• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA ACOMPANHAMENTO. ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA Relatório. Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova GONDOMAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA ACOMPANHAMENTO. ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA Relatório. Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova GONDOMAR"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA

ACOMPANHAMENTO

ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA

Relatório

Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova

G

ONDOMAR

(2)

Introdução

A Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), no âmbito das atividades que desenvolve, tem vindo a implementar metodologias de trabalho que fomentam a intervenção dos elementos da comunidade escolar na conceção e implementação de medidas que visam a melhoria do desempenho da escola e o consequente sucesso educativo das crianças e jovens que a frequentam.

A atividade Acompanhamento da Ação Educativa, inscrita nos sucessivos Planos de Atividades da IGEC, desde 2013, decorre das suas atribuições, especialmente as consignadas na alínea c) do n.º 2 do artigo 2.º do Decreto Regulamentar n.º 15/2012 de 27 de janeiro e desenvolve-se no respeito pela autonomia das escolas consignada no n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril.

Tem como objetivo promover nas escolas uma atuação estratégica para a resolução das suas dificuldades, a reflexão sobre as práticas pedagógicas e o trabalho colaborativo entre os docentes, tendo em vista o alcance de soluções pedagógicas e didáticas que contribuam para a qualidade das aprendizagens.

A atividade toma por referência algumas das ações/medidas de melhoria concebidas pelas escolas na sequência da avaliação externa e dos seus processos de autoavaliação (planos de melhoria), bem como as medidas contempladas noutros documentos orientadores, tais como os planos de ação estratégica, concebidos no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, ou os planos plurianuais de melhoria, no caso das escolas que integram o Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária.

Consagra, como metodologia de trabalho com as escolas, um acompanhamento regular, em momentos diferentes, ao longo do ano letivo, relativamente às estratégias por estas implementadas, com especial enfoque nos mecanismos internos de coordenação e supervisão pedagógica do trabalho docente.

Com esta atividade pretende-se:

1) Conhecer as áreas de intervenção que a escola elegeu como prioritárias;

2) Acompanhar e aprofundar ações/medidas de melhoria identificadas pela escola e explicitadas nos seus documentos orientadores, tendo em vista a superação das fragilidades diagnosticadas;

3) Suscitar a reflexão sobre o rigor – objetividade, pertinência, adequação, credibilidade, exequibilidade – e a eficácia das ações/medidas de melhoria privilegiadas;

4) Induzir a monitorização da execução e dos resultados das ações/medidas de melhoria implementadas;

5) Conhecer e questionar as práticas de coordenação e supervisão implementadas, promovendo o trabalho colaborativo, no âmbito da gestão do currículo;

(3)

6) Incentivar a implementação de estratégias sustentadas na regular supervisão do trabalho dos docentes por parte dos coordenadores de departamento.

Este relatório deve ser objeto de debate por toda a comunidade escolar.

Identificação das escolas/agrupamentos

Código DGAE: 152018

ATI: Norte

Designação: Agrupamento de Escolas S. Pedro da Cova Escola-Sede: Escola Básica de S. Pedro da Cova

Localidade: S. Pedro da Cova Concelho: Gondomar Distrito Porto Telefone: 2244836190

E-mail institucional: agrupamentospedrocova@gmail.com

Intervenções

Início Fim

1.ª 30-01-2018 01-02-2018

2.ª 30-04-2018 03-05-2018

(4)

1 - Identificação das principais fragilidades da escola

Durante a primeira intervenção, aquando da elaboração do Programa de Acompanhamento, foram identificadas as fragilidades abaixo referidas, pelos responsáveis do Agrupamento.

1.1. Os resultados escolares na avaliação interna e externa.

1.2. A existência de situações de indisciplina comprometedoras da atenção e sucesso dos alunos.

1.3. A não implicação dos alunos na definição de objetivos para o seu percurso escolar e na avaliação da sua eficácia.

1.4. A consciência não generalizada das entidades parentais relativamente à necessidade de manterem um envolvimento construtivo e oportuno na formação pessoal e educacional dos seus educandos.

1.5. A ausência de dinâmicas de supervisão da prática letiva em contexto de sala de aula como forma de desenvolvimento profissional dos docentes.

1.6. A existência de situações de assiduidade irregular comprometedoras do sucesso dos alunos.

1.7. A falta de aprofundamento do processo de autoavaliação, de forma a sustentar o desenvolvimento organizacional do Agrupamento na melhoria da prestação do serviço educativo.

1.8. A inexistência de mecanismos que permitam avaliar o impacto da formação profissional dos docentes nas práticas pedagógicas/educativas.

1.9. A existência de uma aferição da avaliação dos progressos das aprendizagens, entre os docentes das diferentes disciplinas/anos de escolaridade/ciclos de ensino, pouco consolidada/generalizada.

1.10. A falta de uma ação educativa integradora da pluridisciplinaridade das aprendizagens e das diferentes disciplinas do currículo.

1.11. Uma escassa diversificação nas metodologias e das estratégias de ensino das ciências.

2 Áreas de intervenção objeto de acompanhamento por parte da IGEC, conforme estipulado no Programa de Acompanhamento:

 Realização do Ensino e das Aprendizagens  Avaliação do Ensino e das Aprendizagens

A – APRECIAÇÃO FINAL DAS AÇÕES

Área de intervenção: Realização do Ensino e das Aprendizagens

(5)

Melhorias conseguidas:

 As dinâmicas de entreajuda e as práticas colaborativas entre os docentes de Português envolvidos e de uma forma particular entre o docente de Português titular da turma e o respetivo assessor, saíram reforçadas com esta ação.

 Os resultados dos alunos na compreensão de leitura de textos, incluindo os enunciados dos instrumentos de avaliação utilizados, melhoraram significativamente.

 O aumento da autoconfiança dos alunos envolvidos evidenciado pelas intervenções de aula e na apresentação e defesa de opiniões e, consequentemente, a melhoria da participação dos alunos nas aulas de Português.

 O entrosamento de algumas das atividades realizadas com as atividades de outras ações de melhoria.

 A partilha e a construção de materiais em comum, mais apelativos e direcionados para as dificuldades encontradas nos alunos.

 O reconhecimento da transversalidade do texto não literário e a sua abordagem de forma mais consistente e aprofundada, em vários momentos, ao longo do ano, na disciplina de Português.

 O desenvolvimento de um trabalho mais aprofundado nas assessorias de Português. Oportunidades de melhoria:

 O alargamento do sistema de monitorização das mudanças introduzidas nas planificações e práticas pedagógicas dos docentes, bem como da supervisão das mesmas, realizadas no âmbito desta ação, a outras medidas e ou ações em curso no Agrupamento.

Ação n.º 2

Melhorias conseguidas:

 O reforço do trabalho colaborativo e cooperativo entre os docentes dos diferentes ciclos/anos.

 O conhecimento dos planos de trabalho da Matemática, nos diferentes anos e ciclos e a partilha de boas práticas.

 O aumento da responsabilização dos alunos pelas atividades da disciplina de Matemática.

 A (in)formação dos docentes envolvidos. Oportunidades de melhoria:

 A revisão do número, da periocidade e da graduação das tarefas a apresentar aos alunos, nesta ação.

 A análise aprofundada dos dados obtidos pela monitorização da ação e a sua implicação na (re)definição dos planos de ação.

 (Re) colocação da avaliação diagnóstica ao serviço da adequação do planeamento aos ritmos de aprendizagem dos alunos e da avaliação formativa ao serviço da redefinição do mesmo, da diferenciação pedagógica e do incremento da

(6)

autoestima dos alunos.

Área de intervenção: Avaliação do Ensino e das Aprendizagens

Ação n.º 1

Melhorias conseguidas:

 O autoquestionamento e a reflexão sobre os instrumentos de avaliação, por parte dos docentes envolvidos.

 O trabalho colaborativo entre os docentes dos diferentes ciclos/anos/disciplinas.  O aumento da adesão à tarefa (às questões) por parte dos alunos, na maioria das

turmas/disciplinas.

 O reconhecimento, por parte dos alunos, da importância desta ação, na sua preparação para as provas de avaliação externa.

 A melhoria dos desempenhos dos alunos nas respostas às questões-tipo, na maioria das turmas/disciplinas.

 A partilha de práticas e o conhecimento dos instrumentos de avaliação utilizados nas disciplinas, anos e ciclos envolvidos, por parte dos docentes envolvidos.

 A construção de um banco de questões (re)utilizáveis em atividades futuras pelos diferentes docentes.

Oportunidades de melhoria:

 O alargamento da ação a outras questões-tipo, em todos os anos e disciplinas envolvidas.

 A intensificação da atividade no 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo. B- APRECIAÇÃO GLOBAL DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO

1. Grau de consecução das ações.

 Todas as ações de melhoria se desenvolveram de acordo com o delineado no Programa de Acompanhamento, tendo sido, na generalidade, acolhidos os aspetos de aprofundamento acordados no decurso do acompanhamento da equipa inspetiva (2.ª intervenção).

 As diferentes ações revelaram concorrer, globalmente, para a melhoria das fragilidades identificadas, para a consecução dos objetivos definidos e alcance das metas traçada, não obstante se ter evidenciado a necessidade de intensificar as tarefas monitorizadas em duas das ações (n.º 2, da Área - Realização do Ensino e das Aprendizagens e n.º 1, da Área – Avaliação do Ensino e das Aprendizagens).  O Agrupamento em geral, e, particularmente, a sua Diretora e os interlocutores

das ações de melhoria, evidenciaram grande empenho na concretização das ações do programa de acompanhamento contratualizado.

(7)

trabalho desenvolvido pelos docentes envolvidos.

 Todas as ações tiveram a oportunidade de revelar as suas potencialidades pedagógicas e, na generalidade, mereceram a adesão dos docentes, bem como o agrado dos alunos, evidenciados na autoavaliação que os professores e alunos formalizaram nas diferentes ações.

2. Ganhos ao nível das áreas de intervenção objeto de acompanhamento.

 A demonstração de que as práticas organizativas de monitorização e supervisão do trabalho dos docentes quanto mais rigorosas mais impacto decisivo têm na eficácia da ação docente, ilustráveis em todas as ações que integraram o Programa de Acompanhamento.

 O reconhecimento de que o planeamento do ensino e das aprendizagens, quanto mais próximo e mais adequado à realização da atividade mais reforça o enfoque na estratégia delineada e melhor persegue, porque mais direcionado, os objetivos definidos, particularmente ilustrado pela ação direcionada ao desenvolvimento da leitura de textos não literários.

 A obtenção de dados rigorosos sobre alunos e áreas do currículo que poderão servir para que os órgão pedagógicos do Agrupamento decidam fundamentadamente sobre a (re)definição de ações futuras, ilustrada em todas as ações desenvolvidas.

 A construção de um dispositivo pedagógico dinâmico, passível de disponibilização a todos os docentes e todos os alunos e utilizável na (re)definição desta ou de outras ações de melhoria, no âmbito da ação direcionada à compreensão leitora das questões nos instrumentos de avaliação.

 A verificação de que a consolidação das aprendizagens, particularmente no âmbito da disciplina da Matemática, passa pela realização sistemática e graduada de tarefas em sala de aula que tenham esse objetivo.

 A confirmação de que a realização do ensino e das aprendizagens, nomeadamente através das medidas de promoção do sucesso educativo, não se pode dissociar de avaliação diagnóstica e formativa que se querem contínuas e sistemáticas, colocadas, respetivamente, ao serviço da adequação do planeamento aos ritmos de aprendizagem dos alunos e da redefinição do mesmo, da diferenciação pedagógica e do incremento da autoestima.

 A comprovação de que o desenvolvimento profissional dos docentes, que inclui a sua (in) formação em ação, também passa pelo seu envolvimento e implicação na realização, reflexão e avaliação de diferentes ações de melhoria.

3. Práticas pedagógicas inovadoras, em contexto de sala de aula, com impacto nas aprendizagens.

 Apesar de se terem encontrado boas práticas, que merecem o destaque referido no ponto 2., e de se reconhecer a existência de melhorias no trabalho desenvolvido, que obedecem ao naturalmente expectável para as ações desenvolvidas, ainda não se considera estarmos perante práticas pedagógicas inovadoras.

(8)

4. Compromisso da escola para dar continuidade e/ou aprofundar o trabalho já realizado.

 A Diretora do Agrupamento e os interlocutores das ações reconheceram os ganhos obtidos com as ações que integraram o Programa de Acompanhamento e assumiram o compromisso de refletir e aprofundar o trabalho realizado e replicar e generalizar as boas práticas.

 As oportunidades de melhoria apontadas foram reconhecidas pelos mesmos que assumiram o compromisso de as ter em conta na ação futura.

 O Agrupamento assumiu o compromisso de aprofundar a reflexão e avaliar o Programa de Acompanhamento e as respetivas ações nos órgãos pedagógicos, nomeadamente no conselho pedagógico e nos departamentos curriculares.

Data: 5 de julho de 2018

A Equipa Inspetiva: Adriano Augusto Fonseca da Silva e Ana Margarida Mota Ferreira Penha

Concordo.

À consideração do Senhor Inspetor-Geral da Educação e Ciência, para

homologação.

A Chefe de Equipa Multidisciplinar da Área Territorial de Inspeção do Norte

Maria Madalena Moreira

2018-08-02

Homologo.

O Inspetor-Geral da Educação e Ciência

Por delegação de competências do Senhor Ministro da Educação nos termos do Despacho n.º 5477/2016, publicado no D.R. n.º 79,

Série II, de 22 de abril de 2016 Luís Alberto

Santos Nunes Capela

Assinado de forma digital por Luís Alberto Santos Nunes Capela Dados: 2018.09.13 10:08:32 +01'00'

Referências

Documentos relacionados

Durante o curso, o aluno fará uma AVD (Avaliação a Distância) no valor de 10 pontos para cada disciplina disponível no site/Portal do Aluno, uma AVP (Avaliação Presencial)

Para tanto alguns objetivos específicos foram traçados, sendo eles: 1 padronizar um protocolo de preparação de biblioteca reduzida ddRADSeq para espécies do gênero Cereus; 2 obter

O termo diligência consta na Resolução da SEEMG nº. 28 Constatadas irregularidades na prestação de contas, o processo será baixado em diligência pela SEE, sendo fixado

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

No que tange à composição da equipe atual do PAPSE, formada por 6 (seis) técnicos, na visão da G1, esse número é insuficiente, dada à demanda de servidores, tanto