• Nenhum resultado encontrado

CHAMADA PARA PROCESSO SELETIVO. CURSO DE DOUTORADO 2016/1º semestre

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CHAMADA PARA PROCESSO SELETIVO. CURSO DE DOUTORADO 2016/1º semestre"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CHAMADA PARA PROCESSO SELETIVO CURSO DE DOUTORADO – 2016/1º semestre

De ordem da Senhora Diretora do Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Drª. Zélia Maria Profeta da Luz, e de acordo com a legislação em vigor, torno público, para conhecimento dos interessados, que as inscrições para o processo de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – curso de Doutorado, estarão abertas no período de 09 a 11 de novembro de 2015.

I – QUADRO DE VAGAS

Serão oferecidas 08 vagas, distribuídas entre as três áreas de concentração:

Biologia Celular e Molecular, Genética e Bioinformática/ BCM-GB Doenças infecto-parasitárias e crônicas não transmissíveis/ DIP- DCNT Transmissores de patógenos/ TP

II – INSCRIÇÃO

09 a 11 de novembro de 2015

Todas as informações sobre as inscrições poderão ser obtidas no site da Plataforma SIGA (http://www.sigass.fiocruz.br)

link Inscrição > Ciências da Saúde

. Os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível no site da Plataforma. Posteriormente, o formulário deve ser impresso, assinado e encaminhado via Correios ou pessoalmente, com os documentos a seguir, para o endereço constante neste Edital:

1. Formulário de inscrição, preenchido na Plataforma SIGA http://www.sigass.fiocruz.br

link

Inscrição > Ciências da Saúde

. (OBS.: utilizar somente o navegador Internet Explorer); 2. Currículo Lattes (orientações de preenchimento na Plataforma Lattes

http://lattes.cnpq.br), acompanhado de todos os comprovantes;

3. Cópia do Diploma de Mestrado (cursos reconhecidos/recomendado pela CAPES). Serão aceitos candidatos em fase de conclusão do curso, mediante declaração do orientador, atestando estar em condições de defender a dissertação até a data da matrícula. Aos

(2)

selecionados, a matrícula estará condicionada à apresentação da cópia da ata da defesa da dissertação;

4. Cópia do Histórico Escolar do Mestrado (A autenticidade do Histórico é comprovada pela assinatura do Secretário Escolar e Coordenador do Curso/Instituição, com seus respectivos carimbos).

5. Proposta de pesquisa compatível com as linhas de pesquisas disponibilizadas no site http://www.sigass.fiocruz.br/pub/curso.do, com no máximo 5 páginas, formato A4, fonte Arial, tamanho 11, espaço 1.5, contendo: Introdução, Justificativa, Objetivos, Metodologia e Resultados Esperados;

6. Carta de um dos docentes do quadro de orientadores do Programa disponíveis neste processo seletivo, comprometendo-se a orientar o candidato, caso ele seja aprovado no processo seletivo (ver em anexo I);

7. Os candidatos com vínculo empregatício (servidores públicos e de empresas privadas) deverão entregar Termo de Compromisso assinado pelo candidato e pela Instituição de origem (Anexo II).

8. Comprovante original de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 105,22 (cento e cinco reais e vinte e dois centavos), mediante pagamento do boleto bancário disponível no site (http://www.sigass.fiocruz.br). IMPORTANTE: no momento de gerar o boleto, caso haja algum problema de certificado de segurança do site, basta clicar em “Continuar neste site (não recomendado)”.

9. Apresentação de cópia e original de certificado de proficiência em Língua Inglesa, com aproveitamento mínimo de 60%, considerando um prazo de validade de dois anos, exceto nos casos em que a validade vier explicitada no certificado. Serão considerados

os seguintes certificados: Test of English as Foreign Language - TOEFL, International English Language Test – IELTS, Michigam (ECCE, MTELP, ECP) ou Cambridge (FCE, CAE, CPE - ESOL). Também serão aceitas as declarações dos candidatos aprovados (mínimo de 60%) no exame de proficiência em língua inglesa aplicado pelo Centro de Extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais – CENEXFALE/UFMG (Os interessados deverão procurar o CENEX da UFMG. Inscrições no período de 27/08 a 11/09/2015 – http://www.letras.ufmg.br/cenexx/) e dos aprovados na prova de proficiência em Língua Inglesa do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Centro de Pesquisas René Rachou para ingresso em 2014 (esta última deverá ser solicitada junto à Secretaria de Ensino).

(3)

Observações:

• O candidato deverá entregar 4 (quatro) cópias: da proposta de pesquisa, do histórico escolar do mestrado e do Currículo Lattes (somente uma cópia dos comprovantes).

• Só serão aceitas inscrições realizadas através da Plataforma SIGA e a confirmação da inscrição se dará através de e-mail.

• Ao finalizar o preenchimento das informações de inscrição, o candidato deverá salvar para poder receber o número de inscrição e imprimir o formulário completo para posterior assinatura e envio ou entrega à secretaria.

• Caso o candidato encontre dificuldades no uso do sistema de inscrição, queira entrar em contato com a secretaria do programa, cujo endereço consta ao final deste Edital.

• A conclusão da inscrição se encerrará com o envio via sedex ou entrega da documentação solicitada ao candidato para a secretaria. A data limite da postagem da documentação será 11/11/2015.

• Os pedidos de isenção de taxa de inscrição deverão ser encaminhados à secretaria acadêmica contendo os documentos conforme decreto nº 6.593, DE 2 DE OUTUBRO DE 2008 do presidente da república.

III – SELEÇÃO

O exame de seleção para ingresso no Doutorado constará de:

Defesa de proposta de pesquisa, apresentada no ato da inscrição. A defesa constará de uma apresentação oral de até 20 (vinte) minutos pelo candidato, seguida de argüição de até 60 (sessenta) minutos, pela Comissão Examinadora, valendo 60 (sessenta) pontos, seguido por exame do Curriculum Lattes e do histórico escolar e entrevista específica, valendo 40 (quarenta) pontos. A entrevista irá avaliar os conhecimentos específicos do aluno em relação ao projeto e área de pesquisa, seu desempenho acadêmico e atuação na pesquisa. Para a apresentação do projeto será disponibilizado Data-show.

Observações:

• Para efeitos de classificação, só serão considerados os candidatos com média global igual ou maior que 60% (sessenta por cento).

• A banca examinadora será composta por quatro docentes: 2 membros internos e 2 externos à instituição indicados pela Comissão de Pós-Graduação (CPG).

(4)

• O candidato terá 24 (vinte quatro) horas, a contar da data de divulgação dos resultados, para interpor junto à CPG, recurso contra os resultados do processo seletivo. A CPG será a instância definidora e terá 24 (vinte e quatro) horas para pronunciamento.

IV – CRONOGRAMA

Cronograma das Atividades - Doutorado

Atividade Data Horário

Inscrição 09 a 11/11/2015 8:30 às 16:30

Solicitação de isenção da

taxa de inscrição Até 10/11/2015 8:30 às 16:30

Postagem 11/11/2015 Expediente dos Correios*

Deferimento da inscrição 13/11/2015 Até às 16:30 Defesa do Projeto de Pesquisa, entrevista e análise de currículo 18 a 20/11/2015 08:30 às 17:00** Resultado 23/11/2015 Até às 16:30

Recurso divulgação do resultado Até 24 horas após a 8:30 às 16:30 Resultado final da seleção 25/11/2014 Até às 16:30 Registro da Matrícula 01 e 02/12/2015 8:30 às 16:30 *enviar via sedex ** Conforme escala a ser divulgada

V – BOLSAS DE ESTUDO

Atenção: O Programa não dispõe de bolsas de estudo para todos os candidatos aprovados, assim as bolsas disponíveis serão distribuídas pela Comissão de Pós-Graduação (CPG), de acordo com a classificação dos candidatos e os critérios dos órgãos de fomento.

VI – REGISTRO DA MATRÍCULA

Os candidatos selecionados deverão efetuar o registro da matrícula nos dias 01 e 02 de dezembro de 2015. São documentos exigidos nesta etapa:

1. Ficha de REGISTRO DE MATRÍCULA disponível no site

www.cpqrr.fiocruz.br/posgraduação/cienciasdasaude 2. Cópia da Carteira de Identidade (frente e verso); 3. Cópia do CPF (frente e verso);

4. Cópia do Certificado de Reservista (se do sexo masculino)

5. Cópia do Título de Eleitor e dos comprovantes de votação da última eleição;

6. Cópia do passaporte devidamente regularizado na Polícia Federal, para os candidatos estrangeiros;

(5)

7. Duas fotografias 3x4;

8. Cópia do diploma de graduação (frente e verso);

9. Cópia da Ata de Defesa de Dissertação, para os candidatos concluintes (poderá ser entregue na matrícula das disciplinas).

Observações:

• Todas as cópias dos documentos exigidos deverão estar acompanhadas do original, para autenticação pela Secretaria de Ensino;

• Os candidatos selecionados que não registrarem a matrícula até 16:30 horas do dia 02/12/2015 perderão a vaga. Estas vagas serão preenchidas em ordem decrescente de classificação dos candidatos aprovados.

• A matrícula nas disciplinas deverá ser efetuada em fevereiro/2015 sendo as datas divulgadas posteriormente.

• Os documentos dos candidatos não aprovados deverão ser retirados até 30 dias após o resultado final. Após o prazo, os mesmos serão incinerados.

VII – LOCAL E HORÁRIO DE ATENDIMENTO Secretaria de Ensino Do CPqRR/FIOCRUZ

Rua Uberaba, 780 – Térreo (Unidade Geraldo Campos Valadão da ESP/MG) - Barro Preto CEP 30.180-080 - Belo Horizonte - MG

Telefone: (31) 3295-1492 e 32957727 Horário: 08:30 às 12:00 e 13:00 às 16:30 VIII – INFORMAÇÕES

E-mail: ensino@cpqrr.fiocruz.br

Home Page: www.cpqrr.fiocruz.br/posgraduacao/cienciasdasaude Plataforma SIGA: www.sigass.fiocruz.br

Belo Horizonte, 13 de outubro de 2015.

Edelberto Santos Dias Coordenador do Programa

(6)

ANEXO I

RELAÇÃO DE ORIENTADORES

(publicada em 13/10/2015)

Área Professor E-mail

Transmissores de patógenos/ TP Alessandra Aparecida Guarneri guarneri@cpqrr.fiocruz.br Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB

Alexandre de Magalhães Vieira Machado

amarok@cpqrr.fiocruz.br Doenças infecto-parasitárias e

crônicas não transmissíveis/ DIP- DCNT

Ana Lúcia Teles Rabello ana@cpqrr.fiocruz.br

Doenças infecto-parasitárias e crônicas não transmissíveis/ DIP- DCNT

Andrea Teixeira de Carvalho andreat@cpqrr.fiocruz.br

Doenças infecto-parasitárias e crônicas não transmissíveis/ DIP- DCNT

Antoniana Ursine Krettli akrettli@cpqrr.fiocruz.br

Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB Carlos Eduardo Calzavara Silva calzavara@cpqrr.fiocruz.br Doenças infecto-parasitárias e

crônicas não transmissíveis/ DIP- DCNT

Célia Maria Ferreira Gontijo gontijo@cpqrr.fiocruz.br

Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB Cristiana Ferreira Alves de Brito cristiana@cpqrr.fiocruz.br Doenças infecto-parasitárias e

crônicas não transmissíveis/ DIP- DCNT

Cristina Toscano Fonseca ctoscano@cpqrr.fiocruz.br

Doenças infecto-parasitárias e crônicas não transmissíveis/ DIP- DCNT

Edelberto Santos Dias edel@cpqrr.fiocruz.br

Biologia Celular e Molecular, Genética e Bioinformática/ BCM-GB

Flora Satiko Kano florakano@cpqrr.fiocruz.br Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB

Guilherme Corrêa de Oliveira oliveira@cpqrr.fiocruz.br Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB Jaquelline Germano de Oliveira jaque@cpqrr.fiocruz.br Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB Jerônimo Conceição Ruiz jcruiz@cpqrr.fiocruz.br Transmissores de patógenos/ TP José Dilermando Andrade Filho jandrade@cpqrr.fiocruz.br Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB Laila Alves Nahum laila@cpqrr.fiocruz.br Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB Lis Ribeiro do Valle Antonelli lisantonelli@cpqrr.fiocruz.br Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB

(7)

Doenças infecto-parasitárias e crônicas não transmissíveis/ DIP- DCNT

Luzia Helena Carvalho lhcarvalho@cpqrr.fiocruz.br

Transmissores de patógenos/ TP Marcelo Gustavo Lorenzo marcelo@cpqrr.fiocruz.br Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB Márcio Sobreira Silva Araújo sobreira@cpqrr.fiocruz.br Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB Marco Antônio Silva Campos marcoasc@cpqrr.fiocruz.br Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB Marina de Moraes Mourão Marina de Moraes Mourão Doenças infecto-parasitárias e

crônicas não transmissíveis/ DIP- DCNT

Nágila Francinete Costa Secundino

nagila@cpqrr.fiocruz.br

Doenças infecto-parasitárias e crônicas não transmissíveis/ DIP- DCNT

Olindo Assis Martins Filho oamfilho@cpqrr.fiocruz.br

Doenças infecto-parasitárias e crônicas não transmissíveis/ DIP- DCNT

Paulo Marcos Zech Coelho coelhopm@cpqrr.fiocruz.br

Biologia Celular e Molecular, Genética e Bioinformática/ BCM-GB

Ricardo Tostes Gazzinelli rtgazzinelli@cpqrr.fiocruz.br Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB

Roberta Lima Caldeira caldeira@cpqrr.fiocruz.br Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB Rodrigo Corrêa Oliveira correa@cpqrr.fiocruz.br Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB Rodrigo Pedro Pinto Soares rsoares@cpqrr.fiocruz.br Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB Roney Santos Coimbra roney.s.coimbra@cpqrr.fiocruz.br Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB Rosiane Aparecida Silva rosiane@cpqrr.fiocruz.br Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB Silvane Maria Fonseca Murta silvane@cpqrr.fiocruz.br Doenças infecto-parasitárias e

crônicas não transmissíveis/ DIP- DCNT

Taís Nóbrega de Sousa Taís Nóbrega de Sousa

Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB Tânia Maria de Almeida Alves tania@cpqrr.fiocruz.br Biologia Celular e Molecular, Genética

e Bioinformática/ BCM-GB Vanessa Peruhype Magalhães Pascoal

(8)

ANEXO II

Termo de compromisso

Declaro,

para

os

devidos

fins

que

eu,

_____________________________________________, candidato(a)

ao

processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde do

Centro de Pesquisas René Rachou, se aprovado(a):

Terei a concordância da minha instituição de origem para me dedicar às

atividades do Programa.

Não manterei o vínculo empregatício durante as atividades do programa.

Candidato(a):________________________________________________

Responsável pela Instituição:____________________________________

(Carimbo)

Referências

Documentos relacionados

C ◗ Para limpiar la afeitadora a fondo, puede utilizar Philishave Action Clean (limpiador de conjuntos cortantes, modelo HQ100).. Pregúntele a su

A luz também pode indicar que o nível do fluido de freio está baixo, se permanecer acesa após o freio de estacionamento ser liberado ou se acender durante a condução

Na Figura 96 são apresentados os espectros de infravermelho para o catalisador Pd/Al 2 O 3 para a redução do NO pelo CO a temperatura de 300 o C na presença e ausência. de

Corroboramos com o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Brasil quando destaca que as intervenções efetivas para

24 ALVARO DOUGLAS MONTEIRO CORREA Novo Paraíso (SEDE) 25 ALYNE BARROS BEZERRA Novo Paraíso (SEDE) 26 ALYNNY MEDINA DOS SANTOS Novo Paraíso (SEDE) 27 AMANDA BLENK DA SILVA

Dando continuidade a tais estudos, foi realizado o diagnóstico da gestão dos RSS gerados no setor de Doenças Infecto Parasitárias (DIP), do Núcleo do Hospital Universitário

3.4.1.Fotocópia, autenticada em cartório, do Documento de Identificação (RG), do CPF, da carteira profissional do respectivo Conselho de Classe com registro no Paraná ou

Nesta parte nós apresentamos o modelo de interação sinérgica entre a COVID-19 e as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), as doenças infecciosas e parasitárias (DIP) e os