• Nenhum resultado encontrado

ESCLARECIMENTOS AOS QUESTIONAMENTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCLARECIMENTOS AOS QUESTIONAMENTOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

DINOP/DIRETORIA DE APOIO AOS NEGÓCIOS E OPERAÇÕES CSL / CENTRO DE SERVIÇOS DE LOGÍSTICA - RECIFE (PE) Recife (PE), 09 de novembro de 2010.

ESCLARECIMENTOS AOS QUESTIONAMENTOS

CONCORRÊNCIA RP 2010/19543 (7420) - Centro de Serviços de Logística Recife/PE; OBJETO: Registro de Preços para fornecimento e instalação de plataforma elevatória acessível cabinada, com acionamento óleo-dinâmico e/ou elétrica com cabos suspensos, enclausurada em alvenaria, atendendo as normas NBR-15.655-1, NBR-12.892 e NBR-9050/2004, com a carga nominal mínima de 250kg, número de paradas 02, velocidade de deslocamento 6m/minuto e seguro garantia por período de 36 meses, para diversas dependências do Estado da Bahia – Banco do Brasil S/A, relacionadas no Anexo 02, do Edital.

QUESTIONAMENTOS:

1 - A NBR-15.655-1 especifica no item 4.8 uma capacidade de carga de 250Kg no mínimo e o edital diz no máximo. Além disso é conveniente especificar a carga mínima que o piso deve suportar, conforme abaixo:

4.8 Carga nominal - A carga nominal deve ser não inferior a 250 kg. O projeto da plataforma deve ser baseado em uma carga não inferior a 210 kg/m2 da área livre do piso.

O título da norma NBR 15655-1 é: Plataformas de elevação motorizadas para pessoas com mobilidade reduzida – Requisitos para segurança, dimensões e operação funcional Parte 1: Plataformas de elevação vertical

3 - A ABNT NBR 15655-1 especifica diversos tipos de acionamentos, abaixo indicados o Edital só especifica um único tipo, reduzindo assim a participação de outras empresas no certame, que produz plataformas acionadas por porca e fuso, conforme item (d) abaixo. Solicitamos incluir plataforma acionada por porca e fuso e corrigir a nomenclatura de óleo dinâmico para acionamento por sistema hidráulico.

a) acionamento por cabos de suspensão; b) acionamento por pinhão e cremalheira; c) acionamento por corrente;

d) acionamento por porca e fuso; e) acionamento por sistema hidráulico.

ESCLARECIMENTOS (1 E 3)

- Concordamos no objeto que o acionamento da plataforma também poderá ser elétrica com cabos suspensos e que retificamos que a carga nominal mínima é de 250 kg, ficando o objeto e demais referências descritas no Edital, conforme abaixo:

(2)

CONCORRÊNCIA RP 2010/19543 (7420) - Centro de Serviços de Logística Recife/PE; OBJETO: Registro de Preços para fornecimento e instalação de plataforma elevatória acessível cabinada, com acionamento óleo-dinâmico E/OU ELÉTRICA COM CABOS SUSPENSOS, enclausurada em alvenaria, atendendo as normas 15.655-1, 12.892 e NBR-9050/2004, COM A CARGA NOMINAL MÍNINA DE 250kg, número de paradas 02, velocidade de deslocamento 6m/minuto e seguro garantia por período de 36 meses, para diversas dependências do Estado da Bahia – Banco do Brasil S/A, relacionadas no Anexo 02, do Edital;

QUESTIONAMENTOS

2 - A ABNT NBR 12892 referenciada no edital não condiz com o objeto, que é Plataforma e a norma, título abaixo, aplica-se a elevadores, cujos preços são bem diferentes de plataforma:

• Elevadores unifamiliares ou de uso restrito à pessoa com mobilidade reduzida – Requisitos de segurança para construção e instalação,

ESCLARECIMENTOS (2) - Condições conforme o Edital.

QUESTIONAMENTOS:

4 – Os itens transcritos do Edital dizem mais respeito à obra de Construção Civil. Solicitamos corrigi-los, enquadrando-os no fornecimento e instalação de equipamento, no caso específico – plataforma de percurso vertical.

EDITAL

1.2.1 o concorrente apresentará orçamento analítico (conforme Anexo 06 ou utilizando-se do modelo constante do Anexo 18), para execução de obras e serviços de engenharia em prováveis reformas na rede de agências informadas no Anexo 02, bem como em reformas para implantação de novas dependências, localizada na mesma região que as demais. Os preços registrados serão válidos para as contratações futuras durante o período de validade da ata de registro de preços;

1.2.3 os serviços serão realizados nas agências mantendo seu modo e horário de funcionamento normal, portanto os serviços serão executados em sua maioria à noite,nos sábados, domingos e feriados;

6.1 Poderão habilitar-se à presente licitação empresas do RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL. A habilitação dos concorrentes consiste na verificação da regularidade do autor da proposta, que poderá ser efetuada junto ao SICAF, OU junto ao BANCO, nos termos da documentação prevista no Anexo 03.

MINUTA CONTRATO - PRAZOS DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

CLÁUSULA SEXTA - O prazo global para execução de todas as obras e serviços é de 12 (doze) meses dias corridos a contar da data de início dos trabalhos.

Parágrafo Primeiro - A CONTRATADA executará todas as obras e serviços convencionados dentro do prazo global fixado, obrigando-se a entregar, ao término

(3)

desse prazo, ditos serviços e obras inteiramente concluídos e com as licenças porventura exigidas pelas autoridades competentes.

Parágrafo Segundo - As obras e serviços deverão ser iniciados dentro do prazo de 02 (dois) dias corridos, a contar do dia imediatamente posterior à data da assinatura deste Contrato.

Parágrafo Terceiro - Para efeito de contagem do prazo global, as obras e serviços serão considerados concluídos na data do Recebimento Provisório previsto na Cláusula Quarta deste Contrato.

ESCLARECIMENTOS (4)

- A Cláusula Sexta da Minuta Contratual ficou redigida da seguinte forma:

CLÁUSULA SEXTA - O prazo global para execução de todas as obras e serviços é de 60 (sessenta) dias corridos a contar da data de início dos trabalhos.

- Demais condições conforme o Edital.

QUESTIONAMENTOS:

5 – Estamos entendendo que a execução da obra civil e elétrica necessária ao fornecimento e instalação das plataformas ficará a cargo do Banco do Brasil e estas obras serão executadas seguindo projeto prévio apresentado pela empresa vencedora, não é?

EDITAL

7.2 O CONCORRENTE deverá confirmar os prazos máximos abaixo discriminados, para a conclusão de obras e serviços do objeto da licitação – vide Item 12.1.3 – Prazos de execução de serviços (dias) 60.

6 – O prazo estipulado de 60 dias para a instalação da plataforma é razoável em Salvador e região metropolitana. Nos interiores seria conveniente 75 ou 90 dias.

7 – O prazo estipulado subtende-se que a obra civil e instalação elétrica deve estar concluída pelo menos com 20 dias de antecedência, para permitir cumprimento dos prazos.

EDITAL – ANEXO 03

1.1.11 Declaração formal de que disponibilizará estrutura operacional (pessoal e material) adequada ao perfeito cumprimento do objeto da licitação, sendo a equipe técnica mínima, para execução:

- 01 Encarregado de sistemas de transportes verticais; - 01 Técnico de sistemas de transportes verticais - 01 Mecânico

- 01 Eletricista - 01 Ajudante

Obs.: Os seguintes profissionais devem ter Curso de NR-10: Técnico de Sistemas de Transportes Verticais e Eletricista.

(4)

8 – Para montagem das plataformas utilizamos um profissional e um ajudante. Temos equipe técnica de apoio que não necessariamente estará presente em todas as obras. Caso seja necessária a equipe acima em todas as montagens, isto inviabilizará os preços dos produtos. Não há classificação de profissionais em “sistema de transportes verticais”. Usamos a classificação “Técnico e Auxiliar”. Solicitamos adequação.

ESCLARECIMENTOS (5, 6, 7 E 8)

– O prazo de entrega de um equipamento para todo o Estado da Bahia, considerando que o Banco entregou a infraestrutura elétrica e civil é de 60 (sessenta) dias.

- Demais condições conforme o Edital.

QUESTIONAMENTOS (9, 10, 11, 12 E 13)

Observamos que o edital está voltado a serviços e obras da construção civil e desta forma ainda temos alguns questionamentos:

9 – Visto que recebemos retorno de que o equipamento eletro mecânico também está homologado nesta licitação, qual seria nosso prazo para entrega dos envelopes? Foi prorrogado?

10 – Na página 3 informa manutenção gratuita, poderiam nos passar mais informações? Por quanto tempo manutenção gratuita?

OBJETO

CLÁUSULA PRIMEIRA - O presente Contrato tem por objeto a contratação de empresa para o fornecimento e instalação de plataforma elevatória acessível cabinada, com acionamento óleodinâmico, enclausurada em alvenaria, atendendo as normas NBR-15.655-1, NBR-12.892 e NBR- 9050/2004, com capacidade máxima 250kg, número de paradas 02, velocidade de deslocamento 6m/minuto e seguro garantia por período de 36 meses, para diversas dependências do Estado da Bahia – Banco do Brasil S/A, relacionadas no Anexo 02, do Edital.

11 – Parágrafo segundo – Pág 3 N/A - Precisamos reforçar no Edital que o contratante deverá executar a obra civil de acordo com o projeto (OC) elaborado pela contratada.

CLÁUSULA SEGUNDA - A CONTRATADA deverá observar rigorosamente as normas técnicas em vigor, as plantas, os projetos e demais documentos fornecidos pelo CONTRATANTE e aprovados pelas autoridades competentes e as cláusulas deste Contrato.

Parágrafo Primeiro - Para todos os efeitos, fazem parte integrante deste Contrato e como se nele transcritos estivessem, os documentos a seguir mencionados:

(5)

12 – Pagamento: Cláusula Oitava, Pág 4 – A forma citada trata-se de obra civil, no nosso caso podemos efetuar cronograma de pagamento, sendo 3 etapas: Projeto entregue ao cliente, entrega do equipamento e instalação do mesmo.

13 - Precisamos reforçar que o BB deverá executar a obra civil de acordo com o projeto (OC) elaborado pela contratada.

PAGAMENTO

CLÁUSULA OITAVA - O pagamento será creditado em conta-corrente mantida pela CONTRATADA no Banco do Brasil S.A., no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos, contados a partir da data da aferição do adimplemento das obrigações contratuais e mediante apresentação formal dos respectivos documentos de cobrança previstos na Cláusula Décima deste Contrato.

Parágrafo Primeiro - As despesas estão previstas no orçamento do Banco, no item: ORFIX 35.71.71 - Equipamentos prediais instalações infra-estrutura.

ESCLARECIMENTOS (9, 10, 11, 12 E 13)

- O presente certame será divulgado oportunamente com novas datas de aberturas de envelopes DOCUMENTOS e PROPOSTA.

- Quanto a garantia está demonstrado na especificação e remuneração que o seguro garantia é de 36 meses e envolve as revisões corretivas e preventivas das plataformas nesse período. - A realização do cronograma será no momento da Contratação, de acordo com a Solicitação da Execução dos Serviços.

- Com relação a Obra Civil, já ficou esclarecido que é de responsabilidade do Banco.

Sendo assim, consideramos alguns QUESTIONAMENTOS PROCEDENTES, de acordo com os esclarecimentos da Área de Engenharia do CSL Salvador/BA mantendo-se demais condições do Edital inalteradas, ao tempo em que informamos posterior publicação do Edital, com as devidas alterações, no DOU e demais jornais de circulação.

BANCO DO BRASIL S/A

DIRETORIA DE APOIO AOS NEGÓCIOS E OPERAÇÕES CSL RECIFE/PE

Antonino Pereira de Sá

Presidente da Comissão Especial de Licitação

Ana Paula Doralice da Silva

Relatora da Comissão Especial de Licitação

Clovis Mendes Silva

Referências

Documentos relacionados

Parágrafo Terceiro - À FISCALIZAÇÃO é assegurado o direito de ordenar a suspensão das obras e serviços, sem prejuízo das penalidades a que ficar sujeita a CONTRATADA e sem que

CLÁUSULA NONA - Por ocasião do pagamento das prestações estabelecidas na Cláusula Sétima deste Contrato e de eventuais Serviços Extraordinários, a CONTRATADA deverá anexar à

Parágrafo Quarto - Utilizada a garantia, a CONTRATADA obriga-se a integralizá-la no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da data em que for notificada formalmente pelo

Parágrafo Segundo - O CONTRATANTE poderá exigir, a qualquer momento, a comprovação do cumprimento das obrigações mencionadas no "caput" desta Cláusula. Parágrafo Terceiro -

CLÁUSULA VIGÉSIMA - O Responsável Técnico da CONTRATADA, apresentado durante a fase de habilitação da empresa, assumirá as responsabilidades legais pela DIREÇÃO da

Parágrafo Quinto - Utilizada a garantia, a CONTRATADA obriga-se a integralizá-la no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da data em que for notificada formalmente pelo

CLÁUSULA DÉCIMA NONA - O Responsável Técnico da CONTRATADA, apresentado durante a fase de habilitação da empresa, assumirá as responsabilidades legais pela DIREÇÃO

Parágrafo Quinto - Utilizada a garantia, a CONTRATADA obriga-se a integralizá-la no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da data em que for notificada formalmente pelo