• Nenhum resultado encontrado

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA CEEO - TURMA 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA CEEO - TURMA 2017"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS ESCOLA DE ENFERMAGEM

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA – CEEO - TURMA 2017

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) faz saber aos interessados que, no período 02/01/2018 a 31/01/2018, estarão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica para turma com início em 2018/1º semestre, em Porto Alegre-RS. O Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica visa a proporcionar qualificação profissional específica, garantindo a qualidade da atenção conforme programas governamentais brasileiros e recomendações internacionais para atenção ao parto e nascimento. Este curso oferece a graduadas em enfermagem com vínculo empregatício em Instituições vinculadas ao SUS, e atuam na atenção ao parto e nascimento.

O Curso tem duração prevista de 15 a 18 meses. Será subsidiado com recursos do Ministério da Saúde, não sendo cobradas taxa de matrícula nem mensalidades. Os alunos serão responsáveis pelo seu transporte e todas as outras eventuais despesas decorrentes da realização do Curso.

1 PÚBLICO ALVO

O Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica destina-se aos portadores de diploma de curso de Graduação em Enfermagem, emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial ou reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e inscrição definitiva ou protocolo do Conselho Reginal de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN-RS).

Os candidatos deverão ser oriundos de Instituições de saúde vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e estar atuando na área obstétrica nods Rio Grande do Sul.

2 VAGAS OFERECIDAS

Serão oferecidas 15 vagas. O número mínimo de alunos para realização do curso é de 15. Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

3 INSCRIÇÕES

3.1 Período e local das inscrições

a) As inscrições serão realizadas no período de 02 a 31 de janeiro de 2018, das 8h às 20h. b) O local para as inscrições será a Secretaria Geral da Escola de Enfermagem da

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - EENFUFRGS, situada na Rua São Manoel, 963, Bairro Santa Cecília, CEP 90620-110, Porto Alegre, RS – Telefone: (51) 3308-5233.

(2)

c) As inscrições serão realizadas por meio do encaminhamento dos documentos listados no ANEXO A deste edital ao seguinte endereço: ceeoufrgs@gmail.com. Este anexo contém espaço para fotografia 3x4 e, a lista de documentos que deverá ser conferida e checada pelo candidato em espaço ao lado do número de ordem. Os mesmos documentos digitalizados e enviados por e-mail deverão ser entregues em meio físico por ocasião da entrevista. O item 10, Carta de apresentação e liberação da instituição empregadora, deverá ser original.

3.2 Documentos exigidos

1. foto 3x4 colorida, de data recente colada à ficha de inscrição (ANEXO A). 2. Cópia da Carteira de Identidade e do CPF.

3. Cópia frente e verso do Diploma de Graduação em Enfermagem ou documento equivalente.

4. Cópia do comprovante de inscrição no COREN-RS como Enfermeiro. 5. Cópia do comprovante de pagamento da anuidade do COREN-RS 2017. 6. Cópia do título de eleitor e da quitação eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral.

7. Curriculum Vitae com informações dos últimos cinco anos, com cópias dos documentos comprobatórios correspondentes (conforme critérios disponibilizados no ANEXO B - não precisam ser autenticados).

8. Candidatos do sexo masculino: cópia do certificado de reservista e prova de estar em dia com as obrigações militares

9. Candidatos estrangeiros: cópia do passaporte com visto permanente ou temporário, válido, e documento que comprove filiação e comprovação de domínio instrumental da língua portuguesa.

10. Comprovante de endereço, com prazo menor de 60 dias da data de emissão.

11. Carta da instituição de origem manifestando interesse e compromisso na liberação da(o) enfermeira(o) para participação no curso. Tal carta deverá incluir, também, o compromisso da instituição na inserção do profissional nas maternidades conforme os objetivos do Ministério da Saúde e plano de atuação da enfermeira para assistência ao parto em seu local de trabalho.

12. Plano de atuação para assistência ao parto em seu local de trabalho. Descreva, em uma folha, seu local de trabalho e, a partir de uma demanda identificada, elabore seu plano de ação, incluindo objetivo(s), forma(s) de operacionalização e resultado(s) esperado(s). Este plano deve vir assinado pelo gestor/coordenação da unidade de trabalho.

13. Temo de compromisso do candidato (ANEXO C). 3.3 Homologação da inscrição

A inscrição dos candidatos no processo seletivo para o CEEO só será confirmada após verificação da documentação apresentada.

A homologação da inscrição será divulgada pela Secretaria Geral da EENFUFRGS no dia cinco de fevereiro de 2018, a partir das 8 horas, por meio de listagem constando a informação sobre a homologação ou não da inscrição.

Os candidatos que não apresentarem toda a documentação exigida acima não terão inscrição homologada.

4 PROCESSO SELETIVO

(3)

a) Análise do Curriculum Vitae documentado. b) Entrevista com horário agendado.

5 CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DO CANDIDATO

a) Será atribuída nota de zero a 10 à entrevista (critérios de avaliação da entrevista) (ANEXO D). Esta nota terá peso de 40% da nota final.

b) Avaliação do Curriculum Vitae, com atribuição de pontos conforme critérios (ANEXO B), cuja pontuação máxima é de 60 pontos e equivalem a 60% do total da nota.

c) Do resultado das etapas será obtida a pontuação final do candidato, ou seja, da soma dos pontos da entrevista e da avaliação do Currículum Vitae.

d) Os candidatos serão classificados de acordo com a pontuação final que deverá atingir no mínimo 6 (seis).

e) A classificação final dos candidatos será divulgada em ordem decrescente e as vagas serão preenchidas de acordo com esta classificação.

f) No caso de empate na pontuação final, a classificação dos candidatos será decidida com base nos critérios que seguem.

 Tempo de atuação como enfermeira (o) assistencial em maternidades vinculadas ao SUS.

 Maior pontuação obtida no Curriculum Vitae. 6 MATRÍCULA

a) Terão direito à matrícula os candidatos aprovados e selecionados respeitados os limites de vagas estabelecidas pelo CEEO.

b) No ato da matrícula o candidato deverá apresentar os originais dos documentos: diploma de Graduação, Histórico Escolar da Graduação completo, CPF e Carteira de Identidade para fins de conferência junto à Coordenação do Curso.

c)

A matrícula dos candidatos selecionados para o CEEO será realizada das 8h às 20h, nos dia 01 de março de 2018.

d) No ato da matrícula o candidato deverá preencher o Formulário de Matrícula.

e) Em caso de desistência da matrícula poderão ser convocados outros candidatos aprovados, de acordo com a ordem de classificação.

7 CALENDÁRIO

O LOCAL ONDE SE DARÃO AS ATIVIDADES A SEGUIR ESPECIFICADAS É A SECRETARIA GERAL DA EENF UFRGS

a) Inscrições Data: 02/01/2018 a 31/01/2018

Horário: 8h as 12h e 14 às 20h b) Divulgação da relação de inscritos e do

cronograma de entrevistas

Data: 05/02/2018

c) Avaliação de currículo Data: 20/02/2018

d) Entrevistas Data: 21/02/2018

e) Divulgação do Resultado Final da seleção Data: 28/02/2018

f) Matrícula Data: 01 /03/2018

(4)

g) Divulgação do nome dos candidatos reclassificados Data: 02/03/2018 h) Matrícula dos reclassificados Data: 05/03/2018

Horário: 8h às 12h e 14h às 20h 8 PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CEEO

Data de início: março de 2018 Data de término: agosto de 2019

Horários: sextas-feiras das 14h às 17h30min e das 18h 30 às 22h (conteúdos abordados em salas de aula e laboratórios);

sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h.

As aulas ministradas em cenários de práticas ocorrerão conforme

disponibilidades das agendas das instituições conveniadas, ou seja,

em qualquer dia da semana e em horários que melhor atendam as

necessidades dos serviços e do curso.

9 DISPOSIÇÕES GERAIS

a) A inscrição do candidato implicará conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, não sendo aceita alegação de desconhecimento.

b) É de responsabilidade do candidato, nos dias previstos no Edital, buscar informações acerca dos resultados de todas as etapas do processo seletivo ao qual concorre. Não haverá divulgação dos resultados por telefone.

c) O processo de seleção só terá validade para o Curso que será iniciado no 1º semestre de 2018.

d) Poderão ser chamadas candidatas aprovadas e não selecionados na primeira chamada caso haja desistência a fim de completar o quadro de 15 acadêmicas, desde que não seja comprometida a frequência mínima de 75% nas disciplinas em andamento.

e) Após o início das atividades didático-pedagógicas não haverá chamada para novos candidatos aprovados e não selecionados.

f) Para conclusão do CEEO o aluno deverá cumprir carga horária estabelecida para obtenção dos 48 (quarenta e sete) créditos, durante no máximo três semestres letivos consecutivos e apresentar o trabalho de conclusão ao final de curso.

g) O aluno deverá apresentar disponibilidade de horário para realizar todas as atividades previstas no curso.

h) A documentação dos candidatos não selecionados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada na Secretaria geral da EENFUFRGS, por um prazo não superior a 30 (trinta) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos restantes serão incinerados.

Endereço para correspondências e Informações

Coordenação do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Escola de Enfermagem

Rua São Manoel, 963 - Bairro Santa Cecília - Porto Alegre, RS CEP 90620-110

(5)

Porto Alegre, 28 de dezembro de 2018.

___________________ ___________________________ _____________________ Gisela Moura Virgínia Leismann Moretto Mariene Jaeger Riffel

Diretora da EENFUFRGS Coordenadora do CEEO Coordenadora substituta do CEEO

(6)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA 2018-2019 - REDE CEGONHA/MS/RS

ANEXO A - FICHA DE INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO Nº (para uso da secretaria):

DADOS GERAIS DE IDENTIFICAÇÃO

NOME: ESTADO CIVIL: DATA DE NASCIMENTO: FILIAÇÃO: pai: Mãe RG: CPF: ENDEREÇO: BAIRRO: CIDADE: CEP: E-MAIL:

FONE FIXO: ( ) CELULAR: ( ) ATIVIDADE PROFISSIONAL

INSTITUIÇÃO: ENDEREÇO: CIDADE: CEP:

FONE FIXO: ( ) CEL: ( )

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO

1 Ficha de inscrição com foto 3x4 colada à ficha ou identificada no verso 2 Cópia do RG e CPF

3 Copia frente e verso do diploma de graduação em enfermagem ou documento equivalente

4 Cópia do comprovante de inscrição no COREN-RS.

5 Cópia do comprovante de pagamento da anuidade do COREN-RS 2017. 6 Cópia do título de eleitor e da quitação eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral 7 Curriculum vitae simplificado e atualizado: máximo de três páginas, com

documentos comprobatórios

8 Candidatos do sexo masculino: cópia do certificado de reservista e prova de estar em dia com as obrigações militares

9 Candidatos estrangeiros: cópia do passaporte com visto permanente ou temporário, válido, e documento que comprove filiação e comprovação de domínio

instrumental da língua portuguesa.

10 Comprovante de endereço, com prazo menor de 60 dias da data de emissão. Cole ou escaneie sua

(7)

11 Carta de apresentação e liberação da Instituição empregadora para a realização do curso com assinatura e carimbo.

12 Plano de atuação para assistência ao parto em seu local de trabalho. Descreva, em uma folha, seu local de trabalho e, a partir de uma demanda identificada, elabore seu plano de ação, incluindo objetivo(s), forma(s) de operacionalização e resultado(s) esperado(s). Este plano deve vir assinado pelo gestor/coordenação da unidade de trabalho.

13 Termo de compromisso assinado pelo candidato, conforme ANEXO C. Local e data:

Assinatura da candidata:

Qualquer informação que não condiga com a realidade ou falta de documentação poderá resultar em anulação do processo seletivo do candidato, em qualquer etapa do processo ou após o mesmo.

(8)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA 2018-2019 - REDE CEGONHA/MS/RS

Anteceder a apresentação das atividades desenvolvidas com uma breve descrição da trajetória profissional com ênfase na área obstétrica.

ANEXO B: CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO CURRICULUM VITAE

TIPO DE INDICADOR Valor máximo

atribuído (o mínimo é zero)

Valor atribuído pelo Examinador ao

candidato Participações em diretorias, conselhos, câmaras

ou grupos de trabalho de sociedades científicas ou órgão de classe.

3,0 (1,5 por ano) Coordenações / organização de eventos

científicos de âmbito nacional e internacional.

3,0 (1,5 por evento) Participação em eventos na área da Enfermagem

Obstétrica

3,0 (1,5 por evento) Participação em projetos de pesquisa ou de

trabalhos na área obstétrica.

3,0 (1,5 por projeto) Participação em projetos de extensão

acadêmicos na área da Enfermagem Obstétrica.

3,0 (1,5 por projeto) Cargos de chefia ou de coordenação de serviços

na área materna.

6,0 (1,5 por ano) Atividade profissional na área da Enfermagem

Obstétrica.

15,0 (3,0 por ano) Artigos / capítulos de livros relacionados à

Enfermagem Obstétrica

6,0 (3,0 por artigo) Apresentação de palestras/conferências/cursos

na área obstétrica em encontros científicos.

6,0 (1,5 por apresentação) Participação em grupos de pesquisa. 6,0

(1,5 por ano) Participação na elaboração de protocolos,

normas ou diretrizes na área obstétrica.

6,0 (3,0 por participação) Pontuação do candidato

(9)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA 2018-2019 - REDE CEGONHA/MS/RS

ANEXO C - TERMO DE COMPROMISSO

TERMO DE COMPROMISSO

Eu, _________________________________________________, CPF nº______________, concordo em participar do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica

comprometendo-me:

 ao cumprimento da carga horária estabelecida de forma a participar de todos os encontros agendados pela coordenação, que poderão ocorrer em qualquer dia da semana, inclusive, sábados, domingos e feriados.

 a não usar como justificativa em caso de prejuízo no aproveitamento no curso, o não recebimento de material didático impresso.

 a disponibilizar 10 horas semanais, em média, para desenvolver as atividades do curso.  a manter-me na instituição empregadora pelo período de um ano após a conclusão do

curso.

 pelo meu deslocamento e eventuais despesas decorrentes da realização do curso.

Estou ciente de que o curso tem previsão de duração de no mínimo 15 e no máximo 18 meses, será subsidiado pelo Ministério da Saúde, não serão cobradas taxas de matrícula nem mensalidades.

Data e local:

(10)
(11)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA 2018-2019 - REDE CEGONHA/MS/RS

ANEXO D - ENTREVISTA

A entrevista, com duração de, no máximo 30 min, será pautada nos documentos listados abaixo e entregues por ocasião da inscrição.

1 Currículum Vitae da candidata(o)

2 Carta da instituição manifestando seu interesse na qualificação da candidata ao curso, disponibilidade em flexibilização de horário e liberação do equivalente a 8 horas semanais.

3 Plano de atuação da enfermeira(o) para assistência ao parto em seu local de trabalho.

4 Termo de compromisso (ANEXO C). Importante

Os documentos a que se referem os itens de 1 a 4 estão especificados no corpo do edital e deverão ser entregues por ocasião da inscrição.

Não será permitida a participação de candidata(o) que não esteja presente no horário estabelecido para o início de sua entrevista.

Referências

Documentos relacionados

A saída AC recebe alimentação do AC entrada e vai passer pela AVR para apoiar a energia para carga. No mesmo tempo, o utilitário AC entrada é convertida pelo AC/DC CHA e

veículos no Grid de Largada e na área de alinhamento para pista, no momento das tomadas de tempo oficiais.. 18 - A condução do veículo na pista por piloto não inscrito

Neste trabalho, é analisado o desempenho de um motor multicombustível para várias razões de compressão funcionando com gasolina, álcool etílico e gás metano

A aplicação de doses crescentes de lodo de esgoto tratado com cal promoveram o aumento do pH nos teores de matéria orgânica, fósforo, potássio, sódio, cálcio CTC total

Garantía: 3 años (Cuando proceda: 1 año de garantía para componentes de adaptadores de corriente, fuente de alimentación y ventiladores de refrigeración.) Visite TRENDnet.com

Contudo o processo de certificação para os combustíveis sin- téticos, os quais incluem os SAF, é mais complexo pois tem como ob- jetivo garantir que os combustíveis de

A escolha feita pelos alunos da União Brasileira de Faculdades – UniBF, de Paraíso do Norte, no estado do Paraná, em cursar o ensino superior em uma cidade de aproximadamente

É de conhecimento geral que a Universidade pública é regida pelo tripé Ensino, pesquisa e extensão, e que esses elementos, são de crucial importância para o