• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Memória da 1ª Reunião do

Grupo de Trabalho Inclusão para Pessoas com Deficiência e

Plano de Trabalho do GT

Data da Reunião: 15/02/05 e 16/02/05 Local: PFDC

Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2005, reuniram-se na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, os membros do Ministério Público Federal, Cláudio Drewes José de Siqueira (PRDC-GO), Eduardo Pelella (PRDC-SE), Eugênia A. G. Fávero (PRDC-SP), Silvio Amorim Júnior (PRDC-RO) e Wellington Bonfim (PRDC-PI), componentes do Grupo de Trabalho denominado “Inclusão para Pessoas com Deficiência” instituído pela Portaria N.º 001/2005-PFDC/MPF, de 25 de janeiro de 2005, considerando a Resolução n.º 13 do X Encontro Nacional dos Procuradores da Cidadania, sobre os temas prioritários para atuação institucional no período de agosto de 2004 a agosto de 2005. Participaram da reunião as servidoras designadas para assessorar o GT, integrantes da Assessoria Multidisciplinar da PFDC, Mariela Villas Bôas Dias e Flozilene de Souza Oliveira.

1. Objetivo da reunião

Planejar e iniciar os trabalhos do GT debatendo e propondo estratégias e procedimentos inclusivos, para atuação coordenada dos Procuradores dos Direitos do Cidadão em todo o país, no que diz respeito a defesa de direitos da pessoa com deficiência.

2. Sugestões apresentadas e assuntos debatidos

Foram apresentadas aos membros do GT sugestões da Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Ela Wiecko V. de Castilho, sobre a produção de uma publicação, contendo textos acerca do tema, roteiro de atuação e procedimentos adotados pelos outros Grupos de Trabalho instituído nesta Procuradoria.

O GT elencou alguns temas problemáticos que necessitam de atuação mais urgente, tais como:

Ø educação;

Ø reserva de vagas em concurso público;

Ø flexibilização de correção de provas em concursos públicos e vestibulares; Ø passe livre;

Ø transporte; Ø cão-guia;

(2)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Ø reabilitação;

Ø Estatuto da Pessoa com deficiência; Ø consulta pública – Lei de Libras;

Ø consulta pública sobre o Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico;

Ø Resolução n. 02, de 25 janeiro de 2005, do Superior Tribunal de Justiça – Dar prioridade no julgamento dos processos cuja parte seja pessoa portadora de deficiência, desde que a causa em juízo tenha vínculo com a própria deficiência, conforme o disposto no art. 9º da Lei n. 7853, de 24 de outubro de 1989;

Ø Decreto n. 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nºs 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências e análise de procedimentos administrativos.

3. Plano de Trabalho – Encaminhamentos Iniciais - Deliberações

Após o debate sobre os diversos temas, de relevância, apresentados à primeira reunião do GT, foram estabelecidas prioridades, conforme segue:

• necessidade de elaboração de plano de atuação com procedimentos padrão da PFDC, os PRDCs e, eventualmente, com informações para o público externo.

• Divisão para estudo do Decreto n. Decreto n. 5296/04, da seguinte forma: Dr. Cláudio Drewes - Arts. 1 a13

Dr. Eduardo Pelella - Arts. 14 a30 Dra. Eugênia Fávero - Arts. 31 a 46 Dr. Silvio Amorim - Arts. 47 a 60 Dr. Wellington Bonfim - Arts. 61 a 72

• adotar medidas para que os termos da Resolução n. 02, de 25 janeiro de 2005, do Superior Tribunal de Justiça, que dá prioridade no julgamento dos processos cuja parte seja pessoa portadora de deficiência, desde que a causa em juízo tenha vínculo com a própria deficiência, conforme o disposto no art. 9º da Lei n. 7853, de 24 de outubro de 1989; sejam estendidos a outros órgãos do Poder Judiciário em âmbito federal.

• Análise de procedimentos administrativos em trâmite na PFDC, com apresentação de sugestões do GT à Dra. Ela, em cada um deles.

(3)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

1) Adoção de procedimentos e ações para tornar mais eficiente a atuação da PFDC e PRDCs, através de divulgação e multiplicação das iniciativas locais do MPF pela a inclusão da pessoa com deficiência, bem como da elaboração de documento que, num primeiro momento será divulgado em forma de manual ou cartilha resumida, acompanhada de CD com arquivos de peças, apenas para os PRDCs e PDC´s interessados. Após, se necessário, será elaborado material dirigido ao público externo.

Responsáveis: Membros do GT , AM e ADID/PFDC.

2) Estipulação de periodicidade mensal para os encontros do GT, nas terças ou quartas-feiras, sendo que a próxima reunião ficou agendada para o dia 15 e 16 de março.

3) Sugestões de encaminhamento nos procedimentos administrativos em trâmite na PFDC sobre temas relacionados ao GT:

Análise de Procedimentos Administrativos

Item P.A. Assunto Assessor Situação/

Deliberação

1 1.00.000.010612/2004-97

Cópia integral do PA n. 1.34.001.004119/2003-69 para adoção das providências cabíveis no sentido de estabelecer contato com autoridades competentes que possam viabilizar a criação de legislação específica. GT Oficiar ao interessado informando que o Decreto 5296/04 contempla as reivindicações, basta a aplicação da Lei. 2 1.00.000.006010/2004-35

Celebração de TAC – com entidade representativa, em âmbito nacional, para fornecimento de livros em meio digital.

Eduardo

A ACP iniciada pela Dra. Eugênia

já contemplou a representação. Sugerem, ainda, que se consulte junto à SEESP sobre o Programa do livro didático.

(4)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

3 1.00.000.005468/2004-77

Projeto de Lei n. 3557/04 – acrescenta artigo à Lei n. 7.853, de 14/10/89, trazendo definição da pessoa portadora de deficiência aquelas que se enquadram nas seguintes categorias: deficiência física, mental, auditiva, visual, orgânica e múltipla. A nova classificação será conforme a Organização Mundial de Saúde – a Classificação Internacional de Funcionalidade – CIF Eduardo Minutar oficio ao Deputado informando que a caracterização de deficiência consta no Decreto 3298/99, Decreto 5296/04, Decreto n. 3956/01,que promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação, e no iminente Estatuto da pessoa com deficiência. Portanto, não há necessidade de definições, a não ser, que seja para

acrescentar conforme consta nas Leis existentes, para garantir padronização. 4 1.00.000.005463/2004-44 Projeto de Lei n. 3638, de 2000, de autoria do Senador Paulo Paim, instituindo o Estatuto do Portador de Necessidades Especiais, e dá outras providências. Eduardo O GT se comprometeu a ler e fazer sugestões de alteração para a próxima reunião.

(5)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

5 1.00.000.004466/2004-61

Contratação de estagiários surdos e negociação junto às empresas terceirizadas prestadoras de serviço, de forma a fazer garantir e efetivar a reserva de percentual de vagas para portadores de deficiência, tanto de nível médio como superior, para atuarem no MPU. Bruno Aguardando resultado de levantamento de procedimentos licitatórios e contratos por parte

do MPF.

6 1.00.000.010242/2004-98

Atuação do MP para proteção dos interesses das pessoas portadoras de necessidades especiais e de quaisquer interesses difusos através dos dispositivos das Leis n. 7853/89 e 7.347/85 respectivamente (consulta sobre a exigência de programas e/ou celebração de TAC). Flozilene Aguardando resposta de ofício expedido ao Ministério das Comunicações. 07 2151/03 Inserção de adolescentes com deficiência no mercado de trabalho GT O GT concorda com o arquivamento proposto. 08 1506/01 Notícia de discriminação contra portador de necessidades especiais em virtude de deficiência visual pelo MPE/SC

GT

* VIDE NOTA ABAIXO.

* O GT considerou o fato descrito no PA grave e discriminatório, tendo em vista que a deficiência visual não é fator impeditivo para o exercício de funções públicas, como a de Promotor de Justiça. Foi ferido, em tese, o disposto na Lei 7853/89, art. 8º, II, segundo o qual é crime obstar o acesso de pessoas com deficiência, sem justa causa, a cargo público. Da mesma forma, foi ferido o disposto no Decreto n.º 3956/2001 que ratifica a Convenção Interamericana contra Todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Considerando, no entanto, que falece atribuição do Ministério Público Federal, o GT sugere o encaminhamento do caso ao Procurador-Geral de Justiça do Estado de Santa Catarina para que determine as providências cabíveis, nos âmbitos administrativo e

(6)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

criminal, solicitando que este informe à PFDC as medidas eventualmente adotadas, no prazo de 90 dias.

4) Após estudo do Decreto 5.296/04, verificou-se a necessidade de encaminhar várias recomendações e ofícios às diversas áreas, a maioria relacionada à acessibilidade. A divisão do trabalho de elaboração de minutas de ofícios foi feita da seguinte forma:

Responsável Ação Destinatários

Documento disseminando o conceito de deficiência, para não ser confundida com incapacidade.

PRDCs, Peritos do INSS, instituições que elaboram provas de concursos Ofício solicitando que o art. 6º, § 2º, do

Dec. 5.296, quanto ao atendimento prioritário para pessoas com deficiência, seja alterado para acrescentar que tal atendimento é garantido observado não apenas o disposto no Estatuto do Idoso, mas também no Estatuto da Criança e do Adolescentes, que da mesma forma garante a criança “absoluta prioridade”.

SEDH

Documento divulgando as normas e requisitos para a utilização do cão-guia.

PRDCs e PDC´s.

Dr. Cláudio Drewes

Documento dando maior divulgação ao fato de que as normas da ABNT, que tratam de temas relacionados a deficiência, podem ser acessadas gratuitamente nas páginas da CORDE e da PFDC.

PRDC´s e instituições que tratam dos direitos das pessoas com deficiência.

Recomendação para extensão dos termos da resolução nº 2, de 25 de janeiro de 2005, sobre prioridade no julgamento dos processos cuja parte seja de pessoa deficiente.

CJF.

Ofício convidando para a próxima reunião do GT

CONFEA

Dr. Eduardo Pelella

Minuta de recomendação sobre reserva de vagas em estacionamentos de instituições de ensino superior.

(7)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Ofício indagando sobre as medidas adotadas para se garantir a acessibilidade nas agências bancárias, no prazo de 720 dias, contados da data do Decreto 5.296/04, no termos da Resolução BACEN nº2.878/00.

BACEN

Ofício informando sobre a necessidade de cumprimento dos requisitos de acessibilidade para obtenção de financiamentos.

BNDES e CEF

Ofício indagando sobre as medidas adotadas para garantia, em âmbito nacional, da para promoção de acessibilidade no planejamento e na urbanização das vias, praças, logradouros, parques, especialmente em calçadas e outros espaços de uso público. Ainda, sobre a acessibilidade nas habitações de interesse social conforme o art. 28 e 29 do Decreto 5296/04.

Ministério das Cidades.

Arrazoado sobre a necessidade de acessibilidade nas urnas de votação, que devem estar distribuídas em vários pontos do município e não apenas em instituições filantrópicas e congêneres, , a fim de que seja atendido o disposto no parágrafo único do art. 21 do Decreto 5.296/04.

Dr. Gurgel

Recomendação ao MEC para que sejam encaminhadas normas de acessibilidade às universidades, faculdades e todos os estabelecimentos de ensino, conforme o art. 24 e 25 do Decreto 5.296/04, sobretudo cursos de engenharia e cursos técnicos de engenharia, bem como para que a equipe de avaliação de credenciamento dos estabelecimentos de ensino seja composta também por engenheiros/arquitetos.

(8)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Ofício convidando para participar da próxima reunião.

CONMETRO/SIMETRO Documento esclarecendo sobre a

importância de os PRDC´s e PDC´s identificarem em suas localidades os contratos de concessão do serviço de transportes coletivos, para serem inseridos ali prazos de substituição da frota, nos termos do art. 38, § 2º, do Dec. 5.296..

PFDC para PRDCs

Identificar empresas que realizam transporte aéreo e ferroviário em âmbito interestadual e internacional para redigir Minuta de recomendação sobre a acessibilidade em seus serviços, nos termos dos arts. 42 a 44, do Dec. 5.296.

Empresas.

Dra. Eugênia Fávero

Localizar estudos sobre a legislação alienígena no tocante à responsabilidade do Poder Público na construção de calçadas com rebaixamentos adequados, pisos táteis, etc. (art. 15 do Decreto 5296/04). - .

Repassar para Dr. Eduardo Pelella.

Ofício convidando para a próxima reunião do GT para tratar sobre a garantia de acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva nos serviços de telecomunicações, conforme o art. 49 e art. 16 do Decreto 5.296/04.

ANATEL

Minuta de recomendação sobre o acesso à informação e à comunicação nos portais e sítios eletrônicos de interesse público, observando os prazos que constam nos arts. 47 e 48 do Decreto 5.296/04.

Secretaria de Comunicação do Governo Federal

Dr. Silvio Amorim

Ofício circular à própria Instituição, para providenciar as adaptações necessárias na página da internet do MPF, conforme o Decreto, a ser repassado a todas as unidades de informática das PRs.

(9)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

Ofício visando garantir o cumprimento do art. 57 do Decreto 5.296/04, observando os prazos ali estabelecidos quanto à utilização dos sistemas de acesso à informação na publicidade governamental e nos pronunciamentos oficiais transmitidos por meio dos serviços de radiofusão de sons e imagens, inclusive nos pronunciamentos do oficiais do Presidente da República.

Secretaria de Comunicação do Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República

Ofício solicitando a garantia dos apoios que se fizerem necessários, inclusive intérpretes de Libras, às pessoas com deficiência auditiva e visual nos seminários, congressos e eventos conforme art. 59 do Decreto 5.296/04.

ESMPU, FPJ e PRDCs

Ofício convidando a Coordenadoria da CORDE, para participar da próxima reunião do GT.

CORDE

Dr. Wellington Bonfim

Ofício solicitando informações sobre providências tomadas até o momento para a instituição do Comitê de Ajudas Técnicas, previsto no artigo 66 do Decreto nº 5.296/2004.

SEDH

5. Pauta para a Próxima Reunião:

• Reunião no dia 15/03/05, às 09h, apenas os componentes do GT

• Reunião no dia 15/03/05, às 14h e 30 min, com a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL - para tratar da acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva aos serviços de telecomunicações, conforme o art. 49 e o art. 16, do Decreto 5.296/04.

• Reunião no dia 15/03/05, às 16h, com o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA -, para definição de estratégias para a fiscalização da acessibilidade nos órgãos públicos e demais possibilidades de atuação do referido Conselho.

• Reunião no dia 16/03/05, às 09h, com o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – CONMETRO -, para tratar sobre a edição das normas técnicas e programas de acompanhamento da adaptação dos transportes públicos, que ficaram sob sua responsabilidade, nos termos do Decreto 5.296/04.

(10)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO

• informar sobre o desenvolvimento do programa de capacitação de profissionais em Libras;

• verificar a possibilidade de dar maior publicidade quanto à obrigatoriedade de medicamentos, bulas de remédios, manuais de uso de equipamentos eletroeletrônicos, mecânicos de uso doméstico, trazerem instruções em meio magnético, braile ou fonte ampliada, conforme art. 58 do Decreto 5.296/04.

• Reunião no dia 16/03/05, às 14h30min, apenas entre os integrantes do GT para deliberações finais.

Referências

Documentos relacionados

[r]

O servidor que vier a exercer as atribuições de chefe de cartório eleitoral de Zona Eleitoral criada após a vigência da Lei n° 10.842/2004, deverá ser

Este capítulo apresenta os resultados obtidos, na análise da prova do ENEM 2001, por meio da análise estatística dos resultados; da interpretação do número de

longipalpa em dieta artificial e investigar a ocorrência de possíveis associações entre esta espécie e microrganismos patogênicos tais como; fungos e bactérias, de modo

A RCA é divulgada ao mercado por meio de fato relevante e assim se dá inicio ao programa de recompra de ações, no qual há a aquisição factível, não obrigatória, pela empresa

Será obtida através da aplicação de uma fórmula aos fatores a avaliar, onde são considerados os que assumem maior relevância para o posto de trabalho a

Na sequência da proposta apresentada pelo Senhor Presidente, com o título em epígrafe, que visa congregar uma multiplicidade de actividades de animação social, cultural, desportiva

Considerando esses museus como espaços essenciais na divulgação e ensino do conhecimento científico, bem como importantes na integração entre arte e ciência envolvendo a