• Nenhum resultado encontrado

CPMG - POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS APOSTILA DE FUTSAL DO 9 O ANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CPMG - POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS APOSTILA DE FUTSAL DO 9 O ANO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CPMG - POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS

APOSTILA DE FUTSAL DO 9

O

ANO

A QUADRA DE FUTSAL

1- Dimensões

A quadra de jogo será um retângulo com o comprimento de 40 metros e largura de 20 metros.

As linhas demarcatórias da quadra, na lateral e no fundo, deverão estar afastadas 2 (dois) metros de qualquer obstáculo (rede de proteção, tela, grade ou parede).

2 - A marcação da quadra

Todas as linhas demarcatórias da quadra deverão ser bem visíveis, com 8 (oito) centímetros de largura.

• As linhas limítrofes de maior comprimento denominam-se linhas laterais e as de menor comprimento linhas de meta.

• Na metade da quadra será traçada uma linha divisória, de uma extremidade a outra das linhas laterais, equidistantes às linhas de meta.

• O centro da quadra será demarcado por um pequeno círculo com 10 (dez) centímetros de raio. • Ao redor do pequeno círculo será fixado o círculo central da quadra com um raio de 3 (três) metros.

• Nos quatro cantos da quadra, no encontro das linhas laterais com as linhas de meta serão demarcados ¼ (um quarto) de círculo com 25 centímetros de raio de onde serão cobrados os arremessos de canto. O raio de 25 centímetros partirá do vértice externo do ângulo formado pelas linhas lateral e de meta até o extremo externo da nova linha.

(2)

• As linhas demarcatórias integram e pertencem à quadra de jogo.

3 - Área de meta

Nas quadras, em cada extremidade da quadra, a 6 (seis) metros de distância de cada poste de meta haverá um semicírculo perpendicular à linha de meta que se estenderá ao interior da quadra com um raio de 6 (seis) metros. A parte superior deste semicírculo será uma linha reta de 3,16 (três metros e dezesseis centímetros), paralela a linha de meta, entre os postes. A superfície dentro deste semicírculo denomina-se área de meta. As linhas demarcatórias fazem parte da área de meta.

4 - Penalidade Máxima

A distância de 6 (seis) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta e assinalada por um pequeno círculo de 10 (dez) centímetros de raio, serão marcados os respectivos sinais de penalidade máxima.

5 - Tiro livre sem barreira

A distância de 10 (dez) metros do ponto central da meta, medida por uma linha imaginária em ângulo reto com a linha de meta, serão marcados o respectivos sinais, de onde serão cobrados os tiros livres sem barreira, nas hipóteses previstas nestas regras. A distância de 5 (cinco) metros do ponto central da meta em ângulo reto com a linha de meta, deverá ser marcado com uma linha tracejada de 60 (sessenta) centímetros, paralela a linha de meta, para demarcar a distância mínima em que o goleiro poderá ficar na cobrança dos tiros livres sem barreira.

6 - Zona de substituições

É o espaço determinado na linha lateral, do lado onde se encontra a mesa de anotações e cronometragem, iniciando-se a uma distância de 5 (cinco) metros para cada lado partindo da linha divisória do meio da quadra. Para cada zona haverá um espaço de 5 (cinco) metros identificados com linhas de 80 (oitenta) centímetros, ficando 40 (quarenta) centímetros no interior da quadra e 40 (quarenta) centímetros para fora da quadra. Por entre estas linhas de 80 (oitenta) centímetros os atletas deverão entrar e sair da quadra por ocasião das substituições. O espaço a frente da mesa do anotador e cronometrista com 5 (cinco) metros de cada lado da linha divisória do meio da quadra deverá permanecer livre.

7 - Metas

No meio de cada área e sobre a linha de meta serão colocadas as metas, formadas por dois postes verticais separados em 3 (três) metros entre eles (medida interior) e ligados por um travessão horizontal cuja medida livre interior estará a 2 (dois) metros do solo.

• A largura e espessura dos postes e do travessão serão de 8 (oito) centímetros e quando roliços terão o diâmetro de 8 (oito) centímetros.

• Os postes e travessão, poderão ser confeccionados em madeira, plástico, ferro ou material similar e pintados de cor contrastante com o fundo da quadra, de preferência que não sejam fixados ao solo. Os postes e travessão deverão ter a mesma largura e espessura.

• Serão colocadas redes por trás das metas e obrigatoriamente presas aos postes, travessão e ao solo. Deverão estar convenientemente sustentadas e colocadas de modo a não perturbar ou dificultar a ação do goleiro. As redes serão de corda, em material resistente e malhas de pequena abertura para não permitir a passagem da bola. As metas não devem possuir ferro ligando o travessão ao suporte de sustentação.

(3)

8 - Construção

O seu piso deverá ser construído de madeira, material sintético ou cimento, rigorosamente nivelado, sem declives, nem depressões, prevenindo escorregões e acidentes.

9 - Local para o representante

As quadras deverão dispor, obrigatoriamente, em lugar central e inteiramente inacessível aos assistentes, de mesa e cadeiras para que o representante da entidade, o anotador e o cronometrista possam exercer com segurança e tranquilidade suas funções.

10 - Local para os atletas reservas e comissão técnica

As quadras deverão dispor de dois locais privativos e adequados, situados a margem das linhas laterais ou de meta, inacessível aos assistentes, onde ficarão sentados os atletas reservas que não estejam em aquecimento, técnico ou treinador, massagista ou atendente, médico ou fisioterapeuta e preparador físico das equipes disputantes. A localização dos bancos de reservas deverá ser do mesmo lado da mesa de anotações e da zona de substituições e cada equipe ficará ocupando o banco colocado ao lado da meia quadra onde a equipe está defendendo e guardará, obrigatoriamente uma distância nunca inferior a 5 (cinco) metros de cada lado da mesa. Quando colocados junto a linha de meta, não deverão permanecer entre os postes e a marcação dos 5 (cinco) metros da linha lateral.

11 - Placar ou mostrador e cronômetro eletrônico

As quadras possuirão, obrigatoriamente, em perfeitas condições de uso e visibilidade para o público, atletas, membros da comissão técnica e para a equipe da arbitragem, placar ou mostrador onde serão afixados ou indicados os tentos da partida e o cronômetro eletrônico para controle do tempo de jogo.

EQUIPE: Uma equipe de Futsal é composta de no máximo 12 jogadores, sendo 05 em quadra dentre estes 05

jogadores 01 deverá ser o goleiro e 07 jogadores reservas, um técnico, um preparador físico e um médico.

REGRAS BÁSICAS DO FUTSAL:

Em cada equipe será designado um jogador como capitão, o qual será responsável pela disciplina de sua equipe perante a arbitragem e não terá nenhum privilégio na regra. Somente o técnico ou auxiliar técnico pode orientar sua equipe em pé dentro de sua área técnica os demais integrantes da comissão técnica deverão estar sentados ou atrás do banco de reservas.

Não será permitido o uso de qualquer objeto ou joia que seja perigoso ao adversário e a si. Inclusive aliança. Os membros da comissão técnica poderão usar bermudas que tenham identificação do clube, nome ou escudo e desde que sejam uniformes para todos. Aos árbitros também não será permitido o uso de relógios, pulseiras ou qualquer tipo de joias.

Não será válido o tento consignado diretamente de bola de saída. Se a bola entrar diretamente na meta adversária, o reinício se dará através de um arremesso de meta. Quando o jogador cometer um erro na saída de

(4)

bola deve ser penalizado e a equipe continua sempre com direito a sair com a bola. Não existe a punição dos quatro segundos para a saída de bola. O atleta culpado pelo retardamento do reinício da partida pode ser advertido e até expulso da partida, mas a posse de bola continua com sua equipe.

Quando a bola for chutada contra a própria meta, valerá gol, se entrar diretamente vindo de: Tiro lateral, Tiro

de canto, Tiro indireto e Tiro direto. Ou seja, se for chutada contra a própria meta e entrar diretamente nunca valerá gol.

Quando a bola for chutada contra a meta adversária, valerá gol se entrar diretamente vindo de: Tiro lateral, Tiro

indireto, Saída de bola, Arremesso de meta e Lançamento do goleiro com as mãos.

Quando a bola for chutada contra a meta adversária, valerá gol se entrar diretamente vindo de:

Tiro direto, Penalidade máxima, Tiro livre dos 10 metros e Tiro de canto.

O gol será válido somente quando a bola ultrapassar totalmente a linha de meta entre os dois postes e o travessão quer pelo alto ou pelo solo.

FUNDAMENTOS BÁSICOS DO FUTSAL:

Passe: O passe acontece quando alguém envia a bola para um outro alguém. Em geral passa-se a bola com os

pés, mas também se pode fazer passes com a cabeça, com o peito, com a coxa, com o ombro e com qualquer parte do corpo que ofereça possibilidade de passar a bola para um companheiro. O passe pode ser classificado quanto à distância, quanto à trajetória da bola (altura), quanto à superfície de contato do corpo com a bola, quanto ao espaço de jogo, quanto ao nível de habilidade do jogador e objetivo do passe.

Domínio: Domínio é a habilidade de recepcionar a bola. Esta fase do controle da bola deve ser feita com as

superfícies mais planas do corpo, como: coxa, tórax (peito), peito do pé, abdômen, etc. Tem como objetivo principal diminuir a velocidade da bola. A escolha da superfície do corpo a entrar em contato com a bola depende da trajetória, força e velocidade do passe.

Controle no futsal: Controlar a bola é diferente de dominá-la. Representa a segunda etapa do domínio e tem

como objetivo manter a bola próxima do atleta e em condições de ser jogada pelo mesmo. Pode ser entendido também como manutenção da bola no ar, com toques de uma e de outras tantas partes do corpo, sem deixá-la cair ao chão.

Condução: A condução é o ato de levar a bola de um lugar para outro na quadra de jogo e durante o trajeto a

bola deve estar próxima e sob o controle do jogador. Normalmente é feita com as faces internas e externa do pé ou ainda com a sola do pé. A condução pode ser feita em linha reta, em diagonal, em zig zag ou em trajetória sinuosa.

Drible: É a ação individual exercida com a bola, com o objetivo de ludibriar adversário. O drible é classificado da seguinte forma:

Em relação à aplicação do drible: Com o jogador parado ou em deslocamento. Em relação à execução do drible: Poderá ser executado com os pés ou com o corpo.

(5)

Finta: É a ação individual que pode ser executada sem a bola com o objetivo de ludibriar o adversario.

Chute: É a ação de golpear a bola com os pés visando desviar sua trajetória para o gol. Apresenta

características específicas e podem ser classificados da seguinte forma:

Quanto à função na equipe do executante: Chute do pivô, dos alas e do fixo.

Pivô – normalmente precedido de um giro e buscando o alto do gol. Alas – em movimento, utilizando a face interna do pé.

Fixo – Frontal ao gol e executado com o bico do pé.

Quanto à trajetória da bola: rasteiro, meia altura e alto.

Quanto à execução: Simples ou direto; Bate – pronto; Voleio; Bico e Cobertura (Com a parte ântero-superior

do pé).

TÁTICAS DO FUTSAL: Sistemas de jogo e posições

Sistema de jogo é o posicionamento organizado dos jogadores de uma equipe na quadra. Para que o técnico posicione a equipe na quadra de forma organizada, inteligente, é necessário, primeiro, conhecer as posições dos jogadores. No futsal, basicamente, há um goleiro, um fixo, dois alas e um pivô. Mas, onde posiciona-los? Depende do sistema. Entretanto, devemos seguir o seguinte raciocínio: o goleiro defende a meta e, com a exceção dos sistemas em que ele atua fora da área, deve ser posicionado na meia-quadra defensiva junto à meta. O fixo deve ser posicionado na meia-quadra de defesa. Se o sistema exigir, além de este ser posicionado na defesa, ele deve estar no centro da quadra. Os alas devem ser posicionados nas laterais da quadra, seja na meia quadra de ataque ou de defesa. E o pivô deve ser posicionado na meia-quadra de ataque. Portanto temos os sistemas de jogo: 2x2 e 3x1 onde:

2x2, é configurado por dois jogadores na defesa e dois jogadores no ataque, podendo ser um fixo e um ala

direito ou esquerdo e, um pivô e um ala direito ou esquerdo. Geralmente este sistema é utilizado por iniciantes no Futsal. Uma das defesas tem a função de fazer o papel de homem fixo, enquanto o outro cuida da armação da jogada e da infiltração na defesa adversária. Eles podem inverter as suas funções, conforme a jogada. Quanto aos atacantes, um deles ocupa a posição de pivô, enquanto o outro desempenha a função de ponta, recuando para ajudar a defesa sempre que necessário. O recuo e o avanço dos jogadores devem ser muito cautelosos e devem ser feitos com uma estruturação garantida por uma cobertura eficiente e segura.

3x1, é configurado por três jogadores na defesa e um jogador no ataque, devendo ser um fixo, um ala direito e

um ala esquerdo e, um pivô a frente. Neste sistema, a equipe defende-se e ataca com três atletas. Deve haver um homem fixo definido e um pivô que ampara a equipe em todos os momentos difíceis. O sistema é completado pelo trabalho dos alas, que armam, atacam e defendem.

(6)

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

01 – Explique as dimensões e a marcação da quadra de futsal.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 02 – Conceitue: a) Domínio _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ b) Controle de bola _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ c) Condução de bola _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ d) Passe _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ e) Drible _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ f) Finta _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ g) Chute _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 03 – Faça um desenho da quadra oficial de futsal, com suas linhas e demarcações:

(7)

04 – Explique sobre a Área de meta, Tiro livre sem barreira e Metas. _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 05 – Por quantos jogadores e composto uma equipe de futsal? Qual o tempo de

jogo oficial?

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 06 – Faça um resumo das regras oficiais básicas do futsal.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 07 – Explique o sistema tático 2x2:

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 08 – Explique o sistema tático 3x1:

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Conforme mencionado anteriormente, os basidiomicetos de podridão branca são mais utilizados em processos de micorremediação mediado pela biodegradação enzimática, mas a

Los gastos relacionados con el ambiente pueden ser divididos en cuatro grandes áreas: gastos de capital, costos operativos, remediación, e investigación y

Na década de 1970, a utilização das técnicas de gerenciamento de projetos passou a difundir-se por diversos ramos e setores da economia, sendo modelo de gestão

No presente estudo, catorze animais (34,15%) apresentavam algum tipo de parentesco procedente de oito diferentes propriedades rurais (26,66%), ora relacionado à vaca, ora ao touro,

Este estudo é original ao investigar três aspectos fundamentais da efetividade do PET-Saúde (clareza do propósito, adequação do processo e impacto) e fatores

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

No capítulo 4 são abordados os principais resultados obtidos diante das restrições impostas à coleta de dados, bem como a avaliação dos dados obtidos caracterizando os períodos