• Nenhum resultado encontrado

CRONOGRAMA DE AULA. 18/ 11 ESTUDAR A AULA 01 DAS PÁGINAS 01,02,03, 04 E RESOLVER AS ATIVIDADES 1, 2, 3 e 4.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CRONOGRAMA DE AULA. 18/ 11 ESTUDAR A AULA 01 DAS PÁGINAS 01,02,03, 04 E RESOLVER AS ATIVIDADES 1, 2, 3 e 4."

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

CRONOGRAMA DE AULA

18/ 11 ESTUDAR A AULA 01 DAS PÁGINAS 01,02,03, 04 E RESOLVER AS ATIVIDADES 1, 2, 3 e 4.

25/11 ESTUDAR A AULA 02 DAS PÁGINAS 5, 6, 7 E RESOLVER A ATIVIDADE 5, 6, 7 E 8.

02/12 ESTUDAR A AULA 3 DAS PAGINAS 8, 9, 10 E RESOLVER AS ATIVIDADES 9, 10, 11, 12 E 13.

09/12 ESTUDAR A AULA 04 DAS PAGINAS 11, 12, 13, 14 E RESOLVER A ATIVIDADES 14, 15, 16 E 17.

16/12 PESQUISE E DEPOIS PRODUZA UM TEXTO NO SEU CADERNO VERSANDO SOBRE A PANDEMIA DO CORONA VÍRUS NA EUROPA.

(2)

1 Aula 1

O continente europeu

A Europa é um dos seis continentes do mundo, sendo em extensão territorial o segundo menor. O continente é banhado, ao norte, pelo Mar Ártico; ao sul, pelo Mar Mediterrâneo e o Mar Negro; a oeste, pelo Oceano Atlântico; e, a leste, pelo Mar Cáspio. A Europa é também conhecida como o “Velho Mundo” e considerada o berço da cultura ocidental.

A Europa limita-se territorialmente com a Ásia, a leste, sendo considerada então um prolongamento da massa continental do continente asiático, formando, assim, a Eurásia (massa continental formada pela Europa e pela Ásia).

Os dois continentes são separados pela cordilheira chamada Montes Urais. Devido ao seu contorno bastante irregular, o continente europeu apresenta, além de várias penínsulas e ilhas, muitos países com costa litorânea.

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO

A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER

COMPONENTE CURRICULAR: ANO/SÉRIE: PROFESSORES (AS) RESPONSÁVEIS: DANIEL SANTOS E LUANA DE CASTRO ALUNO(A): ____________________________________________ Nº: __________

(3)

Os países que constituem o continente europeu são diferentes entre si, não apenas nos aspectos populacional e cultural, mas também no econômico. Alguns desses países são grandes potências econômicas, enquanto outros apresentam economias menores, mas são reconhecidos por seus altos índices sociais.

Mesmo com bons índices econômicos e sociais de maneira geral, o continente europeu também enfrenta problemas.

Europa: quadro natural e regionalização.

O continente europeu está situado no hemisfério norte, quase totalmente na Zona Temperada, com exceção do extremo norte, localizado na Zona Polar. É possível regionalizá-lo em quatro grandes regiões: Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Centro-Oriental e Europa Mediterrânea.

O relevo do continente europeu é marcado por montanhas e planícies. A hidrografia é densa, com variados cursos de água, usados para diversos fins econômicos. O clima predominante é o temperado. A vegetação é variada, com predomínio de Florestas Temperadas. Entretanto, grande parte dessas florestas já foi derrubada, e o continente sofre com o desmatamento.

A Europa vem buscando, nos últimos anos, novas políticas sustentáveis, principalmente no campo energético, para diminuir suas emissões de CO2. O continente ainda é muito dependente de fontes de energias não renováveis e altamente poluentes, como o petróleo e o carvão, e da importação de petróleo e gás natural.

O RELEVO E A HIDROGRAFIA

Três unidades de relevo destacam-se no continente europeu. Observe o mapa.

(4)

3

Europa da Ásia, a leste — e os Alpes Escandinavos.

Planícies centrais. Localizadas na região central, apresentam grande extensão e

solos muito férteis, onde predominam o cultivo de cereais e a criação de gado.

Cordilheiras recentes. Montanhas jovens e de elevada altitude: os Pireneus, os

Cárpatos, os Alpes, os Apeninos, os Alpes Dináricos, os Bálcãs e a cadeia do Cáucaso.

Também são encontradas no continente algumas áreas de depressão, ou seja, que estão abaixo do nível do mar. A mais conhecida é a dos Países Baixos, país famoso pelos seus diques e pôlderes.

Em áreas de clima de alta montanha ou próximas às regiões polares, há vazios demográficos.

Outra característica física que se destaca na Europa é seu aspecto recortado e irregular devido ao grande número de penínsulas e arquipélagos e aos mares interiores.

A rede hidrográfica europeia é densa e apresenta numerosos cursos de água. Seus rios e mares são utilizados para produção de energia, irrigação, comércio e navegação. Além disso, constituem importantes eixos de integração entre os países do continente. Dentre os rios europeus, destacam-se o Volga — o mais extenso, na Rússia —, e o Reno, que nasce nos Alpes suíços e deságua no Mar do Norte, junto ao porto de Roterdã (Países Baixos).

O CLIMA E AS PAISAGENS

Com base nos aspectos naturais, podemos distinguir três grandes regiões europeias com características climáticas e formações vegetais bem definidas.

Europa do norte. Nas latitudes superiores a 60° N, predominam os climas frio e polar,

onde encontramos a Floresta Boreal e a Tundra, e menor densidade demográfica.

Europa das planícies. Destaca-se pelo clima temperado oceânico (com temperaturas

amenas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano) e continental (mais seco que o oceânico e com grandes variações de temperatura). A vegetação típica é a Floresta Temperada. Na porção leste da região, ocorrem o clima semiárido e as Pradarias.

Europa do sul. As terras voltadas para o mar Mediterrâneo apresentam as médias

térmicas mais altas da Europa, com verões secos e invernos chuvosos, principais características do clima mediterrâneo. Lá encontramos formações vegetais arbóreas e arbustivas que constituem a Vegetação Mediterrânea. Nessa região há também as cadeias montanhosas, marcadas pelo clima frio de montanha e pela Vegetação de Altitude.

(5)

Atividades (aula 1)

1. Descreva a localização da Europa e seus limites físicos.

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 2. Observe o mapa “Europa físico) e liste as três principais unidades do relevo europeu.

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(6)

5

3. Observe o mapa de vegetação e cite um país em que a vegetação mediterrânea pode ser encontrada.

___________________________________________________________________ 4. Observe o mapa de climas e cite um país cortado pelo círculo polar ártico.

___________________________________________________________________

Aula 2

OS PROBLEMAS AMBIENTAIS

Apesar de os governos e as organizações internacionais terem criado planos de controle para diminuição de danos ao ambiente — como a reciclagem de resíduos sólidos, a proibição da gasolina com chumbo e da fabricação de CFC —, os problemas ambientais são uma questão com a qual os países europeus têm se preocupado cada vez mais.

Veremos, a seguir, os principais problemas ambientais da Europa.

Chuva ácida. O uso de combustíveis fósseis, sobretudo carvão, contribui para a

formação e emissão de compostos que reagem na atmosfera formando soluções ácidas que precipitam com as chuvas. As chuvas ácidas podem causar corrosões, por exemplo, em peças metálicas ao ar livre.

Desertificação. Processo de degradação do solo causado por recorrentes incêndios,

pelas mudanças climáticas e pela ação humana. Tem atingido principalmente o sul da Europa.

Exploração dos recursos pesqueiros. Bastante concentrada no Mediterrâneo e no

Atlântico, tem posto em risco de extinção algumas espécies de peixes.

Resíduos nucleares. Além de gerar resíduos, a energia nuclear traz riscos de

vazamentos e explosões.

O desastre de Chernobyl

O mais grave acidente nuclear em território europeu ocorreu em abril de 1986, quando um dos quatro reatores da usina de Chernobyl, na Ucrânia (então parte da União Soviética), explodiu. Além de 47 funcionários mortos, a explosão provocou doenças e a morte de muitos habitantes da região nos anos posteriores, em consequência da radiação espalhada na atmosfera.

Caso queira se aprofundar sobre esse tema assista a minisérie Chernobyl.

Destruição da vegetação nativa. Os incêndios florestais têm dizimado espécies

animais típicas do continente, como o lince e o bisão europeu.

Atualmente, o maior desafio ambiental para os países europeus é reduzir os níveis de emissão de gases que contribuem para o aquecimento global, como o CO2. Os países europeus campeões em emissões de CO2 são Rússia, Alemanha e Reino Unido.

(7)

Em busca da sustentabilidade

A queima de combustíveis fósseis é o principal responsável pela emissão de gases de efeito estufa. O petróleo é usado como combustível para os veículos e também nas indústrias, enquanto o carvão é empregado basicamente em termelétricas.

Em resposta aos problemas ambientais que vem enfrentando, a Europa adotou uma nova postura em relação à produção e ao consumo de combustíveis, entre outros aspectos. Com isso, em 2008 foi estabelecida a meta de reduzir, até 2020, cerca de 20% da emissão de gases de efeito estufa, aumentar a participação de fontes renováveis na matriz energética e elevar em 20% a eficiência do setor de energia, diminuindoas perdas ocorridas na transmissão, por exemplo.

A estratégia sustentável dos países europeus está atrelada a políticas ambientais mais rígidas e implementação de infraestruturas que possibilitem modos de vida menos poluidores.

REGIONALIZAÇÃO DA EUROPA

Apesar das diferenças internas dos países europeus, podemos regionalizar o espaço europeu de duas maneiras, uma que leva em consideração os aspectos físicos-geográficos e outra os aspectos geopolíticos.

Aspectos físicos-geográficos

Europa Ocidental: onde se encontram as principais economias do continente,

algumas com grande destaque no mundo, como Alemanha, Reino Unido e França. Foi nessa região que se iniciou o processo de industrialização, com a Revolução Industrial na Inglaterra no século XIX; além desses fazem parte dessa região República da Irlanda, banhada pelo atlântico; países que mantêm relação direta com o Atlântico através do mar do Norte: Países Baixos, Bélgica; e os países sem saída para o mar, mas que estão direta ou indiretamente vinculados ao Ocidente (Áustria, Suíça, Luxemburgo e Liechtenstein).

Europa Setentrional: região que engloba a Noruega e a Suécia, localizadas

na península Escandinava, além da Finlândia, Islândia e Dinamarca; abrange também a Estônia, Letônia e Lituânia, que a partir de 1990 se tornaram independentes da então União Soviética. A inclusão desses países na região justifica-se por motivos económicos e pela sua proximidade étnica e cultural com os finlandeses. A economia desses países se destaca pela exploração madeireira das Florestas de Coníferas e pela pesca;

Europa Centro-Oriental: É formada pelo conjunto dos antigos países socialistas do

Leste:

Polónia, RepúblicaCheca, Eslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária, Albânia, Sérvia, Montenegro, Kosovo, Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina e Macedônia - e pelas repúblicas que constituíam a antiga União Soviética, em sua parte europeia: Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Geórgia, Arménia, Azerbaijão e Rússia Eu ropeia. Na região central, estão as economias mais industrializadas, como a República Tcheca e a Polônia. Na parte mais oriental, estão parte dos países que formaram, com a Rússia, a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), bloco que surgiu após o fim da União Soviética;

(8)

7 Europa Mediterrânea ou Meridional: engloba três penínsulas: a Ibérica, a Itálica e a

Balcânica. Compreende os países situados no sul do continente, quase todos

banhados pelo mar

Mediterrâneo: Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Turquia europeia, além de vários microestados - Vaticano, São Marinho, Mônaco, Malta e Andorra. Na região, formaram-se civilizações como a grega e a romana, cujas ruínas atraem milhares de turistas do mundo inteiro. A atividade agrícola ainda é forte nessa região. O país com melhores índices econômicos é a Itália.

Aspectos geopolíticos

A regionalização antes e, principalmente, depois da Segunda Guerra Mundial gerou uma fronteira abstrata, isso significa o surgimento de uma barreira ideológica entre dois grupos de países que compõem o mesmo continente, de um lado os aliados dos Estados Unidos (capitalista) e do outro lado os que apoiam a União Soviética (socialista), consolidando de vez a Europa Ocidental e Oriental.

Com o declínio da URSS, e também do socialismo, surgiram diversas repúblicas autônomas que compunham o território soviético, no entanto, a independência não garantiu uma inserção eficaz na economia de mercado provenientes da herança do sistema produtivo da economia planificada que vigorava na URSS, que não conseguiu acompanhar as outras economias. Dessa forma há uma grande desigualdade socioeconômica entre a Europa do Leste (oriental) e do Oeste (ocidental).

Atividades (aula 2)

5. Cite e explique dois problemas ambientais enfrentados pela Europa.

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(9)

6. Quais estratégias os países europeus têm criado para diminuir os problemas ambientais? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 7. Quais as formas de se regionalizar o espaço europeu?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 8. Quais os países europeus com maior destaque econômico?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Aula 3

CARACTERÍSTICAS DEMOGRÁFICAS

A Europa tem mais de 740 milhões de habitantes distribuídos de maneira irregular pelo território. Na porção centro - ocidental, a densidade demográfica é bastante elevada. A maior parte da população está concentrada nas cidades. Em áreas de clima de alta montanha ou próximas às regiões polares, há vazios demográficos.

Nas últimas décadas, a Europa tem apresentado baixos níveis de crescimento populacional em decorrência da queda da taxa de natalidade, cujas principais causas são a inserção da mulher no mercado de trabalho, o aumento das despesas para a criação dos filhos e o planejamento familiar facilitado pelos meios contraceptivos.

A expectativa de vida da população europeia está acima dos 75 anos; melhorias nas condições de saúde e no saneamento básico reduzem as taxas de mortalidade. Em alguns países, como Itália, a população de idosos é superior à de jovens. O aumento da expectativa de vida tem exercido grande pressão nos sistemas de seguridade social e de saúde, levando os governos europeus a rever suas políticas públicas.

Atualmente, o crescimento vegetativo europeu é negativo, porém o crescimento populacional se mantém relativamente estável graças à imigração.

A EUROPA E OS FLUXOS MIGRATÓRIOS

Até a primeira metade do século XX, milhões de europeus saíram do continente. Depois da Segunda Guerra Mundial, o fluxo começou a se inverter.

Dados da ONU mostram que cerca de 76 milhões de imigrantes vivem na Europa atualmente, principalmente em decorrência da crise socioeconômica em países como os do Norte da África e os da América Latina.

Apesar da recessão provocada pela crise econômica mundial iniciada em 2008, a Europa continuou a atrair imigrantes em busca de melhores oportunidades de emprego e salários, além de acesso a serviços públicos de saúde e educação oferecidos pelos governos.

(10)

9 As causas da imigração

Na Europa, há necessidade de mão de obra para executar determinados tipos de trabalho, e alguns países, sobretudo a França e o Reino Unido, atraem jovens nascidos em seus antigos territórios coloniais. Além de emprego, esses imigrantes procuram especialização profissional em universidades e institutos tecnológicos.

No continente europeu, ocorrem migrações de um país para outro, principalmente do Leste da Europa para a Europa Ocidental. Esses movimentos migratórios são resultantes das desigualdades econômicas entre as duas regiões.

Perseguições políticas, conflitos étnicos e guerras também motivam a entrada de imigrantes na Europa. Em geral, essas pessoas ingressam como refugiados nos países de destino.

Desde o início do conflito na Síria, em 2011, o número de refugiados na Europa cresceu muito.

(11)

A imigração ilegal

Milhares de imigrantes ilegais entram na Europa todos os anos. Essa situação representa um problema para os governos europeus, que buscam combater a entrada e a permanência dessa população em seus territórios sem a permissão oficial do Estado.

Os governos europeus têm uma política de imigração restritiva, mas não são capazes de conter o grande fluxo de estrangeiros que entram clandestinamente em seus países.

A restrição, muitas vezes, é justificada pelo fato de os países europeus não terem condições estruturais e econômicas para comportar a grande quantidade de imigrantes.

Depois de entrar na Europa, muitos imigrantes ilegais vão trabalhar em locais cuja fiscalização é pouco rigorosa ou que exigem baixa qualificação profissional, como o setor informal da economia e a construção civil. Grande parte desses trabalhadores habita as periferias das metrópoles, onde a moradia costuma ser mais barata.

Xenofobia e racismo

Com a redução do crescimento vegetativo, a Europa tem cada vez menos mão de obra disponível. Apesar disso, vários governos europeus tentam diminuir a entrada de imigrantes em seus países. A atual situação econômica do continente tem favorecido discursos nacionalistas e o surgimento de movimentos xenófobos e racistas.

Atividades (aula 3)

9. Quais as causas da queda da taxa de natalidade na Europa?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 10. Explique por que há grande fluxo migratório para os países europeus.

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Observe os gráficos dessa aula para responder as questões abaixo.

11. Quais os três países que mais pediram asilo na Europa em 2017?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 12. Qual pais europeu que mais recebeu pedidos de asilo em 2015?

___________________________________________________________________ 13. Explique a charge abaixo

(12)

11 ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Aula 4

União Europeia

A União Europeia (UE) é um bloco formado por 28 países integrados economicamente, com atuação conjunta em diversas ações políticas e livre circulação de mercadorias e pessoas. Apesar da crise financeira, social e política que alguns de seus países-membros enfrentaram, principalmente desde 2008, esse bloco representa uma poderosa força econômica e política no cenário mundial. Países integrantes da UE com economias mais frágeis e que haviam recebido pesados investimentos externos, como Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha, viram-se em sérias dificuldades para honrar seus compromissos financeiros. A instabilidade econômica criada gerou incertezas sobre a permanência de alguns desses países no bloco e sobre a coesão da própria União Europeia. Algumas dessas economias já se recuperaram ou estão em recuperação.

Em junho de 2016, o Reino Unido realizou um plebiscito para decidir se continuaria na União Europeia. O episódio ficou conhecido como Brexit, que vem das palavras em inglês Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída). Com 52% dos votos, a população britânica optou pela saída da UE.

Para ingressar no bloco, os candidatos precisam atender a três condições básicas: ter uma economia desenvolvida, manter um regime político democrático que respeite os direitos humanos e aceitar a legislação da UE.

(13)

POLÍTICAS SOCIAIS DA UNIÃO EUROPEIA

Os países-membros da União Europeia desenvolveram um sistema de proteção social que, apesar de questionado por seu elevado custo, tem garantido aos cidadãos um padrão de vida elevado e diminuído as desigualdades sociais nesses países.

O Estado de bem-estar social

Alguns países europeus desenvolveram um sistema de proteção social conhecido como "Estado de bem-estar social" (Welfare State). Outras denominações são "Estado- previdência" e "Estado social de direito". Seguro-desemprego, previdência social, sistemas públicos de saúde e educação eficientes, crédito acessível para a compra de imóveis, atendimento a pessoas idosas e políticas de integração de pessoas com deficiência são exemplos das políticas de proteção social típicas desses países.

As despesas com a previdência social são pagas pelas administrações públicas, por empresas e também por cotas individuais e familiares. O maior montante é destinado a aposentadorias e despesas sanitárias e educativas. Com as altas taxas de desemprego atuais, os países europeus que adotam esse sistema têm empreendido esforços para assegurar maior assistência aos desempregados. Outro tipo de proteção social praticado é o rendimento mínimo garantido aos cidadãos mais desfavorecidos, proporcionando- lhes condições de vida minimamente dignas.

A crise do modelo social europeu

(14)

13

mais, e não nascem crianças em número suficiente para equilibrar o crescimento vegetativo.

Desse modo, os governos são obrigados a destinar mais recursos aos gastos sociais, e as receitas da previdência social diminuem. As elevadas taxas de desemprego dificultam a adoção de políticas mais favoráveis à imigração. Os imigrantes que entram na UE muitas vezes são forçados a viver na clandestinidade.

Sugestão para o estudante:

EU, Daniel Blake. Direção: Ken Loach. Reino Unido, 2016. Duração: 100 min.

Este filme mostra a história de Daniel Blake, um operário inglês que busca receber benefícios do governo por estar afastado do trabalho

por questões de saúde. Porém, a burocracia e os problemas da exclusão digital o impedem de conseguir os benefícios.

Prioridades das políticas sociais

Entre as preocupações sociais europeias, há duas de grande impacto para a população: o desemprego e a falta de segurança.

Desemprego

Assim como as demais regiões desenvolvidas do mundo capitalista, os países da Europa Ocidental vivem um intenso processo de incorporação de novas tecnologias em praticamente todos os setores de atividade econômica. Esse processo gera demanda de investimentos em equipamentos e tecnologia por parte das empresas e agrava o desemprego.

A pressão da população sobre autoridades e empresas públicas para diminuir o desemprego nos países europeus é muito grande (observe a fotografia a seguir).

Manifestantes protestam contra o congelamento de salários de servidores públicos e a proposta de extinguir cerca de 120 mil empregos públicos, em Paris,

França (2017). CRISE NA UNIÃO EUROPEIA

Na segunda década do século XXI, uma série de problemas socioeconômicos ainda atingia alguns países europeus, em especial da União Europeia. A crise financeira de 2008, o endividamento de muitas economias da UE e a discrepância entre os graus de desenvolvimento econômico e humano dos países da Zona do Euro haviam deixado Estados à beira da falência.

(15)

Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha, grandes captadores de empréstimos, foram afetados, mas, graças a eficientes medidas econômico-sociais boa parte desses países se recuperou ou está em recuperação. É o caso de Portugal, que investiu fortemente no setor de turismo, entre outras medidas. A instabilidade financeira gerou incertezas sobre a permanência de alguns desses países no bloco, como você viu no início deste Capítulo.

O risco de pobreza

O risco de pobreza é um indicador que reflete a exclusão social, utilizado na União Europeia para fins estatísticos.

Consideram-se em risco de pobreza as pessoas que recebem mensalmente menos de 60% do rendimento médio mensal per capita do país onde vivem. Em 2015, 23,7% da população da UE se encontravam em risco de pobreza ou de exclusão social. Observe o mapa a seguir.

Atividade (aula 4)

14. O que é a União Europeia?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 15. O que é o “estado de bem-estar social” criado pelos países europeus?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(16)

15

16. Qual a causa do desemprego na Europa?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 17. Relacione o mapa da regionalização europeia com o mapa do risco de pobreza e indique quais as regiões que se localizam os países que possuem maior risco.

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Aula 5

Pesquise e depois produza um texto no seu caderno versando sobre a pandemia do Corona vírus na Europa.

Referências

Documentos relacionados

Pleiteia concessão da tutela provisória antecipada de urgência para que esse Douto Juízo determine com a suspensão da validade do §5º acrescentado ao artigo 4º, da Deliberação

O MBNet baseia-se na associação do cartão a um código secreto específico (identificação MBNet), válido apenas para uma única operação. O código referido no número

Fale com o seu médico imediatamente se tiver sintomas como pressão ou dor no peito, dor nos braços, costas, pescoço ou maxilar, falta de ar, dormência ou fraqueza num dos lados

Assim como certos seres humanos, por meio da meditação, da disciplina e do serviço, inquestionavelmente fizeram contato com suas próprias almas e, em consequência, podem se

6rsios Participantes SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL.. ) Prefeitura Municipal de ltamb. PLANO PLURIANUAL

A gamma radiation assessment has been made in quarry samples of the Braga granite with different weathering degree, in order to assess radiation risks in historical

«Na sequência dos santos Padres, ensinamos unanimemente que se confesse um só e mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, igualmente perfeito na divindade e perfeito na

6.4 - INFORMAMOS AINDA, QUE ATÉ A DATA DO LEILÃO AS AVALIAÇÕES (LANCE MÍNIMO) PODERÃO SER REAJUSTADAS, PARA MAIS OU PARA MENOS, SEM QUE ISSO GERE DIREITO A TERCEIROS.. OS