitir uma avaliação da efetividade das medidas de gestão pesqueira, promovendo sua revisão crítica, com base na melhor compreensão das estratégias de ocupação das áreas de pesca e esforço sobre os recursos.

(3)

Quais embarcações devem participar?

É obrigatório a participação das seguintes embarcações:

Estrangeiras de pesca, sem exceção.

Atuantes na pesca de arrasto que operam em águas mais profundas do que 100 metros,

sem exceção.

Atuantes na pesca de cerco que capturam o bonito listrado, sem exceção.

Atuantes na pesca com rede de emalhe que capturam o peixe-sapo, sem exceção.

Atuantes na pesca com armadilhas/covos que capturam caranguejos de profundidade, sem

exceção.

Atuantes na pesca com armadilhas/covos/potes que capturam polvo, sem exceção.

Todas as embarcações de pesca com comprimento igual ou superior a 15 metros ou

arqueação bruta igual ou superior a 50 (espinhel, linha, vara e isca-viva, arrasto de peixes e

camarões, espinhel de fundo, linha pargueira, emalhe de deriva, emalhe de fundo, arrasto de

piramutaba, armadilha/covos, cerco, entre outras).

Todas as embarcações de pesca da lagosta com armadilha/covos com comprimento igual

ou superior a 10 metros.

Outras embarcações que venham a ser obrigatorizadas, por atos normativos da SEAP/PR

ou IBAMA/MMA.

Para operar na atividade pesqueira as embarcações acima relacionadas deverão estar

aderidas ao Programa. Os responsáveis pelas embarcações deverão observar os prazos

(consultar Cronograma de Adesão) e, caso o prazo já tenha expirado, retornar a porto

brasileiro e regularizar a situação junto ao PREPS antes de iniciar outro cruzeiro de pesca.

A participação no Programa também pode ser

voluntária para aquelas embarcações não previstas

neste primeiro momento. No entanto, as condições

do PREPS deverão ser cumpridas integralmente.

(4)

Quais são as etapas de implementação do PREPS?

1. Compra dos equipamentos e contratação dos serviços de rastreamento

- Os responsáveis legais pelas embarcações, que são obrigadas a aderir ao PREPS, devem contratar, dentre as empresas homologadas pelos órgãos gestores do Programa, aquela(s) que irá(ão) rastrear suas embarcações. É livre a escolha da(s) empresa(s) de rastreamento homologada(s).

2. Adesão ao PREPS- A empresa de rastreamento contratada pelo responsável legal pela embarcação ficará responsável por enviar à SEAP/PR a documentação necessária à adesão da embarcação ao Programa e pela instalação dos equipamentos de rastreamento a bordo, após cadastro da mesma no Sistema da Central de Rastreamento.

3. Início do rastreamento- O rastreamento de cada uma das embarcações participantes do Programa deverá ter início até a data limite estabelecida em legislação específica. Estas datas são diferenciadas por frota, petrecho de pesca, espécie-alvo e área de operação da embarcação, conforme calendário de adesão.

Como funciona o rastreamento por satélite?

O rastreamento é um procedimento que consiste no acompanhamento remoto das posições das embarcações de pesca, por meio da instalação de equipamento específico nas embarcações. O equipamento consiste basicamente de um transmissor, bateria de emergência, antena e receptor “GPS” (Global Positioning System), lacrados de forma inviolável e alimentados continuamente pela energia da embarcação.

O equipamento transmite informações de posição geográfica e/ou de profundidade local para os satélites a cada uma hora. Os sinais são, então, direcionados às antenas das empresas prestadoras de serviço, as quais disponibilizam à Central de Rastreamento as informações das embarcações de forma padronizada e segura, garantido sigilo absoluto das mesmas.

Na Central de Rastreamento, que está localizada no Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo - COMCONTRAM, Organização Militar da Marinha do Brasil, subordinada ao Comando de Operações Navais, as informações são interpretadas por meio de um Sistema Informatizado e disponibilizadas simultaneamente aos órgãos gestores do Programa, bem como para os armadores e proprietários das embarcações rastreadas. O acompanhamento das operações das embarcações por seus responsáveis legais poderá ser realizado por meio do portal www.preps.gov.br. Cada armador terá uma senha pessoal e exclusiva para acompanhamento das embarcações sob sua responsabilidade.

(5)

Quais as facilidades do Sistema Informatizado

da Central de Rastreamento?

Identificar individualmente cada embarcação;

Localizar e pesquisar as embarcações por tamanho, frota, espécie-alvo, petrecho de pesca e área

de atuação;

Consultar e inserir ocorrências envolvendo as embarcações (vistorias, manutenção dos equipamentos...);Visualizar alarmes relacionados a situações de socorro, operação em áreas sob proteção (legislação

de ordenamento pesqueiro), falha de emissão de sinal pelos equipamentos de rastreamento...;

Gerar relatórios referentes a cada cruzeiro de pesca, identificando comportamento de navegação e

de atividade pesqueira; e

Outras potencialidades.

Como ter acesso ao Sistema da Central de Rastreamento?

Os Responsáveis Legais pelas embarcações integrantes do PREPS poderão obter uma senha de acesso restrito ao Sistema da Central de Rastreamento, para fins de acompanhamento das operações de pesca das embarcações sob sua responsabilidade.

Uma senha provisória será gerada pelos Escritórios Estaduais da SEAP/PR onde a embarcação estiver registrada, permitindo apenas o primeiro acesso ao Sistema pelo Responsável Legal. Após este primeiro acesso, o usuário definirá uma senha pessoal e exclusiva para consulta das embarcações rastreadas sob sua responsabilidade. Cada Responsável Legal terá direito a apenas uma senha de acesso ao Sistema, independentemente do número de embarcações rastreadas sob sua responsabilidade.

A senha terá validade temporal, podendo ser renovada, automaticamente, após expirado seu prazo ou substituída a qualquer momento.

(6)

Quais são as condições e procedimentos

de operação no Programa?

Registrar a cada uma horaas informações de posição geográfica e/ou profundidade local e enviar

essas informações em até cinco horas, contadas a partir da última informação recebida pela Central de Rastreamento;

Manter em permanente funcionamento o equipamento de rastreamento, incluindo o período em que

a embarcação não esteja em cruzeiro de pesca, exceto nas situações previstas e devidamente informadas à Central de Rastreamento; e

Nos casos de falha de envio das informações pelos equipamentos de rastreamento, os Observadores

de Bordo embarcados poderão registrar as informações de posição geográfica e de profundidade por um período máximo de 30 dias. Caso a embarcação não tenha Observadores de Bordo embarcado, deverá retornar a porto brasileiro e efetuar a reparação dos equipamentos de rastreamento. Nas situações de reparo de embarcações, manutenção de equipamentos, parada de defeso, ou seja, situações que necessitem de desligamento do equipamento de rastreamento, deverá, obrigatoriamente, ser enviada a Comunicação de Desativação Temporária dos Equipamentos de Rastreamento, a ser comunicada pelo representante legal à Central de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras (COMCONTRAM), com cópia para a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência da Marinha do Brasil na qual a embarcação encontra-se inscrita, dentro dos prazos estipulados na legislação em vigor, declarando: o local e o tempo em que a embarcação ficará na situação. O contato com a Central de Rastreamento poderá ser feito por meio do endereço eletrônico: preps@cotram.mar.mil.br e fone/fax: (0xx21) 2104-6337.

No caso de rescisão de contrato de prestação de serviços de rastreamento, desativação da embarcação para a pesca (naufrágio, mudança de atividade ou avaria da embarcação), ou mudança de dados do Registro Geral da Pesca da embarcação, é necessário o envio da Comunicação de Interrupção Permanente de Rastreamentoao Núcleo de Rastreamento da SEAP/PR, localizado na Diretoria de Desenvolvimento da Pesca (DIDEP). Neste caso, a embarcação somente poderá vir a pescar novamente após o recebimento de novo Comunicado de Adesão pela SEAP/PR, nos moldes já descritos.

(7)

Crédito para a aquisição

dos equipamentos de rastreamento

Para facilitar a aquisição dos equipamentos necessários pelos responsáveis legais das embarcações pesqueiras, visando à adesão ao PREPS, a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República - SEAP/PR em parceria com o Banco do Brasil(BB), buscaram soluções de crédito que atendessem a essa demanda.

Estão disponibilizadas 2 (duas) linhas de crédito destinadas ao financiamento desses equipamentos. O crédito do BB tornará possível a rápida adesão ao Programa e minimizará os impactos dos custos:

1) BB CREDIÁRIO - modalidade de Crédito Direto ao Consumidor – CDC, destinado ao financiamento de bens novos e serviços para pessoas físicas.

2) BB VENDOR– a empresa fornecedora do equipamento e cliente do Banco do Brasil, poderá obter financiamento direto para seus compradores – sejam esses correntistas do BB ou não. Informações sobre as linhas de financiamento são encontradas nas páginas:

www.bb.com.br/appbb/portal/hs/crediario/index.jsp www.bb.com.br/appbb/portal/emp/ep/sce/bbcrediario.jsp

Como obter mais informações sobre o PREPS?

A legislação sobre o PREPS, a relação de empresas prestadoras de serviço homologadas, os comunicados, declarações e formulários necessários, além de informações sobre linhas de crédito, entre outras, poderão ser obtidos diretamente na página do PREPS, na rede mundial de computadores: www.preps.gov.br.

Para mais esclarecimentos podem ser procurados os Escritórios Estaduais da SEAP/PR ou enviada correspondência eletrônica para o Núcleo de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras da SEAP/PR: preps@seap.gov.br

(8)

CRONOGRAMA DE ADESÃO AO PREPS.

FROTA – ESPÉCIE ALVO

– MODALIDADE REGIÕES CONDIÇÃO PRAZO

Embarcações estrangeiras arrendadas por empresas

brasileiras de pesca.

N, NE, S e SE Em todas as

embarcações. 15/02/2007. Armadilhas (potes) para

polvo. N, NE, S e SE

Em todas as

embarcações. 15/02/2007. Rede de emalhe para

peixe-sapo. S e SE

Em todas as

embarcações. 15/02/2007.

Armadilha para caranguejos

de profundidade. N, NE, S e SE Em todas as embarcações. Adesão imediata como condição para operação nos moldes das Instruções Normativas SEAP/ PR nº 04 e 05/2005.

Cerco para bonito

listrado. S e SE

Em todas as embarcações.

Adesão imediata como condição para operação nos moldes da Instrução Normativa SEAP/PR nº 10/2004. Arrasto de quebra de plataforma (em profundidade entre 100m e 250m), com captura multiespecífi ca. S e SE Em todas as embarcações. Adesão Imediata como condição para operação nos moldes da Instrução Normativa SEAP/PR nº 07/2007 ou outra

específi ca. ATENÇÃO

AS EMBARCAÇÕES NÃO ADERIDAS AO PREPS ATÉ OS PRAZOS ESTABELECIDOS NÃO PODERÃO REALIZAR CRUZEIROS DE PESCA ATÉ

(9)

Arrasto de Talude Superior (em profundidade entre 250m e 500m), com captura

de merluza, abrótea-de-profundidade, galo-de-profundidade, calamar-argentino, entre outras.

S e SE Em todas as embarcações. Adesão imediata como condição para operação nos moldes de Instrução Normativa específi ca. Arrasto de talude inferior

(em profundidade entre 500m a 1.000m), com a captura dirigida a camarões-de-profundidade e fauna acompanhante. N, NE, S e SE Em todas as embarcações. Adesão imediata como condição para operação nos moldes de Instrução Normativa específi ca. Atuante na área da CCAMLR. Águas de jurisdição da CCAMLR Em todas as embarcações. No início das operações, após obtenção de licença de pesca. Atuneiros (espinhel pelágico, linha e vara

e isca-viva). N, NE, S e SE Embarcações com AB maior ou igual a 50 ou comprimento total maior que

15m. 03/07/2007. Arrasto de peixes demersais ou diversos não controlados em profundidades abaixo de 100m. SE e S Embarcações com AB maior ou igual a 50 ou comprimento total maior que

15m. 03/07/2007. Arrasto de camarões em profundidade inferior a 100m. N, NE, S e SE Embarcações com AB maior ou igual a 50 ou comprimento total maior que

15m.

(10)

Anzol de fundo (espinhel de

fundo e linha pargueira). N, NE, S e SE

Embarcações com AB maior ou igual a 50 ou comprimento total maior que

15m.

03/07/2007.

Emalhe de deriva. N, NE, S e SE

Embarcações com AB maior ou igual a 50 ou comprimento total maior que

15m. 03/07/2007. Emalhe de fundo. S e SE Embarcações com AB maior ou igual a 50 ou comprimento total maior que

15m. 03/07/2007. Arrasto de piramutaba. N, NE Embarcações com AB maior ou igual a 50 ou comprimento total maior que

15m.

03/07/2007.

Armadilha para lagosta. N, NE, SE

Embarcações com AB maior ou igual a 50 ou comprimento total maior que

15m.

(11)

AB corresponde a Arqueação Bruta. Cerco para sardinha e/ou

espécies não controladas. S e SE

Embarcações com AB maior ou igual a 50 ou comprimento total maior que

15m.

03/07/2007.

Outras embarcações. N, NE, S e SE

Embarcações com AB maior ou igual a 50 ou comprimento total maior que

15m.

03/07/2007.

Armadilha para lagosta. N, NE, SE

Embarcações motorizadas com comprimento total entre 10m e 15m. 31/12/2008.

(12)

EMPRESAS HOMOLOGADAS:

DADOS DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO DE RASTREAMENTO HOMOLOGADAS NO ÂMBITO DO PREPS (em ordem alfabética)

1) Ariasat Comércio e Serviços Ltda (CNPJ: 49.790.678/0001-04)

Endereço: R. Dr. Cândido Espinheira, nº 396, Cj. 51/52, Bairro Perdizes Município: São Paulo - UF: SP - CEP: 05.004-000

Tel: (11) 6877-2000 / Fax: (11) 6877-2020

2) Arycom Ltda (CNPJ: 04.295.829/0001-10)

Endereço: Av. Nove de Julho, nº 3.228, 9º andar, Cj. 909, Bairro Cerqueira César Município: São Paulo - UF: SP - CEP: 01.406-000

Tel: (11) 3051-3001 / Fax: (11) 3051-7333

3) Ecosat Sistemas de Rastreamento Ltda (CNPJ: 08.493.494/0001-03)

Rua México, 41, sala 702, Centro CEP: 20.031-905 - Rio de Janeiro-RJ Tel: (21) 2210-2358

(13)

4) Engecarga Engenharia Ltda (CNPJ: 54.532.015/0001-20)

Endereço: Av. Pedro Lessa, nº 1.890, Cj. 54, Bairro Embaré Município: Santos - UF: SP - CEP: 11.025-002

Tel: (13) 3227-1007 (11) 3284-3506 / Fax: (11) 3284-7846

5) Globalstar do Brasil S/A (CNPJ: 02.231.030/0001-34)

Endereço: Praia do Flamengo, nº 200, 20º andar, Bairro Flamengo Município: Rio de Janeiro - UF: RJ - CEP: 22.210-060

Tel: (21) 2555-8807

6) Onixsat Rastreamento de Veículos Ltda (Fantasia: Jabursat, CNPJ: 05.520.402/0001-30)

Endereço: Av. Tiradentes, nº 501, 18º andar, sala 1.801, Torre 02, Bairro Vila Vitória Município: Londrina - UF: PR - CEP: 86.070-000

Tel: (43) 3371-3782 / Fax: (43) 3371-3737

7) Print Scom Rádio e Televisão Ltda (CNPJ: 06.054.792/0001-63)

Endereço: Av. das Américas, nº 700, bloco 08, loja 204 M, Bairro Barra da Tijuca Município: Rio de Janeiro - UF: RJ - CEP: 22.640-100

(14)

8) Schahin Administração e Informática Ltda (CNPJ: 00.263.093/0001-47)

Endereço: R. Vergueiro, nº 2.009, 5º andar, Bairro Vila Mariana Município: São Paulo - UF: SP- CEP: 04.101-905

Tel: 0800 707 1287 / (11) 5576-8594

9) Tesacom do Brasil Comunicações Ltda (CNPJ: 07.984.195/0001-09)

Endereço: R. Gildásio Amado, nº 55, sala 2.112/14, Bairro Barra da Tijuca Município: Rio de Janeiro - UF: RJ - CEP: 22.631-020

Tel: (21) 3526-3600 / Fax: (21) 3526-3611

10) Trimbase Comércio, Representação e Serviços Técnicos Ltda (CNPJ: 00.113.698/0001-51)

Endereço: Av. das Américas, nº 500, bloco 15, sala 204, Downtown, Bairro Barra da Tijuca Município: Rio de Janeiro - UF: RJ - CEP: 22.640-100

(15)

SECRETARIA ESPECIAL DE AQÜICULTURA E PESCA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Esplanada dos Ministérios, bloco D, sala 408 – Cep: 70043-900 – Brasília/DF Tel: (61) 3218 3838 / 3218 3726 – Fax: (61) 3218 3732

Site: www.presidencia.gov.br/seap – E-mail: preps@seap.gov.br

MARINHA DO BRASIL

Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo - COMCONTRAM Tel/Fax: (21) 2104 6337

E-mail: preps@cotram.mar.mil.br

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA

Diretoria de Proteção Ambiental – DIPRO, SCEN Trecho 2, bloco "C", térreo, Ed. Sede do Ibama, Cx. Postal nº 09870 – Cep: 70818-900 – Brasília-DF

Tel: (61) 3316 1092 – Fax: (61) 3316 1312 E-mail: preps.sede@ibama.gov.br

(16)

Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca Ministério do Meio Ambiente

Referências

Documentos relacionados

como enfoque o processo da reforma educativa em curso em Angola. Para isso, será realizada a análise à percepção dos professores e directores de escola face à

An optimized set of loading (tension), frequency and number of cycles was obtained. Concerning the method validation, using modified T-test samples in fresh and humidity-aging

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

Em relação aos conhecimentos de saúde oral constatou-se que pais/encarregados de educação e crianças estão informados sobre a presença, ou não, de dentes cariados, bem como,

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação

17.4.1 Todas as embarcações que pratiquem a pesca na RESEX de Soure devem estar devidamente regularizadas como embarcações pesqueiras na Marinha do Brasil. Todas as