• Nenhum resultado encontrado

NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E O PAPEL DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL NA FORMAÇÃO DISCENTE: a experiência do núcleo de Relações Públicas 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E O PAPEL DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL NA FORMAÇÃO DISCENTE: a experiência do núcleo de Relações Públicas 1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

1

NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E O PAPEL DA AGÊNCIA

EXPERIMENTAL NA FORMAÇÃO DISCENTE: a experiência do

núcleo de Relações Públicas

1 Tânia Silva de Almeida

UniRitter

tania_almeida@uniritter.edu.br Marcelo de Barros Tavares UniRitter

marcelo_tavares@uniritter.edu.br

Resumo: O trabalho relata as experiências do núcleo de Relações Públicas da Agência Experimental de Comunicação Integrada (AGEX), criado em março de 2014, mesmo período em que inicia o curso de Relações Públicas da UniRitter, Campos Zona Sul. Através do relato das experiências desenvolvidas pelo núcleo de RP, pretende-se mostrar sua articulação com os princípios da Comunicação Integrada (enfatizados nos trabalhos de Margarida Kunsch e de Naci Trevisan) e também com as diretrizes curriculares editdas pelo Ministério da Educação em 2013 e que passaram a orientar os planos pedagógicos dos cursos de graduação em Relações Públicas. O trabalho desenvolvido pelo núcleo de RP tem sido aprimorado desde março de 2014 com vistas a contribuir para o empoderamento dos alunos ainda na fase inicial do curso; estimular a participação efetiva de cada um no processo de análise das necessidades comunicacionais dos clientes internos; promover integração dos bolsistas e sua fidelização aos projetos. Os trabahos desenvolvidos pela Agex não se limitam ao atendimento de demandas a outros cursos de graduação ou setores específicos, havendo experiências em parceira com disciplinas como a de Laboratório de Práticas de Relações Públicas com a divulgação do Unipautas, jornal experimental do curso de Jornalismo.

1. Introdução

A Agência Experimental de Comunicação Integrada, denominada Agex, iniciou seus trabalhos no ano de 2012, com os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda apenas. O núcleo de Relações Públicas (RP) viria a ser constituído em março de 2014, coincidindo com a implantação do curso. Este momento contribuiu para consolidar o conceito de comunicação integrada até então incorporada às práticas de publicidade e de jornalismo. Com a criação do núcleo de Relações Públicas da Agex iniciou-se o

1

Resumo expandido submetido ao VII Colóquio de Extensão sobre o papel da agência experimental de Comunicação Integrada no processo de formação discente e as novas diretrizes curriculares de Relações Públicas

(2)

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

2 XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação

SEPesq – 19 a 23 de outubro de 2015

processo - ainda em construção – de integração dos conhecimentos de cada área, buscando efetivar o que Kunsch (2003, p. 179) observa ao tratar da Comunicação Integrada enquanto “uma filosofia capaz de nortear e orientar toda a comunicação que é gerada na organização, como um fator estratégico”. A Agex representa o espaço para aprendizagem e troca de experiências entre professores e alunos, promovendo integração entre a Faculdade de Comunicação Social (FACS) e os demais setores e cursos da instituição, uma vez que estes constituem-se em seus clientes. O processo de atendimento aos clientes internos (reuniões de briefing, discussão das necessidades de comunicação, concepção e implantação de ações) oportuniza aos alunos, desde cedo, a vivência com a prática combinada aos conteúdos vistos em aula. Enquanto simulacro de uma agência de comunicação nos moldes do que o mercado apresenta, a Agex materializa o que Kusch (1992) nos traz ao dizer que as universidades estão claramente inseridas no complexo organizacional e, como tal, tornam-se agentes da realidade organizacional que se produz, se reproduz e se transforma por meio da interação dos diferentes grupos de indivíduos que as compõem. Isso significa que a agência experimental constitui o espaço privilegiado para a formação discente e sua proposta pedagógica vai ao encontro das diretrizes curriculares de 2013, editadas pelo Ministério da Educação. Destacamos como exemplo uma das características do perfil do egresso de Relações Públicas previstas na Resolução de nº 02, de 2013, Artigo 5, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior (CNE/CES). O egresso deverá ter:

b) criatividade para gerar, executar e avaliar planos, programas, campanhas e projetos estratégicos de relações públicas, integrados às demandas organizacionais e da opinião pública.(Resolução CNE/CES nº 02/2013, art.5)

A metodologia de trabalho desenvolvida na Agex favorece o desenvolvimento de habilidades que se coadunam com aquilo que é previsto nas diretrizes curriculares, especialmente no tocante ao perfil do profissional que pretendemos formar conforme será relatado no tópico seguinte.

2.Metodologia

O núcleo de Relações Públicas vem aprimorando sua metodologia de trabalho desde sua criação, isto porque ela foi sendo construída com base

(3)

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

3 XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação

SEPesq – 19 a 23 de outubro de 2015

não em experiências ou parâmetros anteriores herdados de um coordenador antecessor, mas sim a partir daquilo que se entendia como mais apropriado para o momento da agência e do curso especialmente. Até então, após a seleção dos alunos bolsistas, era feita uma reunião geral com todos para apresentação das pautas e definição dos atendimentos, ou seja, dos alunos e seus repectivos clientes internos a fim de dar andamento às reuniões. No semestre de 2015-2, implantou-se uma variação desta metodologia, havendo reuniões gerais para discussão coletiva de propostas iniciais sobre pautas consideradas estratégicas para o curso, para a FACS ou para a própria agência experimental, a exemplo da campanha de divulgação sobre a Agex demandada pelos bolsistas de Relações Públicas que diagnosticaram haver pouco conhecimento por parte dos seus colegas acerca do papel da agência experimental. Porém, antes de cada reunião geral, o aluno ou o grupo responsável pela pauta a ser discutida, reúne ideias (suas e/ou oriundas de outros membros do núcleo de RP) e as sistematiza para então apresentá-las ao debate. Passada esta etapa de construção coletiva que permite a cada um participar de modo igualitário e respeitoso, é gerada uma memória da reunião que serve de base para a construção do projeto de ação e posterior apresentação ao cliente. Dependendo das características do projeto, os demais núcleos participam da discussão da pré-proposta no intuito de agregar a perspectiva do jornalismo e da publicidade e propaganda na construção de estratégias integradas de comunicação. Essa prática dialoga com o quarto item da Resolução nº 02 de 2013, quando diz que o egresso deverá ter “capacidade de liderança, negociação, tomada de decisão e visão ‘empreendedora”.

3.Resultados e Discussão

Como ilustração do processo de trabalho do núcleo de Relações Públicas da Agex, destacamos alguns:

2014/2 – a participação dos três núcleos da Agex no processo de concepção das ações de divulgação da X SEPESq e de sinalização dos espaços instituionais. Reuniões gerais da equipe organizadora com os três núcleos oportunizaram a troca de ideias e operacionalização de iniciativas promovidas pelos bolsistas em conjunto com o setor de marketing da UniRitter. Já no tocante à organização do evento, por tratarem-se de bolsistas do primeiro semestre do curso de RP, optamos por colocá-los em atividades que não implicavam conhecimentos muito específicos da área. Dentre as atividades por eles desenvolvidas, estavam: contatos com

(4)

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

4 XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação

SEPesq – 19 a 23 de outubro de 2015

convidados para confirmação; realização de orçamentos menos complexos; montagem de kits de material para os participantes, ações de suporte geral à equipe da Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão.

2015/1 – Neste período, vale apresentar três experiências de comunicação integrada e sintonizadas com as diretrizes curriculares:

 Sondagem de opinião com alunos do curso de Relações Públicas do primeiro, segundo e terceiro semestre com vistas a obter subsídios para reordenamento de alguns conteúdos do curso. Houve a aplicação de questionários e a realização de um (01) grupo focal com alunos de terceiro semestre. Os alunos se envolveram com o planejamento e formulação do roteiro de pesquisa para grupo focal, bem como das perguntas para o questionário; aplicação e tabulação dos dados. Os resultados foram apresentados aos professores do curso na reunião de colegiado e congregação.

 Divulgação do Laureate English Program (LEP) da UniRitter: os alunos realizaram o mapeamento de públicos do LEP após reunião com o cliente e propuseram ações de divulgação em complementação aos esforços de publicidade. Dentre elas a produção de um vídeo testemunhal para uso em redes sociais. Profissionais e alunos relatavam o que o inglês havia mudado em sua vida pessoal e profissional no intuito de estimular a participação no LEP.

 Divulgação do Unipautas (jornal experimental) em parceria com a disciplina de Laboratório de Práticas de RP I, ministrada pela autora deste trabalho. Os alunos auxiliaram na montagem de kits contendo jornal Unipautas, revista Universo e cartão direcionado aos professores e coordenadores de curso; suporte na distribuição de exemplares nos bares do campus Zona Sul. Todas as peças gráficas e virtuais para divulgação do Unipautas foram criadas pelo núcleo de Publicidade e Propaganda da Agex.

Estas experiências de fato materializaram aquilo que nossa literatura profissional e acadêmica apregoa, oportunizando aos alunos não apenas o aprendizado técnico, mas o crescimento pessoal ao incentivá-los a participar criativamente dos projetos da Agex. A comunicação integrada constrói-se com práticas como esta, pois, como afirma Trevisam (2003), pressupõe a sinergia e a integração entre as diversas áreas e uma visão ampla sobre as necessidades comunicacionais da organização para consecução de seu objetivo final. Neste caso, a organização podemos tomar como sendo a própria Agex que necessita

(5)

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

5 XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação

SEPesq – 19 a 23 de outubro de 2015

fomentar o diálogo entre as áreas,respeitando as especificidades quando necessário. Como resultados visíveis dessas práticas articuladas, tem-se o empoderamento dos alunos que – mesmo em uma fase tão inicial do curso – sentem-se estimulados a continuar na Agex, a exemplo de um dos bolsistas que segue na equipe e envolvido com o atendimento à SEPESq em sua décima primeira edição; a sondagem de opinião subsidiou as reuniões dos professores do curso no sentido de indicar ajustes a serem feitos e contribuiu para que os alunos se sintam contemplados neste processo. E, por fim, mais recentemente, tem-se observado que a nova forma de discutir e sistematizar ideias sobre os projetos em pauta estimula a participação, promove a interação dos bolsistas e educa para uma convivência civilizada entre colegas.

4.Conclusões

A metodologia de trabalho necessita ainda de aprimoramentos no sentido de melhor articular os conhecimentos das três áreas da comunicação na fase inicial de atendimento ao cliente interno (reuniões iniciais de contato com o projeto). O núcleo de RP tende a se fortalecer à medida em que o curso chegar a sua completa implantação e os alunos de fato compreenderem a importância de participar deste espaço experimental. Acredita-se que a campanha de divulgação e promoção da Agex pensada a partir do interesse dos alunos venha a contribuir para este processo de consolidação da agência.

5) Palavras-chave

Agência Experimental – Relações Públicas –Comunicação Integrada Referências bibliográficas

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 2, de 27 de setembro de 2013, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações Públicas. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, Brasília.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Universidade e comunicação na

edificação da sociedade. São Paulo: Loyola, 1992.

________________________________Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.

TREVISAN, Nanci Maziero. O mito da comunicação integrada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 26., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte.2003.

Referências

Documentos relacionados

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Aqui são propostas ações que visam a estimulação da Rede de Apoio para a promoção da inclusão educacional. Dentre todas, esta é considerada a mais ambiciosa,

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de Brasília, 2007. A organização como fenômeno psicossocial: notas para uma redefinição da psicologia organizacional e