• Nenhum resultado encontrado

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA CPLP CARTA DE PORTO ALEGRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA CPLP CARTA DE PORTO ALEGRE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA – CPLP

CARTA DE PORTO ALEGRE

O I Seminário Internacional de Educação Superior na Comunidade de Países de Língua Portuguesa – CPLP – promovido pela Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES), pelo Observatório de Educação CAPES/INEP, Núcleo de Excelência de C, T & Inovação CNPQ/FAPERGS, realizou-se de 18 a 19 de maio do ano de 2009, em Porto Alegre/RS/Brasil, nas dependências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ocasião em que se fizeram representar os seguintes países: Angola, Macau, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Portugal e Brasil, além da Argentina e do Uruguai.

O Seminário teve o apoio da UNESCO, da AULP (Associação de Universidades de Língua Portuguesa), da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Brasil), da CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Brasil), da Universidade do Algarve e de demais instituições de educação superior que se fizeram partícipes nas mesas e painéis. O evento discutiu o Ensino Superior nos países de língua portuguesa, apresentando relatos sobre a constituição desse ensino em tais contextos. Nesse sentido, foram inúmeras as contribuições advindas dos palestrantes e demais participantes, que totalizaram 120 educadores em torno de um mesmo objetivo, ou seja, qualificar a Educação Superior desses países.

Ficou clara a presença da ideia de que estamos atravessando uma época marcada pela imprevisibilidade, pelo dinamismo, pela incerteza, pela multicomplexidade, provocados não apenas pelo fenômeno da globalização e suas consequências, como também pelos constantes contrastes e questões desencadeadas pela sociedade do conhecimento, o que reafirma a importância crescente que as Instituições de Educação Superior vêm assumindo, no sentido de contribuir com alternativas inovadoras, adequadas, criativas para responder aos atuais desafios do mundo contemporâneo.

(2)

O estudo da Educação Superior na Comunidade de Países de Língua Portuguesa apresenta-se, neste contexto, como uma tarefa impostergável, tantas e tão complexas são as dimensões nele implicadas. Trata-se de um universo que comporta diversos países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau (China). Dessa forma, estamos falando de países e regiões com histórias, culturas e lutas diferenciadas, o que nos leva a assumir que a educação superior tem como fim participar na formação integral do ser humano, num claro compromisso social, ético e político, que está fundamentado num diálogo de saberes capaz de criar e de fortalecer uma cultura de cooperação e aprendizagem compartilhada.

Essa rede tem como objetivo estratégico aprofundar a integração entre os países lusófonos e fortalecer uma cultura de solidariedade. Além disso, a rede assume igualmente um compromisso ético indissociável do direito humano à educação, enquanto condição indispensável para garantir a soberania das nações e enquanto meio de superação da pobreza, apresentando-se como um estímulo à democracia participativa e a iguais condições entre todos. Cabe ainda destacar a necessária articulação entre educação superior e educação básica, formando uma verdadeira “cadeia educativa”. Nesse sentido, é importante acentuar o papel da universidade na educação básica, pois os alicerces da qualidade no Ensino Superior são construídos desde a primeira infância. Uma Educação Infantil e Fundamental de qualidade é paralela à qualidade da Educação Superior tanto em termos de conteúdo quanto de ética e de responsabilidade.

Assim sendo, estamos conscientes das dificuldades inerentes ao ato educativo na formação de quaisquer profissionais, particularmente, quando as áreas de formação são caracterizadas por uma pluridimensionalidade antropológica, cultural, ética e axiológica, que torna o processo de elaboração de um corpo teórico específico e a sua partilha como uma estratégia simultaneamente complexa e sedutora, mas difícil de levar a cabo.

Efetivamente, se a finalidade da educação – Básica, Média ou Superior – é o desenvolvimento humano, vamos ter que lutar por uma sociedade e por uma Educação Superior, cujo grande objetivo, no plano da profissionalização, será o de formar profissionais, aptos para esta ou aquela tarefa, capazes de lidar

(3)

Assim sendo, os participantes das várias instituições representadas neste I Seminário Internacional de Educação Superior na Comunidade de Países de Língua Portuguesa, concretamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Macau (Região Administrativa Especial da República Popular da China), comprometem-se a:

● Criar uma rede de cooperação internacional, para responder aos novos desafios que se colocam no momento atual às várias instituições, as quais exigem a intervenção e a colaboração transdisciplinar e multiprofissional, numa sociedade em constante mudança.

● Revalorizar as várias vertentes da sua esfera de intervenção, de forma integrada e sem perder de vista as suas especificidades.

● Gerar aptidões e competências na sociedade da informação e do conhecimento, buscando uma educação e uma formação ao longo da vida, atraente e gratificante, dirigida a toda a sociedade, na sua diversidade.

Para concretizar esses objetivos, considera-se essencial a viabilização das seguintes metas:

● Envolvimento das instituições no planejamento e na concretização de estratégias inovadoras de desenvolvimento, através da consecução de projetos conjuntos, entre outros. E aqui pode ser citada a criação da UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, como um espaço de Inovação na Educação Superior.

• Elaboração de materiais educativos e científicos disponíveis para todas as comunidades acadêmicas, visando enriquecer a formação e a criação intelectual, a partir da valorização da produção e do incremento do intercâmbio de conhecimento. Cabe destacar as futuras publicações: • Seminário Internacional de Educação Superior da Comunidade de

Países de Língua Portuguesa. Porto Alegre/Faro: EDIPUCRS/EDAlgarve, 2009 (on-line – som e imagem); e

• Enciclopédia INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA OS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA – EIES/CPLP. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009 (no prelo – texto impresso).

(4)

• Criação de programas acadêmicos que integrem a formação básica e avançada, a criação intelectual, a inovação e a integração social em áreas-chave.

• Cooperação internacional solidária que só pode ocorrer a partir de uma articulação estratégica e sustentável entre os países lusófonos, tanto em âmbito universitário como cultural, social e geopolítico.

• Viabilização de iniciativas comuns, designadamente, congressos, conferências, participação em cursos, e outros, bem como a articulação curricular internacional que viabilize a mobilidade de estudantes e docentes. É de registrar a futura realização do II Seminário Internacional de Educação Superior para os Países de Língua Portuguesa a ocorrer, em dezembro de 2010, na Universidade do Algarve, em Portugal.

• Promoção de atitudes rumo a uma sociedade inclusiva assentada na cooperação, na partilha e na solidariedade. É de registrar o Programa Conjunto de Pesquisa dos Países da CPLP, com o projeto Qualidade da Educação Superior nos Países de Língua Portuguesa.

Para a consecução dessas metas propõem-se as seguintes linhas orientadoras:

• Uma efetiva articulação em torno do conhecimento produzido pelas várias instituições, unindo esforços e conduzindo à indispensável solidariedade, colaboração e partilha.

• O estreitamento de relações e o estabelecimento de protocolos de colaboração entre as várias instituições integrantes da CPLP, através da implementação de projetos, no sentido de dar resposta às necessidades efetivas da comunidade de língua portuguesa, assegurando, simultaneamente, um enriquecimento e uma diversidade de experiências e a conquista de novos campos e de novas formas de atuação.

O que se espera, portanto, é que tal carta de intenções se converta numa proposta capaz de sistematizar/mobilizar/motivar/operacionalizar a missão formativa e profissionalizante que a Educação Superior assume no cenário da

(5)

solidária de conhecimentos, a intercomunicação entre os diferentes países que a compõem e a consciência de que a busca por uma Educação Superior de qualidade continua sendo a inspiração que (re)une a CPLP são, destacadamente, os princípios sobre os quais se assentam os esforços de todos os envolvidos neste processo.

Ao fim e ao cabo, face aos vários desafios que enfrentamos, consideramos essencial o desenvolvimento sustentável, baseado na participação consciente e efetiva de todos, na promoção da democracia, da equidade, da justiça, no qual o desenvolvimento científico, social e econômico dê o seu forte contributo, o que pode constituir-se como potencializador da autonomia, do sentido de responsabilidade e de compromisso, da capacidade de mudança, da flexibilidade e da adaptabilidade às várias transformações que urgem ser enfrentadas. Assim sendo, ao considerarmos este documento como um registro importante que inscreve as vivências partilhadas ao longo do evento, faz-se necessário também entendê-lo como fundamental instrumento de reflexão sobre os compromissos firmados entre os componentes da CPLP. Ao fazê-lo, a Carta de Porto Alegre se constitui não apenas na memória de um evento, mas, para além disso, representa o ideário de uma Comunidade comprometida com a melhoria da Educação Superior.

Porto Alegre, 19 de Maio de 2009

Profa. Dr. Marília Morosini - PUCRS/Brasil Profa. Dr. Carolina Sousa - UAlgarve/Portugal

Referências

Documentos relacionados

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) anuncia a abertura da 3ª Edição do Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia na

Em conformidade com as decisões e compromissos assumidos em vários fora da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) em matéria de Segurança Alimentar e

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem como uma de suas metas a promoção do direito de acesso à informação pública entre seus países

Assim, a diferença entre “hegemonia cultural” e “resistência cultu- ral” parece estar no fato da primeira trazer consi- go um conjunto de valores compartilhados (como

O curso visa a capacitação de professores, em pré-serviço e em serviço, bem como de pessoas em formação na área de língua portuguesa, para a elaboração de materiais para o

• No sexto encontro também trabalhamos a partir da linguagem fílmica, sendo o filme exibido o “Não é fácil não”, neste filme são abordadas questões de gênero e

De acordo com o autor do texto, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:.. I – O engenheiro Charles

(3) Além da coleta de dados explicitados no quadro 2, para a construção do mapa de estado atual, também foi realizada análise de perdas de acordo com literatura vigente,