• Nenhum resultado encontrado

Noções de Informática. Prof. Kátia Quadros Aula. Prof. Kátia Quadros

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Noções de Informática. Prof. Kátia Quadros Aula. Prof. Kátia Quadros"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

Noções de

Informática

Prof. Kátia Quadros

w

ww.concurseir

o24ho

ra

s.com

.br

01

01

(2)

AULA INAUGURAL

1. OBSERVAÇÕES INICIAIS ... 3

2. MICROSOFT OFFICE: EXCEL 2010– PARTE 1 ... 6

3. QUESTÕES COM COMENTÁRIOS ... 20

4. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 26

Tópicos da aula de hoje: Planilhas Eletrônicas – Microsoft Excel 2010 – Parte 1

Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º

9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá

outras providências.

Rateio é crime!!! Valorize o trabalho do professor e adquira o curso de forma honesta,

(3)

1. Observações Iniciais

Olá aluno do Concurseiro 24 horas

Meu nome é Kátia Quadros e sou formada em Processamento de Dados, e especialista em Desenvolvimento Web. Trabalho com desenvolvimento e ministro aulas desde o ano de 1998. Como professora de informática para concursos públicos, trabalho desde 2008. Trabalho em cursinhos presenciais em Curitiba e também em cursinhos on line.

Hoje começamos a estudar informática voltada para o concurso TRE – ACRE, banca AOCP.

Já trabalhei anteriormente com essa banca e posso dizer que apesar de pequena e pouco conhecida é banca tranquila no quesito informática. As questões não são tão complicadas. O examinador mostra que veio exigir conhecimento nível usuário, salvo poucas questões que não se encaixam nesse perfil. Resumindo: gosto muito de trabalhar com essa banca.

Como estudar informática? Questão recorrente dos meus alunos. Eu indico estudar a teoria junto ao material didático e seu computador. Tenha acesso a todos os softwares solicitados no edital. Depois resolva questões, preferencialmente da banca, sem o computador. Utilize-o caso permaneçam dúvidas.

No final de cada aula, convido você para resolver questões e consolidar seu conhecimento. Vamos utilizar a banca AOCP e outras com cobranças de conteúdo e nível parecidos.

Também teremos questões comentadas em vídeo.

Serão 6 aulas de teoria e questões. Ao final da sexta aula, teremos resolvido mais de 300 questões. Ufaaaaa... E ainda tem mais: Se você quiser um vídeo explicativo de alguma questão do curso, basta pedir através do meu e-mail e farei uma aula 7.

Leia o edital, esse é o primeiro passo que você deve dar.

O segundo é ter um cronograma de estudo e segui-lo fielmente. Tenha seus horários de lazer. E estude! Não engane você mesmo, aproveite cada minuto. Se há algum segredo, é esse: estudar! Você já reparou que na vida não temos a escolha de desistir? Se desistirmos de um objetivo não avançamos na vida, ficamos frustrados e apenas sobrevivemos. Não temos escolha: temos que persistir até conseguirmos. Ter o bom senso de até onde podemos ir e a ética de não passar por cima de ninguém. O resto é luta! É cair e levantar. Não é matar um leão todos os dias, mas abraçar o seu leão, ficar amigo dele. Se o seu leão é a banca AOCP, conheça-a, ame-a, esteja com ela todos os dias, todas as horas do dia que puder e torne-se seu amigo.

(4)

Nosso cronograma de aulas:

Aula Data

Aula Inaugural

Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc). Parte 1

01/06

Aula 2

Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc). Parte 2

07/06

Aula 3

Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer).

12/06

Aula 4

Sistemas Operacionais: introdução, história e conceitos básicos, gerenciamento de memória. Linux. Windows.

Ambientes operacionais: Windows XP Profissional.

16/06

Aula 5

Conceitos e fundamentos básicos.

Conceitos fundamentais sobre processamento de dados. Representação e armazenamento de informação. Organização lógica e física de arquivos. Métodos de acesso. Conceito e funções dos principais softwares básicos e aplicativos.

Hardware (memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs) e software (compactador de arquivos, chat, clientes de e-mails, gerenciador de processos).

23/06

Aula 6

Bancos de dados.

Internet, intranet e extranet. Browsers: Internet Explorer, Mozilla. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet, busca e pesquisa na Web.

30/06

(5)

A maioria das questões é acerca das funções, sabemos disso, mas vale lembrar que alguns botões ou funcionalidades também são cobrados. Fique atento! Estarei o tempo todo lembrando você disso!

A aula de hoje é inaugural, nesse caso, apenas parte do conteúdo será abordado. Na Aula 2 daremos sequência ao Excel 2010, veremos as versões 2007 e 2013 e ainda o BR Office...ufffaaa. E não acaba ainda... Vamos resolveremos mais questões, claro.

Comentário sobre o edital em vídeo:

http://migre.me/q5N0c Data da prova: 26 de julho.

Tenho um perfil no facebook e você está convidado para ser meu amigo. Lá disponho de questões comentadas e dicas. Caso tenha dúvidas, pode me procurar no mesmo canal ou através do e-mail:

kquadros@gmail.com. Aguardo você.

Facebook: https://www.facebook.com/profkatiaquadros Facebook: https://www.facebook.com/profkatiaquadros

(6)

2. Microsoft Office: Excel 2010– Parte 1

Algumas dicas em vídeo aula referentes à esta aula podem ser acessadas através do link: http://migre.me/oavqt

Segundo a Microsoft, o Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho (um conjunto de planilhas) para analisar dados e tomar decisões Especificamente, você pode usar o Excel para acompanhar dados, criar modelos de análise de dados, criar fórmulas para fazer cálculos desses dados, organizar dinamicamente os dados de várias maneiras e apresentá-los em diversos tipos de gráficos profissionais.

Conhecendo as Características do MS-Excel

Planilha Eletrônica

Sistema composto de 1.048.576 linhas e 16.384 colunas

Facilidade em manter diversas pastas de trabalho abertas simultaneamente.

Pastas de trabalho abertas: Limitado pela memória disponível e pelos recursos do sistema (o padrão é 3 folhas).

Intervalo de zoom: 10 por cento a 400 por cento. Extensão: .xlsx

(7)

Nesta aula inaugural, vamos focar nas principais funções do Excel cobradas em provas de concurso. Durante o curso, estudaremos outros conceitos acerca do Excel como as Guias, por exemplo, ou outros recursos, como Alça de Preenchimento.

O tema escolhido para a aula inaugural foi devido a grande incidência de questões acerca das funções do Excel. Você precisa saber todas elas.

A UTILIZAÇÃO DE FÓRMULAS

Inserindo Fórmulas para fazer Cálculos

A planilha do Excel reconhece um cálculo ou fórmula quando se inicializa a célula com o sinal de igual (=). Além do sinal de = uma fórmula também pode ser precedida por: + (mais) ou - (menos).

Assim, é possível, por exemplo, somar em uma célula C3, o valor de uma célula A3 mais o valor de uma célula B3, como também, pode-se, multiplicar, dividir, subtrair ou inserir outras fórmulas.

Digite um valor na célula A3 e outro na célula B3, e na célula C3 digite = .

Selecione a célula A3, digite o sinal de +, selecione a célula B3 e pressione ENTER. Temos o resultado na célula e a função utilizada na Barra de fórmulas. Observe!

Outras formas:

= 100+100

(8)

=A3;C3 -> Nesse caso o sinal “;” indica que o excel deverá utilizar as células A3 e B3.

Ou, use o botão Auto Soma após selecionar os valores desejados. Calma que já vamos falar mais sobre esse botão.

Operadores

Os operadores especificam o tipo de cálculo que você deseja efetuar nos elementos de uma fórmula. Há uma ordem padrão na qual os cálculos ocorrem, mas você pode alterar essa ordem utilizando parênteses.

(9)

É importante ressaltar que o Excel trabalha com os parênteses, quando se pretende fazer vários cálculos em uma mesma célula, a fim de priorizar aqueles que devem ser realizados primeiramente.

Então, se para uma célula D5, deseja-se calcular:

1. a soma de B1 com C3

2. multiplicado pelo valor da célula F5 e, por último divido por 3

é preciso montar a seguinte fórmula, na célula D5:

(10)

Referências

Uma referência identifica uma célula ou um intervalo de células numa planilha e indica ao Microsoft Excel onde pode fazer a procura de valores ou dados que pretende utilizar numa fórmula. Com as referências, podem-se utilizar dados contidos em diferentes partes de uma planilha, numa fórmula ou pode-se utilizar o valor de uma célula em várias fórmulas. Também se pode fazer referência a outras planilhas na mesma pasta de trabalho e para outras pastas de trabalho. As referências a células de outras pastas de trabalho são denominadas vínculos.

Dois Pontos (:) Utilizado para fazer referência de um intervalo de endereço de células em uma função.

Ponto e vírgula (;) Serve para separar argumentos de uma função. =Soma(A1:A5;C3)

Referência à outra planilha: No exemplo a seguir, a função de planilha MÉDIA calcula o valor médio do intervalo B1:B10 na planilha denominada Marketing na mesma pasta de trabalho.

(11)

Muito importante!

Observe que o nome da planilha e um ponto de exclamação (!) precedem a referência de intervalo.

Observe a função, no exemplo a função média, depois, entre parênteses observe o nome da planilha, o ponto de exclamação e por último o intervalo de células.

Referência para outra pasta de trabalho:

=[pasta1]plan2!A1

No qual =[pasta1] refere-se ao nome do arquivo Plan2! Refere-se a planilha e

A1 refere-se à célula.

FUNÇÔES

Funções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores específicos, denominados argumentos, em uma determinada ordem ou estrutura. As funções podem ser usadas para executar cálculos simples ou complexos.

(12)

Soma =SOMA(arg1;arg2;...;arg30) Exemplos: =soma(a1:a5) =soma(a1:a5;5) =soma(a3;5;c1:c20) Média =MÉDIA(arg1;arg2;...;arg30) Exemplos: =média(a1:a5) =média(a1:a5;6) =média(a3;2;c1:c10)

(13)

Máximo

=MÁXIMO(arg1;arg2;...arg30)

Exemplos: =máximo(c1:c10) =máximo(c1:c10;3)

Mostra o Maior valor no intervalo

Mínimo

=MÍNIMO(arg1;arg2;...arg30)

Exemplos: =mínimo(c1:c10) =mínimo(c1:c10;3)

Mostra o Menor valor no intervalo

Raiz

Retorna a raiz quadrada de um número positivo passado como argumento.

(14)

=RAIZ(argumento) Exemplos: =raiz(c1) =raiz(9) INT =INT(a2) =INT(c4*b4)

Usamos para arredondar um número com casas decimais para o inteiro, descartando as casas decimais.

Cont.se

=CONT.SE(intervalo;condição)

Exemplos:

=cont.se(c3:c8;”>=2”) =cont.se(c3:c8;a2)

(15)

Perceba que no exemplo queremos que o Excel conte o número de células que contenham o valor referido em C4 (condição), ou seja, o valor 5. As células que o Excel deve procurar e contar esse valor são as células C3 até C8 (intervalo). Nesse caso temos o resultado 2.

Cont.núm

=CONT.NÚM(intervalo)

No exemplo, de C3 até C8 existem apenas 4 números. O Excel entende data como número.

Conta quantas células contêm números.

Cont.valores

=CONT.VALORES(intervalo)

Conta o número de células que não estão vazias em um intervalo.

(16)

Somase

=SOMASE(intervalo;condição)

Exemplo:

=somase(c1:c10;”>=5”)

Nesse caso, o Excel realizará a soma apenas das células no intervalo C1 até C10 que contenham valores iguais ou maiores que 5. Outros números são ignorados.

Realiza a soma de todos os valores de um intervalo que satisfazem uma determinada condição.

A função SOMASE pode assumir a seguinte sintaxe:

SOMASE(intervalo, critérios, [intervalo_soma]) Veja o exemplo, nesta questão:

(17)

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o resultado gerado pela fórmula =SOMASE(A1:A5; “>15”;B1:B5). a) 0 b) 21 c) 32 d) 72 e) 95

Veja o resultado diretamente em uma planilha do Excel:

Agora vamos entender este resultado!

=SOMASE(A1:A5; “>15”;B1:B5)

A função Somase, neste caso em que tenho o intervalo da soma definido, irá fazer com que o Excel selecione o intervalo indicado: A1:A5, obedeça a condição que é: >15, mas some os valores que constam nas células correspondentes: B1:B5.

Então o Excel irá somar os valores 5, 7 e 9, pois esses valores estão no intervalo B1:B5 e correspondem aos valores 23, 32 e 17 que estão no intervalo A1:A5 e que obedecem a condição: ser >5.

(18)

Retorna valores diferentes dependendo do resultado de uma expressão.

É usada para testar condições, ou seja, se a condição especificada equivaler à verdadeira e a outra se equivaler a falsa.

=SE(teste_lógico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso)

Você deve pensar na função “SE” como uma pergunta que só pode ter duas respostas. A primeira resposta será sempre SIM e a segunda sempre NÃO. Essa maneira de pensar resolve qualquer questão que envolva essa função.

Então o “SE” funciona como todos os “SEs” da nossa vida: SE chover não vou à praia, SE eu tiver dinheiro vou à festa, SE eu tiver média final igual ou maior que 7,0 sou aprovado no colégio. Sim, SE você estudar com certeza vai passar no concurso! É lógica pura!

No exemplo abaixo temos um boletim escolar, onde o aluno que tiver nota igual ou maior a 7,0 será aprovado, senão será reprovado.

(19)

=SE -> aqui tenho a função

A função SE é uma pergunta com duas possíveis respostas: SIM ou Não:

F7>=7 -> Aqui tenho a pergunta: F7 é igual ou maior a 7?

Então vou até a célula F7 e olho seu conteúdo. Percebo que ela contém

a média 8,0. Logo, 8,0 é maior que 7; então eu respondo a pergunta que fiz acima com SIM.

Quando respondo SIM à pergunta (condição), o Excel mostra a resposta especificada na função que está logo após o “;”, neste caso a palavra “Aprovado”.

Quando respondo NÃO à pergunta, o Excel mostra a segunda resposta especificada na função, após o “;”, neste caso a palavra “Reprovado”.

Observe sempre que estou me referindo aos “;” da função do SE, pois podemos ter funções aninhadas, uma função média dentro da função SE e a função média pode ter “;” também.

Então, professora, quer dizer que sobre a célula F9 que contém o valor 3,8 (coitado desse aluno), o Excel mostrará a segunda resposta? Exatamente! Ele foi Reprovado.

Sugiro prestar atenção e estudar muito a função “SE”, pois é amplamente cobrada em provas! Ainda vamos continuar estudando outras funções do Excel nas próximas aulas. Não, ainda não acabou! Ainda temos funções importantes como Se aninhado, funções aninhadas, funções de data, dentre outras.

(20)

Não esqueça: A maioria das funções são exatamente iguais em qualquer versão do Excel ou do Calc.

Espero que você tenha assimilado todo esse conhecimento. Espero que a cada dia você possa assimilar mais.

Estaremos juntos nas próximas semanas visando gabaritar informática na prova do TRE – Acre. Agora, vamos treinar!!! Hoje, aula inaugural, apenas 10 questões. Daremos continuidade ao assunto e resolveremos muito mais questões na aula 2.

Bons estudos!

3. Questões com comentários

1) (AOCP – 2012 – BRDE) Utilizando o Microsoft Excel 2003, instalado em um sistema operacional Windows XP professional, instalação padrão português Brasil, considere que as células estão populadas da seguinte forma: Célula A1 = 1, célula B1 = 5, célula C1 = 5, célula D1 = 5. Qual das alternativas abaixo apresenta as fórmulas corretas para que o valor da célula E1 seja igual a 4 e o valor da célula F1 seja igual a 5?

a) Célula E1 =SOMA(A1:D1), célula F1 =MOD(A1:E1). b) Célula E1 =MÉDIA(A1:D1), célula F1 =MODO(A1:E1). c) Célula E1 =MED(A1:D1), célula F1 =MODA(A1:E1). d) Célula E1 =MED(A1:D1), célula F1 =MOD(A1:E1). e) Célula E1 =MÉDIA(A1:D1), célula F1 =MOD(A1:E1). Comentários: Célula E1 =MÉDIA(A1:D1) => (1+5+5+5)/4 = 4

Célula F1 =MODO(A1:E1) => A função MODO retorna o valor mais repetitivo no intervalo. Gabarito: Letra B.

(21)

2) (AOCP – 2009 – Câmara Municipal de Maringá) Utilizando a planilha eletrônica Microsoft Office Excel, instalação padrão, português Brasil, relacione as colunas e assinale a alternativa correta.

I – SE

II – SOMASE III – SOMA IV – MÉDIA

(__) Soma todos os números em um intervalo de células.

(__) Verifica se uma condição foi satisfeita e retorna um valor se for VERDADEIRO e retorna um outro valor se for FALSO.

(__) Retorna a média (aritmética) dos argumentos que podem ser números ou nomes, matrizes ou referências que contêm números.

(__) Adiciona as células especificadas por um determinado critério ou condição. (A) III – I – IV – II.

(B) II – I – IV – III. (C) IV – II – I – III. (D) III – IV – I – II. (E) I – II – IV – III.

Soma todos os números em um intervalo de células.

Comentários: I – SE -> Verifica se uma condição foi satisfeita e retorna um valor

se for VERDADEIRO e retorna um outro valor se for FALSO.

II – SOMASE -> Adiciona as células especificadas por um determinado critério

ou condição.

III – SOMA -> Soma todos os números em um intervalo de células.

IV – MÉDIA -> Retorna a média (aritmética) dos argumentos que podem ser

números ou nomes, matrizes ou referências que contêm números.

Gabarito: Letra C.

3) (AOCP – 2012 – SECAD/TO) Considerando a planilha eletrônica Microsoft Excel 2010 – instalação padrão português - Brasil, assinale a alternativa que apresenta qual cálculo será executado pela fórmula =CONT.SE(A3:C4;”>=10”)

(A) Soma dos valores contidos nas células A3 e C4.

(22)

(C) Soma dos valores maiores do que 10 que estejam nas células A3, B3, C3, A4, B4 e C4.

(D) Contagem da quantidade de células que estejam entre as células A3 e C4. (E) Contagem das células que estejam entre o intervalo de (A3:C4) e que contenham valores maiores ou iguais a 10.

Comentários: Conforme estudamos nessa aula, a função CONT.SE conta a quantidade de células de um intervalo que satisfaçam determinada condição.

Gabarito: Letra E.

4) A figura a seguir ilustra uma planilha do Microsoft Excel 2010 (instalação padrão, Português – Brasil):

Assinale a alternativa que apresenta o valor obtido ao ser inserido na célula E2 a fórmula =A2+C2/B2*D2 apresenta

(A) 52 (B) 105 (C) 120 (D) 520 (E) 116

Comentários: Cobrança simples! Prioridade de operadores e operadores. =A2+C2/B2*D2

Resolvo primeiro divisão ou multiplicação: =100+4/2*10 -> =120 Gabarito: Letra C.

5) (AOCP – 2010 – UFPel) Assinale a alternativa correta sobre a utilização do atalho “ctrl+b” no Microsoft Office Excel 2007, no sistema operacional Windows XP Professional, assinale a alternativa correta.

Obs.: Utilizando instalação e configuração padrão (Português Brasil). A utilização do caractere + é usada apenas para interpretação.

(23)

(B) Aciona a função mesclar nas células selecionadas.

(C) Bloqueia a alteração do conteúdo da célula selecionada.

(D) Salva o documento atual ou, caso o documento ainda não esteja salvo pela primeira vez, irá abrir a janela “Salvar como”.

Comentários: No Microsoft Office, o atalho “ctrl+b” é utilizado para SALVAR o documento atual, ou no Excel, melhor dizendo, a pasta de trabalho atual.

Gabarito: Letra D.

6) (AOCP – 2010 – UFPel) Sobre a utilização do atalho “shift+F11” em uma planilha aberta no Microsoft Office Excel 2007, no sistema operacional Windows XP Professional, assinale a alternativa correta.

Obs.: Utilizando instalação e configuração padrão

(Português Brasil). A utilização do caractere + é usada apenas para interpretação. (A) É utilizado para navegar entre as planilhas do arquivo atual.

(B) É utilizado para editar a célula ativa e posiciona o ponto de inserção no fim do conteúdo da célula.

(C) É utilizado para inserir uma nova planilha no arquivo atual.

(D) É utilizado para copiar o valor da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas.

Comentários: O atalho “shift+F11” é utilizado para inserir uma nova planilha na pasta de trabalho atual.

Gabarito: Letra C.

7) (AOCP – 2010 – Caixa/RS) Uma escola está organizando um torneio de xadrez, e para participar do mesmo, o aluno deve ter idade maior que 15 anos e média maior ou igual 75. A escola está utilizando para organizar os dados a planilha do Microsoft Excel 2003 instalado no sistema operacional Windows XP instalação padrão português Brasil, e organizando os dados da seguinte forma: Na coluna A está o nome do aluno, na coluna B está a idade do aluno, na coluna C está a média do aluno, e na coluna E está a situação se ele poderá competir ou não. Qual das alternativas abaixo representa a fórmula que inserimos na coluna E para sabermos se o aluno poderá ou não participar do torneio?

(24)

(C) =SE(E(B2>15;C2>=75);”Poderá competir”;”Não poderá competir”) (D) =SE(E(B2>15;C2>75);”Poderá competir”;”Não poderá competir”) (E) =SE(E(B2>15:C2>=75);”Poderá competir”;”Não poderá competir”) Comentários: Idade na coluna B.

Média na coluna C.

Condição: Idade maior que 15 anos => B>15 Média maior ou igual 75 => C>=75

Logo: A condição será B2>15 e C2>=75

Se observarmos as alternativas, vamos excluir de cara a B, pois faltou o = antes do 75. Vamos excluir a alternativa D pelo mesmo motivo. Vamos excluir a alternativa E também, pois ela usa a referência : e não ;, como deve ser. Sobraram alternativas A e C.

Para utilizar duas condições, e que essas duas condições sejam atendidas, precisamos da FUNÇÃO “E”. Teste essa questão diretamente no Excel.

Comentário em vídeo: http://migre.me/q6rJ4 Gabarito: Letra C.

8) (AOCP – 2010 – Caixa/RS) Utilizando o Microsoft Excel 2003 instalado no sistema operacional Windows XP instalação padrão português Brasil. Qual das alternativas abaixo representa a fórmula correta para calcularmos a média entre os valores das células A1,B1,C1?

(A) =MÉDIA(A1,C1) (B) =SOMA(A1+C1)/3 (C) =SOMA(A1+B1+C1/3) (D) =MÉDIA(C1)

(E) SOMA(A1+B1+C1)/3

Comentários: A média dos 3 valores contidos nas células se dá através de: =SOMA(A1+C1)/3

(25)

Gabarito: Letra B.

9) (AOCP – 2010 – Cabo De Santo Agostinho) Utilizando a planilha eletrônica Microsoft Office Excel 2003, instalação padrão, português Brasil, qual o resultado da função abaixo considerando os valores: A1 = 50, B1 = 20 e C1 = 30?

=SE(C1 >= A1; SOMA(B1:C1); SOMA(A1:C1)) (A) 50.

(B) 20. (C) 80. (D) 100. (E) 30.

Comentários: A condição para ser Verdadeira é C1 ser maior ou igual a A1. Não é. C1 = 30 e A1 = 50. Logo a resposta para a pergunta: C1 é maior ou igual A1? Será NÃO. Sendo assim, o Excel mostrará o que vem após o último “;” da função, ou seja: SOMA(A1:C1), que será 100.

Comentário em vídeo: http://migre.me/q6rtf Gabarito: Letra D.

10) (AOCP – 2013 – Prefeitura de Paranavaí) A figura a seguir ilustra uma planilha do Microsoft Excel 2010 (instalação padrão português – Brasil), baseado nesta planilha assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula =FATORIAL(A6) e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 120.

(B) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula =A4^C6 e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 100.

(C) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula

=SE(E(A4>A6;B4=B6);SOMA(A4:D6);MÉDIA(A4:D6)) e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 212.

(26)

(D) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula =SE(A4>A5;”MÉDIA GERAL”;”SOMA TOTAL”) e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 212.

(E) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula =MÁXIMO(A4:D6) e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 40.

Comentários: Novamente cobrança da função SE.

=SE(A4>A5;”MÉDIA GERAL”;”SOMA TOTAL”) e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 212. Nessa função, se A4 for maior que A5 o excel retornará MÉDIA GERAL, caso contrário retornará SOMA TOTAL.

Alternativa A: Retorna o fatorial do número 5. Correto. Alternativa B: ^é exponenciação. 102 = 100. Correto.

Alternativa C: Nessa função temos duas condições por causa da FUNÇÃO E.

Se A4>A6 e B4=B6 então o Excel mostrará a SOMA(A4:D6), caso contrário mostrará MÉDIA(A4:D6). A resposta é a soma de A4:D6 que é igual a 212. Correto.

Alternativa E: A função Máximo retorna o maior valor do intervalo. Correto. Comentário em vídeo: http://migre.me/q6rG3

Gabarito: Letra D.

4. Questões sem comentários

1) (AOCP – 2012 – BRDE) Utilizando o Microsoft Excel 2003, instalado em um sistema operacional Windows XP professional, instalação padrão português Brasil, considere que as células estão populadas da seguinte forma: Célula A1 = 1, célula B1 = 5, célula C1 = 5, célula D1 = 5. Qual das alternativas abaixo apresenta as fórmulas corretas para que o valor da célula E1 seja igual a 4 e o valor da célula F1 seja igual a 5?

a) Célula E1 =SOMA(A1:D1), célula F1 =MOD(A1:E1). b) Célula E1 =MÉDIA(A1:D1), célula F1 =MODO(A1:E1). c) Célula E1 =MED(A1:D1), célula F1 =MODA(A1:E1). d) Célula E1 =MED(A1:D1), célula F1 =MOD(A1:E1).

(27)

2) (AOCP – 2009 – Câmara Municipal de Maringá) Utilizando a planilha eletrônica Microsoft Office Excel, instalação padrão, português Brasil, relacione as colunas e assinale a alternativa correta. I – SE

II – SOMASE III – SOMA IV – MÉDIA

(__) Soma todos os números em um intervalo de células.

(__) Verifica se uma condição foi satisfeita e retorna um valor se for VERDADEIRO e retorna um outro valor se for FALSO.

(__) Retorna a média (aritmética) dos argumentos que podem ser números ou nomes, matrizes ou referências que contêm números.

(__) Adiciona as células especificadas por um determinado critério ou condição. (A) III – I – IV – II.

(B) II – I – IV – III. (C) IV – II – I – III. (D) III – IV – I – II. (E) I – II – IV – III.

3) (AOCP – 2012 – SECAD/TO) Considerando a planilha eletrônica Microsoft Excel 2010 – instalação padrão português - Brasil, assinale a alternativa que apresenta qual cálculo será executado pela fórmula =CONT.SE(A3:C4;”>=10”)

(A) Soma dos valores contidos nas células A3 e C4.

(B) Soma dos valores contidos nas células A3, B3, C3, A4, B4 e C4.

(C) Soma dos valores maiores do que 10 que estejam nas células A3, B3, C3, A4, B4 e C4. (D) Contagem da quantidade de células que estejam entre as células A3 e C4.

(E) Contagem das células que estejam entre o intervalo de (A3:C4) e que contenham valores maiores ou iguais a 10.

(28)

4) A figura a seguir ilustra uma planilha do Microsoft Excel 2010 (instalação padrão, Português – Brasil):

Assinale a alternativa que apresenta o valor obtido ao ser inserido na célula E2 a fórmula =A2+C2/B2*D2 apresenta (A) 52 (B) 105 (C) 120 (D) 520 (E) 116

5) (AOCP – 2010 – UFPel) Assinale a alternativa correta sobre a utilização do atalho “ctrl+b” no Microsoft Office Excel 2007, no sistema operacional Windows XP Professional, assinale a alternativa correta.

Obs.: Utilizando instalação e configuração padrão (Português Brasil). A utilização do caractere + é usada apenas para interpretação.

(A) Deixa o conteúdo da célula selecionada em “Negrito”. (B) Aciona a função mesclar nas células selecionadas.

(C) Bloqueia a alteração do conteúdo da célula selecionada.

(D) Salva o documento atual ou, caso o documento ainda não esteja salvo pela primeira vez, irá abrir a janela “Salvar como”.

6) (AOCP – 2010 – UFPel) Sobre a utilização do atalho “shift+F11” em uma planilha aberta no Microsoft Office Excel 2007, no sistema operacional Windows XP Professional, assinale a alternativa correta.

(29)

(A) É utilizado para navegar entre as planilhas do arquivo atual.

(B) É utilizado para editar a célula ativa e posiciona o ponto de inserção no fim do conteúdo da célula.

(C) É utilizado para inserir uma nova planilha no arquivo atual.

(D) É utilizado para copiar o valor da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas.

7) (AOCP – 2010 – Caixa/RS) Uma escola está organizando um torneio de xadrez, e para participar do mesmo, o aluno deve ter idade maior que 15 anos e média maior ou igual 75. A escola está utilizando para organizar os dados a planilha do Microsoft Excel 2003 instalado no sistema operacional Windows XP instalação padrão português Brasil, e organizando os dados da seguinte forma: Na coluna A está o nome do aluno, na coluna B está a idade do aluno, na coluna C está a média do aluno, e na coluna E está a situação se ele poderá competir ou não. Qual das alternativas abaixo representa a fórmula que inserimos na coluna E para sabermos se o aluno poderá ou não participar do torneio?

(A) =SE(B2>15;C2>=75);”Poderá competir”;”Não poderá competir” (B) =SE(B2>15;C2>75);”Poderá competir”;”Não poderá competir” (C) =SE(E(B2>15;C2>=75);”Poderá competir”;”Não poderá competir”) (D) =SE(E(B2>15;C2>75);”Poderá competir”;”Não poderá competir”) (E) =SE(E(B2>15:C2>=75);”Poderá competir”;”Não poderá competir”)

8) (AOCP – 2010 – Caixa/RS) Utilizando o Microsoft Excel 2003 instalado no sistema operacional Windows XP instalação padrão português Brasil. Qual das alternativas abaixo representa a fórmula correta para calcularmos a média entre os valores das células A1,B1,C1?

(A) =MÉDIA(A1,C1) (B) =SOMA(A1+C1)/3 (C) =SOMA(A1+B1+C1/3) (D) =MÉDIA(C1)

(30)

9) (AOCP – 2010 – Cabo De Santo Agostinho) Utilizando a planilha eletrônica Microsoft Office Excel 2003, instalação padrão, português Brasil, qual o resultado da função abaixo considerando os valores: A1 = 50, B1 = 20 e C1 = 30?

=SE(C1 >= A1; SOMA(B1:C1); SOMA(A1:C1)) (A) 50.

(B) 20. (C) 80. (D) 100. (E) 30.

10) (AOCP – 2013 – Prefeitura de Paranavaí) A figura a seguir ilustra uma planilha do Microsoft Excel 2010 (instalação padrão português – Brasil), baseado nesta planilha assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula =FATORIAL(A6) e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 120.

(B) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula =A4^C6 e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 100.

(C) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula

=SE(E(A4>A6;B4=B6);SOMA(A4:D6);MÉDIA(A4:D6)) e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 212.

(D) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula =SE(A4>A5;”MÉDIA GERAL”;”SOMA TOTAL”) e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 212.

(E) Ao clicar na célula E6, e digitar a fórmula =MÁXIMO(A4:D6) e pressionar a tecla ENTER retornará o valor 40.

Referências

Documentos relacionados

Os cookies e os dados do site são mantidos enquanto você está navegando, mas são excluídos quando você fecha o modo de navegação anônima....

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.. Este folheto

Para inserir uma planilha na pasta de trabalho, selecione uma das planilhas em cujo local você deseja que a nova seja inserida e utilize na guia Página Inicial, no grupo

Uma referência identifica uma célula ou um intervalo de células numa planilha e indica ao Microsoft Excel onde pode fazer a procura de valores ou dados que pretende utilizar

A função mais adequada para realizar tal operação de uma única vez é (A) Índice. Comentários: Questão bastante cobrada por todas as bancas: função Média. A mesma média

Observe a figura acima de uma planilha Excel.. A função mais adequada para realizar tal operação de uma única vez é.. PROGEPE) Os botões abaixo referem-se ao Microsoft Office

Como todos os medicamentos, Quetiapina Accord pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.. Se algum dos seguintes efeitos secundários

Para inserir os quadros de uma apresentação, basta que o usuário escolha o arquivo da apresentação, e todos os quadros da mesma serão inseridos. É importante ressaltar