• Nenhum resultado encontrado

1. O QUE É NICORETTE SISTEMA TRANSDÉRMICO E PARA QUE É UTILIZADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. O QUE É NICORETTE SISTEMA TRANSDÉRMICO E PARA QUE É UTILIZADO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

APROVADO EM 20-03-2009 INFARMED Folheto Informativo

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento: Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

Neste folheto:

1. O que é Nicorette Sistema Transdérmico e para que é utilizado 2. Antes de utilizar Nicorette Sistema Transdérmico

3. Como utilizar Nicorette Sistema Transdérmico 4. Efeitos secundários possíveis

5. Conservação de Nicorette Sistema Transdérmico 6. Outras informações

Nicorette 15 mg/16 h Sistema transdérmico Nicorette 10 mg/16 h Sistema transdérmico Nicorette 5 mg/16 h Sistema transdérmico Nicotina

- Cada Sistema transdérmico de Nicorette contém como substância activa 5 mg, 10 mg ou 15 mg de nicotina, que será libertada durante as 16 horas de aplicação do sistema.

- Os outros excipientes são película de suporte colorido, poliisobutileno, polibuteno e poliéster siliconizado.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado Johnson & Johnson Lda.

Estrada Consiglieri Pedroso nº 69A, Queluz de Baixo

2745-555 Queluz de Baixo

1. O QUE É NICORETTE SISTEMA TRANSDÉRMICO E PARA QUE É UTILIZADO

A denominação do seu medicamento é Nicorette® 15 mg/16 h Sistema

transdérmico; Nicorette® 10 mg/16 h Sistema transdérmico; Nicorette® 5 mg/16 h

Sistema transdérmico.

Nicorette apresenta-se sob a forma de sistemas transdérmicos (adesivos), que se encontram acondicionados em carteiras individuais e são fornecidos em embalagens contendo 14 sistemas transdérmicos doseados a 15 mg/16 h, 10 mg/16 h ou 5 mg/16 h.

O sistema transdérmico de Nicorette liberta nicotina para o seu organismo, proporcionando alívio dos sintomas de privação da nicotina, facilitando a suspensão do hábito tabágico em fumadores motivados a deixar de fumar.

Ao deixar de fumar o seu organismo sente a falta da nicotina absorvida através do fumo. As sensações desagradáveis e o desejo de fumar que sente demonstram que

(2)

APROVADO EM 20-03-2009 INFARMED estava dependente da nicotina. Após a aplicação do sistema de nicotina no braço ou na anca, aproximadamente 95% da nicotina libertada do sistema entra na circulação sistémica. A parte restante de nicotina libertada do sistema perde-se por evaporação a partir da extremidade do sistema. Está indicado nos rótulos o teor médio de nicotina absorvida pela média dos doentes durante 16 horas.

2. ANTES DE UTILIZAR NICORETTE SISTEMA TRANSDÉRMICO Não utilize Nicorette Sistema Transdérmico:

Se tem hipersensibilidade (alergia) à nicotina ou a qualquer outro excipiente do adesivo.

Se tem idade inferior a 18 anos, excepto se lhe for recomendado pelo seu médico. Se está grávida. Existe a possibilidade do feto ser afectado. Assim, o Nicorette Sistema Transdérmico não deverá ser utilizado durante a gravidez excepto por mulheres que não conseguem deixar de fumar sem um substituto da nicotina. Consulte o seu médico antes de utilizar o Nicorette Sistema transdérmico durante a gravidez.

Se está a amamentar. É possível que a criança que esteja a ser amamentada possa ser afectada. Assim sendo, não utilize o Nicorette Sistema transdérmico durante a amamentação sem consultar o seu médico.

Tome especial cuidado com Nicorette Sistema Transdérmico: - se sofre de doença cardiovascular grave.

- se já sofreu ou sofre de angina de peito ou qualquer outro problema cardíaco ou circulatório, úlcera no estômago ou duodeno, diabetes, hipertiroidismo, insuficiência hepática e/ou renal, ou feocromocitoma, consulte o seu médico.

- se sofre de problemas dermatológicos crónicos generalizados, tais como a psoríase, dermatite crónica ou urticária.

Gravidez

Existe a possibilidade do feto ser afectado. Assim, o Nicorette não deverá ser utilizado durante a gravidez excepto por mulheres que não conseguem deixar de fumar sem um substituto da nicotina. Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Aleitamento

É possível que a criança que esteja a ser amamentada possa ser afectada. Assim sendo, não utilize o Nicorette durante a amamentação sem consultar o seu médico. Condução de veículos e utilização de máquinas:

Não foram observados ou não foram significativos os efeitos sobre a capacidade de conduzir e de utilizar máquinas.

Utilizar Nicorette Sistema Transdérmico com outros medicamentos:

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica. O facto de ter deixado de fumar, com ou sem o uso de nicotina de substituição, pode alterar o comportamento no seu organismo de alguns medicamentos que esteja a tomar, como por exemplo:

- teofilina, tacrina, clozapina e ropirinol.

(3)

APROVADO EM 20-03-2009 INFARMED - flecainida e da pentazocina.

3. COMO UTILIZAR NICORETTE SISTEMA TRANSDÉRMICO

Utilizar Nicorette Sistema Transdérmico sempre de acordo com as instruções do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

O aconselhamento e apoio normalmente aumentam a taxa de sucesso.

A duração do tratamento é individualizada, mas é normalmente de 12 semanas. O tratamento deve ser iniciado com um sistema transdérmico de 15 mg/16 horas (30 cm2) por dia aplicado na pele de manhã e removido 16 horas mais tarde, ao deitar, durante 8 semanas.

Deverá iniciar-se depois uma redução gradual da dose: um sistema de 10 mg/16 horas (20 cm2) deve ser usado diariamente durante 2 semanas, seguido de um sistema de 5 mg/16 horas (10 cm2) por dia, durante 2 semanas.

Não se recomenda normalmente a sua utilização para além dos 6 meses. Alguns ex-fumadores podem necessitar de tratamento mais prolongado para evitar o retorno ao hábito tabágico.

Crianças: Nicorette Sistema Transdérmico não deve ser administrado a crianças. Como aplicar Nicorette Sistema Transdérmico (adesivo)?

A carteira que contém o adesivo não deve ser aberta até que esteja preparado para utilizar o medicamento. O adesivo deve ser aplicado uma vez por dia ao acordar e removido ao deitar.

Aplique o adesivo numa zona da pele limpa, seca, intacta e de preferência não pilosa, por exemplo na parte superior do braço, na anca ou no peito.

Corte pela linha tracejada para abrir a carteira, resistente a crianças. Retire a película protectora.

Pressione o adesivo contra a pele, durante cerca de 10 segundos.

Deve variar o sítio de aplicação do adesivo a fim de evitar a irritação da pele. Alterne por exemplo, entre o braço direito e esquerdo. Evite qualquer área da pele que esteja vermelha, cortada ou irritada.

Lave cuidadosamente as mãos, depois de aplicar o adesivo, para evitar a contaminação dos olhos.

Retire o adesivo antes de se deitar, passadas aproximadamente 16 horas.

Dobre o adesivo usado ao meio, com a face autocolante voltada para dentro e deite-o ndeite-o lixdeite-o, fdeite-ora ddeite-o alcance e da vista das crianças.

Se aplicar correctamente o adesivo pode tomar duche, banho de imersão ou nadar, com pequeno risco do adesivo descolar. Se o adesivo que tem colocado cair, aplique imediatamente outro, numa zona diferente da pele e mantenha-o até à hora de deitar.

Aplique um novo adesivo na manhã seguinte e repita as operações de 1 a 6.

O adesivo deve ser aplicado na pele de manhã e removido 16 horas mais tarde ao deitar.

(4)

APROVADO EM 20-03-2009 INFARMED Se utilizar mais Nicorette Sistema Transdérmico:

Pode ocorrer sobredosagem com nicotina em casos em que o doente tenha sido sujeito a doses de nicotina muito baixas antes do tratamento, ou se utilizar concomitantemente outras formas de nicotina.

Os sintomas de sobredosagem são os de intoxicação aguda com nicotina e incluem náuseas, salivação, dor de barriga, diarreia, aumento da transpiração, dores de cabeça, tonturas, perturbações de audição e fraqueza acentuada. Para doses elevadas, estes sintomas podem ser seguidos de hipotensão, pulso fraco e irregular, dificuldades respiratórias, prostração, colapso circulatório e convulsões generalizadas.

As doses de nicotina que são toleradas por fumadores adultos durante o tratamento podem produzir diversos sintomas de intoxicação em crianças pequenas e pode ser fatal. Se utilizar demasiados adesivos de Nicorette Sistema Transdérmico, poderá sentir os efeitos de excesso de nicotina ou se uma criança utilizar o Nicorette Sistema Transdérmico, deverá consultar imediatamente um médico, ir ao hospital, ou um centro de informação anti-veneno.

Caso se tenha esquecido de utilizar Nicorette Sistema Transdérmico:

Não tome uma dose a dobrar para compensar a dose que se esqueceu de tomar. Efeitos da interrupção do tratamento com Nicorette Sistema Transdérmico: Não aplicável.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSIVEIS

Como os demais medicamentos, Nicorette Sistema Transdérmico pode ter efeitos indesejáveis.

O Nicorette Sistema transdérmico pode causar os mesmos efeitos indesejáveis que a nicotina administrada de outra forma.

Os efeitos indesejáveis mais frequentes são prurido, tonturas, dor de cabeça, náuseas, mal estar no estômago, vómitos e eritema. Os efeitos pouco frequentes registados foram palpitações e urticária. Consulte o seu médico se os efeitos persistirem.

Alguns sintomas tais como tonturas, dor de cabeça e perturbações do sono podem estar relacionados com os sintomas de privação associados à interrupção do hábito de fumar.

Quando deixa de fumar, podem aparecer aftas na boca. Não está provado que estejam associadas ao tratamento com a nicotina.

Caso detecte outros efeitos indesejáveis não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

(5)

APROVADO EM 20-03-2009 INFARMED Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Conservar a 15ºC - 25ºC.

Não utilize Nicorette Sistema Transdérmico após expirar o prazo de validade indicado na embalagem.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Para quaisquer informações sobre este medicamento, queira contactar o titular da autorização de introdução no mercado.

Referências

Documentos relacionados

Depois de lhe ser administrado Midazolam Hameln, não conduza nem utilize ferramentas ou máquinas antes de o seu médico autorizar, porque o Midazolam Hameln pode causar- lhe

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.. Este folheto

- Se desenvolver uma erupção na pele ou estes sintomas da pele, pare de tomar Meloxicam Sandoz, procure conselho médico urgente e diga que está a tomar este medicamento.. Crianças

medicamentos tais como Junifen 60 mg supositórios podem estar associados a um pequeno aumento do risco de ataque cardíaco (enfarte do miocárdio) ou Acidente Vascular Cerebral

- for idoso, pois a sua dose de Zonisamida Pentafarma pode precisar de ser ajustada e pode ter uma maior probabilidade de vir a desenvolver uma reação alérgica, uma erupção

Como todos os medicamentos, Quetiapina Accord pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.. Se algum dos seguintes efeitos secundários

Tendo em vista que os jovens têm um contato muito intenso com essa temática, vale a pena trazer outras perspectivas sobre o assunto para a sala de aula, de modo que os estudantes

Fale com o seu médico, com o médico que trata a sua criança ou farmacêutico antes de tomar Latanoprost Aurovitas ou antes de aplicar este medicamento à sua criança, se pensa